14 Junho de 2004 1 Euro
a ponTe
Ponte s. f. construção que permite a passagem de uma via de comunicação sobre um curso de água ou vale; NÁUTICA pavimento, a todo o comprimento do navio, para o cobrir; construção elevada, no tombadilho do navio, e no sentido bombordo-estibordo, geralmente junto do mastro da proa, donde se governa e dirige a manobra; conjunto de dentes postiços ligados aos naturais por meio de uma placa metálica; ~ levadiça ponte de tabuleiro móvel em torno de um eixo horizontal; ~ pênsil ponte na qual o tabuleiro está suspenso dos cabos que suportam o sistema; estar como um tolo no meio da ~ estar perplexo (Do lat. ponte-, «id.»)
Jornal Escolar doAgrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Milheirós de Poiares,Pigeiros e Romariza
DESTAQUE ENTREVISTA Nesta edição, decidimos prestar especial atenção ao Desporto Escolar que é dinamizado por vários alunos deste agrupamento. Neste sentido, apresentamos três artigos que abordam a actividade desenvolvida nas quatro modalidades seleccionadas: futsal, basquetebol e voleibol. Os artigos são da autoria dos professores responsáveis por cada uma das referidas modalidades. Por outro lado, para percebermos melhor toda a orgânica e os objectivos do desporto escolar, entrevistámos a coordenadora, a docente Anabela Rocha, que muito amavelmente se prestou a responder às questões por nós colocadas, esclarecendo, desta forma, todos os nossos leitores.
ANUÁRIO DO AGRUPAMENTO A surpresa a 16 de Junho O Anuário do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Milheirós de Poiares, Pigeiros e Romariz, apresentado em 16 de Junho foi mais um marco importante nesta comunidade. Foi pela segunda vez na história desta escola e agrupamento que este projecto foi levado a cabo. Constituído por 110 páginas, integralmente a cores, faz-se uma resenha de um ano de actividades. Desde as pré-escolas, passando pelo primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, não esquecendo o pessoal não docente, os departamentos e demais elementos da comunidade educativa, o anuário 03-04 é uma nova etapa que este agrupamento se propõe dar continuidade nos próximos anos. A grande inovação a nível gráfico, completa e integralmente realizada na escola e a produção Editorial 2 do anuário para venda em suporte informático, Ficha Técnica 2 são uma nova imagem de mudança e dinamismo Actualidades 2 que se pretender imprimirÀ Descoberta 6 A capa do CD Card que se apresenta na Dias especiais 9 imagem ao lado é o produto final de vários meses de empenho de todos os elementos A Magia das Palavras 11 desta comunidade que querem prepetuar mais Passatempos 13 um ano lectivo num suporte totalmente novo e Em Inglês e Francês... 14 que pode ser impresso por quem o desejar. O Projectos 16 CD Card, vendido a um preço simbólico pelo Entrevista 17 agrupamento, pretende, antes de tudo, ser um Biblioteca escolar 21 veículo de transmissão de uma força enorme; de uma forma de estar e de sentir a escola a pulsar Desporto 22 em cada um de nós, em cada novo ano lectivo. Pequenos cientistas 23 Para o ano que vem, de certeza, haverá mais. Diversos 23
SUMÁRIO