4 minute read

Florianópolis é a 2ª cidade mais empreendedora do Brasil, segundo estudo

B.LEM, Dr. Shape, Lebriju, Maria Gasolina Express e The B-Burgers são opções para quem quer investir com segurança na capital de Santa Catarina

da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises. O especialista orienta que seja evitado o contato desses desencadeadores, mantida a limpeza do ambiente e sejam retiradas as substâncias que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia no quarto das crianças). Recomenda-se também evitar ambientes fechados que possuem a aglomeração de pessoas. Em caso de crise, a indicação é procurar acompanhamento do médico.

Advertisement

Consultas online pela Telemedicina

Em casa, ou de onde estiver, clientes da Unimed Grande Florianópolis podem fazer uma consulta online com médicos via computador ou celular, sendo essa mais uma opção para promover atenção e cuidado aos pacientes. Para ter acesso a consultas online, basta acessar o site da Unimed Grande Florianópolis (www. unimedflorianopolis. com.br) ou baixar o aplicativo Cliente UGF e buscar por Telemedicina. Consultas com clínico geral e pediatra são algumas das facilidades, todos os dias da semana, 24 horas.

Acaba de ser publicada a edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. O ranking é feito desde 2014.

O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings, em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

As cidades que ocupam as primeiras posições no ranking geral de 2023 são:

Ranking geral

1º São Paulo (SP)

2º Florianópolis (SC)

3º Joinville (SC)

4º Brasília (DF)

5º Niterói (RJ)

6º Boa Vista (RR)

7º Curitiba (PR)

8º Rio de Janeiro (RJ)

9º Macapá (AP)

10º Goiânia (GO)

“O papel da Enap é apoiar o Governo Federal em ações de capacitação e inovação pública. O ICE é uma ferramenta muito importante para que o governo identifique os gargalos existentes e o que precisa ser feito para estimular e garantir maior competitividade às nossas empresas”,

Destaques de SP

Florianópolis destacou-se especialmente em duas áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios: capital humano e inovação. Segundo o estudo, a cidade desponta como os local com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. Esse cenário diz respeito à concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica. Os empreendedores inovadores estão associados, ainda, à identificação de novos produtos, processos e mercados. Em relação ao capital humano, de acordo com o ICE 2023, estudos mostram que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente o empreendedorismo, de três formas: 1) aumentando a chance de êxito nas empresas, pois é mais provável que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio; 2) alocando recursos e coordenando atividades de forma mais eficiente; 3) ampliando as redes de relações sociais que se organizam no desenvolvimento do empreendedorismo.

Florianópolis destacou-se, ainda, tanto em ambiente regulatório quanto em infraestrutura, o município ficou em quarto lugar no ranking: foi considerado que o empreendedor que escolhe a localidade tem menores alíquotas de impostos gasta menos tempo com questões burocráticas (legais e processuais), essenciais à criação e execução do negócio, bem como dispõe de condições urbanas mais adequadas e favoráveis para o desenvolvimento de negócios, como custo do metro quadrado de imóveis, acesso à internet e redes de transporte.

Empreender com segurança

Para Melitha Novoa Prado (foto), advogada especializada em franchising, que há quase 35 anos acompanha franqueadoras e franquea- dos em suas histórias de empreendedorismo, o ranking é importante para nortear investimento e promover estudos locais de desenvolvimento – mas não dispensa outras ferramentas que ajudam o empreendedor em suas estratégias de crescimento. “Para empreender, é necessário que se tenha muita consciência de suas responsabilidades, desde a escolha do ramo de atuação até a tomada de decisões que envolvem investimentos em cursos para a própria capacitação profissional e, também, a de colaboradores. “O empreendedor precisa entender que ele deve evoluir todos os dias. Investir na participação de cursos e na leitura é fundamental para que novos conhecimentos sejam adquiridos”, enfatiza.

Outra questão importante, na visão da especialista, é que muitos empreendedores não precisam começar sozinhos. “As franquias oferecem negócios formatados, com transferência de know-how. Isso significa que, ao entrar para uma rede, o empreendedor recebe treinamentos, suporte para iniciar o negócio e, posteriormente, suporte contínuo, e passa a fazer parte de um grupo que busca inovação constante. É muito mais fácil quando há mais profissionais pensando juntos, em prol de uma marca”, aconselha.

IPM é uma das melhores empresas do país para mulheres trabalharem

A IPM Sistemas, empresa de Florianópolis especializada em soluções para cidades inteligentes e gestão pública, com atuação nacional, ficou entre as melhores empresas do país no Ranking Great Place To Work (GPTW) Diversidade 2022 - na categoria Mulher. Mais 4.000 empresas brasileiras foram avaliadas pela GPTW, e apenas 491 passaram pela fase de qualificação, enviando informações complementares. Dessas, 71 receberam a premiação. A

IPM conquistou a 23ª posição entre as empresas com até 1000 colaboradores.

A avaliação das companhias é feita pela consultoria global Great Place to Work, que levanta os dados com avaliações respondidas pelos colaboradores de maneira anônima, e complementados por dados que comprovam as práticas e atuação das empresas. Entre os itens avaliados estão: nível de satisfação, engajamento, confiança, orgulho de pertencer, e ca- maradagem, com relatos reais de experiências pessoais dentro da empresa. Também entraram na avaliação a equidade, representatividade, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimentos, mobilidade interna, presença na liderança, e equiparação salarial para mulheres.

A Gerente de Tecnologia & Inovação da IPM, Lúcia Mees, comemora o reconhecimento e destaca sua importância. “Para nós, é uma honra enorme sermos re- conhecidos como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres. Essa conquista que não é minha, de outras lideranças, ou do time de Gente: ela é de todas as mulheres que transformam o futuro de cidades e pessoas conosco. É um reconhecimento merecido a todas nós que persistimos e inovamos de verdade na intersecção dos dois mercados mais dominados pelos homens: a tecnologia e a gestão pública”.