Issuu on Google+

INFORME rEdE dE JOrNaiS

graNdE FlOriaNóPOliS

Tempo Hoje

32º 22º

SExta-FEira, 9 dE Março dE 2012 . aNo 1 . N o 14

CONtEudO É tudO

PM PRENDE TRIO COM VECTRA ROUBADO EM SJ robson Carlos de Carvalho, 27 anos, leonardo Ferreira Batista Santos, 23, e robson ramos, 29, foram detidos com o veículo na rua Flor do Campo, no bairro Morar Bem, em São José. PáG 12 “gEraÇãO traBalhO E rENda” BENEFiCia COmuNidadE mOrar BEm

divulgaÇãO

Pag >> a6

PraÇa N. Sra. dE FÁtima, No ESTrEiTo, ESTá aBaNdoNada Pag >> a8

CiMEd vENCE E aSSUME a SEGUNda ColoCaçÃo Pag >> a11

CoMiSSÃo rEiTEra aPoio À aProvaçÃo da Pl 14595 Pag >> a7

a delegacia Especial deverá disponibilizar todos os CHIODINI QUER meios necessários para o recebimento de informações DELEGACIA ESPECIAL e denúncias sobre delitos contra animais, inclusive PARA PROTEGER ANIMAIS com linhas telefônicas 0800 PÁg a5


A 02

Eduardo Bisotto

Consegue limpar?

“O aplauso público é o mais ruidoso, mas menos tocante que a aprovação doméstica”. Machado de Assis

Na véspera do Dia Internacional da Mulher o senador Paulo Bauer (PSDB, na foto) apresentou projeto de Lei que determina o pagamento preferencial à mulher responsável pela família de todos os benefícios financeiros dos programas de política assistencial. “Nada mais justo do que dar à mãe, à dona de casa, que é chefe de família, estes recursos”, disse o parlamentar.

Bauer e as mulheres 2 A Lei Orgânica da Assistência Social prevê o pagamento de benefício eventual aos cidadãos e às famílias que precisem de assistência em caso de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Essa mesma legislação contempla a transferência de renda como um dos mecanismos de execução do programa de erradicação do trabalho e de enfrentamento da pobreza.

Consegue limpar? 2

Contratação de Emergência

Vale lembrar que no rolo que derrubou o ex-diretor, Luiz Antônio Pagot, o nome da hoje ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT, na foto), apareceu envolvido como beneficiária de um suposto esquema na duplicação do trecho sul da BR 101. Ideli não é qualquer ministrazinha. Está na cozinha do Palácio e se reúne freqüentemente com a Presidente. Logo, desconfio que se general chegar nela, a faxina pára. Tal e qual tem acontecido freqüentemente com as obras da 101 sul.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para contratação emergencial de auxiliar de ensino da língua brasileira de sinais (02 vagas), auxiliar de ensino da educação especial (05 vagas) e de professor de português (01 vaga).

Contratação de Emergência 2

Bauer e as mulheres 3 Outra lei que passa a seguir esta orientação é a que instituiu o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Ambos definem a transferência de recursos financeiros em favor das famílias que estejam em situação de extrema pobreza e que desenvolvam atividades de conservação ambiental ou de agricultura familiar. Com o projeto criado por Bauer, ficam atendidas também as agricultoras. “Esses instrumentos de transferência de renda são, ao lado do Bolsa Família, essenciais à política assistencial e ao programa de erradicação da miséria no Brasil”, citou Bauer.

isto é PT Apertada com doenças na família e dívidas de campanha, em fevereiro de 1990 já fazia um ano e meio que a então vereadora petista Irede Cardoso não pagava o “dízimo” cobrado pelo PT. Sem conseguir parcelar o débito, ela propôs entregar uma máquina de escrever como pagamento. A oferta foi prontamente recusada pelo tesoureiro do PT paulistano, Sílvio Pereira: - A questão financeira é sagrada no PT. É um dos nossos poucos dogmas. Quinze anos depois, Sílvio “Land Rover” Pereira (na foto) seria protagonista de um escândalo de corrupção no governo Lula, que o afastou da direção do PT.

Os interessados deverão comparecer a partir de segunda-feira, dia 12 de março, das 13h às 19h, na Gerência de Articulação de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação, à rua Conselheiro Mafra, nº 656, Edifício Aldo Beck, 4º andar, Sala 402.

Tá complicado E o tal do SC Saúde, grande trunfo do governador Raimundo Colombo (PSD, na foto) para mudar a gestão da saúde pública no estado vai se transformando no pior pesadelo de seu governo no setor. Do estado inteiro pululam críticas contra o tal sistema, como médicos que não atendem, instituições cadastradas que não atendem, enfim, uma gigantesca bagunça.

Boataria E ontem comeu solta uma boataria dando conta de que o PT pode substituir a qualquer momento o ex-ministro Fernando Haddad pela ex-prefeita Marta Suplicy (na foto) na corrida pela prefeitura paulistana. A operação já estaria plenamente pactuada no PT paulistano e apenas uma coisa estaria impedindo a sua realização imediata: o delicado estado de saúde do ex-presidente Lula, padrinho de Haddad e internado no hospital Sírio Libanês com pneumonia.

Contratação de emergência 3

Tá complicado 2

EXPEDIENTE

FraSE dO dia

Bauer e as mulheres

General Jorge Fraxe (na foto), nomeado diretor do DNIT após a faxina promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) no Ministério dos Transportes e com excelente conceito nos meios castrenses, vem tentando realizar uma faxina também, agora nos contratos e obras contratados antes de ele assumir o cargo. E está indo de estado por estado, incluindo a nossa duplicação eterna da BR 101.

Como sabem todos os gestores da iniciativa privada, sempre que um novo e por demais inovador projeto é implantado, quanto maior o seu tamanho, maiores são os problemas para se resolver. Colombo entrou numa que vai ter de aliar muita gestão, trabalho

SExta-FEira, 9 dE marÇO dE 2012

e dedicação no setor com muita reza braba. Porque se não conseguir dar um jeito e arrumar uma solução pra um dos setores que mais afeta a população de modo direto, terá um sério problema na hora de pedir votos em 2014 para a reeleição.

É necessário estar de posse de cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante da formação mínima. Se o candidato possuir certificados de cursos de aperfeiçoamentos realizados na área da educação a partir do ano de 2011 e diploma de pós-graduação, poderá entregar também esse material. De todo documento é exigida a apresentação do original e da fotocópia.

PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro 48 3240-9643 0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro 48 3240-9643

EDIÇÃO Eduardo Bisotto 48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

CONTATO GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

TIRAGEM 4 mil

Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc


geral

SExta-FEira, 9 dE marÇO dE 2012

SagÜiS Os saguis são pequenos primatas pertencentes a uma família de macacos chamada Callchichidae. vivem em grupos não muito grandes, de até 10 a 15 macacos. geralmente têm apenas um parceiro por vez, dão a luz a gêmeos e o cuidados dos filhotes é feito pelo grupo. Em Florianópolis, podemos observar saguido-tufo-preto, sagui-do-tufo-branco, sagui-da-cara-branca e o sagui-de-wled.

A 05

Chiodini quer delegacia especial para proteger animais a delegacia Especial deverá disponibilizar todos os meios necessários para o recebimento de informações e denúncias sobre delitos contra animais, inclusive com linhas telefônicas 0800

D

iante dos inúmeros casos de violência contra animais que ocorrem no Brasil e em Santa Catarina, é que o deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB) apresentou Projeto de Lei nº 0042.0/2012, que institui “Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos contra os Animais”. De acordo com o texto do PL, “cria, na estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos Contra os Animais no Estado de Santa Catarina. Compete à Delegacia Especial criada pela presente lei, registrar, investigar, abrir inquérito e adotar todos os demais procedimentos policias necessários para a defesa dos animais contra abusos, violência, crimes, maus-tratos, venda ilegal, exposição indevida e outras condutas cruéis em animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, objetivando sua efetiva proteção”.

divulgaÇãO

De acordo com Carlos Chiodini “’temos acompanhado diariamente pela imprensa, o tratamento cruel que vem sofrendo vários animais em nosso Estado e país. Indefesos, estes animais necessitam de meios eficazes que os protejam. Assim, a presente propositura oferece a criação da Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos Contra os Animais, para que a população possa contar com mecanismos de denúncias e meios para coibir abusos e crimes cometidos contra os animais”. A Delegacia Especial deverá disponibilizar todos os meios necessários para o recebimento de informações e denúncias sobre delitos contra animais, inclusive com linhas telefônicas 0800 e via internet. Deverá possuir em seus quadros, veterinários ou convênios com clínicas veterinárias voltados aos primeiros atendimentos aos animais vitimados. “Entendo que a delegacia poderá

atuar em vários casos de violência contra os animais, tais como de abandonos, espancamentos, mutilações, envenenamentos, acorrentamento, transporte indevido e até mesmo criminoso, manter os animais com fome e/ou sede, negar assistência veterinária ao animal que esteja doente ou ferido, obrigá-lo a trabalhos excessivos ou superiores a sua força, exposições a shows ou situações que causem pânico ou estresse, brigas em rinhas ou festas ruidosas como a farra do boi”, explicou o deputado. Ele afirmou ainda que este novo instrumento disponibilizar canais para denúncia à população, tornando-se importante ator na luta em defesa dos animais, atuando na divulgação, conscientização, orientação e efetiva proteção, assegurando o cumprimento do artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98: É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

“temos acompanhado diariamente pela imprensa, o tratamento cruel que vem sofrendo vários animais em nosso Estado e país”, justifica o deputado.

Parque do Córrego grande tem grupo de sagüis Os saguis são pequenos primatas pertencentes a uma família de macacos chamada Callchichidae. Vivem em grupos não muito grandes, de até 10 a 15 macacos. Geralmente têm apenas um parceiro por vez, dão a luz a gêmeos e o cuidados dos filhotes é feito pelo grupo. Em Florianópolis, podemos observar sagui-do-tufo-preto, sagui-do-tufo-branco, sagui-da-cara-branca e o sagui-de-wled. Em 2009, Nakamura pesquisou a relação entre humanos e os saguis no Parque Córrego Grande. Os saguis pertencentes ao gênero Callithrix, e por serem pequenos, não são fonte alimentar para pessoas, mas são procurados como mascotes. No Parque Ecológico do Córrego Grande, o mais encontrado é o sagui-do-tufo-preto, também conhecido como sagui-do-cerrado. Vivem nos estados do Maranhão, do sudeste do Piauí até o norte de São Paulo, na maior parte da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Pela destruição crescente do cerrado, os saguis-do-tufo-preto podem estar naturalmente se mudando para regiões de Mata Atlântica. Saguis vivem em grupos familiares estendidos de até 15 indivíduos,

divulgaÇãO

dúvidas sobre os saguis do Parque Como chegaram em Florianópolis? Acredita-se que os saguis vieram para cá por tráfico de animais, em especial pelo transporte ilegal de espécies silvestres e soltura proibida dos bichos. Quantos moram no Parque? É um tanto difícil ter um número exato, mas sabe-se que existem pelo menos 4 grupos de saguis no Parque.

No Parque Ecológico do Córrego grande, o mais encontrado é o sagui-dotufo-preto, também conhecido como sagui-do-cerrado.

são territorialistas, e despendem grande parte do dia em atividades relacionadas à alimentação - são insetívoros e frutívoros, e podem privilegiar o consumo de goma. “A prática de alimentar animais silvestres pode interferir no seu comportamento, na sua nutrição e até mesmo

na reprodução” ressalta a Bióloga do DEPEA, Silvane Dalpiaz. A equipe de Educação Ambiental tem intensificado as intervenções junto aos visitantes e solicita a todos que possam colaborar não trazendo alimentos para os saguis e cooperar na disseminação desta informação.

O que os saguis comem? Os saguis adoram insetos, goma de árvores, frutos. Eles podem se alimentar também de pequenos vertebrados, mas não são grandes responsáveis por acabar com ovos de aves. Estudos mostram que entre locais onde há baixa presença de saguis, a predação de ovos de aves foi em média maior que nas áreas sem esses primatas. Por que não devo dar comida para eles? Os animais ficam dependentes da comida fácil e não praticam mais a procura de alimento em grupo, que é muito importante para o convívio entre saguis. Ao alimentar um animal

silvestre, podemos interferir no seu comportamento, na sua nutrição e reprodução. Além disso, por sermos parentes bem próximos dos macacos, podemos transmitir doenças a eles ou pegarmos doenças. Eles também passam a se arriscar por comida de comedouros domésticos, podendo se envolver em grandes acidentes, como choques em fios de alta tensão.


A 06

Florianópolis

SExta-FEira, 9 dE marÇO dE 2012

OUVIDORIA municipal de Florianópolis atingiu um

grande volume de demandas recebidas no mês de janeiro de 2012 sendo o maior número desde a sua implantação ocorrida no mês de agosto de 2009.

Comissão reitera apoio à aprovação da Pl 14595 divulgaÇãO

Projeto de lei prevê a possibilidade de ampliação do quadro de vagas na área da saúde. Na última reunião de 2011 esta mesma posição já havia sido tomada

O

secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, presidiu nesta terça-feira a segunda reunião ordinária de 2012 do Conselho Municipal de Saúde. Durante o encontro foi reiterado o apoio daquele órgão a aprovação do Projeto de Lei 14.595 que prevê a possibilidade de ampliação do quadro de vagas na área da saúde. Na última reu-

nião de 2011 esta mesma posição já havia sido tomada. De autoria do Poder Executivo o PL 14 595 foi encaminhado à Câmara de Vereadores em 23 de agosto de 2011, e até o momento não entrou em votação no plenário. O secretário Clécio Espezim destaca que todos os questionamentos que foram efetivamente feitos pelo Legislativo Munici-

pal foram respondidos no último ano. Ainda segundo ele apenas os aprovados em concurso público, novos ou ainda em vigência, é que serão chamados para o preenchimento destas vagas. “Mas o que mais nos preocupa é a possibilidade concreta da falta de profissionais para atender a população já a partir do final deste semestre”, alertou Espezim.

o Conselho

Para o Secretário da Saúde, Clécio Espezim, todos os questionamentos feitos pelo legislativo já foram respondidos satisfatoriamente

Este é o órgão de controle social na área da saúde pública no âmbito municipal. Suas decisões podem se transformar em resoluções aprovadas pelo chefe do poder executivo. Ele é composto por 50 por cento de representantes dos usuários do SUS, 25 por cento de profissionais de saúde e 25 por cento de gestores e prestadores. Todos eles eleitos de forma direta entre seus pares.

membros do Conselho na reunião de ontem

Escolas e creches da Capital Projeto “Família Casca” ensina a melhoram a acessibilidade realizar compostagem

divulgaÇãO

Qualquer resto de alimento, esterco animal, aparas de grama, folhas, galhos, serragem, ou seja, qualquer material de origem animal ou vegetal pode e deve ser utilizado para o preparo do composto, que é o resultado final da compostagem. Com a compostagem é possível reduzir a quantidade de resíduos orgânicos gerados que corresponde a 50% de todo o lixo. Além disso, a compostagem traz benefícios para o solo e plantas. No Parque Ecológico do Córrego Grande existe um ponto de entrega voluntária (PEV) localizado, na entrada do Parque no quiosque da Família Casca. "Todo o resto de alimento que ali é depositado se transformará em composto, ou seja, húmus, adubo para as plantas" explica a Educadora Ambiental, Talita Góes. O PROCEDIMENTO O procedimento consiste em fazer uma grande leira (um amontoado com os restos de alimentos intercalados

com as aparas de grama, galhos, folhas e serragem). Inicia-se colocando uma quantidade de aparas com serragem de aproximadamente 10 cm e depois se deposita os restos de alimentos, cobrindo após, com mais uma camada de aparas e serragem. Cada vez que uma nova quantidade de alimento é depositada, revolve-se a leira misturando tudo e cobre-se novamente com uma camada de aparas e serragem. Depois de completas as leiras ficam em repouso e entre 3 a 4 meses e se obtém o adubo. Durante o processo da compostagem as bactérias aeróbias atuam decompondo a matéria orgânica. Portanto, essas bactérias precisam respirar, por isso a importância da serragem, para criar poros que permitam a respiração e a escolha do local, que não deve pegar sol com muita intensidade. De preferência as leiras de compostagem são feitas debaixo de uma árvore sombreada, ou qualquer outro local mais abrigado.

A maioria das unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis oferece condições de acessibilidade a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Todas as novas construções, ampliações ou reformas são contempladas com rampas, corrimãos e banheiros adaptados. Além disso, há os pisos podotáteis, que orientam os deficientes visuais por uma trilha ou que servem como alerta em relação a perigos e obstáculos. Em alguns casos, são instaladas nas unidades educativas elevador ou plataforma elevatória para condução ao pavimento superior. Os projetos seguem as exigências legais de acessibilidade das normas brasileiras. Conforme o Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, as melhorias já atingem 70% da rede municipal de ensino.

INSTALAÇÕES Já possui elevador a Escola Osvaldo Galupo (Morro do Horácio), equipamento que está sendo instalado também na Escola José do Valle Pereira (João Paulo). A Es-

Creche ana Spyrios dimatos

cola Antônio Paschoal Apóstolo(Rio Vermelho) tem plataforma elevatória e o Núcleo de Educação Infantil Nagib Jabor (Estreito) terá o mesmo dispositivo. As creches Poeta Cruz e Sousa (Areias do Campeche), Júlia Maria Rodrigues ( Jardim Atlântico) e Lausimar Laus (Rio Vermelho),

além do NEI Zilda Arns (Carianos), igualmente estão na lista de estabelecimentos com acessibilidade Nessas unidades, por exemplo, há um banheiro especial para os cadeirantes, com um espaço físico maior que os demais. O vaso sanitário é especial e o local igualmente possui barra de apoio e o chuveiro é adaptado.


SExta-FEira, 9 dE marÇO dE 2012

HINNIG,

Para o secretário de desenvolvimento regional renato hinnig (PmdB), o primeiro ano à frente da Sdr foi significativo e produtivo, uma vez que além da viabilidade de ações, o engajamento dos prefeitos municipais, através do Conselho de desenvolvimento regional, possibilitou a democratização dos investimentos.

geral

A 07

divulgaÇãO

“geraÇÃO traBalHO e renda”

Beneficia comunidade morar Bem

o Projeto é voltado aos moradores, a partir de 16 anos, do loteamento Morar Bem

U

m caminhão especialmente equipado para aulas teóricas e práticas será disponibilizado pelo SENAI para o Projeto Geração Trabalho e Renda da Prefeitura de São José, sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura. O Projeto consiste em oferecer gratuitamente quatro cursos técnicos profissionalizantes: Eletricista Residencial e não residencial, Mecânico de Motocicleta, Construção Civil e Panificação e Confeitaria.

“Os cursos serão ministrados pelo SENAI nessas unidades móveis dentro da própria comunidade, evitando assim que os interessados tenham que se deslocar para longe de suas residências”, explica o Secretário Municipal de Infraestrutura, engenheiro Túlio Maciel. O Projeto - parte integrante do Programa Habitar Brasil do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) - é voltado aos moradores, a partir de 16 anos, do Loteamento

Morar Bem, onde foram assentadas 600 famílias advindas de áreas de risco das comunidades Pedregal e Jardim Zanelatto. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 16 de março, no Centro Comunitário do Loteamento Morar Bem, de segunda a sexta, das 13h às 17h. São 18 vagas para cada curso. Os quatro cursos serão ministrados de segunda a sexta, das 18h às 22h. Informe-se sobre a data de início e de término de cada curso:

CUrSoS

Eletricista Residencial e Não Residencial Início: 20 de março Término: 02 de maio

Mecânico de Motocicleta

Construção Civil

Panificação e Confeitaria

Início: 26 de março Término: 09 de maio

Início: 07 de maio Término: 19 de junho

Início: 21 de maio Término: 19 de junho

Patinação atrai crianças em Escola municipal do Norte da ilha O final de semana na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes tem sido diferente. A unidade do Rio Vermelho abre as portas domingo pela manhã para a oficina de patinação. A iniciativa é desenvolvida dentro do projeto “Escola Aberta para a Cidadania” em parceria com a Federação Catarinense de Hóquei e Patinação. Participam do projeto 25 crianças de 5 a 12 anos.

A unidade dispõe de uma ampla quadra de cimento queimado, piso que facilita o deslizamento dos patins. Com equipamentos de segurança, como caneleiras e capacetes, os alunos aprendem os passos iniciais; manter o equilíbrio, realizar curvas e frear. Em um segundo estágio os estudantes passam a exercitar algumas manobras da modalidade de street ou "patinação de rua", que

consiste em realizar deslizes e saltos em obstáculos e rampas. Para os praticantes, os benefícios são inúmeros, entre eles, a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da resistência muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade das articulações, desenvolvimento da agilidade, capacidade de reação e coordenação.

a maior parte dos recursos foi para obras de infraestrutura, totalizando r$ 186,5 milhões. Na foto, em pé, Secretário hinnig.

Governo, via Sdr, investe r$ 461 milhões na Grande Florianópolis Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde de ontem (quarta-feira, 7), em São José, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, deputado Renato Hinnig, apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, em 2011, na região, e os projetos e ações previstos para este ano. Ao todo, conforme relatório, foram investidos R$ 461,8 milhões nos 13 municípios abrangidos pela SDR. A maior parte dos recursos foi para obras de infraestrutura, totalizando R$ 186,5 milhões. Setores como saúde e educação, também tiveram destaque nas realizações de 2011. Já para 2012, Hinnig destacou, entre as prioridades da SDR, ações visando melhorias de mobilidade urbana. Para isso, foi contratado um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação de uma linha “Tramway” ligando Florianópolis a São José. Outras prioridades na área são o término da pavimentação asfáltica na Rodovia SC-407 que liga São José a São Pedro de Alcântara; um projeto de revitalização das rodovias estaduais e federais, com inclusão de ciclovias, passeio para pedestres, iluminação pública e passarelas onde se fizer necessário; e a ligação da SC-406 com o Costão do Santinho.

Na educação, a SDR está pleiteando R$ 30 milhões junto ao Governo, que serão investidos na construção e reforma de escolas, bem como para a capacitação de gestores e professores. Para incentivar o turismo, a cultura e o esporte na região, o secretário apresentou dados sobre a construção do Centro de Convenções em Canavieiras, e a readequação da Arena Multiuso de São José. Também comunicou a realização de um Seminário de Integração Turística, programado para 2012. Entre as características de sua gestão, duas ações foram listadas como urgentes e prioritárias para o desenvolvimento da região: a legalização da região metropolitana e a formalização de consórcios intermunicipais. Para o secretário, o primeiro ano à frente da SDR foi significativo e produtivo, uma vez que além da viabilidade de ações, o engajamento dos prefeitos municipais, através do Conselho de Desenvolvimento Regional, possibilitou a democratização dos investimentos. “Trabalhamos com as prioridades dos municípios, atendendo efetivamente quem realmente precisa e respeitando os anseios sociais. Para 2012, o desafio é ainda maior, já que conhecemos a estrutura, mas ao mesmo tempo sofreremos com os impedimentos legais, em virtude das eleições municipais”, afirmou.


sexta-feira, 9 de MARÇO DE 2012

A 08 Especial

Moradores de rua dormindo em um banco da praça

Existe até mesmo colchão e coberta próximo a quadra de basquete

Outro morador descansando em plena luz do dia

Falta de infra-estrutura

moradores de rua prejudicam Praça Nossa Senhora de Fátima Jornal Informe

Darilson Barbosa repórter

C

omerciantes e moradores locais estão apreensivos com a situação de descaso e abandono que atualmente se encontra a praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito. As cestas da quadra de basquete estão quebradas e precisam ser trocadas. O campo de futebol necessita de limpeza e nivelamento no solo. Os dois banheiros que existem estão trancados e não funcionam. Outro transtorno apontado pelos comerciantes é a grande quantidade de moradores de rua que simplesmente “tomam conta” da praça dia e noite. Para Cleverson Roberto, proprietário da banca de jornais da Praça, falta à praça mais manutenção por parte do poder público, que deixa a desejar. “A praça em si não está totalmente abandonada, mas muita coisa pode melhorar. É visível que ela necessita de vários reparos. Um ponto nevrálgico é o problema de alcoolismo entre os moradores de rua que adotaram a praça como domicilio. Percebo que as pessoas que freqüenta a praça não ficam muito a vontade com a presença deles”, comenta. “Ainda há pouco eu vi uma mulher fazendo suas necessidades. Os moradores utilizam as árvores como banheiro. Tem vezes que eles entram aqui na loja num estado deplorável pedindo dinheiro e importunando os clientes. Se a gente não dá alguns trocados, eles saem gritando. Outros ficam nos estacionamento pedindo dinheiro aos motoristas, dizendo que são flanelinhas. Há alguns semanas atrás tinha morador de rua que queria fazer até fogueira na praça”, comentam as vendedoras Estela de Souza e Pabline Mello. Adilson Duarte, proprietário da Lanchonete Bico Doce, aponta que com os problemas na praça não sobra espaço para a família. “Estou aqui há 16 anos e nunca vi a praça do jeito que ela está hoje. Alguns meses atrás houve um problema na avenida e quando chove o campo de futebol da praça fica totalmente alagado, vira uma piscina. Já

Cesta da quadra de basquete necessita de reparos

Cesta da quadra de basquete necessita de reparos

Cesta da quadra de basquete necessita de reparos

vi a água ficar parada por mais de 15 dias, e isso é um foco de doenças como a dengue. Infelizmente não há lugar para estacionar ao redor. A prefeitura havia implantado a Zona Azul, mas há mais de seis meses que o sistema parou de funcionar. Para quem vem à praça com os filhos e a família é impossível achar um lugar para estacionar” comenta Adilson. “Não há duvidas que uma praça bem cuidada atraí mais pessoas e crianças. Mas até agora ninguém tomou as providências”, ressalta. Conforme informações apuradas pelo jornal, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) é responsável pela limpeza e roçagem da praça.

“A praça em si não está totalmente abandonada, mas muita coisa pode melhorar. É visível que ela necessita de vários reparos. Um ponto nevrálgico é o problema de alcoolismo entre os moradores de rua que adotaram a praça como domicilio. Percebo que as pessoas que freqüenta a praça não ficam muito a vontade com a presença deles

Segundo Maria Helena da Silva, gerente operacional da Divisão do Continente, um serviço de limpeza será realizado na praça na próxima terça-feira (13). A reportagem do jornal entrou em contato com o secretário Deglaer Goulart, responsável pela Secretária do Continente, para apurar quais as providências estão sendo tomadas em relação a situação dos moradores de rua e a falta de infra-estrutura na praça. No entanto, o secretário encontrava-se em reunião e marcou uma entrevista com o jornal para a próxima segunda-feira (12), onde prestará maiores esclarecimento em relação à situação a praça Nossa Senhora de Fátima.


Esporte

sexta-feira, 9 de MARÇO DE 2012

Apoio: O brasileiro Felipe Massa da Ferrari apoiou a decisão de Rubinho em trocar a Fórmula 1 pela Indy. Mas Felipe disse que ainda não se vê fora da F1.

Divulgação

A 11

Superliga

Cimed vence e assume a segunda colocação Time tetracampeão da Superliga Masculina fez 3 a 0 no UFJF. Na última rodada, no sábado, o adversário será o BMG/São Bernardo, fora de casa

A

Cimed assumiu a vice-liderança da competição

Cimed/SKY subiu para a vice-liderança da Superliga Masculina de Vôlei 2011/12 faltando uma rodada para o fim da primeira fase. O salto na classificação veio após vencer o UFJF por 3 sets a 0 (25/15, 26/24 e 25/17) em 1h17min, no ginásio Capoeirão, na noite desta quarta-feira (07/03). Com a vitória a Cimed/SKY garantiu o troféu em celebração ao aniversário de Florianópolis entregue pelo superintendente geral da Fundação Municipal de Esportes, Édio Manoel Pereira (esquerda), acompanhado por Gean Loureiro (centro), secretário de governo. . Após a penúltima rodada, a Cimed/SKY chegou a 44 pontos, com 15 vitórias em 21 jogos disputados, passando para a segunda colocação. Sesi-SP e Vôlei Futuro têm o mesmo número de pon-

tos, mas ficam atrás dos tetracampeões da Superliga Masculina pelos critérios de desempate. O central Éder foi o maior pontuador do jogo, com 14 pontos. O Sada Cruzeiro é o líder, com 47 pontos. "Conseguimos fazer uma partida que cumpriu com os nossos objetivos, que eram conquistar os três pontos e continuar a disputa pelas primeiras colocações para conseguir o mando de quadra nos playoffs, um fator muito importante na campanha", afirmou o ponteiro Renato Russomano. "A competição está linda com tantos times embolados na pontuação, mas a matemática tem de ficar com a comissão técnica. A nossa parte, temos de fazer é dentro de quadra. Hoje conseguimos impor o nosso ritmo dentro da partida, e o resultado foi conseqüência dis-

Novas datas da seleção avaiana Nos dias 20, 21 e 22 de março a “Seleção Avaiana” (projeto do Avaí Futebol Clube para descobrir novos talentos) terá a sua edição na cidade de Florianópolis. As seletivas vão acontecer no bairro Saco dos Limões e podem participar garotos de 11 a 17 anos de toda a região. O coordenador do projeto é o ex-jogador Edson Belmonte. Para evitar que ninguém perca dia de aula na escola, serão formadas turmas de candidatos em dois turnos diferentes: matutino e vespertino. Cada garoto terá, portanto, três turnos para poder apresentar suas habilidades. No final do terceiro dia, sai a relação dos selecionados para participar da segunda etapa do projeto, que ocorrerá em março na Ressacada. A avaliação vai acontecer na Praça de Esportes Aldo Silva, no Saco dos Limões, campo da escolinha do Avai FC (ao lado do terminal de ônibus desativado). As inscrições, ao preço de R$ 30,00, serão feitas somente no local de segunda a sábado pela manhã das 8h30min às 12h e nas terças e quintas das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min.

so", disse o oposto Rivaldo. Com a vitória, a Cimed/SKY também ganhou uma taça em comemoração ao aniversário de 286 de Florianópolis, no próximo dia 23. "Para a prefeitura de Florianópolis, é uma satisfação fazer parte do vôlei da Cimed/SKY e poder entregar ao nosso time o troféu comemorativo destes 286 anos da cidade. O projeto vitorioso, sólido e implantado com organização só poderia ter este sucesso", declarou Édio Manoel Pereira, superintendente geral da Fundação Municipal de Esportes acompanhado por Gean Loureiro, secretário de governo. A Cimed/SKY encerra sua participação na primeira fase da Superliga Masculina jogando fora de casa contra o BMG/São Bernardo, neste sábado (07/03), às 15h30. divulgação/Figueirense

Divulgação/Site oficial Avaí

Goleiro Wilson treinou forte junto com elenco do Figueira

Seleção avaiana continua buscando talentos

Horários das avaliações: Matutino 07h45min nasc. 1994,1995 e 1996 09h15min nasc. 2000,2001 e 1999 10h30min nasc.1997 e 1998 Vespertino 13h45min nasc. 1994,1995 e 1996 15h15min

nasc. 2000,2001 e 1999 16h30min nasc. 1997 e 1998 Os interessados devemque clicar AQUI para acessar a ficha de inscrição, ou pedi-la pelo e-mail selecaoavaiana@avai.com.br. A ficha, impressa, deve ser devidamente preenchida e entregue no dia da seleção, assim como uma cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade.

Figueirense se prepara pra enfrentar o JEC Os dias tem sido de muito trabalho para os jogadores alvinegros, que treinaram em dois períodos, no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela.Depois do treino da manhã os jogadores foram até o hotel que o time usa nas concentrações, para almoçarem, sob a orientação do nutricionista do clube Felipe Rabello e depois descansarem até o treinamento da tarde. Os atletas treinaram a parte física e também participaram de um trabalho téc-

nico. Para o jogo do próximo domingo (11), com o Joinville, o treinador alvinegro não poderá contar com o volante Túlio, que recebeu cartão vermelho no jogo com o Atlético de Ibirama e irá cumprir suspensão nesta rodada.Amanhã o grupo volta a treinar em período integral no CFT. O atendimento à imprensa será às 15h30min. O técnico Branco estava no Rio de Janeiro resolvendo assuntos particulares, chegou na manhã de ontem em Florianópolis.


SExta-FEira, 9 dE marÇO dE 2012

A 12 Segurança

Concurso 722

segundas, quintas

01

03

05

06

07

08

10

13

14

16

17

19

20

23

24

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

15 acertos 14 acertos 13 acertos 12 acertos 11 acertos

5 569 21.560 228.147 1.236.098

QUINA

$

333.697,24 1.288,92 12,50 5,00 2,50

Concurso 2840

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

18

37

40

44

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

quina quadra terno

0 61 4.770

71 $

0,00 5.231,05 95,56

MEGA-SENA

Concurso 1368

quarta e sábado

10

21

26

29

32

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

Sena quina quadra

1 34 4.447

38 $

4.873.830,43 47.804,75 522,13

LOTOMANIA

Concurso 1224

quarta e sábado

01

03

12

14

20

27

28

29

40

44

55

62

71

84

86

87

90

91

94

97

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

20 acertos 19 acertos 18 acertos 17 acertos 16 acertos 0 acertos

0 15 184 1.838 10.476 0

FEDERAL

$

0,00 33.195,22 2.706,13 193,50 33,95 0,00

Concurso 04637

quarta e sábado PrEmiaÇãO

BilhEtE

1º 2º 3º 4º 5º

53.959 54.876 57.769 05.554 35.649

DUPLA SENA

$

600.000,00 12.000,00 9.000,00 8.100,00 7.698,00

Concurso 1052

terça e sexta PriMEiro SorTEio

13

14

24

36

39

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

Sena quina quadra

0 54 3327

47 $

0,00 2.895,43 44,75

SEGUNdo SorTEio

02

03

24

32

45

PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

Sena quina quadra

0 62 3804

TIMEMANIA

48 $

0,00 2.521,82 39,14

Concurso 294

quarta e sábado

39 13 54 40 23 16 42 TiME do CoraçÃo iNtErNaCiONal/rS PrEmiaÇãO

gaNhadOrES

7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

0 6 209 3713 33611

t. dO COraÇãO

gaNhadOrES

iNtEr/rS

26999

$

0,00 14.276,83 585,51 6,00 2,00 $

5,00

Pm prende trio com vectra roubado em SJ

A

Polícia Militar (PM) de São José, através do Pelotão de Policiamento Tático prendeu por volta das 23h50 de quarta-feira (7), três homens que estavam transitando com um veículo GM Vectra que havia registro de roubo. Robson Carlos de Carvalho, 27 anos, Leonardo Ferreira Batista Santos, 23, e Robson Ramos, 29, foram detidos na Rua Flor do Campo, no bairro Morar Bem, em São José. A viatura realizava rondas naquela região, quando suspeitou dos ocupantes do Vectra. Ao abordar o automóvel, os policiais consultaram a placa, IMZ7454 de Porto Alegre (RS), que em primeiro momento estava tudo certo. Ainda desconfiados, os policiais consultaram o chassi do carro, onde constataram que a verdadeira placa deveria ser MDN-3656, que tinha registro de roubo no dia 17 de fevereiro deste ano. A PM informou ainda que dentro do carro foram encontrados duas chaves de fenda, um alicate, uma serra e uma touca bala clava, que pode indicar a autoria do crime. Os três homens receberam voz de prisão e foram encaminhados para o Centro de Progressão Penal (CPP) de São José e responderão pelo crime de receptação.

divulgaÇãO

LOTOFÁCIL

veículo foi roubado no dia 17 de fevereiro

Conselho Tutelar paralisa em Florianópolis Desde ontem (8) o Conselho Tutelar da Capital está paralisado e a intenção dos conselheiros é prosseguir com a mobilização nesta sexta-feira. Segundo os funcionários, o motivo seria a demora de quatro meses para a realização do projeto de lei que aumenta o salário dos conselheiros. A intenção da categoria é receber o salário 100% acima do salário dos assessores técnicos, R$

2.234,00 e não mais os 70% apenas, no valor de R$ 1.534,00. Os conselheiros afirmam que em uma reunião realizada com representantes da prefeitura de Florianópolis no dia 21 de novembro do ano passado, havia sido definido a concessão do aumento salarial. Porém até o momento não houve o encaminhamento do projeto de lei para a câma-

ra de vereadores referente à alteração de salário. Ainda, de acordo com representantes da categoria, o secretário da assistência social teria lhes informado que o projeto de lei estava sendo feito e que seria encaminhado o mais breve possível aos vereadores. Os conselheiros pretendem continuar a paralisação, já que o prefeito Dário Berger já havia feito

promessa anteriormente com relação ao aumento e não cumpriu. Os profissionais da área trabalham 40 horas por semana e também realizam plantões durante as madrugadas, porém, de acordo com um conselheiro, não recebem horas extras dos plantões. Para atendimentos emergenciais, os conselheiros continuam mantendo alguns funcionários nas unidades.

Segundo suspeito da morte de rafaela Schlemper se apresenta à Polícia Mais um suspeito de participar da morte da pequena Rafaela Schlemper, de 10 anos, em Palhoça no sábado passado (3), se apresentou à Delegacia de Polícia Civil às 10h de ontem (8). O homem ficou detido temporariamente na própria delegacia. O segundo suspeito, assim como o primeiro, chegou acompanhado de advogado na delegacia e prestou depoimento ao delegado Attilio Guarpari Filho, porém de acordo com o delegado, ele não disse informações relevantes para o esclarecimento do caso. Em depoimento, o segundo suspeito disse ter dado carona para Bruno Linhares, que admitiu na quarta-feira (7) ter efetuado o disparo que atingiu Rafaela, e ajudado na fuga com uma moto. Segundo o delegado, a atitude

do segundo suspeito faz dele coautor do assassinato. O delegado afirmou que só espera o laudo pericial do Instituto Geral de Perícias (IGP) para encaminhar o processo para o Fórum, onde ambos os suspeitos serão julgados. No dia dos disparos, o alvo de Bruno Linhares era Cleito Ademilson Teles, 25 anos, que seria usuário de drogas. Para a polícia, todo o crime está ligado com o tráfico de drogas. Rafaela foi atingida na cabeça por uma bala perdida depois que assassino e alvo discutiram em um bar próximo à casa onde a menina estava. Ao sair correndo, Cleito foi atingido com um dos diversos disparos e chegou a ser levado para o Hospital Regional de São José, só que acabou morrendo.

divulgaÇãO

loTEria

delegado aguarda laudo pericial para encaminhar processo ao Fórum. ambos os suspeitos serão julgados


JORNAL INFORME - GRANDE FLORIANÓPOLIS