Folha de Portugal | Edição 48 | 2022

Page 1

Bispo Macedo visitou centro onde é realizado trabalho social e de evangelização no Chipre Pág. 4

A DEPRESSÃO MASCARADA DE FELICIDADE

Por que motivo lhe é dito que é uma época de felicidade, harmonia, paz, esperança e amor, quando você se sente a criatura mais angustiada e triste à face da terra? Págs. 6/7

“As luzes, as festas iludiam, mas era tudo passageiro”

“Na época de festas sentia-me triste. Não havia celebração em família...”

Silva

igrejauniversal.pt Edição nº 48 I Dezembro de 2022 I Ano 03 I Edição Nacional e Ilhas I Jornal de distribuição mensal e gratuita I 33.000 exemplares I Diretora: Maria Correia
EM FOCO
Fátima
Branca Nunes FINAL DE ANO VISITA A CENTRO DE REFUGIADOS
EM DESTAQUE ATUALIDADE UNISOCIAL 10 ANOS DE CALEBE O seu interior está bem 'organizado'? Grupo teve direito a celebração especial Pág. 5 Autoajuda revelou a melhor forma de enfrentar os problemas Pág. 10 SOLIDARIEDADE: A prática de sabermo-nos colocar no lugar do outro Págs. 8/9

BUSQUE PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA

OSenhor Jesus disse: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). Então, alguém pergunta: “como posso buscar primeiro o Seu reino e a Sua justiça, se estou cheio de problemas?”

Então, Ele continua: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6.25).

E Jesus ainda conclui: “Portanto, não vos inquieteis com

o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34).

Para não andar ansioso, é preciso relacionar esse com-

portamento à Fé inteligente. A nal, como é possível não car preocupado com uma situação difícil se ela está à sua

FJU Mega Help

O “Mega Help” reuniu milhares de jovens em várias localidades do país e, como sempre, teve como objetivo a superação e, acima de tudo, a conscientização de que existe uma saída para os problemas físicos, mas, sobretudo, os emocionais.

A PIOR ÉPOCA DO ANO...

É poca das luzes, das cores e do brilho, do convívio familiar, das refeições caseiras e saborosas... seria de esperar que a época festiva fosse a mais aguardada e celebrada do ano, porém, para muitos, não é. De facto, para quem sofre de depressão (e mesmo para quem não foi diagnosticado, mas vê-se mergulhado num estado depressivo contínuo), são as mensagens subtilmente passadas nesta fase do ano que os fazem sofrer.

É a ‘obrigação’ de estar ou ‘parecer’ feliz que a muitos aflige

A frustração, resultado da re exão que os leva a comparações com anos anteriores, o aumento desproporcional da solidão ou as preocupações e anseios relativamente ao futuro são alguns dos motivos. Fundamentalmente, é a ‘obrigação’ de estar ou ‘parecer’ feliz que a muitos a ige e faz com que mergulhem ainda mais nos sintomas depressivos, aguardando apenas que este período termine. Mas, será mesmo possível superar esta fase?

Foi uma data que ficou marcada na vida de muitos, que trocaram a essência do passado por uma decisão que se transforma em verdadeira alegria. Como é habitual, teve o “Cantinho do Desabafo”, onde foram atendidos mais de uma centena de jovens cheios de marcas da automutilação e despedaçados na alma.

FTU Family Camp

O FTU Camp em Família aconteceu em todo o país e proporcionou a centenas de adolescentes e familiares uma tarde bem passada. O evento contou com a presença do Bp. Domingos Siqueira que, na oportunidade, ensinou aos teens presentes a importância de receberem o Espírito Santo ainda na adolescência, orientando também os pais sobre o cuidado com a salvação dos filhos. Apresentações musicais, sorteios, premiações, assim como a graduação de adolescentes, foram alguns dos momentos muito especiais que tiveram lugar durante o encontro.

frente? Aí é que está o segredo da Fé, da comunhão, da dependência de Deus. Quando a pessoa depende de Deus, ela não se preocupa com as coisas desta vida. Ela apenas faz a Vontade de Deus e busca primeiro o Seu Reino e a Sua Justiça.

A pessoa que faz a Vontade de Deus, mantém a mente em espírito de oração, sempre com os pensamentos conectados a Ele. E, em hipótese alguma, ela dá vazão às dúvidas.

Se houver dentro dela essa expressão de Fé, então, venha o que vier, ela está rme na Rocha e ninguém consegue derrubá-la.

EVG Grande Lisboa

O encontro EVG reuniu a Grande Lisboa e foi uma tarde de fortalecimento e renovação, para o avivamento de todos os evangelistas que estiveram presentes. O Bp. José falou sobre a importância de manter os pensamentos ligados à Palavra de Deus,

para nos tornar aptos para o ganho de almas. Todos os evangelistas, com certeza, saíram diferentes e com o amor pelas almas renovado. O Grupo de Evangelização (EVG) tem como objetivo principal cumprir o “Ide” (“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15).

MENSAGEM Bispo Edir Macedo
REFLEXÃO 2 Edição nº 48 I Dezembro de 2022 Folha de Portugal RUA DR. JOSÉ ESPÍRITO SANTO, Nº 34, 1950-096 - LISBOA Tel: 219 016 650 Correio do Leitor / Publicidade: geral@folhadeportugal.pt DIRETORA: Maria Correia EDITOR/COPY DESK: Nilza Vaz REDAÇÃO: Nilza Vaz PAGINAÇÃO: Andreia Duque, Carlos Paredes e Diogo Almeida COLABOROU: Núbia Siqueira, Maria Correia e Ana Carolina Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor. Todas as fotografias respeitantes à IURD são da responsabilidade da mesma. Folha de Portugal Título registado no ERC com o nº 127340 Propriedade: IURD Sede administrativa: Avenida Marechal Gomes da Costa, n.º 21 - D, 1800-255 Marvila - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Mensal Impressão: LIDERGRAF Sustaineable Printing - Rua do Galhano, n.º 15 4480-089 Vila do Conde - Portugal Tiragem: 33.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas Estatuto Editorial: www.igrejauniversal.pt/estatutofp/ Qualquer alteração relativa à grelha de programação do canal UNIFÉ TV é da inteira responsabilidade do mesmo.
Afinal, como é possível não ficar preocupado com uma situação difícil, se ela está à sua frente?
EDITORIAL CURTAS UNIVERSAL
SCAN PARA SABER MAIS

CONCENTRAÇÃO DE FÉ lotou o Palácio de Congressos

anos de um casamento duradouro

As visitas missionárias

do Bispo Macedo têm sido realizadas não só no estrangeiro, mas também de norte a sul do país e ilhas. Desta feita, foi o Sul a região contemplada para o efeito. “Tarde dos Milagres e da Paz” foi a reunião que, certamente, tocou a vida de muitos. Na opinião de um dos presentes, “foi uma tarde muito

‘El Dia de la Victoria’!

vação, de avivamento espiritual, algo que cada ser humano precisa para a sua vida. Existem alturas que os problemas são tão intensos, que a fé se pode sentir abalada, uma das consequências de se viver neste mundo. Porém, para o cristão, é na Palavra que ele encontra a sua força, a renovação do seu espírito e foi, precisamente, isso que o Bispo levou a todos.

abençoada, não esperava outra coisa, uma palavra simples, mas que fez toda a diferença nas nossas vidas!”.

No decorrer do encontro, também houve espaço não só para a entrega pessoal e sincera da vida a Deus, diante do Altar, mas também da oração realizada ao pé da Cruz, em favor de todas as famílias.

Foi no ano passado que comemoraram as bodas de ouro e, na oportunidade, o casal compartilhou o segredo para um casamento resistir por tanto tempo. Em 2022, no período em que celebram os 51 anos de casados, o Bispo Macedo e a esposa, Dª Ester, estiveram no Templo Maior, em Lisboa, num encontro pautado por preciosos ensinamentos para uma vida sentimental feliz. Ambos reiteraram o que é, de facto, importante para que o amor permaneça forte. “Se eu quisesse que ela me agradasse, primeiro eu teria de agradá-la com a minha própria vida. Então, tinha de haver um sacrifício meu por ela e dela por mim e, assim, nos tornámos uma só carne”, afirmou o Bispo, aquando das bodas de ouro. Já Dª Ester, por sua vez, pontuou que o amor do casal é fruto de “uma direção

BARCELONA. Já o encontro em Barcelona, teve lugar a 13 de novembro, às 18h. Dos cerca de 1 milhar de pessoas presentes, perto de 500 eram novas ou afastadas. O encontro, cujo tema era ‘El Dia de la Victoria’, serviu para levar muitas pessoas a um verdadeiro encontro com o Espírito da Paz. Muitos que estavam apagados na fé foram avivados e renovados. Foi um dia memorável, em que as pessoas que ali estiveram, com certeza, alcançaram a vitória pela fé sobre as enfermidades, problemas espirituais e familiares.

dada por Deus” e que a providência Divina é vista em todos os detalhes. Tratou-se de um encontro do qual os participantes saíram não só mais esclarecidos, como certos de que o amor requer, sem sombra de dúvida, um sacrifício diário.

Em foco 3 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
ALGARVE
O mês de dezembro iniciou com nota positiva para a população algarvia
TERAPIA DO AMOR 51
Comemoram mais de cinco décadas de casados a 16 de dezembro, mas, QUAL SERÁ O SEU SEGREDO?
MADRID. Foi na quarta-feira, dia 9 de novembro, que o Bispo Macedo realizou o encontro em Atocha, sede da Universal na capital espanhola. A Igreja estava repleta de pessoas ávidas por escutar uma mensagem de reno- ESPANHA
Bispo Macedo realiza encontros memoráveis em Madrid e Barcelona
"Uma palavra simples, mas que fez toda a diferença nas nossas vidas!"
Dos cerca de 1 milhar de pessoas presentes, perto de 500 eram novas ou afastadas
MADRID BARCELONA
"O AMOR requer, sem sombra de dúvida, um sacrifício diário"

UMA NOVA HISTÓRIA PARA OS GREGOS

São mais de 7 mil os anos de história. Na verdade, a primeira tradução da Bíblia foi feita do hebraico para grego (apenas o Antigo Testamento), muito antes de Jesus ter vindo a este mundo. O grego era a língua que muitas pessoas entendiam naquela época, tal era o desenvolvimento e peso desta civilização para o resto do mundo.

NOVA VIDA. Foi no último domingo do mês de novembro, que o Bispo Macedo esteve em Atenas a realizar um encontro que tornou a ocasião memorável. Na realidade, tratou-se da sua primeira viagem missionária à Grécia. Na oportunidade, foi levada uma vida nova para todos os presentes.

SALVAÇÃO. Muitos chegaram em sofrimento, carregando um peso, mas receberam uma mensagem de paz e Salvação. O Bispo Macedo enfatizou a importância de se basear a vida na Palavra de Deus, que nunca voltará vazia. “Eu tinha ouvido muitas coisas

negativas sobre o Bispo Macedo, mas decidi vir conhecê-lo pessoalmente”, comentou um dos participantes. “Estou tão feliz por ter vindo, porque fui abençoada pela Palavra que recebi aqui hoje. A minha visão do Bispo mudou completamente”.

REFUGIADOS DE POURNARA recebem visita especial

Localizado no Chipre, é a “zona segura” estabelecida para atender a pedidos de asilo, em especial de mulheres frágeis e menores desacompanhados

REFLEXÃO

direção de como os superar.

É , precisamente, neste Centro de Acolhimento de Refugiados que a Universal tem vindo a realizar um trabalho social e de evangelização todos os sábados. Todas as semanas são levados sumos, doces, chocolates para as crianças, roupas e agasalhos, mas também é distribuído um lanche para os que participam dos encontros de fé realizados.

Apesar de a situação não ser das mais confortáveis, a maioria dos refugiados são muito gratos pelo acolhimento num país que não é o

seu, trazendo consigo o sonho de começar uma nova vida.

PROMESSA DIVINA. Recentemente, em viagem missionária ao Chipre, o Bp. Macedo

fez questão de visitar o Centro de Acolhimento de Refugiados de Pournara. Recebido com muita alegria pelos, aproximadamente, 150 presentes, o Bispo transmitiu a mensagem que o levara àquele local, naquele dia. “Deus nos enviou aqui para lhe trazer uma nova mensagem, uma boa notícia, e você tem de saber disso. Se você crer que Jesus está vivo, Ele tem de

FÉ EM MOVIMENTO no CHIPRE

Em plena visita missionária ao Chipre, foi no hotel Cleópatra, em Nicosia, que se reuniram centenas, para assistir à palestra realizada pelo Bispo Macedo

Mais de uma centena e meia de pessoas encontravam-se pela primeira vez numa reunião da Universal. Porém, a manifestação da fé sobrenatural não se fez esperar, já que o encontro iniciou com um movimento de fé que levou a cura e o alívio a dezenas de pessoas. Depois da ora-

ção, o Bp. Macedo falou a respeito da importância de receber o Espírito Santo. “Não existe nada mais importante, pois Deus é Palavra e é Espírito! Se você tiver a Sua Palavra na mente, você terá o Seu Espírito dentro de si. Mas, para receber o Seu Espírito, você tem de se entregar comple-

Se manifestar na sua vida! Eu quero convidá-lo a fazer um desa o, um voto!”, referiu. Este voto era de entrega da vida a Deus e de obedecer à Sua Palavra. Simultaneamente, do outro lado do mesmo Campo de Acolhimento, o Bispo Domingos Siqueira realizava um

outro encontro de fé, em francês, para mais de uma centena de pessoas, onde, da mesma forma, a manifestação do poder de Deus foi evidente.

tamente, coração e mente! Eu experimentei isso há 58 anos e, desde então, tenho anunciado a Sua Palavra”, referiu o orador,

acrescentando que depressão, medo, insónia ou pragas, tudo isso é anulado quando se recebe o Espírito Santo.

EM FOCO 4 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
como
uma
que
de forma transversal toda
PALAVRA AMIGA Seg a Dom* | 06h15 | 12h |*22h Diariamente, o Bp. Macedo traz uma mensagem de fé e fortalecimento espiritual. Seg a Sáb| 22h Dom | 01h Todos os dias terá uma mensagem de fé e de fortalecimento espiritual, trazida até si pelo Bispo Edir Macedo. Veja como uma palavra de fé pode fazer toda a diferença na sua vida e no seu interior. MENSAGEM
Conhecida
o ‘berço da antiguidade’, a Grécia tem
história
une
a humanidade
Sex
dos
tem
Seg a
| 18h30 Uma mensagem que lhe fará levantar a cabeça diante
problemas que
enfrentado, obtendo uma
“Se você crer que Jesus está vivo, Ele tem de Se manifestar na sua vida!

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também a nível físico, à hipertensão e problemas cardiovasculares

Os países do Leste europeu são os que sofrem uma maior prevalência de solidão

No caso de Portugal, a prevalência da solidão é de 6,4% nos mais jovens (18-29), de 9% no grupo dos 30-59 e nos adultos mais velhos de 14,9%

Os adultos entre os 36 e os 65 anos reportam níveis mais elevados de solidão do que as pessoas mais novas, entre os 26 e 35 anos, ou mais velhas

Fonte: jpn.pt

O SÉCULO DA SOLIDÃO...

É referida como ‘crise de saúde pública mundial’... sendo este denominado como o ‘século da solidão’ pela autora Noreena Hertz. Porém, designações à parte, importa saber o motivo de isto acontecer e a melhor forma de o combater

Oestudo da revista British Medical Journal (BMJ) data de 2021, mas as suas conclusões são bastante preocupantes. Os investigadores da revista concluíram que “níveis problemáticos de solidão” são experienciados por uma parte “substancial” da população em vários países, incluindo Portugal. Mas, em primeiro lugar, importa destrinçar o que, de facto, é a solidão.

O QUE É. De acordo com o Sistema Nacional de Saúde, solidão é um sentimento subjetivo e relaciona-se com ausência de contacto, de sentimento de pertença ou com a sensação de se estar isolado. Por outro lado, o sentimento de solidão pode interferir com a qualidade de vida das pessoas. Já a solitude é uma escolha pessoal, é o isolamento voluntário associado a sentimentos positivos, ao contrário da solidão.

CALEBE MAIS DO QUE UM GRUPO, É UMA FAMÍLIA...

IDADE INDIFERENTE. Os mais solitários da Europa são os países de Leste, mas, o estudo também conclui que o sentimento de solidão não afeta apenas os idosos. E embora Portugal seja considerado ‘um pouco’ solitário comparado a outros países, já se equaciona a criação de uma Secretaria de Estado da Solidão.

A proposta é do diretor do Observatório da Solidão, Adalberto Dias de Carvalho, que defende ser fundamental que a solidão se torne “uma questão para os políticos, um desa o, uma responsabilidade”.

Foi no dia 13 de novembro que o Grupo Calebe Universal teve a comemoração dos seus 10 anos de existência em Portugal. Para os seus integrantes, já era um dia há muito aguardado e até organizado, no que diz respeito ao que iria acontecer para o tornar memorável para quem aceitou o convite. A celebração prolongou-se ao longo da tarde, com uma festa alusiva aos anos 70, com os participantes

vestidos a rigor. Música, dança, bolo... nada foi deixado ao acaso e a alegria foi, verdadeiramente, o sentimento constante e patente em todos.

A HONRA. Neste dia tão especial, todos os integrantes do grupo começaram por ser consagrados, na reunião da manhã, no Templo Maior, perante as testemunhas que os acompanharam. Na ocasião, cada integrante também

Este é o programa totalmente dedicado a todos os seniores! Conhecerá histórias de vida únicas, tradições centenárias, atividades e muitas ideias que mostram

que a idade não impede a continuação de uma vida ativa e saudável!

A idade é somente um número, mas também representa uma fase tão

AMIZADE. O “Dia do Amigo” foi um dos eventos que reuniu o grupo num dos seus convívios habituais

preciosa da vida. Neste programa, são conhecidas dicas de bem-estar e saúde, reforçando como é importante manter a vitalidade, passem os anos que passarem.

apresentou no Altar o seu Álbum de Honra, o qual continha as fotogra as dos seus familiares.

No Templo Maior, a reunião foi realizada pelo Bp. Macedo e, no nal, todo o grupo recebeu a oração realizada pelo Bp. Domingos Siqueira.

DE OURO Domingo | 18h

Em destaque 5 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
IDADE
Uma década de histórias, de convívios inesquecíveis, de partilha e de um amor fraternal que fortalece os laços que unem todos os seus membros
COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS do grupo Calebe Universal
QUAL É A IDADE DO SEU CORAÇÃO?

“As festas iludiam...”

Os problemas de saúde e a morte do pai levaram a que Branca procurasse uma forma de acalmar o seu interior atribulado...

“O diagnóstico de depressão trouxe mais dificuldades.” Porém, foi doença da filha e a separação que a fizeram cair em depressão profunda. Demitiu-se e passou a sofrer de insónia por 7 anos. “Na época festiva, embora a tristeza continuasse lá, os vazios eram preenchidos por aqueles bocadinhos. As luzes, as festas iludiam, mas era tudo passageiro.” Tudo começou a mudar quando conheceu a Universal. “Fui sendo livre da depressão e do vício do tabaco. Hoje, tenho paz, e não há mais uso de medicamentos. A minha vida económica está estabilizada e tudo graças ao poder de Deus, através do Espírito Santo!”

Pensamentos de suicídio...

Hugo garante que a sua vida estava completamente “virada do avesso” quando conheceu a Universal “Comecei a ouvir a Palavra de Deus e, mesmo sem entender, comecei a praticar. Tive pensamentos de suicídio, pois a vida financeira estava destruída, chegando a passar muitas necessidades. Mas, gradualmente, Deus foi abençoando e abrindo a minha visão. Consegui negociar as minhas dívidas e mudei a minha vida. Hoje, tenho um casamento feliz, filhos, uma casa, carro e a vida financeira abençoada. Não falta nada na minha casa, Deus tem suprido as minhas necessidades!

O que para o mundo é sorte ou destino, para mim tem sido a mão de Deus!”

do

DEPRESSÃO

FINAL DE ANO AUMENTA E SUICÍDIO

Cresceu 22,4 por cento nos últimos anos e atingiu o seu valor mais alto em setembro deste ano. Foram 952 pessoas que colocaram um ponto nal à sua existência no ano de 2021. Isto revela que, à parte das três pessoas por dia que se estima suicidarem-se em Portugal, os números tendem a aumentar radicalmente consoante a época vivida. O mesmo se aplica à época festiva, como realça a International Stress Management Association (Associação Internacional de Controlo de Stress, em tradução livre) que alerta que as últimas semanas do ano apresentam aumento de casos de depressão e suicídio.

AS CELEBRAÇÕES. Desde 1970 que a organização que trabalha com a pesquisa, prevenção e tratamento do stress, tem vindo a analisar que o aumento da taxa de suicídio está diretamente relacionada às cele-

brações de nal de ano, como o Natal e Ano Novo. Acredita-se que 75 por cento da população mundial se sinta mais stressada nas últimas semanas do ano. Cerca de 60 por cento se sinta mais solitária, ainda que na

O problema não é só da época...

até mesmo cometem o suicídio”, explica o Bp. Renato Cardoso. Tudo porque a sociedade vende a fantasia e o comércio, em especial, lucra com as emoções despertadas neste período.

“Para muitas pessoas, as últimas semanas do ano são um desastre. É uma época realmente deprimente para elas. Muitos, nesta época do ano, sentem-se excluídos. Outros lançam-se na bebida e nas drogas. Muitos caem em depressão, na solidão. E alguns

“Não se deixe levar pela emotividade e comercialismo desta época”, orienta o Bispo. “Nada disso tem a ver com o nascimento de Jesus. E não se sinta pressionado a sair das suas condições para se endividar e comprar presentes ou colocar uma árvore de Natal na sua casa. Em vez disso, simplesmente medite sobre o porquê de o Senhor Jesus ter vindo a este mundo. E sobre o que Ele fez aqui. E o que isso signi ca para si”.

E conclui: “eu garanto que você vai ganhar muito mais com essa meditação e ter um m de ano e um Ano Novo bem mais felizes”.

TEMA CAPA 6 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
Branca Nunes
“Devido à época, embora a tristeza continuasse lá, os vazios eram preenchidos por aqueles bocadinhos... as luzes e as festas iludiam, era tudo passageiro...”
“Gradualmente, Deus foi abençoando e abrindo a minha visão. Consegui negociar as minhas dívidas e mudar a minha vida. Hoje tenho um casamento feliz, filhos, casa, carro... em suma, Deus tem suprido as minhas necessidades!”
Doença que já afeta mais de 300 milhões no mundo inteiro está na origem do problema

AUMENTA

DEPRESSÃO

presença de familiares e amigos. E, pelo menos, 30 por cento das pessoas revelem o quadro conhecido como “depressão de Natal”.

“FELICIDADE OBRIGATÓRIA”. Por que motivo isto acontece? A pressão inerente a esta época do ano é notória. A ceia perfeita, os presentes, os jantares de grupo, o balanço a que um m de ciclo obriga, aliado à ‘obrigação’ de se sentir feliz... tudo isso provoca uma pressão

POLÍCIAS.

Suicídios no topo Em notícia publicada pelo JN, Anabela Cabral Ferreira, inspetora-geral da Administração Interna, afirmou que o número de mortes por suicídio entre polícias é superior aos óbitos registados no cumprimento do serviço, enfatizando a importância de uma maior atenção à saúde mental.

CRISE. Valor mais alto em 4 anos Segundo o Jornal de Notícias, em 2021, foram registados 952 suicídios, o número mais alto desde há quatro anos. As dificuldades sociais, de emprego e económicas consequentes da pandemia são apontadas como potenciais explicações.

interior (e exterior) muito grande. Por isso, não são poucos os que acabam por entrar em depressão (ou verem o seu quadro

Tristeza, desânimo, falta de vontade para viver. São estes os sentimentos de quem tem depressão. “Saindo da Depressão”

agravar-se), outros sentem-se excluídos ou isolam-se e outros ainda, radicalmente, optam por colocar um m a tudo.

é um programa motivacional e inspirador, que o ajuda a superar este sentimento de mágoa profunda.

SAINDO DA DEPRESSÃO

SEG A SEX | 17H30

“Não cometi suicídio, porque faltava coragem...”

Tudo começou quando Fátima tinha cerca de 14 anos. E, mesmo sem saber, a jovem teria por companheira de jornada uma das doenças mais incapacitantes de todas, a depressão. “Durante a vida inteira sofri com depressão, passei por vários psicólogos, psiquiatras e sempre fiz uso de medicamentos. Procurei ajuda em curandeiros e no espiritismo, mas tudo só piorou. Foi nesse estado que conheci a Universal, com a vida destruída, e há um ano sem conseguir dormir, mesmo a tomar calmantes. Comecei a frequentar as reuniões e, em três meses, estava completamente liberta e curada. Mas, hoje, a minha vida está transformada, pois tenho paz, durmo bem e sou grata a Deus por tudo o que Ele fez na minha vida.”

“ Não participava das celebrações do período de festas. Os meus filhos iam para casa da minha irmã e eu isolava-me. Fechava-me sozinha em casa, a chorar, pois era uma dor muito grande...”

“ Nesta época do ano, sentia-me ainda mais triste. Não fazíamos festa em família, por falta de condições, o que contribuía ainda mais para a minha frustração...”

Dois anos sem sorrir

Tudo começou com a perda da sua loja de pronto a vestir...

No dia da ordem de despejo, mesmo pagando em dia a renda, para sua humilhação, foi posta na rua. Após isso, começou a desenvolver um quadro de depressão. Nesta altura, deixou de comer e só ficava deitada num quarto escuro. Foi encaminhada para o hospital Magalhães Lemos, onde lhe foi receitado um total de 19 comprimidos por dia, que só a deixavam dopada, numa cama.

“A situação arrastou-se por 2 anos. Não conseguia cuidar dos meus três filhos pequenos, ficando a cargo da minha irmã e pai”. Tentou o suicídio duas vezes, tomando vários medicamentos. Foi nessa situação que conheceu a Universal.

“Quando cheguei a casa nesse dia, a minha filha reparou que eu estava a sorrir, algo que não acontecia. Hoje, tenho casa própria, paz, alegria, vontade de viver,

as

e nada tem faltado, tudo graças ao poder da fé no Deus Vivo!”

Tema Capa 7 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
venci
dores do passado
Arlinda Esteves
“Noite feliz...”, é assim que começam os cânticos característicos desta época festiva... contudo, para muitos, esta felicidade ‘obrigatória’ nunca é real e é por ter de ser ‘fingida’ que veem o seu intenso sofrimento ser agravado

SOLIDARIEDADE

A força do amor ao próximo

Éa 5 de dezembro que se celebra o Dia Internacional do Voluntariado, o qual foi instituído pelas Nações Unidas, em 1985.

É certo que não existe fase no ano em que os atos solidários mais se propaguem ou sejam evidenciados do que na época festiva. Mas, será isso solidariedade? Não desfazendo dos donativos arrecadados, especialmente dada a crise atualmente vivida no país, importa saber que a solidariedade é mais do que isso, é um compromisso social, uma responsabilidade humanitária.

DOAR... A palavra de ordem é “doar”, todavia, não se trata de doar bens alimentares, roupa, calçado ou até mesmo valores monetários. Os donativos são sempre importantes e bem-vindos, porém, sem a doação de tem-

po, dedicação, humildade, vontade e, especialmente, amor, a ajuda

não se concretiza. Isto porque muitas pessoas ainda acreditam que, para ajudar o próximo, precisam de ter muito, possuir bens materiais ou ser ricos. Contudo, o mais importante na hora de levar apoio, seja material, emocional ou espiritual é a disposição de se doar pelo e ao outro, algo que não depende de classe social ou condição económica.

VOLUNTÁRIOS.

Apenas 12% dos portugueses são voluntários regulares. Mas, por que motivo isto acontece? Porque, por norma, as pessoas preferem não se envolver, optando por fazer os seus donativos à distância. Muitos dos voluntários dos grupos que compõem a obra social da Universal começaram a desenvolver a atitude de ajudar de forma ativa e participativa quando conheceram a Igreja. Contribuir a esta dimensão não fazia parte da rotina de muitos, mas é com amor e alegria que o fazem, através de grupos como os Anjos da Noite, UNP ou a Unisocial, que trabalham, nomeadamente, na reabilitação de pessoas sem-abrigo, reclusos e os seus familiares e de pessoas que, embora tenham uma casa, têm outros tipos de carências.

APLACAR o sofrimento noturno

ALENTO FÍSICO E ESPIRITUAL

“Faço parte deste grupo há, sensivelmente, dois anos. Já passei algumas dificuldades e sei o que custou, pois, muitas vezes, não temos ajuda É muito gratificante, pois damos um pouco de alento não só ao corpo, mas também espiritualmente. As pessoas, cada vez sentem-se mais perdidas, por isso, decidi juntar-me aos Anjos da Noite. Para mim, solidariedade significa apoio, uma palavra amiga e de conforto!” Fátima

NO LUGAR DO OUTRO...

Dezembro começou com noites tão frias, que só uma bebida ou refeição quente ajudam a suportar. É certo que só isso não é su ciente para resolver os problemas de quem vive nas ruas e não tem um teto para se abrigar. Infelizmente, é desta forma que vivem milhares de pessoas em Portugal e outros milhões espalhados pelo mundo. Foi, precisamente, para este grupo de pessoas que os Anjos da Noite

foram criados. Formado por voluntários que doam parte do seu tempo e dedicação para alcançar os marginalizados, negligenciados e tantas vezes esquecidos pela sociedade, o seu lema é feito de puro amor.

Na mais recente terça-feira, frutas, sandes e uma refeição quente aqueceram o corpo, mas foi a mensagem de fé, renovação e esperança que alimentou a alma de todos aqueles com quem estes voluntários se cruzaram.

“Juntei-me aos Anjos há alguns meses. O que motivou foi a possibilidade de salvar almas. Não se trata apenas de levar o alimento às pessoas, mas sim de levar uma palavra, pois a mesma poderá fazer a diferença na vida de quem a escutar. Uma única palavra pode levar à transformação! Para mim, solidariedade é sabermo-nos colocar no lugar do outro e de poder ajudar!” Sandra

UniSocial 8 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
Apenas 12% dos portugueses são voluntários regulares. Mas, por que motivo isto acontece?
O grupo que sai para as ruas, quando o resto do mundo está a regressar ao aconchego do lar...
DAR, SEM ESPERAR RECEBER EM TROCA... é um dos princípios do voluntariado, trabalho que tem como ‘combustível’ única e exclusivamente o amor pelo semelhante
No país existem 8.209 de pessoas sem-abrigo, mais de metade está na zona de Lisboa

“DAR O QUE RECEBI!”

“Há dois anos que faço este trabalho. Tentar ajudar as pessoas é o meu grande impulsionador. O meu desejo é de dar aquilo que também recebi. Isto é um trabalho que me preenche e satisfaz imenso, porque deparamo-nos com muitas pessoas que precisam de ajuda e, ao mesmo tempo, podemos também passar o nosso testemunho. Estar presente quando as pessoas precisam é o que para mim significa ser solidário!” José

MILHARES DE AGASALHOS ARRECADADOS

Acontece todos os anos na Universal. No inverno, quando as temperaturas descem e o frio mais aperta, a preocupação com quem menos possui aumenta. São estas pessoas que estão mais expostas e carecem do básico, como por exemplo, um casaco ou simples agasalho.

Mais de mil pacotes de fraldas

Foram mais de 1000 os pacotes de fraldas geriátricas doados, os quais irão ajudar por um bom período os idosos que as receberam. Todavia, além das fraldas, foi um dia também dedicado a cuidar do ambiente, onde os jovens puderam ajudar na limpeza do lar de idosos. A Força Jovem Universal também dispõe, junto com o projeto “Assistentes”, a atividade “Adote um Idoso”, na qual, cada uma das voluntárias acompanha um(a) idoso(a), seja por telefone ou mensagem, pre-

É por este motivo que é realizada uma recolha generalizada de agasalhos, tanto junto dos membros da Universal, como da população em geral. A mais recente recolha reuniu, até ao momento, mais de 1200 agasalhos, os quais serão distribuídos por quem mais precisa no mês de dezembro.

parando também cartas com muito carinho, que contêm uma palavra de fé e força para cada sénior.

É através das ações voluntárias que muitos jovens aprendem sobre a importância de DAR e o quanto é bené co servir a Deus.

UniSocial 9 Edição nº 48 I Dezembro de 2022
Proteger do frio é uma necessidade básica humana, mas à qual, infelizmente, muitos não têm acesso...
Jovens de todo o país uniram-se, a fim de ajudar numa das necessidades mais prementes de muitos idosos
“O projeto ‘Adote um Idoso’ permite-nos cuidar, manter o contacto com um idoso que muito fez pela sua família e pela sociedade.”
Winnie
“Fazer parte desta ação fez-me sentir útil, colocando-me à disposição de Deus. O que me chamou a atenção foi a fé de alguns idosos. Achei admirável!”
Gabrielly FJU. Os jovens da Universal têm realizado diversas ações solidárias, junto das pessoas mais carenciadas

Sente-se desvalorizada?

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA DESVALORIZAÇÃO PESSOAL?

O segredo para viver bem emocionalmente, e porque não dizer até espiritualmente, começa na mente.

+ Tratar dos pensamentos é fundamental, pois, nada se sente sem que antes se tenha pensado a respeito. Portanto, tudo o que sentimos, primeiro passou pelos pensamentos.

P

elo parceiro, pelos lhos, pelos amigos, pelos familiares, no trabalho... em tudo o que somos ou fazemos estamos a desempenhar um papel que, quer queiramos quer não, está a ser avaliado. Quando esta validação é positiva, sentimo-nos valorizadas, quando negativa, é aí que a frustração se instala. Analise se, quando se sente mais desgastada, não existe uma área da sua vida com a qual está mais insatisfeita no que respeita a sua interação com os outros. A rea-

lidade é que poucas coisas existem mais dolorosas do que sentir-se

Por isso, dar e receber carinho, admirar e sermos

admirados, amarmos e sermos amados... é uma interação imprescindível para uma boa saúde mental e até autoestima saudável.

Quando o seu interior está

‘(des)organizado’

Profissionalmente, na vida social.… existem muitas mulheres que revelam um grau de envolvimento pessoal muito elevado, porém, é o seu interior que se revela num estado caótico

E m todas as áreas de atuação do universo feminino é revelada, em maior ou menor escala, o que a pessoa é. Para exempli car o que sucede na vida de tantas mulheres que habitam este mundo, Núbia Siqueira deu o exemplo de Abigail, uma mulher que viveu há milhares de anos, mas que revelou uma presença de espírito e sensatez incomuns para a posição que ocupava (1Samuel 25). Diante do perigo que pendia sobre a sua casa, ela não hesitou, tomando a atitude de valor, que re etiria não só o

A força dos pensamentos DIVINOS

“E sta reunião do Autoajuda acrescentou muito à minha vida espiritual, pois mostrou-me que devemos ser sempre pessoas de bem e não dar crédito às forças ou palavras negativas. Seja o que está ao nosso redor, o que escutamos ou vemos. Devemos

alimentar sempre não só os pensamentos positivos, mas mais ainda os que vêm de Deus!

É muito importante participar nestes encontros, pois trazem benefícios para todas as áreas da nossa vida.”

Mas, além de tudo isto, é também importante sentir que a nossa voz é ouvida e que tem peso. Como, então, lidar com esta questão?

+ A mente gera as emoções e os sentimentos, sejam eles bons ou maus. Pensar de forma correta é um grande passo para a felicidade.

+ Esforce-se! Isso é algo determinante para o nosso êxito e não custa nada. Ou melhor, custa a boa vontade de praticar.

Fonte: instagram.com/nubiasiq

impedimento de uma verdadeira carni cina, mas que acabaria por salvar a sua própria vida.

A POSTOS! Por isso, existe, sim, uma sabedoria intrínseca à mulher que não só acredita, mas deposita a sua fé de forma prática em Deus. Isso permite-lhe manter o seu interior organizado, o que se re ete em tudo o que faz nas diferentes áreas da vida. “Abigail teve de tomar uma decisão apressada, ela não teve tempo de pedir o conselho de quem estava ao seu redor... e é assim que deve ser a nossa vida, deve obedecer a uma ordem, a uma disciplina espiritual, de fé, que nos permitam estar prontas para tudo. Abigail enfrentou um exército e esta mulher estava pronta! Isso é algo que

As mulheres são verdadeiras forças da natureza, e é por isso mesmo que merecem um programa de Mulheres para Mulheres. Com vários temas como moda, lar e família, este programa vai dar a conhecer o melhor do mundo feminino

Mulheres em Foco

ATUALIDADE Edição nº 48 I Dezembro de 2022
SEG A SÁB | 11H
SEGREDO
desvalorizado.
Existe uma validação, associada a um valor, que não só atribuímos a nós próprias, como sentimos que quem está ao nosso redor nos atribui...
- Insegurança - Dúvida - Fracasso - Medo - Sentimento de rejeição - Baixa autoestima - Culpa - Depressão AUTOAJUDA vem de Deus, é Ele que nos dá essa coragem para enfrentar os problemas de frente e tomar as decisões necessárias!”, revelou Núbia Siqueira.

PONTINHA.

BENFICA.

IMPÉRIO

TORRES

ALVERCA.

SETÚBAL. Avenida do Alentejo, nº 30, 4 Caminhos

MATOSINHOS. Avenida Villagarcia de Arosa, 1034

PAREDES. Av. Comendador Abílio Seabra, C.C. Vale do Sousa, loja 116

CENÁCULO VILA NOVA DE GAIA. Rua do Agueiro, nº 151, Mafamude

RIO TINTO. Rua Fernão Magalhães, nº 306

S. J. DA MADEIRA. Rua da Arrifana 201, Arrifana

BRAGA. Av. Imaculada Conceição, 567

GUIMARÃES. Rua Gil Vicente, nº 33 (em frente ao C. C. Palmeiras)

VILA REAL. Av. Almeida Lucena, letra E FAMALICÃO. Rua Amélia Rey Colaço, nº 300

COIMBRA. Rua do Sota, nº 20

FIGUEIRA DA FOZ. Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c

AVEIRO. Av. D. Lourenço Peixinho, nº 181

VISEU. Av. Dr. António José de Almeida, s/n (ao lado da central de camionagem)

CASTELO BRANCO. Rua Prior Vasconcelos, nº 14

LEIRIA. Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105

CALDAS DA RAINHA. Rua da Alegria, nº 3

SANTARÉM. Largo Comendador Paulino Cunha e Silva, nº 1

ENTRONCAMENTO. Rua 5 de Outubro, nº 85 (Em frente à Câmara Municipal)

PORTIMÃO. Largo Gil Eanes, lote A

FARO. Largo de São Sebastião, nº 10

LOULÉ. Rua Padre António Vieira, nº 141 ILHA DA MADEIRA

CENÁCULO DO FUNCHAL. Rua Dr. Brito Câmara, nº 32

FUNCHAL

DE SANTO ADRIÃO. Rua General Alves Roçadas, nº 4
PÓVOA
Estrada Militar, s/n
do supermercado Europa)
(próximo
Avenida Gomes Pereira, nº 39 A
D
ALVALADE. Rua Marquesa de Alorna, nº 25
Henriques,
à
Alameda D. Afonso
nº 35 (em frente
estação da Alameda)
VEDRAS. Edifício Choupal, bloco D, r/c
25 S. J. DO ESTORIL. Rua Sacadura Cabral, nº 102 C MERCÊS. Rua Dr. João de Barros, nº 14 CACÉM. Praceta da Fraternidade Universal, nº 28 A RIO DE MOURO. Calçada da Rinchoa, lote 1 MASSAMÁ. Rua São Sebastião e Silva, n.º 141 (perto do Continente) AMADORA. Praceta da Carranca, nº5 (próximo dos Bombeiros) BAIXA DA BANHEIRA. Estrada Nacional 11, nº 243 BARREIRO. Av. do Bocage, n.º 7 1º andar - Verderena MONTIJO. Rua da Indústria Corticeira, lote 16 E ÉVORA. Av. São Sebastião, s/n ALMADA. Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade CRUZ DE PAU. Rua da Cordoaria, Qta. das Cordas, nº 42, Vale dos Gatos-Amora
Rua António de Souza, Galerias Choupal, 1º piso CASCAIS. Avenida 25 de Abril, nº
1. Rua Dom Carlos 1º, nº 11 (Atrás da Casa da Luz)
RIBEIRA BRAVA. Edifício D. Pedro, letra A, sítio da Murteira
f /IgrejaUniversalpt /igrejauniversalpt 218 368 008 igrejauniversal.pt A UNIVERSAL TEM REUNIÕES ESPECIAIS PARA CADA DIA DA SEMANA Não importa a sua religião ou crença, as nossas portas estão abertas para todos os que desejam alcançar uma solução para os seus problemas. Mais moradas da Universal em: Segunda-feira Congresso para o Sucesso Financeiro Palestra de fé para o sucesso nanceiro. Quinta-feira Terapia do Amor Palestra para solteiros, noivos e casados que procuram a felicidade amorosa. Domingo REUNIÃO DE FÉ E MILAGRES Encontro especial para quem deseja estabelecer a sua vida no Reino de Deus às 7h30 e 9h30 Terça-feira Dia da Cura Reunião para a restauração da saúde física e emocional. Sexta-feira Libertação Espiritual Orações para a quebra de maldições e todos os rituais do mal. Quarta-feira Escola da Fé Reunião para o fortalecimento espiritual. Sábado Jejum das Causas Impossíveis Orações para quem tem causas na justiça e problemas sem solução. 8h Força Jovem Universal – 16h UNIVERSAL MAIS PRÓXIMA: TEMPLO MAIOR: RUA DR. JOSÉ ESPÍRITO SANTO, 36 - LISBOA CENÁCULO DO PORTO: RUA DE EGAS MONIZ, 485 Horário das Reuniões: Segunda a quinta: 7h, 10h, 12h, 15h e 20h Sexta: 7h, 10h, 12h, 15h, 19h e 21h
PONTA DELGADA. Rua da Boa Nova, nº 5 - Calheta

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.