3 minute read

Alerta: Caçador registra 134 focos do mosquito da dengue, somente neste ano

Segundo a prefeitura, os bairros que mais contabilizam focos são SC e Alto Bonito

Caçador já registrou, somente no início deste ano, 134 focos do mosquito Aedes Aegypti. Os bairros que mais contabilizam focos são Santa Catarina e Alto Bonito.

Advertisement

“Estamos em uma crescente de casos da dengue em todo o Estado e em Caçador, não é diferente. Felizmente, não registramos nenhum caso de contágio da doença, porém, precisamos trabalhar com a prevenção para que isso não venha acontecer”, afirma o secretário de Saúde, Roberto Marton. Ressaltando que a melhor forma de combater o mosquito é eliminando os possíveis criadouros em água parada, como pneus, sucatas de máquinas, vaso de plantas e até mesmo uma tampa de garrafa com água. "Pedimos a população que seja consciente, vistoriando seus quintais e realizando frequentemente a limpeza", complementa Marton.

“A melhor solução sempre será a prevenção.

Vacina Bivalente, contra Covid, é liberada para novo grupo

Pedimos a população que seja consciente, vistoriando seus quintais e realizando frequentemente a limpeza. Se todos ajudarem, evitaremos mais uma doença em nosso município", finaliza o prefeito Alencar Mendes.

Prefeitura realiza força-tarefa sobre a prevenção dos focos do mosquito da dengue

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com o Tiro de Guerra e Vigilância Epidemiológica, realizaram, na quinta-feira, 16, uma força-tarefa no pátio da Infraestrutura, com o objetivo de conscientizar e eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

“Temos um pátio grande e que por conta da mão de obra que é realizada nesse local, acaba acumulando alguns entulhos. Por isso, tivemos a iniciativa de realizar essa força-tarefa, eliminando possíveis criadouros e conscientizando nossos servidores dos cuidados necessários”, afirma o secretário de Infraestrutura, Amarildo Tessaro.

Cerca de 50 atiradores participaram da ação. “A prevenção da dengue é uma responsabilidade de todos e cada um pode fazer sua parte para proteger a si mesmo e aos outros dessa doença”, enfatiza o sargento Davi Barbosa da Rocha.

“Assim como estamos orientando a população para vistoriar os quintais de suas residências, também estamos fiscalizando a nossa estrutura municipal. Juntos, nessa força-tarefa, trabalharemos com a prevenção em nosso município”, afirma o prefeito, Alencar Mendes.

Ações visam diminuir os casos de dengue na cidade

Professora da UNIARP participa do Workshop

A professora Liane da Silva Bueno, do curso de Engenharia Civil da UNIARP participou do Workshop

“Perspectivas e tendências do ensino da Engenharia no Brasil”, realizado no Business Center, no Square SC em Florianópolis, evento organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Santa Catarina (ABEMEC-SC), com patrocínio do CREA-SC e Mútua. No evento foi lançada a Revista Técnico Científica da Unicrea com artigos produzidos por professores, pesquisadores e especialistas do Sistema Confea/Crea e Mútua, abordando temas relevantes da engenharia,

EXPEDIENTE

EDITOR: Adriano Ribeiro

0002902SC (48) 9800-5836

Link do artigo: https://revistaunicrea. crea-sc.org.br/index.php/ revistaunicrea/article/ view/13/36

Link da revista: https://revistaunicrea. crea-sc.org.br/index.php/ revistaunicrea

A revista

Em Caçador, está disponível a aplicação da vacina Bivalente, contra a Covid-19, para idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas.

A Bivalente, assim como as demais doses da Covid, são aplicadas nos postos de Saúde com sala de vacina, sendo: Bom Sucesso; Martello; CAIC; Posto Central; Santa Catarina; Municípios; Taquara Verde e Berger, anexo ao Jonas Ramos.

“Estamos com baixa adesão da população, por isso, antecipamos a vacinação das gestantes e puérperas, para que as doses não fiquem paradas na geladeira”, afirma o secretário de Saúde, Roberto Marton.

O diferencial da vacina bivalente é que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registraram o maior número de casos na última grande onda, em nível nacional.

Fatores que melhoram a imunidade das crianças e previnem doenças respiratórias

agronomia e geociências.

Na revista está publicado o artigo de autoria do acadêmico Luciano Abreu dos Santos e da professora Liane da Silva Bueno: “Proposta de uma rede de sensores para monitorar o nível do Rio do Peixe em Caçador”.

PROJETO GRÁFICO: Diego Gomes (Dóda)

REPORTAGEM Adriano Ribeiro

A publicação em formato digital oportuniza a divulgação de artigos, estudos de caso, pesquisas de campo e novas ferramentas tecnológicas, contribuindo com a valorização profissional e enriquecimento do currículo acadêmico.

A acadêmica Bruna Coelho de Souza Setti, do curso de Medicina da UNIARP, junto com a professora orientadora Maria Aparecida Marques Habermann, desenvolveram uma ação dentro do projeto PAEC, para esclarecer pais e responsáveis sobre os fatores que melhoram a imunidade das crianças e previnem doenças respiratórias.

O projeto: “Conhecer para prevenir: influência do ciclo sazonal nas doenças respiratórias e seus impactos no sistema imunológico das crianças no

DEPARTAMENTO COMERCIAL

ANÚNCIOS:

Entre em contato com nossa equipe comercial:

E-MAIL: comercial@jornalinforme.com.br

Rio Sul

FONE: (49) 3567-5699

ASSINATURAS

O jornal Informe circula semanalmente, sempre nos sábados, em Caçador e municípios da região do Meio-oeste. Parte da edição tem circulação wwwjornalinforme.com.br/cacador município de Caçador”, foi aplicado na Unidade Básica de Saúde Santa Catarina. gratuita em pontos estratégicos (que podem mudar de tempos em tempos), porém, quem desejar receber seu jornal com comodidade em sua residência ou empresa, pode fazer uma assinatura.

Para realizar o projeto, foram entregues folders com dicas para fortalecer a imunidade, juntamente com palestras de conscientização.

ANUAL: R$180,00 FORMAS DE PAGAMENTO: à vista ou em duas vezes

A comunidade recebeu informações importantes sobre a influência dos dias frios do inverno, sobre as doenças respiratórias em crianças, assim como a influência do uso do fogão a lenha no sistema respiratório.

ATENDIMENTO HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

DE SEGUNDA A SEXTA: das 9 h às 12 h e das

13h30min às 18h30minAOS SÁBADOS: das 9 h às 12h

TELEFONE: (49) 3567-5699

E-MAIL: comercial@jornalinforme.com.br

Avenida Santa Catarina, nº 228, centro, Caçador (SC) CEP 89500.000