4 minute read

ANIVERSÁRIO AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

No âmbito das comemorações do aniversário do mestre Carlos Paredes, e dos cinco anos do Auditório, batizado com o seu nome, este espaço vai receber três grandes concertos nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Uma aposta em diferentes formas de assinalar o 98º aniversário do nascimento do grande compositor e mestre da guitarra portuguesa, que cresceu em Benfica, através de fusões de estilos e influências musicais, com as atuações de Joana Amendoeira, Fred Martins e a banda “O Gajo”.

Advertisement

FORMAÇÃO ONLINE – LÍNGUA ESPANHOLA

Nos meses de fevereiro e março, a Junta de Freguesia de Benfica promove uma formação online de língua espanhola, em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 22h30!

O curso destina-se a profissionais ativos, empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações literárias a partir do 9º ano.

1- O STRESS AFETA O CORAÇÃO?

O stress é um fator de risco cardíaco, embora ainda não existem estudos clínicos que o confirmem, a nossa pratica clinica nos permite evidenciar que o efeito do stress cronico afeta o sistema cardiovascular de forma importante. Só a partir de 2012 o stress foi incluído nos guias europeias de prevenção cardiovascular considerando-se hoje em dia um novo fator de risco cardiovascular.

2- PORQUE O STRESS PODE INTERFERIR NOS BATIMENTOS CARDÍACOS?

OS SISTEMAS ENVOLVIDOS NA RESPOSTA DO CÉREBRO A ESTÍMULOS ESTRESSANTES SÃO:

O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, o sistema nervoso autônomo, ramo simpático e o sistema imunológico.

Perante uma situação de stress a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam devido à estimulação do SNS pela ativação das sustâncias chamadas catecolaminas no sistema nervoso central (locus ceruleus, noradrenalina, SNS). Ou seja, aquelas sustâncias que ajudam ao nosso organismo a estar em situação de alerta perante uma situação de stress. É importante esclarecer que uma situação de stress não tem que ser necessariamente negativa, as emoções e outras situações agradáveis podem igualmente desencadear estes mecanismos de alerta. O Stress considerado fator de risco é aquele que se mantem de forma crónica e diária como resposta a uma situação mantida de agressão ambiental, social ou laboral.

O stress não só afeta o coração, cria per se uma resposta inflamatória generalizada com o aumento de uma hormona, o cortisol, que nos leva a um estado de desregulação geral do nosso organismo. O Stress crónico aumenta os valores de colesterol fundamentalmente do colesterol de baixa densidade, responsável pela capacidade de criar placas de ateroma nas nossas artérias, diminui o efeito da insulina, o que provoca uma tendência a sofrer diabetes, diminui a capacidade do nosso organismo em regular a formação de trombos e ajudar mediante a fibrinólise a resolver atempadamente qualquer obstrução de uma artéria seja esta localizada no coração ou numa outra região do nosso organismo.

3- QUAL A RELAÇÃO DO STRESS E DO CORAÇÃO?

A resposta cardíaca e vascular inclui o aumento da frequência cardíaca e da tensão arterial e como consequência o coração é submetido a um maior esforço e necessidade de aumento de consumo de oxigénio. As artérias coronárias ficam mais reativas provocando vasoconstrição, ou seja, diminuindo o calibre das mesmas. Existe ainda uma maior tendência a sofrer arritmias e sensação de palpitações. Outras alterações que podem prejudicar de forma indireta o nosso coração é por exemplo, um aumento da atividade das plaquetas, células do sangue que participam na formação de trombos, este aumento da atividade leva a um maior risco de trombose cardiovascular.

4- STRESS PODE CAUSAR ENFARTE?

Definitivamente sim, ainda mais quando associado a outros fatores de risco como, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, sobrepeso, vida sedentária, colesterol elevado etc.

Outras doenças associadas ao stress crónico são igualmente importantes pela alteração da nossa qualidade de vida. Doenças como Diabetes, disfunção eréctil, amenorreia, doenças digestivas como ulceras, colon irritável, doenças neurologias como cefaleias e insónia, doenças autoimunes, alergias para alem da temida e cada vez mais frequente depressão e síndrome ansioso.

5- COMO PROTEGER O CORAÇÃO

O ser humano deve ser entendido como “um todo “. O objetivo primordial será sempre combater o stress cronico para proteger o coração e o nosso organismo por ser estas entidades indivisíveis. Manter hábitos de vida saudáveis como pratica de exercício físico moderado, preferentemente ao ar livre , pois a atividade física regular aumenta a produção de endorfinas ou hormonas do “bem estar” , ajuda a reduzir os fatores de risco cardiovascular .Uma correta alimentação , equilibrada, sem abuso de substancias como o café, álcool e açúcar , outras medidas como reforçar a ingesta de Vitamina A e C , selénio e substancias orgânicas como o Ginseng e o Chá verde está demostrado que ajudam a combater o stress e favorecer o bem estar geral . Outra medida altamente eficaz no combate ao stress é adquirir uma rotina de descanso e sono de qualidade, o conceito de higiene do sono tem ganho cada vez maior relevância e medida como desligar os computadores e os telemóveis horas antes de ir dormir aumentam a nossa capacidade de segregar melatonina cuja função é favorecer o sono de qualidade.

As vezes numa fase inicial, será preciso recorrer a medicação ansiolítica e antidepressiva nos casos em que existe já um desequilíbrio de stress de longa data.

Desporto Noite De Fados No Grupo Desportivo Do Calhariz

O Grupo Desportivo do Calhariz de Benfica organizou, a 28 de janeiro, um jantar com Noite de Fados!

A iniciativa pretendeu também prestar homenagem a “Zé Pinto” pela sua dedicação, espírito solidário e trabalho desenvolvido em prol da freguesia e do clube, enquanto presidente e associado, ao longo de mais de três décadas

Concerto Orfe O Do Sport Lisboa E Benfica

No Dia de Reis, teve lugar o concerto de Natal do Orfeão Sport Lisboa e Benfica.

Fundado em 1957, o Orfeão do Sport Lisboa e Benfica tem como principal objetivo a divulgação da Música Coral como arte e cultura. O espetáculo contou com a presença da vogal, Carla Rothes.

O concerto fez parte da programação do “Natal no Bairro”, que dinamizou iniciativas para todos os gostos e todas as idades nesta quadra festiva, em diversos pontos da freguesia de Benfica.

This article is from: