
2 minute read
Sentido "adeus" a Abílio Almeida
No último dia de julho, foram apresentados publicamente os padres Nelson Rodrigues e Vasco Figueirinha que, a partir de agora, são os novos responsáveis pela paróquia de Lagos, isto após o recente falecimento do padre António Ferreira e a saída de cena do padre Abílio Almeida, em virtude da sua idade avançada e estado de saúde.
O momento simbólico da passagem de testemunho teve lugar numa eucaristia na igreja de Santa Maria de Lagos, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, onde marcou presença Carlos Saúde, presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, assim como Joaquina Matos, presidente da Assembleia Municipal, entre outros autarcas e figuras públicas.
Advertisement
D. Manuel Quintas manifestou-se « feliz por a diocese ter conseguido encontrar resposta para a dificuldade com a saída dos padres da congregação do Santíssimo Redentor », a quem estiveram entregues aquelas paróquias ao longo de 53 anos. « Não há aqui rivalidades. Há fraternidade e comunhão eclesial », destacou, acrescentando a « grande ação de graças » pelos anos de serviço dos missionários redentoristas no Algarve.
Aquele responsável católico referiu-se ao trabalho dos missionários redentoristas naquelas paróquias e anunciou que o padre Abílio Almeida, um dos párocos cessantes, continuará por mais algum tempo em Lagos para assegurar a transição. •