Issuu on Google+

mundo animal Conheces o Koala? pág.3

JUNHO 2013 // Nº88 // ANO 8

Tema capa

CHEGARAM AS FÉRIAS! E AGORA? pág.8

Sede Nacional: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Bairro das Amendoeiras, Marvila - Lisboa (próximo da estação de metro de Chelas)


julho 2012 junho 2013

2 Perfil

Sumário 2 Perfil // Aos Pais 3 Mundo Animal // Animal de Estimação 4 Sabias que? // Galeria de Arte 5 Clubinho e Espaço Baby 6 Trabalho Manual 7 Para Colorir 8 Tema Capa 9 Mural da Família 10 Deus Ouviu-me 11 EBI em Ação 12 EBI em Ação

Aos Pais

Você tem filhos? Nome: Patrícia Rafaela Pereira Teixeira Idade: 10 anos Deus: O meu Pai Pastor: Tiago Ferreira Bispo: Edir Macedo Hobby: Brincar às escondidas Desporto: Ginástica Versículo: “O Senhor é meu pastor, e nada me faltará “ (Salmos 23) EBI: Vila Real Um sonho: Ser Cantora O que achas da EBI: Gosto muito!!! Pois tenho aprendido mais sobre a Palavra de Deus, sinto-me muito contente de poder aprender a cada dia mais sobre o que Deus quer de mim.

Saiba que temos um espaço especialmente dedicado aos pequeninos! A EBI está de portas abertas para receber as crianças, 15 minutos antes do início das reuniões do Centro de Ajuda. Aqui, elas terão mensagens dirigidas para a sua idade e várias atividades. FUNCIONAMENTO DA EBI: A EBI está aberta nos seguintes dias e horários - segundas, quartas e sextas, a partir das 19h45; sábado, às 18h45. Aos domingos pela manhã, às 9h00, e à tarde, às 14h45. O responsável, ao chegar à receção da EBI para deixar o seu filho, deve registá-lo e algumas informações ser-lhe-ão pedidas. Após o término da reunião, os responsáveis (pais), devem dirigir-se à receção da EBI para recolher os seus filhos. Pedimos que venha buscar o seu filho no máximo 15 minutos após o final da reunião. É favor apresentar o cartão de identificação para que possamos proceder à entrega do seu filho. Agradecemos a vossa colaboração! A Direção da EBI FOLHINHA MENSAL - Junho 2013

CORREÇÃO: Nilza Vaz

Edição nº 88, ano 8

REVISÃO: Vanessa Jorge ILUSTRAÇÃO E PAGINAÇÃO:

FICHA TÉCNICA Folhinha Universal / TF Teen News É uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI

Elsa Gomes

(Educação Bíblica Infantojuvenil)

SEDE: Rua Dr. José Espírito Santo,

DIREÇÃO: Katia Cardoso

nº36, Chelas - Lisboa

COORDENAÇÃO: Edilene Silvestre

SITE: ebi.iurd.pt

REDAÇÃO: Câmia Mourão

FACEBOOK: facebook.com/ebiportugal


Mundo Animal

junho julho 2012 2013

Conheces o Koala?

R

esidente nas áreas do território australiano, tem umas orelhas e nariz bem característicos, bem como o seu pêlo. Fazem parte do imaginário das crianças de todo o mundo e nem os adultos conseguem ficar indiferentes à presença de um destes simpáticos animais. É por

isso que o Koala é um dos animais mais procurados nos últimos tempos. Sabias que devido à pobreza da sua alimentação, os koalas necessitam de dormir muitas horas. Um animal adulto dorme entre 16 e 18 horas por dia, sendo as restantes horas dedica-

das, quase exclusivamente, à alimentação. Os Koalas têm uma esperança de vida de cerca de 15 anos e podem medir, aproximadamente, até 60 cm, sendo que os maiores podem pesar até 12 kg.

Animal de estimação

Fiona

Pinhal Novo

Nero

Viana do Castelo

Pipa

Marinha Grande

Sindy Ribeiro Estoril


abril 2013 junho 2013

4 Sabias que … com Maria Eduarda, da EBI de Mafra

curiosidades sobre gatos 1- Os gatos usam os bigodes para medirem as distâncias. 2- À noite, os gatos veem 6 vezes melhor do que os humanos. 3- Os gatos passam cerca de 30% do tempo a limparem-se e pentearem-se. 4- Um gato salta 5 vezes a sua altura. 5- Uma orelha de gato roda 180 graus.

6- Um gato tem uma audição mais sensível do que os humanos ou cães. 7- A cor dos olhos de um gatinho vai mudando à medida que o tempo passa. 8- Um gato pode correr a 50 km por hora. 9- Os gatos usam a cauda para manter o balanço. 10- Um gato normal é 4 vezes maior do que um de raça Singapura. 11- Um gato com 10 anos de idade corresponde a 50 anos de vida humana.

Galeria de arte

SÍLVIA CARNEIRO EBI - MONTIJO

ESTELA BARROS EBI - FAMALICÃO

BRUNO PEREIRA EBI - BRAGA

JOÃO SOUSA EBI - BARREIRO


junho 2013

Clubinho e Espaço Baby

Bianca Patrícia

Fabiana Rocha

EBI - Miratejo

EBI - Vila Nova de Gaia

Lucas Vieira

Gabriel Dias Gaspar

EBI - Porto

EBI - Aveiro

5

Letizia Scagliarini EBI - Faial (Açores)

Maria Eduarda

EBI - Póvoa de Varzim


julho 2012 junho 2013

6 Trabalho Manual Qual o Presente? 1

4

 Pessoal, esta lembrancinha, cada um vai definir o nome que deseja dar! Ela pode servir de enfeite para a parede ou para a porta. Mas, também, pode ser um porta-recados!

 As opções para os olhinhos e a boquinha são muitas.

5

2

 Os moldes e os seus tamanhos, tudo pode ser mudado, nada te impede de fazeres à tua maneira! Garanto que vais gostar!

 Este coração, sobre outro coração, tem a função de porta-recados.

6

3

 Grau de dificuldade? Zero!

 Podemos ter loirinhas, cabelinhos vermelhos, olhos pretos, enfim, a variedade é imensa, tal qual como a beleza que existe em cada um!


junho julho 2012 2013

7

Amiguinho! Este espaço é reservado para ti que és supercriativo e que gostas de mostrar a tua arte a todos. Se gostas de desenhar, pintar ou decorar os teus desenhos, entrega a tua arte à educadora da EBI que frequentas e ela encaminhá-lo-á para nós. Ou, se preferires, envia-nos para o E-mail: ebi.folhinha@iurd.pt


julho 2012 junho 2013

8

Tema Capa Chegaram as férias! e agora?

3. Um ponto importante no verão é a hidratação. Caso esteja na praia ou na piscina, exposto ao sol, o risco de desidratação aumenta, por isso, tenha sempre uma garrafinha de água para o seu filho. 4. Dê preferência a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados e assados. Evite frituras. 5. Para evitar contaminações alimentares, fique atento aos frutos do mar, gelados, bebidas e à refrigeração adequada dos alimentos. 6. Abuse de alimentos frescos, saladas, verduras e legumes, frutas e sumos naturais.

FÉRIAS! A ROTINA MUDA, MAS TENHA CUIDADO COM A SAÚDE DO SEU FILHO. As férias escolares estão a chegar! E, habitualmente, são sinónimo de muita diversão, passeios, viagens, praia, piscina, tarde com os amigos e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Mas, quando se trata da alimentação das crianças, é preciso ter alguns cuidados.

1. Tenha um horário para o seu filho acordar, fazer as refeições, divertir-se e dormir. 2. Programe refeições fracionadas: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Desta forma, você irá garantir os nutrientes necessários para o seu filho.

7. O consumo exagerado de guloseimas faz com que as crianças engordem muito nas férias. 8. Se ficar em casa nas férias, procure levar a criança a manter uma atividade física. Evite que ela passe muito tempo à frente da TV ou do computador. 9. Garanta uma proteção solar adequada. Deixe que elas apanhem sol apenas nos horários indicados.


junho 2013

9

Mural da Família "Olá Amiguinhos!" “Sou a Milene e apresento-vos a minha família: o meu mano Bruno e os meus pais! Eu e o meu irmão pertencemos à EBI de Pombal! Um grande abraço para todos vocês!”

"Olá!" “Chamo-me Serena Santos e sou da EBI de Loulé! Esta é a minha querida mãe Luísa, que eu tanto amo. Quero deixar um beijinho com amor e carinho para todos da EBI!!!”

"Esta é a minha família" “Olá! Sou a Bianca Ávila e esta é a minha família, que tanto amo! Deixo aqui um beijinho para todas as Educadoras!”


junho 2013

10

Deus

ouviu

- me!

“Logo na 1ª semana fui curada!” “Olá! Sou a Fabiana Pereira e tenho 8 anos. Hoje sou saudável, mas, quando a minha mãe entrou no Centro de Ajuda, adoeci. Fiquei mais de uma semana com tosse, e essa tosse não passava com nenhum medicamento. Tomava xaropes várias vezes ao dia e não melhorava. A minha mãe, já cansada de me ver assim, decidiu levar-me ao médico e ele disse que eu estava com uma broncopneumonia muito grave. Tinha que fazer várias sessões de tratamento na semana, e cada sessão era muito dispendiosa. A minha mãe usou a fé dela e começou a ungir-me com óleo. Logo após a primeira semana da unção, fui curada e não tive que fazer mais sessões, nem o tratamento. Deus é maravilhoso amigos!!!”

Fabiana Pereira EBI - Lisboa

“Nasci saudável!” “Olá amiguinhos! Chamo-me Érico Daniel Costa Araújo. Estava para nascer com uma doença chamada trissomia 21 (Síndrome de Down), e também com sopro no coração. Mas, no final da gravidez, a minha mãe, que estava a participar no Jejum de Daniel, pediu a minha cura! Por isso, nasci saudável, ao ponto de os médicos não conseguirem acreditar. A minha mãe deu-me o nome de Érico Daniel, por causa do Jejum de Daniel.”

Érico Daniel

EBI - Ponta Delgada


junho julho 2012 2013

11

EBI em ação

Dia da Mãe O

Dia da Mãe é uma das datas mais importantes que existe, pois celebra um laço inquebrável e imbuído do mais puro amor.

Évora

Em Portugal, o Dia da Mãe foi celebrado no 1º domingo de maio. Tratou-se de uma homenagem a todas as mães, que serviu para reforçar o amor dos filhos pelas suas progenitoras. No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer sur-

Baixa da banheira

Barreiro

No domingo, dia 5 de maio, o País comemorou o Dia da Mãe. Como seria de esperar, a data

não passou em branco no Centro de Ajuda. Na reunião matinal, realizada aos domingos, denominada de Concentração de Fé e Milagres, a qual teve início às 9h30, todas as mães presentes foram homenageadas pelos seus filhos.

Peniche

Ponta Delgada

Queluz

Ces do Porto

Matosinhos

Beja

presas às suas mães, como forma de agradecimento por todo o empenho e dedicação recebido ao longo dos anos.

Estoril


junho 2013

12

EBI em ação

Piquenique com as Educadoras Viseu

U

m agradável convívio, que permitiu a todas desfrutar de um dia lindo, com o sol bem quente, e de um espaço aprazível, que convidava mesmo a aproveitar todos aqueles momentos de lazer.

sobre a necessidade de sermos livres, como por exemplo, a importância de sermos livres de espírito, pois, fisicamente pode até existir liberdade, desfrutando da opção de fazermos aquilo que desejamos, mas, por outro lado, a nossa alma pode ser prisioneira de algo que nos atormenta. Porém, Quando temos paz, conseguimos raciocinar, ver para além das dificuldades e, finalmente, vencer. Por isso, sejamos livres!

Faro

Leiria

Amadora

Cruz de Pau

Rio Tinto

Durante o piquenique, houve também a oportunidade de conversar um pouco

Chelas

Consagração das Educadoras Cabo Verde R

ecentemente, a EBI de Cabo Verde realizou a Consagração das Educadoras, com a finalidade de prepará-las e capacitá-las para um trabalho amplo e eficaz na EBI. Esta Consagração também serviu para mostrar a cada Educadora como elas são especiais para o

Espírito Santo e para o trabalho da EBI. Para demonstrar esse valor, cada uma delas recebeu uma faixa como Educadora da EBI de Cabo verde. Saiba mais sobre esta matéria em: ebi.iurd.pt


Folhinha junho2013