
3 minute read
Página
from A Hora - 15/04/2020
HÁBITOS FRENTE À PANDEMIA Vendas da indústria de higiene crescem mais de 60% em março
Empresas da região, Girando Sol e Gota Limpa, readaptam produções para atender demanda. Investimentos e contratações visam ampliar capacidade e garantir itens nas gôndolas dos supermercados
FILIPE FALEIRO filipe@jornalahora.inf.br
VALE DO TAQUARI
Os cuidados com a limpeza das casas, estabelecimentos e ambientes de convívio provocaram um aumento considerável nas vendas de sabão em barra, água sanitária e desinfetantes.
Duas empresas da região, a Gota Limpa (de Imigrante) e a Girando Sol (de Arroio do Meio), contabilizam que em março, o crescimento nas vendas superou os 60%. Tal resultado não é garantia de que abril e os próximos meses serão assim, acreditam diretores das organizações.
“O consumidor foi às compras. Houve um impulso, agora percebemos que os resultados vão se estabilizar”, diz o diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid. “Não temos a noção do reflexo daqui pra frente, mas acreditamos que as pessoas terão
FABIO KUHN
novos hábitos sobre o controle sanitário dos ambientes.”
A diretora comercial da Gota Limpa, Camile Bertolini Di Giglio, realça que a empresa vinha com incremento nos negócios desde o início do ano. O “boom” foi em março. “Vendemos muito mais do que tínhamos programado.”
Como resultado, ambas as indústrias precisaram adaptar rotinas produtivas. A primeira preocupação foi de garantir a saúde de funcionários. Em seguida, adotar protocolos de prevenção nas unidades e reestruturar turnos de trabalho.
Para atender a demanda crescente, foi preciso inclusive manter as linhas de produção em funcionamento nos fins de semana. Nova realidade
Conforme Camile Di Giglio, a pandemia trouxe temor às famílias e também uma necessidade de rever comportamentos, tanto das pessoas quanto da vida dentro da fábrica. Apesar do “boom” nas vendas em março, setor vê próximos meses com cautela

A direção precisou agir rápido, relembra. O primeiro movimento foi de afastar temporariamente trabalhadores do grupo de risco ou que tinham algum sintoma gripal. “Fizemos isso antes mesmo de qualquer medida tomada no Estado ou na região.”
Foram abertos 26 postos de trabalho entre o dia 20 de março até 10 de abril, todos eles na área de produção. As reuniões frequentes da direção indicavam um caminho. “Vimos que estaríamos na linha de frente no combate a covid.”
Uma das preocupações dos líderes era o estado psicológico da equipe. “Precisávamos agir e tranquilizar as pessoas. Também adotamos medidas protetivas.” O primeiro foi ampliar o número de ônibus para o transporte dos funcionários, para se ter mais distanciamento, acompanhado pelo uso obrigatório de máscaras e medidores de febre na entrada da empresa. “Vimos o que estava dando certo em outros países e trouxemos para a fábrica, mesmo que ainda não fosse uma medida dos governos”, conta Camile.
Em termos de investimentos e inovações, o cronograma precisou ser modificado. “As que havíamos começado se mantiveram. A pandemia acelerou alguns movimentos, mas outros tivemos de esperar.”
Entre esses assuntos que foram suspensos, está o lançamento da nova marca da Gota Limpa. “Não há como fazer agora, o principal é abastecermos as gôndolas. Os investimetnos estão sendo readaptados para as novas necessidades, analisando como será o novo consumo.” Ampliação de fábrica
Desde o ano passado, a Girando Sol adapta a fábrica para ampliar a capacidade produtiva. No total, o investimento no complexo alcança R$ 40 milhões, conta Borcheid.
Quatro anos após inaugurar o empreendimento de 22 mil metros quadrados, a indústria anunciou a ampliação da área em cerca de 6 mil metros quadrados. Os recursos serão aplicados em área física e maquinário. O projeto é feito por etapas e a conclusão está prevista para 2021, e o ritmo podendo sofrer alguma variação em função da pandemia do novo coronavírus.
O principal aporte está previsto para o setor de lava-roupas em pó, com a construção de uma torre para fabricação própria da principal matéria-prima do produto e total autonomia no processo que hoje ainda conta um parceiro industrial externo. Com isso, a Girando Sol vai dobrar a capacidade produtiva desta linha.
Também são investidos recursos nas áreas de fabricação de embalagens, envase e rotulagem, na aquisição de novos tanques de armazenamento e na expedição, para maior capacidade de estocagem.