Page 1

Artigos elaborados pelos Clientes do Centro de Actividades Ocupacionais 1, 2 e pelo LAR. Composição gráfica elaborada pelo grupo de T.I.C. do Centro de Actividades Ocupacionais 1

Edição nº31 – Abril de 2016 a Setembro de 2016 Sede Social - Rua João Cardoso Nº 13, R/C Posterior 3460-603 Tondela Telefone (351) 232812703. Fax (351) 232812705 e-mail: geral@varios.pt

MISSÃO DA VÁRIOS

Valores:

A missão da Vários consiste em prestar serviços de qualidade a crianças, jovens e adultos com Deficiência e/ou incapacidade e desfavorecidos em geral, promovendo a sua inserção social e laboral e otimizando a sua qualidade de vida.

Privacidade

Solidariedade

Rigor

VISÃO

Respeito/Ética

Responsabilidade

Inovação

Confidencialidade

Ser reconhecida como Instituição de referência entre os Serviços Sociais, baseando a sua intervenção na promoção de uma cidadania plena e na melhoria contínua das respostas existentes, perspectivando também futuras respostas e o estabelecimento de novas parcerias.

Pág. 9

Pág. 3

Pág.8

Pág. 3

Pág. 5

Atividades de Verão

Rua Nossa Senhora da Esperança, Nº65 Adiça | 3460-321 Tondela Portugal

Pág. 2

Pág. 9

Pág. 8

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 4

Pág. 4

Pág. 6

geral@edibestlda.com [tel] 232 822 047 [fax] 232 823 506


Atividades de Verão O Centro de Atividades Ocupacionais 2 aproveitou as

altas temperaturas deste verão da melhor maneira, entre piqueniques junto a praias fluviais do concelho, tais como, Várzea do Homem, Coração de Maria em Castelões; Caminhadas no Percurso Pedestre Rota dos Laranjais e Eco Pista,

Nos dias 19 de Julho, 5 de Agosto e 2 De Setembro o grupo do Centro de Atividades Ocupacionais 1, deslocou-se á praia da Gala na Figueira da Foz. Estes dias permitiram desfrutar de banhos de sol como de bons mergulhos na água, assim como de umas partidas

Ida à feira de São Mateus; Passeio de bicicleta na Eco Pista;

de fute-

Arraial nos Santos Populares; Confeção de Pizzas em Parada

bol de praia e jogos de cartas entre outras brincadeiras

de Gonta; Intercâmbio com o Centro de Estudos New Heroes

que fomentaram o convívio entre as Pessoas Apoiadas

e algumas atividades agrícolas: desfolhada e vindima. Foi

e Equipa Técnica do CAO1. Nestes dias o almoço re-

um verão quente, recheado de momentos de grande convívio e aprendizagem, entre Pessoas Apoiadas e Técnicos.

alizou-se no Parque de Merendas de São Pedro, do qual dispunha do mercado, de um campo de futebol, mesas e um extenso relvado para desfrutar-mos da hora de almoço até ao regresso á praia. Gostámos muito desta actividade e gostaríamos de repetir.

O Grupo de Expressão Dramática do Centro de Atividades Ocupacionais 2, apresentou durante o mês de Julho uma peça de teatro “Comer bem Faz bem!”. No Auditório Municipal, cerca de uma centena de crianças, dos Campos de férias do concelho, assistiram à peça sobre alimentação saudável.


No dia 28 de Abril

As pessoas apoiadas do Centro de Ativida-

um grupo de Pes-

des Ocupacionais 2, do Lar Residencial e Resi-

soas Apoiadas da Cooperativa Vários foi convi-

dência Autónoma da Vários, puderam, de 05 a

dado a participar na Campanha de Prevenção

09 de setembro de 2016, usufruir de 5 dias dife-

dos Maus-Tratos na Infância, cujo símbolo é o

rentes, na Pousada da Juventude Mira Lodge

Laço Azul, promovida pela Comissão Nacional

Park, na Praia de Mira. A Pousada dispunha de

Proteção de Crianças e Jovens e dinamizada a

todas as condições para umas férias especiais,

nível local pela Comissão de Proteção de Crian-

como uma fantástica piscina onde à tarde, depois da sesta, mandámos uns belos mergulhos, um

ças de Tondela. A campanha pretende chamar a

espaço no exterior para refeições, esplanadas,

atenção da comunidade para um problema pre-

bar e sala de convívio, tudo inserido no cenário

sente na nossa sociedade, os maus-tratos em cri-

do Parque de Campismo Mira Lodge Park, bem

anças, e por esta nobre causa, a Vários e as suas

pertinho da Barrinha de Mira. As manhãs eram

Pessoas Apoiadas estão sempre prontas a apoiar.

passadas na praia, que se encontra a cerca de 1 Km da Pousada, distancia que aproveitávamos para efetuar uma caminhada matinal com as pessoas mais autónomas, sendo estas sempre bem animadas. Foram 5 dias maravilhosos, de grande convívio entre Pessoas Apoiadas, Monitores e Técnicos das 3 Respostas Sociais.

Esta atividade foi um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. - Instituto Nacional para a Reabilitação.

No passado dia 09 de Agosto o Centro de Actividades Ocupacionais 1, deslocou-se a Viseu ao Palácio de Gelo, para visualizar o filme A Era do Gelo o Big Bang. Á chegada a Viseu o grupo dirigiu-se ao piso das refeições para almoçar na PIZZARIA. No fim do almoço as pessoas apoiadas foram até às salas de cinema Luso Mundo para ver o filme. Após o filme lanchámos e regressámos a Tondela.

A Vários teve o prazer de participar na iniciativa do CLAS de Tondela, “Rede Solidária”. Esta foi a primeira iniciativa do género no concelho de Tondela. A Vários avalia a iniciativa, bem como a sua participação de forma muito positiva, considerando que os objectivos propostos foram atingidos por inteiro. A atividade ocorreu ao longo dos dias 17, 18 e 19 de Junho, no espaço da galeria do Mercado Velho. O primeiro dia consistiu na apresentação de vários parceiros com lugar no CLAS de Tondela, onde tiveram a oportunidade de apresentar a história da sua entidade e um resumo do seu funcionamento. O dia culminou com a abertura de uma exposição solidária onde as entidades do CLAS de Tondela tiveram a oportunidade de expor os seus produtos durante os dias referidos anteriormente e de mais uma vez dar-se a conhecer à comunidade tondelense.Uma nota final com a informação que para além da participação na iniciativa, a Vários tem a responsabilidade, o orgulho e o prazer de fazer parte do Núcleo Executivo do CLAS de Tondela.


No dia 27 de Abril de 2016 decorreu no ginásio do CAO1 Foi com grande satisfação que à semelhança de anos anteriores, o Lar Residencial e a Residência Autónoma da Cooperativa Vários organizaram nos dias 1 e 4 de Agosto, um piquenique na praia fluvial de Nandufe. O convívio não poderia ter sido realizado sem o apoio da União de Freguesias Tondela-Nandufe, uma vez que

da Vários uma Acção de Sensibilização sobre os cuidados com os Animais Domésticos. A acção de sensibilização foi promovida pelo GARVA (grupo de auto-representantes) no âmbito das actividades de desenvolvimento pessoal e social. A presente Acção de Sensibilização foi ministrada pela Dr.ª Rosalina e pela Dr.ª Patrícia ambas ligadas ao Canil Municipal de Tondela, tendo sido, também, abrilhantadas por uma cadela com a qual as pessoas apoiadas puderam interagir. A avaliação final foi muito positiva e muito esclarecedora. Desde já o nosso obrigada pela colaboração da Câmara Municipal de Tondela e pela disponibilidade da Dr.ª Rosalina e da Dr.ª Patrícia.

gentilmente cederam as instalações sanitárias, mesas, cadeiras e chapéus-de-sol para a ativida-

No dia 3 de Agosto, o Lar Residencial da Cooperativa Vá-

de. Todos os clientes do Lar Residencial e Resi-

rios organizou um churrasco no pátio do Lar. Todas as Pessoas

dência Autónoma participaram nas atividades. O

Apoiadas participaram na atividade. Houve lugar a música, dan-

dia foi bem passado, entre mergulhos, descanso

ça e muita animação.

e atividades desportivas.

No dia 26 de Julho, o Centro de Atividades Ocupacionais 1 realizou um piquenique na praia flu-

No dia 11 de Setembro de 2016 teve lugar a caminhada

vial da Várzea do Homem. À chegada as pessoas

Labesfal/Fresinius Kabi no âmbito das festas da FICTON 2016

apoiadas estenderam as suas toalhas na relva e

e contou com a participação de Pessoas Apoiadas pela Residência Autónoma e Lar Residencial.

apanharem sol. De seguida as pessoas apoiadas

No dia 24 de junho teve lugar um Arraial Popular no pátio do foram á água e no final realizou-se o almoço. Após o almoço fizeram-se alguns jogos de mesa até á hora do lanche, após o qual regressamos ao CAO1.

Lar Residencial, organizado pelo Lar Residencial, Centro de Atividades Ocupacionais 2 e Residência Autónoma. Houve direito a churrasco, música e animação durante a tarde.


Decorrente do protocolo RSI celebrado entre o ISS,IP Centro Distrital de Viseu e a Vários – Cooperativa de Solidariedade Social e da adenda que alarga a área de intervenção da Equipa Metas, a algumas freguesias do concelho de Carregal do Sal, esta concebeu e realizou com as famílias, três sessões informativas: uma referente à temática de “Primeiros Socorros” no dia 5 de Julho e duas sob a temática da “Sexualidade e Afetos” nos dias 23 e 30 de Setembro de 2016. Estas sessões fazem parte do plano de ação de 2016, nomeadamente do Projeto “Abrir Horizontes”, realizaram-se no Centro Cultural da Câmara Municipal de Carregal do Sal e foram ministradas pela Sr.ª Enfermeira Joana Lopes, representante da Saúde no NLI - Núcleo Local de Inserção deste concelho e pela Psicóloga da Equipa Multidisciplinar de RSI - Cláudia Carvalho. A sessão de “Primeiros socorros” visava transmitir aos beneficiários noções básicas de atuação em caso de acidentes domésticos e as sessões de “Sexualidade e Afetos” pretendiam dar alguns conheci-

No dia 25 de maio de 2016 teve lugar a 2ª caminhada noturna organizada pelo Lar Residencial e a Residência Autónoma da Cooperativa Vários. A Vários considerou a caminhada “Vários ao Luar” um enorme sucesso, uma vez que a participação da comunidade aumentou consideravelmente em relação à primeira edição da caminhada. Nesta edição o número de participantes foi de 150, mais uma vez a Vários estende a todos eles o seu enorme agradecimento. A Vários entende que o contributo livre dos cidadãos da nossa comunidade é inestimável para as Pessoas Apoiadas do Lar Residencial/Residência Autónoma, uma vez que será fundamental para a realização de atividades lúdicas e socioculturais. Estas atividades são imprescindíveis para a saúde física e mental do nossos CIDADÃOS APOIADOS.

mentos essenciais sobre doenças sexualmente transmissíveis e as dimensões afetivas da Sexualidade.

Parceiros na organização:

Para os beneficiários presentes nas sessões, a avaliação final foi muito positiva e esclarecedora.

Município de Tondela

A equipa aproveita para agradecer a colaboração e disponibilidade da Enf.ª Joana e da Câmara Municipal de Carregal do Sal, na cedência do espaço para a realização das sessões.

G.N.R. de Tondela Grupo Rosicar Casa ao Cubo Antero Marques Loureiro Distribuição

Jornal "Folha da Vários" edição 31  

Jornal "Folha da Vários" edição 31

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you