Page 1

MUNDO ANIMAL // CONHECES O HIPOPÓTAMO?

JANEIRO 2014 // Nº95 // ANO 9 f a c e b o o k . c o m /e b i p o r t u g a l

TRABALHO MANUAL Bolsa multiusos

CANTINHO DOS PAIS

Feliz o v o N Ano

Descobrir mais sobre os recém-nascidos

e reço do seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o endereço do seu TF TEEN/E B I

r i mbe aqui o endereço do seu TF T E E

ca

nd

3 1 0 2 a v i t e p s o r t e R

EBI mais próxima de ti:

d o seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o e

Matéria Capa

E BI carimbe aqui o endereço do seu TF TEEN/EBI carimbe aqui o ende r e ç

o

N/

Sede Nacional: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Bairro das Amendoeiras, Marvila - Lisboa (próximo da estação de metro de Chelas)


julho 2012 janeiro 2014

2

A Turminha da fé deseja a todos

Feliz Ano Novo!

o i r á m u s pág 2 / 3

Aos Pais // Perfis // al Mundo Animal // Anim ão aç tim Es de

pág 4 / 5

s Galeria de Arte // Sabia que? // Espaço Baby // Clubinho

Informação para os Pais

S

aiba que temos um espaço muito especial para os pequeninos! A EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) está de portas abertas para receber os seus filhos 15 minutos antes do início das reuniões do Centro de Ajuda. Na EBI, eles terão mensagens dirigidas para a sua idade, atividades lúdicas e entre outras. FUNCIONAMENTO DA EBI: A EBI está aberta nos seguintes dias e horários: segundas, quartas e sextas, a partir das 19h45. Aos sábados, às 18h45 e aos domingos, de manhã, às 9h, e à tarde, às 14h45.

pág 6 / 7 Trabalhos Manuais // BD

pág 8 / 9

TEMA CAPA: RETROSPETIVA 2013

pág 10 / 11

Deus Ouviu-me //Mural da Família // Cantinho dos Pais

pág 12

Tarefa do mês // EBI em Ação

A Folhinha Universal e TF Teen News é uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus FOLHINHA MENSAL: Janeiro 2014 Edição nº 95, ano 9

Tem filhos?

Ao chegar à receção da EBI para deixar o seu filho, deve registá-lo e algumas informações ser-lhe-ão pedidas. Após o término da reunião, os responsáveis devem dirigir-se à receção da EBI para recolher os seus filhos. Pedimos que venha buscar o seu filho no máximo 15 minutos após o final da reunião.

Agradecemos a vossa colaboração! A Direção da EBI

perfis Nome: Fábio Manuel Gomes Idade: 9 anos Deus: É tudo para mim! Pastor: Viléli Silva Bispo: Júlio Freitas Hobby: Ver filmes e comer pipocas Desporto: Futebol Versículo: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronómio 6.5) EBI: Peniche Um Sonho: Que todas as pessoas deste mundo fossem convertidas ao nosso Deus. O que achas da EBI: Um lugar para as crianças aprenderem a Palavra de Deus.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) Direção: Katia Cardoso Coordenação: Edilene Silvestre Redação: Vanessa Jorge Correção: Nilza Vaz

Nome: Inês Filipa Ribeiro Reis Idade: 8 anos Deus: É um Pai! Pastor: Amauri Farias Bispo: Edir Macedo Hobby: Ler Desporto: Saltar à corda Versículo: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.” (Provérbios 6.6) EBI: Rio Tinto Um Sonho: Ser veterinária O que achas da EBI: É onde aprendo a Palavra de Deus e é muito bonita.

Revisão: Vanessa Jorge e Andreia Duque Ilustração e Paginação: Elsa Gomes, Carlos Paredes e Diogo Mourinha Sede: Rua Dr. José Espírito Santo, n.º 36, Chelas - Lisboa Site: ebi.iurd.pt Facebook: facebook.com/ebiportugal


Mundo Animal

janeiro julho 2014 2012

? o m a t ó p o p H Hi CONHECES O

O

hipopótamo gosta de andar sempre em grupo, debaixo de água e na lama. Que mistura!!! Na realidade, o hipopótamo gosta da água para manter uma temperatura agradável do próprio corpo. Assim a sua pele não fica seca. Eles têm uma pele muito sensível. Eles costumam reproduzir-se debaixo de água e como também lutam muito uns contra os outros dentro da água. Vá-se lá entender esta família!! ONDE VIVE? Este animal vive normalmente à beira dos rios.

CURIOSIDADES: O hipopótamo é um herbívoro, contudo, existem já exemplos destes animais machos que, por vezes comem os seus filhotes, mas os seus estômagos não estão preparados para digerir carne. Quando andam no meio da relva para se alimentarem, chegam a andar 8 Km. Chegam a comer cerca de 68kg de erva. Os hipopótamos adultos saem debaixo de água para respirar, cerca de 3 a 5 minutos; os jovens de 2 a 3 minutos.

3

O processo de respirar é natural, isto é, se estiver a dormir, sem acordar, sobe para respirar. A sua pele tem 5 cm de espessura. Um dos seus predadores é o leão, que os caça em grupo. Vivem uma média de 30 anos.

O QUE COME? Comem essencialmente erva e várias espécies de plantas. À tardinha saem da água para comer a erva à beira dos rios.

Olá! Sou o Pan Vem conh tufa. ecer me u s a m o s igos!

Animal de estimação Bobi Leandro Benedita

Doly Soares Ribeira Brava TarecBeo neMdiontateiro

Laranjinha Silva Olhão

Fran Harris Cascais

DVoilaçuFrarancaFdeelíXciraio


julho2013 abril JaneIro 2012 2014

4

arte

Galeri



Melissa Pereira EBI Império

de

RaSeqdeuLiesbloaSousa EBI

Tatiana Branco

EBI Águeda

argarida AnLoausM ã EBI

Já o nosso rosto, mais precisamente nas bochechas, encolhe com o passar dos anos. Porque os músculos de mastigação ficam atrofiados, com a perda dos dentes.

Os nossos OLHOS são sempre do mesmo tamanho? Desde que nascemos, ao contrário das orelhas e do nariz, os olhos têm sempre o mesmo tamanho. Isto acontece, porque as orelhas e o nariz não se ossificam e, como tal, precisam de flexibilidade para crescerem, à medida que a pessoa se desenvolve. Por isso, os mais idosos têm o nariz e as orelhas maiores do que quando eram bebés.


y b Ba o ç a esp

JASMIM PEDRO EBI ALVERCA

MAFALDA FIDALGO

FABIANA ÁVILA

EBI ILHA TERCEIRA

EBI ESPINHO

Clubinho

CLICK

CLIC

CL IC K

K

NUNO ZACARIAS EBI MIRA SINTRA

DANIEL CARLOS EBI ALHANDRA

DIOGO GOMES

LUCAS BARCELO

EBI ILHA TERCEIRA

EBI FUNCHAL

PRISCILA PEREIRA

GERALDA NGANHANE

DIOGO MONTEIRO

EBI CASCAIS

EBI TAVIRA

EBI AJUDA

RITA ALEXANDRA EBI CARREGADO

LEONOR DINIS EBI OLIVEIRA DO HOSPITAL

ISRAEL MARTINS EBI IMPÉRIO


julho 2012 Janeiro 2014 Com a Educadora

TRABALHO

6 MANU L A s o s u i t l u m a s l Bo

MARGARIDA ROCHA EBI Figueira da Foz

PASSO 2

ssário PASSO 1 - Material nece

Dobrar os círculos do tecido ao meio. Passar a linha na parte direita do círculo e franzir até forma r uma asinha. Juntar todas as quatro asinhas para formar a borboleta. Com fita de cetim corta r 16 cm e dar uma laçada, como mo stra a foto.

PASSO 3 Materiaiscm:

1 Tira de feltro 35x12 10 cm 2 Círculos de tecido liso tasia 10 cm 2 Círculos de tecido fan 1 Tesoura Linha de croché 1 Agulha Fita de cetim Cola quente 1 Mola para fecho

PASSO 4

Dobrar o feltro em dois, deixando 6 cm para a pala e fazer o ponto caseado com a linha, formando a bolsinha.

ESTÁ PRONTO !

nte na borboleta Colocar um pinguinho de cola que car uma mola colo ra, e na bolsa como mostra a figu para fechar. Enfeitar a gosto.


GOSTO MUITO DE LER E TU?

janeiro julho 2014 2012

Ler com diversão

Então, Ju, já entregaste todos os convites?

7

Acho que desta forma conseguiremos terminar com esta inimizade!

Sim, Megui, e todas ficaram muito animadas para o nosso piquenique.

Humm!! Já estou com água na boca.

Vamos preparar alguns doces para levar?

Hum... Que delícia! Vamos preparar também algumas sanduíches.

Cartão da Ju Recorta o cartão da Ju e evangeliza um amiguinho teu no primeiro mês do ano de 2014.


julho 2012 janeiro 2014

Tema Capa - Retrospetiva

2013

8 do E d u ca d 1ª Premiação

or Cristão

Comemoração "Viva! Jesus

está Vivo!"

31 de março

2 de março Portugal, eira vez em m ri p la e p , res voa os Educado Foi realizad s o d to a m iação ag e n: a 1ª Prem e uma homen e T F T o d EBI e luntários da . Cristão, 2013 r do Educado

Comemoração "Dia do Pai" 24 de março A EBI também

comemorou um dia muito especial, o Dia dos Pais. A EBI deixou o seu carinho para todos.

m as Piquenique co

Educadoras

Ainda no mês de março, a EBI celebrou: "Viva! Jesus está Vivo!", onde tod as as crianças puderam entender melhor o sig nificado da Páscoa, Santa Ceia e a Ressurreiçã o de Cristo.

G Conferência

eral

No dia 14 de a abril, tivemos e G a Conferênci s a ral com todas a Educadoras d le a g u EBI – Port a e Europa, ond Coordenadora responsável, ntar a sente e a orie re p ve e st e , co. Katia Cardoso balho magnífi a tr e st e re b todas so l Reunião Gera da EBI, dia

6 de outubro.

25 de abril Comemoração "

Em Portugal, o Dia da Mãe é celeb rado no primeiro do mingo de maio. Realiz ou-se uma homenag em a todas as mães.

Dia da Mãe" l Reunião Gera da EBI, dia

. 1 de dezembro

5 de maio

per in t


janeiro 2014

Dia da Criança 1 de junho Doação à Associação "Coração Universal" Foi um marco na história da EBI de Portugal continental e ilhas em 2013. Todos juntos comemorámos este dia, com um mega Evento para as crianças, aberto também para os adultos. Foi um dia diferente e único!

7 de julho

A EBI e o Tf Teen tiver am o prazer de entregar uma doação de alimentos não perecív eis à Associação "Coração Universal." Estes alimentos fora m recolhidos no Evento realiza do no Dia da Criança, organi zado pela EBI e TF Teen.

Regresso 15 de agosto

às aulas

15 de se

Convívio Como a EBI está presente na vida de todas aquelas que fazem parte da mesma, tivemos a oportunidade de ter um convívio com todas as Educadoras de Lisboa, Norte, Centro, Sul e ilhas.

23 de setembro a 13 de outubro Jejum de Daniel O Jejum de Daniel é sempre muito esperado por todos e também pelas crianças da EBI.

9

tembro

Com o re gresso à sa setembr o, não po ulas em d eria falta a Consa r gr dantes, q ação dos Estu ue foi re alizado e todos os m CdA , pa r a que, a sim, tod sos pude ssem de f r u t ar d e s um ano sucesso letivo de .

EBI em Festa! 22 de dezembro

A EBI viveu intensamente o Jejum de Daniel em outubro e logo a seguir realizou a consagração de todas as crianças, para que recebessem sabedoria. eitores do s o s l o t a e c a de ndizagem A E B I a gr ita apre u m e d o n is mo, p or u m a mpanheir tan te! o c lo e p e os bas prendem r be m jun tos a r a esta a u in t n u ma f é o c s o a le var e 14 Desejam o 0 2 Deus viv es e m er de um os leitor d s o o p d o o . t d m e és ee perto d a, atrav e s q u e cr te e ativ a daquel id v a n in teligen e p od q u e t u do os OS a tod DESEJAM !!! 14 0 EN TE 2 UM EXCEL

Para terminar o ano de 2013 em grande, a EBI consciencializou crianças, adolescentes e adultos através do Evento que foi realizado dia 22 de dezembro, intitulado "O melhor presente da minha vida... 2013." Assim, todos puderam aprender mais sobre a verdade do natal.


janeiro 2014

Querido Deus....

10

Deus ouviu-me! "Olá! Chamo-me Alexandra de Sá Pinto e vivo no Fundão. Tinha uma doença que para os médicos não tinha cura: Psoríase. Esta doença deixava-me muito triste, pois eram visíveis manchas muito grandes, com uma crosta muito feia no meu corpo. Um dia, participei na aulinha da EBI, fui ungida com o Santo Óleo e a Educadora orou por mim. Através da ação da fé, hoje estou curada. Deus ouviu a minha oração! Agora, quero fazer-te um convite: Amiguinho, se estás a passar por um problema de saúde ou outro tipo de problema, vem assistir às aulinhas da EBI e, certamente, Jesus também te ouvirá e resolverá o teu problema!"

"O

meu nome é Nicole Moreira, tenho seis anos e pertenço à EBI de São Marcos! Quando tinha cinco anos, foi-me detetado uma doença nos olhos com o nome de “sarcoidose”, que os médicos afirmaram não ter cura para este problema. Mas, fiz as minhas orações a Deus, e Ele ouviu-me e hoje estou curada. Voltei ao médico para fazer novos exames e estes comprovaram a minha cura. O médico disse que já não havia nenhuma indicação da doença e que esta tinha desaparecido, sem explicação. Hoje estou curada, porque Deus ouviu-me! Um abraço a todos da EBI."

"Tinha perturbações e hoje sou livre!"

"O

lá! Chamo-me Tiago Pereira e vivo em Leiria. Venho contar-vos o que Deus fez na minha vida! Eu tinha muitos pesadelos, sonhava com mortes, terror e violência. Como frequento a EBI, as Educadoras diziam sempre que Deus quer o nosso bem e nos pode ajudar. Certa vez, a Educadora comentou que quando era pequena tinha muitos pesadelos, agarrou-se com força a Deus e teve resposta Dele, e, assim, deixou de ter maus pensamentos. Então, peguei naquele exemplo e fiz o mesmo, agarrei-me com a minha força (a minha fé) a Deus, fiz as minhas orações e meditei na Sua Palavra. Hoje, estou livre de todos esses pesadelos que tinha e sou muito feliz. Deixo aqui o meu convite para todos os meus amiguinhos, que estão a ler o meu testemunho. Se estiverem a passar por algo que vos dê medo, façam o mesmo que eu fiz, participem nas aulinhas na EBI e os vossos problemas também terminarão."

"Olá! Sou a Nilza Oliveira e frequento a EBI de Sacavém, hoje sou uma criança feliz, alegre e transformada. Mas, antes de frequentar a EBI, não era assim, pois sofria com muitas perturbações, tinha visões de coisas que me deixavam com medo, via vultos, tinha pesadelos, não conseguia dormir à noite. A minha transformação aconteceu depois de me tornar dizimista na EBI, participar nas reuniões de quarta e sexta-feira, Campanha de Israel, e, com a ajuda das educadoras da EBI e da minha avó que sempre oraram por mim, superei tudo!"


julho 2012

Mural da

Família Descobrir mais sobre os recém-nascidos

E Maria Matilde EBI Cantanhede

"Olá!

Sou a Maria Matilde, de Cantanhede, e esta é a minha família. Juntos, mandamos beijinhos a todas as crianças e Educadoras da EBI de Cantanhede."

Tiago EBI Figueira da Foz

"Olá a toedesotas!

Sou o Tiago a é a minha querid ha mãe e a min mana, que tanto ar amo. Quero deix , os muitos beijinh , ho rin com muito ca I." EB para todos da

ste mês vamos falar um pouco sobre os Recém-nascidos, pois verificámos que é necessário ter um cuidado especial, uma vez que existem muitas mães de “primeira viagem” como algumas das nossas leitoras. Por esta razão, segue uma dica especial de como cuidar do seu bebé.

Amamentar

As mães, quando amamentam os seus bebés, colocam nos seus braços de forma delicada, os seus filhos, para que estes venham a ser amamentados de forma confortável. Contudo, não devem esquecer, que enquanto o bebé se amamenta, quer do peito da mãe, quer do biberão, engole ar. O ar entra até ao estômago do bebé que é mais leve que o leite e, como tal, tende a voltar, o qual é eliminado através do “arroto”. Por isso, mãe, por vezes o arroto vem com uma quantidade de leite, mas não se preocupe! Basta encostar o seu filho no seu peito, o queixo dele ficar em cima do seu ombro e, suavemente, dar umas pequenas palmadinhas nas costas.

Cólicas arcelos B a d n a Am nchal EBI Fu

"Olá amigos!

e Sou a Amanda Barcelos l. sou da EBI do Funcha , Esta é a minha família ra e deixo um beijinho pa todas as Educadoras da EBI."

Rodrigo Manuel EBI Viseu

"Olá amiguinhos! Sou o Rodrigo, da EBI de Viseu, e este é o meu pai que, junto com a minha mãe, me trazem sempre à EBI. Gosto muito deles, e enviamos um grande beijinho para todos da EBI."

Após amamentar, é normal o bebé também sentir pequenas dores na barriguinha, pois o seu organismo acabou de se alimentar. Muitas ficam preocupadas e não sabem como aliviar ou parar as dores. Por vezes, são gases presos e que provocam muito desconforto. Basta colocar o bebé na posição chamada de “barquinho”, isto é, procurar manter o bebé de barriguinha para baixo e com uma mão esfregar suavemente a barriguinha, sempre em círculos, tendo sempre o cuidado do rostinho estar encostado no nosso braço. E aproveitando essa posição, podem suavemente embalar, como se fosse um barquinho. No próximo mês traremos mais dicas! Coordenadora Neuza Matos


janeiro 2014

12 Tarefa do Mês Olá Educadoras! Todos os meses, neste cantinho, estaremos a dar-lhe uma tarefinha para o seu desenvolvimento na EBI. Vamos à Primeira Tarefa do Ano:

Coordenadora

Katia Cardoso

Criar um recurso visual sobre o dízimo que você nunca tenha feito para ensinar às crianças sobre a importância de ser fiel a Deus. Mas, tem que ser algo realmente novo para si, desafie-se e

I EB o ã ç a Em Evangelização Infantil

Recentemente, a EBI da Ilha S. Miguel, realizou a evangelização mensal com as Educadoras e Coordenadora na urgência do Hospital de Ponta Delgada. Levaram a revista do mês da EBI e TF Teen, e os bonequinhos da Turminha da fé, para dar às crianças que se encontravam doentes, no local. Na oportunidade, levaram também cadernos de oração e pediram aos pais ou familiares os nomes das crianças, informando que estariam a orar por elas. Foi uma tarde renovadora para todas as Educadoras. Poder evangelizar aquelas crianças que se encontram tão frágeis, sensíveis devido a doenças, viroses, entre outros problemas, devido ao clima ser tão húmido. Os pais deram atenção ao trabalho realizado no local e foi passada a fé para cada um deles.

você verá como é maravilhoso fazer algo que pensávamos que não podíamos fazer. Então, vamos colocar a criatividade em alta e mãos à obra!!

PROVA

Publique a foto no Facebook da EBI Portugal, com a FRASE: Eu fiz algo novo na minha EBI #EBITAREFA1

No mesmo espírito, a EBI de Gaia entrou também em ação! As Educadoras de Vila Nova de Gaia fizeram uma evangelização diferente, foram a bairros carentes para levar a Palavra de Deus. Na oportunidade, para além de deixarem a revista da EBI / TF Teen News, as Educadoras ofereceram alguns presentes às crianças presentes como pipocas, doces e pinturas no rosto. Mas, o intuito foi um só: ganhar Almas e levar um pouco de alegria àquelas crianças.

De

igual

modo,

as

EBI's de Lisboa, Centro, Sul, Norte e Ilhas realizaram esta

evangelização todo o ano de 2013, com um único objetivo: salvar Almas, tanto dos mais pequenos, bem como dos adolescentes e dos adultos.

Folhinha Janeiro 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you