Page 1

Diretor: João Filipe Jornal de distribuição gratuita

Seja nosso amigo no Facebook!

+

Nº 390

de

De 12 a 18 de junho de 2011

EDIÇÃO NACIONAL

50.000

SEMPRE AO SEU LADO

E X E M P L A R E S

f o l h a d e p o r t u g a l . p t (((site re mo d e lad o)))

Barcelona, um gigante europeu

O blaugrana de Messi

Ver sempre o LADO POSITIVO

DESPORTO...PÁG.13

FOTO: D.R.

FOTO: D.R.

Normalmente, o trabalho temporário é encarado de forma negativa, pois é conectado com a instabilidade e a insegurança. Contudo, há que pensar sempre que é melhor ter um trabalho do que enfrentar o desemprego, encarando o vínculo temporário como uma oportunidade TEMA C APA ...PÁGS. 06/07

E, agora, PASSOS por que PORTAS passarás?

DE 12 PARA 4,3% EM

30 ANOS

A gravidez na adolescência em Portugal baixou, revela um relatório que traça o perfil da saúde sexual e reprodutiva na UE SOCIEDADE...PÁG.09

SOMOS DOS

QUE MAIS

Na União Europeia, o sistema de saúde português é dos que menos contribui na comparticipação de medicamentos para os utentes PORTUGAL EM XEQUE...PÁG.10

FOTO: EPA/MÁRIO CRUZ

PAGAMOS

As medidas que têm de ser tomadas, e que o anterior Governo assinou com a troika, são pesadas e difíceis de executar. E o Governo de Passos Coelho será tudo menos fácil!

PORTUGAL EM XEQUE...PÁG.11


2|

opinião

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

Foto da Semana

EDITORIAL JOÃO FILIPE Diretor

Trabalho temporário: bom ou mau? O

Jovens algarvios procederam ao arranque do chorão, uma espécie vegetal invasora das dunas, durante uma iniciativa realizada pela associação de surf da costa vicentina, que contou com a colaboração de diversas associações e escolas e o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

FOTO: LUSA/LUÍS FORRA

trabalho temporário é visto, de uma maneira geral, como uma forma de precariedade laboral, o que não deixa de ser uma verdade! Contudo, o paradoxo laboral tem vindo a ser alterado, uma vez que, no passado, existia a ideia de ter um trabalho para toda a vida e de fazer carreira numa determinada empresa numa determinada função, realidade esta que tem vindo a ser alterada. E a sensação que sobressai é a de que os trabalhadores se “esqueceram” de evoluir com a mudança no mercado de trabalho, o qual tem vindo a mudar e muito! Atualmente, vivemos num mercado de trabalho muito mais competitivo, ou seja, se um trabalhador não desenvolver bem o seu trabalho existem, no mínimo, dez pessoas prontas para ocupar o seu lugar. Ora esta situação poderá produzir uma de duas coisas: uma grande dose de stress, obrigando a pessoa a trabalhar sempre com a sensação A decisão do de que poderá ser dispensada, caminho que a qualquer momento; ou uma motivação extra, levando a pessoa seguimos é sempre nossa a usar essa pressão para produzir mais e melhor, nunca dando, desta e não dos forma, motivos para que a direção outros! da empresa a venha dispensar. E embora ter um trabalho temporário não seja uma boa solução, sempre é melhor do que estar em casa no desemprego, já que neste caso a pessoa acabará por se acomodar, deixando de estar ativa no mercado de trabalho. O que, por sua vez, irá acabar por levar a que quando a pessoa voltar a encontrar um trabalho venha a ter mais dificuldades em conseguir ser produtiva e competitiva. A realidade é que existe sempre a seguinte forma de ver um copo meio de água: para uns, o copo está meio cheio; já para outros, o copo está meio vazio. Ora o trabalho temporário poderá ser considerado: por uns, como um copo meio vazio; mas, por outros, como um copo meio cheio e como uma forma de conseguir atingir objetivos que os possam vir a realizar a nível profissional. Afinal, tudo está na forma como se encara a situação! Se preferir ficar a lamentar-se e a viver à base de subsídios, então, com certeza, dificilmente irá conseguir progredir e acabará por culpar o Mundo pelo seu insucesso. Já se se agarrar à mais pequena oportunidade e der a volta à situação, poderá sempre vir a tornar-se uma pessoa realizada. Portanto, como podemos observar: a decisão do caminho que seguimos é sempre nossa e não dos outros!

JOVENS DÃO O EXEMPLO

Tenha uma boa leitura!

Leia a opinião do Bispo EDIR MACEDO na página 3i, do caderno Folha Centro de Ajuda Acordo Ortográfico: Informamos os nossos leitores de que já estamos a usar o Novo Acordo Ortográfico.

FOLHA DE PORTUGAL: ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35 (ANTIGO CINEMA IMPÉRIO) 1000-123 LISBOA TEL: 210 300 971 FAX: 210 300 999

Diretor: João Filipe jf.d@folhadeportugal.pt Secretariado: Cláudia Pereira Editor: IURD Redação: Carla Vaz, Isabel Barbosa e Sara Damásio Copydesk: Carla Vaz Paginação: Carlos Paredes e Eliane Rosa Tratamento de imagem: Bárbara Domingos Correio do Leitor / Publicidade geral@folhadeportugal.pt

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 50.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES, POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

PUB


entrevista

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

|3

10 PERGUNTAS a FERNANDO PAVÃO

“PODEMOS PERDER MUITAS COISAS NA VIDA, MENOS A FÉ” O SANSÃO, DA MINISSÉRIE “SANSÃO E DALILA”, AFIRMA QUE TAL COMO SUCEDE COM A SUA PERSONAGEM, A SUA FORÇA TAMBÉM VEM DA FÉ viver o seu sonho. Pois, o povo hebreu não se aventurava muito a ir para outros lugares, por causa da opressão dos filisteus, e Sansão foi o primeiro a romper com isso. Esse rompimento trouxe-lhe muitas alegrias, tais como o facto de conhecer a sua primeira esposa, mas também lhe trouxe várias coisas que o fizeram sofrer.

ELLIANA GARCIA Cedida por Arca Universal

O

paulistano Fernando Pavão, de 40 anos, que deu vida à personagem bíblica Sansão, na minissérie “Sansão e Dalila”, da “Rede Record de Televisão”, só tem tido motivos para comemorar: pessoalmente, tem um casamento estável e, recentemente, tornou-se pai; profissionalmente, tem colhido o reconhecimento pelo seu trabalho na minissérie.

7. A força de Sansão, simbolicamente, estava nos seus cabelos. E você de onde é que tira a sua para enfrentar as dificuldades da vida? Do mesmo lugar que a de Sansão, pois, na verdade, a sua força estava na fé. O seu cabelo simbolizava a fé e como ele era um nazireu (prometido) não podia cortar o cabelo. Mas a sua força, de verdade, estava na fé, que é onde está a minha também.

2. Teve que colocar extensões nos cabelos. Isso incomodou-o? E o que é que mais teve de fazer por causa dessa personagem? As extensões não são a coisa mais confortável do Mundo, pois, cada sessão dura 7 a 8 horas, fora a manutenção. E tive que fazer isso por três vezes. Para além disso, o diretor João Camargo pediu-me que intensificasse o treino físico, pois havia muitas cenas de luta, as quais exigiam que estivesse bem preparado fisicamente. 3. O que é que aprendeu com Sansão? Acho que me trouxe um amadurecimento como ator, pois, exigiu de mim coisas como concentração e até mesmo superar os meus próprios limites de cansaço. Chegava a gravar 14/15 horas por dia. Então, como superar esses limites sem comprometer a qualidade do trabalho? Acho que aprendi que, com persistência e determinação, se pode chegar ao final da jornada.

FOTOS: MIGUEL ANGELO

1. Como é que surgiu o convite para interpretar Sansão? E quanto tempo é que demorou a produção da minissérie? A produção fez testes com muitos atores e eu, ao todo, fiz três. Foi um processo lento! Demorou um mês entre o teste e a decisão de que tinha sido o escolhido para viver Sansão. Mas estava com muita vontade de fazer essa personagem e acreditava que iria dar certo! Em relação à produção, fizemos vários workshops para aprender como as pessoas viviam naquela época e, no final de julho de 2010, começaram as gravações. Gravámos a última cena no final de janeiro de 2011.

8. Como tem sido a reação do público? Muito boa mesmo! A minissérie toca as pessoas por ser muito humana. As relações foram muito bem construídas, tanto pela dramaturgia, quanto na hora das cenas. Tudo isso é fruto do trabalho que toda a equipa fez antes, de preparação e de compromisso. E isso tudo intensifica as relações e o resultado ficou impresso na tela.

9. Como é a sua vida longe do trabalho? A minha vida é muito tranquila, quando não estou a trabalhar. Gosto muito de ficar em casa com a minha mulher e o meu filho. Enfim, poder fazer as coisas NUNCA PODEMOS DEIXAR DE TER FÉ, POIS É do dia-a-dia é nisso que tenho ELA QUE NOS FAZ ACREDITAR NUM FUTURO MELHOR, o maior prazer.

IR ADIANTE, EM BUSCA DE NOVOS SONHOS 4. Quais foram as dificuldades que enfrentaram em cenas externas? Gravámos no Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Nesses lugares, tivemos uma pequena noção das condições em que as pessoas viviam na época. E as dificuldades foram muitas! Um vento incessante que carregava areia e era difícil fazer as cenas com os olhos abertos. Para além disso, a personagem também fazia longas caminhadas, por isso, tive de andar muito por cima de dunas, descer e subir falésias.

5. Qual foi a parte mais emocionante dessa história? É uma história de muitos momentos emocionantes, desde a relação dele com o pai, até quando conhece a sua primeira esposa. Também o encontro com Dalila e a revelação da sua traição foram momentos bem fortes. 6. Na sua opinião, quais foram os erros e as qualidades de Sansão? Sansão foi uma personagem que se permitiu

10. Depois da minissérie, o que é que pretende fazer? E que recado deixa para os nossos leitores? Quero descansar um pouco. Viajar com a família e, depois, fazer teatro e cinema. O que Sansão teve e que o moveu durante toda a sua trajetória e que a mim move também é a fé. Nunca podemos deixar de ter fé, pois é ela que nos faz acreditar num futuro melhor, ir adiante, em busca de novos sonhos. Então, o meu recado é esse: podemos perder muitas coisas na vida, menos a fé.


12 • JUNHO • 2011

marcas do

SETE E DIAS

DOMINGO

tempo

Momentos marcantes da História do Mundo, na semana de...

12 a 18 de junho

12

de junho de 1987 Assinatura dos Tratados de Adesão de Portugal e Espanha à CEE. de junho de 1944 Nasce Ban Ki-Moon, atual secretário-geral das Nações Unidas. de junho de 1942 Anne Frank começa a escrever o seu diário. de junho de 1954 A UEFA é formada em Basileia, na Suíça. de junho de 1980 Entrada em circulação do Metical, a nova moeda de Moçambique. de junho de 1789 Declaração da Assembleia Nacional Constituinte da Revolução Francesa. de junho de 2010 Morre José Saramago, escritor português, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998.

13

14 15

16

17

18

FOTOS: D.R.

aconteceu

30 ANOS com

33 milhões de INFETADOS

No dia 12 de junho de 1981, foi descoberta a Sida, uma doença viral que, mesmo não tendo cura, pode ser controlada graças aos novos tratamentos No Mundo existem 33,3 milhões de infetados pelo vírus HIV, dos quais 65% vive na África Subsaariana. Sendo a Sida a principal causa de morte no continente africano, o qual apresenta ainda o maior número

de infetados. E as mulheres representam metade das pessoas que vive com o HIV. Desde que a doença foi identificada, cerca de 60 milhões de pessoas foram infetadas. E ainda não existe

Sem conseguir pagar

LARES DE IDOSOS Existem famílias no nosso país que já não conseguem suportar as prestações dos lares da terceira idade, tudo devido à crise, foi este o alerta dado pelo responsável da União das Misericórdias Portuguesas para os assuntos de

FOTO: D.R.

4|

um medicamento que cure def initivamente a Sida, nem uma vacina que evite a doença, embora tenha sido demonstrada a importância dos antirretrovirais, que melhoram muito a qualidade de vida dos

FOTO: D.R.

doentes. O seu uso aumentou a esperança de vida ao impedir o avanço da doença e ao reduzir os níveis do vírus no sangue. Graças ao seu desenvolvimento, cerca de 6 dos 13,5 milhões de doentes que necessitam de tratamento têm acesso a eles, o que representa cerca de 40% dos contaminados.

Acção Social, Carlos Amaral. O mesmo confirma ainda que são, principalmente, as famílias de classe média que já não conseguem fazer face aos seus compromissos: “todos os dias, nos nossos lares, nos dizem que não conseguem pagar a prestação”.

Também João Ferreira de Almeida, presidente da Ali – Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos, sublinha que há cada vez mais famílias que, por não conseguirem pagar as mensalidades, estão a retirar os idosos das instituições: “normalmente, para os CRISE: São, sobretudo, as famílias da classe colocar nas casas clandestinas, média que não conseguem continuar a onde a mensalidade é pagar a estadia dos seus familiares idosos nos lares muito inferior”. PUB


sete dias Mais de 22 queixas por dia

|5

Alho múltiplos benefícios

FOTO: D.R.

saúde à mesa

Entre as principais vantagens estão a diminuição da pressão alta e a redução do nível de mau colesterol

FOTO: LUSA/JOÃO RELVAS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu, em média, mais de 22 queixas por dia ao longo de 2010. De acordo com o relatório de atividades deste organismo, o ano passado deram entrada na ERS 8.188 reclamações, o que significa um aumento de 4% em relação ao número de queixas apresentadas em 2009. Os tempos de espera, com 2.210 reclamações, foram o principal motivo das queixas, representando 27% do total. A qualidade da assistência administrativa e dos cuidados de saúde surge a seguir com, respetivamente, 2.037 (25%) e 1.225 (15%). Do total de reclamações recebidas, 6.600 viram a sua análise concluída no ano passado, sendo que mais de metade das reclamações foram arquivadas.

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

2.210 RECLAMAÇÕES: Os tempos de espera foram o principal motivo das queixas, representando 27% do total de queixas

O gosto marcante e o cheiro forte faz com que muitas pessoas o excluam da dieta. Mas o alho traz vários benefícios à saúde, garante a nutricionista funcional Bianca G. Miniguini, da HealthChoice Consultoria Nutricional. Entre as vantagens estão a diminuição da pressão arterial, o alívio de problemas respiratórios, a melhoria do sistema imunológico e a redução dos níveis de mau colesterol (LDL) no sangue. “Tudo graças ao antioxidante alicina, presente no alho, que inibe a atividade de várias enzimas que destroem as células, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que diminui a pressão arterial, para além das propriedades antibacterianas e antivirais que possui”, diz. Consumir alho cru é a melhor maneira de garantir tais benefícios. Recomenda-se o consumo diário de um dente deste alimento por dia.

Quase 19 mil empresas perdidas EM 2011: No primeiro trimestre, foram dissolvidas 4.471 empresas, das quais 1.028 por via oficiosa

FOTO: EPA/ADRIAN BRADSHAW

646

escolas, reunindo mais de 437 mil alunos, participaram na recolha de equipamentos eletrónicos, na terceira edição da “Escola Eletrão”, iniciativa da AMb3E, a qual já tirou quatro mil toneladas deste tipo de lixo da rua.

7.500

árvores (carvalho alvarinho, castanheiro e pilriteiro) começaram a ser plantadas, em cinco hectares, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, fruto de uma campanha lançada no final do ano passado pela Agros e pela Tetra Pak.

41,3

por cento dos portugueses desconhece o termo “biodiversidade”, bem acima da média europeia (33,8%), segundo uma sondagem Eurobarómetro, recentemente, divulgada.

Destas, perto de 60% ocorreu por liquidação oficiosa. As restantes 45.516 empresas dissolvidas inserem-se no grupo das extinções normais, que acontecem, por exemplo, em caso de falência. Nestes três anos foram constituídas 94.030 sociedades em Portugal. Calculando as empresas criadas e as extintas,

CONSTRUÇÃO, RESTAURAÇÃO E COMÉRCIO SÃO OS SETORES MAIS AFETADOS pode-se concluir que, neste período, o saldo foi negativo, resultando na perda de 18.679 sociedades.

a sua carreira

3.0

O novo formato traz infográficos, vídeos e até postagens em redes sociais

FOTO : D.R.

números

Currículo

Em apenas três anos, desapareceram praticamente 19 mil empresas em Portugal. É este o saldo líquido entre as 113 mil sociedades extintas e as 94 mil criadas, entre 2008 e 2010. De acordo com dados do ministério da Justiça, houve 112.709 dissoluções de empresas nestes três anos.

Estar atualizado com as últimas tecnologias é essencial para garantir a permanência no mercado de trabalho. E o modo de se apresentar ao mundo corporativo também está cada vez mais moderno. O currículo 3.0 que reúne, num único documento digital, infográficos, vídeos e até postagens em redes sociais, é a nova tendência, principalmente entre os profissionais de marketing, publicidade, comunicação e design. “É uma apresentação mais moderna, diferenciada e que mostra o quanto o profissional está atento à modernidade”, afirma o consultor de gestão empresarial Sérgio Luís de Jesus. Mas ressalta que de nada adianta inovar, se o currículo não for objetivo e, é claro, compacto (no máximo duas páginas) a fim de se poder mostrar as realizações do profissional e a sua capacidade. Apesar da novidade, esse formato de currículo ainda é o mais indicado para vagas e carreiras que demandam inovação, na qual o profissional precisa de se destacar.


6|

TEMA CAPA

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

DESEMPREGADO OU TEMPO

é sua!!!

POR DETRÁS DE TODOS OS MITOS, NORMALMENTE, LIGADOS AO TRABALHO TEMPORÁRIO, EXISTE UMA VERDADE INQUESTIONÁVEL: TEMPORÁRIO OU NÃO, É SEMPRE MELHOR TER TRABALHO DO QUE ENFRENTAR O DESEMPREGO  CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

A

pesar do que se possa pensar, o trabalho temporário é uma posição face ao emprego relativamente recente e que coloca um grande número de trabalhadores fora do padrão “tradicional” do “emprego para toda a vida”. Mas mesmo com as tão conhecidas desvantagens deste tipo de trabalho, já que para muitos esta é considerada uma situação precária e instável, há que pensar que também existem vantagens que se

a disparar, grande parte daqueles que terminam as suas licenciaturas vê-se confrontada com a dura realidade de não conseguir logo um emprego. Podendo a procura de um trabalho temporário que ocupe o tempo entre o final do curso e o início de uma carreira ser a solução, embora não se adeque a todas as situações. OS MOTIVOS DAS EMPRESAS Normalmente, as empresas recorrem ao trabalho temporário com o intuito de assim evitarem

ENCARAR O TRABALHO TEMPORÁRIO COMO UMA OPORTUNIDADE, E NÃO COM PESSIMISMO E COMO UMA AMEAÇA ÀS SUAS VIDAS, É UMA CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA TODOS OS ATUAIS DESEMPREGADOS poderão traduzir em novas oportunidades nesta época de mudança constante em que vivemos. OS RECÉM-LICENCIADOS Depois de terminar um curso superior, normalmente, o passo seguinte será trabalhar na área escolhida. Só que o que há uns anos seria quase uma certeza, hoje tornou-se uma raridade. E, com a taxa de desemprego

custos fixos e um excesso de mão-de-obra em períodos de menor produção. Tudo isto porque, atualmente, estas visam “produzir o que se vende” e não “produzir para vender” ou “vender o que se produz”. Sendo assim, as empresas precisam de um volume de mão-de-obra variável ao longo do ano e com capacidades diferentes, a fim de poderem dar resposta ao mercado em que atuam.

A outra face do TT FOTO: D.R.

Os especialistas garantem que existe um outro lado do trabalho temporário (TT): “há já profissionais de topo, ao nível das chefias e cada vez mais qualificados, adeptos do trabalho temporário. O preconceito está a diminuir”, garante Fabrícia Antunes, executive manager da Page Personnel. E, se durante muito tempo, o TT foi encarado como uma forma menor de empregabilidade, típica

dos menos qualificados, esta tem sido uma realidade que, nos últimos anos, a conjuntura

económica adversa e uma mudança cultural ao nível das organizações nacionais tem vindo a

A motivação dos profissionais altamente qualificados para trabalhar temporariamente é hoje muito maior

alterar. A cada ano que passa, o TT coloca no mercado perto de 120 mil trabalhadores, tendo um papel dinamizador a nível económico e gerador de emprego. Tanto mais que esta forma de trabalho tem vindo, cada vez mais, a assegurar um primeiro contato com o mercado laboral para muitos jovens recém-licenciados e, igualmente, uma perspetiva de carreira para perfis mais maduros e qualificados, ao nível dos cargos de gestão.


tema capa

PORÁRIO?

|7

A escolha TRABALHADOR TEMPORÁRIO: Concentre-se no enriquecimento das suas capacidades, planeie a sua procura de emprego e usufrua de todo o universo de possibilidades que o emprego temporário lhe permitem

FOTOS: D.R.

COMO TORNAR O TRABALHO TEMPORÁRIO ATRATIVO ✓ após muitos anos de estudo, um trabalho menos desafiante intelectualmente pode ser visto como uma pausa para a mente; ✓ sempre é melhor do que não fazer nada e lembre-se de que está a adquirir experiência profissional; ✓ poderá ser uma fonte de aprendizagem, quer sobre a natureza humana, quer sobre o funcionamento de uma empresa; ✓ encare-o como uma forma adquirir competências extra, tanto a nível da comunicação, quer da interação com outras pessoas;

✓ poderá ser uma excelente ponte entre a vida de estudante e a de trabalhador; ✓ na procura de trabalho, lembre-se de que será um candidato muito mais interessante se passou os últimos meses a trabalhar, do que se esteve desocupado/a; ✓ o facto de receber um salário fixo no final do mês poderá ser o elemento mais importante para acabar com essas ideias negativas sobre o trabalho temporário; ✓ não é para sempre e tente pensar pela positiva, pois, estar empregado/a coloca-o/a à frente dos milhares de desempregados existentes em Portugal.

AS VANTAGENS DO TRABALHO TEMPORÁRIO  um meio de obter melhor formação, tanto em quantidade, como em qualidade;  acesso a diferentes possibilidades de encontrar um posto de trabalho que melhor se adeque às suas qualificações e capacidades;  uma forma de enriquecer o seu curriculum vitae e de poder aceder mais facilmente a postos de trabalho permanentes;  uma hipótese de poder experimentar e recusar com facilidade um emprego, caso não se sinta satisfeito/a;  uma oportunidade de poder ser “patrão de si mesmo” e escolher o que melhor se adequa aos seus interesses;  a possibilidade de melhorar as suas capacidades de intervenção no mercado de trabalho, adquiridas pelas múltiplas experiências.

TRABALHO TEMPORÁRIO Em todo o Mundo, serão perto de 9 milhões aqueles que traba-

lham nesta situação;

Em Portugal, existirão cerca de 45 mil trabalhadores sem

vínculos de efetividade; Atualmente, operam 265 empresas de trabalho temporário no nosso país, com cerca de 427 filiais.

DESEMPREGO

Em abril passado, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego atingia os 541,974; Já os inscritos com o ensino secundário aumentaram 1,2% em abril, face ao mesmo mês de 2010, e 5,6% entre aqueles que têm o

ensino superior;  No mesmo mês, os centros de emprego conseguiram arranjar trabalho a 5.671 pessoas, registando-se uma queda de 10,1% face a igual período de 2010. FOTO: D.R.

no que oca no 120 mil do um a nível dor de ais que abalho z mais, imeiro ercado muitos nciados uma arreira aduros o nível ão.

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

Fontes: International Confederation of Private Employment Agencies, Provedoria da Ética Empresarial e do Trabalho Temporário e Instituto do Emprego e Formação Profissional


8|

geral

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

assunto POLÉMICO

FO TO : D.R .

O

Estado português foi condenado 13 vezes pelo Tribunal Europeu de Direitos do Homem (TEDH) por violação do direito à liberdade de expressão, nos últimos onze anos, afirmou o advogado Francisco Teixeira da Mota. Segundo o advogado do jornal Público, que participou numa conferência sobre a Jurisprudência do TEDH: “essencialmente os casos são à volta de condenações de jornalistas ou políticos, à volta de críticas políticas e de expressões violentas

expressão”, explicou Francisco Teixeira da Mota. COMO EVITAR AS MULTAS? Para o ministro da Justiça, que também participou na conferência organizada pelo Centro de Estudos Judiciários, os casos de condenação no TEDH são “relativamente reduzidos”, incluindo os casos de indemnizações pela reforma agrária e da morosidade da Justiça que “estão a ser resolvidos”. Quando questionado, pela agência Lusa, sobre como é que as condenações na área do direito da liberdade de expressão podem

DAS 13 CONDENAÇÕES POR VIOLAÇÃO DO DIREITO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, 6 ACONTECERAM EM CASOS RELACIONADOS COM POLÍTICA e contundentes utilizadas, como aldrabão ou grotesco. São expressões que os tribunais portugueses consideraram que deviam criminalizar, mas que o TEDH considerou que no âmbito do debate político e sendo sobre figuras públicas estavam protegidos pela liberdade de

ser reduzidas, Alberto Martins disse que os processos podem ser limitados “fazendo com que os tribunais tenham uma visão mais protetora da liberdade de imprensa enquanto instrumento de uma sociedade democrática”. Francisco Teixeira da Mota corroborou a opinião do ministro, lembrando que, em todas as MINISTRO condenações, o TEDH lembrou DA JUSTIÇA: Segundo Alberto a importância da liberdade de Martins, os processos podem expressão numa sociedade ser limitados democrática: “a grande questão “fazendo com que os tribunais tenham uma visão na liberdade de expressão é que mais protetora deve permitir a circulação de da liberdade de imprensa informações tanto corretas enquanto instrumento de como erradas, tanto inteligentes uma sociedade como estúpidas, tanto bonitas democrática”

como feias, tanto agradáveis como incómodas”. “A liberdade de expressão não é um direito só individual, mas um direito de uma sociedade democrática, onde é preciso que haja liberdade de expressão e de opinião. Uma pessoa só pode ter uma opinião livre e esclarecida se ouvir muitas

outras opiniões”, sublinhou o advogado. A VISÃO DA JUSTIÇA Questionado pelos jornalistas sobre que leitura fazia do estado da Justiça portuguesa perante estas condenações, o advogado considerou que, “muitas vezes,

ALGUNS CASOS FOTO: EPA/THIERRY SUZAN

FOTO: D.R.

Portugal condenado por violar liberdade de expressão

 ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

FOTO: LUSA/LUSA TIAGO PETINGA

Tribunal Europeu de Direitos do Homem condenou 13 vezes o Estado português, nos últimos 11 anos

TEDH: Presidido pelo juiz Jean-Paul Costa, já condenou o Estado português 13 vezes por violação do direito à liberdade de expressão

Novembro de 2005

César Urbino, diretor do jornal A Voz do Nordeste, foi condenado pela Justiça portuguesa por difamação do antigo diretor-adjunto do jornal Mensageiro de Bragança. O caso começou depois de César Urbino ter afirmado, num artigo de opinião datado de junho de 1999, que a nomeação para o cargo de coordenador do Centro de Área Educativa de Bragança, feita durante o governo de António Guterres, tinha sido um “job for the boy”. O TEDH considerou, por unanimidade, que a condenação representou uma violação

do artigo 10º da Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais e condenou o Estado português a pagar, a César Urbino, 1.900 euros, por danos materiais.

Outubro de 2009

Ricardo Silva foi condenado pelo Tribunal de Santa Comba Dão, em julho de 2006, ao pagamento de uma multa e de uma indemnização por difamação do presidente da Câmara de Mortágua, Afonso Abrantes. O caso remota ao Carnaval de 2004, quando um boneco que repre-

os tribunais têm relativamente à liberdade de expressão uma visão minimalista, não é regra, porque muitos tribunais têm uma visão mais expansiva”. Das 13 condenações por violação do direito da liberdade de expressão, seis aconteceram em casos relacionados com política.

sentava o autarca circulou pelas ruas de Mortágua. O caso foi apreciado por juízes europeus que consideraram, por unanimidade, que o “episódio de sátira carnavalesca não era difamatório”. O Estado foi condenado a pagar a Ricardo Silva o valor da multa aplicada em 2006 – cerca de 4.400 euros – assim como 4 mil euros, por danos morais, e 1.500 euros de custas.

Janeiro de 2010

O jornalista António José Laranjeira foi condenado pela Justiça portuguesa, por um crime de violação do segredo de justiça e dois de difamação, ao noticiar, em setembro de 2000, uma queixa de uma paciente por abuso sexual, contra o médico José Ferreira Júnior, um dos fundadores do PSD e que o levou a demitir-se da presidência da Assembleia Municipal de Leiria. O caso chegou ao TEDH que condenou Portugal, por entrave injustificado à liberdade de expressão. O Estado foi condenado a pagar 5.703,83 euros ao jornalista, por prejuízos materiais.


Folha CENTRO DE AJUDA

LEIA MAIS: 4i/5i – CRUZADA DE PODER E MILAGRES:

“Faça tudo o que está ao seu alcançe” 6i – CONQUISTAS FINANCEIRAS

7i – NACIONAL: Casal de Cambra / Odivelas / Loures

Nº 390 • DOMINGO • 12 • JUNHO • 2011

Q

ual é a diferença entre as muitas vozes? A diferença está naquela que não se cala, que insiste e aumenta de intensidade, à medida que a resposta não vem. Esta é a voz do sangue! Não se trata aqui de prece, reza ou oração, porque estas podem esperar, já a voz do sangue não! Ela clama e fá-lo porque se recusa a esperar, sendo a sua expetativa a de resposta imediata. Enfim, a voz do sangue clama, reclama e exige. Nem a morte a faz calar e nem Deus resiste ao seu apelo!

UMA FÉ PROTEGIDA MANTÉM-SE PURA E EFICAZ CONTRA O MAL

O SONHO Sonhar é uma caraterística inerente a todo o ser humano, mas, a realização de um sonho só acontece se, antes, este for concebido através da fé sobrenatural. E esse tipo de fé não existe por obra do acaso. Pois, a fé sobrenatural só é alcançada através da meditação na Palavra de Deus. Removendo a promessa a cegueira espiritual e dando à pessoa a visão da grandeza de Deus e da Sua vontade. Portanto, a ação humana é a chave para a ignição da fé sobrenatural. Contudo, o registo da Palavra de Deus na Bíblia não basta para que Ela se cumpra! É preciso acreditar e assumir essa Palavra, pois de contrário, nada acontece. É necessário discernir o que é meramente um desejo humano do que é um sonho nascido

A vida pela fé exige contínuo

sacrifício São muitas as vozes neste Mundo e pior ainda são os gritos de dor dos injustiçados, famintos, rejeitados, abandonados, perdidos, desesperados, enfim... A voz de muitos tem-se levantado, mas a de poucos tem sido ouvida. Porque será?

FOTOS: D.R.

 ISABEL BARBOSA* ib.r@folhadeportugal.pt

ESCUDO: Era usado para proteger o soldado contra as setas e as espadas inimigas

do coração de Deus. Quando Deus nos dá um sonho também nos dá a fé para o realizar.

esta quando vêm as dúvidas? Lembre-se de que o escudo da fé tem poder para apagar todos os dardos do inferno e, sempre que

ESCUDO DA FÉ Mas porque é que tantas pessoas se perdem no caminho da fé? Por causa da falta de uso do escudo da fé! Como objeto de proteção, o escudo era usado para proteger o soldado contra as setas e as espadas inimigas. No plano espiritual, é sabido que as setas infernais sempre são lançadas contra os cristãos, ou seja, o mal e os seus filhos estão continuamente a arremessar setas de dúvida para neutralizar a fé. Sendo o escudo da fé o instrumento de defesa da mesma. Mas de que adianta ter uma fé atuante, viva e eficaz, se não há qualquer proteção para

NÃO HÁ REALIZAÇÃO DE SONHOS SEM A CONSTÂNCIA DO SACRIFÍCIO surgirem dúvidas a respeito de qualquer coisa, imediatamente há que se lançar mão do escudo protetor da fé. Assim sendo, a fé mantém-se pura e eficaz contra o mal. Quem quiser manter a sua fé intacta, jamais se deverá esquecer da sua proteção, pois, as dúvidas sempre vêm e cada um terá de rechaçá-las por si mesmo. Lembre-se de que a vida pela fé exige contínuo sacrifício, assim como a vida a dois exige o sacrifício de ambos. *com excertos de estudos biblícos do bp. Edir Macedo PUB

Está doente? Então, venha receber a unção com o ÓLEO CONSAGRADO A DEUS PARA A RESPOSTA!

19 de junho

9h30

Veja mais informações na AGENDA SEMANAL(última página)


2i |

superação

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

UMA REVIRAVOLTA

 ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

A “

TRIUNFAL

mi n ha v ida era totalmente destruída, devido ao vício do álcool que quase me aniquilou. Criei as minhas filhas sozinha e cuidei da minha mãe que se encontrava acamada, durante 16 anos. Por tudo isso, a bebida tornou-se o meu refúgio! Para além disso, sofria de depressão e tornei-me dependente da medicação, chegando a pesar 47 quilos e a ter de frequentar psicólogos. E foi neste estado que cheguei à Igreja Universal, onde gradativamente obtive mudanças: fiquei livre do vício e da depressão; adquiri a minha casa própria; e comecei a trabalhar por conta própria. Posso dizer que o propósito da Fogueira Santa de Israel foi a oportunidade a que me agarrei para ver concretizado o que esperava de Deus”.

libertação da sua filha da toxicodependência e alcançou a paz interior, participando nas reuniões na Igreja Universal desmoronei, porque tinha Deus. Enquanto tinha dinheiro, fui usufruindo dele, mas quando acabou, comecei a trabalhar em part-time. Contudo, muitas foram as vezes em que trabalhei e não me pagaram. Entretanto, fartei-me dessa situação e não a aceitei mais, até porque, no Brasil, o meu salário era de quase mil reais por semana e aqui comia migalhas”.

O MOTIVO DA TRANSFORMAÇÃO “Foi, então, que decidi participar na Fogueira Santa de Israel. Na altura, fazia limpezas numa casa

particular, onde ganhava 20 euros por semana, o que perfazia no final do mês 80 euros, e tinha surgido a oportunidade de fazer mais horas. Mas achava que, em termos monetários, era pouco, em relação àquilo que já tinha feito nas Fogueiras Santas anteriores. Então, ao sacrifício monetário acrescentei o espiritual, com um jejum de cinco horas diárias. Foi um propósito entre mim e Deus, ninguém me incentivou a fazê-lo, mas fi-lo porque queria agradar a Deus! E tinha a certeza no meu coração de que Ele me iria responder. O meu pedido

“FARTEI-ME DESSA SITUAÇÃO E NÃO A ACEITEI MAIS, ATÉ PORQUE, NO BRASIL, O MEU SALÁRIO ERA DE QUASE MIL REAIS POR SEMANA E AQUI COMIA MIGALHAS”

FOTO: CARLOS PAREDES

UMA LONGA LUTA “Até que há três anos resolvi vir para Portugal, para ao pé da minha filha mais velha, que já cá estava há nove anos. Aliás, esta minha filha está viva devido à Fogueira Santa que fiz em prol dela, pois vivia na toxicodependência e na marginalidade. E o sacrifício que fiz valeu a pena, porque, logo depois, uma amiga que vivia com ela foi assassinada. Mas nunca imaginei que Deus a levasse para o outro lado do Atlântico! O meu objetivo aqui era continuar a trabalhar por conta própria na área da restauração, que era o que fazia no Brasil, mas não deu certo. E como a minha filha não era convertida, não tinha a mesma visão do que eu, só me mostrou dificuldades. E, estando num país estranho, sem conhecer ninguém, só não

Com a vida às avessas e cheia de problemas, Marilene conquistou a

foi um novo trabalho, que me permitisse viver condignamente. Subi ao Altar, entreguei o meu sacrifício e, a partir desse momento, a luta foi grande. Até ao dia em que vi um anúncio de um restaurante, mas estava convencida de que era de uma loja. Quando me mostraram o local fiquei maravilhada, era um café, com sala de refeições e todo

o recheio, inclusive, uma cozinha completamente equipada. E Deus respondeu-me em menos de três meses e mais do que pedi! Hoje, estou a recomeçar de novo e, o mais importante, o meu sócio é Jesus! Estou muito feliz, pois valeram a pena todos os sacrifícios. Deus é fiel!” MARILENE OLIVEIRA – LEIRIA


reflexão O Centro de Ajuda Espiritual (IURD) NÃO COBRA: 21 Para manter a Fazenda 1 Para realizar casamentos   Para realizar batizados Nova Canaã 2  Para (adultos) 22  a realização de Para dar aconselhamento cursos informáticos 3  matrimonial 23 Para aconselhar e apoiar  Para aconselhar e na escolha de uma carreira 4  acompanhar indivíduos profissional toxicodependentes 24 Para atendimento telefó Para aconselhamento nico 24 horas 5  Para pastoral 25  apoio a mulheres 6 Para participar na vítimas de abusos  Santa Ceia 26 Para apoio e aconselha Para a realização da mento a indivíduos depen7  unção com óleo dentes alcoólicos 8 Para visitas ao domicílio 27 Para visitas a lares de   9 Para visitas a doentes terceira idade  Para no hospital 28  dar alimento aos Para visitas a presidiários sem-abrigo 10  Para distribuição de 11 29 Para apoio em   cestas básicas às famílias catástrofes carenciadas 30 Para a realização de ati 12 Para distribuição de bens vidades lúdicas e desportivas  (roupas, mobílias, eletrodocom os jovens mésticos, etc.) a pessoas 31 Para aconselhamento  e campanhas na prevenção carenciadas do HIV 13 Para acolher o Instituto  Português do Sangue nas su32 Pelo transporte de pes

as instalações para a doação de sangue 14 Para ajudar a manter o Lar de Idosos Universal 15 Para a apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos) 16 Para participar no Grupo de Jovens "Força Jovem" 17 Para a realização de orações 18 Para a entrada nas igrejas e participação nos cultos 19 Para a participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, Estádios, Pavilhão Atlântico, etc. 20 Para ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)

     

soas com dificuldades de locomoção 33 Pelo estacionamento no parque da Igreja 34 Pelos Estudos Bíblicos realizados 35 Pela entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País 36 Pela realização de funerais 37 Pela distribuição do Óleo Santo de Israel 38 Pelos cursos de Teologia (IBURD) 39 Pelos milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

      

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

| 3i

mensagem BISPO EDIR MACEDO

Nunca deixe a sua comunhão “... Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente” (Lucas 15.11-13).

D

epois de ter consumido tudo, milhão de vezes pior do que antes mesmo de entrar sobreveio àquela terra uma grande na Igreja! fome e aquele rapaz, que agora É tal como Jesus disse: “Quando o espírito imundo não tinha mais nada para gastar, sai do homem, anda por lugares áridos, procurando começou a passar necessidades. E repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha para que não morresse à fome, arranjou um trabalho casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada” (Lc a cuidar de porcos. E quando dava 11.24-25). Quer dizer, quando a lavagem aos animais, comia um Qualquer este saiu, o corpo ficou limpo, pouco, porque não tinha mais pessoa que deixe a mas se esse corpo não foi nada que comer. ocupado pelo Espírito de Deus, Pois, quando a pessoa sai comunhão com o da presença do Pai Eterno, da então, manteve-se limpo e vazio. presença de Deus, seja ela o que Pai, com Deus, então, E o que é que acontece? Aquele for, tenha o título que tiver, seja automaticamente, espírito imundo chama mais sete obreiro, bispo, pastor, esposa ou piores do que ele e torna a entrar é lançada no membro, não importa! Qualquer naquele corpo. Por isso, é muito pessoa que deixe a comunhão importante que você, amigo/a Mundo com o Pai, com Deus, então, leitor/a, guarde a sua comunhão automaticamente, é lançada no Mundo. Mas, com Deus. Faça a sua parte, porque aqueles que se observe bem, que é ela que se lança no Mundo, não têm afastado estão a sofrer muito, pois, um dia, não é Deus quem faz isso. Consequentemente, todas as deram o devido valor à sua comunhão com Deus. necessidades e problemas, que existem no Mundo, vêm sobre ela. Então, a sua situação torna-se um Que Deus abençoe a todos abundantemente.

Acessos oficiais do

bispo Macedo:

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedo

PROGRAMAS DE RÁDIO DIARIAMENTE  95.0 Fm 23H  Record Fm 107.7 23h30  Liz Fm 101.3 23H  Gaia Fm 95.5 23H E agora também na...

Assista à mensagem do bispo Macedo EM DIRETO, diariamente, às 13h30 (hora de Lisboa)

arcauniversal.com /tviurd

Iurd na WEB

curiosidades bíblicas APOCALIPSE

Apocalipse significa revelação, tendo no grego a mesma raiz do verbo “apocalipto”, que significa “tirar o véu”. E o último livro da Bíblia tem este nome porque se propõe revelar as coisas que se encontram encobertas para os últimos dias.

http://bispojulio.com/o-que-levauma-pessoa-a-abandonar-a-fe/ O QUE LEVA UMA PESSOA A ABANDONAR A FÉ? Veja o vídeo que irá abrir os seus olhos!

Na visão de Jesus glorificado, que João teve, o que significavam as 7 estrelas e os 7 candeeiros? 7 candeeiros = 7 igrejas e 7 estrelas = 7 anjos das igrejas (Ap 1.20). Onde é que se pode ler que um homem recebeu ordem para não chorar? Em Apocalipse 5.5. FOTOS: D.R.

Quem é que comeu um livrinho e teve uma indigestão? João (Ap 10.10).

http://iurd.pt/grupo-deevangelizacao-israel/ O grupo de evangelização em Israel foi para as ruas convidar as pessoas a participarem num evento especial. Veja as imagens...


4i |

cenáculo Santo do Espírito

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

mensagem

E

Domingo 9h30 “Cruzada de Poder e Milagres”

bispojulio.com

Fazer ou deixar de fazer?

Não depender de nada nem de ninguém, somente de Deus, é este o primeiro passo a ser dado por quem deseja uma verdadeira mudança  CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

ntre fazer e deixar de fazer algo, seja este “algo” de qualquer ordem, na sua vida, no seu compromisso, na sua paixão, no seu empenho, no seu trabalho, na sua obrigação ou ainda na sua intimidade com Deus! Qual seria a sua escolha? Fazer ou deixar de fazer? Já respondeu a si mesmo/a? Pare um pouquinho e pense. O que é que você faria? O que é que na verdade seria melhor? Quem sabe fazer e ficar com a “sensação” de dever cumprido, porém, fazendo de qualquer maneira. E, é claro, sem deixar de fazer! Não tendo assim “problemas” com aqueles que o/a estão a focar. Porém... Veja o que nos orienta o livro de Jeremias 48.10: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! ...”. Ou seja, não é apenas o fazer, é muito além disso, sendo o facto de como é feito! Porque podemos fazer muitas coisas e, no entanto, não as fazer com empenho e dedicação. E qual é o contrário de relaxadamente? Diligentemente, de forma eficaz! Ou seja, de forma aplicada, disciplinada e diligente. É assim que devemos ser e fazer, E QUEM derramando todo o nosso sangue! E não É DE GUERRA apenas derramando o sangue! Com isto, MOSTRA-O COM podemos entender ATITUDES! que quando os 300 de Gideão gritaram: “... Espada pelo SENHOR e por Gideão” (Juízes 7.20), eles não derramaram o seu sangue, mas Gideão derramou, derrubando o poste-ídolo, sacrificando o touro e destruindo o altar de Baal. E há que referir ainda que foi Deus o primeiro a derramar sangue, no Jardim do Éden (Génesis 3.21). E assim é o servo e a serva de Deus, quando retêm a sua espada do sangue, (Jeremias 48.20) e não querem sangrar o seu carneiro, ou o seu boi, tornando-se ele e ela malditos! Pois, não é o diabo, nem Deus que os amaldiçoam, mas sim eles próprios que se tornam malditos, porque fazem, mas não o fazem a 100%. Este têm espada, mas esta não é para derramar o sangue, sendo apenas para mostrar que estão armados. Contudo, a espada só tem unção, quando se faz o sacrifício. E quem é de guerra mostra-o com atitudes!

N

a última “Cruzada de Poder e Milagres”, realizada no Cenáculo do Espírito Santo em Chelas, pelas 9h30, o orador, bispo Júlio Freitas, começou por salientar a extrema importância da fidelidade a Deus, dando um exemplo bíblico. “José sempre se manteve firme e fiel com Deus, tanto nos bons como nos maus momentos. E quando é que nós podemos ver que Deus era com ele? Nos bons ou nos maus momentos? Nos maus, pois, foi justamente nos sete anos de escassez que ele veio a ser reconhecido, admirado e respeitado por todos”. E, de seguida, o orador continuou: “você e eu temos ouvido falar da crise e das dificuldades que o

FAÇ

ao se

fiéis a Deus nos nossos dízimos e firmes nos nossos propósitos, para além de sermos diligentes, honestos, trabalhadores, justos e fortes na nossa fé. Porque se não o formos, mesmo crendo em Deus, não iremos vencer! E a prova disso é que José tinha 10 irmãos e todos eles fracassaram, mesmo crendo em Deus. Pois, crer apenas em Deus não quer dizer nada, porque até o próprio diabo crê em Deus! Mas se você buscar a Deus e Lhe for fiel, então, estamos a falar de algo completamente diferente, pois Ele ficará em evidência na sua vida!”.

OS PASSOS A SEREM DADOS Apesar de o sobrenatural estar ao alcance de todos os seres humanos, nem todos o conseguem desfrutar nas suas

RECONHEÇA QUE SOZINHO NÃO CONSEGUE E PEÇA AJUDA A DEUS; DEPOIS, SEJA SINCERO; E, POR ÚLTIMO, ASSUMA A SUA FÉ país e o Mundo estão a atravessar. E, segundo os especialistas, a situação vai melhorar ou piorar? Piorar, mas, para quem anda com Deus, tudo vai correr bem e irá vencer. Só que para isso é necessário que você e eu sejamos

vidas. E porquê? Tudo porque muitos esperam e confiam nos outros, pensando que, através destes, obterão a solução; havendo até quem até pense que por acreditar em Cristo e ser uma boa pessoa, isso é suficiente para

Resultados da unção com óleo

POR SEU SERVO EM CRISTO, BISPO JÚLIO FREITAS PUB

Uma rádio online, que vai avivar os seus dias. O bispo Júlio estará, às 18 horas, a orar por todos os que têm o seu nome no Livro do Pacto com Deus

“Tive um cancro no colo do útero, mas não aceitava essa situação! Por isso, ungia-me a mim própria com o óleo e determinei a minha cura. E sei que tenho repetido os exames e continua sempre tudo negativo, pois Deus curou-me!”. MARIA AFONSO

“Trabalho num salão e à comissão, mas como a situação estava muito fraca, se aquilo continuasse assim as portas teriam de fechar. Foi, então, que decidi começar a ungir o local e, aos poucos, a situação foi melhorando. Hoje, graças a Deus, o negócio está a prosperar e não faltam mais clientes”. PATRÍCIA

“O meu filho era asmático desde que nasceu, mas eu perseverei e nunca desisti de lutar pela sua cura. E, de cada vez que ele começava a respirar mal, ungia-o com óleo e aquilo passava. Graças a Deus, já lá vão 15 anos e ele é um menino saudável!”. CARLA BARROS


cenáculo Santo do Espírito

AÇA TUDO

HISTÓRIAS EMOCIONANTES E DRAMÁTICAS DE QUEM DECIDIU ENFRENTAR OS DESAFIOS

O princípio de uma nova vida

seu alcance

FOTOS: DIOGO ALMEIDA

fez tudo o que estava ao seu alcance. Por sua vez, esta mulher, que se apoiava no marido, teve de acordar para a vida, quando este morreu. Foi aí que ela teve

DIA DA CRIANÇA: No término do encontro, o bispo Júlio Freitas, abençoou as crianças da EBI

de reconhecer que, sozinha, não podia e procurou ajuda divina. De seguida, ela foi sincera com Deus, não escondendo nada do profeta, dizendo que nada tinha, a não ser uma botija de azeite. Então, Eliseu disse-lhe: “...Vai, pede emprestadas, vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas” (2 Reis 4.3). Ou seja, Eliseu disse-lhe para fazer tudo o que estava ao seu alcance, para assim chamar a atenção de Deus. Portanto, chegou a altura de você assumir a sua fé!

| 5i

Casos Verídicos

o que está

poder ter uma experiência com Deus. E foi isso que aconteceu com a família da viúva, pois, o marido, que tinha sido um servo de Deus e temido a Senhor, não

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

“Antes de chegarmos ao Centro de Ajuda Espiritual, tanto eu como o meu marido éramos viciados, em haxixe e em tabaco. Para além disso, eu tinha insónias e não conseguia tomar conta de mim mesma; e ele também tinha tentado o suicídio por três vezes. Já estando no CdAE, decidimos participar na Fogueira Santa. Só que ele não participou com toda a sua força e acabou por abandonar a Igreja. Mas eu não, pois, participei com a força toda! Mas vivíamos na mesma casa e ele, durante dois meses, não falou comigo”, explicou Darlene. E Ulisses continuou: “não tinha qualquer explicação para isso, pois, quando estava longe sentia saudades, mas quando chegava a casa sentia um ódio enorme”. “A situação chegou a um ponto em que o meu marido me obrigou a escolher entre ele e a Igreja. Não lhe respondi, mas, nesse momento, senti uma força dentro de mim e foi como se uma voz dissesse: ‘sai’. E, quando questionei que se saísse, nós não iríamos ficar mais juntos, ouvi de novo essa voz, a qual me disse: ‘confia’. Então, saí de casa e fui para junto do meu pai”, contou Darlene, relatando ainda que: “quando participei na primeira Fogueira Santa foi pela minha vida económica, mas não foi aí que Deus me abençoou! Pois, fui liberta dos vícios e continuei a miA SITUAÇÃO nha caminhada, sempre na luta e CHEGOU A UM fazendo diversos propósitos com PONTO EM QUE Deus. E, aos poucos, fui tendo as respostas. Na segunda Fogueira O MEU MARIDO Santa em que participámos, pois ME OBRIGOU A o meu marido já tinha voltado ESCOLHER ENTRE ELE para a Igreja e estávamos de novo juntos, não tínhamos rigorosaE A IGREJA mente nada! Tínhamos perdido tudo, desde um restaurante que era do meu pai, a vários carros e trabalhos dele. E a única coisa que tínhamos era uma carrinha, a qual serviu para andarmos a apanhar papelão, rendendo à volta de mil e tal euros. Esse foi o nosso sacrifício e Deus foi-nos transformando aos dois! E foi assim que conseguimos casar no passado dia 3, faltando-nos agora só receber a bênção no Altar. Entretanto, iremos reabrir o restaurante, onde faremos a nossa festa de casamento. Para além disso, ele já conseguiu três carros e tem agora várias obras. A verdade é que Deus deu-nos muito mais do aquilo que tínhamos perdido!”. DARLENE E ULISSES PUB

Não duvide, mas acredite! E você e a quem ungir com o ÓLEO CONSAGRADO PARA A RESPOSTA serão totalmente curados!

19 de junho

9h30

Veja mais informações na AGENDA SEMANAL(última página)


6i |

cenáculo Santo do Espírito

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

Especial

congressofinanceiro.com

O que é? Este é o maior evento voltado para os trabalhadores, que tem lugar todas as segundas-feiras, em vários horários, de Norte a Sul do país. Milhares de pessoas têm-se deslocado a esta reunião com o objetivo de aprenderem a alcançar a mudança nas suas vidas

Sinais do Poder de DEUS Os resultados dos DESAFIOS

Descubra o seu

FOTOS: DIOGO ALMEIDA

“O negócio tem estado muito mal, inclusive, tínhamos apenas um cliente que nem sequer dava lucro. E esta semana foi muito boa, pois, recebemos uma proposta para cuidar de 20 crianças, diariamente, durante dois meses. De repente, os clientes antigos começaram a ligar e trabalhamos como nunca, inclusive, sábados e domingos. Deus abençoou, depois de ter feito um desafio com Ele, na semana passada”. MARIA FERNANDA NETO

POTENCIAL

Supere a TIMIDEZ, O ORGULHO E OS SENTIMENTOS que a/o tentam impedir de fazer o que tem que fazer  ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

N

as “Conquistas Financeiras”, realizadas no Cenáculo do Espírito Santo em Lisboa, da última segunda-feira (dia 06), o pastor Marcos Jordão iniciou a reunião determinando na vida de todos os participantes que Deus veio para trazer vida com abundância e prosperidade. “Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia” (2 Reiss 4.5). Baseado neste versículo sagrado, o bispo Júlio Freitas fez uma indagação, a fim de que as pessoas refletissem sobre o cumprimento da Palavra de Deus. “A viúva estava endividada e aflita, porque estava a ponto de perder os seus dois filhos. Já tinha perdido o marido, a dignidade e a reputação, tudo porque ficava na dependência do marido. E este é o caso de muitos de vocês que, infelizmente, ainda não

descobriram o seu potencial, tudo porque têm ficado na dependência dos amigos, do Governo ou dos familiares; enfim, têm ficado na dependência de terceiros, dos pastores ou da Igreja. Mas, você não tem que

NÃO DEPENDA DE NINGUÉM, SOMENTE DE DEUS E DE SI MESMO/A depender de ninguém, pois segundo o Senhor Jesus, temos que depender somente de Deus e de nós mesmos”, exortou o orador.

A SOLUÇÃO ESTÁ DENTRO DE SI No decorrer da reunião, o bispo Júlio Freitas asseverou ainda a necessidade de se possuir um espírito conquistador e uma visão. “Para você ser cabeça e patrão, deixando de enriquecer os outros e passar a enriquecer-se a

si mesmo, você tem que usar a sua cabeça e descobrir os seus talentos, o seu potencial”, afirmou o bispo. E, continuando, disse: “a viúva foi pedir vasilhas, porque era pobre, mas tornou-se rica; de endividada passou a empresária; e é isso que Deus quer fazer na sua vida. E é isso que vai fazer! Mas, você tem que fazer tal como Deus o/a está a orientar e a inspirar, não tema, não duvide, não se preocupe, não fique ansioso/a e obedeça à voz da sua fé”. O mesmo instigou ainda em todos a força necessária para suplantarem todos os problemas que têm enfrentado na sua vida, nomeadamente os de âmbito financeiro. “A solução do problema da viúva sempre esteve com ela e a isso chama-se fé”, concluiu o bispo.

UNÇÃO : Os dizimistas receberam a unção com o Santo Óleo, para serem bem-sucedidos

“Trabalho numa clínica e tanto eu como a minha patroa fizemos um desafio com Deus. E temos tido clientes que há muitos dias não tínhamos, já que a semana passada tinha havido uma quebra. Hoje, tivemos que dispensar os clientes, pois não tínhamos mais horários disponíveis para atender. Inclusive, na semana passada entrou um aparelho novo na clínica e, esta semana, já trabalhámos com ele, quando, normalmente, só se costuma usar no inverno”.LUCIANA “Tinha uma casa para alugar já há algum tempo e esta semana consegui alugá-la. Até costumavam aparecer pessoas interessadas, mas a data em que estas queriam entrar não coincidia com a minha disponibilidade para sair. Havia sempre qualquer coisa que corria mal, mas esta semana tudo se acertou! Estou a fazer a minha mudança e o outro senhor já vai entrar no fim-de-semana”. ANTÓNIO “No meu trabalho, durante o ano, tenho que fazer várias formações e, quando isso acontece, não recebemos os prémios, pois trabalhamos menos. E, este mês, estive em formação. Na mesma altura, o meu carro avariou e, por momentos, pensei em não dar o dízimo, mas não aceitei essa situação. E quando levei o carro à oficina e ia efetuar o pagamento, o senhor disse-me que o carro estava na garantia, que não tinha que pagar nada. E, quando fui ao Banco para levantar o meu dízimo, reparei que tinha na minha conta um valor que não estava à espera de receber e superior ao ordenado que recebi. Ou seja, ao manter a minha fidelidade a Deus, Ele honrou”. ÁLVARO BRANDO “Na reunião passada, determinei com Deus que o valor que estava à espera de receber ia vir às minhas mãos e assim aconteceu. O meu dízimo foi de aproximadamente mil euros”. PATRÍCIO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS  PELAS 20 HORAS


nacional onde o milagre ACONTECE

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

| 7i

Todos nós já passámos por um momento na vida em que só um milagre nos poderia ajudar...

Tarde dos Milagres na região da Póvoa de Sto. Adrião

 ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

A

FOTOS: CEDIDAS

fé dos moradores de Odivelas, Casal de Cambra e Loures, em Lisboa, foi avivada durante a realização de uma reunião especial, a “Tarde dos Milagres”, a qual concentrou centenas de pessoas nos Centros de Ajuda Espiritual dessas localidades. Tendo os encontros decorrido a cada domingo de maio, pelas 15 horas, e sido ministrados pelo orador, pr. João

Casal de Cambra

direcionadas para causar o mal nas suas vidas, todas perceberam que apenas a fé em Deus tem o poder para desfazer o mal que foi feito e

SE QUER UMA NOVA VIDA PRECISA DE TROCAR DE SENHOR, TOMANDO UMA DECISÃO DE FÉ E DEIXANDO O SENHOR JESUS SER O SENHOR DA SUA VIDA

Loures Menezes, responsável pelo trabalho evangelístico na região da Póvoa de Sto. Adrião, abordando como tema central o milagre produzido pela fé! E foi por acreditarem que só um milagre os poderia ajudar a fazer a diferença tão ansiada na sua vida, que inúmeras pessoas resolveram comparecer em peso aos eventos, muitas delas pela primeira vez. Vítimas de invejas e de trabalhos de bruxaria, em suma, da atuação de forças negativas que foram

“Eu voltei!”

produzir o milagre desejado. E foi por este motivo que a força interior, que motiva cada ser humano para a conquista, foi amplamente

a fé viva rejeita todo e qualquer fracasso, sublinhando a necessidade de se andar em paz com Deus. Pois, desta forma, nos dias de hoje, tal como explicou, não importa o problema, seja doença, familiar, sentimental económico ou outro, se a pessoa resistir ao diabo usando a Palavra de Deus, este fugirá, porque o que está escrito, está determinado, é uma lei fixa, ninguém pode mudar isso e o diabo entende essa Palavra. Determinando, de seguida, a cura, a libertação e a salvação de todos. No decorrer das reuniões, ainda houve tempo para ouvir testemunhos que provaram que existe uma solução para todos os problemas, tais como o de: Carlos, que sofria com um tumor na barriga e que, após ser ungido com o óleo de Israel e através da oração da fé, foi curado; e Alcinda Lourenço que, devido a um acidente, sofria com

estimulada e sentida naquele local, como se de uma entidade física se tratasse. E ninguém quis perder a oportunidade que lhe estava a ser concedida, tendo, quem assim o desejou, se aplicado para que a apropriação do milagre deixasse de ser apenas um desejo e passasse a ser a sua realidade.

Odivelas

A MENSAGEM De maneira bastante clara, o pastor explicou, a todos os presentes, que

“Encontrei a paz interior e, hoje, o meu casamento está reconstruído”

L Leia aqui histórias de pessoas pessoas, que, por uma razão ou por outra, deixaram a presença de Deus, apenas para perceberem que sem Ele nada podem!

“Cheguei a pensar em matar as minhas filhas e suicidar-me”

dores, que a impossibilitavam de fazer vários movimentos, mas que, hoje, é uma mulher curada. No término das concentrações de fé, o pastor João Menezes clamou pela paz nas famílias e esclareceu que para a pessoa ter a sua vida transformada é preciso entregar-se totalmente no Altar de Deus. E foi dada essa oportunidade a todos os que quisessem tomar essa decisão, podendo assim fazer um pacto com Deus no Altar.

“Saí da IURD em 1996, devido a ter mudado de casa e a mesma ficar muito distante da Igreja. Primeiro, comecei por ir poucas vezes, pois não tinha condições financeiras, e, então, fui esmorecendo na fé, acabando mesmo por sair. Mas, voltei porque, entretanto, casei e não conseguia ser feliz. Na altura, era vítima de ataques constantes por parte da minha sogra, a qual chegou mesmo a fazer trabalhos de FOTO: CEDIDA

bruxaria para destruir o meu lar. E eu cheguei a pensar em matar as minhas filhas e suicidar-me, para acabar com o meu sofrimento. Foi, então, que decidi voltar-me para Deus e retornar à Sua casa! Assim que voltei, Deus começou logo a operar na minha vida, pois comecei a dormir, coisa que já não acontecia há muito tempo. Encontrei a paz interior e, hoje, o meu casamento está reconstruído. O meu marido é muito meu amigo, ajuda-me e somos felizes”. MÓNICA PAULA DIAS CARNEIRO SOUSA – PORTO


Moradas

 Centros de Ajuda Espiritual em Portugal Continental e Ilhas Leiria

Grande Lisboa Mafra (Núcleo)

Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105

Rua José Silvestre, nº 8 a 12A (junto ao stand de automóveis antigos – Av. do Convento)

Rua General Alves Roçadas, nº 4

Cenáculo do Espírito Santo em Lisboa

Casal de Cambra

Rua de Santarém, nº 14

Odivelas

Rua João Villaret, lt. 11, lj. 7 (junto ao centro comercial Ramada)

Loures

Rua Dr. Manuel Arriaga, nº 16, r/c

Pontinha Estrada Militar, s/n (próximo do supermercado Europa)

S. João da Talha

Rua D. Afonso Henriques, nº 80, 1º

Alvalade

Rua Acácio de Paiva, nº 25B, r/c

Sacavém

Rua Salvador Allende, lt. 16, 2º e 3º

Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C (perto do Parque Central)

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro) Rua Passos Manuel, nº 45

(no antigo LIDL, por cima da Fábio Lucci)

São Carlos

Azambuja Lar Idosos

Massamá

Rua Projetada à Rua Dr. Sousa Martins, lote C

S. João do Estoril Rua Sacadura Cabral, nº 102C (c. comercial Galiza)

Cascais

Praceta Tristão Vaz Teixeira, edifício Comercial Palmeiras

Praceta Fernando Pessoa, nº 4B, armazém 3

Trajouce

Largo do Rossio Pequeno, 2 S. Domingos de Rana

Rio de Mouro

Ajuda

Mira Sintra

Reboleira (Núcleo) Rua do Militar, 57 Reboleira Sul

Cenáculo do Espírito Santo no Império ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35

Av. Bombeiros Voluntários, nº 66 - Agualva Cacém

São Marcos

Rua Projetada à Rua do Cotão Velho, Armazém B

Torres Vedras Edifício Choupal, bloco D, r/c

Caldas da Rainha

Rua Raúl Proença, nº 25/27

Malveira

Avenida José Antunes Batista, 6B (junto à praça de táxis)

Peniche

Rua Arquitecto Paulino Montes, nº 93 (ao lado da pastelaria Berglo)

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

Cacém

Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Alhandra

Carnaxide

Av. Gomes Pereira, nº 39A

Rua Elias Garcia, lt. 44

Rua Afonso Henriques, nº 83C (rua da estação)

Rua dos Combatentes, nº 10B

Benfica

Queluz

Entroncamento

Av. 25 de Abril, nº 25 (antigo cinema Oxford)

Calçada da Rinchoa, lt. B1 (ao lado do Polisuper; a 100m da estação de comboios)

Calçada da Boa Hora, nº 180

Quinta do Alto Casais da Margana

Bombarral (Núcleo)

Largo dos Aviadores, nº 16D (próximo da rodoviária)

Santarém Largo Comendador, nº 01

Carregado

Samora Correia

Rua Professor Clara Passos Esteves, nº 38

Moita

Av. Teófilo Braga, nº 40A (perto das Finanças)

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Alcochete (Núcleo)

Rua Doutor José Grilo Evangelista, nº 46, Urb. dos Barris (próximo dos bombeiros)

Pinhal Novo

Largo José Maria Santos, nº 21, lj. B

Setúbal

Rua Herdança, nº 143

Quarteira (Núcleo) Rua Diogo Cão, nº 21

Santo Tirso

Pombal

Rua Ângelo Andrade, lj. 18 (centro comercial Carvalhais)

Marinha Grande

Braga

Rua Almirante Reis nº 76 (em frente à Farmácia Barros)

Póvoa Stº. Adrião

(ao lado da GNR)

Póvoa de Varzim

Rua Vicente Campinas, lt. 2, lj. A

Rua de Leiria, nº 46 Lugar do Lameiro

Av. Imaculada Conceição, 567 (perto do supermercado LIDL)

Alcobaça

Viana do Castelo Rua Altamira, nº 57, r/c

Rua Padre António Vieira, nº 141 (ao lado do centro comercial Charlot)

Famalicão

Olhão

Rua Dr. Afonso Lopes Vieira, nº 28

Benedita

Rua 20 de Dezembro, nº 2, 1º (antigo cinema Estúdio)

Rua Actriz Amélia Rey Colaço, nº 3000

Tavira

Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 53

Guimarães

Aveiro

Rua Comandante José Luís de Pina, nº 169 (em frente à escola Egas Moniz)

Av. D. Lourenço Peixinho, 181 (antigo Cinema 2002)

Vila Nova de Gaia

Águeda

Rua da Rasa, nº 230

Estrada Nacional, nº 1

Albergaria-a-Velha

Nova abertura!

Rua 1º Dezembro, nº 17A, r/c

Viseu Rua Vila Lusitana, nº 15

Fundão

Rua 8, nº 729 (cineteatro S. Pedro)

Albufeira

Av. dos Descobrimentos, centro comercial Bela Vista, lj. 42B

Castelo Branco

Ovar

Av. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Vendas Novas (Núcleo)

Oliveira do Hospital

Costa da Caparica

Sesimbra (Núcleo)

Almada

Av. Afonso de Albuquerque, nº 201

Miratejo

Av. 25 de Abril, nº 33 (centro comercial Miratejo)

Cruz de Pau

Rua General Caula, nº 9

Rua Cândido dos Reis, 65, r/c dt.

Évora Rua Fernanda Seno, nº 20, Bairro Horta das Figueiras (próximo da Cruz Vermelha) Rua Pedro Victor, 36

Casal do Marco

Av. das Descobertas, nº 23, cave (próximo da Seg. Social)

Quinta do Conde

Av. Cova dos Vidros, nº 49 (próximo da junta de freguesia)

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Barreiro

Rua Almirante Reis, nº 74

Grande Porto

Esmoriz

Madeira -- Funchal Madeira F

Paredes

Sede: Rua Dr. Brito Câmara, nº 33 (em frente à rotunda dos bombeiros municipais) Rua D. Carlos I, nº 11 Nova abertura! (atrás da Casa da Luz)

Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7 (centro comercial Vale do Sousa)

Rua Dr. João Abel de Freitas, edifício Estacada, nº 35

Rua Gomes Freire, nº 48, r/c

Machico

Ribeira Brava

Edifício D. Pedro, letra A – sítio da Murteira (atrás do centro de saúde)

Cenáculo do Espírito Santo no Porto

Câmara de Lobos

Estrada João Gonçalves Zarco, nº 108 (ao lado das bombas da Repsol)

Beja

Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 - Vale dos Gatos Rua António Macedo, nº 22/22A (zona Industrial)

Av. 5 de Outubro, nº 14

Rua Salgueiro Maia, lj. 15B (perto das Finanças)

Rua General Norton de Matos, nº 201 (ao lado da EDP)

Sines

Rua Frei Espírito Santo, nº 3, r/c

Lagos

S. João da Madeira

Rua de André Brum (ao lado dos bombeiros)

Largo S. João de Deus, nº 7 (próximo do Castelo Vasco da Gama)

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A (próximo da estação de comboios)

Espinho

Estrada Nacional 18, edifício Fundabeiras, lj. 3 (sítio em Vale de Canas)

Rua César Augusto Gonçalves Ferreira, nº 5/7 (em frente à feira)

Urbanização Horta del Rei, lt. 11, lj. H (em frente ao tribunal, no pátio interior do centro comercial Del Rey )

Barcelos (Núcleo)

Rua Dr. Manuel Pais, nº 69

Tomar (Núcleo)

Portalegre

Coimbra Coimbra Rua do Sota, nº 20

Figueira da foz

Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c

Lousã

Rua Dr. José Cardoso, nº 36 (a 50m dos bombeiros)

Cantanhede

Rua Padre Cruz, nº 22

Loulé

Av. Conserveira Sul, nº 12F

Av. 22 de Dezembro, nº 96/98 (antigo cinema)

Alverca

Vila Real de Stº. António (Núcleo)

Rua Egas Moniz, nº 485

Rio Tinto

Açores - Ponta Delgada Rua da Boa Nova, nº 5

Penafiel

Rua Fernão de Magalhães, nº 272

Rua da Saudade, nº 126

Areosa

Bragança

Rua Dr. Francisco Felgueiras, nº 12/14 (ao lado do hotel Túlipa)

Av. Álvaro Martins Homem, nº 12 (em frente à Mitsubishi), Angra do Heroísmo

Vila Real

Faial (Núcleo)

Rua 3 de Maio, nº 285, Pedrouços

Trofa

Rua Infante D. Henrique, nº 461 (ao lado da Trofa eléctrica)

Ilha Terceira

Nova abertura!

Rua do Mercado, 35B, Horta

Av. 1º de Maio, nº 261 (próximo do sinaleiro)

Matosinhos

Faro Faro

Av. Villagarcia de Arosa, 1038

Largo de São Sebastião, nº 10

Info: Veja também estas moradas em iurd.pt, onde poderá ver mapas detalhados da localização das mesmas para maior facilidade em encontrar o Centro de Ajuda mais próximo de si.

PUB

24 HORAS DISPONÍVEIS EXCLUSIVAMENTE PARA SI!

Nós podemos ajudá-lo/a!


sociedade em foco RELATÓRIO UE

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

Gravidez entre os 15 e os 19 anos

1980  12%

Gravidez

na adolescência desce para 4% Relatório traça o perfil da saúde sexual e reprodutiva na União Europeia

FOTOS: D.R.

 ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

A

gravidez na adolescência em Portugal baixou de 12 para 4% nos últimos 30 anos, revela um relatório que traça o perfil da saúde sexual e reprodutiva na União Europeia.

2009  4,3% Suécia, a Alemanha e a França, apoiam profissionalmente os pais. “Na Suécia, se o pai não goza dois meses de licença de maternidade, o casal não recebe qualquer apoio financeiro”, exemplificou. CONTRACEÇÃO, INFERTILIDADE E ABORTO Ao nível da contraceção, Miguel Oliveira da Silva defende a continuidade da oferta de anticoncecionais nos serviços de saúde, alertando para os riscos da rutura de stocks. “É importante a fidelidade para a eficácia, nomeadamente no caso da pílula, que é a escolha anticoncecional de 45% das mulheres que a praticam”. Ao nível da infertilidade, o médico lamentou a “imensa” lista de espera nos serviços públicos de saúde para estes tratamentos, ao contrário do que acontece nos

PORTUGAL NÃO TEM UM DOS PIORES RESULTADOS DA UE

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Em Portugal desceu para 4,3%, mas ainda há muito a fazer, pois, no Norte da Europa a percentagem é de 1%

PLANEAMENTO: Segundo o estudo, registou-se ainda uma diminuição do número de abortos

|9

O coordenador português do nesta área “ainda há muito a fazer” projeto, o ginecologista e obstetra e recorda que “no Norte da Europa Miguel Oliveira da Silva, explicou, essa percentagem é de 1%”. à Lusa, que neste trabalho são abordadas cinco áreas: saúde dos TAXA DE FECUNDIDADE adolescentes, contraceção, apoio BAIXA à maternidade, infertilidade O Norte da Europa é igualmente e aborto. referido quando é abordada a O especialista, que preside, questão do apoio à maternidade, atualmente, ao Conselho Nacional o qual, segundo Miguel Oliveira de Ética das Ciências da Vida, considera que, A CONTRACEÇÃO perante os dados obtidos, EXPLICA A QUEDA NA “Portugal não tem, entre TAXA DE GRAVIDEZ os restantes 26 países da UE, dos piores resultados”. ENTRE ADOLESCENTES Miguel Oliveira da Silva sublinha a descida da gravidez da Silva, é “um gravíssimo na adolescência (entre os 15 e os problema em Portugal, país 19 anos) para os 4,3%, em 2009, com as mais baixas taxas de quando em 1980 se situava nos fecundidade da Europa”. “Não 12%. Uma boa notícia que, para substituímos a nossa população. Miguel Oliveira da Silva, se deve Os portugueses não têm filhos ao recurso à contraceção. O suficientes para manter a sua especialista refere, contudo, que população, pois morrem mais

do que nascem”, disse. Para o especialista, os incentivos financeiros são importantes, mas insuficientes, pois países, como a

privados. “É preciso explicar à população as vantagens em ser mãe mais cedo, nomeadamente antes dos 27 anos”, disse. Por último, Miguel Oliveira da Silva destaca a diminuição do número de abortos em Portugal em 2010, mas alerta que “podia ser maior”. “Precisamos de saber porque faltam as mulheres às consultas de planeamento familiar, após a interrupção da gravidez, e discutir se esta continua a ser paga ou sujeita a uma taxa de moderação”. PUB


10 |

PORTUGAL EM XEQUE

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

MEDICAMENTOS: O utente paga um terço do valor dos fármacos

Na União Europeia, o sistema de saúde português é dos que menos contribui na comparticipação de medicamentos para os utentes  ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

P

ortugal é um dos países da União Europeia em que o sistema de saúde menos contribui na comparticipação de medicamentos, com o utente a ter de pagar um terço do valor dos remédios, segundo um estudo realizado pela Direcção Geral de Políticas Internas da União Europeia. O mesmo mostra ainda que, na média de 16 países, o utente contribui com cerca de 15% na compra de medicamentos. Surgindo Portugal como um dos países em que os utentes mais têm de desembolsar para os fármacos (mais de 30%), apenas sendo ultrapassado pela Dinamarca e pela Finlândia, onde a população suporta mais de 40% da despesa com medicamentos. Em 12 dos 16 países, os utentes apenas contribuem com menos de 20%, sendo o resto assegurado pelos sistemas de saúde, que diferem de país para país. Este estudo da União Europeia salienta também que os preços dos medicamentos tendem a ser mais elevados em países com rendimentos per capita maiores.

OS PORTUGUESES SÃO DOS QUE PAGAM MAIS PELOS MEDICAMENTOS, SUPORTANDO CERCA DE 30% DOS CUSTOS DOS MESMOS REEMBOLSADO NO IRS Num comentário a estes dados, o economista de saúde Pedro Pita Barros reconhece que Portugal é dos países com uma maior comparticipação dos utentes nas despesas com medicamentos, mas lembra que há depois uma percentagem de reembolso ao nível do IRS. “Também temos um dos sistemas mais generosos em termos de crédito fiscal da despesa privada em saúde”, refere, em declarações à agência Lusa. Para o economista, é difícil

Portugueses são dos que mais pagam por medicamentos Alterações na política do medicamento “ineficazes” na contenção da despesa Portugal registou uma média de três mexidas, por ano, na política do medicamento, na última década

FOTO: LUSA/JOÃO RELVAS

que, no futuro, se exija mais esforço aos utentes em termos de comparticipação de medicamentos. “O esforço já é elevado e não se aguentaria um esforço maior. Um número razoável de pessoas refere que não compra medicamentos por restrição financeira, número que sobe quando se trata de doentes crónicos. Isto sugere que seja difícil do ponto de vista social aumentar a comparticipação dos utentes nos medicamentos”, comenta.

“A despesa farmacêutica aumentou de forma importante nos últimos 10 anos, quer se avalie em valor absoluto, per capita, proporção da despesa total em saúde ou proporção do PIB”, refere uma análise da Universidade Nova de Lisboa. No sumário do estudo, a que a Lusa teve acesso, refere-se que muitas das medidas no POLÍTICAS NÃO TÊM setor do medicamento, que os PRESCRIÇÃO RACIONAL MINISTRA DA SAÚDE: Ana Jorge, durante a conferência de imprensa para anunciar sucessivos Governos foram introUm estudo da Universidade CONTIDO OS CUSTOS a suspensão da revisão de preços dos medicamentos, esperando o Governo duzindo, “terão sido ineficazes”. Nova de Lisboa concluiu poupar mais 100 milhões “De outro modo, não teriam sido tomadas tantas em tão pouco tempo”. que um dos problemas de euros este ano Em declarações à agência Lusa, um dos responsáveis pelo estudo, o ecopor resolver no setor é a nomista Pedro Pita Barros, disse que Portugal teve “mais de duas a três medidas por ano no setor” e que prescrição racional de remédios. “A só nos genéricos se registam 50 medidas em 10 anos. Ainda assim, a despesa com medicamentos na úlprescrição racional do medicamento tima década “multiplicou em duas ou três vezes”. é algo que praticamente não tem

Genéricos “independentes” No estudo conclui-se que as parafarmácias praticam preços, em média, 6% mais baixos do que as farmácias nos medicamentos não sujeitos a receita médica. E, em declarações à Lusa, o porta-voz do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, Carlos Braga, referiu que estes dados vêm, mais uma vez, “provar que há um lobby instituído na área dos medicamentos” e exortou o Governo a “tomar medidas no sentido de haver uma regulação entre aquilo que são os preços praticados nas farmácias e nas parafarmácias”. “Há um lobby forte criado no setor do medicamento que cria problemas de ordem financeira aos utentes. Exigimos uma política do medicamento que tenha em consideração aquilo que são os direitos e interesses dos doentes e do Governo que também é penalizado através dos medicamentos que comparticipa”, disse.

recebido atenção. Temos muito ênfase na componente preço e pouco na quantidade. Tratou-se pouco da prescrição e do consumo em quantidade”, referiu Pita Barros. Um outro estudo, recentemente divulgado, adiantou que a monitorização mais eficaz do consumo em Portugal representaria uma poupança na ordem dos 600 milhões de euros.

FOTO: LUSA/ANTÓNIO COTRIM

FOTO: D.R.


portugal por po rrtugal tugal em xeque

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

| 11

2.145.452

FOTOS: EPA/TIAGO PETINGA/LUSA/MIGUEL A. LOPES/ANDRÉ KOSTERS

votaram em Passos para substituir Sócrates

O

s portugueses votaram numa mudança total e completa no panorama político, o povo voltou a ter “voz” através do direito ao voto. O grito de mudança foi grande diga-se de passagem, mas, agora, mais do que saber quem ganhou, pois este facto está mais do que esmiuçado, resta-nos saber como vai Pedro Passos Coelho superar a situação complicada em que o país se encontra. É que mais do que vencer as eleições, terá pela frente o programa da chamada troika para colocar em prática. Este é, aliás, o maior desafio que se propõem ao próximo Governo, pois vai ter de gerir os milhões que a troika vai emprestar, assim como fazer todas as alterações que esta deseja para reestruturar Portugal de uma ponta a outra, desde a Economia à Justiça, passando por todas as áreas.

E depois da guinada

capital de distrito e obtendo ainda uma vitória esmagadora no arquipélago dos Açores, onde o Governo regional é PS.

à direita? As eleições do passado dia 05 de junho trouxeram uma mudança no panorama político, tendo a direita vencido em toda a linha. E este ato eleitoral trouxe uma realidade nunca antes vista – uma maioria de direita no Parlamento e um presidente da República da mesma área política

uma vitória muito confortável PSD com mais de 10% de diferença. Pedro Passos Coelho conseguiu De salientar que, em relação ao um dos melhores resultados de último ato eleitoral, o PSD cresceu sempre do PSD, depois de seis mais de 9%, o que mostra que Passos Coelho conseguiu levantar o partido e eleger AS MEDIDAS QUE TÊM DE SER TOMADAS, E QUE para a Assembleia da República 105 deputados, O ANTERIOR GOVERNO ficando a 11 deputados de ASSINOU COM A alcançar sozinho a maioria TROIKA, SÃO PESADAS absoluta. A prova de que o E DIFÍCEIS DE EXECUTAR resultado do PSD foi bom, anos de Governo do PS de José são as conquistas em concelhos, Sócrates, mas falhou o objetivo normalmente, ganhos por de vencer as eleições com maioria partidos de esquerda. Ou seja, no absoluta. Contudo, conseguiu distrito de Beja conseguiu vencer

FOTO: EPA/MÁRIO CRUZ

 JOÃO FILIPE jf.d@folhadeportugal.pt

COLIGAÇÃO: A reunião formal entre o PSD e o CDS-PP para a negociação do futuro Governo de coligação. Mas Passos Coelho e Portas já se tinham reunido para definir o modelo das negociações

dois concelhos – Almodôvar e Ourique – no distrito de Évora conseguiu quatro concelho, tantos como a CDU, partido que dominou o distrito e venceu mesmo o distrito de Portalegre.

Conquistou ainda os dois distritos mais importantes do país, Lisboa e Porto, redutos normalmente ganhos pelo PS. O resultado foi muito bom no distrito de Setúbal, vencendo mesmo na

TEMPOS DIFÍCEIS Os tempos que se apresentam são complicados, mas nem mesmo este facto levou a uma afluência maior às urnas no dia 05 de junho. Contudo, o valor da abstenção é inflacionado, uma vez que, nos cadernos eleitorais, ainda constatam pessoas já falecidas. O próximo Governo deve ser formado em coligação entre o PSD e o CDS-PP. Pedro Passos Coelho disse na noite das eleições, que pretende abrir o Governo ao CDS-PP e a independentes com qualificações técnicas que possam retirar Portugal da situação em que se encontra. Mas para além da suposta coligação é necessário ainda alguns apoios parlamentares, em princípio com o PS, pois, com certeza, vão ser feitas algumas alterações à Constituição da República Portuguesa, que para serem efetuadas têm de ser aprovadas por uma maioria de 3/3 dos votos dos deputados no Parlamento. A tudo isto, com certeza, vai juntar-se a contestação popular, pois as medidas que têm de ser tomadas, e que o anterior Governo assinou com a troika, são pesadas e difíceis de executar. Pedro Passos Coelho terá um Governo muito complicado, que não será nenhum “mar de rosas”, já que muitos portugueses depositaram nele a esperança da mudança, a saber: 2.145.452 pessoas confiaram nele.


12 |

reportagem especial

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

JOVENS ABUSAM DE ÁLCOOL E DROGAS, PELO SEXO

Um estudo realizado em nove países europeus, incluindo Portugal, envolveu mais de 1.300 jovens, entre os 16 e os 35 anos  ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

LEI DO TABACO “ESTIMULA” CONSUMO DE ÁLCOOL Na noite de Lisboa, o consumo de álcool entre os jovens portugueses aumentou desde que a nova lei do tabaco entrou em vigor, no início do ano. Esta tendência verifica-se também noutras cidades portuguesas, tais como Aveiro e Coimbra, onde o

FOTOS: D.R.

O

s jovens europeus abusam do álcool e das drogas como parte de uma estratégia deliberada para melhorar a sua vida sexual, segundo um estudo realizado em nove países. Os resultados da pesquisa, que ouviu 1.341 jovens entre os 16 e os 35 anos, mostram que um terço dos homens e 23% das mulheres confessam beber álcool para aumentar as suas hipóteses de ter uma relação sexual. Alguns entrevistados relataram ainda o uso intencional de cocaína, heroína, ecstasy e cannabis para supostamente aumentar o prazer sexual ou prolongar o tempo da relação. O estudo, publicado pela revista científica BMC Public Health, sugere ainda que os jovens estão mais sujeitos a manter relações sexuais sem proteção quando estão sob o efeito do álcool ou das drogas. Os investigadores ouviram jovens frequentadores de bares e discotecas em nove cidades do Reino Unido, Alemanha, Áustria, República Checa, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Eslovénia.

DESEMPENHO SEXUAL E DROGAS: A situação pode potenciar a contração de doenças sexualmente transmissíveis

aumento do consumo de bebidas alcoólicas ascende aos 36 e 42%, respetivamente, segundo um estudo do Instituto Europeu de Estudos na Prevenção, publicado na revista BMC Public Health.

que disseram consumir cocaína afirmaram usá-la para prolongar as relações sexuais e o uso de drogas em geral estava ligado ao relacionamento com múltiplos parceiros.

CONSUMOS MAIS EVIDENTES NAS RAPARIGAS O inquérito indicou que o consumo de álcool e drogas antes dos 16 anos estava diretamente ligado à iniciação sexual, principalmente entre as raparigas. Quase metade dos entrevistados em Viena, tinha consumido álcool e mantido relações sexuais antes dos 16 anos, comparados com os 37% em Palma, 36% em Veneza e 30% em Liverpool. O mesmo ocorria para aqueles que experimentaram drogas antes dos 16 anos, mas o estudo indica variações na popularidade de diferentes drogas entre os países. Mais de um quarto dos jovens

MAIS PERIGO E ARREPENDIMENTO O estudo mostra também que a embriaguez e o uso de entorpecentes estão fortemente associados a um aumento no comportamento de risco e no

sem preservativos e de se ter arrependido de uma relação, após o consumo de álcool ou drogas nos últimos 12 meses. “Milhões de jovens europeus tomam drogas e bebem de uma maneira que altera as suas decisões sexuais e aumenta as suas probabilidades de manter relações sem proteção ou de se arrepender sobre as relações”, disse o coordenador do estudo, Mark Bellis, diretor do Centro de Saúde Pública da John Moore’s

UM TERÇO DOS JOVENS EUROPEUS CONSOME DROGAS, DE FORMA ABUSIVA, COM O INTUITO DE MELHORAR O DESEMPENHO SEXUAL sentimento de arrependimento após o sexo. Aqueles que disseram ter ficado bêbados nas quatro semanas anteriores à pesquisa tinham mais hipóteses de ter tido cinco ou mais parceiros, relações sexuais

University, em Liverpool. “Mas, apesar das consequências negativas, verificamos que muitos tomam deliberadamente essas substâncias para alcançar efeitos sexuais bem específicos”, afirma. Bellis acrescenta ainda que as estratégias para reduzir o abuso do álcool e das drogas e encorajar o comportamento sexual seguro devem ter em conta o facto de que os dois estão diretamente ligados.

CONSUMO DE ÁLCOOL (AUMENTAR AS HIPÓTESES DE TER UMA RELAÇÃO SEXUAL)

33% homens 23% mulheres

CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS (ANTES DOS 16 ANOS)

Viena (Áustria) – 50% Palma (Espanha) – 37% Veneza (Itália) – 36% Liverpool (Reino Unido) – 30%


desporto sporto sporto

DOMINGO

| 13

FOTO: D.R.

12 • JUNHO • 2011

BARCELONA

um gigante Europeu O clube catalão fundado a 29 de novembro de 1899, começou por não ter uma grande implantação na Catalunha, só se tornando grande e sendo reconhecido como símbolo da região anos mais tarde “Fenómeno”), Luís Figo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Conta ndo, agora, ainda com o jogador considerado por muitos como o melhor da atualidade – Lionel Messi.

 JOÃO FILIPE jf.d@folhadeportugal.pt

FOTOS: EPA/KAI FOERSTERLING/TONI GARRIGA/D.R.

O

clube blaugrana, como também é conhecido no meio futebolístico mundial, é considerado por muitos como o maior clube a nível europeu, segundo um estudo sobre o número de adeptos, uma vez que conta com 57,8 milhões. O Camp Nou, considerado um dos estádios 5 estrelas da UEFA, teve a sua inauguração no ano de 1957, começando por ter 22 mil lugares, tendo sido aumentado para 30 mil e tendo, atualmente, capacidade para, aproximadamente, 100 mil. O Clube de Futebol Barcelona é o símbolo de uma região, que luta há muitos anos pela independência em relação a Espanha. E, durante muitos anos, as camisolas do Barcelona não tiveram publicidade nos seus dorsais, porque os dirigentes consideravam que as camisolas eram muito valiosas e que não existiriam marcas suficientemente valiosas para serem publicitadas. Mas, há umas épocas a esta parte, o clube catalão paga, ao invés de receber, para estampar o emblema da UNICEF nas suas camisolas. Contudo, a partir da temporada 2011/12, pelas dificuldades financeiras, a tradição

Messi vai dar lugar ao maior contrato de patrocínio da história do futebol, em que o clube receberá 30 milhões de euros, anualmente, por cinco anos para exibir, juntamente com a marca da UNICEF, a da Qatar Foundation. JOGADORES HISTÓRICOS Muitos foram os jogadores que fizeram história na equipa catalã, a saber Johan Cruyff, considerado o melhor jogador holandês de todos os tempos. Tendo este sido conhecido como revolucionário,

CONQUISTAS O clube de Barcelona conta no seu historial com várias conquistas, o que faz com que, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) esteja em 1º lugar como a melhor equipa mundial. E, a nível interno, VENCEDORES: Este foi mais um ano de vitórias para Messi e companhia, com a conquista do tricampeonato espanhol e a 4ª Liga dos Campeões, frente ao Manchester United conta no seu palmarés com 21 ligas espanholas, tático, ofensivo, vistoso e eficiente. Team”, a qual foi de facto o 25 Copas do Rei, 9 Supertaças Depois, chegou talvez o melhor melhor onze, a saber: Zubizarreta, espanholas. Mas, as conquistas jogador de futebol de todos os Ferrer, Ronald Koeman, do clube blaugrana não se ficam tempos aos quadros do Barcelona, Nadal, Sergi, Guardiola, Amor, apenas a nível interno, contando Diego Maradona, que trouxe a Bakero, Laudrup, Stoichkov e com 4 Ligas dos Campeões, 4 Taças das Taças, 3 Taças SEGUNDO A IFFHS, O BARCELONA É UEFA, 3 Supertaças e 1 título Mundial CONSIDERADA A MELHOR EQUIPA MUNDIAL Europeias de Clubes da FIFA. esta equipa novas conquistas. Romário. Esta equipa venceu Ainda a nível de títulos Mas, foi o regresso de Cruyff, 4 ligas espanholas, o dobro das desportivos é considerado o clube desta feita como treinador, que conquistas nos 28 anos anteriores. com mais títulos a nível europeu, devolveu ao clube catalão o Mais tarde ainda vieram sendo visto desta forma como caminho das vitórias. Este dirigiu a fazer parte do plantel do um clube bastante eclético, já a equipa conhecida até hoje Barcelona jogadores como Luís que não baseia apenas no como a “Dream Enrique, Ronaldo (o futebol a sua força.

ALGUMAS ESTRELAS QUE PASSARAM PELO BARÇA Johan Cruyff

Rivaldo

Ronaldo

Maradona Romário

Figo

Ronaldinho


o seu corpo

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

As deliciosas e

Esta fruta é benéfica para a saúde e para a beleza do seu corpo, tudo por causa das suas muitas qualidades nutritivas e antioxidantes

amigas

 CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

cerejas

A

s cerejas ajudam a combater o envelhecimento celular e a proteger tanto o interior, como o exterior do corpo, sobretudo a pele e a silhueta. Sendo ainda boas para a saúde por serem anti-inflamatórias, depurativas e anticancerígenas. Ajudando também a melhorar o estado anímico e o ciclo do sono. Segundo os nutricionistas, a grande vantagem desta fruta é a sua grande riqueza em substâncias antioxidantes, as quais atuam no

organismo ao nível dos processos celulares e combatem a oxidação dos radicais livres, que são os grandes responsáveis pela degeneração celular, a qual SÃO BOAS PARA A conduz ao envelhecimento e ao cancro. SAÚDE POR SEREM

ANTI-INFLAMATÓRIAS, DEPURATIVAS E ANTICANCERÍGENAS

MAIS MAGRO/A E JOVEM As cerejas são boas aliadas das dietas de emagrecimento,

FOTO: D.R.

CULINÁRIA

CARIL DE CAMARÃO I N G R E D I E N T E S (4 pessoas)

 1KG DE CAMARÃO  5 DENTES DE ALHO  1/2 LIMÃO  3-4 CEBOLAS PICADAS  4-5 TOMATES PICADOS  1 COLHER DE SOPA DE CARIL  1/2 COLHER DE CHÁ

DE COMINHOS  1 LATA DE LEITE DE COCO  3 COLHERES DE SOPA DE COENTROS VERDES PICADOS  ÓLEO Q.B.  SAL Q.B.

P R E PA R AÇ ÃO

Em primeiro lugar, retire a casca, as cabeças e as veias dos camarões. De seguida, esmague o alho com o sal, junte o sumo de limão e tempere os camarões. Coza-os num refogado de cebola picada e óleo, mexendo bem, durante 10 a 15 minutos, para que se evapore todo o líquido do tempero. Coza novamente os camarões, mas desta vez com o leite de coco, durante cerca de 50 minutos e, no caso de encontrar muito líquido, junte farinha maizena ao molho. Por fim, retire o caril do lume e enfeite-o com coentros verdes.

pois: possuem muita fibra, o que ajuda a regular o trânsito intestinal; são altamente saciantes; têm muito poucas calorias e inúmeras propriedades depurativas, as quais ajudam a eliminar toxinas. Por outro lado, por serem ricas em antioxidantes, ajudam a combater eficazmente o envelhecimento cutâneo. E, devido ao seu elevado índice de minerais, também auxiliam na prevenção da desmineralização dos ossos e dos tecidos, que costuma surgir associada ao avançar da idade e, em especial, à menopausa. Para além disso, beneficiam a circulação sanguínea e atuam sobre a celulite.

aos minerais presentes nas cerejas, o potássio é fundamental para o metabolismo dos hidratos de carbono e das proteínas, daí o seu poder adelgaçante; e o magnésio é necessário como ativador de enzimas, participando em quase

VITAMINAS E MINERAIS Ao serem ricas em flavonóides, vitaminas e minerais, com forte poder antioxidante, as cerejas tornam-se numa receita de vida saudável. Têm vitamina C, a qual apresenta um maior poder antioxidante; e vitamina A, a qual se encontra, sobretudo, relacionada com a manutenção das estruturas celulares, por isso se diz que fazem bem aos olhos. E, no respeitante

todos os processos orgânicos e na transmissão neuromuscular, em conjunto com o cálcio, daí dizer-se que fazem bem aos músculos. Devido à sua composição, particularmente à riqueza em flavonóides e antioxidantes, que combatem a formação de radicais livres no nosso organismo, as cerejas ajudam a preservar a integridade das células e o seu normal funcionamento.

AS CEREJAS MAIS DOCES SÃO AS MAIS ESCURAS E TAMBÉM AS MAIS RICAS EM FERRO, MAGNÉSIO E POTÁSSIO

FOTOS: D.R.

14 |

PROTEÇÃO: As cerejas ajudam a proteger o interior e o exterior do corpo, retardando o envelhecimento

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS  tonificam e remineralizam os tecidos, combatendo o envelhecimento;  favorecem a circulação e têm uma ação anticelulite;  estimulam a digestão e a atividade intestinal;  previnem a anemia e ajudam a hidratar a pele e o cabelo;  impedem a formação de células cancerígenas;

 defendem o corpo da artrite (inflamação nas articulações);  melhoram o nível de colesterol;  ajudam a curar infeções urinárias e eliminam o ácido úrico;  atuam contra o stress e a depressão, melhorando o estado anímico;  são diuréticas, purificam e atenuam a ansiedade de comer, ajudando a perder peso.


olhar ar feminino

DOMINGO

12 • JUNHO • 2011

| 15

VESTIDOS para todas as

OCASIÕES FOTOS: D.R.

Saiba como escolher o modelo que melhor se adapta à ocasião e descubra qual é o ideal para o seu tipo de corpo, aprendendo a tirar maior partido da sua imagem

 ISABEL BARBOSA ib.r@folhadeportugal.pt

O

s vestidos são, de facto, uma peça ótima e que, em alguns casos, acaba por sair mais barata do que a combinação de duas ou três diferentes. Mas, sendo uma peça única, é importante que assente bem no corpo, realçando as nossas melhores caraterísticas, algo que nem todos os modelos conseguem. Daí a necessidade de os saber escolher convenientemente! Para além disso, há que ter em conta que cada situação exige um tipo de vestido, por isso, comprar um para ir a um casamento não é propriamente o mesmo do que escolher um para ir às compras ou para trabalhar. PARA IR TRABALHAR Opte por vestidos mais sóbrios, deixando no armário as cores mais fortes, os decotes muito abertos, os que tiverem uma saia muito curta, tecidos brilhantes e excesso de ornamentos. Escolha vestidos com um corte elegante, em tons neutros, e

com alças mais largas. Quanto ao comprimento, tudo depende da sua estatura, tendo sempre em conta que vestidos muito curtos nunca são apropriados, por isso: ✓se é baixa, escolha um modelo ligeiramente acima do joelho e evite grandes volumes; ✓se sente que não está em forma, experimente vestidos fluídos ou de silhueta império; ✓e os vestidos um pouco mais justos só se adequam a corpos tonificados, da mesma forma que os vestidos compridos assentam melhor a mulheres mais altas. PARA SAIR À NOITE O importante é sentir-se sexy, devendo escolher um vestido que eleve a sua autoestima ao má x i mo ex poente : ✓se tem umas pernas bem torneadas, opte por um modelo mais justo na saia e mais largo na parte superior;

E

que irão chamar a atenção para a linha do busto. E assim irá conseguir disfarçar umas ancas mais largas e alongar a sua figura.

CORES

Se é morena, opte por vestidos de cor clara, tal como o bege, ou cores fortes, tal como o azulão. Se, pelo contrário, possui uma tez clara, opte por tons intermédios. Mas cuidado que se forem muito claros vão desmaiar na sua tonalidade e se forem muito fortes irão causar um choque demasiado grande.

PARA OCASIÕES ESPECIAIS Em relação aos casamentos, por exemplo, as regras já são bastante diferentes no que toca aos tecidos, às cores e até mesmo ao modelo. Por isso, escolha tecidos nobres que fiquem bem com o seu tom de pele e não só: ✓se tem os ombros mais largos do que os quadris opte por um vestido cai-cai ou de alças largas; ✓se pretender dar mais destaque à sua cintura e busto, opte por um modelo cintado e liso, mas com alguns pormenores no decote,

PARA O DIA-A-DIA A palavra de ordem é o vestido ser prático. Se quer passear com o namorado, os filhos ou, simplesmente, ficar sentada numa esplanada com as amigas, o mais importante é estar confortável. Por isso, sugerimos o modelo envelope, que fica bem à grande generalidade das mulheres. Uma vez que este traça na zona da cintura, tem um decote em V, ajusta-se à sua silhueta e é extremamente prático e requintado.

OS VESTIDOS SÃO, DE FACTO, UMA PEÇA ÓTIMA, SENDO MUITO IMPORTANTE QUE ASSENTEM BEM NO CORPO

CRÓNICA...

u não sei como será, mas a capacidade que carrego dentro de mim, não a tenho! Porém, sei de uma coisa, e estou bem segura disso: quando não existe em mim a capacidade ou o talento natural, tudo posso trazer à existência, a partir do momento em que lanço

✓se, pelo contrário, quer valorizar a sua linha de pescoço, opte por um cai-cai; ✓se sente que a cintura é a sua mais-valia use um vestido um pouco mais justo nessa zona. E lembre-se de que o importante é dar ênfase apenas a uma zona do corpo, para assim não ficar demasiado exposta.

VIVI FREITAS

COMO VAI SER? o meu natural. Como assim? Quando... uso o que tenho e fico na dependência de Deus para o seguinte. Aconteceu exatamente isso com o que era “natural”. Num casamento, o Senhor Jesus mandou os servos colocarem água nos potes de pedra e, quando estes os levaram para o mestre-sala

“QUANDO NÃO EXISTE EM MIM A CAPACIDADE OU O TALENTO NATURAL, TUDO POSSO TRAZER À EXISTÊNCIA, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE LANÇO O MEU NATURAL” para que este os provasse, a água transformou-se em vinho. O mestre-sala, que

não sabia de nada, chamou o noivo para perguntar porque é que deixou o melhor vinho

para o final da festa. Sabe amiga... o melhor “vinho” é aquele que era água (algo natural) e que se transformou. E pode algo que já é vinho ser transformado em vinho? Não! Aqui fica em evidência o poder da fé sobrenatural do indivíduo e o interessante é que o melhor só vem quando

existe a transformação do natural. Por isso, entendo porque é que as coisas não são do nosso jeito, mas sim “difíceis”, para que com essa dificuldade possamos aprender a tirar do natural o sobrenatural. Então, avaliemos as dificuldades da vida para que possamos fazer dessa “água – o natural” – o “vinho – sobrenatural”. vivifreitas.me (novo blogue)


“Seu espírito

suaVida”

AGENDASEMANAL

20 anos em Portugal a compartilhar a Palavra de Deus

Unção com o Óleo Consagrado a Deus para a Resposta

Como usar o Santo Óleo? O Óleo Consagrado em Jerusalém tem sido usado por Deus como um instrumento de cura e libertação: “... expeliam muitos demónios e curavam numerosos

enfermos, ungindo-os com óleo” (Marcos 6.13). O local da enfermidade deverá ser ungido com o Santo Óleo, seguido de uma oração, como esta: “no Nome do Senhor Jesus,

que levou sobre Si, no Calvário, este sofrimento e enfermidade, ordeno que toda a dor e doença que estão no meu corpo, saiam! Para nunca mais voltar!”. Deveremos usar o Santo Óleo diaria-

mente e, sempre que necessário, poderemos utilizá-lo. Por isso, se tiver um familiar doente, unjao com o Santo Óleo, no alto da cabeça ou no local da dor ou enfermidade, com fé, e ordene

que todo o mal saia, em nome de Jesus Cristo, declarando a pessoa ungida curada. Não duvide, mas acredite! E você e a quem ungir serão totalmente curados!

ESTÁ DOENTE? VENHA RECEBER A UNÇÃO PELA SAÚDE!

Traga, semanalmente, o seu frasco para repor o Óleo da Resposta

19 DE JUNHO, 9H30

no CENÁCULO ESPÍRITO SANTO em Chelas e no CdAE mais perto de si! do

›››

ESTAMOS 24 HORAS DISPONÍVEIS PARA O/A ATENDER!

LIGUE AGORA!

ESTAMOS ABERTOS

7 DIAS POR

SEMANA EM 110

LOCALIDADES Não somos de aparências, nem estamos a tentar impressionar ninguém. O que você vê é aquilo que somos, um Centro de Ajuda realista que acredita que a vida de qualquer pessoa pode mudar para melhor, de facto, não apenas mudar, mas ser totalmente transformada. Estámos abertos diariamente, fique à vontade para nos fazer uma visita em qualquer dia da semana, faremos os possíveis para ajudá-lo/a no que precisar.

SEMANA DE

12

A

19

DE JUNHO

›››

SEGUNDA-FEIRA Conquistas Financeiras

SEXTA-FEIRA Limpeza Espiritual

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça, pagamento de dívidas, desemprego, imigração...

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

TERÇA-FEIRA Saúde Restaurada

SÁBADO

Causas Impossíveis-8H Problemas que aos olhos humanos já não têm solução

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

Grupo Jovem-15H Um encontro direcionado para os mais jovens

Terapia do Am♥r-19H

QUARTA-FEIRA Cura Interior Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus

QUINTA-FEIRA Reunião das Mulheres que Influenciam Orientação para a resolução de conflitos familiares

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS, PELAS 20 H , NO E STUDO B ÍBLICO , O B ISPO J ÚLIO F REITAS ESTARÁ A

Problemas sentimentais, brigas constantes no casamento...

DOMINGO

CRUZADA DE PODER E MILAGRES

7h30 / 9h30

Sessão do Desbloqueio-15H

Mulheres e Homens Sábios-18H

RESPONDER A UMA DAS QUESTÕES COLOCADAS .

PARTICIPE

E OIÇA TAMBÉM

A RESPOSTA À SUA QUESTÃO .

PODERÁ ENVIAR A SUA DÚVIDA:

De SEGUNDA a SEXTA às 7H, 10H, 12H, 15H E 20H (EM TODAS AS REUNIÕES, TEMOS DISPONÍVEL ACONSELHAMENTO ESPIRITUAL!)

Pessoalmente: Poderá deixar a sua questão no Cenáculo do Espírito Santo

Correio: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - 1950-047 - Lisboa E-mail: info@iurd.pt Telefone: 707 301 221 As dúvidas serão esclarecidas, durante o Estudo Bíblico, todas as quartas-feiras, às 20H, no Cenáculo do Espírito Santo

CENÁCULO ESPÍRITO SANTO do

CdAE mais perto de si

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 CHELAS (PRÓXIMO

DA ESTAÇÃO DE METRO)

PUB

Jornal nº390  

Acesse a www.iurd.pt

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you