2 minute read

Banho 29 | Tradição e modernidade

Next Article
Brasão de Lagos

Brasão de Lagos

É uma noite especial, ponto final. Há muitas festas em Lagos e muitas noites memoráveis, mas o Banho 29, pela sua história, tradição e adesão de gente de todas as idades e proveniências, é e será sempre um marco da nossa região.

Ver desfilar na Avenida dos Descobrimentos um grupo de pessoas trajadas à moda dos veraneantes do século XIX é sempre um momento diferente e marcante. Foi isso mesmo que terão pensado os muitos e curiosos turistas que, de telemóvel em punho e boca aberta, viam toucas e ceroilas a mergulhar na Praia da Batata de mãos dadas em alegre convívio. Como diz a tradição, um banho no dia 29 vale por… 29 banhos. Se há cem anos este ritual era feito no sentido de lavar o corpo e alma de pessoas e animais, hoje a tradição é vivida de forma simbólica, mas muito sentida, com o apoio de instituições como a Universidade Sénior de Lagos.

Além dos mergulhos e das cantorias, este ano as celebrações do Banho 29 tiveram como grande novidade um desfile de fatos de banho de outros tempos, num evento que teve lugar junto às majestosas muralhas da cidade, horas antes de Toy encher o Cais da Solaria ao som da música popular portuguesa.

Uns quilómetros mais à frente, também a Praia da Luz vivia intensamente o Banho 29, protagonizado pelo Grupo Desportivo Luzense, num evento que tem ganho peso e uma presença muito forte da juventude que, de facto, abraçou esta tradição e continua a mergulhar, sempre pela meia-noite, nas águas algarvias. •

Toy na Festa do Banho 29

This article is from: