Issuu on Google+

Artigos elaborados pelos Clientes do Centro de Actividades Ocupacionais 1, 2 e pelo LAR. Composição gráfica elaborada pelo grupo de T.I.C. do Centro de Actividades Ocupacionais 1

Edição nº31 – Abril de 2016 a Setembro de 2016 Sede Social - Rua João Cardoso Nº 13, R/C Posterior 3460-603 Tondela Telefone (351) 232812703. Fax (351) 232812705 e-mail: geral@varios.pt

MISSÃO DA VÁRIOS

Valores:

A missão da Vários consiste em prestar serviços de qualidade a crianças, jovens e adultos com Deficiência e/ou incapacidade e desfavorecidos em geral, promovendo a sua inserção social e laboral e otimizando a sua qualidade de vida.

Privacidade

Solidariedade

Rigor

VISÃO

Respeito/Ética

Responsabilidade

Inovação

Confidencialidade

Ser reconhecida como Instituição de referência entre os Serviços Sociais, baseando a sua intervenção na promoção de uma cidadania plena e na melhoria contínua das respostas existentes, perspectivando também futuras respostas e o estabelecimento de novas parcerias.

Pág. 9

Pág. 3

Pág.8

Pág. 3

Pág. 5

Atividades de Verão

Rua Nossa Senhora da Esperança, Nº65 Adiça | 3460-321 Tondela Portugal

Pág. 2

Pág. 9

Pág. 8

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 4

Pág. 4

Pág. 6

geral@edibestlda.com [tel] 232 822 047 [fax] 232 823 506


Atividades de Verão O Centro de Atividades Ocupacionais 2 aproveitou as

altas temperaturas deste verão da melhor maneira, entre piqueniques junto a praias fluviais do concelho, tais como, Várzea do Homem, Coração de Maria em Castelões; Caminhadas no Percurso Pedestre Rota dos Laranjais e Eco Pista,

Nos dias 19 de Julho, 5 de Agosto e 2 De Setembro o grupo do Centro de Atividades Ocupacionais 1, deslocou-se á praia da Gala na Figueira da Foz. Estes dias permitiram desfrutar de banhos de sol como de bons mergulhos na água, assim como de umas partidas

Ida à feira de São Mateus; Passeio de bicicleta na Eco Pista;

de fute-

Arraial nos Santos Populares; Confeção de Pizzas em Parada

bol de praia e jogos de cartas entre outras brincadeiras

de Gonta; Intercâmbio com o Centro de Estudos New Heroes

que fomentaram o convívio entre as Pessoas Apoiadas

e algumas atividades agrícolas: desfolhada e vindima. Foi

e Equipa Técnica do CAO1. Nestes dias o almoço re-

um verão quente, recheado de momentos de grande convívio e aprendizagem, entre Pessoas Apoiadas e Técnicos.

alizou-se no Parque de Merendas de São Pedro, do qual dispunha do mercado, de um campo de futebol, mesas e um extenso relvado para desfrutar-mos da hora de almoço até ao regresso á praia. Gostámos muito desta actividade e gostaríamos de repetir.

O Grupo de Expressão Dramática do Centro de Atividades Ocupacionais 2, apresentou durante o mês de Julho uma peça de teatro “Comer bem Faz bem!”. No Auditório Municipal, cerca de uma centena de crianças, dos Campos de férias do concelho, assistiram à peça sobre alimentação saudável.


No dia 28 de Abril

As pessoas apoiadas do Centro de Ativida-

um grupo de Pes-

des Ocupacionais 2, do Lar Residencial e Resi-

soas Apoiadas da Cooperativa Vários foi convi-

dência Autónoma da Vários, puderam, de 05 a

dado a participar na Campanha de Prevenção

09 de setembro de 2016, usufruir de 5 dias dife-

dos Maus-Tratos na Infância, cujo símbolo é o

rentes, na Pousada da Juventude Mira Lodge

Laço Azul, promovida pela Comissão Nacional

Park, na Praia de Mira. A Pousada dispunha de

Proteção de Crianças e Jovens e dinamizada a

todas as condições para umas férias especiais,

nível local pela Comissão de Proteção de Crian-

como uma fantástica piscina onde à tarde, depois da sesta, mandámos uns belos mergulhos, um

ças de Tondela. A campanha pretende chamar a

espaço no exterior para refeições, esplanadas,

atenção da comunidade para um problema pre-

bar e sala de convívio, tudo inserido no cenário

sente na nossa sociedade, os maus-tratos em cri-

do Parque de Campismo Mira Lodge Park, bem

anças, e por esta nobre causa, a Vários e as suas

pertinho da Barrinha de Mira. As manhãs eram

Pessoas Apoiadas estão sempre prontas a apoiar.

passadas na praia, que se encontra a cerca de 1 Km da Pousada, distancia que aproveitávamos para efetuar uma caminhada matinal com as pessoas mais autónomas, sendo estas sempre bem animadas. Foram 5 dias maravilhosos, de grande convívio entre Pessoas Apoiadas, Monitores e Técnicos das 3 Respostas Sociais.

Esta atividade foi um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. - Instituto Nacional para a Reabilitação.

No passado dia 09 de Agosto o Centro de Actividades Ocupacionais 1, deslocou-se a Viseu ao Palácio de Gelo, para visualizar o filme A Era do Gelo o Big Bang. Á chegada a Viseu o grupo dirigiu-se ao piso das refeições para almoçar na PIZZARIA. No fim do almoço as pessoas apoiadas foram até às salas de cinema Luso Mundo para ver o filme. Após o filme lanchámos e regressámos a Tondela.

A Vários teve o prazer de participar na iniciativa do CLAS de Tondela, “Rede Solidária”. Esta foi a primeira iniciativa do género no concelho de Tondela. A Vários avalia a iniciativa, bem como a sua participação de forma muito positiva, considerando que os objectivos propostos foram atingidos por inteiro. A atividade ocorreu ao longo dos dias 17, 18 e 19 de Junho, no espaço da galeria do Mercado Velho. O primeiro dia consistiu na apresentação de vários parceiros com lugar no CLAS de Tondela, onde tiveram a oportunidade de apresentar a história da sua entidade e um resumo do seu funcionamento. O dia culminou com a abertura de uma exposição solidária onde as entidades do CLAS de Tondela tiveram a oportunidade de expor os seus produtos durante os dias referidos anteriormente e de mais uma vez dar-se a conhecer à comunidade tondelense.Uma nota final com a informação que para além da participação na iniciativa, a Vários tem a responsabilidade, o orgulho e o prazer de fazer parte do Núcleo Executivo do CLAS de Tondela.


No dia 27 de Abril de 2016 decorreu no ginásio do CAO1 Foi com grande satisfação que à semelhança de anos anteriores, o Lar Residencial e a Residência Autónoma da Cooperativa Vários organizaram nos dias 1 e 4 de Agosto, um piquenique na praia fluvial de Nandufe. O convívio não poderia ter sido realizado sem o apoio da União de Freguesias Tondela-Nandufe, uma vez que

da Vários uma Acção de Sensibilização sobre os cuidados com os Animais Domésticos. A acção de sensibilização foi promovida pelo GARVA (grupo de auto-representantes) no âmbito das actividades de desenvolvimento pessoal e social. A presente Acção de Sensibilização foi ministrada pela Dr.ª Rosalina e pela Dr.ª Patrícia ambas ligadas ao Canil Municipal de Tondela, tendo sido, também, abrilhantadas por uma cadela com a qual as pessoas apoiadas puderam interagir. A avaliação final foi muito positiva e muito esclarecedora. Desde já o nosso obrigada pela colaboração da Câmara Municipal de Tondela e pela disponibilidade da Dr.ª Rosalina e da Dr.ª Patrícia.

gentilmente cederam as instalações sanitárias, mesas, cadeiras e chapéus-de-sol para a ativida-

No dia 3 de Agosto, o Lar Residencial da Cooperativa Vá-

de. Todos os clientes do Lar Residencial e Resi-

rios organizou um churrasco no pátio do Lar. Todas as Pessoas

dência Autónoma participaram nas atividades. O

Apoiadas participaram na atividade. Houve lugar a música, dan-

dia foi bem passado, entre mergulhos, descanso

ça e muita animação.

e atividades desportivas.

No dia 26 de Julho, o Centro de Atividades Ocupacionais 1 realizou um piquenique na praia flu-

No dia 11 de Setembro de 2016 teve lugar a caminhada

vial da Várzea do Homem. À chegada as pessoas

Labesfal/Fresinius Kabi no âmbito das festas da FICTON 2016

apoiadas estenderam as suas toalhas na relva e

e contou com a participação de Pessoas Apoiadas pela Residência Autónoma e Lar Residencial.

apanharem sol. De seguida as pessoas apoiadas

No dia 24 de junho teve lugar um Arraial Popular no pátio do foram á água e no final realizou-se o almoço. Após o almoço fizeram-se alguns jogos de mesa até á hora do lanche, após o qual regressamos ao CAO1.

Lar Residencial, organizado pelo Lar Residencial, Centro de Atividades Ocupacionais 2 e Residência Autónoma. Houve direito a churrasco, música e animação durante a tarde.


Decorrente do protocolo RSI celebrado entre o ISS,IP Centro Distrital de Viseu e a Vários – Cooperativa de Solidariedade Social e da adenda que alarga a área de intervenção da Equipa Metas, a algumas freguesias do concelho de Carregal do Sal, esta concebeu e realizou com as famílias, três sessões informativas: uma referente à temática de “Primeiros Socorros” no dia 5 de Julho e duas sob a temática da “Sexualidade e Afetos” nos dias 23 e 30 de Setembro de 2016. Estas sessões fazem parte do plano de ação de 2016, nomeadamente do Projeto “Abrir Horizontes”, realizaram-se no Centro Cultural da Câmara Municipal de Carregal do Sal e foram ministradas pela Sr.ª Enfermeira Joana Lopes, representante da Saúde no NLI - Núcleo Local de Inserção deste concelho e pela Psicóloga da Equipa Multidisciplinar de RSI - Cláudia Carvalho. A sessão de “Primeiros socorros” visava transmitir aos beneficiários noções básicas de atuação em caso de acidentes domésticos e as sessões de “Sexualidade e Afetos” pretendiam dar alguns conheci-

No dia 25 de maio de 2016 teve lugar a 2ª caminhada noturna organizada pelo Lar Residencial e a Residência Autónoma da Cooperativa Vários. A Vários considerou a caminhada “Vários ao Luar” um enorme sucesso, uma vez que a participação da comunidade aumentou consideravelmente em relação à primeira edição da caminhada. Nesta edição o número de participantes foi de 150, mais uma vez a Vários estende a todos eles o seu enorme agradecimento. A Vários entende que o contributo livre dos cidadãos da nossa comunidade é inestimável para as Pessoas Apoiadas do Lar Residencial/Residência Autónoma, uma vez que será fundamental para a realização de atividades lúdicas e socioculturais. Estas atividades são imprescindíveis para a saúde física e mental do nossos CIDADÃOS APOIADOS.

mentos essenciais sobre doenças sexualmente transmissíveis e as dimensões afetivas da Sexualidade.

Parceiros na organização:

Para os beneficiários presentes nas sessões, a avaliação final foi muito positiva e esclarecedora.

Município de Tondela

A equipa aproveita para agradecer a colaboração e disponibilidade da Enf.ª Joana e da Câmara Municipal de Carregal do Sal, na cedência do espaço para a realização das sessões.

G.N.R. de Tondela Grupo Rosicar Casa ao Cubo Antero Marques Loureiro Distribuição


Jornal "Folha da Vários" edição 31