Prefeitura impede entrada de equipe de transição do prefeito eleito Gilson Coleta
Agostinho Patrus é reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas
E surge a pergunta: Há algo para ser escondido da atual administração?
Por unanimidade, o deputado estadual Agostinho Patrus (PV) foi reeleito, nesta sexta-feira (4/12), para presidir a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos próximos dois anos. Durante a Reunião Extraordinária também foram eleitos os demais parlamentares que farão parte da Mesa Diretora no biênio 2021-2022. A sessão reuniu 74 deputadas e deputados, de forma presencial e remota, com cumprimento das regras de distanciamento preconizadas por autoridades sanitárias.
Página 4
Jequitinhonha e Mucuri apresentam saldo positivo de emprego em outubro O saldo de empregos nas micro e pequenas empresas (MPE) mineiras em outubro foi o melhor já registrado para o mês nos últimos 10 anos. É o que mostra o levantamento realizado pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. As MPE criaram 30.534 vagas formais em outubro, o equivalente a 72,5% do total de novos postos de trabalho gerados no estado.
Página 5
Tudo sobre o câncer de pele
Aproveitando a campanha Dezembro Laranja, o jornal busca um material sobre o tema. Ele traz consequências e cuidados que se deve ter para evitar o problema.
Página 2 - C. MULHER
Nanuque, 12 de Dezembro de 2020 - Ano XIII - Nº 206 - Circulação: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo
P
ela primeira vez, o candidato eleito está impedido de entrar no prédio da prefeitura com sua equipe de transição e ainda teve que ouvir um sonoro: “se necessitar de alguma informação, a mesma deverá ser feita através de ofício.” Na Lei Orgânica do Município de Nanuque, o artigo 195, deixa claro que o prefeito eleito poderá designar comissão de
transição, cujos trabalhos deverão ter todas as condições necessárias para que possa efetuar o completo levantamento da situação das contas municipais. Exceto a Lei Orgânica, não há uma lei federal específica que obrigue um gestor em exercício abrir as contas da prefeitura para que a chamada transição ocorra.
Página 3
ELEIÇÕES 2020
NANUQUE PODERÁ TER NOVA ELEIÇÃO Coligação liderada pelo Avante entra com recurso na Justiça acusando candidatura do prefeito eleito de práticas de abuso econômico e caixa 2. Processo está em tramitação PANDEMIA
Carlos Pimenta fala sobre pandemia de covid-19
Página 6 O médico e presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Pimenta (PDT), foi incisivo nas plenárias da Assembleia quando foi pautada a discussão sobre o combate ao novo coronavírus que tem ceifado vidas por todo planeta. Na ocasião, Pimenta elogiou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, mas condenou o modus operandi com que vem sendo tratado a pandemia, por parte de grande de políticos que não querem saber de
outra coisa que não seja a sucessão presidencial que se dará em 2023.“Estão politizando demais o vírus”, disse o deputado ao jornal EM TEMPO. Pimenta revelou que seus conhecimentos médicos o autorizam a dizer que o vírus tem de ser levado a sério. Ele conta que o drama de uma pessoa infectada é alto demais e, quando esse paciente é diagnosticado, ele já transmitiu a doença para dezenas, ou quem sabe centenas de outras futuras vítimas.“A impressão que tenho é a de que estão usando e abusando o tema para tirar proveito político e isso é inaceitável. Não podemos ficar passivos, diante de tamanha irresponsabilidade. O governo tem aplicado recursos para combater a pandemia, cabem aos responsáveis a tarefa de aplicar as verbas de acordo com as necessidades e com seriedade, para evitar prejuízo maior”, finalizou
Página 3
O
prefeito eleito de Nanuque, Gilson Coleta (PROS), pode não tomar posse, se as acusações feitas à sua campanha se confirmarem. Com 37,28% (6.942) votos, Gilson tem pendências para resolver na Justiça Eleitoral. No processo nº 060069802.2020.6.13.0190, da Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, que tem como autor da denúncia a Coligação Avante Nanuque do então candidato à reeleição, Roberto de Jesus (AVANTE). No processo, Gilson aparece como réu ao lado de Gilmar Pereira, candidato à vice em sua chapa e do empresário Tadeu Milbratz, por abuso de Poder Econômico e Caixa Dois.
Bolsonaro anuncia pavimentação da BR-367, no V. do Jequitinhonha
Página 12
O deputado federal, Lafayette de Andrada assegurou que a vinda do Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao estado de Minas Gerais servirá para anunciar investimentos de infraestrutura na região. O parlamentar contou ao EM TEMPO que o presidente também dirá aos mineiros que as obras de pavimentação da BR-367, que liga Minas Gerais ao estado da Bahia, começará em pouco tempo. O deputado tem falado de suas estreitas relações com Bolsonaro e garantiu que tudo fará para transformar essa aproximação em benefícios para Minas.