Jornal Clarim | Edição 1.255 | 21 de outubro de 2022

Page 1

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Prefeitura zera demanda por vagas na educação infantil

A Prefeitura de Araxá zerou a fila de espera por vagas nas creches e escolas infantis para crianças de 3 anos. No total, desde o início da atual gestão, foram abertas cerca de 700 novas vagas para atender a educação infantil. Esse aumento significativo só foi possível com a ampliação de unidades escolares, redistribuição de vagas, aquisição de salas modulares e convênios com instituições de ensino.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA MICRORREGIÃO DE ARAXÁ ANO 25 NÚMERO 1.255 ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022
Araxá
sedia o Confrarally 2022 Página 9
O biólogo Vinicius Santos Martins, de 40 anos, foi substituído na Divisão de Meio Ambiente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), onde atuava desde janeiro de 2021, para assumir a superintendência no último dia 3. Ele foi indicado pelo ex-superintendente Ney Dutra para dar continuidade ao trabalho de desburocratização do instituto e revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) que está em andamento, dentre outras ações.
Página 5Página 6

Clarim é uma publicação da Machado e Kikuchi Comunicação Integrada CNPJ: 00.798.200/0001-31 - Inscrição Estadual: Isenta Rua Presidente Olegário Maciel, 111, loja 46. Centro - Araxá/MG - CEP 38.183-186 Fone: (34) 9 8893-8381 - clarim@terra.com.br

Diretores

Da teoria à prática

Araxá foi um dos pioneiros municípios no país a elaborar o seu Plano Diretor (PD) após a Constituição Federal de 1988, contudo até hoje persistem graves problemas ambientais e urbanísticos que deveriam ter sido sanados desde a sua publicação em 1990. Mais uma vez, a expectativa é a de que o plano passe a ser utilizado de fato como importante instrumento de desenvolvimento sustentável a partir da terceira revisão que está em andamento, 30 anos depois.

Quando da regulamentação dos artigos constitucionais 182 e 183 que estabeleceram as diretrizes gerais da política urbana através da Lei Federal nº 10.257 de julho de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, Araxá continuou o protagonismo no planejamento ao publicar o seu Plano Diretor Estratégico (PDE) em dezembro de 2002, adequando o anterior à nova legislação. Na época, o trabalho coordenado pelo renomado arquiteto e urbanista Jorge Wilheim (em memória) valorizou o primeiro plano feito por uma equipe da cidade há uma década. Wilheim assinou o PDE de Curitiba (PR) muito antes de fazer o de Araxá, mas a diferença é que lá não houve descontinuidade e o desvirtuamento do órgão criado para executá-lo na prática como ocorreu com o Instituto de Planejamen-

Às claras

Mobilização - Uma caminhada encerra a programação das ações de conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa na próxima quinta-feira, 27, às 8h, no Parque do Cristo, realizada pela Fundação da Mulher Araxaense (Fama), Associação dos Portadores de Câncer de Araxá (Ampara), Secretaria Municipal de Saúde e demais parcei-ros. É contínuo o trabalho para que as mulheres não só tenham consciência da importância da mamografia como também acesso ao exame que deve ser feito pelo menos anualmente a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce pode curar 95% dos casos em média, daí a importância do exame para que a doença seja tratada assim que detectada.

to e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Sem a necessária independência e estrutura de trabalho, o IPDSA ficou suscetível às ingerências e omissões políticas por muitos anos.

Assim, as novas leis complementares ao PDE de 2002 não foram elaboradas à época como códigos Ambiental, de Posturas, de Uso e Ocupação do Solo, Tributário e acabaram remendadas no decorrer do tempo, muitas vezes sem atender o interesse da comunidade. Essas alterações não levaram em conta a qualidade de vida que o araxaense quer no futuro ao visar apenas o imediatismo do investimento presente. É assim que ao invés de acabarmos com os vazios urbanos foram surgindo loteamentos cada vez mais distantes da região central e sem a infraestrutura básica que se torna ônus para o município que ainda é cobrado para construir os equipamentos urbanos necessários como posto de saúde, escolas, creches, coletivo etc. O que pesa no bolso de todos nós que pagamos impostos e, apesar disto, vemos crescer a injustiça social.

O IPDSA perdeu sua credibilidade diante da falta de investimentos em recursos humanos e técnicos e a não execução da política urbana estabelecida a priori pela Constituição Federal e posteriori pelo

Estatuto da Cidade. O instituto foi desaparelhado para fazer cumprir “as normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental” estabelecidas no estatuto. Os esforços foram muito aquém para alcançarem as diretrizes previstas há pelo menos 20 anos como a continuidade de obras essenciais, a exemplo das interligações viárias da av. Rosalvo Santos do bairro Bom Jesus até a BR 262 na altura do Girassol Clube de Campo e da BR 146 até o Setor Leste da cidade. E mesmo o desvio do tráfego pesado das mineradoras com a implantação de um novo acesso alternativo à av. Comboio.

Enquanto não for feito um PDE que reflita as principais demandas do município, aponte as soluções e assegure um direcionamento contínuo para o desenvolvimento sustentável de Araxá ao ser respeitado independentemente da alternância política, as leis não serão aplicadas como elaboradas. A princípio havia o receio de que mais uma vez teríamos um PDE como o que foi revisado há dez anos, desatualizado e sem refletir a realidade do município. E por isso mesmo, inaplicável no conjunto das diretrizes que estão

correlacionadas às questões sociais e urbanísticas. Isso porque o material apresentado na primeira audiência pública parecia um diagnóstico pronto feito por pessoas de fora e não continha dados atualizados nem as principais ações e obras a curto, médio e longo prazo a serem feitas para a melhoria da qualidade de vida de todos.

No entanto, diante dos questionamentos do público que foram gravados na audiência, tanto a superintendência anterior do IPDSA como a atual ouviram as críticas construtivas e reformularam o trabalho de revisão que com o fim da pandemia não é mais híbrido. Agora o trabalho parte de reuniões presenciais junto aos mais diversos segmentos da sociedade e visitas in loco com representantes da empresa responsável DRZ e IPDSA. Outro fato é não se basearem tanto nos desatualizados dados do Censo de 2010 e, neste sentido, talvez seja até sensato aguardar a divulgação dos novos dados que estão sendo colhidos pelo IBGE neste ano e que proporcionarão um retrato mais fiel da realidade do município. De qualquer forma, a previsão é a de que uma nova audiência pública ocorra para apresentação do novo diagnóstico em elaboração.

Venha conhecer nossas opções de almoço! Churrasco e refeição comercial. Ótimo atendimento. Esperamos por vocês!

Já ganhou - A democracia prevalece na realização do segundo turno das Eleições Gerais 2022 que se encerra com a votação no próximo dia 30, como aconteceu no primeiro apesar do antagonismo provocado pela radicalização entre o que pecham de direita e esquerda como se na política não houvesse um meio termo para os eleitores. A polarização da

disputa entre o presidente Bolsonaro (PL) que busca a reeleição e Lula (PT) que quer retornar ao cargo exercido por dois mandatos (de 2003 a 2006 e 2007 a 2011) acontece democraticamente embora acirradíssima e com o mútuo reconhecimento da inviolabilidade das urnas eletrônicas e, consequentemente, inquestionável resultado da votação que parece imprevisível mesmo com tantas pesquisas feitas no dia a dia das campanhas eleitorais. O Brasil precisa acima de tudo enterrar a possibilidade de golpes políticos como em passado recente para ter governança e consolidar a sua confiabilidade internacionalmente.

Empenhado - O segundo turno oxigena as duas campanhas à presidência, a exemplo de Bolsonaro (PL) em Minas Gerais que ganhou não só o apoio como o empenho pessoal do governador reeleito Romeu Zema (Novo) que convidou os prefeitos mineiros para um recente encontro com o candidato em Belo Horizonte quando se referiu ao que chamou de “PTfobia” como uma qualidade. Sem dúvida que o discurso antipe-

tista favoreceu Bolsonaro chegar ao segundo turno e, por isto, tem sido reforçado por seus aliados. Porém, a disputa foi zerada para o segundo turno e pelo ritmo das campanhas praticamente empatadas ganha não só quem conseguir agregar mais como virar votos do adversário. Há 9 dias do pleito, tornase cada vez mais difícil algum fato até novo mudar posicionamentos consoli-dados. É árdua a tarefa que exige muito mais prudência do que atitudes radicais que instigam o eleitor já definido por um ou outro lado.

Destino natalino - O projeto de lei que autoriza a prefeitura a repassar R$ 2 milhões para a iluminação de Natal que será realizada através da CDL foi aprovado pela Câmara Municipal na terça-feira,18. É grande a expectativa porque R$ 1,7 milhão desses recursos refere-se à aquisição de moderno material de Led para iluminar as principais avenidas, praças e museus da cidade. Além disso, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) lança edital para apresentações artísticas no período com o Natal de Luzes e quiçá as

obras de reforma da Igreja Matriz de São Domingos estejam concluídas para compor o conjunto que tende crescer a cada ano com a reutilização desse material e aquisição de novidades.

Planejamento - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação articula a continuidade em 2023 dos eventos realizados este ano, além da captação de novos. Mas para isso precisa da solução de antigos problemas que dependem do governo do Estado como revitalização do complexo do Barreiro e, em seguida, a municipalização dessas áreas que estão em precária situação a exemplo do Lago Norte. Já as obras na av. Comboio estão sendo executadas pelo governo estadual e, em seguida, será municipalizada como há muito reivindicado porque hoje faz parte do perímetro urbano com várias edificações que precisam ser regularizadas. Outra preocupação é com a infraestrutura como a reforma do aeroporto que deve ser concluída este ano e, quanto à rodoviária, é outra providência que não pode mais ser postergada.

EditorialCLARIM ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 2 CLARIM CLARIM
Ana Paula Machado Kikuchi e Sérgio Yashushi Kikuchi
O
artigo assinado não reflete a opinião do jornal e é de exclusiva responsabilidade de quem o assina. Ana Paula Machado HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PARA MELHOR ATENDE-LOS
Segunda à sexta das 7h às 20h. Sábado das 7h às 16h. Domingo das 7h às 12h. Feriados das 7h às 18h. Plantão funciona até as 22h da noite qualquer dia da semana.
ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 3CLARIM CLARIM

Credenciamento amplia atendimentos com especialistas

O atendimento especializado oferecido pela Prefeitura de Araxá foi reforçado com mais nove médicos especialistas credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros profissionais credenciados das áreas de ortopedia (4), pediatria (1), otorrinolaringologia (1), urologia (1), endocrinologia (1) e infectologista (1) já iniciaram o atendimento na semana passada.

O processo de credenciamento ainda segue ativo para outras áreas como reumatologia, hematologia, dermatologia, angiologia, mastologia, gastrenterologia, neurologia e pneumologia. A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pereira, explica que o credenciamento de médicos especialistas tem como objetivo garantir para Araxá e microrregião o atendimento especializado aos pacientes com complicações nas mais diversas áreas. “A gestão decidiu iniciar os atendimentos dessas especialidades que já foram preenchidas as vagas, visto a importância de atender com maior urgência a população”, destaca. Ela ressalta que a medida visa à melhoria do acesso da população à Atenção Secundária em Saúde. “Para se ter uma ideia, com a ampliação do quadro de médicos especialistas no município a expectativa é triplicar a oferta de atendimentos de

pediatria e dobrar os atendimentos de urologia, por exemplo”, informa.

De acordo com a secretária, a estratégia também visa diminuir os encaminhamentos de pacientes para tratamentos em outros municípios. “A gente quer que Araxá tenha assistência garantida em nível primário e secundário para os pacientes, tanto daqui quanto da microrregião. Isso vai permitir a redução no tempo de espera para uma consulta ao mesmo tempo que evita o encaminhamento de pacientes para outra cidade, tornando o processo menos burocrático e mais ágil”, esclarece.

Para passar pelo atendimento especializado, ousuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar um clínico geral na unidade de saúde mais próxima da sua residência. “Lá será avaliado o caso para fazer o pedido dos exames necessários e emi-

tir o encaminhamento. Posteriormente, o paciente deve apresentar os exames e documentação na unidade de saúde para que sejam enviados ao Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde que por sua vez irá agendar a consulta na unidade onde oferece a especialidade demandada”, explica Cristiane. Segundo ela, os novos especialistas prestam atendimentos na Unisul, Uninorte e Unisa.

Atendimento pediátrico aos sábados - A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o atendimento pediátrico aos sábados na Uninorte das 7h às 11h e das 13h às 17h, no último dia 15. O objetivo é diminuir a grande demanda de pais ou responsáveis por esse tipo de consulta.

Na Uninorte são ofertados atendimentos de queixa e puericultura como uma subespecialidade da

pediatria que promove acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. A observação de recém-nascidos a 11 anos, 12 meses e 29 dias está sob os cuidados da pedi atra Elzimar Corrêa de Resende. A unidade que está localizada na rua Lázaro Vaz de São Paulo, 105, bairro Urciano Lemos, atende a população de todas as regiões da cidade. O agendamento para a consulta deve ser feito pessoalmente na unidade e também há vagas para demandas espontâneas. A secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira, informa que está sendo ofertado um maior número de vagas durante a semana devido à grande demanda pelo atendimento pediátrico. “No entanto, a disponibilidade desse serviço aos sábados pode facilitar para pais ou responsáveis que trabalham em outras cidades ou encontram dificuldades de agendamento entre segunda e sexta-feira”, completa. A secretária destaca que o atendimento pediátrico e acompanhamento médico têm enorme importância na vida das crianças de qualquer idade. “Por isso, estamos trabalhando constantemente para que todos os públicos tenham fácil acesso à saúde, direito básico do ser humano”, afirma Cristiane.

Apoio que gera crescimento com mais emprego e renda para Perdizes

A Yumi Transportes e Negócios completa 3 anos de atuação em novembro de 2022 com impressionante crescimento obtido a partir da Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Perdizes, onde sua matriz está situada no Distrito Industrial (DI).

A empresa que tem o transporte rodoviário como principal atividade econômica, exceto produtos perigosos e mudanças, conseguiu ampliar a sua própria frota de 2 para 12 caminhões em menos de um ano de atuação. Hoje, conta com 40 agregados fixos e faz colheita em boa parte dessa região mineira.

O resultado desse trabalho também retorna em novos investimentos no município, onde a Yumi Transportes terá uma nova sede para prestar mais serviços, com previsão de contratação de 60 pessoas em 2023. O objetivo é oferecer aos motoristas da própria frota, agregados e aos que passam pela região à procura de frete um local adequado para recebê-los com restaurante, oficina, borracharia, pátio e banho.

A Yumi Transportes cresce com Perdizes para oferecer melhores condições de vida para todos nós.

ARAXÁ, 21 DE NOVEMBRO DE 2022PÁGINA 4 CLARIM CLARIM

Prefeitura zera demanda por vagas na educação infantil

A Prefeitura de Araxá zerou a fila de espera por vagas nas creches e escolas infantis para crianças de 3 anos. No total, desde o início da atual gestão, foram abertas cerca de 700 novas vagas para atender a educação infantil. Esse aumento significativo só foi possível com a ampliação de unidades escolares, redistribuição de vagas, aquisição de salas modulares e convênios com instituições de ensino.

Hoje, Araxá conta com 3.741 crianças estudando em escolas da rede municipal e mais 1.024 em conveniadas, totalizando 4.765 matriculadas na educação infantil na rede municipal de ensino. O prefeito Robson Magela destaca que o governo alcança cada vez mais resultados significativos na área da educação. “Trabalhamos para cuidar das pessoas e isto também significa ajudar na formação do ser humano. A nossa gestão não está medindo esforços para investimentos na área educacional. Sem contar que os pais e responsáveis precisam ter a tranquilidade de saber que quando estão trabalhando seus filhos estão em um lugar seguro, tendo um acompanhamento pedagógico de extrema qualidade”, afirma.

A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, explica que de acor-

do com o Plano Nacional de Educação todas as prefeituras precisam atender obrigatoriamente pelo menos 50% da demanda da educação infantil que engloba crianças de 0 a 5 anos até 2024. “Temos a grata satisfação de saber que aqui em Araxá nós já atendemos mais do que o previsto em lei, ou seja, atingimos em 2022 quase 60% da demanda. Já zeramos a fila de espera para crianças de 4 e 5 anos e agora também conseguimos zerar a demanda para as de 3 anos”, aponta. A secretária diz que a expectativa é a de avançar cada vez mais nesse atendimento. “Com certeza, vamos aumentar a quantidade de escolas conveniadas, salas

modulares, construções de creches e tudo que for preciso para diminuir ainda mais essa demanda. Nossa meta agora é acabar com a lista de espera para crianças de 2 anos”, informa.

A assistente em Saúde Bucal, Maria Diná, mãe da Sophia, de 3 anos, conta o quanto ficou feliz por ter conseguido uma vaga para a filha. “Eu fiquei alguns meses atrás dessa vaga e agora que consegui o sentimento é de gratidão. Fico aliviada e segura por saber que ela está sendo bem cuidada e mais feliz ainda por ver o quanto já se desenvolveu desde que entrou na escola. Todos os dias, ela chega em casa com alguma coisa nova

que aprendeu e isto para uma mãe é uma felicidade imensa”, diz.

TV Araxá Educa - Zulma informa que com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA) a concessão da TV Araxá Educa foi renovada por mais quatro meses. A nova programação inclui conteúdo de educação, meio ambiente, saúde, entretenimento e cultura, além de campanhas de utilidade pública e institucionais e projetos educacionais. A TV Araxá Educa é transmitida pelo canal aberto 12.2 desde novembro de 2021 e possui 24 horas de programação. Atualmente,

Araxá é a única cidade da região a contar com um canal aberto educativo.

Segundo ela, o projeto que oferece vídeo-aulas em canal aberto 24 horas foi repaginado e chega com novidades para fortalecer e promover o ensino e aprendizagem na educação infantil, no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo ela, a TV Araxá Educa se consolidou como um ambiente virtual de aprendizagem que complementa o conteúdo oferecido pelos professores dentro da sala de aula. “A linguagem usada na programação comunica muito bem com o aluno, se tornando mais uma fonte de conhecimento, uma

complementação ao estudo institucionalizado da escola”, explica.

Cadastro escolar - A Secretaria Municipal de Educação realiza o cadastro escolar de crianças na educação infantil - a partir de 4 meses até 5 anos –entre os dias 17 de outubro e 4 de novembro. Atenção, o ingresso na escola é obrigatório para crianças que completam 4 anos até o dia 31 de março de 2023.

Para realizar o cadastro, os pais ou responsáveis devem preencher uma ficha eletrônica no link: https://forms.gle/cw CpLJ3gckCSrSpb8 A família que tem dificuldade ou não tem acesso à internet pode procurar uma unidade escolar para que um servidor lhe auxilie no preenchimento do formulário. O cadastro pode ser feito em até três unidades de ensino, desde que estejam localizadas na mesma região de residência da criança. O resultado em cada unidade escolar será divulgado no dia 28 de novembro próximo. A Secretaria Municipal de Educação orienta que o cadastro não é garantia da vaga e não tem validade como matrícula, sendo um levantamento da educação infantil para que o município possa ter um parâmetro da atual demanda da cidade.

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 5CLARIM CLARIM

Novo superintendente do IPDSA informa sobre desburocratização e revisão do Plano Diretor

O biólogo Vinicius Santos Martins, de 40 anos, foi substituído na Divisão de Meio Ambiente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, onde atuava desde janeiro de 2021, para assumir a superintendência no último dia 3. Ele foi indicado pelo ex-superintendente Ney Dutra para dar continuidade ao trabalho de desburocratização do instituto e revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) que está em andamento, dentre outras ações.

“A gente precisa propor algo de desenvolvimento para a comunidade, mas precisa ter a vertente de sustentabilidade. Eu trago essa visão desde quando me formei, é a minha camisa vestir a parte ambiental, mas conciliando com desenvolvimento e o instituto vive isto todos os dias”, afirma. Vinicius ressalta que a visão ambiental está presente em todos os novos projetos e perspectivas do IPDSA. Ele agradece ao Ney o convite pela oportunidade de fazer essa condução à frente do instituto. “O Ney é um superparceiro, uma pessoa que aos 72 anos tem esse vigor de ainda querer produzir algo, o que nos motiva a fazer”, diz.

Vinicius diz que como chefe de divisão de Meio Ambiente já tinha liberdade de propor, fazer, discutir e analisar as propostas junto ao Ney. “E sentar com ele já com algumas premissas prontas e, quando ele me disse que queria seguir os projetos de vida dele que é ainda produzir muita coisa fora do ambiente público, disse que queria sair fazendo uma boa indicação para o IPDSA. Eu fiquei surpreso por um lado, muito grato por outro, a gente trabalhou um ano e nove meses e ele conseguiu perceber o nosso potencial para tentar algo realmente melhor para a cidade”, conta.

Segundo ele, o instituto faz um trabalho interno, mas também externo de encaminhamento das

questões junto às outras secretarias, ao próprio Executivo, ao Legislativo que vem demandando muito serviço. “E também tem outra vertente que é o próprio Ministério Público e, com isto, a gente vem trabalhando desde janeiro de 2021 fazendo todas essas pontes, falando qual é realmente a função do IPDSA e, não é fiscalizar, é ordenar, planejar. É em cima disto que estamos trabalhando”, afirma.

PDE - “Outro ponto é que estamos vivendo imensamente o Plano Diretor, agora que a gente assumiu vamos propor algumas coisas específicas minhas de lidar, eu tenho que por a minha experiência na revisão. E é realmente fazer uma coisa muito transparente, participativa, porque é um estudo que se não for absorvido vai estar numa gaveta e tem que ser praticado”, avalia. O superintendente informa que há 15 dias reuniu-se com a empresa DRZ contratada para a elaboração do PDE. “E a primeira menção é esta: eu não quero um Plano Diretor para que seja engavetado, que seja um que eu como cidadão vou falar amanhã que a cidade realmente está com um ar de planejamento, de ordenamento do sistema, da função social do lote”, destaca.

Segundo ele, a comunicação é importante para informar sobre esse processo e chamar a população para participar da revisão do plano. “Ás vezes, as pessoas não têm essa percepção como cidadão comum. Ele vai visualizar num loteamento que tem creche próxima, unidade de saúde, uma via de acesso à região que não gera conflito, se aquela área é de proteção ou não, o plano trata todas estas etapas. E além disso, é um instrumento que o Executivo por si só conseguiria fazer a gestão”, explica. “Se o plano é muito bem executado, você tem as

ações e investimentos, o aval da Câmara Municipal que é a representação do povo e a prioridade de governo a seguir”, explica.

Vinicius aponta que o plano trata de ações de curto, médio e longo prazo, “existem ações que estamos propondo para daqui a seis anos, pode ser que estejamos aqui ou não, mas que o próximo governo tem uma diretriz de crescimento da cidade de uma forma ordenada”.

Segundo ele, o objetivo é não deixar que a ocupação cause conflito com as outras regiões da cidade. Ele informa que o processo de licitação para a contratação da DRZ aconteceu num período de pandemia em setembro de 2021, o que atrasou o trabalho de revisão. “Com a minha vinda, agora precisa ser tratado de forma presencial e não híbrida. Naquele momento, era necessário que fosse daquela forma, ainda tínhamos muita incidência de Covid,

leis que proibiam aglomerações. Hoje, está aberto e, então, a cada dez dias a empresa está em Araxá, pode estar trabalhando individualmente com algum segmento, aqui conosco, conversando com todos os segmentos”, afirma.

Vinicius informa que uma primeira reunião com o secretariado sobre tudo o que foi levantado para validarem as ações de curto, médio e longo prazo acontece nos próximos dias 24 e 25. “Vamos ver também se têm mais alguma percepção que gostaria de colocar e aí a gente fecha essa terceira etapa e leva para a comunidade”, diz. Ele acrescenta que ajustes são feitos no período correto do processo. “Nós fizemos primeiro o planejamento, levamos para a audiência, escutamos muito porque a crítica constrói quando é positiva. E por mais que seja um evento, tudo que acontece numa audiência a gente traz para o instituto, a empresa trabalha até che-

garmos a um denominador que todo mundo se sinta confortável, o que não é a minha vontade prevalecer e sim a da comunidade”, esclarece.

Concurso público - Vinicius informa que ao assumir o cargo conseguiu reduzir ainda mais o custo para a contratação da empresa que vai fazer o concurso público do IPDSA e o resultado foi publicado no Doma na semana passada. “O concurso será feito por uma empresa contratada separadamente pelo IPDSA, o próprio município vai arcar com os custos”, explica. Ele acrescenta que a exigência do concurso em nível de edital é feita pelo instituto e acredita que seja realizado até fevereiro de 2023.

“Agora estamos aguardando o desenrolar do processo administrativo com o cumprimento dos prazos para que em fevereiro sejam feitas as provas de nível médio, técnico e superior. Hoje, temos 39 servi-

dores e estimamos 20 vagas, a fiscalização consome mais, mas terá para todas as esferas como administração, divisão de meio ambiente e de urbanismo, serão abertas todas as vagas”, adianta.

Desburocratização - O novo superintendente diz que o instituto precisa ser menos burocrático. “Por a nossa cara que é desburocratizar, eu não posso fazer com que o contribuinte gaste seu precioso tempo vindo ao instituto por uma coisa que poderia ser resolvida pelo aplicativo de celular. A gente tem demandas de muitos profissionais que poderiam ser resolvidas em seus escritórios”, afirma. Segundo ele, já tem um sistema de gestão de qualidade que está em operação. “Estamos verificando qual o serviço que o contribuinte pode fazer de forma auto declaratória”, informa. Vinicius ainda diz que o instituto precisa fornecer informações confiáveis sobre o município e que sejam atualizadas constantemente. “Se a gente quer fornecer informações boas para comunidade temos que tê-las e isto o sistema de gestão vai nos trazer, porque tenho um banco de dados que eu consigo alimentar e realmente fazer as gestões de Araxá atra-vés de números reais. É um trabalho contínuo e que a gestão pública necessita, não posso passar premissas que eu não tenha as informações para o governo”, destaca. Ele aponta que este momento de revisão do PDE está sendo aproveitado para revisar e validar os dados sobre o município. “Temos alguns problemas, o último Censo do IBGE foi feito em 2010, temos algumas projeções, mas realmente queremos trabalhar com fontes oficiais e vamos fazer uma roupagem nova no site para disponibilizar esses dados, o mínimo necessário para termos um bom trabalho de condução de Araxá”, adianta.

AVENIDA JOÃO PAULO II, 165 EM FRENTE AO POSTO IPIRANGA

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 6 CLARIM CLARIM
O superintendente Vinicius Santos Martins, informa que há 15 dias reuniuse com a empresa DRZ contratada para a elaboração do PDE

Prefeitura no Bairro acontece no Novo Horizonte neste sábado

Os moradores do bairro Novo Horizonte e imediações vão ter a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente à Prefeitura de Araxá neste sábado, 22, além de ter acesso a mais de 40 serviços gratuitos. A 7ª edição do projeto acontece em frente ao canil municipal das 8h às 12h na rua Camarões,125.

PROJETO CONTEMPLA 233 FAMÍLIAS COM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Rodrigo de Melo Teixeira morador do bairro Urciano Lemos afirma que para resolver um problema na caixa d'água de sua casa procurou a secretaria e, além de uma nova, também recebeu outros materiais fazer a tão sonhada reforma em sua residência.

O evento oferece vacinação adulta e infantil, assistência e acesso a programas sociais e abertura de empresas, contação de histórias infantis, recolhimento de eletroeletrônicos, solicitaçãoJanelas, portas, pisos, areias, tijolos e outros itens necessários para reforma de moradias são doados pela Prefeitura de Araxá através do projeto Mãos à Obra da Secretaria Municipal de Ação Social. Atualmente, a iniciativa contempla 233 famílias araxaenses de baixa renda que necessitam de ajuda para reparar os seus lares.

por serviços urbanos, cadastro de produtores rurais e artistas culturais, orientação sobre IPTU e o agendamento da 1ª via da Carteira de Identidade. O projeto conta com atendimentos nas áreas de Ação Social, Saúde, Direitos Humanos, Acolhimento à Mulher, Habitação, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Agricultura e Pecuária, Esporte, Lazer, Cultura e Segurança. O Gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Governo também estarão à disposição para ouvir as demandas da população.“Eu estou muito feliz e grato a Deus e à Prefeitura de Araxá por estar recebendo esses materiais. Agora tenho portas, janelas, cimento, areia e pisos novos para minha casa. Eu não tinha condições de comprar esses materiais e agora vou poder dar uma reforma na minha casa que está precisando”, comemora. O prefeito Robson Magela que participou da entrega de materiais para alguns beneficiários na terça-feira, 18, diz que a iniciativa busca levar à população qualidade de vida por meio de uma moradia digna. “Essa entrega é motivo de alegria e comemoração, é muito bom ver

a felicidade das pessoas estampada no rosto. Nós enquanto administração municipal, temos como obrigação proporcionar oportunidades para que as famílias tenham um ambiente seguro e saudável e vamos sempre em busca disto”, afirma.

O secretário Wagner Cruz destaca que o projeto “leva mais esperança para a vida da população”. “O Mãos à Obra trabalha uma política humanizada que devolve para as pessoas dignidade de um lar confortável e saudável. Hoje, o projeto proporciona os materiais de construção para pequenas reformas, mas sabemos que

muitas famílias não têm condições de arcar com a mão de obra. Pensando nisso, estamos trabalhando uma parceria para que em breve possamos oferecer também essa mão de obra para as famílias contempladas”, adianta. O interessado em se inscrever para participar da segunda edição do projeto deve procurar o Setor de Habitação na Secretaria Municipal de Ação Social, nos Núcleos de Convivência ou nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O imóvel selecionado passa por triagem socioeconômica e vistoria de uma equipe de engenharia.

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 7CLARIM CLARIM

Classificados

Apartamentos para aluguel

- Rua Ademar Rodrigues Do Vale, Alvorada, 800,00

- Rua Funcionario Joao Rosa, Vila Jardim, 800,00

- Av Hitalo Ros, Jardim Bela Vista, 850,00

- Av. Wilson Borges, Santo Antonio, 850,00

- Av Hitalo Ros, Jardim Residencial Bela Vista, 900,00

- Av Hitalo Ros, Jardim Residencial Bela Vista, 900,00

- Rua Funcionario Joao Rosa, Santa Luzia, 900,00

- Av Hitalo Ros, Morada Do Sol, 1000,00

- Av Joao Moreira Sales, Arasol, 1000,00 - Rua Belo Horizonte, Centro, 1000,00 - Rua Cassiano Lemos, Centro, 1050,00

- Rua Jose Torres De Araujo, Vila Silveria, 1050,00

- Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 1050,00

- Av Joao Moreira Sales, Arasol, 1100,00 - Av Joao Moreira Sales, Arasol, 1100,00

- Rua Belo Horizonte, Centro, 1100,00

- Rua Benedita Maria De Jesus, Loteamento Residencial Solaris, 1100,00

- Av. Imbiara, Centro, 1200,00

- Rua Nicanor De Souza, Vila Universitaria, 1200,00 - Rua Totonho Pereira, Santo Antonio, 1200,00

- Rua Guilherme Scarpellini, Santo Antonio, 1200,00

- Av Maria Guimaraes Faria, Alvorada, 1400,00

- Av Washington Barcelos, Bom Jesus, 1400,00

- Rua Belo Horizonte, Centro, 1500,00

- Rua Belo Horizonte, Centro, 1500,00

- Av Imbiara, Centro, 1600,00

- Tv Maria Januaria Borges, Centro, 1700,00

- Rua Belo Horizonte, Centro, 1700,00

- Rua Mario Campos, Vila Sao Pedro, 1800,00

Casas

- Rua Jason De Oliveira, Vila Silveria, 500,00

- Rua Larissa Cristina Caetano, Conjunto Habitacional Boa Vista, 500,00

- Rua Jason De Oliveira, Vila Silveria, 550,00

- Rua Geralda Detoni, Vila Santa Luzia, 550,00

- Rua Modesto Cristino Filho, Vila Santa Luzia, 650,00

- Rua Selda De Castro Alves, Vila Fertiza, 650,00

- Rua Jose Barbosa De Castro, Vila Fertiza, 680,00

- Rua Calimerio Guimaraes, Centro, 700,00

- Rua Raimundo Loureiro, Odilon Jose Carneiro, 700,00

- Rua Anisio Simoes Borges, Boa Vista, 700,00

- Rua Jose Alves Borges, Loteamento Novo Pao De Acucar, 700,00

- Rua Eurindo Barbosa De Lacerda, Conjunto Habitacional Pao De Acucar, 700,00

- Rua Antonio Barreto, Fertiza, 750,00

- Rua Milton Pereira De Rezende, Conjunto Habitacional Pao De Acucar, 750,00

- Rua Juca Cancio, Urciano Lemos, 750,00

- Av Maria Guimaraes Faria, Alvorada, 800,00

- Av Sebastiao Afonseca E Silva, Vila Santa Terezinha, 800,00

- Rua Bernardo Guimaraes, Jardim Primavera, 800,00

- Rua Guimaraes Rosa, Primavera, 800,00

- Rua Helio Milagres, Novo Horizonte, 800,00

- Rua Dorvalino Pereira Borges, Doutor Pedro Pezzuti, 800,00

- Rua Jose Olyntho De Castro, Santa Maria, 800,00

- Rua Professor Saturnino Teixeira, Vila Sao Pedro, 800,00

- Rua Joana Francisca Da Costa, Domingos Zema, 850,00

- Rua Augusto Eduardo Montandon, Salomao Drumond, 850,00

- Rua Geralcino Ribeiro Da Silva, Vila Sao Pedro, 850,00

- Rua Consolacao, Alvorada, 850,00

- Rua Augusto Eduardo Montandon, Salomao Drumond, 850,00

- Rua Mariana Jacinta Duarte, Vila Jardim, 900,00

- Rua Ananias Teixeira, Santa Rita, 900,00 - Rua Joaquim Marques Borges, Micro Distrito Santa Rita, 900,00

- Rua Jandira Santos Oliveira, Santo Antonio, 950,00

- Rua Amador Carneiro De Melo, Parque Das Mangabeiras, 950,00

- Rua Antonio Da Silva, Abolicao, 950,00

- Rua Juca Goncalves, Santo Antonio, 950,00

- Rua Ana Da Cunha, Ademar Rodrigues Vale, 950,00

- Rua Joaquim Alves Ferreira, Urciano Lemos, 950,00 - Rua Celidonio Afonseca E Silva, Joao Ribeiro, 1000,00

- Rua Jose Carlos Pedro Grande, Vila Estancia, 1000,00

- Rua Argenita, Santo Antonio, 1000,00

- Rua Juca Goncalves, Santo Antonio, 1000,00

- Rua Marechal Deodoro, Centro, 1000,00

- Rua Ferreira Benfica, Vila Estancia, 1000,00

- Rua Limirio Afonso, Centro, 1000,00

- Rua Anisia P Guimaraes, Joao Bosco Teixeira, 1000,00 - Rua Ipiao, Centro, 1000,00 - Rua Corina Maria Luiza, Sao Francisco, 1100,00

- Av Prefeito Aracely De Paula, Centro, 1100,00

- Rua Padre Jose Zorzal, Jose Ferreira Guimaraes (Mangueira Ii), 1100,00

- Rua Geraldo Cassimiro Dos Reis, Jardim Europa, 1100,00

- Rua Jose Nabor Jordao, Jardim Residencial Bela Vista, 1100,00

- Rua Nicanor De Souza, Vila Universitaria, 1150,00

- Rua Dos Cardeais, Vila Lamartine (Area Ii), 1150,00

- Rua Geralda Maciel Tannus, Santo Antonio, 1200,00

- Rua Claudio Jose De Faria, Joao Ribeiro, 1200,00

- Rua Joao Davi, Santo Antonio, 1200,00 - Rua Jose Honorato Borges, Parque Das Mangabeiras, 1200,00

- Rua Joaquim Alves Ferreira, Urciano Lemos,

1200,00

- Rua Primeiro De Maio, Centro, 1200,00

- Rua Limirio Afonso, Centro, 1290,00

- Rua Raimundo Loureiro, Odilon Jose Carneiro, 1300,00

- Rua Jose Nabor Jordao, Jardim Residencial Bela Vista, 1300,00

- Rua Benedita Margarida Da Mota, Ademar Rodrigues Vale, 1300,00

- Rua Josefina Dias Ribeiro, Loteamento Novo Pao De Acucar, 1300,00

- Rua Terencio Pereira, Santo Antonio, 1350,00

- Rua Irineia Alves De Paiva, Vila Estancia, 1350,00

- Rua Antonio Maia Rios, Alvorada, 1400,00

- Rua Antonio Alves Da Costa, Centro, 1400,00

- Rua Jose Pedro Da Silva, Pao De Acucar, 1500,00

- Rua Perdizes, Centro, 1500,00

- Rua Donato Pinheiro Dos Santos, Vila Joao Ribeiro, 1550,00

- Rua Aurora Maria De Jesus, Jose Ferreira

Guimaraes (Mangueira Ii), 1800,00

- Rua Virgilio De Abreu, Centro, 2000,00

- Rua Francisco Batista Da Costa, Vila Silveria, 2000,00

- Rua Gustavo Rios, Morada Do Sol, 2000,00

- Rua Alexandre Dumont, Vila Santa Luzia, 2300,00

- Rua Pedro Bruno Dos Reis, Santo Antonio, 2480,00

- Rua Conego Cassiano, Centro, 2700,00

- Rua Primeiro De Maio, Centro, 2800,00

- Av Diomedes Gentil Dos Santos, Barreirinho, 3000,00

- Rua Conego Cassiano, Centro, 3800,00

- Rua Angela Marques Torres, Centro, 4000,00

- Av Getulio Vargas, Centro, 4500,00

- Rua Rio Branco, Centro, 4500,00

- Al Inacio Paes Leme, Centro, 5500,00

- Rua Gastao Santos, Fertiza, 5500,00 Galpão

- Rua Honorio De Paiva Abreu, Jardim Residencial Bela Vista, 3500,00

- Av Jose Ananias De Aguiar, Amazonas, 4500,00 Kitinete

- Rua Ipiao, Centro, 520,00 - Av. Imbiara, Centro, 550,00 - Av. Imbiara, Centro, 550,00

- Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 590,00

- Av. Imbiara, Centro, 620,00 - Av. Imbiara, Centro, 620,00

- Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 640,00 - Av. Imbiara, Centro, 650,00

- Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 690,00

- Rua Jose Carlos Pedro Grande, Vila Estancia, 700,00

- Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 990,00 - Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 990,00

Loja - Rua Antonio Pedro Da Costa, Sao Vicente, 350,00 - Rua Santo Antonio, Santo Antonio, 400,00 - Rua Francisco De Freitas, Boa Vista, 400,00 - Rua Conego Cassiano, Centro, 450,00 - Av Getulio Vargas, Centro, 600,00

- Rua Astolfo Rodrigues, Centro, 600,00 - Rua Astolfo Rodrigues, Centro, 600,00Av. Imbiara, Centro, 700,00 - Av. Imbiara, Centro, 700,00

- Rua Domingos Di Mambro, Vila Silveria, 700,00

- Rua Ernesto Rosa, Urciano Lemos, 700,00

- Av Imbiara, Centro, 750,00

- Rua Antonio Da Silva, Abolicao, 800,00

- Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 800,00

- Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 900,00

- Rua Rio Branco, Centro, 1000,00

- Rua Ipiao, Centro, 1000,00

- Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 1000,00

- Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 1000,00

- Tv Santa Izabel, Centro, 1400,00

- Av. Senador Montandon, Centro, 1500,00

- Av. Senador Montandon, Centro, 1500,00

- Rua Mariano De Avila, Centro, 1500,00

- Rua Dom Jose Gaspar, Centro, 1800,00

- Av Imbiara, Centro, 2000,00 - Av Imbiara, Centro, 2000,00 - Av. Vereador Joao Sena, Centro, 2000,00

- Rua Cassiano Lemos, Centro, 2000,00

- Rua Mariano De Avila, Centro, 2000,00

- Av. Vereador Joao Sena, Centro, 2400,00

- Av. Senador Montandon, Centro, 2500,00

- Av. Imbiara, Centro, 2500,00

- Av Getulio Vargas, Centro, 2800,00

- Rua Dom Bosco, Centro, 2800,00

- Rua Calimerio Guimaraes, Centro, 3000,00 - Rua Mariano De Avila, Centro, 3000,00

- Av. Imbiara, Centro, 3100,00

- Av. Imbiara, Centro, 3500,00

- Rua Carvalho Lopes, Centro, 3500,00

- Rua Carvalho Lopes, Centro, 4000,00

- Rua Dona Maroca, Centro, 4000,00

- Av. Imbiara, Centro, 5000,00

- Rua Calimerio Guimaraes, Centro, 5500,00

- Av Imbiara, Centro, 7000,00

- Av Vereador Joao Sena, Centro, 10000,00

Sala - Rua Presidente Olegario Maciel, Centro, 500,00

- Av Getulio Vargas, Centro, 750,00

- Av Getulio Vargas, Centro, 780,00

- Av. Getulio Vargas, Centro, 800,00 - Av. Getulio Vargas, Centro, 850,00

- Av Getulio Vargas, Centro, 1200,00 - Av Getulio Vargas, Centro, 2800,00 - Rua Getulio Vargas, Centro, 2800,00

Terreno

- Rua Juca Goncalves, Santo Antonio, 500,00

- Av Doutor Pedro De Paula Lemos, Santa Rita, 950,00

- Rua Honorio De Paiva Abreu, Jardim Residencial Bela Vista, 1000,00

- Av Doutor Pedro De Paula Lemos, Micro Distrito Santa Rita, 1300,00

- Rua Dr. Edmar Cunha, Santa Terezinha, 1800,00 - Av Ministro Olavo Drummond, Novo Sao Geraldo, 2500,00

Temos vários imoveis

CRECI 4337 PJ RUA PADRE ANCHIETA, 323, LOJA B 3661-5307 - 3661-5683 minasimobiliaria.com.br

CASAS À VENDA

- João Bosco Teixeira, R$190 mil

- Solares, R$850 mil

- São Pedro, R$350 mil

- Recanto do Bosque, R$210 mil

- Urciano Lemos, R$180 mil

- Jardim Europa ll, R$350 mil

- Jardim Europa l, R$700 mil

- Alvorada, R$200 mil

- Santo Antônio, R$280 mil

- Mangabeiras, R$250 mil

- Domingos Zema, R$170 mil

- Novo Horizonte, R$230 mil

- Armando Santos, R$380 mil

APARTAMENTO À

VENDA

- Vale do Andaiaru, R$280 mil

- Guilhermina V. Chaer, R$380 mil

- Capitão Izidro, R$160 mil

- Santa Rita, R$260 mil

- Vila Universitária, R$210 mil e 190 mil

- Centro, R$770 mil

TERRENO À VENDA

- Jardim Europa I , lll , lV, V

- Residencial Fenícia

- Belvedere

- Villaggio I, II, III

CASAS DE ALUGUEL

- Pça Tomásia de Moura Santos, Mangueira ll - Rua Argeu Alves da Costa n°558, Vila Silveira

- Rua Costa Senna, Centro - Rua Avenor de Carvalho, Urciano Lemos

- Rua Joaquim Teodoro da Silva, Fertiza

- Rua Tiradentes , Centro - Rua Ângela Barcelos, Pão Açúcar

- Rua Franklin de Castro, Centro

- Rua Avenor Carvalho, Urciano Lemos

- Rua Geraldo Rufino Borges, Veredas- Rua Ângela Marques Torres, Centro - Rua waldomira Lemos Guimarães, Pão de Açúcar

APARTAMENTOS DE ALUGUEL

- Rua Mário Campos, Centro- São Pedro

- Rua Bahia, Alvorada

- Rua Argeu Alves da costa, Vila Silvéria

- Rua Presidente Olegário Maciel, Centro - Rua Luiz Correia, Guilhermina Vieira Chaer - Rua Aracely de Paula, Centro

CÔMODOS DE ALUGUEL

- Av. Antonio Maia Rios, Alvorada - Av. Amazonas, São Geraldo - Av Getúlio Vargas, Centro - Rua Capitão José Porfírio, Centro - Rua Padre Anchieta, Centro

CASAS À VENDA CENTRO - Casa com 3 quartos sendo um com suíte, sala ampla, cozinha américa com sala de jantar, banheiro social, garagem para 2 carros, área gourmet e lavanderia coberta com quarto de despensa.Valor: 530 mil. Área construída: 194 m² Área total: 350m²

RECANTO DO BOSQUE - Casa com 3 quartos sendo um suíte com banheira de hidromassagem e closet, sala, cozinha conjugada com sala de jantar, banheiro social, garagem para 4 carros, área gourmet, lavanderia coberta. Valor: 730 mil. Área construída: 216m² Área total: 378m²

MANGABEIRAS IVCasa com jardim, 3 quatros sendo 1 suíte, 3 banheiros, sala, cozinha com moveis planejados, área de serviço, garagem para 3 carros além de um espaço gourmet. Valor: 430 mil.Área Construída: 182m². Area total: 260m²

MANGABEIRAS VCasa com 2 quartos, sendo um suíte com closet, banheiro social, garagem para 2 carros, área de sol com pergolado e lavanderia. Valor: 305 mil. Área construída: 98,8 m²

APARTAMENTOS

À VENDA

FENÍCIA - Apartamento com 2quartos, suíte, térreo, lavanderia, cozinha américa conjugada com sala, 1 vaga de garagem, banheiro so-cial. Área Construída: 80 m². Valor: R$ 230 mil.

TERRENO - Monte Carlo II (Em Frente aoMart Minas). Área: 300 m². Valor: ágio R$ 10 mil (aceita permuta) parcela R$ 688,00.

site

- Rua Costa Senna, Centro - Av. Honório de Paiva Abreu, Jardim Europa

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 8 CLARIM CLARIM
www.boanaimobiliaria.com.br
a venda no
Escritório na rua Capitão Izidro, 851 | Fone: 3661-2538
LOTES PLANOS,PRONTOS PARA CONSTRUIR, COM VISTA
PARA
A
CIDADE.
OU FINANCIAMENTO PRÓPRIO COM PARCELAS A PARTIR DE R$1.051,00 AO MÊS (SEM BALÃO) OU PELA CAIXA. A VISTA A PARTIR DE R$ 87.400 LOTES COM PARCELAS A PARTIR DE R$1.051,00 DIPLOMAS PERDIDOS Foram perdidos dois diplomas no ano de 2022. Os documentos são referente a graduação em Pedagogia emitido em 2004 e Pós graduação em Supervisão e Inspeção Escolar emitido em 2005 pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNI-ARAXÁ). O documento pertence à Maria Marta Rufino, brasileira natural de Pratinha MG, nascida em 05/08/1973 portadora da identidade MG 7103514, CPF 00272622605. AVENIDA GETÚLIO VARGAS 210, SALA 201PRÉDIO DO BERNARDÃO 3611-9245 CRECI 7664 J

Esporte

GANSO É ELIMINADO DO CAMPEONATO MINEIROAraxá sedia o Confrarally 2022

O Confrarally 2022 realizado pelo Cerrado Minas Rally Clube com o apoio da Prefeitura de Araxá acontece no próximo dia 29 e promete reunir pilotos de várias regiões. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 24.

O Cerrado Mineiro é palco de mais um evento que atrai os amantes de aventura em duas e quatro rodas. O rally conta com 40 vagas para competidores experientes com veículos preparados e iniciantes com veículos comuns com direito à aula de navegação e orientações básicas da prova. As inscrições contemplam ainda uma confraternização no ponto de chegada. O organizador Daniel Cruz Rezende afirma que é fundamental o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação para promover a competição na cidade. “Esta é a segunda

vez que pudemos contar com a administração municipal para a realização desse tipo de evento. Acredito que ganham as duas partes, nós que temos total apoio na organização e logística e, por outro lado, a cidade também ganha uma vez que movimenta

Meeting Paralímpico Loterias Caixa

o setor hoteleiro, de alimentos e bebidas e toda a economia local”, diz.

A competição acontece no sábado, 29, a partir das 13h com largada na av. Wilson Borges e chegada no Girassol Clube de Campo. O rally conta com uma prova automobilísti-

ca na categoria RAID (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido) que tem como objetivo desenvolver a capacidade do piloto e do navegador em manter médias horárias estabelecidas, além de seguir o roteiro até o destino final da prova.

Atletas de Araxá conquistam 30 medalhas

Os 21atletas que representaram Araxá no torneio Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo e Natação conquistaram 30 medalhas competindo em Belo Horizonte na última semana.

A equipe composta por esportistas com deficiências intelectual, física, visual e/ou múltipla conquistou 15 ouros, 8 pratas e 7 bronzes nas modalidades atletismo e natação. O grupo araxaense contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes que disponibilizou o transporte e o educador físico credenciado Weverton Douglas

de Melo para acompanhálos. Além do profissional cedido pelo município, também viajaram com a equipe o coordenador técnico de modalidade paralímpica da Associação de

Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Amair Araújo, o treinador de natação da Mergulho Sport Center, Diego Rafael Mota, e a fisioterapeuta Juliana Caetano.

A Prefeitura de Araxá disponibiliza uma estrutura de treinamentos para pessoas com deficiência de todas as idades. O projeto não visa apenas o alto rendimento, mas também a parte de reabilitação e socialização. Existem vagas disponíveis para quem se interessar em participar e as inscrições devem ser feitas gratuitamente na sede da Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural no Centro Esporti-vo Álvaro Maneira (antigo ATC) à av. Imbiara, 620, Centro. Mais informações pelos números (34) 36912031 ou 3664-7836.

DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO RURALÃO

Os classificados para a semifinal do Campeonato Ruralão 2022 foram definidos em quatro movimentados jogos realizados no último domingo, 16. Os times que garantiram as vagas foram Chácara Dona Adélia, Ajesp, Fazenda Estiva e Sítio Três Colinas.

Em partidas disputadas no Estádio Fausto Alvim, o Sítio Três Colinas venceu o Capela pelo placar

de 1 a 0 e garantiu a classificação e, em seguida, após o empate por 0 a 0 no primeiro jogo, a Fazenda Estiva voltou a vencer o Santa Vitória por 3 a 0, mesmo resultado do jogo de ida que garante com folga a vaga na próxima fase. No campo Délcio Campolina (AEF), o Ajesp levou a melhor para cima do Curva de Rio que entrou com a vantagem após

vitória por 3 a 2 no primeiro jogo e, desta vez, carimbou o passaporte vencendo por 2 a 0. Após vencer a primeira partida por 2 a 0, a equipe Chácara Dona Adélia novamente triunfou sobre Fazenda Campos e com o placar de 3 a 1 também se garantiu na semifinal.

Resultados

Estádio Fausto Alvim:

Três

O Araxá Esporte foi eliminado do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2022 pelo Coimbra da Região Metropolitana de Belo Horizonte no último sábado, 5, no Estádio Municipal Fausto Alvim, como aconteceu em 2018. Porém, nesta temporada o Coimbra utilizou a equipe B já que a principal disputou o Módulo II e foi rebaixada.

Fazenda

Vitória

Campolina

Curva

Chácara

Semifinais

Fausto Alvim:

PMA adquire trator para manutenção dos campos

Com a vantagem de jogar por dois resultados iguais e ter empatado a A Secretaria Municipal de Esportes adquiriu um trator cortador de grama de última geração para fazer a manutenção dos campos de futebol de Araxá. O objetivo é garantir mais qualidade na manutenção dos gramados do Estádio Municipal Fausto Alvim e dos campos de futebol amador.

Para adquirir o maquinário que auxilia na conservação desses espaços foram investidos R$ 39,5 mil pela prefeitura. O trator pode chegar a 13 km/ h de velocidade e é indicado para uso em áreas acima de 40 m², a sua mecânica possui giro zero que garante um corte uniforme em 360º sem a necessidade da realização do rastelo. A indicação para a aquisição do equipamento foi feita pelo vereador Evaldo do Ferrocarril. “Quando começa o período chuvoso as equipes de futebol em Araxá têm muita dificuldade com a questão da poda da grama. Então, a

partida de ida em Contagem, o Ganso saiu na frente do marcador com gol de Yan aos 10 minutos, mas Renan empatou ainda na primeira etapa. No segundo tempo, após dominar e pressionar o tempo todo, a equipe visitante marcou o gol da classificação com Lucas Mineiro aos 47 minutos, decretando a eliminação alvinegra. Os confrontos das semifinais são Itabirito x Coimbra e North de Montes Claros x Valério. indicação foi para atenderessa necessidade. É um equipamento potente que tenho certeza que vai agregar muito, trazendo tranquilidade para os atletas e para quem faz o uso do campo”, destaca. O assessor de Esportes Amador e Rural, Márcio Rosa, diz que a manutenção preventiva e corretiva dos campos vai privilegiar o espetáculo do futebol. “Terem os mais condições de realizar partidas com mais qualidade, sem buracos ou imperfeições. Além de cuidar da segurança dos próprios atletas, evitando possíveis lesões”, destaca. O secretário municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), afirma que os campos do futebol profissional e amador estão bem servidos em Araxá. “Esse equipamento vai ser muito útil e teremos um funcionário responsável que realizará todas as podas quando necessárias”, informa.

Loja Mariano de Ávila Rua Mariano de Ávila, 73, loja 10 (34) 3612-1760

Loja Shopping Av. Aracely de Paula, 1005, sala 8 (34) 3612-1792

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 9CLARIM CLARIM
Capela 0 x 1 Sítio
Colinas e
Estiva 3 x 0 Santa
Délcio
(AEF):
de Rio 0 x 2 Ajesp e
Dona Adélia 3 x 1 Fazenda Campos
Estádio
Chácara Dona Adélia x Ajesp e Fazenda Estiva x Sítio Três Colinas

Opinião

O fariseu e o publicano

Jesus conta uma parábola muito interessante, onde mostra a postura de dois jovens, um era fariseu e o outro publicano (cf Lc 18,10). Os dois entram no templo para orar e pedir perdão de suas faltas. O fariseu, escrupuloso e observador das leis de seu tempo, não saiu perdoado. Nas suas preces revelou um coração orgulhoso, julgou o publicano e se viu como o mais correto de todas as pessoas.

O publicano, um importante cobrador de impostos e de tributos, dava graças a Deus pela sua vida, sem fazer nenhuma comparação em relação aos demais. Esse sim saiu justificado, porque teve atitude profunda de humildade, batia no peito arrependido e de reconhecimento das próprias faltas. E Jesus acresce nta: "Quem se

exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lc 18,14).

Na dinâmica do Reino, Deus acolhe todas as pessoas que experimentam e fazem o processo de conversão, até mesmo os que praticam erros hediondos, mas se arrependem. O arrependimento é a prática de um dom divino, que sai de dentro do coração e refresca a mente conturbada pelo erro. É uma experiência positiva na vida das pessoas, porque pode ser um caminho de libertação individual.

Deus acolhe todos os pecadores arrependidos, mas será que faz isso da mesma forma com um opressor e com um sofredor? O perdão não depende de grau do mal feito e nem de valores, mas está intimamente ligado à prática da justiça, do ressar-

cimento e da abertura para novos padrões de vida. O opressor normalmente causa grande sofrimento para muita gente que é por ele ofendida.

Mesmo com a realização do perdão, o mal não deixa de ocasionar consequências ruins para os envolventes. O ressarcimento, condição fundamental dentro do processo do arrep endimento, pode não curar totalmente as feridas abertas. A cura da mente depende também da abertura do bolso para a prática da justiça. Deus perdoa o penitente injusto mediante a devolução do que deve.

O fundamental agora é tirar proveito da forma de agir do publicano e do fariseu. Eles foram ao templo para rezar, mas com o intuito de apaziguar o peso de suas consciências. Estavam com plena ciência do mal que haviam praticado e das consequências individuais de uma mente sobrecarregada pela desonestidade. Perseverar no mal pode influenciar na qualidade de vida humana e espiritual da pessoa.

SENAI DISPONIBILIZA CURSOS DE DESENVOLVIMENTO WEB

O Senai-MG está oferecendo uma jornada de formação profissional que contempla vários cursos para quem pretende trabalhar na área de tecnologia ou já atua no segmento. Trata-se da Jornada de Desenvolvedor Web FullStack disponibilizada no formato exclusivamente on-line, em três trilhas e com aulas interativas.

As inscrições estão abertas e são permanecentes, todas as informações sobre a capacitação estão disponíveis no site do SenaiMG. A jornada está dividida em trilhas e o aluno pode cursá-las separadamente ou de maneira integral. O analista de projetos educacionais do Senai, Daniel Viana, explica que as trilhas oferecem uma

série de cursos que abordam diversos temas relacionados ao campo de atuação de um desenvolvedor web. Ele acrescenta que a trilha programador beginner é voltada para iniciantes, enquanto a desenvolvedor front-end e back-end são direcionadas para quem possui conhecimento mais avançado na área e tem o objetivo de se especializar. Informática aplicada, linguagem de programação Python, requisitos para qualidade de software, banco de dados MySQL são alguns assuntos abordados nos cursos.

O analista informa que a concepção da capacitação surgiu a partir da identificação da necessidade de desenvolvedores no mercado, também sinalizada

pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG). O profissional atua no desenvolvimento de site, de sistemas web, de banco de dados e realiza teste de software.

“A jornada foi pensada para quem que está no mercado de TI e deseja se especializar e buscar uma qualificação, bem como para quem tem interesse em trilhar novo caminho profissional. Um dos diferenciais do curso é a interação do aluno com os instrutores em aulas ao vivo para esclarecer dúvidas e oferecer todo o suporte necessário”, diz. Ao longo da jornada, o Senai promove palestras de profissionais inseridos no mercado.

PROCON ARAXÁ ABRE VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está com três vagas de estágio abertas para estudantes que cursam Direito (do 3º ao 8º período), além de formação de cadastro reserva. O processo seletivo acontece entre os dias 10 e 31 de outubro e as inscrições são gratuitas.

O interessado pode se inscrever através do email procon@araxa.mg. gov.br que disponibiliza o formulário do edital que

deve ser preenchido em formato PDF, além da cópia dos documentos de identificação, currículo, comprovantes de endereço e de quitação eleitoral, certidão de antecedentes criminais e declaração de matrícula da faculdade em curso de graduação de Direito. A seleção acontece em duas etapas - prova dissertativa e entrevistae os candidatos aprovados receberão pelas atividades prestadas uma bolsa complementar educacio-

nal no valor de 100% da mensalidade do curso acrescida de vale-transporte.

Todas as informações estão disponíveis no edital através do site oficial da Prefeitura de Araxá: link Editais e Processos > Concursos Públicos e Processos Seletivos > Processo Seletivo para Contratação e Formação de Cadastro de Reserva para Estágio no Procon Araxá. Link direto do edital: https://bit.ly/ 3MjVl8Q

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 10 CLARIM CLARIM
Dom Paulo Mendes Peixoto é Arcebispo de Uberaba
"Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" (Lc 18,14).

Sala do Conhecimento amplia as possibilidades de aprendizagem em escola municipal de Tapira

O Instituto Mosaic inaugurou um espaço de atividades interativas denominado Sala do Conhecimento na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo em Tapira na quarta-feira, 18.

O instituto é responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes e o projeto visa proporcionar o contato de crianças e adolescentes com os livros, materiais educativos e recursos tecnológicos que auxiliam o processo de aprendizagem. “Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para construirmos um futuro sustentável. Por isso, temos o compromisso de viabilizar projetos que promovam o desenvolvimento social nas comunidades onde atuamos. Com esse novo espaço oferecido à comunidade escolar, queremos apoiar a educação básica possibilitando novos recursos pedagógicos em um ambiente convidativo à aprendizagem”, explica o diretor-executivo do Instituto Mosaic, Paulo Eduardo Batista.

Cerca de 270 alunos do Ensino Fundamental II

passam a ter acesso a um espaço socioambiental de convivência com livros e jogos interativos, ferramentas que podem potencializar o ensino. Os alunos envolvidos com o projeto participaram de oficinas de incentivo à leitura resultando na formação de grupos multiplicadores que visitarão creches e outras escolas da rede pública com contação de histórias de forma itinerante. Equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e projetores também foram instalados para propiciarem atividades tecnológicas educativas. Junto à Secretaria Municipal de Educação de Tapira por meio do parceiro local Corrente do Bem haverá capacitação para que os alunos também possam utilizar sozinhos os equipamentos tecnológicos. A turma piloto começa ainda este ano e toda a escola será contemplada em 2023.

A prefeita de Tapira, Maura Assunção de Melo Pontes, destaca que a sua gestão prioriza a educação básica. “Tanto que nosso município investe

além da verba do Fundeb recursos próprios para que todo tapirense tenha acesso à educação de qualidade, já que esta é a única garantia de que teremos bons profissionaisno futuro”, diz. “É importante salientar que toda essa base deve ser construída no pilar da leitura, estamos sempre abertos a parcerias como esta e ressaltamos que nosso governo é simpático ao trabalho do Instituto Mosaic para que o diálogo dê outros frutos além da Sala de Leitura da Escola Municipal Paolla Carolina de Melo”, completa.

Programa EDUCA - A Sala do Conhecimento faz parte do Programa Educa do Instituto Mosaic que atua na promoção da educação infantil, viabilizando o incentivo à leitura, à qualificação dos educadores e à reorganização dos espaços escolares. Nos ciclos de 2020 e 2021, o programa alcançou os municípios de Tapira (MG), Candeias (BA) e São Luís (MA) capacitando 290 educadores em um total de 361 horas de formação.

RESTAURANTE CHEZ BEJA DO GH ESTÁ ABERTO PARA ARAXAENSES E VISITANTES toral e criativa com produtos de origem, além de influência de outras regiões brasileiras por onde cozinhou. O serviço de buffet é a Lá carte e oferece refeições leves repletas de ingredientes locais cuidadosamente preparados, além de uma doçaria sofisticada e sem excessos.

O novo restaurante Chez Beja do Grande Hotel Termas de Araxá oferece o melhor da cozinha internacional, com pratos de culinária francesa associada aos ingredientes mineiros e locais. Aberto aos araxaenses e visitantes com capacidade para receber 40 pessoas, no comando da gastronomia está o chef Helbert Moura com formação em cozinha francesa, mas de alma brasileira.

Mineiro de memória afetiva, ele trouxe para o Chez Beja uma gastronomia au-

No cardápio, estão sugestões como entrada de tilápia fresca marinada em vinagrete de cachaça com caldo de cana e chips de batata (R$ 65); prato principal de Filé mignon rôti, aligot de queijo Ca-

nastra (R$ 90) e, como sobremesa, torta de queijo Canastra com crumble de castanha do Brasil e coulis de jaboticaba (R$ 40). O menu de vinhos conta com 90 rótulos assinado pela Sommélière Gabriela Bigarello. O horário de funcionamento do restaurante é apenas para o jantar das 19h às 23h. O atendimento é feito mediante reserva antecipada pelo telefone (34) 3669-7023 das 10h às 23h. Informações e reservas para o Grande Hotel: 0800 0031 910.

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 11CLARIM CLARIM
Avenida Aracely de Paula, 2517 | (34) 3662-9526 | WhatsApp (34) 98855-1085
Projeto do Instituto Mosaic estimula o protagonismo dos estudantes em escola municipal de Tapira Wanderson Sousa/Mosaic

Abertas inscrições para apresentações no evento

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) abriu seleção pública para premiar projetos culturais de artistas da cidade por meio da Lei Municipal Calmon Barreto 2. As inscrições começaram no último dia 7 e vão até às 17h de 31 de outubro.

Nessa etapa, a lei destina R$ 96 mil para serem distribuídos à classe artística e os projetos aprovados vão se apresentar no decorrer das festividades da 2ª edição do evento Neste Natal Seja Luz. Ambos os editais estão disponíveis no site da FCCB voltados para todas as artes integradas (www. fundacaocalmonbarreto. mg.gov.br). O edital 003 abrange as categorias de projetos coletivos/banda/

grupos e as 12 propostas premiadas receberão o incentivo de R$ 6 mil cada.

Já o edital 004 premia propostas na categoria de projetos solo/dupla com o valor unitário de R$ 3 mil. As propostas devem ser entregues de acordo com as orientações do edital, presencialmente, no Teatro Municipal Maximiliano Rocha na av. Antônio Carlos, s/n, Centro, até a data e horário limite do término das inscrições, em envelope lacrado.

“O artista deverá propor um projeto novo que nunca foi apresentado nas edições anteriores da lei. Como as propostas serão destinadas para a programação de fim de ano, elas deverão ter a característica de uma apresentação

voltada para uma festividade natalina”, destaca a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa.

Cadastro de Agente Cultural - Um ponto de atenção é que para pleitear os recursos da Lei Calmon Barreto 2 como prérequisito é necessário que o artista tenha realizado sua inscrição no Cadastro Municipal de Cultura que também está disponível no site da fundação. O credenciamento se encerra às 17h desta sexta-feira, 21, após este período não será mais possível realizá-lo ou atualizar informações. “É recomendável que o proponente verifique com antecedência se seus dados cadastrais estão corretos.

O artista pode trabalhar

com vários segmentos, porém a proposta apresentada deve ser relacionada com a área de atuação informada no cadastro sob a possibilidade de eliminação caso haja divergências. Temos duas comissões que analisam as propostas: a primeira verifica a parte de documentação e cadastro e a segunda realiza a análise artística do projeto”, explica Cynthia.

A Lei Municipal Calmon Barreto foi criada pela atual administração em 2021 para dar suporte à classe artística de Araxá durante o período crítico de pandemia e já beneficiou 114 projetos em suas duas edições. O investimento total no incentivo à cultura através da lei até o momento é R$ 404 mil.

Curta “A Valsa das Montanhas” é filmado em Araxá e Serra da Canastra

As filmagens do curtametragem “A Valsa das Montanhas” aconteceram em Araxá e no distrito São João Batista da Serra da Canastra, entre os dias 17 e 21 de setembro passado. O elenco é composto por atores araxaenses e da região como Frederico Ramos, Ana Cândida, Susi Feoli, Juliana Afonso, Rosana Loren, além das participações de Juliana Rage, Roberto Lonato e Maria Cármem Paiva.

Produzido pela Campos Produções e pela Red Fish Filmes, o curta-metragem é baseado no conto homônimo de Rodrigo Feres, escritor araxaense que também assina o roteiro. A história se passa nas décadas 1970 e 1990 para apresentar o amor de Ana, jovem vinda de uma família rica e conservadora, e de seu professor de piano Carlos, vinte anos mais velho. Com experiência em teatro, Juliana Afonso faz sua estreia no audiovisual no ano que conclui sua formação em artes cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), interpretando a protagonista Ana. “Tenho muito a agradecer à equipe do curta, a experiência

do audiovisual foi nova para mim e apesar disto fizeram com que me sentisse em casa como uma veterana. Todos muito profissionais e engajados nos processos demandados”, conta. Juliana interpreta Ana em sua juventude. “Ana é uma jovem dos anos 70, mas com anseios de quem é jovem independente da época em que se situa. Essa pulsação inata da juventude me ajudou a pensar a personagem trazendo para ela o que entendo, observo e sinto sobre essa fase da vida”, diz Juliana.

O araxaense Frederico Ramos professor de teatro e artes hoje atua em Belo Horizonte e veio a Araxá para assumir o papel do protagonista Carlos. “A tentação do pensamento mágico é grande em mim quando lembro desse tra-balho. É que foram tantos encontros felizes que parecia mais um presente do universo. Já conhecia boa parte da equipe e estava animado, mas confesso que fiquei impressionado com a maturidade e competência da produção. É incrível saber que Araxá já tem capacidade internacional pra fazer cinema”,

afirma. “A história trata contradições da mineiridade de um modo muito delicado, mas profundo. Para as locações que têm tanta força em nossas memórias afetivas, foi uma oportunidade sensacional para serem revisitadas com esse novo olhar”, completa.

Ana Cândida é profissional há mais de 15 anos e recentemente foi premiada como “Melhor Atriz” pelo curta-metragem

“Ana” no Cannes World Film Festival. Ela interpreta a protagonista Ana na fase adulta. “Voltar a Araxá, cidade onde passei minha infância e adolescência para gravar o curta foi muito especial. Quando soube que contaria uma história de amor em Araxá, logo pensei que para mim seria um momento onde depois de tanto tempo morando e trabalhando longe das minhas raízes,

eu poderia resgatar sentimentos diversos e profundos”, diz. “Ver o empenho de profissionais sérios e apaixonados pela arte em um país que valoriza tão pouco a cultura me faz uma atriz privilegiada. Um projeto lindo com uma equipe supercompetente”, completa.

Outro destaque do elenco é Rosana Loren que atua profissionalmente como cantora, atriz, com-

positora, dramaturga e produtora desde 2000. No curta, ela interpreta a mãe de Ana na década de 1970.

“A cada nova cena eu ficava encantada até que comecei a torcer para que o final fosse feliz e que aquele amor retratado com tanta dor lograsse êxito ao final. Já sentia a dor de uma mãe que ama e quer o melhor pra sua filha. Fiquei à vontade, mergulhei na personagem e busquei oferecer o meu melhor”, conta.

O projeto que foi premiado no edital FEC 03/2021 e realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais fará parte da série “Amor em Minas” que será exibida pela Rede Minas. As datas de lançamento e exibição do filme ainda não estão definidas. A direção de “A Valsa das Montanhas” é de Bruno Campos, produzido por Delvo Simões com Eliane Coelho como diretora de produção. O curta-metragem teve apoio cultural da Prefeitura de Araxá através da Fundação Cultural Calmon Barreto, Casa Canastra, Lojas Parati, Seara Corretora de Grãos e UP Automarcas.

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 12 CLARIM CLARIM
Neste
Frederico Ramos e Juliana Afonso em cena Foto: Gustavo Maneira

Secretaria de Educação premia projetos inovadores

A rotina dos alunos nas escolas foi alterada no período de pandemia, quando a educação precisou se reinventar. Então, para aliviar as consequências desse “novo normal” póspandemia, professores da rede municipal de educação participaram do projeto “Práticas Pedagógicas Exitosas: Novos Tempos, Novos Jeitos de Ensinar e Aprender” que premiou ideias inovadoras.

A iniciativa teve como objetivo ressaltar, evidenciar e valorizar o conteúdo pedagógico promovido pelos professores em seus núcleos escolares. Para reconhecer os que tiveram iniciativas inovadoras durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação realizou a premiação dos professores que foram destaque com seus projetos no último dia 7, no auditório Acia. O evento contou com a presença de diretores, supervisores, coordenadores, além da participação dos alunos do Coral Aziz Canta sob a coordenação da professora Adriana Medeiros e dramatização da aluna Francisca Garcia. A comissão julgadora dos projetos foi composta pelo professor Daniel Machado e pela representante do Conselho Municipal dos

Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mônica Faria.

A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, destaca a importância desse reconhecimento. “Foi um trabalho fantástico, é muito gratificante ver os professores desenvolvendo ideias que vão para além da sala de aula. Por meio dessas iniciativas, foi possível compartilhar experiência da educação com todos os profissionais e a premiação vem para engrandecer e realmente reconhecer o esforço de cada um”, afirma.

Premiados

Categoria 1: Ensino Fundamental Anos FinaisRegular

1º lugar - projeto Português com Artes, professora Rosimere Felipe Raimundo Ribeiro (E.M. Professora Leonilda Montandon)

2º lugar - projeto Ciências na Prática, professora Janaina Pifane Silva (E.M. Antônio Augusto de Paiva e E.M. Aziz J. Chaer)

3º lugar - projeto Eu Cuido de Você, Você Cuida de Mim e Nós Cuidamos de Todos, professor Danilo Domingos Borges (E.M. Professora Auxiliadora Paiva)

4º lugar - projeto Co-

nhecendo a Nossa Escola através da História, professora Maria Lúcia dos Santos (E.M. Padre Inácio)

5º lugar - projeto O Fazer Pedagógico Pós-pandemia: O Valor do Trabalho em Equipe, professora Cleuza Maria Gomes Jarussi (E.M. José Bento).

Categoria 2 - Ensino Fundamental - Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

1º lugar - projeto É Tempo de Aprender, professora Rosimere Felipe Raimundo Ribeiro (E.M. Professora Auxiliadora Paiva)

2º lugar - projeto Trabalho: Cidadania e Dignidade de Vida, professora Vivian das Graças Sardinha (E.M. Professora Leonilda Montandon)

3º lugar - projeto O Uso da Tecnologia para Informar e Comunicar, professora Elaine Teodoro (E.M. Agar de Affonseca e Silva)

4º lugar - projeto EJA: Emancipação Sim! Evasão Não!, Professora Ana Lúcia Oliveira (E.M. Professora Leonilda Montandon)

5º Lugar - projeto Falar com Amor, Ensinar com Sabedoria, professor Adilson de Jesus (E.M. Alice Moura).

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 13CLARIM CLARIM

Bem

Tratamento de Alzheimer ajuda na qualidade de vida

A médica neurologista Yvely Iunes Akel destaca que uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo mais comum a doença de Alzheimer que atinge sete entre dez indivíduos em todo o mundo. Ela acrescenta que Alzheimer não tem cura, mas o tratamento da doença ajuda na qualidade de vida. Segundo ela, geralmente os sintomas se desenvolvem lentamente e pioram com o tempo tornando-se graves o suficiente para interferir nas tarefas diárias. A médica explica as principais causas da doença e os tratamentos hoje disponíveis para os sintomas.

Quais são as causas da doença de Alzheimer?

Não se sabe exatamente porque a doença ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características de Alzheimer. As duas principais alterações que se apresentam são as placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide anormalmente produzida e os emaranhados neurofibrilares frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral. Estudos recentes demonstram que essas alterações cerebrais já estariam instaladas antes do aparecimento de sintomas demenciais. Por isso,

quando aparecem as manifestações clínicas que permitem o estabelecimento do diagnóstico dizse que teve início a fase demencial da doença. As perdas neuronais não acontecem de maneira homogênea. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas posteriormente, ampliando as perdas.

Quais são os sintomas? É uma doença progressiva, onde os sintomas de demência pioram gradualmente ao longo de vários anos. Nos estágios iniciais, a perda de memória é leve, mas com o Alzheimer em

estágio avançado os indivíduos perdem a capacidade de manter uma conversa e responder ao ambiente.

Tem cura?

Alzheimer não tem cura, mas os tratamentos para os sintomas estão disponíveis e a pesquisa continua. Embora os tratamentos atuais para a doença não possam impedir a sua progressão, eles podem retardar temporariamente o agravamento dos sintomas de demência e melhorar a qualidade de vida das pessoas e de seus familiares. Além da terapia medicamentosa, existem outras formas de ajudar as pessoas que têm esse quadro, como estimulações cognitiva com jogos, desafios mentais, resgate de histórias entre outros; social com comunicação, convivência e afeto; física com

prática de atividades físicas e de fisioterapia e de organização do ambiente de forma que fique tranquilo com voz amena e evitando conflitos desnecessários.

É possível fazer algum tipo de prevenção?

Não existe prevenção e, sim, mecanismos de proteção para diminuir o risco de desenvolver a doença. Se a ciência ainda não sabe explicar exatamente o que causa os depósitos de placas de proteínas no cérebro, estudos já indicam que há fatores ambientais implicados em aumento do risco dessa demência incluindo aqueles mesmos que elevam as chances de doenças cardiovasculares e o câncer como sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo e excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, o esforço feito ainda na meia-idade para envelhecer bem, embora não previna diretamente a doença vale também para a manutenção da saúde cerebral. A baixa escolaridade está relacionada ao desenvolvimento do Alzheimer. A riqueza de conexões advinda da atividade intelectual ajuda os impulsos nervosos a terem mais caminhos para contornar as lesões cerebrais e retarda o surgimento dos sintomas. Por isso, recomenda-se manter sempre uma atividade que estimule o trabalho cerebral. Invista em desafiar o cérebro com leituras, jogos tradicionais e eletrônicos, palavras cruzadas, cursos e novos aprendizados. Comece já!

AULAS GRATUITAS DE ALONGAMENTO, GINÁSTICA FUNCIONAL E ZUMBA

A Secretaria Municipal de Esportes oferece gratuitamente aulas de alongamento, ginástica funcional e zumba realizadas no Parque do Cristo, Ginásio Max Neumann, Praça da Juventude, Praça das Mangueiras e Núcleo de Convivência Pão de Açúcar.

As atividades são executadas pela Assessoria Municipal de Esportes Especializados para conscientizar a população sobre os vários benefícios da atividade física como fortalecer o sistema imunológico, prevenir o surgimento de doenças crônicas e manter a mente saudável. O assessor Danilo Borges destaca a importância da participação da população nas atividades em qualquer idade. “Fazer parte dessas atividades é uma grande oportunidade para quem pretende incluir o exercí-

cio físico na rotina ou apenas manter os hábitos saudáveis. De uma forma leve, o público sente a diferença positiva em seu cotidiano de forma imediata”, diz. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a Assessoria Municipal de Esportes Especializados pelos telefones (34) 3669-8055 ou 3664-7836.

Cronograma

Segunda-feira: alongamento e ginástica para a melhor idade das 8h às 9h na praça das Mangueiras; zumba para adultos das 18h às 19h no Núcleo de Convivência Pão de Açúcar e das 19h15 às 20h15 no Parque do Cristo.

Terça-feira: zumba para adultos das 18h30 às

19h30 no Ginásio Max Neumann e das 20h às 21h na Praça da Juventude; Ginástica Funcional para Adultos das 19h às 20h na Praça da Juventude.

Quarta-feira: alongamento e ginástica para a melhor idade das 7h às 8h na Praça da Juventude e das 17h45 às 18h45 na Praça das Mangueiras; zumba para adultos das 18h às 19h no Núcleo de Convivência Pão de Açúcar e das 19h15 às 20h15 no Parque do Cristo.

Quinta-feira: zumba para adultos das 18h30 às 19h30 no Ginásio Max Neumann e das 20h às 21h na Praça da Juventude; ginástica funcional para adultos das 19h às 20h, na Praça da Juventude.

Sexta-feira: alongamento e ginástica funcional para a melhor idade das 7h às 8h na Praça da Juventude.

ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 14 CLARIM CLARIM
Estar ODONTOLOGIA AVANÇADA Dr. Celso Luiz M. Machado Clínica Geral - CRO/MG 9539 Dra. Danielle C. Machado Martins Endodontista e Implantes - CRO/MG 33814 Dr. Adalberto B. Martins Ortodontia e Estética - CRO/MG 49954 Av. Vereador João Sena Araxá MG (34) 3661-4302 (34) 99134-3456 Rua Dom José Gaspar, 552 - (34) 3662-1454 PPRA, ASO, PCMSO (ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL)
A médica neurologista Yvely Iunes Akel
www.clarim.net.br
ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINA 15CLARIM CLARIM Luci Silva luciclarim@terra.com.brCircuito RUA MARIANO DE ÁVILA 180/A - FONE (34) 3664-5508 Toda Linha de óculos solar, armações e lentes com a melhor qualidade do mercado. Tudo em 10 pagamentos ou com o melhor preço à vista! Venha nos fazer uma visita. Óticas Vision Araxá e Perdizes. Esperamos por vocês! Aniversário Outubro Rosa Dia do Médico Inauguração Dia da Criança Parabéns ao Vereador Valtinho pelo novo empreendimento, na foto ele está com a equipe de trabalho na sua farmácia situada à av. João Paulo II, 10, Centro, fone 3661-6570. Muito sucesso para a Farmácia do Valtinho! A Associação do Amor em apoio às pessoas com câncer com várias atividades durante este mês com a campanha Outubro Rosa. A maior arma ainda é a prevenção, todos juntos nesta causa! A Semana da Criança no Cemei Sarah Valle foi marcada por oficinas, brincadeiras e recreação, valorizando a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Que Nossa Senhora Aparecida abençoe todas as crianças! Aplausos mais que especiais para a querida Patrícia que aniversariou neste último dia 18 de outubro. Parabéns! Através da Dra. Marina de Deus que recentemente inaugurou a sua MD Clinic, cumprimento todos os Médicos pelo seu dia e que Deus proteja sempre vocês. Parabéns!
ARAXÁ, 21 DE OUTUBRO DE 2022PÁGINA 16 CLARIM CLARIM

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.