8 minute read

Pela primeira vez, os renomados Festival Gastronômico Saberes e Sabores e o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) serão realizados de forma simultânea e terão programação integrada entre os próximos dias 11 e 15 de maio. Páginas 28 e

Next Article
Páginas 8 a

Páginas 8 a

Araxá terá festivais simultâneos de gastronomia e literatura

Pela primeira vez, os renomados Festival Gastronômico Saberes e Sabores e o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) serão realizados de forma simultânea e terão programação integrada entre os próximos dias 11 e 15 de maio.

Advertisement

“São festivais distintos em sua essência e execução, mas que irão se complementar à medida que têm público em comum e uma programação que vai agradar toda a família”, explica a presidente da Fundação Cultural Acia que organiza o Festival Saberes e Sabores, Elisa Baião Macêdo.

Parte da estrutura física

A programação de mesas e debates em torno do tema central da 10ª edição do Festival de Literário de Araxá (Fliaraxá), “Abolição, Independência e Literatura”, traz importantes escritores e intelectuais em língua portuguesa, entre os próximos dias 11 e 15, quando mais de 50 convidados compartilharão suas experiências, obras e pesquisas nos debates que serão transmitidos pelo YouTube do Fliaraxá com acesso gratuito. dos festivais terá como fundo a arquitetura neoclássica do Grande Hotel, cercada pelos belos jardins assinados por Burle Marx. “São festivais muito consolidados, por isto, nossa única preocupação em relação a essa integração foi colocar a mesma identidade e elegância para ambos os espaços para que tanto, marcas quanto atrações, sejam elas culturais e literárias da parte do Fliaraxá, quanto às atrações gastronômicas e musicais do Saberes e Sabores, fiquem na mesma proporção”, destaca o diretor e criador do Fliaraxá, Afonso Borges. Literatura e gastronomia - A ideia central da integração dos festivais é proporcionar aos visitantes a possibilidade de viver experiências literárias e gastronômicas em um mesmo ambiente. A décima edição do Fliaraxá traz uma imensa livraria, espaços de interação com os autores e um auditório para os debates. Já o Festival Saberes e Sabores oferecerá em sua tenda gastronômica estandes destinados a bares, restaurantes e cervejarias artesanais, além de oficinas, degustações (cafés, gin, vinho e cachaça), produtos da terra e espaço para as mais variadas formas de expressão cultural e artística.

A programação disponível nos sites e redes sociais dos eventos permitirá que os interessados possam passear por um universo de conhecimento e experiências gastronômicas com atividades durante todo o dia. “O mineiro entende de comida boa e é apaixonado por literatura, por isto, essa integração é tão relevante e, com certeza, vai proporcionar momentos inesquecíveis”, aposta o idealizador do Festival Saberes e Sabores, Armando de Angelis.

AUTORES LOCAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS COMPÕEM A PROGRAMAÇÃO DO 10º FLIARAXÁ

No site www.fliraxa. com.br é possível acessar todas as mesas programadas, incluindo os debates com autores de Araxá e região que acontecem de forma presencial e nacionais e internacionais que participarão online. A abertura do evento acontece de forma presencial na quarta-feira, 11, às 18h30, no palco Itamar Vieira Junior que está sendo montado na área externa do Grande Hotel, com a presença do criador do Fliaraxá, Afonso Borges, do curador, o escritor e jornalista Tom Farias, e do escritor Jeferson Tenório que ficarão em Araxá durante todo o período do evento, além de autores locais e autoridades convidadas. Na ocasião, será aberta a grande livraria e os demais espaços do festival abertos ao público. Fliaraxá - O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam com exclusividade o 10º Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, Central Única de Favelas de Araxá (Cufa), com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Luiz Lacerda

Especialista em loiros, cortes estilizados e penteados

Paulo Lima

(34) 9883-76139 Designer de sobrancelhas

Av. Prefeito Aracely de Paula, 2.549, Centro Fone (34) 3661-0944 Instagram: @espacoluizlacerda

Loja Mariano de Ávila Rua Mariano de Ávila, 73, loja 10 (34) 3612-1760

Dr. Celso Luiz M. Machado

Clínica Geral - CRO/MG 9539 Dra. Danielle C. Machado Martins

Endodontista e Implantes - CRO/MG 33814

Dr. Adalberto B. Martins

Ortodontia e Estética - CRO/MG 49954

Av. Vereador João Sena Araxá MG (34) 3661-4302 (34) 99134-3456

PPRA, ASO, PCMSO (ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL)

Rua Dom José Gaspar, 552 - (34) 3662-1454

www.clarim.net.br

Fase de crescimento Quando crianças e adolescentes devem procurar um ortopedista?

Sidney Gonçalves Ramos

Muitos pais e responsáveis se perguntam quando é o momento correto de procurar um ortopedista. Esse profissional é o responsável por tratar doenças em crianças e jovens nesse período da vida, popularmente conhecido como fase de crescimento.

Existem dois principais sinais de alerta de que é necessário iniciar um acompanhamento ortopédico: a dor articular e a dificuldade em qualquer função motora (quando as crianças ou os jovens não conseguem fazer funções básicas adequadamente, como caminhar e correr). Ao nascer, a criança já passa por uma triagem ainda na sala de parto pelo pediatra, na qual são avaliadas, entre outras características, a presença de polidactilia (dedos extranumerários), sindactilia (dedos grudados), espinha bífida, displasia do quadril e pé torto congênito. Uma característica que costuma preocupar os pais é o chamado pé plano ou pé chato. A criança nasce com o pé plano e, em torno dos 2 anos, começa a se desenvolver o arco plantar, o que pode ocorrer até os 6 anos. Só deve haver preocupação quando essa condição se torna motivo de dor para a criança ou limitação funcional e, neste caso, o ortopedista pode recomendar tratamento.

Outra questão bastante observada nessa faixa etária é o alinhamento das pernas. Em bebês, as pernas arqueadas (joelho varo) em geral se corrigem de forma natural até os 2 anos. Caso persista, é necessária uma consulta para avaliação. Já entre os 3 e 6 anos é comum o joelho em X (joelho valgo), mais presente nas crianças gordinhas que em geral também se corrige naturalmente até os 8 anos. Caso os pais notem uma angulação mais acentuada e/ou desproporcional ou que ainda cause dor/dificuldade ao caminhar, o ortopedista deverá ser procurado.

Na adolescência, é muito comum a “dor do crescimento”. Acredita-se que esse incômodo ocorre no estirão do crescimento dos pequenos devido a um crescimento ósseo mais rápido do que o muscular/ tendinoso, ocasionando um certo tensionamento dos tendões em sua inserção nos ossos que pode ser agravado durante a prática de atividades físicas. A dor ocorre principalmente à noite e cerca de 20% das crianças sentem alguma dor do crescimento durante seu desenvolvimento. Importante ressaltar que a dor do crescimento é um diagnóstico de exclusão, portanto, a criança deve ser avaliada quanto a outras causas de dor articular (artrites, sinovites...). Os sintomas que os pais devem ficar atentos são: hiperemia articular, vermelhidão, dificuldade ou bloqueio para movimentar a articulação, marcha claudicante, febre e perda de apetite.

Ainda na adolescência, outro motivo comum de consulta e dúvida dos pais é em relação à postura de seus filhos. O que mais vemos na prática clínica é o dorso curvo postural e escoliose idiopática juvenil, principalmente nas meninas. Nesta fase, com o desenvolvimento das mamas, as meninas podem se sentir envergonhadas e deixar o ombro mais caído para tentar “esconder” seu corpo, o que pode interferir na sua postura e no desenvolvimento da coluna. O papel do ortopedista nessa situação visa através da avaliação clinicorradiológica diferenciar entre outras patologias que podem agir de forma semelhante como hipercifose torácica e cifose de Scheuermann.

Na escoliose, os pais podem observar alguns sinais que chamem atenção para uma avaliação do especialista como, por exemplo, diferença na altura dos ombros, pelve inclinada, gibosidade ou abaulamento nas costas quando a criança se abaixa e assimetria do triângulo de talhe (triângulo formado entre o braço e o tronco quando o paciente é visto de costas). É muito importante a avaliação e acompanhamento do ortopedista nesse quadro, pois a escoliose pode se acentuar muito durante o estirão do crescimento e há medidas terapêuticas eficazes para o tratamento clínico.

Enfim, os pais e familiares são nossos principais aliados no tratamento da dor articular e distúrbios do movimento de nossas crianças. Ao perceber qualquer alteração nos seus filhos, principalmente as descritas neste texto informativo, a consulta com seu ortopedista não pode ser negligenciada.

O médico ortopedista Sidney Gonçalves Ramos é especialista da Unimed Araxá

Circuito

Idade da Loba

Após adiar por dois anos, Valdete Martins pôde fazer a sua tão sonhada festa de 50 anos. O Grann Hall foi pequeno para reunir tantos amigos e familiares. Felicidades sempre Detinha!

Dia das Mães Fama

Luci Silva

luciclarim@terra.com.br

Valéria Santos de Oliveira é a nova Superintendentepresidente da Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama). Sucesso nessa nova etapa de sua vida!

Lançamento

O escritor Luiz Humberto França que preside a respeitada Academia Araxaense de Letras (AAL) acaba de lançar mais um livro, um instigante romance policial intitulado “A Caçada”, ontem, 05/05, na Livraria Nobel. Parabéns!

Aniversário

Toda Linha de óculos solar, armações e lentes com a melhor qualidade do mercado. Tudo em 10 pagamentos ou com o melhor preço à vista! Venha nos fazer uma visita. Óticas Vision Araxá e Perdizes. Esperamos por vocês!

RUA MARIANO DE ÁVILA 180/A - FONE (34) 3664-5508

This article is from: