
2 minute read
Editorial: Verão que vale a pena!
Neste número do São Gonçalo abordamos não um assunto, mas sim a importância de uma determinada estação do ano para a nossa cidade. Falamos do verão e de tudo o que ele implica, quer a nível económico, quer social.
Melhor do que as nossas palavras, só mesmo ouvir o que os lacobrigenses têm a dizer, sobretudo aqueles que têm na estação estival o ponto máximo da sua atividade profissional como é exemplo a hotelaria, restauração, cultura ou turismo-aventura.
Mas porque nem só de verão vive Lagos, neste número recordamos ainda a celebração oficial do quinto aniversário da parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia e a DECO que, felizmente, tanto tem contribuído para que centenas de famílias da nossa freguesia, a título gratuito, tenham tido o apoio técnico especializado de que precisavam, e assim resolver ou minimizar os problemas económicos que têm sido muito comuns nos últimos anos, fruto da pandemia, da inflação e da subida das taxas de juro.
Além disso, não posso esquecer a importância da nossa freguesia ter sido merecedora de ostentar por mais um ano a bandeira verde da Eco-Freguesia, numa demonstração clara do relevo que damos às boas práticas ambientais em Lagos.
Por fim, queria ainda destacar nesta edição as reportagens feitas nos grandes eventos que a Junta realizou nos últimos meses, como as celebrações do Dia Mundial da Criança, do Agricultor, os Santos Populares, a Animação de Rua ou a Mostra de Livros das Terras do Infante, projetos consolidados e que garantem o acesso livre à cultura, a defesa das tradições e das nossas gentes, tudo isto enquanto damos a Lagos um colorido ainda mais especial numa altura do ano em que somos o epicentro do turismo nacional.
Boas leituras!
O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos
Carlos Saúde Fernandes