4 minute read

Figura 14 - Interface Archicad

2.

É uma ferramenta desenvolvida pela Autodesk, voltada para elaboração e análise de projetos nos mais diversos ramos da engenharia civil. Além de possuir todas as funcionalidades do AutoCAD na sua aba “desenho e anotação”, o Civil 3D possui uma cartilha de ferramentas exclusivas que permite o desenvolvimento de projetos na área de transportes, sistemas de informação geográficas (SIG) e inúmeras aplicações relacionadas ao meio ambiente, como análise de bacias hidrográficas e estudos hidráulicos e hidrológicos, tudo isso com certa facilidade. Sua versão pode ser adquirida no site do desenvolvedor.

Advertisement

A Autodesk, desenvolvedor desse sistema que pertence à plataforma BIM, relata:

“O software AutoCAD Civil 3D é a solução de modelagem de informações de construção (BIM) para uso em projetos e documentação de engenharia civil. O Civil 3D foi desenvolvido para engenheiros civis, desenhistas, designers e técnicos que trabalham em projetos de transporte, urbanização e de redes de água e esgoto. Mantenha a coordenação e explore as opções de projeto, analise o desempenho da obra e forneça uma documentação consistente e de maior qualidade - tudo dentro de um familiar ambiente AutoCAD. ” (AUTODESK, 2016)

Entre suas características, pode-se destacar:

 Realiza repetições de projetos com mais rapidez, usando um aplicativo inteligente que se baseia em modelos 3D e atualiza dinamicamente os elementos relacionados do projeto quando as alterações são feitas;  Compatível com softwares do mesmo desenvolvedor (Autodesk);  Capacidade de leitura de arquivos de outros desenvolvedores desde que salvos em sua extensão dwg.  Possui versão educacional disponível para download;  Projeta e determina a disposição de cruzamentos, rotatórias e corredores, parcelas, tubulações e grades com ferramentas específicas e padrões de projeto personalizáveis;  Otimiza o uso de materiais processando volumes de terra e realizando quantificações.

 Realiza análises de águas pluviais e esgotos; e  Acessa e utiliza dados geoespaciais, inclusive permite manipular e realizar análises para avaliar as condições existentes.

Existem outros aplicativos de georreferenciamento para se trabalhar em formatos dwg como por exemplo, a ferramenta TBN2CD. Entretanto, assim como o exemplo anterior, são pagos. O Autocad Civil 3D possui essa função sem que seja necessário adicionar uma extensão, gratuitamente, como pode ser possível visualizar nas imagens abaixo:

Figura 10 - Imagem aérea de georreferenciamento bairro Jardim da Penha - Vitória /ES, realizada na ferramenta.

Fonte: A Autora, 2018.

Figura 11 - Imagem aérea de mapeamento do bairro Jardim da Penha - Vitória /ES

Fonte: A Autora, 2018.

3.

O Infraworks é a plataforma BIM da Autodesk que permite parâmetros de base modelos planejando e criando uma infraestrutura civil no contexto simulação realista. Pode-se resumir esse software como:

“Direcionado para arquitetos em projetos de planejamento urbano e engenheiros civis em projetos de infraestrutura, o Infraworks é utilizado na fase conceitual de projetos de infraestrutura, possibilitando estudos de alternativas de projetos e a comunicação destes com todos os envolvidos. Além disso, possui ferramentas de simulação de tráfego e de mobilidade que poderão prever possíveis problemas de projeto e que te ajudarão a chegar em melhores soluções de engenharia. Utilizando o conceito BIM, o Infraworks consegue conversar com outros softwares de geoprocessamento como o AutoCAD Map 3D, nuvem de pontos do Recap (ambas tecnologias deste mesmo desenvolvedor), e interage nos dois sentidos com o AutoCAD Civil 3D, possibilitando a troca de informações de superfícies e projetos viários. Com o Infraworks também é possível levar para o Revit os modelos de Obras de Arte como pontes e túneis. ” (AUTODESK, 2016)

Segundo a Autodesk (2016) o Infraworks 360 é muito útil para uma engenharia preliminar, num ambiente visual onde as ideias e resultados podem facilmente se comunicar. É, também, ótimo ao criar contexto no qual ideias de projetos podem ser comunicadas. Isto é muito útil para a parte do pré-projeto onde o desenho do projeto pode mudar rapidamente e precisa ser comunicado frequentemente e prontamente. Uma vez que o desenho é estabelecido e a equipe do projeto e partes interessadas têm uma ideia mais clara das diretrizes que seguirão, o projeto pode então ir para o Civil 3D para o detalhamento de desenho e documentação.

Uma restrição do software é que, como se utiliza da base geográfica do Bing (ferramenta de pesquisa e base geografia concorrente do famigerado Google), os locais onde não forem contemplados com imagens via satélite serão menos providas de informações no modelo. Porém, é possível realizar o aprimoramento do modelo, e inserir os dados necessários para a sua análise. A ferramenta abre arquivos em 2D, 3D, shape file, raster, entre outros.

Dentre suas características, sendo grande parte para uso na engenharia civil, podese destacar para o uso em urbanismo:

 É compatível com softwares do mesmo desenvolvedor (Autodesk);

This article is from: