4 minute read

Zema fala sobre recuperação de rodovias e municipalização do complexo do Barreiro

mento foram quesitos importantes para concluirmos o processo”, explica. Ela destaca a importância de os selecionados terem foco no cliente, uma das prioridades da CBMM.

Para a nova estagiária da CBMM, Rochele Caroline Nogueira Marques, participar do processo seletivo foi uma experiência animadora e de muita perspectiva. “Confesso que ao realizar o cadastro não acreditava muito que seria chamada, mas na medida em que fui sendo aprovada nas etapas de seleção fui ganhando cada vez mais confiança e agora que se aproxima o início tenho certeza que será uma oportunidade muito enriquecedora e muito importante na minha vida pessoal e principalmente profissional”, diz.

Advertisement

A responsável pelo Programa de Desenvolvimento da CBMM, Élida Coimbra, aponta que o estágio é uma das portas de entrada da companhia que fortalece o desenvolvimento de novos profissionais. “Além de capacitações teóricas e ações práticas, os estagiários terão oportunidade de trocar experiências com os profissionais da companhia. Nosso objetivo é formar profissionais com capacidade de propor soluções simples e ágeis de forma colaborativa”, explica.

O governador Romeu Zema reuniu-se durante quase uma hora com prefeitos de Araxá e região para informar sobre a recuperação das rodovias como a MG 428 no trecho de Araxá até Sacramento na noite de quarta-feira, 5, no Virgilius Palace Hotel. Em entrevista coletiva na companhia do deputado estadual Bosco e do prefeito de Araxá, Robson Magela, o governador reafirmou o compromisso do Estado de recuperar o complexo do Barreiro para ser repassado ao município. Ele também informa sobre a recuperação das estradas mineiras. “Estamos plenamente cientes da grave situação das estradas no Estado, não é só aqui no Alto Paranaíba. Em todo o Estado estamos enfrentando essa dificuldade com as estradas deterioradas por um motivo muito simples, a malha viária está antiga, os últimos asfaltos novos com exceção do ano passado foram feitos há mais de dez anos. E isto significa que quando vem um período chuvoso mais intenso como aconteceu neste último verão sofre bastante e literalmente começa a desmanchar”, afirma o governador. Ele acrescenta que o governo já está com várias obras em andamento e outras para iniciar, “com um prazo de alguns meses estaremos levando adiante essa recuperação”.

MG 428 - Zema diz sobre a crítica situação da MG 428 que liga Araxá a Sacramento até a divisa com o Estado de São Paulo. “Eu estou me empenhando pessoalmente para que a recuperação seja iniciada ainda neste período seco. Caso ocorra algo muito grave vai ter que ter necessariamente uma operação tapa-buracos porque está ficando intransitável, tenho plena ciência disto e tenho pessoas conhecidas minhas que passam ali quase que diariamente”, afirma.

Araxá - No decorrer da coletiva de imprensa com Zema, o secretário de Es- tado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Rodrigo Tavares, explicou que as obras de recuperação da av. José Ananias de Aguiar (Comboio) serão retomadas para posterior municipalização da via estadual que hoje possui característica urbana e ainda sustenta um pesado tráfego de caminhões. “As obras paralisaram devido ao período chuvoso. E por se tratar de um contrato muito curto fizemos a paralisação pontual para não perder a sua vigência e serão retomadas agora em abril”, disse.

O governador justifica a demora na execução das obras de melhorias no complexo do Barreiro para posterior municipalização. “Com relação ao Grande Hotel e ao Parque do Barreiro, nós passamos por uma pandemia e naquele momento houve até dúvida se a operação iria continuar ou não. Então, de certa maneira todos os planos naquele momento foram suspensos”, explica. “Mas hoje o turismo está retomando com força total em todo o Estado, já temos um acordo entre município e Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) para municipalização do parque todo”, completa. Zema esclarece que o município receberá o parque e também recursos do Estado para a sua manutenção.

“Nós julgamos total- mente inadequado alguém de Belo Horizonte estar acompanhando capina no Parque do Barreiro, o prefeito que está aqui e tem uma estrutura tem muito mais condição de estar fazendo isto do que alguém da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) ou Codemig”, diz Zema. “Nós vamos e já estamos fazendo melhorias lá para que o prefeito assuma toda aquela área numa situação de total correção, nada por se fazer, e dê continuidade a esse trabalho com os recursos que o Estado estará repassando porque o município passará a ter um ônus adicional”, destaca. Segundo ele, nesse processo houve atrasos por parte do Estado e da prefeitura. “Tudo tem que ser analisado por advogado, ser muito bem formalizados esses convênios e tudo que você faz tem uma lentidão que eu até não gostaria que tivesse, mas agora está nos finalmente”, afirma.

Ao participar da coletiva, Robson demonstrou confiança na parceria com o governo do Estado. “O governador Romeu Zema deixou muito claro essa parceria e o deputado Bosco que também é parceiro da cidade se mostrou muito interessado nessa municipalização. Mas por enquanto nós não temos autonomia, o projeto apresentado antes ao governador seria um estacionamento de brita que na hora ele disse estar errado que teria que ser de asfalto”, explica. “Então, essas tratativas estão em andamento tanto do Comboio como do Parque do Barreiro, temos esse interesse porque o complexo é o cartão postal de Araxá sim”, completa. O prefeito também agradece o empenho do governador na solução desses problemas. “Eu só tenho a agradecer ao governador pelo empenho, tem toda a questão da morosidade para que se faça essa transição segura juridicamente falando. E a gente tem que ter sim o convênio com o Estado para dar essa manutenção necessária tanto na av. do Comboio quanto no complexo do Barreiro”, diz. O prefeito esclarece que o complexo do Barreiro ainda não foi municipalizado. “Só falta essa questão jurídica muito burocrática, ainda não foi municipalizado e o município não tem acesso para fazer qualquer melhoria. Mas tanto o governador quanto eu estando prefeito temos essa pressa, juntamente com o deputado Bosco”, reafirma. O deputado diz que o governador tem se desdobrado para resolver as pendências e deu toda a autonomia ao presidente da Codemig, Tiago Toscano, para dar prosseguimento às negociações com o município. Ele informa que já foi feito o parcelamento da área que será repassada de fato ao município. “E mais importante, além de repassar essas áreas o governo está garantindo através da Codemig e Codemge os recursos necessários para as construções dos projetos que já existem como o estacionamento, área gourmet, conclusão da Vila de Artesanato e para a manutenção que também está garantido”, destaca Bosco. Segundo ele, está conversando com Toscano por deliberação do governador Romeu Zema. “E já definimos que este mês será de decisões entre a Codemig e prefeitura para chegarmos num fator comum entre as duas partes”, afirma.

This article is from: