MAIOR PROXIMIDADE, MELHOR ATENDIMENTO

UTENTES ABRANGIDOS PELA NOVA UNIDADE DE SAÚDE DA FONTE NOVA
150
SENIORES PRESENTES NO ALMOÇO DE PÁSCOA +65
ORGANIZADO PELA JUNTA DE FREGUESIA
90º
ANIVERSÁRIO DO CLUBE FUTEBOL BENFICA
Inaugurada nova Unidade de Saúde da Fonte Nova Novas instalações da Associação de Reformados de Benfica inauguradas no decorrer do mês de maio
Abertura de 3 novos postos de atendimento descentralizado da Junta de Freguesia
Comemoração do 90º aniversário do Clube Futebol Benfica
Requalificação da P iscina do Complexo Desportivo da Junta de Freguesia
24 artérias a necessitarem de repavimentação urgente por parte da CML
N.º56 | PUBLICAÇÃO MENSAL • PROPRIEDADE: Junta de Freguesia de Benfica
A exposição evocativa “Amílcar Cabral, uma exposição”, foi inaugurada, no passado dia 16 de março, no Palácio Baldaya. A iniciativa foi promovida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, no ano em que se assinala meio século sobre a morte do fundador do partido africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC).
Até dia 25 de junho, estarão em exibição 50 peças que permitem uma viagem pela vida do agrónomo e líder nacionalista, Amílcar Cabral, e que nos transportam para momentos marcantes e lugares da vida deste lutador incansável pelos valores da liberdade e autodeterminação dos povos. O presidente da República, Marcelo Rebelo
CULTURA SAÚDE
No dia 8 de março, decorreu a cerimónia de inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar da Fonte Nova, que integra a Unidade de Saúde Familiar de Monsanto, a USF Rodrigues Miguéis e, ainda, a URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados).
A obra, lançada em setembro de 2020, permitirá dar resposta a mais de 30 mil utentes, que terão a possibilidade de receber cuidados de saúde primários nestas novas instalações, financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa. O projeto representou um investimento global de mais de três milhões de euros e faz parte do conjunto de 14 Centros de Saúde de nova geração que estão a nascer em várias freguesias da cidade, no âmbito do Programa “Lisboa SNS mais próximo”.
Em suma, este é um equipamento fundamental para uma melhor prestação de cuidados de saúde primários em Benfica, representando também mais um importante passo para fomentar a cobertura de serviços de saúde de proximidade na freguesia.
• DIRETOR: Gonçalo Lopes
de Sousa, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, o ex-Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, o presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, e o cantor Dino D’Santiago foram algumas das figuras ilustres que participaram nesta cerimónia.
No final da visita, que contou também com o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, o Presidente da República e o Ministro da Cultura assinaram ainda o livro de honra do Palácio Baldaya. Mais recentemente, outra das figuras que já visitou esta exposição foi o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
A Exposição pode ser visitada diariamente entre as 9h e as 22h e tem entrada livre!
Além do presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques, estiveram presentes, no momento simbólico da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
• COORDENAÇÃO, REDAÇÃO, FOTOGRAFIA,
JUNTA DE FREGUESIA | MEMBROS DO EXECUTIVO: Ricardo Marques | Presidente (PS)
Carla Rothes (PS)
Hernâni Silva (PS)
João Roseta (PS) • Filipa Flor (Independente) • Miguel Pais (Independente) • Marta Barreto (Independente) ASSEMBLEIA DE FREGUESIA | MESA DA ASSEMBLEIA: Teresa Damásio (PS)• José Neves (PS)
• Gilda Caldeira (PS) MEMBROS DA ASSEMBLEIA: Noémia de Freitas (PS)• Romualda Fernandes (PS)
• Frederico Sequeira (IND/PS)
• Ana Cabral (CDU)
• Maria Eulália Brito (CDU)
• Francisco Ribeiro (PS)
• Carla Costa (PSD)
• Tiago Simões (IND/PS)
• Bruno Coelho (PSD)
• António Luiz (IND/PS)
• João Almeida (BE)
• Ana Teresa Leitão (IND/PS)
• António Martins (Chega)
• Sara Gaspar (IND)
• Paula Mendes (CDS)• David Ferreira (CDS)
10.000€
ENTREGUES PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
50
PEÇAS EM EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO BALDAYA DO LEGADO DE AMÍLCAR CABRAL
7.500€
VALOR ENTREGUE PARA APOIAR A MARCHA DA BOAVISTA
3 NOVOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO
Nos dias de hoje, ouvimos falar amiúde da expressão qualidade de vida, um conceito abrangente e muito difícil de medir, mas que é fundamental no quotidiano das famílias e define claramente a forma como escolhem os locais onde se irão fixar. Enquanto entidade pública, que se tem vindo a aproximar cada vez mais da sua comunidade e a dar resposta às suas reais necessidades, a questão que temos vindo a colocar baseia-se no princípio de como podemos evoluir para oferecer aos nossos concidadãos as condições ideais para que tenham uma vida mais fácil, ativa e, em última análise, mais feliz no nosso Bairro de Benfica.
A felicidade aparece como outro conceito incontornável e que não pode ser esquecido por quem tem responsabilidades políticas. Aliás, até mesmo a Organização das Nações Unidas promove todos os anos um Relatório Mundial da Felicidade, elencando os países pela ordem da felicidade sentida pelos seus cidadãos. E faz todo o sentido: as pessoas felizes vivem em territórios com qualidade de vida e progresso social.
Neste trabalho contínuo de gerir a Junta de Freguesia de Benfica, diariamente dedicamos o melhor do nosso esforço a manter a qualidade dos nossos serviços, mas também a avaliar o que de novo podemos oferecer à comunidade para que tenha o Bairro de Benfica na palma da sua mão. Neste sentido, a internet é uma ferramenta indispensável e temos vindo a desenvolver um processo intenso de digitalização e desmaterialização, com um grande investimento na app Bairro de Benfica e através de um novo site, além do programa Benfica Footsteps, que permitem aproximar as pessoas da sua freguesia, com respostas mais céleres e a possibilidade de cada um de nós dar o seu importante contributo diário para o futuro de Benfica, reportando os problemas e participando ativamente na construção de soluções e de uma democracia participativa sem igual.
Se nem sempre conseguimos evitar as deslocações físicas, mesmo nesta era tão marcada pelo boom digital, temos pelo menos a hipótese de as tornar mais cómodas e de continuar a fazer crescer os serviços de excelência que prestamos à nossa população. Com a abertura, muito em breve, de três novas delegações de atendimento descentralizado em Benfica, os nossos cidadãos poderão tratar e resolver de forma eficaz inúmeras questões que são prementes no seu quotidiano. No Mercado de Benfica, que tem agora também um horário alargado à sexta-feira, estará a funcionar um serviço de pick-up point - para levantamento de encomendas - uma payshop para a realização de diversos pagamentos e um balcão que integra, a título de exemplo, uma área de reclamações e um espaço cidadão aberto aos sábados, e que dotam de uma maior comodidade o momento de realização das compras, permitindo resolver no mesmo espaço outras burocracias essenciais.
No Bairro da Boavista e no Calhariz, os novos espaços que irão surgir prestam um apoio diferenciado e descentralizado, em áreas distintas como o emprego ou formação, atendimento social e também habitação, uma área em que o recentemente criado Gabinete de Habitação tem procurado dar respostas com o agravamento das dificuldades sentidas, especialmente pelos mais jovens, resultando num apoio importante em emergências sociais e no preenchimento de candidaturas a projetos ou soluções disponíveis neste âmbito. As preocupações da Junta de Freguesia centram-se em ajudar de forma inequívoca os nossos moradores, especialmente num momento de crise, com o foco na abertura de lavandarias sociais, na melhoria das competências da nossa comunidade (através do FormUp Benfica e do Centro Qualifica), incentivando e promovendo a qualificação profissional. E o Gabinete de Empregabilidade apoia no esforço de procura ativa de emprego. São serviços descentralizados, acessíveis e próximos de quem deles precisa.
Benfica é hoje um território moderno, e cada vez mais apetecível para quem nos quer conhecer, seja em visita ou para aqui morar. Com serviços de qualidade e o empenho de sempre para servirmos quem nos procura. Para sermos o Bairro e não apenas um outro Bairro qualquer. O Bairro feito de intricadas ligações entre a riqueza do passado e as sementes do futuro: desmaterializado, descentralizado, próximo, cómodo e capaz de acompanhar o passo rápido das vidas da nossa era, aceleradas e cada vez mais dinâmicas.
A fechar, nesta edição do mês de abril, deixo-vos o convite para celebrarem connosco a liberdade, com uma programação fabulosa em que a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril vai assinalar o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos com o Festival 2504, no Palácio Baldaya, numa coprodução da Junta de Freguesia de Benfica, que inclui Concertos, Workshops e Conversas.
Vive o Bairro.
PARA SERMOS O BAIRRO
E NÃO APENAS UM OUTRO
BAIRRO QUALQUER.
O BAIRRO FEITO DE INTRICADAS LIGAÇÕES
ENTRE A RIQUEZA
DO PASSADO E AS
SEMENTES DO FUTURO:
DESMATERIALIZADO, DESCENTRALIZADO, PRÓXIMO, CÓMODO E
CAPAZ DE ACOMPANHAR
O PASSO RÁPIDO DAS
VIDAS DA NOSSA ERA, ACELERADAS E CADA VEZ
MAIS DINÂMICAS.
ESPAÇO PÚBLICO
Já arrancou a obra de requalificação do Largo Cura Mariano, um projeto desenhado e executado pelas equipas de Espaço Público e Espaços Verdes, da Junta de Freguesia de Benfica.
A intervenção irá permitir aumentar as zonas jardinadas, recuperar os pisos danificados pela utilização ao longo de mais de quatro décadas e tornar o percurso pedonal mais funcional e acessível.
A obra está a decorrer em sintonia com as expetativas demonstradas pela Associação de Moradores da Quinta da Granja e Colégio Militar e permite continuar a melhorar o espaço público do nosso Bairro.
O Bairro de Benfica recebeu, no dia 15 de março, uma reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, onde o presidente da Junta de Freguesia teve a oportunidade de ouvir as preocupações dos fregueses inscritos, que manifestaram a sua opinião perante o Executivo municipal.
Durante esta reunião, o presidente Ricardo Marques teve também a possibilidade de apresentar à Câmara Municipal de Lisboa um conjunto de soluções e propostas para o nosso Bairro de Benfica, algumas delas com carácter de urgência.
Destaque para os projetos relativos à criação de mais lugares de estacionamento na freguesia, o próximo ciclo de CDC’s (Contratos de Delegação de Competências), além da necessidade premente de repor as carreiras 729, 763 e 70B ao fim-de-semana, e da existência de um transporte pesado na Estrada de Benfica (entre a Estação de Amadora Este e Sete-Rios ou Praça de Espanha).
Outras das pretensões da Junta de Freguesia passam pela extensão da linha de metro, prevista no programa eleitoral do atual Executivo, pelo alcatroamento de 22 artérias sem condições no nosso Bairro, e a reabilitação urgente de fogos em bairros municipais.
Foram ainda abordados os projetos que há muito aguardam por execução: requalificação do Mercado de Benfica, o futuro Centro Intergeracional das Garridas, e creche da Rodrigues Miguéis.
CAUSA ANIMAL
A Junta de Freguesia de Benfica instalou mais um abrigo para gatos, desta vez numa das colónias CED de gatos de rua, no Bairro das Pedralvas, legalizada ao abrigo de um protocolo com a Casa dos Animais de Lisboa.
O gatil foi construído de raiz pela equipa da Oficina Criativa by CAD e insere-se numa estratégia mais abrangente na freguesia, com medidas para apoiar e incentivar a promoção do bem-estar animal. O momento contou com a presença do presidente, Ricardo Marques, e do vogal Hernâni Silva.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
No âmbito do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Benfica, foram entregues dois cheques para a execução de projetos na Creche Colinho da Rute, nas Pedralvas, e também na Unisben.
No total, cada um destes projetos recebeu uma verba de 5.000€, que irá permitir requalificar os espaços exteriores da creche Colinho da Rute e, no caso da Unisben, a construção de um deck para encontros culturais e tertúlias para utilização de fregueses, sócios da instituição e alunos da Universidade Sénior.
No Bairro de Benfica, estamos cada vez mais próximos da nossa comunidade, oferecendo um conjunto de serviços de qualidade e que se traduzem num atendimento mais descentralizado, que permite responder às necessidades mais prementes da nossa população, contribuindo para a sua qualidade de vida.
Através da abertura de três novos espaços, no próximo dia 18 de abril, (no Bairro da Boavista, Mercado de Benfica e Bairro do Calhariz), continuamos a perseguir essa estratégia de estar cada vez mais perto, permitindo uma resolução célere e um apoio eficaz nas questões do quotidiano dos nossos cidadãos, em áreas tão diferenciadas como a habitação, emprego, ou formação, e em serviços como a renovação do cartão do cidadão, obter um comprovativo de pagamento do IMI ou o registo criminal. No Mercado, será também possível aceder a um serviço de pick-up point das encomendas e realizar pagamentos através de uma payshop.
ATENDIMENTO BOAVISTA 10H – 18H
Atendimento Geral: 3ª e 5ª feira
Espaço Cidadão: 3ª e 5ª feira
ECRI: 3ª e 5ª feira
Formação: 2ª, 4ª, 6ª feira
Habitação: 2ª, 4ª, 6ª feira
Emprego: 2ª, 4ª, 6ª feira
Atendimento
Social: 2ª, 3ª, 6ª feira
Psicologia: 4ª feira
Reclamações EP/EV/HU: 2ª a 6ª feira
Os novos postos de atendimento juntam-se a outros já existentes em diversos pontos do nosso Bairro, nomeadamente nos serviços disponibilizados na própria sede da Junta de Freguesia de Benfica.
A descentralização dos serviços da Junta de Freguesia insere-se numa estratégia mais ampla de reorganização dos mesmos, e que torna agora possível tratar de serviços administrativos de secretaria e de tesouraria nestas delegações.
Em Benfica, não é preciso ir mais longe. Em poucos minutos chegamos exatamente onde precisamos. Uma maior proximidade é também sinónimo de um melhor atendimento, com acesso a serviços e respostas adequadas para garantir que continuamos a servir da melhor forma quem diariamente nos procura.
ATENDIMENTO MERCADO DE BENFICA
Atendimento Geral: Sábado 9h–13h
Espaço Cidadão: Sábado 9h–13h
ECRI: Sábado 9h – 13h
Reclamações EP/EV/HU: 3ª a 5ª–9h – 14h / 6ª 9h-18h
Payshop: 3ª a 5ª – 9h – 17h
Pick-Up Point: 3ª a 6ª 14h – 20h
ATENDIMENTO CALHARIZ 10H – 14H
Atendimento Geral: 4ª + 6ª feira
Habitação: 3ª + 5ª feira
Espaço Cidadão: 4ª feira
Formação e Emprego: 5ª feira
Reclamações EP/EV/HU: 2ª feira
O Projeto NO! continua a dizer não à discriminação e à violência, desta vez com a realização de duas conferências distintas.
No Auditório Carlos Paredes, a discussão centrou-se na “Violência e Igualdade de Género - O que todos podemos fazer”, que trouxe a perspetiva de diferentes profissionais que atuam nesta área e que abordaram realidades distintas sobre um mesmo tema.
No âmbito dos maus-tratos infantis, no dia 3 de abril, aconteceu a conferência intitulada “Proteger: responsabilidade de todos”, no Palácio Baldaya, dirigida à população no geral, em especial agentes educativos (pais, educadores e professores).
DESPORTO
O Clube Futebol Benfica assinalou o 90º aniversário com uma cerimónia comemorativa, que teve lugar na noite de 24 de março.
Nesta gala, o Fófó distinguiu os seus sócios mais antigos, num evento que contou com a presença do presidente, Ricardo Marques, da vogal Carla Rothes, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Fundado a 23 de março de 1933, a história do Clube Futebol Benfica está profundamente ligada à história da freguesia de Benfica.
A nível nacional, este emblema tem-se destacado em diversas modalidades, nomeadamente no hóquei em campo e no futebol masculino, mas também, nos últimos anos, no futebol feminino.
Entre os dias 19 de abril e 16 de maio, estarão abertas as matrículas para o ano letivo 2023/2024, para o pré-escolar e 1.º ano de escolaridade, das Escolas da Rede Pública de Benfica. A inscrição deve ser realizada através do Portal das Matrículas.
Em abril, a Praça do Fonte Nova voltou a receber a iniciativa “Benfica Com (Vida)”, com um programa destinado a toda a família!
Neste evento, que continua a promover e dinamizar o comércio local, não faltou música, muitos divertimentos para os mais pequenos - com o entretenimento garantido num parque de insufláveis – e, ainda, um mercado de produtos regionais, livros novos e usados, feira do vinil, um desfile de moda, gastronomia com uma zona de Street Food e, até, uma exposição de motas e veículos clássicos. Estas foram algumas das propostas em destaque e que atraíram a atenção do público que passou por este evento.
Já começaram os ensaios da Marcha da Boavista, que volta a desfilar na noite de Santo António, e a dar mais brilho à Avenida da Liberdade a 12 de junho, e também ao Altice Arena nos dias 2, 3 e 4 de junho. Nesta edição, os atores Rita Blanco e José Raposo voltam a apadrinhar a marcha do nosso Bairro de Benfica.
Neste primeiro dia, o presidente, Ricardo Marques, em conjunto com o restante Executivo, marcaram presença no ensaio. Em nome da Junta de Freguesia, entregaram um apoio financeiro de 7.500€ à Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista, para ajudar a suportar os custos associados à organização da Marcha.
À semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia de Benfica, através do seu Espaço Cidadão, disponibiliza um serviço de apoio ao cumprimento da entrega do modelo 3 do IRS, em diferentes valências. Para usufruir deste serviço, os cidadãos devem comparecer nos dias úteis, no Espaço Cidadão da da Junta de Freguesia, entre as 9h00 e as 17h30, fazendo-se acompanhar da documentação necessária.
O prazo de entrega do IRS até 30 de junho.
DAS 9H00 ÀS 19H00
COMISSÃO DE HONRA DR. RICARDO MARQUES (PRESIDENTE JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA)
COMISSÃO ORGANIZADORA PELOURO DESPORTO JUNTA FREGUESIA BENFICA
LIMITE 115 VAGAS
9H30 SESSÃO DE ABERTURA , RICARDO MARQUES
10H00 MESA REDONDA 1 “O PAPEL DAS ENTIDADES PÚBLICAS NA
PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTO ”
Oradores:
Vítor Pataco , Presidente do IPDJ
Representante da Câmara Municipal de Valongo
Ricardo Marques , Presidente da Junta de Freguesia de Benfica
11H00 MESA REDONDA 2 “O VALOR DO DESPORTO E DA ATIVIDADE FÍSICA NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”
Oradores:
Luís Gonçalves Ex-atleta medalhado Jogos Paralímpicos
Susana Barroso , Ex-atleta medalhada Jogos Paralímpicos
Fausto Pereira , Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com deficiência
Miguel Pais , Vogal do Pelouro do Desporto
Gabriel Potra , Dirigente Desportivo e ex-atleta medalhado Jogos Paralímpicos
12H00 MESA REDONDA 3 “VALORES NO DESPORTO”
Oradores:
Hugo Passos , Ex-atleta Olímpico e Surdolímpico Casa Pia;
Luís Filipe Lança de Morais Presidente do GDD
Miguel Portela , Ex-jogador Internacional Mundial Rugby 2007
Jerónimo Portela , Jogador internacional da Seleção Nacional de Rugby
14H30 MESA REDONDA 4 “EXERCÍCIO E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
– COMO CHEGAR ÀS PESSOAS? ”
Convidados:
Bruno Salgueiro Fundador Dicas do Salgueiro e Duplo de TV
Ana Dâmaso , Vice-Presidente da Portugal Activo
Luís Nunes , Consultor de marketing e estratégia Desportiva
Bruno Claro Fundador Projeto Correr Lisboa
A equipa de Hóquei em Campo do Casa Pia Atlético Clube participou entre 7 e 10 de abril no Eurohockey Club Trophy I Men, competição que contou com a presença de 8 equipas.
Os Gansos bateram-se muito bem em todos os jogos conseguindo um honroso 6º lugar e o objetivo principal desta participação, assegurar a representação portuguesa nesta competição na próxima época.
15H30 MESA REDONDA 5 “POR DENTRO DE UMA EQUIPA TÉCNICA DE FUTEBOL”
Oradores:
Filipe Martins Treinador Principal do Casa Pia Atlético Clube
Carlos Martinho , Treinador adjunto da Sociedade Esportiva Palmeiras (vídeo)
Edite Fernandes , Ex-Atleta de futebol feminino e Internacional por Portugal
António Oliveira (Tony) , Ex-Atleta de Futebol, Internacional por Portugal e Treinador de Futebol
Paulo Sérgio , Ex-Atleta de Futebol, Internacional por Portugal
Edinho , Ex-Atleta de Futebol, Internacional por Portugal
17H30 - 20H00 AULAS DE FINAL DE DIA [inscrição única] MEGA AULAS ABERTAS NO GINÁSIO JFB
17H30 Mind & Body50 VAGAS
18H15 Cross Force50 VAGAS
19H00 Zumba 50 VAGAS
AQUADAY ABERTA A PROFISSIONAIS DA ÁREA E FREGUESES
MEGA AULAS DE HIDROGINÁSTICA + ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E JOVENS+ WORKSHOPS
9H45 PISCINA – MEGA HIDRO – Professora Tinoca - Global Award – Profissional do Ano 2005 (Aquatic Exercise Association)80 VAGAS
10H20 PISCINA – MEGA HIDRO – Equipa de professores da Junta de Freguesia de Benfica
10H30-12H30 E 15H00-17H00INSUFLÁVEL + MOTRICIDADE INFANTIL
11H00 RINGUE – AULA ABERTA – Dicas do Salgueiro 70 VAGAS
10H00-13H00 WORKSHOP NUTRIÇÃO NA CORRIDA: DO TREINO À PROVA
Pedro Meirinhos Nutricionista do Futebol Clube do Porto - teórico50 VAGAS
14H30-17H30 WORKSHOP BIOMECÂNICA E TÉCNICA DE CORRIDA
Nélson Melo Docente universitário, treinador atletismo Sidney 2000 - teórico 50 VAGAS
Como demos conta na última edição, há no nosso Bairro uma equipa de Futebol de Mesa que terá em breve as suas instalações no Palácio Baldaya e onde vai ser possível descobrir ou recordar a modalidade, também conhecida como Subbuteo.
O Clube apresentou esta semana os seus equipamentos oficiais com as cores, preto e vermelho, a homenagear os dois clubes de futebol mais representativos da freguesia, Fófó e Casa Pia.
Se quiserem mais informações sobre o Clube de Subbuteo de Benfica podem enviar um email para subbuteoclubedebenfica@gmail. com
Em mais uma edição das Férias Seniores, o destino foi S. Pedro do Sul, com muita animação e atividades para todos os gostos, entre os dias 21 e 24 de março.
O presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e os vogais Carla Rothes, Hernâni Silva e Miguel Pais puderam conviver de perto com os participantes. Momentos inesquecíveis de convívio e diversão, que ajudam a promover um envelhecimento mais ativo e saudável na freguesia de Benfica.
SUSTENTABILIDADE
Em Benfica, o Dia da Árvore e da Floresta, além da chegada da Primavera, foram assinalados com duas iniciativas destinadas aos mais pequenos, mas também aos seniores da freguesia.
No evento intitulado “Vamos semear bolbos de gladíolos”, no Bairro do Charquinho, dois grupos de idosos participaram na atividade que integrou uma caminhada e a realização de uma sementeira, contando com a presença dos vogais Miguel Pais e Hernâni Silva.
A ação de sensibilização ambiental Escola + Verde decorreu na Escola Pedro Santarém, com a plantação simbólica de uma árvore. A iniciativa teve a participação de uma turma do jardim de infância deste estabelecimento escolar.
CULTURA
No Dia Internacional da Mulher, o Auditório Carlos Paredes encheu-se de público para receber um concerto muito especial. A cantora madeirense, Elisa, que venceu em 2020 o Festival da Canção com o tema “Medo de Sentir”, subiu ao palco e proporcionou uma noite inesquecível a todos os presentes.
Um espetáculo recheado de momentos memoráveis, em que esteve presente o presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques.
Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher, decorreu em simultâneo uma exposição no foyer do Auditório.
Através de mais uma edição da iniciativa “Open day Baby Stuff”, a Junta de Freguesia de Benfica continua a promover e divulgar as medidas que integram este projeto inovador de apoio à parentalidade, permitindo às famílias ter um contacto direto com os técnicos responsáveis por estas respostas sociais.
O evento apresentou ainda o espetáculo “Colorir o Coração”, destinado a crianças dos 6 meses aos 5 anos e respetivos pais.
Decorreu uma visita técnica às novas instalações da Associação de Reformados de Benfica, cuja inauguração está agendada para dia 15 de maio. O presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Marques, e a vogal Carla Rothes, tiveram a oportunidade de conhecer em pormenor a intervenção realizada para este novo espaço, que irá em breve abrir as suas portas.
A Junta de Freguesia de Benfica assinalou a Páscoa com um conjunto de iniciativas, entre as quais se destaca um almoço, realizado no dia 6 de abril, que reuniu mais de 150 seniores à mesa.
O presidente Ricardo Marques esteve presente, neste momento de convívio entre a população sénior da freguesia, em que participaram também os vogais Carla Rothes, Hernâni Silva e Miguel Pais, e as Direções da Associação de Reformados de Benfica, UNISBEN e Associação de Reformados da Boavista.
Estas entidades desenvolvem o seu trabalho para garantir o bem-estar físico, psicológico e social dos seniores de Benfica, melhorando a sua qualidade de vida, agindo no sentido de combater o isolamento e promover a integração na comunidade, e incentivando um envelhecimento ativo e saudável. As crianças do Jardim de Infância N.º 1 de Benfica personalizaram embalagens de amêndoas, que ofereceram aos seniores, num momento de convívio intergeracional.
A Junta de Freguesia de Benfica assinalou o Dia Mundial da Atividade Física com uma caminhada, que juntou dezenas de pessoas do nosso Bairro de Benfica. A iniciativa contou com a participação dos seniores do nosso Bairro, funcionários da Junta de Freguesia, incluindo a presença do presidente, Ricardo Marques, e dos vogais Carla Rothes e Miguel Pais.
O sal é a principal fonte de sódio na nossa alimentação, embora outras substâncias como o glutamato de sódio, um condimento utilizado em muitas partes do mundo, podem contribuir neste aporte.
A maioria das pessoas consomem uma quantidade excessiva de sal a diário, com uma quantidade entre 9 a 12 gramas, ou seja, duas vezes a ingestão máxima recomendada pela OMS, que recomenda a redução do consumo de sal para menos de 5 g/dia por pessoa, o que equivale a cerca de uma colher de chá de sal.
Estima-se que 2,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se o consumo global de sal fosse reduzido ao nível recomendado.
O excesso de sal na dieta incrementa a pressão arterial, sendo esta a causa de hipertensão em 30% dos doentes. O consumo excessivo de sal também tem relação com outras doenças como o cancro de estomago, a falência renal e a osteoporose.
A hipertensão arterial contribui pelo menos para o 40% das doenças do coração e dos acidentes cerebrovasculares. Atualmente estima-se que a tensão arterial tem aumentado em 20-30% da população europeia.
Como consequência desta situação os estados Membros da OMS concordaram em reduzir o consumo de sal da população mundial em 30% até 2025.
Uma ingestão de sal inferior a 5 gramas por dia em adultos contribui para diminuir a pressão arterial e o risco de doença cardiovascular, AVC e enfarte agudo do miocárdio. Este último responsável por 9 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
O principal benefício da redução da ingestão de sal é a correspondente redução da pressão arterial elevada e reduz o risco de doença cardíaca e de AVC.
É relevante perceber que já existem estudos que abordam o excesso de consumo de sal na população infantil. Atualmente consomem doses superiores as recomendadas, não só de sal mas também de açúcar com os efeitos nocivos que isto provoca a curto e longo prazo para a saúde das crianças.
A redução da ingestão de sal é considerada uma das medidas mais custo-efetivas que os países podem adotar para melhorar o estado de saúde da população. As principais medidas de redução tem a capacidade de gerar uma vida mais saudável e um custo inferior à renda média anual ou ao produto interno bruto por pessoa.
Um adulto em cada 4 que tem uma pressão arterial elevada e 2 milhões de pessoas morrem todos os anos em resultado do consumo de demasiado sal.
Na dieta, é preciso ter atenção por que o sal pode provir de alimentos processados, seja por serem particularmente ricos em sal (como pratos prontos, carnes processadas como bacon, presunto e salame, queijos, salgadinhos, macarrão instantâneo, etc.), são geralmente consumidos em grandes quantidades (como pão e produtos de cereais processados).
O sal também é adicionado aos alimentos durante o processamento (na forma de caldo ou cubos de caldo) ou à mesa (molho de soja, molho de peixe, sal de mesa).
No entanto, alguns fabricantes reformulam as suas receitas para reduzir o teor de sal dos seus produtos. É por isto importante que os consumidores tenham o cuidado de ler os rótulos para escolher produtos com baixo teor de sódio. Só para dar um exemplo, se olharmos para um pacote médio de batatas fritas (150 gramas), só esse saco contém metade do sal que devemos consumir diariamente.
Na Europa estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35-40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. Dos doentes com hipertensão arterial, menos de metade estão medicados com fármacos anti hipertensores e só 11,2% estão controlados.
O consumo de sal em Portugal é de 8.9 gramas por dia.
Segundo dados da população portuguesa, se cada pessoa consumisse menos 2g de sal (0,8g de sódio) por dia a taxa de AVC cairia entre 30 e 40% nos 5 anos seguintes, ou seja, em média, seriam menos 11.000 casos de AVC por ano em Portugal.
Segundo ainda dados do INE, em 2020 (dados mais recentes) as doenças do aparelho circulatório foram as que mais mataram em Portugal, com 34.593 óbitos (+2,9%). Destas, o INE destaca a subida nas mortes por AVC (11.439).