Page 1

DESPORTEEN

A HISTÓRIA DO BADMINTON

#AKI SÓ FALTAS TU! JANEIRO 2014 - N.22 - ANO 3

2014

PARA S O V I T E J B O METAS E

PÁG.6

História de Sabedoria

QUAIS SÃO OS TEUS OBJETIVOS PARA ESTE ANO?

com o Bispo Júlio Freitas

REPÓRTER TEEN

Preconceito vs Racismo

QUANDO TRAÇAMOS E

DETERMINAMOS O QUE

QUEREMOS, ENTÃO, TEREMOS UMA PROFUNDA SATISFAÇÃO POR SABER QUE CONSEGUIREMOS ALCANÇÁ-LOS.”

RETROSPET

Crepes de ch

ocolate

IVA 2013 D ESCOBRE T UDO O QUE FIZEMOS ES TE ANO E J UNTA-TE A NÓS...


Clube teen

janeiro 2014

Sumário 2

Clube

TFTeen Teen

4

msg

Bp. Júlio Teen tema

capa

o país

Teen

tiago em anuel T F t ee n a reosa

8

e no beatriz pequ o TF teen aveir

9

conhecer

repórter

TF teen quelu

6/7

Cantinho do educador

2013

dro Marcelina pe z

5

Chef teen

retrospetiva

T t a m en c n o en tr

3

desporto

fala

e andr x e l a Tiago F teen o

10 11 12 A Folhinha Universal e TF Teen News é uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus FOLHINHA MENSAL: JANEIRO 2014 Edição nº 22, ano 3

a Simão teixeir ento

oncam TF teen en tr

arvalho c o m a h o EUric amalicã f T F t ee n

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) Direção: Katia Cardoso Coordenação: Edilene Silvestre Redação: Vanessa Jorge Correção: Vanessa Jorge

Revisão: Vanessa Jorge e Andreia Duque Ilustração e Paginação: Elsa Gomes, Carlos Paredes e Diogo Mourinha Sede: Rua Dr. José Espírito Santo, n.º 36, Chelas - Lisboa Site: ebi.iurd.pt Facebook: facebook.com/tfteenportugal


to

janeiro 2014

DESPORTEEN 3 Vantagens TF TEEN LOUSÃ

A história d0

Badminton

O

BADMINTON é um desporto muito parecido com o ténis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se um “volante”. Na prática deste desporto são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força e resistência física, velocidade, reflexo e flexibilidade. Este desporto foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que conheceram-no na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de “poona”. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

Objetivo e regras do jogo O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater no volante. O objetivo do jogo é fazer com que o volante toque no campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador atira o volante para fora do campo ou toca mais de uma vez no mesmo, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três séries (“sets”) de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três séries.

RUA DR. JOSÉ MARIA CARDOSO, N.º 15 - TF TEEN LOUSÃ

Facilidade de aprendizagem (Por isso, é conhecido como um desporto “antifrustração”, pois consegue-se jogar a partir do primeiro dia); Bom desporto para fazer amigos; Bom para a saúde.

Curiosidades O badminton é o segundo desporto mais praticado no mundo (é muito popular no Oriente: Singapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia); O badminton é um jogo muito rápido e o volante pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada; O badminton é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992; Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial.

(RECORTA E UTILIZA COMO MARCADOR DE LIVROS OU, SE PREFERIRES, OFERECE A ALGUÉM QUE SEJA ESPECIAL PAR A TI!)

DE: MENSAGEM:

PARA:


janeiro 2014

HISTÓRIA DE

4

SABEDORIA ... com Bispo Júlio Freitas

SEJA UM ÍMAN DE

OPORTUNIDADES

“Q

uem crê na realização do seu sonho atrai as oportunidades e não fica a ir atrás de ninguém.” Não basta acreditar, mas, sem dúvida, começa por aí. Se duvidas, fazes pouco caso ou até ignoras os teus sonhos, não há forma de atraíres para a tua vida as oportunidades que tanto procuras e desejas. E não te enganes, pois, na verdade, são as oportunidades, em conjunto, que formam o trilho para a realização dos sonhos e, quem dissocia um do outro, acaba por se sentir perdido na vida, ficando atrás da opinião dos outros para encontrar o seu rumo. O que mais escutamos neste mundo são histórias de pessoas que toda a sua vida andaram

atrás de oportunidades, que as perderam ou não souberam aproveitá-las quando as mesmas surgiram. Mas, por que motivo isto acontece com tanta frequência? Porque, tendencialmente, como seres humanos, olhamos para o que está à nossa frente e não para o enquadramento geral. Muitas vezes, as oportunidades são vistas como um acontecimento isolado e não como parte de um todo, de algo superior, DO NOSSO SONHO! Por isso, se o teu objetivo é a realização dos teus sonhos, começa por acreditar nesta mesma possibilidade e um mundo de oportunidades abrir-se-á para ti, de uma forma sem precedentes! Te vejo na IURD, ou nas Nuvens! Bjf


janeiro 2014 *# @‰ ?! !? <3 # £ *# @÷ ?

fala teen *# @‰ ? ! !? <3 # £ *# @÷ ?

"Hoje na minha casa já não existe discussões, pelo contrário existe paz"

O

lá, sou o PEDRO DURÃES de Barce-

Pedro Miguel Durães TF Teen de Barcelos

los.

Antes de chegar ao TF Teen eu era um menino muito rebelde e desobediente. A minha relação com os meus pais era muito má, principalmente com a minha mãe, pois fazia de tudo para a contrariar, era muito difícil lidar comigo. Mas ao aprender a usar a minha fé, a participar dos encontros, propósitos e a pedir forças para contrariar as minhas vontades, posso dizer que, hoje, sou totalmente diferente. Sou calmo, obediente, adoro os meus pais e aceito o que eles ensinam-me. Hoje na minha casa já não existe discussões, pelo contrário existe paz. Somos uma família feliz graças a Deus.

Tinha convulsões e crises epiléticas

C

HAMO-ME STEFANIA ULICI, E SOU DO TF TEEN DE SAMORA CORREIA. Quando cheguei ao TF, há um ano atrás, tinha muitas convulsões e crises epiléticas. Foi, então, que ouvi falar de Deus e passei a usar a minha fé, pois o Deus que me foi apresentado é um Deus que tudo pode. Hoje e por crer no poder de Deus, estou livre de todo o mal que tinha, não preciso mais tomar medicamentos para as convulsões e nem para as crises epiléticas, pois nunca mais as tive. Deus ouviu-me e libertou-me.


janeiro 2014

6

Tema capa

2014

METAS E OBJETIVOS PARA

“A

limenta uma profunda lealdade ao teu objetivo, metas. Chegámos a 2014 e qual é a tua meta, quais são os teus objetivos para este ano? Quando traçamos e determinamos o que queremos, então, teremos uma profunda satisfação por saber que conseguiremos alcançá-los.”

-nos incansavelmente, até que se deixam possuir. Mas, por que motivo isto acontece?
 Porque eles sabem que, a partir do momento em que o fizerem, terão de cortejá-los, comprometer-se com os mesmos, investir neles, e, em último caso, possuí-los, já que não existe meio termo.

Metas/Objetivos Muitos mantêm uma relação platónica, outros apenas admiram-nos de longe, sem nunca, verdadeiramente, se comprometerem… poucos são os que, de facto, alimentam uma profunda lealdade com os seus objetivos, metas e perseguem-

OU COMPROMETES-TE COM OS TEUS OBJETIVOS E METAS OU TE DIVORCIAS DELES!
 E, como em todas as relações, quando te comprometes, passas a ter os teus direitos e os teus deveres. E que

deveres? O dever de fazeres a tua parte, com toda a lealdade, para que as tuas metas e objetivos se cumpram. E que direitos? O direito de ser feliz e plenamente realizado, a partir do momento em que o teu objetivo é totalmente alcançado!
 E então? Vais-te comprometer? Ou vais ficar parado? E, assim, passarás mais um ano e nada? Então vamos, desperta e começa já, não percas mais tempo, escreve e projeta um ano de metas, objetivos e realizações.

A TF TEEN NEWS DESEJA UM ANO REPLETO DE REALIZAÇÕES DOS

TEUS OBJETIVOS!!


SABIAS QUE?...

janeiro 2014

A PALAVRA “BÍBLIA” APARECE ESCRITA NA BÍBLIA?

ABíblia. Esta palavra vem do termo grego “biblos”,

palavra “Bíblia” não aparece escrita nos textos da

devido a uma cidade fenícia dade era um centro muito dutor de rolos de papiro,

ar vais fic ? parado

de Biblos. Esta ciimportante, prousados para fazer livros. Mais tarde “biblos” passou a significar “livros” e “bíblia” é o plural para “livros”. A Bíblia é tida como uma grande colecção de livros, o “Livro dos Livros”, o Livro Sagrado.

SABIAS QUE:  A Bíblia é o livro mais vendido no mundo.  Já foi escrita em diversos materiais: tábuas de barro, peles, papiro e cacos de cerâmica.  A primeira Bíblia portuguesa foi impressa em 1748.

com o Teen

Luís Filipe TF Teen Ovar


janeiro 2014

8

Crepes

de chocolate

com a Teen Catarina Isabel - TF Teen de Paredes

Ingredientes: • 1 chávena de farinha sem fermento • 1 chávena de leite • 1 ovo • 1 pitada de sal • 1 pitada de canela

1.º) Coloca os ingredientes num recipiente e mexe muito bem; 2.º) Prepara uma frigideira e põe ao lume, quando estiver quente coloca 3 pingas de óleo; 3.º) Depois, coloca um pouco do preparado até cobrir o fundo da frigideira e espera 35 segundos, depois, viras do outro lado e esperas mais 35 segundos; 4.º) Por fim, retira e coloca num prato. Recheia o teu crepe com chocolate quente e enrola-o.

Bom

apetite!!!


janeiro 2014

O TF Teen de Viseu está na: Rua da Vila Lusitana, nº15

Conhecer Portugal

9

Vamos com os tf teen de viseu conhecer a cidade de viriato

Viriato

era homem que seguia os princípios de Honestidade, justiça e que sempre cumpria com os tratados e alianças que fazia com outros povos

E gado, que quando criança, à semelhan-

ra proprietário de várias cabeças de

ça de todos os Lusitanos, tinha sido pastor. Mais tarde, tornou-se caçador e depois guerreiro. Os Lusitanos homenagearam Viriato com os títulos de Salvador e benfeitor, que era o que costumava acontecer com os reis de alguns povos da Europa. Não sendo o rei dos Lusitanos, Viriato era, mesmo assim, o seu líder durante o tempo em que esses povos se uniram na luta contra Roma. O seu passado como pastor era semelhante ao dos grandes líderes de outras civilizações tais como de Rómulo de Roma e David de Israel.

Visita à Casa de Viriato O último passeio que os Teens de Viseu fizeram, foi uma pequena visita à Casa de Viriato e, na oportunidade, falou-se um pouco sobre Viriato e sobre o seu caráter de guerreiro, justo e lutador. Ele defendeu os seus ideais. O encontro do TF foi realizado neste local e aproveitou-se a ocasião para conversar um pouco sobre o tipo de caráter que cada um deve ter. Falámos nos ideais que os jovens de hoje em dia têm e que os têm levado a uma falsa felicidade. Referiu-se, também, a importância dos TF se assumirem como fazendo parte do grupo e não se deixarem influenciar pelas ideias deste mundo. Chegámos à conclusão que para agradarmos a Deus teremos que ter a coragem de não nos iludirmos diante do brilho que este mundo oferece, temos que lutar e guerrear como Viriato para nos tornarmos uma referência.

Perfil teen

NOME: ANA RAQUEL GOMES FREITAS IDADE: 14 anos TF TEEN: Madeira DEUS: É a minha força! BISPO: Guaracy Santos PRATO PREFERIDO: Bacalhau com natas COR: Vermelho UM SONHO: Ter a minha empresa própria no futuro. NÃO VIVO SEM: Deus UM VERSICULO: “... não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a Nossa força.” (Neemias 8.10)

NOME: LILIANA COURELAS Idade: 13 anos TF Teen: Aveiro Deus: O meu protetor, Aquele que me guia e guarda. Bispo: Edir Macedo Prato preferido: Arroz de frango Cor: Rosa Um Sonho: Ser Esposa de um Homem de Deus Não vivo sem: Deus Versículo: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmos 23.1)


janeiro 2014

RETROSPET ção do educad or

k or

dolescência pa eo o sh

'

versário i i n

a tf teen m a r g o r

u rd

a

es c ol ad

w

p

ª

ia em r p

RECORDA ALGUNS DOS MELHORES MOMENTOS

ão ist cr

1

10

cinema e d

sábados I 21h15 iurdtv.eu

Re u

eio

pass

sa

onvivío s ec

a do verã id

o

t es

con

s

s rte No

an ud

ção dos e a st gr

n

Transforma o do iã

desp ed

õe s

t ee n

s es s

batis m

er'

o

tf


janeiro julho Maio 2014 2012 2013

PETIVA 2013

11

OMENTOS DO TF TEEN NO ANO QUE TERMINOU

d

festa

s crianç da as ia

ão tf tee aç n z i

leza be

gelad o do

jes u s

a

o

idoso

pais s o

o

tard e

tard e

d

dia d

dia d

evan

ge l

dia d as

n

es mã

á viv es t o


maio 2012 janeiro 2014

12

PARA INICIAR O ANO, VAMOS FAZER DIFERENTE, DESTA VEZ SERÁ UMA COORDENADORA QUE VAI ENTREVISTA UM TEEN, VEJA!

R E T R Ó REP

teen

Preconceito vs Rascismo

Qual a diferença? Domingas Farias: Olá, Leandro! Hoje vamos estar a falar sobre o preconceito, o que tens para me dizer? Leandro da Veiga: Embora a biologia tenha identificado uma raça, a raça humana, povos de diferentes culturas têm confundido esta palavra com etnia, daí começa a surgir o preconceito. Domingas Farias: E como podes explicar esta diferença? Leandro da Veiga: Por mais que os dois conceitos estejam associados, a diferença reside no facto que a etnia compreende os fatores culturais como a nacionalidade, a filiação, a religião, a língua e as tradições. Enquanto, as raças compreendem os fatores morfológicos como a cor da pele, a

constituição física e a estatura. Domingas Farias: Sabemos que em diversos países isto ainda não é crime, como funciona? Leandro da Veiga: Aqui em Portugal o racismo é considerado crime no código penal. No entanto, são poucos os relatórios de estatísticas acerca da discriminação racial no nosso país. Domingas Farias: Em Portugal há diferentes raças, como que é em relação ao racismo? Leandro da Veiga: Aqui no nosso país há um grande fluxo de imigrantes, africanos, angolanos, ciganos e brasileiros…  e o preconceito ainda não é crime. Domingas Farias: Leandro como podemos passar hoje para os jo-

vens que o preconceito é crime? Leandro da Veiga: Temos que perceber que o racismo e o preconceito dependem do pensar de cada um, porque muitos de nós temos um pouco de cada um em algum lugar. Domingas Farias: Muito obrigada, Leandro, pela tua participação. Para finalizar, devemos consciencializar os pais que ainda têm os filhos pequenos, que isso só começou porque permitimos, e que continuará porque queremos, e só acabará quando nós compreendermos que isso só destrói a relação uns com os outros. Leandro da Veiga: E que para Deus, todos nós somos iguais, portanto, muito obrigada pelo convite.

Entrevista Teen - Póvoa santo Adrião

Tf teen

tem talentos!

Se tu, Teen, tens talento fala com o Conselheiro

da tua Igreja e envia o teu vídeo para nós!

Revista Janeiro - Tf Teen