2 minute read

'brasíliA EM LINHAS' BRASÍLIA

Next Article
artista

artista

Advertisement

(2020-23)

SESSENTA OBRAS HOMENAGEIAM A CAPITAL FEDERAL

EXPOSIÇÕES REALIZADAS:

2020 - Espaço Oscar Niemeyer

2021 - Espaço Lúcio Costa

2022 - Biblioteca Demonstrativa do Brasil

2023 - Espaço Cultural Renato Russo Brasília-DF

“Brasília em Linhas” é a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra composta de 60 obras feitas com esferográficas, homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones.

A exposição marcou a reabertura do Espaço Oscar Niemeyer e a volta da visitação de museus no Distrito Federal, de setembro a novembro de 2020. Desde dezembro, a mostra encontra-se no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, com 10.000 visitantes.

‘Brasília em Linhas’ destaca lugares e monumentos marcantes da nossa Capital numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense.

Cada arte retrata Brasília por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.

“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra, revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explica o artista.

Portfólio - Jailson Belfort

BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)

AMOR À BRASÍLIA

OBRAS DE ARTE PARA UMA CIDADE QUE É OBRA-PRIMA!

Lugares e monumentos marcantes da Capital Federal são homenageados na série “Brasília em Linhas”, numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense Jailson Belfort. São 60 (sessenta) obras feitas apenas com canetas esferográficas, medindo 42x30cm, em diversas cores, retratando nosso olhar de admiração para a capital brasileira.

Assim como Brasília, cada arte foi feita com dedicação, precisão e atenção aos detalhes. Para esta composição, foram usadas linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.

A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt. Cada quadro apresenta um ponto turístico retratado em duas cores. Em cada ângulo, a cidade gera uma bela experiência de contraste entre o vasto céu e seus monumentos.

Desta forma, as obras fogem do óbvio: em vez de fazer o céu emoldurar a construção, é esta que emoldura o céu. Como efeito, torna-se explícito o que está implícito, permitindo que o olhar escolha projetar para a cena exterior aquilo que está no interior.

Seguir as linhas coloridas identificando prontamente os lugares icônicos fornece um gatilho na memória das primeiras experiências da cidade: seu céu e seus riscos arquitetônicos.

É um convite ao sublime para apreciar a relação entre a criação humana e a divina, o natural e o artificial, a forma e o conteúdo, a luz e a sombra. Um passeio que nos eleva e borra as fronteiras entre criatura e criador.

Pensar que tudo foi construído por traços de canetas esferográficas é inusitado e surpreendente.

BRASÍLIA EM LINHAS (cont.)

Cart Es Postais

This article is from: