Issuu on Google+

Jornal www.taua.ce.gov.br

PREFEITURA DE TAUÁ INVESTE NA RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

PÁG. 02

PÁG. 02

PÁG. 02

PROJETO GALINHA CAIPIRA BENEFICIA FAMÍLIAS

EDUCAÇÃO DE TAUÁ CRESCE TAMBÉM NO IDEB

PÁG. 03

PÁG. 04

OBRAS SÃO INAUGURADAS NA LAGOA DO EUFRASINO Tauá é representado na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente PÁG. 03

HOSPITAL DE TAUÁ ADQUIRE TANQUE DE OXIGÊNIO

Construção da Sede da OAB-Inhamuns têm início

II etapa da implantação de luminárias em Tauá tem início

Investidores visitam a cidade de Tauá

PÁG. 03

PÁG. 04

PÁG. 04

AÇÃO CONSORCIADA: Prefeito Odilon Aguiar autoriza construção de adutoras PÁG. 04

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ | 24 DE AGOSTO DE 2012 | EDIÇÃO Nº 15


Prefeitura de Tauá investe na recuperação de dependentes químicos Uma parceria entre a Prefeitura de Tauá, envolvendo as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Município com a Fazenda Luz do Mundo, situada em Aquiraz, investe na recuperação de jovens dependentes químicos. Segundo o Secretário Cel. Deladier Feitosa, 12 jovens tauaenses que entraram no mundo Cel. Deladier Feitosa ao lado do das drogas, estão fazendo tratamento. Jovem Deivison Coelho Noronha Um exemplo de força de vontade e superação é o do jovem Deivison Coelho Noronha, 25 anos, residente no Bairro Rabeca. Usuário de crack e maconha desde os 14 anos de idade, ele disse que foi ao fundo de poço. Virou mendigo, morou durante muito tempo debaixo da ponte da BR 020 que liga os Bairros, Tauazinho e Alto Brilhante e se alimentava somente do que encontrava no lixo. Convencido pelos familiares, o jovem resolveu buscar o apoio do Poder Público, foi acompanhado durante um mês pelos profissionais do CAPS AD de Tauá e em seguida encaminhado para a Fazenda Luz do Mundo, no dia 27 de abril de 2012, para iniciar seu tratamento. “No primeiro mês, pensei várias vezes em me suicidar devido à abstinência das drogas, mas com o acompanhamento psicológico da equipe da Fazenda Luz do Mundo, venci essa etapa e hoje estou em fase de recuperação, quero agradecer ao prefeito Odilon Aguiar pelo interesse e empenho na implantação de programas que afastem e recuperem os jovens do caminho das drogas e da marginalidade”, disse Deivison, acrescentando que desde esse período, não usou mais nenhum tipo de entorpecente. O Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, Cel. Deladier Feitosa vibra com a recuperação de Deivison e quer integrá-lo à equipe do Pró-cidadania para dar palestras aos jovens sobre a experiência vivida. “Um exemplo de quem foi a fundo do poço e conseguiu se recuperar. Vamos usálo como espelho para outros jovens que se encontram nessa situação e prevenir os que estão em risco”, disse o Cel. Deladier, destacando o enorme esforço que o Prefeito Odilon Aguiar vem desenvolvendo para evitar que as drogas destruam às famílias de Tauá. Quem desejar fazer tratamento para se livrar das drogas em Tauá, deve procurar o CAPS AD, na Rua Alfredo Ferreira Vale, no Bairro Alto Brilhante, para receber os primeiros acompanhamentos da equipe responsável. Depois o jovem será encaminhado para a Fazenda Luz do Mundo, em Aquiraz.

Projeto Galinha Caipira beneficia famílias tauaenses A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Hilma Carvalho, anuncia a execução de mais uma edição do Projeto Unidade Produtiva de Galinha Caipira. Nesta etapa, serão beneficiadas 400 famílias pertencentes a associações dos distritos. Na Associação Laura Cidrão, no distrito de Marrecas, as capacitações já começaram, apos esta etapa cada família receberá 25 pintos que posteriormente, serão devolvidos a SADS, 03 frangos para serem doados projetos sociais. Em 2011, já foram beneficiadas 400 famílias pelo Projeto, que estimula o desenvolvimento de novas capacidades e habilidades, contribuindo ainda para o melhoramento da renda familiar, através da criação de galinhas caipiras. Família beneficiada com o Projeto Galinha Caipira

Educação tauaense cresce também no IDEB

Alunos da Escola Maria do Livramento Barreto

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que Tauá elevou seu índice de 4,2 para 5,2, alcançando a meta prevista para 2017. Assim, a educação tauaense ficou acima da média estadual (5,1) e da média nacional (5,0). Além disso, o município deu um grande salto para o 32º lugar no ranking estadual. O resultado confirmou a evolução do ensino na rede municipal já atestada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), no qual Tauá atingiu o nível desejável, e também pelo sistema de Avaliação da Educação de Tauá (AMET), quando se atestou um crescimento considerável na escala de proficiência.

O Prefeito Odilon Aguiar comemora o resultado, afirmando que isso é fruto de um conjunto de ações que revelam o compromisso da Gestão Municipal com a educação de qualidade. Dentre elas, podemos citar: a criação de um sistema próprio de avaliação da aprendizagem (AMET), a inauguração de 76 laboratórios de informática e 11 salas de recursos multifuncionais, as reformas e ampliações de unidades escolares, a entrega de fardamento para mais de 13 mil alunos, aquisições de ônibus para o transporte escolar, o investimento em capacitação dos profissionais, além de muitos outros projetos e programas. O Secretário da Educação, Prof. João Álcimo, enaltece a trajetória de progresso trilhada pela educação tauaense, e a importância do trabalho comprometido dos educadores, do empenho dos alunos e do apoio das famílias, para a conquista destes resultados e para que o município continue avançando.

02

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ


Prefeito Odilon Aguiar inaugura obras na Lagoa do Eufrasino - Inhamuns

Inauguração da Praça Marina Sales Rodrigues

Homenagem ao Prefeito Odilon Aguiar

Inauguração da Praça Rocicler Sales de Sousa

O Prefeito de Tauá Odilon Aguiar inaugurou no dia 16 de agosto, um conjunto de obras na Localidade de Lagoa do Eufrasino, Distrito de Inhamuns. Foram entregues à população: a Quadra Poliesportiva Marina Sales Rodrigues, com sistema de iluminação, a Praça Rocicler Sales de Souza, a Reforma do Posto de Saúde, e a pavimentação em paralelepípedo totalizando 4.294,92m².

Tauá é representado na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente

Ana Ricarte participa do CNTED

A Superintendente da ADECONT, Ana Ricarte, representou Tauá na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD), realizada em Brasília. A iniciativa inovadora coordenada pelo do Ministério do Trabalho e Emprego, reuniu representantes de instituições governamentais, empregadores e trabalhadores, comprometidos com a promoção do emprego e trabalho decente de todo o país. A Conferência promoveu um amplo debate envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010. Ana Ricarte enalteceu a realização da CNETD, afirmando que é um passo importante na construção de uma política nacional de emprego e trabalho como parte na estratégia de crescimento e desenvolvimento inclusivo e sustentável. Segundo ela, o evento, possibilitou a ampliação dos espaços de diálogo social e a inserção da discussão da temática no Brasil.

Construção da Sede da OAB-Inhamuns têm início A OAB-CE em parceria com a Prefeitura de Tauá iniciou a construção do prédio da Seccional Inhamuns. A sede ficará em frente ao Centro Administrativo José Fernandes Castelo, numa área de 450 m² cedida pelo Município e atenderá a pelo menos 70 advogados que atuam nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Quiterianópolis, Parambu e Tauá, que beneficiará aproximadamente 150 mil habitantes numa área de 11.692,761 Km². A Presidenta da Sub-seção da OAB-Inhamuns, Dra. Regina Gonçalves comemora o início da obra acrescentando que "um sonho antigo dos advogados da Região, está se tornando realidade" . Na parceria, a Prefeitura de Tauá doou terreno e a OAB construirá o prédio. É importante destacar o compromisso assumido pelo Presidente da OAB-Ce, Dr. Valdetário Monteiro, filho do Município de Arneiroz, que prometeu a criação da seccional dos Inhamuns.

Advogados tauaenses no canteiro de obras

CURTAS 7 DE SETEMBRO Escolas Municipais e Estaduais organizam-se as comemorações da Semana da Pátria. As programações abordarão o tema: "A Educação Construindo Nossa Independência".

CONCURSADA A professora Sandra Ricardo Lima, aprovada no Concurso Público da Prefeitura de Tauá convocada para entregar documentação no dia 27 de agosto para ato de nomeação e posse.

24 de AGOSTO de 2012 | EDIÇÃO Nº 15

CIRCO CHEGOU EM TAUÁ Circo do Pardal estréia espetáculo nesta sexta-feira (24) às 20h, na Av. Chermont Alves, próximo à BR 020 ingresso de R$ 3,00 e R$ 5,00.

ESCOLA PRONTA Já está concluída e equipada a Escola de Educação Profissional de Tauá que deverá ser inaugurada pelo Governador Cid Gomes no mês de setembro.


2ª Etapa da implantação de luminárias em Tauá tem início A Prefeitura de Tauá através da Secretaria de Infra-estrutura já iniciou a segunda etapa do Programa de Implantação de Luminárias nas ruas e vilas do Município. Nesta semana, foram instaladas 38 luminárias na Vila de Lagoa do Eufrasino e 8 luminárias na Localidade Lagoa do Ramo, ambas situadas no Distrito de Inhamuns. O Coordenador do Setor de Eletrificação da Seinfra, Airton Rêgo Maranhão informou que 238 luminárias serão instaladas em diversas localidades e ruas da cidade. “A próxima localidade a receber o benefício, será Altamira, no Distrito de Carrapateiras, na semana que vem”, disse Airton. Já o Prefeito Odilon Aguiar assegura que se houver nova demanda atenderá, até que 100% da população seja beneficiada com o sistema de iluminação pública na cidade e distritos de Tauá.

Investidores visitam a cidade de Tauá O Vice-governador Domingos Filho recebeu, no dia 17 de agosto, um grupo de investidores em Tauá. O Grupo é integrante da Partner Energy, empresa com sede do Rio de Janeiro, que fabrica equipamentos com tecnologia revolucionária para aplicação em projetos de geração de energia sustentável e limpa. A convite do Vice-Governador, os empresários Afonso da Rocha, Wanderley de Souza e Antônio Guerra visitaram a Usina Solar da MPX, conheceram a cidade e conversaram sobre os incentivos do governo e a possibilidade de instalar empresas no município. A idéia é implantar fábrica de luminárias e painéis solares, em seguida, montar uma Usina Solar. Uma equipe técnica da Partner Energy estará em Tauá na última semana de agosto, para iniciar os estudos de avaliação da viabilidade de instalação.

Vice-Governador ao lado dos empresários cariocas na Usina Solar Tauá

Hospital de Tauá adquire Tanque reservatório de oxigênio líquido

Diretor do Hospital Dr. Jaimir Bósio ao lado do Tanque de oxigênio

O Hospital e Maternidade Regional de Tauá Dr. Alberto Feitosa Lima, administrado pela Fundação São Camilo, não está mais utilizando cilindros de oxigênio para pacientes internados que precisam desse tipo de atendimento. Há algumas semanas, foi instalado um Tanque-reservatório de oxigênio líquido, importado da Alemanha, com capacidade para 2.500m³ suficientes para atender a uma demanda de 4 meses. O Diretor do Hospital, Dr. Jaimir Bosio informou que foi construída uma tubulação por onde o oxigênio é transportado, desde o reservatório que fica na parte externa do Hospital até a cabeceira de cada leito, oferecendo maior segurança para os pacientes e funcionários. O equipamento possui um sistema sobressalente que funciona automaticamente em caso de falha. “Só estamos usando cilindros nos casos de transferências de pacientes em nossas ambulâncias”, disse Dr. Jaimir, acrescentando que o novo equipamento barateou os custos na compra de oxigênio para o Hospital.

AÇÃO CONSORCIADA: Prefeito Odilon Aguiar autoriza construção de adutoras O Prefeito de Tauá, Odilon Aguiar autorizou a construção de mais duas adutoras beneficiando dezenas de famílias que estão enfrentando problemas de abastecimento de água no interior do Município. As obras serão feitas através do Programa Ação Consorciada com os recursos sendo liberados diretamente para as Associações Comunitárias das localidades atendidas. O Secretário de Infra-estrutura, Dr. Renê Erlis, informou que já foram autorizadas as obras de instalação dos poços com caixas d’água, adutoras e água encanada em todas as residências das Localidades Lagoa de Cima, Distrito de Barra Nova e São Domingos, no Distrito de Carrapateiras. Nas duas vilas, serão beneficiadas 22 residências e as obras iniciarão ainda nesse mês de agosto. DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES ENTRE EM CONTATO

04

Expediente www.taua.ce.gov.br

Governo Municipal de Tauá Núcleo de Informação e Comunicação comunicacao@taua.ce.gov.br www.taua.ce.gov.br

Jornal Tauá Sempre em Ação Informe do Governo Municipal de Tauá Centro Administrativo José Castelo Fernandes Av. Cel. Vicente Alexandrino, 322 Tauá-CE - Fone: (88) 3437.2068

Textos: Nivia Scarcela Wilrismar Holanda Fotos: Camila Lima Projeto Gráfico: Jefferson Sales

INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE TAUÁ


Jornal Tauá Sempre em Ação nº 15