UMA ABORDAGEM SOBRE ORIGEM DOS BOVINOS, RAÇA, ZEBU E GIR

Page 1

UMA ABORDAGEM SOBRE ORIGEM DOS BOVINOS, RAÇA, ZEBU E GIR Ivan Luz Ledić Assessor FICEBU RAÇA VISANDO ACLARAR DEFINIÇÕES E BUSCAR RESPOSTAS DO QUE SÃO RAÇAS E PUREZA RACIAL, consultamos a literatura, onde geneticistas e biólogos discutem esse assunto. As divisões da taxonomia dos seres vivos tentam descrever através da filogenia o princípio darwiniano de ascendência comum, para se chegar até a espécie animal. Segundo a teoria da evolução, nas espécies sexuadas, um conjunto de indivíduos geneticamente idênticos, que poderiam ser considerados raças puras, não existe e nunca existiram. Em uma espécie animal sempre ocorreu migração de genes por acasalamentos entre grupos, famílias e variedades em seu habitat natural. No passado, alguns grupamentos ou manadas, por isolamento geográfico e adaptação ao meio ambiente, desenvolveram aparência ou tipo definido, mas ainda assim com variação individual e com genes advindos de diversos tipos da população da espécie que lhe deu origem. Confirmando isso, dentro da teoria monofilética e dos estudos recentes de DNA mitocondrial, utilizando fósseis e animais viventes, indicam que o extinto Auroque ou Uru (Bos primigenius) é considerado o ancestral silvestre ou o precursor de todo o gado doméstico, tanto taurino como zebuíno. Os fósseis mais antigos de Auroques têm cerca de 2 milhões de anos e foram encontrados na Índia, na região do deserto de Thar, mas existiam também em Gujarat, área de Ganges e Karnataka. Portanto, as subespécies indianas foram as primeiras originadas do Bos primigenius. Durante o Pleistoceno e começo do Holoceno os Auroques migraram para o Oriente Médio, para a Ásia e Europa à cerca de 270 mil anos atrás, quando ocorreu a diversificação entre o Bos primigenius primigenius (taurus) e o Bos primigenius namandicus (indicus), interpretada como evidência de dois eventos de domesticação separados, à cerca de 10 mil anos atrás (no período Neolítico). Um dos eventos deu origem aos taurinos e aconteceu no Oriente ou Sudoeste da Ásia, na região da Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Chipre, Israel, Iraque e Palestina, entre o mar Mediterrâneo e o Irã. O outro evento ocorreu no Baluquistão (hoje Paquistão), dando origem aos zebuínos. O Auroque foi descrito na Bíblia e era usado pelos romanos como um bovino de batalha em arenas. O Auroque foi extinto em 1627, quando uma fêmea morreu na reserva florestal de Jaktorów, Polônia. Seu esqueleto é propriedade do Museu Livrustkammaren em Estocolmo, Suécia (Figura 1).

Figura 1 – Esqueleto do último Auroque (Bos primigenius) Assim, em biologia, os zoólogos geralmente consideram ‘raça’ um sinônimo das subespécies, caracterizada pela comprovada existência de linhagens distintas dentro das espécies. Segundo a FAO, é um termo mais cultural que técnico. Em seus primeiros estágios, todas as raças têm um centro geográfico de origem onde 'determinados animais se assemelham' e, após a domesticação, os criadores desenvolveram seleção e comercialização desse chamado agrupamento biológico. Através de meticuloso


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.