Page 1

Mundo Animal: Conheces

o canário? pág.3

MAIO 2014 // Nº99 // ANO 9

Já conheces o facebook da EBI?

facebook.com/ebiportugal

e t n e s e Um pr

a Matéria Cap

pág.8

s u e de D

MANUAL TRABALRHEO S S PARA LIVRO

pág.6

pág.4

EBI mais próxima de ti:

e reço do seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o endereço do seu TF TEEN/E B I

ca

E BI carimbe aqui o endereço do seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o ende r e ç

d o seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o e

r i mbe aqui o endereço do seu TF T E E

N/

o

ue Adão A Fruta q am no er e Eva com Éden o Jardim d çã? M era a a

nd

 M A R C A DO

Sede Nacional: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Bairro das Amendoeiras, Marvila - Lisboa (próximo da estação de metro de Chelas)


SUMÁRIO

SUMÁRIO perfis julho 2012

PÁGINA 23 INFORMAÇÃO AOS PAIS  PERFIS  MUNDO ANIMAL

PÁGINA 67 TRABALHO MANUAL  LER COM DIVERSÃO

PÁGINA 910 MURAL DA FAMÍLIA  CANTINHO DOS PAIS  DEUS OUVIU-ME

PÁGINA 45 GALERIA DE ARTE  SABIAS QUE?  ESPAÇO BABY  CLUBINHO

PÁGINA 8 TEMA CAPA: UM PRESENTE DE DEUS

PÁGINA 1112 VIVA! JESUS ESTÁ VIVO!  EBI EM AÇÃO

Informação aos Pais

Tem filhos?

S

aiba que temos um espaço muito especial para os pequeninos! A EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) está de portas abertas para receber os seus filhos 15 minutos antes do início das reuniões do Centro de Ajuda. Na EBI, eles terão mensagens dirigidas para a sua idade e atividades lúdicas, entre outras.

FUNCIONAMENTO DA EBI:

A EBI ESTÁ ABERTA NOS SEGUINTES DIAS E HORÁRIOS: segundas, quartas e sextas, a partir das 19h45. Aos sábados, às 18h45 e aos domingos, de manhã, às 9h, e à tarde, às 14h45. Ao chegar à receção da EBI para deixar o seu filho, deve registá-lo e algumas informações ser-lhe-ão pedidas.

DOS TEUS AMIGUINHOS

O C A R D OSO Idade: 8 ano s Deus: É tudo pra mim! Pastor: Gera ldo Silva Bispo: Júlio F reitas Hobby: Dese nhar Desporto: B asquetebol Versículo: “A té a criança se dá a conhecer pelas suas a ções, se o qu e faz é puro e (Provérbios 2 reto.” 0.11) EBI: Trofa Um Sonho: S er veterinário O que achas da EBI: É um local especia que gosto m le uito, porque é onde apren palavra de D d oa eus.

Após o término da reunião, os responsáveis devem dirigir-se à receção da EBI para recolher os seus filhos. Pedimos que venha buscar o seu filho no máximo 15 minutos após o final da reunião.

Nome: PERSÍLIA PASCOAL Idade: 9 anos Deus: É udo na minha vida! Pastor: Raphael Machia Bispo: Edir Macedo e Hobby: Passear com a minha mã Desporto: Atletismo que me Versículo: “Tudo posso naquele fortalece...” (Filipenses 4.13)

Agradecemos a vossa colaboração! A Direção da EBI

A Folhinha Universal e TF Teen News é uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus

Nome: PEDR

EBI: Olhão Um Sonho: Ser médica ito bom para O que achas da EBI: É um local mu conhecermos a palavra de Deus.

FOLHINHA MENSAL: Maio 2014 Edição nº 99, ano 9 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) Direção: Katia Cardoso Coordenação: Edilene Silvestre Redação: Edilene Silvestre e Neuza Matos

Correção: Vanessa Jorge Revisão: Vanessa Jorge e Andreia Duque Ilustração e Paginação: Elsa Gomes e Carlos Paredes Sede: Rua Dr. José Espírito Santo, n.º 36, Chelas - Lisboa Site: ebi.iurd.pt Facebook: facebook.com/ebiportugal

K


O

Mundo Animal

julho 2012 Maio 2014

Conheces

3

o Canário? O

canário é um pássaro muito interessante, sobretudo, pelas suas mais diversificadas cores, que dão muita alegria com a sua beleza. São reconhecidas mais de 400 cores de canário no mundo. É comum encontrar o canário belga, que possui penas amarelas e se tornou o mais popular. Pelo nome da ave já dá para saber que ele é originário da Bélgica. No entanto, é bom saber que, nem todos são belgas, pois os diversos tipos de canários existentes são provenientes das Ilhas Canárias.

O QUE COMEM?

O canário é um pássaro essencialmente “granívoro”, ou seja, ele come sementes, que podem ser acompanhadas com frutas, verduras e legumes.

DURAÇÃO DE VIDA?

O tempo médio de vida dos canários é de cinco anos. Quando atingem um ano de idade os canários já conseguem reproduzir e a fêmea põe normalmente 4 a 5 ovos.

CURIOSIDADE:

O famoso personagem de desenho animado “Piu-piu” (Tweety) é um passarinho canário.

Olá! Sou o Pantufa. Vem conh ecer os meus am igos!

Animal de estimação Dolly Nascimento Portalegre

Kovu VSedilravsa Torres

Kadu Machado Sines

Luck Souza Império

Green Manco Coimbra

KiaraoiCmbrorareia C

Manumebrl aFigo Coi


julho abril 2013 2012 Maio 2014

4

e t r A e d a i r e Gal ...com Kaillany Ilhos da EBI de Évora

A Fruta que Adão e Eva comeram no Jardim do Éden era a Maçã?

André Filipe

rna nde s Be atriz Fineha Grande EBI da Mar

EBI de Areosa

Charles Dua rte EBI de Torres Vedras

E

mbora a maçã se tenha tornado um símbolo da queda do homem no pecado, a história da “tentação”, contada no livro bíblico de Gênesis 3, não faz qualquer referência a uma maçã! Ao lermos, verificamos que menciona simplesmente o “fruto da árvore que está no meio do jardim” (Gênesis 3.3). O fruto é chamado de: “Fruto da Árvore”, isto é, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e nem os frutos nem a árvore são identificados por espécie. O mito da maçã vem de uma semelhança da palavra em latim: “Malus” ou “Mala” significa: “maçã”.

s Da nie l Paucgê e EBI de Trajo

David P EBI de Câ e sta na mara de Lo

simiro Ma risa daCs a a d Rainha EBI de Cal

b os

E

EBI

Marta Bento EBI de Beja

Sofia Gue rreiro Mateus Silva EBI de Quarteira

EBI de São Carlos

PED

E


Maio 2014

Espaço Baby e Clubinho

Espaço Baby

e

5

ROSA CATARINA PEDDA FOZ EBI DA FIGUEIRA

BERNAR

DO JOSÉ

EBI DE PO RT

IMÃO

ARIANA SO EBI DE FARO

FIA

FRAZÃO MATILDEBENEDITA EBI DE

Clubinho

miro

ainha

A ANA SILV

INHO EBI DE ESP

FLÁVIO SANTO EBI DE LOULÉ

S JOÃO TAVARES EBI DE CARNAXIDE

LEONO

R

EBI DE O DINIS LIV DO HOS EIRA PITAL

ERICO DANIEL

LETÍCIA

EBI DE M BARRETO ARINHA GRAND E

EBI DE PONTA DEL GA

DA

PEDRO COSTA EBI DE BRAGA

ERREIRA SIMÃOEFÁGUEDA EBI D

LISANDRO MOR EBI DE TOMAR

ITO


julho Maio 20142012

6

FACEBOOK.COM/EBIPORTUGAL

MANU AL

Com a Coordenadora

MARIA DO CÉU RODRIGUES EBI DO FUND ÃO

Marcadores de L ivros Material

1. Cartolina de diversas cores; 2. Régua; 3. Lápis; 4. Tesoura; 5. Canetas; 6. Cola; 7. Moldes (*) de "Menino e Menina".

3

5

1

2

4

Como fa zer 1. Vamos dese

2. Depois

nhar os

moldes nas car de reco tolinas r t a r todas menino e recor as peça tar (Fot s ( F oto 3); s, vamo 3. Por fim os 1 e 2 s c ); o , la v r cada u amos fi sapato ma par nalizar s e o la a forma ao d cinho n r os o cabelo esenhar o ro 4. E tem s to, colo da men os os n car os estamo ina (Fo atacad s na leit ossos marcad to 4); ores no ura (Fo ores pr s to 5). ontos, para sa bermos sempre onde nossos

(*) Acesse aos moldes de "Menino e Menina" no site: ebi.iurd.pt


julho 2012 Maio 2014

Ler com diversão vem comigo conhecer a casa nova do meu Pai...

Estás a ver?! É do outro lado da rua.

Alegro-me nas Tuas promessas,

Já falta pouco, para terminar a construção.

como quem

7

Deus seja louvado através do Templo de Salomão!

acha grandes despojos. Salmos 119.162

gugu?

Está a chegar...

gu???

Ela Está a chegar...

Iheeee!!!

Feliz Dia da Mãe!!!


julho Maio 20142012

8 Matéria Capa EBI.IURD.PT

Um presente

da

de Deus

ASSIS DO MINH MU

TO DA

nho, Ana ceu um pouqui es cr e el do an m o servo l. E qu s e deixou-o co ar-vos Samue eu nt D co de os sa m ca va à até m o servo ! Este mês ou a morar co mãe levou- o fic a l ue um lá, amiguinhos e am S br ! so to ni Deus. E Ana Eli. Que bo muito bonita tas coisas de ui m uma história eu nd re s e ap tes para Saa Ana. vivia de Deu alguns presen sa va ca va que se chamav a le e su va na ta si com Elcana e má sempre vi Ana era casada nina era muito Pe . lhe. Ela fana ni l. Pe ue r, mulhe Ele respondeue o podia m s nã , eu te D en m do também outra co r se ou e teve a Ana falou criticava-a por u sonho, confi r filhos. se te o r e po br ia so rr s para Ana, pois so Deu na bem, Ana, anto que Peni : um filho. E sa lhe e lou com ia aer zi fa qu o na nt ni ta ter filhos, enqu Pe e e tros filhos. E resposta qu to triste pelo qu l, ainda teve ou ue am S r Ana ficava mui te de o de Deus e . uma depois tornou-se serv u am ce er fiz es cr l na ni ue chorava muito Pe Sam ais a Ana. Ana, Elcana e s deu muito m stino, quando eu de D u . se liz fe ao Num certo dia, to ui am ar feliz, porque Ana ficou m e quando cheg uma mãe muito a er na A o grande viagem m : a mamã feAssim co zer uma oração egria, deixa a tu ho. Se al fil va um da r e te lh o Ana decidiu fa nt só filho (a) e temente s! Eu quero ta servo o seu nte, carinhoso ie um r ed se ob a ra - “Ah, meu Deu ej pa S . lo , vou entregáte liz também por isso, faço es eu tiver um filho e, jo se ãe e pedir ao de eu a Deus. éom itar o Dia da M ve ro ap os do Senhor. Este m iança obeEntão, va r.” ça de ti uma cr e não fa e liz fe qu ra sa pa ca voto ao Senho s ra ã ficará muito hor Jesu Ana voltou pa s, e, a tua mam s já ha- Sen eu eu D D a e te Depois disso, qu en a m ez e te is tinha a cert ficou diente chorou mais, po aconteceu! Ela E . ão . aç liz or fe a à su e chamou de via respondido do menino, qu lin um ve te e grávida

O


M ural a i l í m a F a d

C LI C K

CLIC

CL IC K

K

OS PRIMEIROS DENTINHOS

OLÁ A TODOS! SOU A ANA PEREIRA E ESTES SÃO OS MEUS PAIS. AMO-OS MUITO E AGRADEÇO-LHES POR ME ENSINAREM O CAMINHO DO NOSSO SENHOR JESUS. BEIJINHOS PARA AS EDUCADORAS E AMIGUINHOS DA EBI DE ESMORIZ.

M

uitas mães já viveram esta fase com os seus bebés e sabem que é um momento complicado. Pois a saída dos primeiros dentes provoca na criança irritação e dor. Quando aparecem os primeiros dentinhos? Normalmente é nos primeiros 6 meses. Mas é por volta dos 3 anos, que todos os dentes de leite estarão completos. Poderá ocorrer situações, em que os primeiros dentes apareçam aos 8 meses, mas mamãs, não se preocupem, é normal haver este atraso!

OLÁ, SOU A BEATRIZ ASSIS DA EBI DE OLIVEIRA DO HOSPITAL E ESTA É A MINHA FAMÍLIA QUE AMO MUITO! QUERO DEIXAR MUITOS BEIJINHOS A TODAS AS EDUCADORAS DA EBI DE OLIVEIRA DO HOSPITAL.

CURIOSIDADE OLÁ A TODOS! CHAMO-ME RICARDO BERGANO E PERTENÇO À EBI DE SÃO MARCOS. ESTA É A MINHA QUERIDA MÃE. UM BEIJINHO A TODAS AS CRIANÇAS E EDUCADORAS DA EBI DE SÃO MARCOS.

Tem crianças que já nascem com alguns dentes, mas é também normal. São chamados de neonatais. Não há problema em deixar estes dentinhos, contudo podem magoar a língua da criança e o seio da mãe, enquanto ele é amamentado. Para ajudar, é necessário ir ao odontopediatra (especialista em medicina dentária) para “polir” estes dentinhos. Se estiver muito molinho, o mesmo poderá removê-lo para não correr o risco de engolí-lo. Mas não se preocupe, nascerá outro substituindo, assim, o anterior!

SINTOMAS DE QUANDO IRÃO APARECER OS PRIMEIROS DENTINHOS: Aumento da saliva; Coceira na gengiva; Gengiva esbranquiçada.

OLÁ AMIGUINHOS! EU SOU O LUIZ FILIPE E ESTA É A MINHA LINDA FAMÍLIA. EU E O MEU IRMÃOZINHO FREQUENTAMOS A EBI DE SETÚBAL 2. DEIXO UM GRANDE BEIJINHO PARA OS MEUS PAIZINHOS, PARA TODAS AS EDUCADORAS E CRIANÇAS DA EBI.

CUIDADO A TER:

Não tente tirar os dentes do seu filho com a mão; Não o deixe colocar qualquer coisa na boca, no intuito de coçar a gengiva. Até o próximo mês! Coordenadora Neuza Matos


Maio 2014

Deus ouviu me!

10 "HOJE EU POSSO COMER DE TUDO, PORQUE ESTO U CURADA!"

"S

ofria com alergia à proteína animal. Não podia beber leite, iogurtes, comer gelados, ovos e doces em geral. Ficava com feridas no corpo e ficava com falta de ar. Por causa disto precisava tomar cortisona. Quando ouvi falar na EBI que íamos ter a oportunidade de passar pelo "Santuário da Resposta", eu decidi que ia levar os meus remédios e passar com eles no Santuário e determinar a minha cura. Assim fiz, e logo no primeiro dia, já tinha a certeza que não ia precisar mais deles. Hoje já posso comer de tudo o que eu quiser porque estou curada!"

"Já não preciso mais ser operado!" "Ol

á! O meu nome é HELDER FERNANDO e sou da EBI DE LOUSÃ. Eu tinha problemas nos ouv idos, não conseguia ouvir bem e tinha muitas dores, anemia e o médico dizia que tinha de ser operado. Graças a Deus, fui curado !!! A minha mãe junto com as Educad oras da EBI, fizeram propósitos de ora ção e agora já não tenho mais proble mas de saúde e não preciso mais de ser operado."

"Eu era doente e !" tinha muito medo

EBI DE

EBI DA

u HENR IQUE e so "Olá! Sou o JOSÉ co eu de s te RO. An da EBI DE AVEI te en a um menino do nhecer a EBI er s o. Eu tinha ataque ed m e tinha muito de do va le r se ha de de falta de ar e tin te spital. Isso acon ho o ra pa ia nc urgê ruad m e sempre de cia muitas vezes to ui m a er , hã da man gada, às 3 horas is. pa s eu m os ra e pa difícil para mim o mãe conheceu Então, a minha ia a el e qu e e sempr Centro de Ajuda quentava a EBI. fre e m bé m eu ia ta propósitos de fé z fe A minha mãe s criestou curado da por mim e hoje que o ed m do re e liv ses de falta de ar foro . Sou um menin me atormentava el!" te, feliz e saudáv


Maio 2014

Viva! 11 Jesus está Vivo! N

o dia 20 de março de 2014, a EBI comemorou em todo o país (Portugal Continental e Ilhas) uma data muito importante: o “Domingo da Ressureição”.

Foi o que sucedeu no domingo, no terceiro dia que Maria Madalena, Joana e Maria (mãe de Tiago) ao chegarem perto do túmulo do Senhor Jesus encontraram a pedra que fechava a entrada retira“Mas, no primeiro dia da sema- da e receberam a notícia de que na, alta madrugada, foram elas ao Jesus vivia e vive! túmulo, levando os aromas que É, por isso, que podemos recorhaviam preparado. E encontraram rer a Ele sempre para nos ouvir e a pedra removida do sepulcro; cuidar de cada um de nós. mas, ao entrarem, não acharam o Durante a manhã, as crianças corpo do Senhor Jesus. Aconteceu e os adolescentes puderam coque, perplexas a esse respeito, nhecer a verdadeira história da apareceram-lhes dois varões com Páscoa através de uma peça de vestes resplandecentes. Estando teatro de fantoches, preparada elas possuídas de temor, baixan- carinhosamente pelas educadodo os olhos para o chão, eles lhes ras, e através desta realizarem os falaram: Por que buscais entre os seus pedidos junto da Cruz, com mortos ao que vive? Ele não está a certeza que o Senhor Jesus ouaqui, mas ressuscitou.” viu e já respondeu a cada um. (Lucas 24.1-6) EBI DA AJUDA Todos celebraram este especialíssimo dia com muita alegria e foi um grande festejo, onde cantaram, louvaram e dançaram para Jesus, que está Vivo! No final, puderam também desfrutar do EBI DE ALMADA lanche alusivo à data: pão de leiEBI DO CAR REGADO

DORA EBI DA AMA

te, uvas e sumo de uva que representam respetivamente o corpo e o sangue do Senhor Jesus. O Senhor Jesus é a nossa Páscoa, porque deu a Sua Vida por todos nós, para que pudéssemos também viver e com o melhor, a Sua presença! “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá…” (João 11.25) Confira todas as fotografias em: ebi.iurd.pt

ARLOS EBI DE SÃO C

EBI DA SEDE INTERNACIO NA

L

NTO EBI DO ENTRONCAME

HE EBI DE PENIC

EBI DE SAMORA CORREIA

EBI DE PORTALEG RE

GRAN DE LISBOA

EBI DE É VORA

EBI DE BENFICA

CÊS EBI DAS MER

EBI DA PONTINHA

EBI DE VILA FRAN CA DE

XIRA


Maio 2014

FACEBOOK.COM/EBIPORTUGAL

Viva! 12 Jesus

o ã ç a m E

está Vivo!

EBI DE C OIMB

RA

C EN T R O

RANDE

INHA G EBI DA MAR

EBI DA FIGUEIRA DA FOZ

RA EBI DA MADEI

ILHAS

LGADA EBI DA PONTA DE

A EBI do CdA de Trofa comemora a sua mais recente conquista, a chegada dos móveis novos da EBI. As crianças ficaram muito felizes e, com certeza, a EBI receberá com maior conforto as crianças novas que chegarão. Tudo é devido à dedicação e colaboração das educadoras que, com muito carinho e amor preparam e elaboram todas as semanas o bazar da EBI.

EBI DA ILHA TERCEIRA

N OR TE

A EBI TEM O PRAZER DE CUIDAR DO CONFORTO DE TODOS OS PEQUENINOS

EBI DO PORTO EBI DE BRAGANÇA

BAZAR DE ALVALADE

BAZAR DE CASCAIS

Agradecemos a todos os que têm colaborado connosco nesta obra.

EBI DE AREOSA

EBI DE ESPINHO

EBI DE ESM ORIZ

EBI DE MA TOSINH

OS

Antes

Depois

EBI DE PÓ VOA D

E VARZIM

EBI DE OVAR

EBI DE TROFA DA EBI DE S. JOÃO

MADEIRA

Folhinha Maio | 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you