
1 minute read
Reciclagem com novos meios
from N1 - São Gonçalo
AMBIENTE
Viaturas sustentáveis e mais ecopontos
Advertisement
Ao longo do ano de 2020, Lagos foi notícia por duas intervenções importantes da responsabilidade do Município que visam a melhoria da qualidade ambiental da cidade: mais treze ilhas de ecopontos a caminho e novas viaturas ambientalmente sustentáveis para a recolha de resíduos.
A Câmara Municipal de Lagos avançou para a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos. A opção da edilidade passou, para além da renovação da frota, pela compra de viaturas que obedecem a critérios de eficiência e sustentabilidade.
Com mais de 600 mil euros de investimento, esta compra permite agora reduzir o número de percursos entre as ilhas de ecopontos e a estação de tratamento da ALGAR, uma vez que estes carros têm mais de 20m 3 de capacidade.
No momento da apresentação dos novos carros, foi igualmente conhecida a nova viatura pesada de mercadorias, equipada com grua e barquinha, adquirida para o Serviço de Espaços Verdes, visando facilitar a poda de árvores e, simultaneamente, a recolha destes resíduos verdes.
NOVAS ILHAS DE ECOPONTOS
Além destas compras, o Município de Lagos avançou também para o concurso público que visa a execução de mais 13 ilhas de ecopontos, espalhadas um pouco por todo o concelho, mas com grande incidência na cidade de Lagos.
Este alargamento da rede de ecopontos ajudará, seguramente, o concelho a ir ainda mais longe nos números já muito positivos, disponibilizados recentemente pela ALGAR: segundo dados disponibilizados, Lagos foi, no 1.º semestre de 2019, o 5.º município na região algarvia que mais resíduos encaminhou para a reciclagem, com 679 toneladas de vidro, 541 toneladas de papel/cartão e 379 toneladas de plástico e metal.
Ao todo, em 2019 os lacobrigenses separaram e depositaram nas ilhas ecológicas 1 786,95 toneladas de vidro, 1 244,73 toneladas de papel/cartão e 852,365 toneladas de embalagens (plástico e metal).•