2 minute read

Chafariz da Glória e Fonte do Miradouro de S. Pedro de Alcântara/Jardim António Nobre

Next Article
Bodas Sacerdotais

Bodas Sacerdotais

Espaços de água reabilitados

Chafariz da Glória

Advertisement

A Junta de Freguesia da Misericórdia está a reabilitar o Chafariz da Glória, devolvendo-o ao seu território. Este elemento histórico foi restaurado e reativado, com sopros de água a funcionarem em circuito fechado de forma a promover a boa gestão hídrica, uma vez que o abastecimento de água potável já é uma realidade na totalidade das habitações. A intervenção, no valor de 33.600€, foi financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela junta de freguesia da Misericórdia, ao abrigo dos Contratos de Delegação de Competências.

Singelo e despido da opulência e magnificência que outros chafarizes da cidade de Lisboa manifestam, o Chafariz da Calçada da Glória não recebeu por parte da historiografia a mesma atenção que outros congéneres mais elaborados. Todavia, certo é que estes equipamentos urbanos estavam encarregues de uma importante missão, à qual a componente estética era perfeitamente alheia: o abastecimento de água à população numa época em que o acesso a água potável não se limitava ao girar de uma torneira no conforto do lar.

Testemunho da sua função e eficácia são as fotografias de início a meados do século XX, ora representando aspetos da vida quotidiana de então, no qual o papel dos aguadeiros era fundamental, ora ilustrando o progressivo abandono e falta de manutenção destes equipamentos, o que se revela pela progressiva perda das suas torneiras.

Fonte do Miradouro de S. Pedro de Alcântara/Jardim António Nobre

Alvo de uma intervenção de reabilitação por parte da Junta de Freguesia, a fonte do Miradouro de S. Pedro de Alcântara voltará a jorrar água. Obra do escultor Faustino José Rodrigues, a fonte de mármore de planta recortada foi projetada por Carlos Mardel e veio dos jardins do Palácio da Bemposta, em 1835, para a alameda construída no patamar superior do Miradouro de S. Pedro de Alcântara.

A fonte estava em pleno funcionamento até à sua desativação em 2017, no âmbito das obras emergenciais de contenção da encosta do miradouro, quando teve de ser esvaziada.

Estando já concluídos os trabalhos de contenção, o monumento será totalmente restaurado, com trabalhos de reparação das fissuras, limpeza e tratamento anti-graffiti. Serão também repostas e modernizadas todas as instalações hidráulicas e eletromecânicas de forma a promover o consumo responsável de água e recuperar a sua monumentalidade. A obra, que iniciou no mês de julho, resulta de um investimento de 52.000€, financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela junta de freguesia da Misericórdia, ao abrigo dos Contratos de Delegação de Competências.

This article is from: