Issuu on Google+

Diretor: João Filipe Jornal de distribuição gratuita

Seja nosso amigo no Facebook!

SEMPRE AO SEU LADO

+

Nº 419

de

De 01 a 07 de janeiro de 2012

EDIÇÃO NACIONAL

56.000 E X E M P L A R E S

Desejamos-lhe Boas Festas e um 2012 com todos os seus sonhos realizados!

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

08 DE JANEIRO

O seu jornal de sempre, com um novo layout, já na próxima edição... Aguarde as novidades...

Como viverão

FOTO: LUSA/ TIAGO PETINGA

os portugueses em 2012

TEMA CAPA...PÁGS. 05/06/07

Cortes e suspensão dos subsídios de férias e de Natal até 2013, medida já aplicada

Muitos produtos passarão de 6 para 23%, de um dia para o outro, como a restauração

A eletricidade aumentará 4%, ou seja, um acréscimo de 1,75 euros numa fatura média de 50¤

TELEVISÃO DIGITAL

DIGA ADEUS À VELHA TELEVISÃO

As deduções com despesas no IRS, de saúde serão reduzidas de 30 para 10%

A duração máxima do subsídio de desemprego passará de 3 anos para 18 meses

O ACORDO DO DESACORDO

DIA MUNDIAL DO BRAILLE

O novo Acordo Ortográfico foi assinado em 1990, entrou em vigor no ensino em 2011 e em 2012 no Governo

No dia 4 de janeiro celebra-se a criação de uma “ferramenta” que mudou a vida dos invisuais

ASSUNTO POLÉMICO...PÁG. 08

SOCIEDADE...PÁG. 09 PUB

Tem o que você precisa, 24H POR DIA!

A contagem decrescente para a TDT iniciou-se em maio de 2011 e terminará em abril de 2012, 55 anos após as primeiras emissões regulares da RTP. Mas a DECO já recebeu dezenas de queixas PORTUGAL EM XEQUE...PÁG. 10

Um canal de TV aberto via internet

Assista, participe, desfrute, divulgue e patrocine, pois, a iurdtv.eu é você!


2|

opinião S

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

cartoon por Emanuel Ferreira Depois da tempestade, sempre virá a bonança?!?

EDITORIAL JOÃO FILIPE Diretor

M

2012, o ano da mudança!

uitas são as alterações que estão previstas para o novo ano que agora se inicia, começando no Serviço Nacional de Saúde, passando pelos impostos, pela educação, pelos transportes, pelo serviço de TV... Para os políticos, 2012 traz uma interpretação diferente sobre o que poderá acontecer. Tanto para o Governo como para os partidos que sustentam a maioria, este ano será um ano de viragem, marcado pelas reformas que visam relançar a nossa economia; já para os partidos da oposição será um ano em que a crise se irá agudizar, pois, as medidas que estão a ser adotadas apenas irão trazer mais sofrimento, miséria e desigualdade social. Contudo, o que irá acontecer ninguém consegue prever, nem o Governo nem os seus opositores. Só a mudança do sinal de televisão de analógico para digital está a levantar muita polémica, tendo já sido assim nos concelhos-piloto. Porém, agora existem aldeias junto às fronteiras onde não irá sequer existir sinal, onde apenas se pôde receber, em meados deste ano, televisão via satélite, com um custo superior a 100¤. Adotem atitudes Embora este até possa ser um sinal com melhor qualidade, diferentes não deixa de causar polémica. (positivas) em relação aos anos E, afinal, quantas não são as pessoas que chegam ao fim de anteriores cada ano com a ideia de “ano novo vida nova”, mas tudo não passa de retórica, ou seja, é uma expressão de circunstância que fica sempre bem dizer, mas que raramente corresponde a uma atitude forte de mudança. Agora, quero dirigir-me a todos os leitores do nosso jornal, para lhes deixar uma mensagem: que todos possam ter uma vida melhor independentemente das suas condições. Todavia, existem alguns pormenores que serão necessários observar: 1. reconhecer que se tem estado acomodado/a; 2. querer mudar; 3. ter atitudes de mudança; 4. ser perseverante. Pois, não basta dizer que se deseja que com o ano novo venha uma vida nova, sendo, portanto, necessário ter atitudes diferentes para se poderem ter resultados também eles diferentes. E o desafio que lanço a todos os que não estão satisfeitos com a sua vida é o seguinte: adotem atitudes diferentes (positivas) em relação aos anos anteriores. Tenha uma boa leitura!

Leia a opinião do Bispo EDIR MACEDO na página 3i, do caderno Folha Centro de Ajuda Acordo Ortográfico: Informamos os nossos leitores de que já estamos a usar o Novo Acordo Ortográfico.

FOLHA DE PORTUGAL: ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35 (ANTIGO CINEMA IMPÉRIO) 1000-123 LISBOA TEL: 210 300 971 FAX: 210 300 999

Diretor: João Filipe jf.d@folhadeportugal.pt Secretariado: Cláudia Pereira Editor: IURD Redação: Carla Vaz, Isabel Barbosa e Sara Damásio Copydesk: Carla Vaz Paginação: Carlos Paredes e Eliane Rosa Tratamento de imagem: Bárbara Domingos Correio do Leitor / Publicidade geral@folhadeportugal.pt

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 56.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES, POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

PUB


SETE DIAS

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

aconteceu

Museus portugueses reconhecidos Três museus nacionais são finalistas do “Museu Europeu do Ano 2012” e fazem parte de uma lista de 46 nomeados em 20 países da Grécia, Alemanha, Holanda, entre outros O Museu do Côa, no Douro, o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo, e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nos Açores, são os três museus

marcas

do

tempo

Momentos marcantes da História do Mundo, na semana de...

01 a 07 de janeiro

01

portugueses nomeados para o 1970, de forma a promover “Prémio do Museu Europeu a qualidade das instituições do Ano 2012”. Os três museus Sendo um prémio atribuído, todos os portugueses concorrem anos, pelo European com mais 20 países Museum Forum (EMF), uma organização sem museológicas. A cerimónia fins lucrativos criada nos anos de entrega do “Prémio Museu

Mais de mil 2 milhões 160 milhões de euros é o valor do desperdício dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, por dia, revelou uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas, a qual aponta para um desperdício de 745 milhões de euros em 2008.

de euros é quanto irá custar aos madeirenses em 2012, depois de ter sido feita a aproximação das tabelas de IVA no arquipélago às praticadas no continente, disse uma fonte ligada ao processo.

de janeiro de 2008 Inicia-se, em Portugal, a lei que proíbe fumar em recintos fechados. de janeiro de 1839 O fotógrafo francês Louis Daguerre fotografou, pela primeira vez, a Lua. de janeiro de 1970 Salvador Allende assume a presidência do Chile. de janeiro de 1643 Nasce Isaac Newton, físico britânico. de janeiro de 1668 É assinado o Tratado de Madrid, que estabelece a paz entre Espanha e Portugal, pondo fim às Guerras da Restauração. de janeiro de 1964 Os Rolling Stones estreiam a sua primeira tournée, no interior de Inglaterra. de janeiro de 1929 Surge, na banda desenhada, uma das personagens mais famosas da história: Tarzan.

02

FINALISTAS: Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (E), Hotel-Museu do Convento de São Paulo (C) e Museu do Côa (D)

Europeu do Ano 2012” acontecerá em Penafiel, entre 16 e 19 de maio, deste ano. E os três museus portugueses concorrem com países como: Grécia, Irlanda, Rússia, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, França e Reino Unido.

números

obesos foram submetidos a uma cirurgia contra a obesidade, nos primeiros seis meses deste ano, número que seria maior se os doentes estivessem a ser encaminhados para o setor privado, admitiu um responsável do programa.

|3

6,6%

foi a diminuição do valor das compras feitas com cartão multibanco na época de Natal de 2011, face ao mesmo período de 2010, avançou, na semana passada, a SIBS, empresa que gere a rede de multibanco. *com Lusa

03

04

05

06

07

PUB


4|

sete dias

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

Mais de 5.600 casais

SEM EMPREGO FOTO: LUSA/MIGUEL A. LOPES

IEFP: Existem cada vez mais lares onde o desemprego é uma realidade constante

,Desde que o Instituto de ambos os elementos do casal Emprego e Formação Profissional desempregados, especialmente no (IEFP) começou a recolher norte do país. Estando o número estatísticas, há cerca de um ano de casais desempregados a subir atrás, o total de agregados familiares com ambos O número de casais os elementos do casal desempregados está no desemprego não tem a subir há cinco meses parado de aumentar. E, consecutivos, tendo já em novembro passado, ultrapassado a barreira existiam 5.649 casais nessa dos cinco mil situação, ou seja, o dobro do mesmo mês de 2010. Tendo o IEFP feito o primeiro há cinco meses consecutivos, levantamento em outubro tendo já ultrapassado a do ano passado, apurando a barreira dos cinco mil em existência de 1.530 famílias com outubro passado.

a boa notícia

Mais 1.931

NASCIMENTOS Segundo o estudo “Natalidade, Mortalidade infantil, fetal e perinatal 2006/2010” da

Direcção-Geral da Saúde (DGS), a que a Lusa teve acesso, a taxa de natalidade voltou a aumentar em Portugal em 2010, registando-se mais 1.931 nascimentos relativamente ao ano anterior. Tendo-se registado um comportamento semelhante em quase todas as Regiões de Saúde, com exceções no Norte, o qual manteve a taxa de natalidade, e na Região Autónoma da Madeira, cuja taxa diminuiu em relação a 2009.

a sua carreira

Passe à ação em 2012 Com a aproximação de um novo ano surgem as habituais listas de objetivos e planos para a nova etapa que se inicia. E embora não seja difícil traçar metas para o novo ano, a realidade é que não é assim tão fácil segui-las, acabando estas, muitas vezes, por ficar esquecidas no fundo de uma gaveta. Contudo, com alguma disciplina e entrega, poderá vir a ser bem-sucedido/a.

 Seja ousado/a: estipule metas que ultrapassem os seus habituais limites;

 Seja específico/a: delineie todos os pormenores dos objetivos que deseja alcançar;

 Escreva tudo: as listas de objetivos podem ajudar a clarificar e a organizar as suas metas;

 Sinta-se um/a vencedor/a: pois, para vencer há que ter espírito de vencedor/a;  Use o condicional e o futuro: persuada o seu subconsciente de que o êxito está assegurado antes mesmo de meter mãos à obra;

 Estabeleça prazos: obrigue-se a cumprir etapas regulares e assim verá que os resultados serão muito mais positivos;  Preveja obstáculos: ao prever possíveis dificuldades conseguirá evitá-las ou preparar-se melhor para a sua chegada;

 Compartilhe as suas aspirações: cerque-se de amigos que o/a apoiem e motivem;

 Agregue benefícios: ao associar cada objetivo da sua lista a benefícios, compreenderá nitidamente o que terá a ganhar com cada meta atingida;

 Meta mãos à obra: recorde-se de que todos os dias deverá dar mais um passo

O AVANÇO do ano

Inimigo do cancro e amigo da dieta compõem o leite. Tendo o mesmo investigador concluído ainda que o leite ajuda a emagrecer graças aos seus péptidos bioativos. Portanto, beber um copo de leite antes da refeição é realmente saciante e ajuda a ingerir menos comida, o que auxilia na manutenção do peso.

em direção às suas metas, caso contrário, estará a caminhar para a derrota.

NOVO ANO: Tire as resoluções do papel

saúde à mesa

De acordo com uma investigação, efetuada por um professor catedrático da universidade Autónoma de Barcelona, é possível diminuir em 34% a ocorrência do cancro do cólon graças ao consumo de cálcio, vitamina D, ácidos gordos essenciais e outros nutrientes que

 Antecipe o triunfo: imagine-se a superar todas as dificuldades e a alcançar as suas metas finais;

LEITE: Afinal, este alimento não serve apenas para fortalecer os ossos

 Anualmente, a revista Science escolhe o avanço do ano e, este ano, a escolha recaiu sobre os ensaios clínicos que mostraram nitidamente que os medicamentos antirretrovirais previnem a transmissão do HIV entre casais heterossexuais, quando um dos seus elementos não tem Sida. Tendo os resultados do ensaio HPTN 052, publicados, em agosto, na revista médica New England Journal of

Medicine, provado que a toma dos antirretrovirais diminuía em 96% a transmissão do HIV.

2011: No estudo, os antirretrovirais reduziram em 96% a transmissão do HIV


DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

O QUE O/A ESPERA ESTE ANO!?!

|5

FOTO: LUSA/ TIAGO PETINGA

tema capa

As medidas de austeridade e as mudanças que o Orçamento de Estado para 2012 irão trazer para a vida dos portugueses têm sido o assunto mais falado nos últimos meses do ano 2011. Por isso, conheça algumas das que mais afetarão a sua vida nos próximos dois anos  SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

2012 “

será um ano de grandes mudanças e transformações”, afirmou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sua primeira mensagem de Natal aos portugueses e depois de ter anunciado, nos últimos meses, mais medidas de austeridade para o Orçamento de Estado de 2012 (OE2012). Afirmando o mesmo, durante o seu discurso, ter noção de que “as nossas estruturas e as nossas instituições, tanto políticas como económicas, nem sempre estão à altura do serviço que têm de prestar” e que “para construir a sociedade de confiança que queremos temos de reformar a Justiça, de tornar muito mais transparentes a máquina

administrativa e as decisões públicas, de abrir a concorrência, de agilizar a regulação e de acelerar a difusão de uma cultura de responsabilidade no Estado, na economia e na sociedade”. Apesar do seu discurso que, de alguma forma, tentou aproximar as suas preocupações às dos portugueses, estes mantêm-se extremamente preocupados com o ano que se aproxima. Por outro lado e segundo o estudo da Deloitte – “Orçamento de Estado 2012 – A importância de saber”, a que a agência Lusa teve acesso, apesar de acharem que as medidas de austeridade para este ano vão agravar a situação financeira de todos, os portugueses consideram-nas razoáveis e necessárias para ultrapassar esta crise. Do total de pessoas ouvidas, 55% pensa que a situação

económica poderá melhorar, mas não descarta a possibilidade de sair do país, principalmente os mais jovens.

a vida de todos os portugueses, várias opiniões, especulações e

DEPOIS DE APROVADO...

O OE2012 foi aprovado em novembro último, com os votos favoráveis da maioria parlamentar PSD/CDS-PP e com a abstenção do PS. PCP, BE e Verdes votaram contra. Encontrando-se o documento já no Palácio de Belém para o chefe de Estado decidir, até ao final do ano, sobre a sua promulgação (dados não confirmados até ao fecho desta edição), confirmou à Lusa fonte da Presidência da República. Depois de começarem a ser anunciadas as várias medidas de austeridade que iriam afetar

FOTO: LUSA/ ANTÓNIO COTRIM

“2012 será um ano de grandes mudanças e transformações” primeiro-ministro estudos foram sendo lançados para a praça pública. Por exemplo, e ainda segundo dados retirados do

estudo da Deloitte – “Orçamento de Estado 2012 – A importância de saber”, a classe média será a mais afetada pelas medidas do OE para este ano, seguindo-se os funcionários públicos e os reformados. Mostrando o mesmo documento também que o corte nos subsídios de férias e de Natal poderá significar uma quebra de 30% no rendimento anual dos funcionários públicos, durante este ano. E 76% dos inquiridos acredita que depois 2013 os subsídios voltarão, mas não ao mesmo nível de antes. Tendo o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmado, em público, em novembro último, que estes cortes eram “claramente” temporários.


6|

TEMA CAPA

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

ALGUMAS MEDIDAS d

MUDA

SUSPENSÃO DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL Esta medida foi já aplicada nos subsídios de Natal de 2011, com exceção dos rendimentos mais baixos, com um corte de 50%, através de uma sobretaxa de IRS. Mas, até 2013, funcionários e pensionistas que receberem mais de 600 euros mensais sofrerão cortes parciais nos seus subsídios e para os que receberem mais de 1.100¤ o corte será total. Medida esta que também atingirá os trabalhadores do Estado com contratos de prestação de serviços, em regime de avença.

ALGUMAS ALTERAÇÕES NO SUBSÍDIO A duração máxima do subsídio de desemprego passa de 3 anos para 18 meses e haverá uma redução de, pelo menos, 10% do montante das prestações. Mas esta reforma só irá abranger os trabalhadores que ficarem desempregados, após a entrada em vigor da nova lei. E o período contributivo necessário para aceder ao subsídio de desemprego passará de 15 para 12 meses. Já o limite máximo do montante mensal do subsídio de desemprego será reduzido, mantendo-se os valores mínimos, de forma a salvaguardar os beneficiários com menores salários.

IMPOSTO SOBRE CARROS O Imposto Sobre Veículos irá aumentar entre 7,6 e 11,4%. Começando os aumentos nos 7,6%, para automóveis de baixa cilindrada e a gasolina, e terminando nos 11,4%, para carros de alta cilindrada e a gasóleo.

A FATURA DA LUZ AUMENTA A fatura de eletricidade irá aumentar 4% em 2012, o que representa um acréscimo de 1,75 euros numa fatura média de 50¤, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Para as famílias abrangidas pela recente tarifa social, o impacto no final do mês será de 57 cêntimos numa fatura média de 26¤. Existindo no país perto de 5,4 milhões de clientes domésticos, dos quais 666 mil pagam a tarifa social.

ALTERAÇÕES NO IRC E NO IMI ALTERAÇÕES NO IVA 23% continua a ser o escalão máximo do IVA, mas muitos produtos irão passar de 6 para 23%, de um dia para o outro. E alguns que estavam na taxa média de 13 subirão agora para 23%, tais como a restauração, o gasóleo de aquecimento, a comida preparada (rissóis, croquetes...), as conservas de frutos, os frutos secos, as margarinas, os óleos alimentares ou os equipamentos para captação de energias renováveis. A comida e os medicamentos mantêm-se com a taxa reduzida, mas para os 23% sobem as sobremesas de soja, as bebidas, as sobremesas lácteas e todas as águas com sabores. Também estão incluídos nesta lista os espetáculos, as provas desportivas, os bilhetes de cinema e de teatro e o golfe. Na taxa intermédia surgem as águas engarrafadas, minerais e de nascente. Também a equiparação do IRS e do IRC aos valores do continente e o aumento do IVA para 22% são algumas das medidas do plano de ajustamento financeiro da Madeira.

O Governo eliminou a taxa de 12,5% aplicável a empresas com lucros tributáveis até 12.500 euros, as quais passam agora a ser tributadas a uma taxa de 25%. Quem tem isenções temporárias de IMI poderá gozá-las até ao fim. Já quem comprar casa após 31 de dezembro de 2011, as isenções passam a ter um limite de três anos (que era de oito antes), caso o imóvel tenha um valor patrimonial tributário até 125 mil euros. E as taxas cobradas vão aumentar 0,1% em 2012. Já para os imóveis que não foram avaliados até 2004, os proprietários irão pagar uma taxa que poderá variar entre 0,5 e 0,8% sobre o valor patrimonial tributário. E os prédios considerados devolutos verão a taxa de IMI agravar-se para o triplo contra o dobro atualmente.

E das p o lanç TAP e as Águ


tema capa

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

|7

S das áreas que mais irão DAR em 2012 FOTO: LUSA/ LUÍS FORRA

NOVAS TAXAS MODERADORAS PRIVATIZAÇÕES Está prevista a conclusão para 2012 da venda das participações do Estado na EDP, REN e Galp, e o lançamento dos processos de privatização dos CTT, TAP e ANA. Também irão ser privatizadas a RTP e as Águas de Portugal este ano.

As taxas moderadoras das urgências hospitalares REDUÇÃO custarão a partir de agora, a cada utente entre 15 a NA DESPESA 20 euros e as dos centros de saúde aumentarão de 3,80 para 10¤. E o serviço de urgência Para além das reduções nas despesas com o pessoal, estão polivalente sofrerá um aumento de 9,60 incluídos cortes substanciais em praticamente todos os setores para 20¤ de taxa moderadora. governamentais. Sendo os ministérios mais afetados os da Saúde e da Educação, com menos 800 milhões e 600 milhões de euros, respetivamente. As associações e outras entidades privadas irão passar a ver o seu financiamento público divulgado. E os administradores das empresas públicas que não paguem aos fornecedores em tempo útil sofrerão sanções. Já os membros do Governo só irão poder deslocar-se em classe executiva, em viagens de avião superiores a quatro horas.

REGRAS PARA DESPEDIR Para quem inicie agora um contrato de trabalho, o valor das indemnizações por despedimento passará de 30 para 20 dias por cada ano de trabalho. Passando a existir um teto para compensações, nos novos contratos, e o máximo que poderá ser pago será de 12 meses, não podendo ultrapassar o valor de 116.400 euros.

MENOS REDUÇÕES NO IRS As deduções com despesas de saúde reduzem de 30 para 10%, com um limite máximo de 838,44 euros. Pois, até hoje, os contribuintes podiam reduzir 30% das despesas, quer gastassem 500 ou 15.000¤ em saúde num ano. Sendo ainda prevista uma sobretaxa de 2,5% para rendimentos coletáveis superiores a 153.300¤ anuais. Havendo também lugar para a redução do valor diário do subsídio de refeição, que se encontra excluído de IRS e Segurança Social. Já os trabalhadores dependentes pagarão menos IRS.

IMPOSTO SOBRE O TABACO ATINGE OS 50% “O imposto sobre o tabaco relativo a charutos, cigarrilhas, tabaco de corte fino destinado a cigarros de enrolar e restantes tabacos de fumar reveste a forma ‘ad valorem’, resultando da aplicação ao respetivo preço de venda ao público nas percentagens” de 15% para os charutos e para as cigarrilhas, de 61,4 para o tabaco de corte fino destinado a cigarros de enrolar e, para as restantes tabacos de fumar, os 50. Atualmente, o imposto é de 45%.

FERIADOS ELIMINADOS O Governo irá avançar com a eliminação de alguns feriados nacionais e também colar outros aos fins-de-semana, evitando assim a oportunidade de pontes. E a igreja católica já avançou com os dois dias que aceitará que deixem de ser de descanso: 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora, e o Corpo de Deus (feriado móvel).


8|

geral

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

assunto POLÉMICO

2014: É a meta para implementar a uniformização gráfica da língua

Acordo

Ortográfico Foi assinado em 1990, entrou em vigor no ensino no ano letivo de 2011/2012 e, a partir de 1 de janeiro de 2012, será também aplicado ao Governo, organismos, entidades e serviços que dele dependem, assim como à publicação do Diário da República

21 anos depois

FOTO: LUSA/ NUNO VEIGA

A PARTIR DE 1 DE JANEIRO NA AR

¡ CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

A

assinatura do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa data de 1990, embora a ratificação e a adoção de uma nova forma de escrever em português não tenha vindo a ser encarada de forma consensual e pacífica ao longo dos últimos 21 anos. Pois, desde a assinatura do acordo, em dezembro de 1990, que muitas foram as figuras públicas e os especialistas em linguística que manifestaram a sua oposição às

alterações propostas pelo A uniformização gráfica da documento. Contudo, língua está longe de gerar apesar das vozes de unanimidade e promete oposição, das críticas continuar a ser uma questão à inércia, da pouca polémica e discutível vontade demonstradas pelas lideranças políticas e depois da elaboração de dois do acordo que unifica a escrita da protocolos modificativos, o Governo língua portuguesa. Decisão esta português decidiu, finalmente, que foi tomada em Conselho de avançar com a implementação Ministros e que prevê que, até 2014,

todos os portugueses já estejam a escrever de acordo com as novas alterações gráficas.

Supressão de maiúsculas: estas deixam de ser necessárias para os dias da semana, os meses do ano e os pontos cardeais, passando a ser opcionais para os nomes de disciplinas, obras literárias, formas de

tratamento, ruas, avenidas, praças... Extinção de consoantes mudas: as consoantes mudas vão ser eliminadas de todos os vocábulos – o c (correto, afetivo, coleção) e o p (ótimo, exceção). Extinção de acentos: verifica-se em palavras como para (forma verbal), pelo

(substantivo) e demos (modo conjuntivo); as conjugações verbais da 3ª pessoa do plural do indicativo passam a escrever-se sem acento (leem, reveem); assim como as palavras terminadas em o duplo (voo, enjoo). Eliminação de hífenes: nas formas do verbo haver que se unem à

preposição de (hão de, hei de); quando os vocábulos começam por r ou s e os prefixos acabam em vogal, cai o hífen e dobra a consoante (antirreligioso, contrarregra); se a palavra começar por vogal, o hífen também desaparece (contraordenação), exceto se as duas vogais forem iguais (pré-eliminatória); sendo exceção o prefixo co (cooperação).

Segundo a agência Lusa, a Assembleia da República (AR) adotará o novo acordo ortográfico nos documentos oficiais e em todas as plataformas de comunicação, incluindo o site da Internet do Parlamento, a partir do primeiro dia de 2012. De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros, o acordo ortográfico foi adotado no sistema educativo no ano letivo de 2011/2012 e será adotado, a partir de 1 de janeiro de 2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como à publicação do Diário da República.

DESDE SETEMBRO NAS ESCOLAS

De acordo com as diretivas do ministério da Educação e Ciência, em setembro de 2011, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começou a ser aplicado no sistema

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS Novas letras: o alfabeto passa de 23 para 26 carateres, com a entrada oficial das letras k, w e y.

educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade. Sendo que os manuais escolares passarão a utilizar progressivamente a nova ortografia, seguindo o ritmo das novas adoções ou quando um manual já adotado tenha de ser reimpresso durante o seu período de vigência. Portanto, os novos manuais que foram adotados em 2011/2012 já deveriam estar de acordo com a nova ortografia, a qual, até 2014, será utilizada em todos os novos manuais adotados.

GOVERNO: Todos os documentos oficiais passaram a ser escritos com o novo Acordo Ortográfico em janeiro


CENTRO DE AJUDA

LEIA MAIS: 4i/5i – DOMINGO DOS SINAIS DE DEUS:

Vire as costas à fraqueza

Nº 419 • DOMINGO • 01 • JANEIRO • 2012

O ÚNICO

e VERDADEIRO O

6i – CONQUISTAS FINANCEIRAS 7i – NACIONAL: Moita/Azambuja/ S.J. da Madeira

Foi na passada quarta-feira (21) que o Cenáculo do Espírito Santo no Porto recebeu a visita do responsável pelo trabalho evangelístico em Portugal e na Europa

FOTOS: CEDIDAS

¡ CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

P

elas 20H, o bispo Júlio Freitas deu início a mais uma palestra dirigida a todos os Filhos de Deus, começando por focar o facto de Ele só poder batizar alguém com o Espírito Santo, depois de este se ter desintoxicado de tudo o que o mantém afastado d’Ele e “surdo” às Suas Palavras. E uma das muitas coisas capaz de intoxicar qualquer ser humano é o sentimento de autocomiseração, pois, não é Deus que alimenta este sentimento e cabe a cada um lutar contra ele. “Não nutra esse sentimento de impotência, inferioridade e autocomiseração porque isso irá fazer de si, literal, emocional e espiritualmente miserável”, alertou o orador. Deus nunca dará o seu Espírito a quem nutrir dentro de si um

sentimento de inferioridade, seja porque não tem estudos, oportunidades, experiência... “Quem nutre este vírus, que causa intoxicação mental, emocional e espiritual, não pode receber o Espírito de Deus, porque o Seu espírito é de intrepidez, poder e alegria”, explicou o bispo a todos os presentes.

reflete-se na sua vida”, elucidou o orador.

as suas lágrimas, aí irá poder sorrir e rir, saindo do estado de tristeza em que se encontra para um estado de alegria. Mas cabe, única e exclusivamente, a cada um decidir que caminho seguir! “No Centro de Ajuda, ensinamo-lo/a a usar a fé, porque não o/a

que não provém de Deus, passando a dar ouvidos somente à Sua Voz.

MENSAGEM: O sentimento de autocomiseração ainda nutrido por muitas pessoas continua a impedir Deus de as batizar com o Espírito Santo

ENTREGA TOTAL

Quando os problemas e as dificuldades surgem, a tendência natural de qualquer ser humano é apoiar-se em quem está mais perto, chorando e lamentando-se no ombro do pai, mãe, irmão, amigo, vizinho ou colega de trabalho. Contudo, o Único ombro onde este se pode verdadeiramente apoiar é no ombro de Deus. Pois, “quando a pessoa se entrega totalmente a Deus, entrega-se porque se desintoxicou de tudo o que a faz ser fraca e isso

Agora, se a pessoa teimar em procurar alguém para enxugar as

Tudo é possível ao que crê suas lágrimas, aí irá continuar a chorar até ao fim dos seus dias, já se esta permitir que Deus seque

ERRATA:

queremos ver dependente de nada, nem de ninguém, mas sim livre e independente”, esclareceu o bispo. Mas para que isso possa acontecer, existe um preço a pagar: a pessoa terá de se desintoxicar de tudo o

Por lapso, na edição anterior do nosso jornal (418), na página 13, publicámos a morada incorreta do Centro de Ajuda na Holanda e a bandeira errada do mesmo país. Vindo, desta forma, retificar a nossa falha:

HAIA: FRUITWEG 4, 2525 KH, DEN HAAG

PUB


2i |

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

superação

O poder do

SACRIFÍCIO TODAS AS SEMANAS, IRÁ ACOMPANHAR, AQUI, HISTÓRIAS EMOCIONANTES E DRAMÁTICAS DE QUEM ENFRENTOU E VENCEU DESAFIOS

VOLTAR A ACREDITAR

“Enquanto estivemos longe de Deus só tivemos problemas e fomos roubados por duas pessoas em quem confiávamos”, confessou Ana Paula Ruas. Saiba como ela e a sua família conseguiram dar a volta as suas vidas e serem hoje felizes e realizados

¡ SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

S “

empre fui atormentada por espíritos desde criança e recordo-me de, aos sete anos, ter pavor de dormir com a luz apagada, pois, via vultos e ouvia vozes a chamarem-me. Também sofri durante anos de sonambulismo, levantando-me durante a noite, andando pela casa, falando com meus pais e até comendo, mas, no dia seguinte quando me contavam o que tinha feito, nunca me lembrava de nada. Por duas vezes, salvaram-me de saltar da janela. Então, os meus pais procuraram ajuda nos centros espírita, em mulheres que benziam, em bruxos, em cartomantes... mas nunca encontraram respostas. Nós éramos uma família de classe média, com casa própria, dois carros e casa na praia. O meu pai era sócio gerente de uma fábrica de produtos de limpeza e nunca me faltou nada, pois, sempre tivemos tudo o que queríamos. Até que, um dia, os meus pais disseram que nunca mais iriam aos centros espírita e o pai de santo amaldiçoou-nos. A partir desse dia, começámos a perder tudo! E, depois de perdermos todos os nossos bens, decidimos vir do Brasil para Portugal para começar

uma vida nova. Foi muito difícil começar do zero, pois, estávamos habituados a um padrão de vida muito elevado. Passados dois anos, o meu pai converteu-se ao Senhor Jesus numa igreja evangélica e, logo depois, fomos todos, a minha mãe, eu e o meu irmão. Durante os primeiros sete anos, conquistámos algumas coisas e fomos abençoados. Mas acabámos por sair e passámos por quatro igrejas evangélicas ao longo de 18 anos”. O DESGOSTO DA MORTE

momento, senti uma revolta muito grande e até ia à igreja evangélica, mas já não orava ou lia a Bíblia, não me importando com mais nada. Vivi uma grande depressão e culpava a Deus por não ter curado a minha mãe!”. ENGANADOS POR QUEM CONFIAVAM

“Enquanto estivemos longe de Deus só tivemos problemas e fomos roubados por duas pessoas em quem confiávamos, o pastor líder dessa igreja evangélica e a sua

“Entretanto, foi diagnosticado à minha mãe um cancro no colo do útero. Durante três anos, ela lutou contra esta doença e outros problemas u que foram Acontoescsea surgindo, na n connosco sempre a orar e a pedir a Deus pela sua cura. Infelizmente, não aconteceu e ela faleceu com a doença. No entanto, penso que ela foi salva pelo Senhor Jesus, pois, quando deu o último suspiro, mulher. Tínhamos iniciado uma segurou na minha mão e sorriu. sociedade com eles numa empresa Agora, tenho a certeza de que de transportes, que pertencia a ela está com Cristo! Mas, nesse este pastor e que ele queria vender

vida!

FOTOS: CEDIDAS

para nós. A documentação foi toda adulterada e, quando nos apercebemos, a empresa já estava falida. Infelizmente, nessa altura não vivíamos com uma fé inteligente, pois, durante 18 anos, ensinaram-nos a seguir apenas a voz do coração, o que nos fez perder tudo mais do que uma vez. Foi assim que chegámos ao Centro de Ajuda no Vale Formoso e cá estamos há cerca de um ano e quatro meses. Chegámos com uma dívida de 100 mil euros, sem paz, sem conseguir dormir e na eminência de perdermos

curada interiormente, deixei todo o sofrimento que me atormentava, batizei-me nas águas e recebi o Espírito Santo. Entreguei-me totalmente a Jesus e, hoje, Ele está verdadeiramente na minha vida! Agora, a minha família vive em paz, existe ânimo, direção e determinação para lutar e vencer todos os problemas. Entretanto, o meu irmão também veio para a Igreja e já viveu algumas conquistas. E o meu pai também foi abençoado nesta última Fogueira Santa, recebendo dez vezes mais do que aquilo que entregou no Altar.

“Infelizmente, não vivíamos com uma fé inteligente, pois, durante 18 anos, ensinaram-nos a seguir apenas a voz do coração, o que nos fez perder tudo mais do que uma vez” tudo o que tínhamos, de novo. Mas, no mesmo mês em que entrámos no Centro de Ajuda, Deus abriu-me uma porta e consegui um emprego maravilhoso, numa empresa de engenharia acústica e, a partir daí, fomos negociando todas as dívidas. De seguida, fui

Continuamos a lutar, sou fiel dizimista, faço as correntes, os meus votos, as Fogueiras Santas e lanço-me sempre, sem reservas, no Altar. Aprendi uma grande lição e nunca mais quero viver longe do meu Deus! Creio que em nome do Senhor Jesus, já sou uma vencedora!”. Ana Paula Ruas – Porto


reflexão O Centro de Ajuda Espiritual (IURD) NÃO COBRA: 1 Para realizar casamentos  2  Para realizar batizados (adultos) 3 Para dar aconselhamento  matrimonial 4 Para aconselhar e 

acompanhar indivíduos toxicodependentes 5 Para aconselhamento pastoral 6 Para participar na Santa Ceia 7 Para a realização da unção com óleo 8 Para visitas ao domicílio 9 Para visitas a doentes no hospital 10 Para visitas a presidiários 11 Para distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas 12 Para distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas 13 Para acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue 14 Para ajudar a manter o Lar de Idosos Universal 15 Para a apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos) 16 Para participar no Grupo de Jovens "Força Jovem" 17 Para a realização de orações 18 Para a entrada nas igrejas e participação nos cultos 19 Para a participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, Estádios, Pavilhão Atlântico, etc. 20 Para ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)

              

  

        

| 3i

mensagem BISPO EDIR MACEDO

21 Para manter a Fazenda  Nova Canaã 22 Para a realização de  cursos informáticos 23 Para aconselhar e apoiar 

na escolha de uma carreira profissional 24 Para atendimento telefónico 24 horas 25 Para apoio a mulheres vítimas de abusos 26 Para apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos 27 Para visitas a lares de terceira idade 28 Para dar alimento aos sem-abrigo 29 Para apoio em catástrofes 30 Para a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens 31 Para aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV 32 Pelo transporte de pessoas com dificuldades de locomoção 33 Pelo estacionamento no parque da Igreja 34 Pelos Estudos Bíblicos realizados 35 Pela entrada e participação no maior Congresso Financeiro do país 36 Pela realização de funerais 37 Pela distribuição do Óleo Santo de Israel 38 Pelos cursos de Teologia (IBURD) 39 Pelos milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

Preocupar-se porquê?

U

m dos grandes pecados mortais é a e manterem os seus ouvidos espirituais abertos intensa preocupação com a opinião para a direção do Espírito. Pois, assim como Ele alheia. Aqueles, cujos pensamentos guiou o Seu Filho e os discípulos, também quer estão ocupados assim, perdem tempo fluir em si e através de si! Ele tem prazer nisso, mas, depende da sua atenção. precioso. Pois, poderiam estar atentos para Enquanto não houver tal consideração para ouvir as ideias e as inspirações “O Espírito de Deus quer com Ele, nada poderá do Alto e serem úteis fazer pelos que gemem ao Altíssimo. guiá-los de volta ao Jardim Contudo, não se pode por nada. do Éden” esperar que o selo do Espírito Por isso, meus amigos, Santo seja capaz de impor a sejam sábios. O Espírito Sua meiga Voz no meio do de Deus quer guiá-los de turbilhão de tantas outras. E quanto mais se a mente volta ao Jardim do Éden! Portanto, não percam essa está preocupada com a opinião dos outros. visão, nem permitam que os vossos neurónios sejam O mal trabalha assim: inspira os seus súditos queimados com o calor da fúria de quem já se está linguarudos para criticar, alfinetar, enfim, colocar a queimar. para baixo aqueles que estão a lutar para sobreviver, pela fé. Porém, cabe aos da fé cuidarem de si mesmos Que Deus abençoe a todos abundantemente.

   

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

Acessos oficiais do

bispo Macedo:

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedo

PROGRAMAS DE RÁDIO DIARIAMENTE  95.0 Fm 23H  Record Fm 107.7 23h30  Liz Fm 101.3 23H  Gaia Fm 95.5 23H  E agora também na IURDTV assista à mensagem e às orientações do bispo Macedo EM DIRETO, diariamente, pelas 13h30 (hora de Lisboa)

história de sabedoria

O peru desconfiado

 Era uma vez uma quinta, onde moravam um gordo peru e um belo galo. Os dois companheiros viviam uma vida calma naquela pequena propriedade e, todas as tardes, gostavam de subir a uma árvore, de onde avistavam os campos plantados, os caminhos, os animais no pasto, a estrada que desaparecia no horizonte e onde, uma vez por outra, o ronco do motor de um velho camião cortava o silêncio. Só que havia um problema,

o peru era muito desconfiado e não aproveitava as coisas como deveria. Até que um dia, uma raposa avistou

uma maneira de os apanhar. Com isso e sem aperceber, o peru de olhos arregalados deu tantas voltas em torno de si mesmo que ficou tonto e caiu do ramo. E a raposa, Existem pessoas que desconfiam de tudo e todos, vivendo com medo que não passava de um filhote, teve o e acabando por causar a própria desgraça. Por isso, lembre-se de que o banquete que excesso de cuidados, às vezes, esconde uma terrível falta de fé não merecia. O galo quando acordou, com o muito desconfiado, ficou a vigiar, boca, mostrando os dentes afiados. A barulho da tragédia, pensou: “meu sua cara ficou assustadora. Mas o galo não tirando os olhos da raposa e pobre amigo peru, de tão desconfiado seguindo o seu movimento o tempo nem ligou, pois, sabia que a raposa que era, acabou por cavar a sua todo. A raposa ficou a circular ao não poderia subir à árvore e logo o própria sepultura”. redor da árvore, tentando encontrar dono da fazenda iria passar por ali, as duas aves no poleiro. Aproximou-se sorrateiramente e começou a lamber os beiços de satisfação. Os seus olhos brilhavam, enquanto arreganhava a

tal como sempre fazia, e iria enxotar a raposa ladra. Então, segurou-se bem, tal como era seu costume, e aproveitou para tirar uma soneca. Mas, o peru,


DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

cenáculo Santo

mensagem

Tudo Novo P

ois eis que eu crio...” (Isaías 65.17). Pode Deus criar algo imperfeito ou incompleto? Não! Claro que não! Sendo Ele perfeito, d’Ele não pode sair nada imperfeito. E quando falamos imperfeito é justamente por nos dar algo que não precisamos, dar pela metade ou dar algo que nos faça infelizes. Pois, quantas não são as pessoas que se iludem em comprar algo e que, durante meses, alimentam essa ilusão de como será o dia em que, finalmente, tomarem posse, mas quando o fazem aquilo não acrescenta nada à sua vida e a alegria dura apenas alguns dias ou horas. “...novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (Is 65.17). Quando é que uma pessoa se esquece das coisas passadas? Quando o seu presente é completamente diferente. E, quando isso acontece, a pessoa não tem mais porque se envergonhar do mesmo, não importando o que tenha sido ou feito. E quando ela se lembrar ou falar dele será para mostrar a grandeza de Deus na sua vida, pela transformação que aconteceu. “Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio” (Is 65.18). Mais uma vez, Deus faz-nos ver que o que Ele cria nos traz grande alegria. “...porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo. E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo...” (Is 65.18-19). É importante notarmos que a alegria de Deus vem de Ele ver a nossa alegria. E você, que é pai ou mãe, quantas foram as vezes que se alegrou, e até se emocionou, ao ver o/a seu/sua filho/a feliz por algo que lhe deu? Tudo porque se sentiu realizado/a pelo facto de ter concretizado o sonho ou o desejo do/a seu/sua filho/a. Afinal, a sua felicidade está em ver os seus filhos felizes. E assim é o nosso Pai! “...e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem clamor” (Is 65.19). A dor, o lamento, a angústia... são a voz do choro de uma pessoa que se sente perdida, sem direção. Pois, quando uma criança se perde dos seus pais, a voz do seu choro expressa o medo que sente, a sua insegurança, tristeza e fragilidade. E é assim que se sentem os que não são guiados pelo Espírito Santo e sim pela vontade da sua carne, já que terminam a fazer o que até já sabem que vai acabar em dor. Estes ficam desprotegidos e frágeis, à mercê dos espíritos enganadores e das forças espirituais do mal. Mas através de uma fé prática e inteligente, baseada na Palavra de Deus, a pessoa não estará mais perdida em sentimentos, enganada pelo coração ou corrompida pelas emoções, ela será sim guiada pelo Espírito Santo, a voz da fé. “Não haverá mais nela criança para viver poucos dias...” (Is 65.20). Verá os seus sonhos e projetos futuros a crescerem e a estabelecerem-se. Afinal, nenhuma mãe dá à luz um filho pensando que este vai viver apenas 2, 5 ou 10 anos, pois, a sua esperança é de o ver crescer, formar-se, casar-se, ter filhos... “...nem velho que não cumpra os seus...” (Is 65.20). Tudo irá acontecer no momento certo, nem antes nem depois. “...porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem...” (Is 65.20). Já imaginou viver cem anos, tendo força, ânimo, disposição e visão para viver outros cem?!? Porém, existem pessoas que aos 20, 30

Caso Verídico

HISTÓRIAS EMOCIONANTES E DRAMÁTICAS DE QUEM DECIDIU ENFRENTAR OS DESAFIOS

BISPOJULIO.COM

ou 40 anos de vida já não aguentam mais, pois, estão amargas, não têm mais sonhos, perderam a esperança, vivem por viver e chegam até a pedir a Deus a morte. E é disto que Deus fala! E se você diz: “bispo, eu ainda me sinto assim”. Então, saiba que hoje se fará tudo novo no seu interior e você não se lembrará mais do seu passado. “...e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado” (Is 65.20). Só existe uma pessoa que poderá destruir ou impedir que você siga desfrutando dessa grande alegria, você mesmo/a! Pois, pecar é deixar de ouvir a Voz de Deus, desobedecendo-Lhe, e passando a obedecer à voz do mal. Afinal, Deus falará sempre e o mal também, mas, como já dissemos em várias ocasiões, cabe-lhe a si decidir a qual voz irá obedecer, pois, é impossível servir a dois senhores. “Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam...” (Is 65.21-22). Você vai trabalhar e desfrutar do fruto do seu trabalho, porque o que muitos veem é o fruto do seu trabalho ser consumido pelas dívidas, doenças, vícios... Mas isso vai acabar!!! Essa situação vai mudar, pois, é o que Deus promete aos que se entregarem totalmente. E, por conta da nossa entrega total, no ano de 2012 não só veremos, mas também viveremos essa realidade. “...porque a longevidade do meu povo será como a da árvore...” (Is 65.22). Não haverá quem o/a abale, pois, estará bem “plantado” e firme. Veja que quando há um furacão, as árvores que estão bem plantadas resistem à fúria do vento. Casas são destruídas, carros levados... mas as árvores bem plantadas permanecem, “...e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos” (Is 65.22). Você não irá desfrutar apenas de uma parte, mas sim de um todo. Pois, de que adianta ter dinheiro e não ter saúde para desfrutá-lo? Ter uma família e não ter paz? “Não trabalharão debalde...” (Is 65.23). Tudo o que você fizer dará certo! “...nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles” (Is 65.23). E a sua família também será abençoada! Afinal, ninguém casa para sofrer, nem os pais têm filhos para os verem cair na desgraça. Mas ainda que essa seja, ou fosse, a situação da sua família até hoje, de agora em diante, esta irá começar a mudar! Afinal, Deus diz que o que Ele cria traz-nos grande alegria. E, por meio da sua entrega total a Deus, você estará bem plantado/a, será firme nos seus propósitos e correntes de oração, saberá como agir em sua casa, não se abalará diante das dificuldades, não perderá o vigor, nem o ânimo, saberá esperar e escolher a pessoa certa para se casar, enfim, não agirá sob as emoções. “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Is 65.24). E, antes que termine a primeira semana deste novo ano de 2012, a resposta de Deus virá até si! A Energia do Criador, que traz todas as respostas para a nossa vida, é quem confirma isso dentro de si. Mas isso não significa que não vamos orar mais, pois, até o que você não pedir, por Ele saber que lhe trará grande alegria, Ele dar-lhe-á. POR SEU SERVO EM CRISTO, BP. JÚLIO FREITAS

 “A minha vida antes de participar na Fogueira Santa era um inferno, pois, via vultos e passava a vida com medo de tudo. Todos esses traumas começaram aos 14 anos, depois de começar uma relação com uma pessoa nove anos mais velha do que eu, da qual engravidei. E os meus pais sempre foram contra essa relação, principalmente depois de ele me começar a maltratar. Aos poucos,

os nossos amigos foram desaparecendo e ninguém me ajudou quando mais precisei. Até que, um dia, a minha mãe começou a frequentar a Igreja e fui com ela, mas sempre sem vontade, indo apenas para lhe agradar. Estava acomodada à minha vida e já nem ligava ao que os outros diziam, mas, apesar disso, vivia triste e revoltada. Passei da melhor aluna da turma para a pior,

Vire as c à FRAQU FOTOS: DIOGO ALMEIDA

4i |

do Espírito


cenáculo Santo do Espírito

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

“Vivia triste e REVOLTADA” brigava constantemente com os meus pais, a minha irmã tinha dois meses e eu não tinha paciência para ela. Foi uma fase mui-

“A médica ficou sem resposta, quando percebeu que ele estava curado” to complicada! Estive cinco anos fora da Igreja, até que voltei há cerca de dois e foi quando decidi

s costas QUEZA Só depois de mostrar que a sua vida é feita de força e confiança é que poderá provar aos outros, que duvidam, que o seu Deus é forte também ¡ SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

A

última reunião de domingo, dia 25, ministrada pelo bispo Júlio Freitas foi recheada de orações e de momentos de cura. E, logo de início, várias pessoas quiseram deixar o seu testemunho sobre a unção com o Óleo da Resposta, tendo muitas delas

que ia ficar firme e forte, porque agora tinha vontade de ficar apenas por mim e por mais ninguém. Entretanto, o meu filho, com nove meses, contraiu uma doença raríssima, que só afeta uma em cada mil pessoas, tendo estado 22 dias internado, e eu nem conseguia sair do hospital. Tudo isto aconteceu na altura da unção com o Óleo e o pastor mandava-o pelos meus pais. E eu ungia o menino e orava todos os dias.

Ele acabou por sair do hospital, mas os médicos disseram que aquele problema iria afetar o seu coração e acompanhá-lo para o resto da vida, tendo de fazer medicação diária. Contudo, um mês depois fui a uma consulta e a médica ficou sem resposta, quando percebeu que ele estava curado. Nessa altura, começou a Fogueira Santa e mesmo desempregada, sem sequer receber fundo de desemprego, gerei o meu sacri-

experienciado a cura naquele sua mão a um homem fraco?”. Foi dia. Tendo o bispo alertado este o exemplo dado pelo orador os presentes para o uso apropriado para explicar a posição de Deus em do Óleo, neste últimos dias do relação aos fracos. ano, “com fé e confiança, pois ele representa o Espírito de Deus” e SÓ VENCEM OS FORTES alertado aqueles que não sabem se Aqueles que são fortes na vida creem para não usarem a Palavra de enfrentam os desafios de frente e confrontam todos Deus em vão. problemas, De seguida, foi Perceba quem os não desistindo ministrada uma é que está por enquanto estes não oração pelos que detrás dessas estiverem resolvidos têm sido fracos derrotas e que e ultrapassados. nas suas vidas e existe apenas Portanto, reconheça que, mesmo sendo que tem sido fraco e pessoas honestas um culpado, que tem cedido, não e trabalhadoras, VOCÊ! alcançando assim não têm forças os seus objetivos, para enfrentar os obstáculos. “Você que é pai e mãe, percebendo quem é que está tendo uma filha, era capaz de dar a por detrás dessas derrotas e que

| 5i

fício. Tudo aquilo que consegui, coloquei no Altar e pedi pela minha cura espiritual e sentimental. E até a casa dos meus pais, que estava para ser vendida há mais de seis anos, foi vendida e paga a pronto. Para além disso, todos os traumas, que me acompanharam desde os 14 anos, desapareceram. O sacrifício teve um grande poder na minha vida e vale mesmo a pena!”. Lorena

existe apenas um culpado, que é única e exclusivamente, você e a sua fraqueza. “Existem pessoas que já são fracas dentro da Igreja, então, imagine lá fora no meio da Sociedade!?! E Deus não pode dar o Seu Espírito a essas pessoas”, explicou o bp. Júlio. Por isso, mesmo que se sinta fraco, nunca o admita e diga sempre bem alto: “eu sou forte!”. “Faça o que tem que ser feito, dentro e fora da Igreja, seja diligente e resolva o problema de fraqueza, porque faltam 7 dias para terminar o ano”, adiantou o bispo. Pois, só depois de mostrar que a sua vida é feita de força e confiança é que poderá provar aos outros, que duvidam, que o seu Deus é forte também.

ÓLEO DA RESPOSTA LIVRE DO PESO “Tinha um peso enorme na minha cabeça e sofria de insónias. Vivi assim durante cerca de dois meses, desde que o meu marido faleceu e comecei a viver sozinha. Quando conheci o Centro de Ajuda, comecei a fazer a unção com o Óleo e, graças a Deus, tudo passou!”. Piedade

“ARRANCAVA OS CABELOS”

DUAS VEZES CURADA

“Há cerca de oito anos que arrancava os meus cabelos e as pessoas perguntavam-me se era doente, porque aquilo não era normal. Era muito nervosa, mas, depois que comecei a fazer a unção com o Óleo, parei e o meu cabelo até cresceu mais e mais forte”.

“Tive uma tendinite no braço, durante vários anos. E, hoje, cheguei o pastor ungiu o meu braço e, depois de duas orações, até parece que está adormecido. E, no ano passado, também fui curada de um cancro no colo do útero, através do Óleo da Resposta". Maria Afonso

Diane


6i |

cenáculo Santo do Espírito

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

Especial

congressofinanceiro.com

O que é? Este é o maior evento voltado para os trabalhadores, que tem lugar todas as segundas-feiras, em vários horários, de Norte a Sul do país. Milhares de pessoas têm-se deslocado a esta reunião, com o objetivo de aprenderem a alcançar a mudança nas suas vidas

Chegou o momento de estabelecer

Depois de trilhar o caminho que conduz ao sucesso e de tomar posse dele há que fazer ainda mais uma coisa, firmar bem o que se conquistou, ou seja, manter-se vigilante e pronto para a guerra, sob a direção de Deus

os frutos da fé FIDELIDADE HONRADA

“Na passada segunda-feira, aqui nas ‘Conquistas’, determinei que Deus iria honrar a minha fé e assim foi! Passei pela Porta e entreguei o meu primeiro dízimo. Então, recebi um dinheiro que já estava há um mês para receber e foi-me pago um carro que devolvi em abril”. Tânia

EMPREGO GARANTIDO

FOTOS: DIOGO ALMEIDA

“Era uma pessoa com baixa autoestima e que não se valorizava, mas desde que comecei a frequentar as ‘Conquistas Financeiras’ passei a ir à luta. Estou a tirar um curso de animação sociocultural na faculdade e, na passada quarta-feira, recebi uma proposta do diretor de uma instituição a convidar-me para trabalhar como animadora. Para além disso, ele ainda me perguntou quanto é que eu gostaria de ganhar, que tipo de atividades gostaria de realizar e em que horário é que queria trabalhar”. Liliana

¡ CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

N

as últimas quatro semanas, a reunião das “Conquistas Financeiras”, realizada às segundas-feiras, tem revelado e enfatizado as atitudes que quem quer ser bem-sucedido na sua vida financeira tem que tomar, começando por se ser uma pessoa de atitude, ou seja, alguém que reage, age, atua, decide... E foram cinco as lições práticas sobre “Atitude” que foram transmitidas: mudar, projetar, executar, desenvolver e, a última, estabelecer. NÃO SE DEIXAR CORROMPER

Em primeiro lugar, se a pessoa deseja estabelecer o que já alcançou até ao momento, terá de afastar de si qualquer hipótese de se deixar corromper, tanto interna como externamente. “Interiormente, não deverá perder

NEGÓCIO

PRÓPRIO

SUCESSO: O segredo para o alcançar reside no projeto, pois, se você tiver um a luz brilhará nos seus caminhos

os valores morais e pessoais, não se esquecendo da família, amigos e pessoas que são importantes para si. Já externamente, mostrando que não é necessário roubar, mentir, destruir, trapacear ou enganar para se manter estável economicamente, pois, quem troca os valores acaba por perder os seus princípios, colocando tudo o que conquistou em risco

mas a família irá acompanhá-la durante toda a sua vida. Só que “nos dias de hoje, para muitas pessoas os fins justificam todo e qualquer meio, mas há uma mensagem que diz que tudo o que conquistar de maneira ilícita, você irá perder. Afinal, quem planta colhe!”, alertou o orador, pr. Carlos Champi.

“Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22.28)

e, consequentemente, perderá tudo” (in Lições Práticas sobre a Atitude – 5ª Atitude). Afinal, nenhum sucesso na vida justifica o fracasso na família, ou seja, a pessoa tem que valorizar o que é realmente importante para si, pois, os bons negócios vêm e vão,

ENSINAR O QUE APRENDEU

Uma pessoa quando é inexperiente e imatura não gosta de ensinar absolutamente nada a ninguém, pois, tem medo de perder a sua posição e de vir a ter concorrência. Todavia, “quem é de atitude já criou uma estrutura interior e não é egoísta, pois, alegra-se com o êxito dos demais. Por isso, procura formar pessoas através do seu exemplo de vida, as quais, com a aprendizagem adquirida, marcarão a diferença” (in

Lições Práticas sobre a Atitude – – 5ª Atitude). DESFRUTAR

“Faz bem ao espírito, à família, ajuda no equilíbrio emocional e renova a autoestima, agora, só pode desfrutar quem: mudou, projetou, executou, desenvolveu e estabeleceu. Porém, são passos que não acontecem da noite para o dia, pois, só desfruta dessa vida quem está disposto a sacrificar” (in Lições Práticas sobre a Atitude –– 5ª Atitude). Afinal, sacrificar é uma atitude que cada um tem de decidir tomar hoje, amanhã e para sempre. “ No computo geral, 2011 foi um ano negativo e 2012 como seu reflexo ainda será pior. Mas cabe a cada um decidir como o novo ano irá ser! Se ficar parado e deixar tudo seguir o curso normal das coisas, irá ser mal-sucedido; já se fizer da Palavra de Deus a sua direção, mesmo contra todas as perspetivas, você será bem-sucedido”, concluiu o orador.

“Já há algum tempo que desejava conquistar a minha independência financeira, mas até então não tinha tido nenhuma ideia em que acreditasse verdadeiramente. Era rececionista num Banco, mas apesar de orar e de fazer os meus propósito não saía do mesmo lugar. Até que quando foi feito o desafio de darmos o dízimo daquilo que gostaríamos de ganhar, aproveitei a oportunidade! E, passadas algumas semanas, tive uma ideia, vi um espaço e tudo começou a fluir naturalmente. De repente, voltou tudo à estaca zero, fiz novo voto e, nessa mesma semana, surgiu a oportunidade de um espaço melhor. E, hoje, há dias em que ganho mais em 3 do que ganhava antes em 8 horas de trabalho!”. Marlene

SONHO REALIZADO

“Depois do sacrifício na passada Fogueira Santa, fiquei com um salão de cabeleireiro, onde costumava ir cortar o cabelo e foi o próprio dono que mo sugeriu. E o negócio está a ir de vento em popa!”. Bruno


nacional onde o milagre ACONTECE

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

| 7i

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28)

Concentração de Fé FOTO: CEDIDA

a sofrer”. E esse é um erro que só acontece, como explicou o orador, quando as pessoas não seguem a Palavra de Deus que diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

 SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

J

“Muitas pessoas mostraram querer que Deus esteja sempre ao seu lado” pr. Rui Santos

Todos aqueles que estiveram presentes nesta Concentração de Fé na Azambuja “compreenderam a mensagem, tiveram a oportunidade de se entregar a Deus e saíram felizes e com a certeza de uma vida muito melhor”, concluiu o pastor.

Azambuja Moita

São João da Madeira

O novo nascimento FOTO: CEDIDA

A vitória dos fortes

 Aos domingos é celebrado, em todos os Centros de Ajuda do país, o “Domingo dos Sinais” e o em São João da Madeira não foi exceção. Tendo inúmeras pessoas participado na reunião e visto os sinais de mudança nas suas vidas. No último domingo, dia 25, a mensagem que foi transmitida a todos foi baseada na importância da entrega total a Deus. Tendo sido explicado aos presentes que apenas dessa forma poderão ter a certeza da vitória nas suas vidas e a história

bíblica de Davi serviu de exemplo. Pois, desde criança que Davi expressava uma grande confiança, de tal forma que enfrentou Golias, vencendo-o. E é com essa convicção e força que todos devem enfrentar os problemas e obstáculos que surgirem, principalmente após receberem o Espírito de Deus. E assim todas as pessoas saíram da reunião com a certeza de possuírem esse Espírito e essa força para vencerem tudo e todos. s.d.

Foi reunido, recentemente, mais um grande grupo de pessoas para celebrarem um dos momentos mais importantes na vida daqueles que creem em Deus, o batismo nas águas. Desta vez o evento, foi celebrado no Centro de ajuda na Moita, representando a passagem,

FOTOS: CEDIDAS

á na contagem decrescente para o final do ano, o Centro de Ajuda na Azambuja realizou uma Concentração de Fé que reuniu dezenas de pessoas, tanto do Lar de Idosos como muitas outras vindas de toda a cidade e arredores. E segundo contou o pastor Rui Santos, responsável pelo trabalho naquela zona, a Folha de Portugal, foi um encontro rico em orações pela saúde, libertação, família, vida financeira e muito mais. Durante o evento e conforme o orador, “muitas pessoas mostraram querer que Deus esteja sempre ao seu lado, mas o contrário nem sempre acontece, estando a pessoa ao lado de Deus. E é por essa razão que muitas pessoas continuam

portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. E ficou assim provado,

publicamente consumada, da vida natural da pessoa para a verdadeira existência cristã. Sendo desta forma cumprida a Palavra de Cristo, presente no livro de Mateus, capítulo 28, versículo 19: “Ide,

O batismo representa a passagem da vida natural da pessoa para a verdadeira existência cristã

mais uma vez, que muitas pessoas estão dispostas a cortar com as más raízes das suas vidas, dando lugar a outras mais saudáveis.s.d.


—

—

—

Moradas

  Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas Grande Lisboa

Albuquerque, nº 105

Póvoa Stº. Adrião

Pombal

Rua General Alves Roçadas, nº 4

Rua Almirante Reis nº 76 (em frente à Farmácia Barros)

Casal de Cambra

Av. do Brasil, nº 26 (próximo da Telepizza)

Marinha Grande Rua de Leiria, nº 46 Lugar do Lameiro

Odivelas

Rua João Villaret, lt. 11, lj. 7 (junto ao centro comercial Ramada)

Loures

Rua Dr. Manuel Arriaga, nº 16, r/c

Cenáculo do Espírito Santo em Lisboa Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Pontinha

S. João do Estoril

Margana

Estrada Militar, s/n (próximo do supermercado Europa)

Rua Sacadura Cabral, nº 102C (c. comercial Galiza)

Entroncamento

S. João da Talha

Cascais

Rua D. Afonso Henriques, nº 80, 1º

Alvalade

Rua Acácio de Paiva, nº 25B, r/c

Sacavém

Rua Salvador Allende, lt. 16, 2º/3º

Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C (perto do Parque Central)

Benfica

Av. Gomes Pereira, nº 39A

Ajuda

Calçada da Boa Hora, nº 180

Queluz

Rua Elias Garcia, lt. 44

Reboleira (Núcleo)

Rua 5 de Outubro, nº 85 (em frente à Câmara Municipal)

Av. 25 de Abril, nº 25 (antigo cinema Oxford)

Alhandra

Carnaxide

Rua dos Combatentes, nº 10B

Praceta Fernando Pessoa, nº 4B, armazém 3

Trajouce

Largo do Rossio Pequeno, 2 S. Domingos de Rana

Rio de Mouro Calçada da Rinchoa, lt. B1 (ao lado do Polisuper; a 100m da estação de comboios)

Mira Sintra

Av. Bombeiros Voluntários, nº 66 - Agualva Cacém

São Marcos

Carregado

Praceta Tristão Vaz Teixeira, edifício Comercial Palmeiras

Samora Correia

Rua Professora Clara Passos Esteves, nº 38

Alverca

Rua César Augusto Gonçalves Ferreira, nº 5/7 (em frente à feira)

Almada

Miratejo

ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35

Caldas da Rainha

Av. 25 de Abril, nº 33 (centro comercial Miratejo)

Malveira

Cruz de Pau

Avenida José Antunes Batista, 6B (junto à praça de táxis)

Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 - Vale dos Gatos

Peniche

Casal do Marco

Rua Dr. João de Barros, nº 14

Cacém

Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Massamá

Rua Passos Manuel, nº 45

São Carlos

Rua Projetada à Rua Dr. Sousa Martins, lote C

Mem Martins

Rua de Cima de Fanares, nº 39 (a 30m da estação da CP)

Largo dos Aviadores, nº 16D (próximo da rodoviária)

Mafra

Rua José Silvestre, nº 8 a 12A (junto ao stand de automóveis antigos – Av. do Convento)

Sines

Av. Afonso de Albuquerque, nº 201

Rua António Macedo, nº 22/22A (zona industrial)

Quinta do Conde

Av. Cova dos Vidros, nº 49 (próximo da junta de freguesia)

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Rua General Caula, nº 9

Sesimbra (Núcleo)

Rua Cândido dos Reis, 65, r/c dt.

Évora Rua Fernanda Seno, nº 20, Bairro Horta das Figueiras (próximo da Cruz Vermelha)

Aveiro Águeda

Estrada Nacional, nº 1 Rua 1º Dezembro, nº 17A, r/c

Viseu Rua Vila Lusitana, nº 15

Fundão

Estrada Nacional 18, edifício Fundabeiras, lj. 3 (sítio em Vale de Canas)

Castelo Branco

Barcelos (Núcleo)

Rua Dr. Manuel Pais, nº 69

Guimarães

Rua Comandante José Luís de Pina, nº 169 (em frente à escola Egas Moniz)

Vila Nova de Gaia Rua da Rasa, nº 230

Espinho

Rua 8, nº 729 (cineteatro S. Pedro)

Esmoriz

Rua de André Brum (ao lado dos bombeiros)

Rua Frei Espírito Santo, nº 3, r/c

S. J. da Madeira

Oliveira do Hospital

Rua General Norton de Matos, nº 201 (ao lado da EDP)

Rua António Sérgio, lote 5, r/c (em frente à Protecção Civil)

Grande Porto Cenáculo do Espírito Santo no Porto

Lousã

Santarém

Rua Almirante Reis, nº 74

Largo Comendador, nº 01 (no antigo LIDL, por cima da Fábio Lucci)

Moita

Cantanhede

Urbanização Horta del Rei, lt. 11, lj. H (em frente ao tribunal, no pátio interior do centro comercial Del Rey )

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A (próximo da estação de comboios)

Lagos

Rua Salgueiro Maia, lj. 15B (perto das Finanças)

Albufeira

Av. dos Descobrimentos, centro comercial Bela Vista, lj. 42B

Madeira - Funchal

Rua Dr. João Abel de Freitas, edifício Estacada, nº 35

Machico

Ribeira Brava

Rua Egas Moniz, nº 485

Edifício D. Pedro, letra A – sítio da Murteira (atrás do centro de saúde)

Câmara de Lobos

Estrada João Gonçalves Zarco, nº 108 (ao lado das bombas da Repsol)

Coimbra

Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c

Tavira

Paredes

Rua Gomes Freire, nº 48, r/c

Av. das Descobertas, nº 23, cave (próximo da Seg. Social)

Figueira da foz

Av. Conserveira Sul, nº 12F

Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7 (centro comercial Vale do Sousa)

Ovar

Portalegre

Rua do Sota, nº 20

Loulé

Sede: Rua Dr. Brito Câmara, nº 33 (em frente à rotunda dos bombeiros municipais) Rua D. Carlos I, nº 11 (atrás da Casa da Luz)

Beja

Rua Dr. José Maria Cardoso, nº 15 (a 100m dos bombeiros)

Quinta do Alto Casais da

Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 53

Rua Actriz Amélia Rey Colaço, nº 3000

Rua Pedro Victor, 36

Barreiro

Azambuja Lar Idosos

Olhão

Guarda (Núcleo)

Torres Vedras

Bombarral (Núcleo)

Famalicão

Tomar (Núcleo)

Av. 5 de Outubro, nº 14

Cenáculo do Espírito Santo no Império

Mercês

Rua Altamira, nº 57, r/c

Vendas Novas (Núcleo)

Costa da Caparica

Rua Arquitecto Paulino Montes, nº 93 (ao lado da pastelaria Berglo)

Av. 22 de Dezembro, nº 96/98 (antigo cinema)

Rua Vicente Campinas, lt. 2, lj. A

Braga Viana do Castelo

Rua 20 de Dezembro, nº 2, 1º (antigo cinema Estúdio)

Albergaria-a-Velha

Setúbal II

Vila Real de Stº. António (Núcleo)

Benedita

Pinhal Novo

Avenida do Alentejo, nº 30 Quatro Caminhos

Rua Ângelo Andrade, lj. 18 (centro comercial Carvalhais)

Rua Padre António Vieira, nº 141 (ao lado do centro comercial Charlot)

Av. D. Lourenço Peixinho, 181 (antigo cinema 2002)

Setúbal

Quarteira (Núcleo) Rua Diogo Cão, nº 21

Santo Tirso

Av. Imaculada Conceição, 567 (perto do supermercado LIDL)

Rua Doutor José Grilo Evangelista, nº 46, Urb. dos Barris (próximo dos bombeiros) Largo José Maria Santos, nº 21, lj. B

(ao lado da GNR)

Alcobaça

Av. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Rua Projetada à Rua do Cotão Velho, Armazém B

Rua Raúl Proença, nº 25/27

Alcochete (Núcleo)

Rua Herdança, nº 143

Rua Dr. Afonso Lopes Vieira, nº 28

Largo S. João de Deus, nº 7 (próximo do Castelo Vasco da Gama)

Rua do Militar, 57 Reboleira Sul

Edifício Choupal, bloco D, r/c

Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Póvoa de Varzim

Açores - Ponta Delgada Rio Tinto

Rua da Boa Nova, nº 5

Penafiel

Rua Fernão de Magalhães, nº 272

Rua da Saudade, nº 126

Areosa

Bragança

Rua Dr. Francisco Felgueiras, nº 12/14 (ao lado do hotel Túlipa)

Av. Álvaro Martins Homem, nº 12 (em frente à Mitsubishi), Angra do Heroísmo

Vila Real

Faial (Núcleo)

Info: Veja também estas moradas em iurd.pt, onde poderá ver mapas detalhados da localização das mesmas para maior facilidade em encontrar o Centro de Ajuda mais próximo de si.

Rua 3 de Maio, nº 285, Pedrouços

Trofa

Av. Teófilo Braga, nº 40A (perto das Finanças)

Rua Padre Cruz, nº 22

Rua Infante D. Henrique, nº 461 (ao lado da Trofa eléctrica)

Montijo

Leiria

Matosinhos

Faro

Rua Capitão Mouzinho de

Av. Villagarcia de Arosa, 1038

Largo de São Sebastião, nº 10

Av. 1º de Maio, nº 261 (próximo do sinaleiro)

Ilha Terceira

Rua do Mercado, 35B, Horta

PUB

24 HORAS DISPONÍVEIS EXCLUSIVAMENTE PARA SI!

Nós podemos ajudá-lo/a!


sociedade

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

em foco BRAILLE

|9

Método de leitura e de escrita através de pontos em relevo, criado por Luís Braille em 1809

Quando se VÊ sem OLHAR No próximo dia 4 de janeiro celebra-se o Dia Mundial do Braille, altura em que se relembra a importância desta criação, na área da escrita e da leitura, na vida dos que sofrem de deficiência visual  SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

F

oi ainda no século XVIII (1745-1822) que foi criada a primeira escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional. Valentin Hauy, cientista que vivia em Paris, decidiu investir nesta área, após assistir a um espetáculo que o chocou e que envolvia a exploração de pessoas com deficiência visual. A partir desse dia, o seu objetivo foi tornar o visível possível na vida e educação dos cegos. Depois de várias tentativas, o problema só começou a parecer resolvido quando surgiu o Sistema Braille – método de leitura e de escrita através de pontos em relevo – e que é hoje usado em todo o Mundo. Este sistema foi criado

quando, aos quatro anos, acabou por ficar cego dos dois olhos. Mais tarde e depois de estudar na escola fundada por Valentin Hauy, Luís Braille, em 1829, publicou a primeira edição do seu Processo para Escrever as Palavras, a Música e o Canto-Chão por meio de Pontos, para Uso dos Cegos e dispostos para Eles. Constando ainda que, a partir de 1830, o Sistema Braille começou

FOTO: LUSA/ PAULO CUNHA

ESTÍMULOS: Um dos jogos que é feito no Serviço de Estimulação e Desenvolvimento para cegos na ACAPO

por Luís Braille, nascido em Paris, em 1809, que viu a sua vida mudar

Em 2008, os dados indicavam que uma grande parte dos invisuais portugueses recusava-se a sair de casa

a ser empregue nas aulas. Tendo os resultados positivos, na altura, alcançados por cegos que usavam o método, obrigado, de certa forma, os responsáveis pela educação a reconhecer o valor do uso deste alfabeto nas escolas. Quase 50 anos depois, um grupo de pessoas funda em Portugal a Associação Promotora do Ensino

dos Cegos e, em 1888, é inaugurada a primeira escola por esta associação. Nas décadas seguintes foram sendo implantadas salas de leitura e de música em algumas instituições e, mais tarde, foram criadas instituições próprias para cegos, tais como o Instituto de Cegos Branco Rodrigues, em São João do Estoril. ALGUNS DADOS EM PORTUGAL

Os dados mais recentes sobre o número de pessoas com deficiência visual em Portugal são de há mais de 10 anos, no âmbito dos CENSOS 2001, existindo, nessa altura, quase 164 mil pessoas cegas. E, em 2008, o presidente na altura da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) revelava, ao jornal Destak, a sua preocupação com os dados que mostravam que uma grande parte dos cegos portugueses se recusava a sair de casa. “Em média, 1% da população nacional sofre de deficiência visual, o que numa cidade como Lisboa, com 3,5 milhões de habitantes, representa 35 mil invisuais”, explicava José Esteves. Para além desse isolamento preocupante, apenas “uma minoria sabe ler e escrever braille, o que os isola ainda mais, impedindo que entrem em contacto com o Mundo que os rodeia”. Dos 130/140 mil cegos que viviam em Portugal,

segundo dados de 2008, apenas 10 mil estavam reabilitados. “Só quem passou pelos bancos da escola já como deficiente visual é que tem a capacidade de ler e escrever braille na perfeição”, adiantava o mesmo. Também a falta de formação dos professores relativamente à educação especial ainda é apontada como uma das grandes falhas em Portugal. Atualmente, o uso do Sistema de Braille, principalmente na escrita, poderá ter caído mais em desuso por causa da evolução das novas tecnologias, as quais têm

permitido outras formas de ler e de escrever. E, hoje em dia, já existem vários programas de leitores de ecrã e não só que permitem aos invisuais ouvirem áudios de toda a informação que existe na Internet ou de qualquer informação em papel. Muitas destas pessoas usam o teclado comum como ferramenta e não em Braille. Devido a uma norma internacional de dactilografia, a maioria dos teclados possui na parte inferior, nas teclas J e F, um alto-relevo, que serve como indicador destas letras e que assim permite ter o domínio do teclado. PUB


10 |

PORTUGAL EM XEQUE

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

A contagem decrescente iniciou-se em maio de 2011 e termina em abril de 2012, 55 anos após as primeiras emissões regulares da RTP. Mas, entretanto, a DECO já recebeu dezenas de queixas quanto à implementação deste novo serviço ¡ SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

A

caixa que mudou o Mundo, tal como a conhecemos, ou, pelo menos, grande parte da população portuguesa, com os 4 canais, 5 nos arquipélagos, deixará de existir no início de 2012. Até ao momento, a televisão, que ainda muitas pessoas tinham, funcionava através de emissões com uma antena e sinal analógico, permitindo o acesso aos 4/5 canais portugueses. Esta transição que está a acontecer para

Adote a TDT ou

fique sem televisão o Observatório Europeu do Audiovisual, 25 países da Europa já tinham a migração completa, entre eles: Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Noruega, Luxemburgo, etc. Depois da Portugal Telecom ter ganho o concurso lançado

pela ANACOM, procedeu à instalação de uma infraestrutura de rede, cobrindo todo o país com TDT. E, a partir do momento em que se der o switch-off, nas várias zonas programadas em três fases, o utilizador da televisão “tradicional” será obrigado a ter

o equipamento apropriado para receber o sinal TDT, caso contrário, ficará sem sinal, ou seja, sem poder ver televisão. Mas se já tiver acesso à televisão paga não precisará preocupar-se com esta transição. Já o custo da televisão digital, segundo o site da TDT, corresponderá ao

“valor do descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264”, isto se não possuir uma televisão que permita a receção direta do sinal digital. Estes equipamentos estarão disponíveis nos pontos de venda normais de equipamento eletrónico.

a TDT – Televisão Digital Terrestre – foi exigida pela Comissão Europeia, para todos os países da União Europeia, sendo o prazo para o switch-off (desligamento) total da emissão analógica até 2012. E em junho último, segundo PUB

FOTOS: LUSA/ MÁRIO CALDEIRA

Será obrigado a ter o equipamento apropriado para receber o sinal TDT, caso contrário, ficará sem poder ver televisão

RECETOR: Senhora segura um dos aparelhos para a ligação da TDT, em Alenquer, o primeiro município, a nível nacional, a desligar o sinal analógico

DECO recebe queixas Após receber a TDT”. Segundo dados dezenas de queixas da consultora GfK Metris, de consumidores, cerca de 10% da população a DECO mostra-se nacional desconhece a preocupada com a implementação da TDT chegada da migração ATIVAÇÃO: Uma das primeiras pessoas em 2012 e que é obrigada da televisão analógica a preparar o seu sistema de receção para a fazer essa migração. para a TDT. Sendo TDT, deixando de usar o sinal analógico Segundo a Associação que a primeira fase, a 12 de janeiro, afetará Portuguesa para Defesa dos Consumidores cerca de 1 milhão de famílias e poderão afirmou à agência Lusa, grande parte existir problemas devido às informações das queixas estão relacionadas com as “tardias e pouco claras com resultados despesas suportadas com a aquisição muito aquém do desejável, que não da nova televisão e a compra de motivaram os portugueses a mudar para descodificadores. “Os consumidores

que, por má ou insuficiente informação facultada pela PT, incorram em despesas desnecessárias devem exigir esse pagamento à PT”, afirmou Tito Rodrigues representante da DECO. A Associação ainda apelou à ANACOM que estude formas de suprir os constrangimentos de acesso a equipamentos e de indefinição da qualidade de cobertura de sinal, principalmente em zonas mais isoladas. Sendo importante, também segundo a DECO, que sejam enviadas equipas técnicas que informem no terreno, de forma gratuita. S.D.

1ª fase da migração para TDT 12 DE JANEIRO DE 2012 Distritos

2ª fase 22 DE MARÇO DE 2012 Arquipélagos

3ª fase 26 DE ABRIL DE 2012 Distritos

Porto Aveiro Viseu Leiria Santarém

Açores

Viana do Castelo

Lisboa Setúbal Coimbra (uma parte)

Madeira

Bragança

Braga Vila Real Viseu Guarda Portalegre Évora Beja Faro

Castelo Branco

Resto do território

Coimbra Braga Vila Real Viseu Guarda Santarém Portalegre Évora Beja Faro


portugal em xeque

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

o ã ç u r t Cons civil

| 11

Esta trouxe consigo uma maior dificuldade no acesso ao crédito, tendo despoletado o chamado “efeito dominó”, uma vez que com a diminuição da aquisição de casas próprias, o setor da construção civil começou a ressentir-se, o que, por sua vez, originou o encerramento de muitas empresas.

EM PLENA QUEDA

FOTOS: LUSA/ ANTÓNIO COTRIM

DESEMPREGO

O sindicato dos trabalhadores da construção civil apresenta números que, no mínimo, são assustadores, ou seja, existe uma previsão de 60 mil desempregados. Ora se o setor que, durante anos a fio, foi a garantia de sustento de muitas famílias e era o último recurso quando mais nenhum outro caminho surgia como solução, como será de agora em diante... Afinal, este problema será mais um dos muitos pesos para a Segurança Social, uma vez que o número de desempregados a registar-se terá um peso de 360 milhões de euros, ou seja, mais um aumento na despesa pública.

Um setor que, em tempos, foi a garantia de sustento para muitas famílias, o suporte da economia nacional e a alavanca de crescimento para muitos novos ricos, durante a década de 90, está agora em “maus lençóis” por causa da famosa crise  JOÃO FILIPE jf.d@folhadeportugal.pt

D

uranteadécada“dourada” da economia portuguesa, os portugueses mudaram os seus hábitos, ou seja, passaram a comprar casa em vez de arrendar, visto existirem muitas facilidades

Existe uma previsão de 60 MIL

DESEMPREGADOS na aquisição de habitação própria. Sendo comum ouvir dizer que em vez de se pagar uma habitação que era de outros, mas valia pagar-se a própria. E este foi o período onde valia tudo para atrair clientes para a aquisição de casa própria, como

por exemplo os famosos juros bonificados. Todavia, com a entrada no século

XXI, surgiram muitas mudanças, desde a troca do escudo pelo euro, às várias crises financeiras, até

à última grande crise que teve o seu início em finais de 2008 e que persiste e teima em não desarmar.

O risco da criminalidade poder vir a aumentar Existem muitos desempregados que não estão inscritos na Segurança Social, já outros tentam a sorte no estrangeiro e outros ainda acabam por enveredar por caminhos muito pouco recomendados, como é o caso do crime. Sendo este um dos maiores perigos que esta crise traz consigo, pois, muitas pessoas estão a viver já há muito tempo no limiar da pobreza, o que conduz ao desespero completo, acabando estas por recorrer ao caminho mais fácil, ou seja, ao crime, à prostituição e à fraude. E um dos grandes medos dos sindicatos da construção civil é que os desempregados deste setor comecem a enveredar por estes caminhos muito pouco ortodoxos. Ora este poderá vir a ser mais um dos grandes problemas que o Executivo de Pedro Passos Coelho terá pela frente, isto para além de ter de controlar o défice, de fazer o país crescer economicamente e de controlar as possíveis futuras revoltas populares. J.F. PUB


12 |

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

reportagem especial

O DITADOR

amado pelo povo Kim Jong-il, líder da Coreia do Norte, representou, durante quase 20 anos, a única dinastia hereditária do Mundo. Tendo estado à frente de uma das sociedades mais fechadas do Planeta, a qual agora chora o seu “querido líder”  SARA DAMÁSIO sd.r@folhadeportugal.pt

N

o dia 17 de dezembro era anunciada por uma apresentadora, lavada em lágrimas, da televisão estatal KCTV, a morte de Kim Jong-il, considerado o chefe de Estado mais totalitário e irredutível do Mundo. As causas da morte foram anunciadas como “fadiga física” e ao que se sabe a sua saúde tinha vindo a piorar desde 2008. E o “querido líder” ou “querido pai” norte-coreano, como era tratado pelo povo, teria 69 anos. Após ter integrado os departamentos de cultura e propaganda do Partido dos Trabalhadores, em 1980, foi apontado oficialmente como sucessor do pai. Em 1994, o seu progenitor morreu e, só passados três anos, é que

assumiu, formalmente, os poderes com inspiração estalinista, baseados no culto da personalidade. Depois de ter assumido a liderança da Coreia do Norte, sobreveio uma grave crise de fome, consequência das reformas económicas pouco eficientes e das más condições de armazenamento, a qual terá provocado a morte de dois milhões de pessoas. Isto num dos regimes mais fechados e totalitários do Mundo, em que as pessoas vivem com fracas condições de vida e para quem até o acesso ao peixe é interdito, sendo o mesmo considerado um alimento de luxo. No entanto, desde a morte de Kim Jong-il que se tem assistido a um luto dramático por parte da população. Afinal, diz-se que “só se sente falta daquilo que se conhece” e uma sociedade que sempre conheceu

apenas o que o seu “querido líder” permitiu, mostra-se, agora, frágil e vulnerável face a um futuro incerto. Agora a sua sucessão recai sobre o seu filho mais novo, Kim Jong-un, o qual tem 29 anos e foi educado na Suíça.

à Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. Ainda segundo um relatório da Organização da Nações Unidas (ONU), lançado em 2011, a Coreia do Norte não consegue responder sozinha às necessidades alimentares da população. E um terço das crianças com menos de cinco FOME E REPRESSÃO anos sofre de subnutrição crónica Centenas de pessoas tentam fugir e cerca de seis milhões de pessoas da Coreia do Norte, todos os anos, precisam de ajuda humanitária, devido à fome e à repressão do Estado numa população de 24 milhões de habitantes. Para além disso, o país foi também alvo de As pessoas vivem com sanções do Conselho de fracas condições de Segurança da ONU por causa vida e até o acesso ao do seu programa nuclear. E o comité de Direitos Humanos peixe é interdito mostra-se ainda seriamente preocupado com a “tortura e comunista. Tendo sido quase 22 mil condições de detenção desumanas, os norte-coreanos que desertaram execuções públicas e detenções para a Coreia do Sul, logo a seguir arbitrárias e extrajudiciais”. LUTO: Até ao dia do funeral de Kim Jong-il, milhares de pessoas mostraram grande desespero pela morte do ex-líder

FOTO: EPA/ KCNA

FOTO: EPA/ KCNA

FOTO: EPA/ YNA

O insólito da Coreia do Norte Dois jornalistas da BBC entraram, em 2010, numa das nações do Mundo mais fechadas, a Coreia do Norte, e descobriram algumas das caraterísticas mais insólitas desta sociedade... ◗Estudantes universitários aprendem inglês e veem alguns filmes britânicos e americanos, tais como a “Música no Coração” (1965). Apesar disso, só conhecem líderes como Estaline e Mao Tsé Tung e nunca ouviram falar de Nelson Mandela. ◗O pai de Kim Jong-il, fundador do regime e que morreu há 16 anos,continua a ser o presidente do país, não acreditando a população que ele tenha desaparecido. ◗Em Pyongyang, a capital do país, a erva que cresce na berma da estrada é cortada à tesoura e os pavimentos da cidade são esfregados com escovas e esponjas. ◗Os cerca de 3 mil norte-coreanos que conseguem fugir, por ano, ficam abismados e demoram meses até conseguirem adaptar-se à vida no século XXI. ◗A televisão norte-coreana transmite só notícias e documentários sobre os líderes, o exército, as quintas modelo, as vilas modelo, etc. Os cidadãos não têm acesso à Internet, mas apenas a um serviço especial de Intranet, controlado pelo regime.


PUB


14 |

olhar feminino

DOMINGO

01 • JANEIRO • 2012

PERDOE e LIBERTE-SE do passado

 CARLA VAZ cv.r@folhadeportugal.pt

P

erdoar não é um ato simples, nem acontece de um dia para o outro. E o verdadeiro perdão não é aquele que advém de uma atitude de arrogância, sendo sim o culminar de todo um processo que exige coragem, firmeza e, sobretudo, ponderação. Pois, normalmente, as injúrias mais graves estão ligadas a um ataque direto à autoestima da própria pessoa. Sendo, por esse mesmo motivo, geradoras de muito ódio e ressentimento.

a dizer que, afinal, “os homens são todos iguais”. Esta situação de amor fracassado conduz a uma mudança da perceção do Mundo, sendo este um dos ponto que é preciso alterar de imediato. De seguida, é necessário demonstrar empatia para com o agressor. Sendo esta, obviamente, a fase mais difícil de todo o processo, visto implicar a capacidade de se colocar na pele de quem lhe fez mal e de tentar compreender a causa de tudo o que aconteceu.

ÓDIO, O GRANDE OBSTÁCULO

A pessoa sofre porque sente que foi alvo de uma injustiça e de um ataque que a atingiram muito profundamente,

O ressentimento e a falta de perdão são amarras que mantêm a pessoa presa ao passado, impedindo-a de seguir em frente

ÓDIO: É, muitas vezes, a única forma de evitar o sentimento de vazio e a depressão

provocando graves feridas emocionais. Por isso, não é possível falar de perdão, sem falar previamente de ódio. Esse sentimento tão intenso que vive do lado oposto do amor e que tantas semelhanças tem com ele. Afinal, já todos se questionaram porque é que aquele casal continua junto, mesmo dando-se tão mal? Ambos estão ligados, agora, pelo ódio e não pelo

Conservar dentro de si o ódio e a mágoa relativamente a alguém é uma das piores formas de permanecer presa ao passado e a essa mesma pessoa, não conseguindo assim vislumbrar o futuro amor. Atacando-se e destruindo-se, mas mantendo-se juntos numa má relação. Sendo também este o tipo de mecanismo que impede muitas pessoas de perdoarem outras. Remoendo estas os assuntos vezes sem fim, ano após ano, sem saírem do mesmo sítio e sem terem a coragem

CRÓNICA...

de dar o passo seguinte, que poderia começar o processo que conduziria ao perdão. RECORDAR PARA DEPOIS ESQUECER

Primeiro, é necessário relembrar a situação traumática para que depois

se possa arrumá-la de vez. Ou seja, é preciso trazer toda a dor à tona, para, futuramente, se poder passar a analisar até que ponto esta situação mudou a sua vida. Por exemplo, após a rutura de uma relação afetiva, a maioria das mulheres costuma ceder à tentação de fazer generalizações e de começar

VIVI FREITAS

OS BENEFÍCIOS

No seio da comunidade científica já são bem conhecidos e consensuais os gigantescos benefícios do perdão. Pois, aquelas pessoas que são movidas constantemente por desejos de vingança, colocam-se muito mais numa situação de risco de morte prematura, devido a doenças cardiovasculares. A verdade é que o simples ato de perdoar ajuda a reduzir a tensão arterial, a pressão sanguínea e o ritmo dos batimentos cardíacos.

vivifreitas.me

DECEÇÃO O que é que uma deceção faz? Fá-la pensar, pensar e pensar... e não conseguir entender! Como é que tudo aquilo aconteceu?

É

....chocante, porque ....não esperávamos ...tal desilusão, muito menos vindo daquela determinada pessoa. Porém, até que ponto devemos continuar na tristeza? Até que ponto devemos ficar

como uma estátua, enquanto a vida segue? A atenção aos sentimentos nesse momento é tão forte, que se a pessoa segue assim, poderá guardar mágoa, rancor, etc... Gera angústia, desânimo e até pode, em alguns casos, julgar outras pessoas, como sendo iguais aquela que a dececionou. Tudo o que vai fazer traz a contínua lembrança daquela pessoa. Parece que é uma faca pontiaguda sendo cravada constantemente dentro do seu coração, sem nenhuma compaixão. É exatamente

isso que acontece com Porém, como encontrar aqueles que foram iludidos. forças em tantos sentimentos Porém, do que é que adianta que estão à flor da pele? Pode ficar revivendo todas essas no coração achar força??? lembranças más? O que é que Não!!! Porém, na inteligência, pode fazer para restituir aquela sim!!! O que é que faço então? amizade ou relacionamento? Aproveito para agarrar-me Não posso responder por si, porém, de uma coisa tiro “FAÇO DE UM LIMÃO proveito: faço de um limão UMA LIMONADA” uma limonada! Averiguo todas as consequências e, apenas às Palavras dadas por especialmente, o caráter e Deus a Josué. as atitudes daquela pessoa, “Moisés, meu servo, é ficando de olho para detetar morto; dispõe-te, agora, qualquer sintoma como esse passa este Jordão, tu e todo nos que estão ao meu redor. este povo; à terra que eu dou

aos filhos de Israel” (Josué 1.2). “Dispõe-te” – quem é que tem que se dispor? Eu mesma, pois, ninguém irá fazer por mim o que eu tenho que fazer, ou seja, tocar a vida adiante e ser madura para seguir; “agora” – não espere por amanhã, a atitude tem que ser já, pois, tornar-se-á mais viciosa a acomodação; “passa este Jordão” – atravesse esse obstáculo; “tu e todo este povo” – tenho que atravessar e ainda levar outros a atravessarem, pois, não apenas me sustento, como

dou suporte aos demais; “à terra que eu dou aos filhos de Israel” – você deve ir para a terra que Deus lhe ordenou, ou seja, não seguir na sua vida regular, mas ir em direção a Deus e servi-Lo. “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Js 1.3). Você vai obedecer? Então, será da sua posse, aonde você for! Você crê? Então, vá!!!! E atue hoje!!! Não crê? Então, fique e espere sentada o milagre cair do céu, porque jamais cairá a seu favor.


38407 de Nº 01 a

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

50

.00

E M E X

0

ÁRIO

da milhõe pósito do Espírito ”...P C do pro “100% amento E derram

ÁGS

NO

D.R. FOTO:

CEDIDA FOTO:

PA.

EPA

ESPECIAL

...PÁG.

s légico parap andes gr a faz adur ia e há a armeumon ro. Um pn cancro futu ção da a ao erradica mento do a trata e cheg ra i ele olu ac no na ev cina cos e edici a va diabéti  A Mrem, um ra os anda ades pa novid

EDIÇÃO Nº 373

12

EPORTAGE

D.R.

COTRIM

TÓNIO

LUSA/AN

FOTO:

M

R vel a a potá r águ a orta imp m. de águ orta ssez m de ssita que exp a esca nece es já petróleo erão com sofr es árab do país res aos pessoas erio es de Alguns os sup preç 2025, 3 biliõ Em

. 09

TEMA

PRE SEM SEU AO O LAD

00.

t . p Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

(

e, para s e do de recla S A saúdunicaçõe livros com xas nos as quei

abril L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

.00

0

PEDRO LUSA/

POLÉMICO

...PÁG.

EDIÇÃO Nº 379

08

fi ltan soa O SEFração, resude 7 pesbuscas ope nção de 11 s na dete izaçãoa empresa se2 e na real a casa

A ÁRIO

CALDEIR

ASSUNTO

LUSA/M FOTO:

...PÁG POLÉMICO

namo

PETINGA

C APA

...PÁG

EM

SPECIAL

...PÁG

DE

. 11

EDUA STA JOSÉ DA CO TO PIN

diretor antigo do rte, o na Legal a mo vida r com de Medici rizar a ... . 03 Ao lidaInstituto eu a valo do aprend Porto

. 08

ISTA

. 09

...PÁG

. 10

HADA MIN R” se “A CAMULHE rameres juntaa, a favor DA de mulh Lisboviolência da por sem enas Centa caminha vida C numdireito a uma do

ÁG.

APA

TE PRO IL

ceu estabelenas erno 20% os O Govcorte dea os mei de um as par estres já verb os e terr ndios,ida a incê aére . A med bate com este ano cupar nais ...P paraestá a preo fissio os pro

PÁG

PÁG

PUB

CIV

. 08

EDIÇÃO Nº 381 CO...

ASSUNT

ENTREV

. 09

E...PÁG OCIEDAD

O TINÇÃ A 6ª EX ARCH sexto o seu de EMa M á a viver iço a estarcimento mac por causa A Terr pare idade, do clim desa ivers ações biod alter E das R GEM EPORTA

TEMA

S. 06/07 ...PÁG CAPA

ON

EMERS PALDI ITTI

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal maio

38621 de Nº 15 a

facultou vez Chávez eira ores me depela prim rvad O regi cas os obse do cada , mas números estatísti os tos por – e 2005 2010 desd m que dize – 48 mortes em ito ...P . 11 habitan Governo por defe E 100 milpecam R

ASSUNTO

O POLÉMIC

ÁG.

08

ÁG

EM

SPECIAL

EPORTAG

50

.00

E M E X

. 4I/5

I

ceiro. de.. er finan felicida alho “O pod o trab !” não traz tenho Mas tro de mim den

FOTO:

ENTREVIS

ÁG. TA...P

de a 28 L De 22 ONA de 2011 NACI ÃO S EDIÇ R E E M E X

ÁG

A P L

OLÉMICO

SSUNTO

com e 21 Entr idades15 e os 19de peso...P com e os excesso S entrsenta apre E

ÁG.

09

OCIEDAD

...PÁGS

UES M ATAQ LICA S TRIP ANqueOatua 10 , strofesvez EMoal humriosanitdeáriocatá cada sido Pess cená tem ataques em ras, a de E guer e de mais vítim R EM

SPECIAL

...PÁG

s ento orçam . 10/11 taram mas esen nas últi X ...P P ho, apr Mas, de jun euros.os de 05 s de ivas, milhõe s de eur hõe legislat 6,7 ções mais de 5,54 mil às elei m a ento de correml, ascende orçam que conno tota ou um tidos que, entreg PS Os par panha só o , cam de slativas legi

03

L EM

EQUE

KA

o va to, m gues país pa rtu o ES é en ILHÕ stam s po udar IL M de aju lso do o m 78 Mplanoo no bo que irã um ediat im

de

TEMA

r a não Entidade aind das no valo s que ratos X cont empresa constituí P sido com L EM

EQUE

...PÁG

...PÁGS

Du emnal da UEFA/11Euro

388 maio de 2011 Nº 29 de L junho

De de ONA a 04 NACI ÃO S EDIÇ R E

50

.00

0

A P L

E M E X

ro tu fu

SO SUCES

vel o mó Tele elevisã tadorO u T et Comp PROCIDUOÇÃ NAL: n r NA LVAÇÃO e Int Sexo A SA gas AIS Dro S PA M E EURO ADA E L EM

EDIÇÃO Nº 387 ÁG.

INugueses BL port DU atos peon AA cam e 16 nais VIEN nacio os inter OeuDE 7 títul RT, venc anos os 25 FC PO

08

00 65.8 ORES UT S CONDEGAIa carta passou , IL renovar50 e 60 anos sabe

EPA/SAN FOTO:

.10

e para para ria não anos maio S A idad de 65 . E a em 2008

ÁG. E...P

Nos

...PÁG DESPORTO

ção, os e os R persegui os cigan

. 13

.00

E M E X

0

A P L

e de re-s ar b m n Le bobi br re u cére o se M

sofreu ente, ridas. AtuMund criança ariamões sof tes do

per causa tores por dos can um

s e foi abrigo a u emorado, que mais das dormi uma lento, um nam je, é pai vio nte por Ho anas... e umfisicame e surda. americ ◗ Tev da lment norteagredi parcia atrizes deixou tuadas concei

C APA

...PÁGS

. 06/07

PLO EXEM DA UM OU A VI m, H AL, do fi o razã e à beira ra nova ABID M GAN dor estev o e uma luta cont UE a deste joga fôleg para a ortiv ou um novo carroso DE Q eira desp ganh o os seusno fígad A carra sua vidaeste doad ores os tum mas tendo OS de ser, PASS VS ES R CRATado de forma a OS SE M SÓ inar VA ENOS o é danç arru ncias o tangda” podeconvergê M HÕES as assa crise “Quando omp futura e vencer a desc omiaicas para 4 MIL i a 40 anosterá, econ

ória, a memnheça l para o. Co encia ortiv ir é ess o desp as Dorm penhs cientist ER EVIV rebro? a o desem s do “SOBR M seu cé elhordescoberta A U MA faz ao e até m as sonociocínio da últim uma o s e ro de r o pai TRAU o futu matao tiros? e é qu o ra ções o será o avô Com que viu , com cinc O quribui paraas revela ça crian ue frio” “a sang cont IA RV SÉ XIMAO de APR DA UE ic o Mladade da -SE

D.R.

EPORTAG

tos s-tra e os s cia, mau os e físic caso Negligên lógic são os entre psico sexuais tar regis ntes os abus graves aadolesce . 08 ...PÁG mais ças e P crian A

, daqu uguesa de , será a ONU port ndo lação até 2100 Segu da popu e, ões . 09 ...PÁG 32% de 65 anos 6,8 milh S mais menos

polít

E

OCIEDAD

OLÉMICO

SSUNTO

PORTUGA

L

...PÁG

últim

09

OCIEDAD

ORTUGA

C APA

ÁG. E...P

ÁG

ASSUNTO

...PÁG POLÉMICO

. 08

u analiso o” o, que dinheir mericanagem de norte-ae de “lav Estado crim to de nível do ao artamen ante do Deppreocup o oficial tório rado com um relaconside do com tugal é acor De es, Por 200 país

ssi

a de Me gran O blau

um

amigo Seja nosso ok! no Facebo

ÁG.13 O...P

junho L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

39125 de Nº 19 a

50

.00

E M E X

0

A P L

s que "Temo

D.R.

FOTO:

C APA

os a d l h f o ançar ra alc as pa etativ ssas exp r as no supera

AV

de arado é enc

E

M

NTI

FOTO:

D.R.

DA

...PÁG IURD

. 1i

S ASSO

P ora, S E, ag ORTA

ÁG.10

L EM

EQUE

ORTUGA

M OME OdH c. XX.I

sé uer.. q

.11

cem pare desa 766

XEQUE

...PÁG

XAS 5% QUEI EM SOB 2010sobre oas mais EM ram s eletrónic %) xas recaí açõe ais (19,8 unic post As quei das com ços setor%) e os servi P (73,1

L EM

XEQUE

...PÁG

C APA

...PÁGS

0

A P L

DOS QUE S BRINM NOVA CO GRAS ibuidoresr distr a paga RE res oucamse rtado arris s es, impoprirem 45 mil euro P as cum de até A Fabricant que não coimas

es mescom mo ento em 4 Mesaum s

o nça s cida de cria pare iso desa a é prec as aindrar 48 hor ta espe dar o aler . 08 ...P para P

...PÁG

FOTO:

D.R.

. 08

OLÉMICO

TEMA

XEQUE

...PÁG

. 11

ORTUGA

ente, tuitam do , gra reserva Receba mplar si! um exe para Centros

. 11

AL

EM

ED ÇÃO Nº 400

VA CRA

ED ÇÃO Nº 393

.. PÁG

T R VES de a A N a d há m déca GAL dua PORTU

EM

er! A do do dn mun Um num P m d g n qu no p

ED ÇÃO Nº 402

ROS

ga

pe a a a docorpor n e ED ÇÃO Nº 395 ED ÇÃO Nº 396 v m o ge ma

e in al g Mad

u Port

o no CO T d a n o BLEMÁ RO

P

ED ÇÃO Nº 403

ade c ed a So ma Umda vez ca

ária solit

A

ED ÇÃO Nº 406

éo Quaanho ? tamnossa o óg ca ec da

ada peg

Q OO OD O O M N NAD

UM

ED ÇÃO Nº 414

ED ÇÃO Nº 407

ED ÇÃO Nº 408

ED ÇÃO Nº 409

m

s d m a do Pe daoen e

ED ÇÃO Nº 415

Bom ano!!!

M G O O NO NO

ED ÇÃO Nº 416 M

e m em nhos c t do eda Par p um

ED ÇÃO Nº 410

ria vitó

DA EÇO O PR

M

ED ÇÃO Nº 417

. . . m e s o t n u j s o m e r a est

ou

s ent5o% 2 Aum é ao a

ED ÇÃO Nº 394

EQUE

EU en e 66o0anua m

ação Ger

e idad na c

o e ux s ? a d Fé ow co

o

ED ÇÃO Nº 401

go Am

e so d O pe ob e

não que

UE.

XEQ

o cop u Vê ocheio o? io o meieio vaz m o p u d a Do da m d

go eoe t i c r Exe

o

ÁG

TUG POR

ED ÇÃO Nº 399

p

L EM

ORTUGA

. 10

P

a to d

sa pau o n me Sangue

Om

. 06/07

se, um de pos na era . 11 tomada sas”a primeira ...P X o de serão “ro será P discurs tudo Estado lo no seu s nemos do pediu,ueses. Ma gasteiro obstácu nistroportug ução dos prim eiro-mia” aos a, a red bém o fianç instalad s tam o prim de cona crise de, ma O nov “pactoe, com priorida laranja

ORTUGA

DOS NHA A P A

...PÁGS

se era na

PUB

grado osta sp Consa Óleo pela Re us a De

EDIÇÃO Nº 392 L EM

C APA

DO s" MoT"U rosanja NErã lara

. 06/07

M 97 AO X AR

ões eraç As g gentes s ex c áve sa e n

EPORTAG

e em qu udo que tiu os um est s admido que rceber ão de pe , nclus uirido lado a a co ens inq e iso rtantearem sós s Foi estdos jovis sozinhonto, impo ens est l, ma 40% te ma , porta estes jov á difíci se sen . Sendoca para tivo, ser o idosose signifi o nega desde ced alg ir o qu se for ível ag pois, escind pr im

HÕEO

ED ÇÃO Nº 398

ÁG

ESPORTO

ÁG

SPECIAL

ntes esce IOS le AdoLITÁR EM

r vive

TO MEN NTxIa V V E R E S O de

10 com culo s de currí Taça T no seu onal, 3 guesas 13 . Naci ...P ting contapeão rtaças portu D O Spors de Cam Supe título gal e 4 Portu

SO

as r volta Muitasexecutad Portugal P forem para

ÁG

OLÉMICO

ASSUNTO

t . p a l

trução os à cons ça . 12 ...P ses ligad a Fran E ugue anha ou R e os port o a Alem ating vatura países com escra em tipo detrabalhem que Um novo civil e

SSUNTO

RÁ O SE COMEPOIS A? D OIK se que rão idas s medrigor servi er DA eTR dolorosacom a cresc

D.R.

EDIÇÃO Nº 391

L EM

.00

E M E X

FOTO:

IO CRUZ

EPA/MÁR

FOTO:

o sé tes uguê participa Na Uniã os uten e port com ...P saúd ribui naentos para X cont icam P med

PORTUGA

D.R.

ÁG

FOTO:

E

OCIEDAD

OS OS D SOM E MAISS QU MO de ma os o siste PAGA peia, que men ção de Euro dos

50

MIL O 35 R VIDÃ EM SE (

a L De de julho ONA 02 NACI ÃO S EDIÇ R E

392 junho2011 Nº 26 de de

TEMA

30 AN

em escência la umda na adol l ou, reve idez o perfi UE A grav ugal baixtraça iva na .09 Portório que reprodut ...P S relat sexual e e saúd

EDIÇÃO Nº 390

g t u o r o))) e p d a d modela e l h f o ((site r

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

é tãoe ntira A me entemente frequlizada qu o uti sentid e o seu ament a ultime tender o. parec alizad ser banundo as Seg sticas, estatí mos mentide 200 cerca S POR VEZEem média e Z DIA A VE UM CADA S PORNUTOS. 5 MI ntudo, a l Co menta l saúde patívee dad só é com a ver com

P

PARA EM DE 12 4,3% OS

AL FUTS E E VERD CO BRAN

000 2010 l em

00.

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

BJF ivos" s objet nosso

DE RDA RA

t l . p g a t u o r e p

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

O PETINGA

DESPORT

o pre IVO sem IT S O VerO P LAD

0

EPA/TIAG

A P L

FOTO:

.00

E M E X

D.R.

50

peu euro nte giga

t l . p g a t u )) o r ado) e pe m o d e l r a d l h (((site f o

na, celo Bar

junho L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

39018 de Nº 12 a

FOTO:

amigo Seja nosso ok! no Facebo

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

ED ÇÃO Nº 418

ED ÇÃO Nº 411

MO m

ED ÇÃO Nº 397

ue SE qzer ra A CR t s e ade pod

d rtun opo a ão m no a D o d p

ED ÇÃO Nº 404

e no d Ensi M

ED ÇÃO Nº 412

09

SOCIEDAD

D.R.

PRE SEM SEU AO O LAD

. 06/07

vont de Ratk a da unidade12 nção à com ...P . A dete uma prov ncer E senta repre ia em perte R Sérv

FOTO:

+ de

...PÁGS

din

. 11

EDIÇÃO Nº 389 XEQUE EM

TEMA

E VAG “LA heiro”

DESPORTO

RE e ITALA HOSP as sobrES nt OR NCIAS URGÊ desate MEN E a aindUSOS D AB FOTO:

. 12

EDIÇÃO Nº 388 EM

50

por ess uen ◗ Em der, temdas agr mais infl

S

EQUE

ORTUGA

...PÁG

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

. 13 ...PÁG

FECHLERANT ra enta r contra fez aum icula es INTO A crise em partimigrant ESPECIAL

38911 de Nº 05 a

TEMA

s em euro riam ser ões de is pode nacional milh ução X ...P . 10 3.500ções anua por prod P importa tituídas subs

ÍLIA S FAM UESA ” UG OS PORTAPURmilh ões “EM dos 4,6 sas

PRE SEM SEU AO O LAD

t l . p g a t u o r e p a d l h f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal junho

de icida a fel gar o çam alcan ncer e lar que ve não ssoas eguem queça deRA es PA tas pe cons Mui ue não , não se SAÍDA: porq do. Mas e UMA MAS a passa e semprPROBLE o, chegou olh exist S OS ng e de um ente, é alm o... bullyi a visão TODO

mas trau

OLÉMICO

DO

CAMPAR

as asOsLuHAS a ç a F ESC O PASSAD

ÁG

A fi ue de 2010eiro es Leagca o prim dois club mar ate entre Tendo emb ugueses. das port mpenhoprovado o desepas lusas petênciao equi existe com uguês, ol portser vistoão que ma divis no futeb costu qual o a segundapeu .13 ...P ol euro com D do futeb

+ de

amigo Seja nosso ok! no Facebo

t l . p g a t u o r e p a d l h f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

. 06/07

SSUNTO

O

O CONH URS PERCEQUIPAS DRO

C APA

ca ugue de 14% port a Ban...P Mais famílias a com P de em dívid A estão

OLÉMICO

EÇA

S. 06/07

ÁG

SSUNTO

DAS

...PÁG

ESPORTO

20% álcool corr se hepáPortugal...PÁG. 08 cirro te em P de nvolver mor A dese a de caus

S RATO ESAS CONT EMPR O! aram SIM,NDAicasNÃ assin euros, am AI s públ de 800 mil tinh

C APA

CO ÓRI HIST

Sp Braga de Porto e FC blinpa

ÕES ILH S 2 M JOVEN Olares DE RISCs regu a de vir EM umidore risco tica – a 10ª dos cons e o

EDIÇÃO Nº 386 ÁGS

ORTUGA

I TRO

” ivenrt es rev b sce o e l S o “ ad TEMA

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

amigo Seja nosso ok! no Facebo

a s filho

adocto a panh imparais tu pois d o qualméedacidomasas de estru ro de timo, nas form O futu lor doenemospragésesre, mssasivoracosemmrepre! g ortin

. 12

EPORTAG

. 06/07

EDIÇÃO Nº 385

SPECIAL

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal maio

0

A P L

DE: SIDA OBE IDEMIAI A EPSÉC. XX rigas, rapa as ndid , DO a 36% daspree anos

C APA

PRE SEM SEU AO O LAD

bra os Descu plexa ntes? e com t l . p olesce ta fas g a t u dos ad prias des o r e p a d oções as pró l h f o de emas asneir Nº 387 hão e 0 turbil atitudes .00 r ao as 50 revive ar com lid is sob os pa stas para podem eciali Comohos de esp consel

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

ral leito ça” e pan “Pou

F

+ de

amigo Seja nosso ok! no Facebo

t l . p g a t u o r e p a d l h f o

100 cada ficam te, por s 184 assim ” lmen lvido Atua s reso ocandotribunais. 08 esso ...P nos proc entes, prov P ento A pend onam gesti “con

a... untas

10 perg

. 11 ...PÁG

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

. 14

NTA A LE IÇA JUST NAL IO NAC

diano quoti

TEMA

ENÁCULO

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

1i

CDAE...P

TMEETSEM OR C PRO ÇÃO C COM

ela ezuís Ven o paime do cr

PÁG

SOCIEDA

EGO EMPR

méd rega de Empemp 541 euro rio ituto es des 2010, s do salá dor O Inst euro alha os. Em trab to baix dos 777 mui abaixo bem

XEQUE

opin

no “ O do DO MUN

O POLÉMI

a TAS RGUN RDO 10 PE

EPORTAG

de

DE...

Foi a lei de s mai nov despejo

L EM

ORTUGA

do

OS AIXO CENTR RIOS AB IONAL poucos AC nal colocasalários o, SALÁÉDIA N Profissiopre com oferecid io ação se sem r méd l M iona e qua o valo DA rego e Form io nac dos s foi

S. 06/07

EDIÇÃO Nº 380

eias, tirem tados E ns depu s europ garan Algu instituiçõe, só para R até àsmalas feitas

LUSA/TIA

GO

TEMA

Entr da, José iu pedi P passa e decid ião

D.R.

A SSUNTO

e dos s Crimamento “casncos” uma bra nalizou madois estas

09

09

O EM À DE NÃ ATÉ L NÃOA FINA na da semade ta-feiramudou FEEF AJeUD e quar a ao Socrátes terça r ajud

FOTO:

casar para euros 6.000

ÁG. E...P

SOCIEDAD

SO S “FALESTO s, viajamas, s paíse s-feir HON , de vário às sextaa diária

EU

...PÁG

S

PUB

C APA

MORALE

11

EQUE

. 06/07

A, REND SAIR GAR s, a istro os O PA PAdeRA Min a torn o SE NÃ3 MESES selh a qual os Con em mento,e imediat TEMaprovada,arre nda fáceis s

ARDO

ÁG.

L EM

ORTUGA

...PÁGS

TEMA

eis de er s difíc pod es mai plicado r dos crim to com o corrupto o é um a-se mui nem crime upçã torn já que r o . 10 essa A corr r, pois factos, ...PÁG XEQUE conf bate EM AL com prova dos ido vão PORTUG r faze corromp o nem

EPA/EDU

e, a abus guês o portuexpedient form X ...P a este ado de P O Estad recurso , é utiliz vezes

C APA

S CEIRO

AN S ES FIN UNE IMP

CRIM

S. 06/07

FOTO:

. 06/07

TEMA

em 09, 1 s, com Em 204 jovenos 13 eia cada entre onhec de idades os, rec ima 29 an o vít ntos 0, ter sidportameem 201 comsivos. Jártes de abu 40 mo alvo em lheres eram muabuso, 3imas de ens vít s jov próprio dos rados

FOTO:

ÁCIO LUSA/IN FOTO:

...PÁGS

S EGAI AS IL BAIX M FIM O CO CIAD travar o r as , muit o qual iva ANUN está a tenta

AM no N

entos

ntecims, são aco lista es Estes Especia alteraçõ lear... anos. das o nuc mos uência seq radiaçã dos últi rras, longo estes conis grave? is, guelicam ao os. Serão da ma SOS tsunâmmultip ciment Ou algo ain 2 CA nte ites? fogos, is se 2.37 VOS EM lim secas, , os qua tes aco AL ções, plitude razões des ia sem cerca NO UG u para por e am re as da ganânc inunda RT e baixo s casosem 2010 os, ade sob e culos 40 novo 22 nad ntid -se PO para da tuber de os, tor sua qua rrogam negligência ência 10 anos,em 2001 sism inte A incid de em antes da otos, entes pela dãos fruto de metamil habit 100 cida Ou end cada Terram DOS surpreou simples áticas? clim PUTAS” técnicos RODE

. 10

D.R.

...PÁG

FOTOS:

EQUE

FOTO:

. EPA/D.R

OS M? ÃO SERS DO FI I SINA

09

L EM

ORTUGA

AREIA

C APA

ÁG. E...P

OCIEDAD

ança 5 milh ões maisX os os escal A poup P passa ultra em sobre incid

D.R.

e, o pode que tud trico eita Pensa egocên resp sendogante; não não se arro ximo e saber se não, o pró pa em lo ou preocu judicáagindo vai pre do esentido de pensan no o o quenão eja, apenas uir tud e des o” conseg pensa “nã quer, do um . osta assim? aceitan o resp uém com hece alg Con

ROSA

FOTO:

A NCI OLÊ A VI SENTIDA ORO CON

ÁG. E...P

OCIEDAD

A P L

E M E X

REIS

50

ISABEL

38116 de Nº 10 a

FOTO:

rem

JOSÉ

a l u g )) r t ) p o odelado

0

I

A R P L

FERRAR

.00

E M E X

TÓNIO

abril L De ONA de 2011 NACI ÃO E S EDIÇ

38009 de Nº 03 a

t l . p g a t u o r o))) e p d a d modela e l h f o ((site r

LUSA/AN

e a d l h (((site f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

50

TE ICOR AS SEM PRES EM as NAS BLICAS chefi s só ios de salár os corte s PÚ com osões, baixo mas

S. 06/07

ÕES AMAÇ RECL ESCEM CR 2010 , das ou EM além docrédcomito,érciolider mações

000 2010 l em

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

t . p

rem

0

A P L

12

uma al dosS Existelitações dos ssion habi lar e profi esco

...PÁG

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

000 2010 l em

DANIELA

...PÁG.

C APA

FOTO:

+ de

00.

FOTO:

sete

E SPECIAL

EQUE

EQUE

FOTOS:

D.R.

DPA FOTO:

FOTO:

FOTO:

LUSA D.R. EPA/ULIS

SES

RODRIG

UEZ

FOTOS: D.R.

FOTO:

IURD

D.R.

FOTO: TRANSP

ORGAN

FOR

TION

EDIÇÃO Nº 384

SPECIAL

EM

000 2010 l em

D.R.

, para esgo Voossar da crisea Páscoa Ape veitaramde descanso S apro dias

prát tugu As por a esta eção rrem reco o contrac ncia. com reincidê s de s e com 2010, mai ente E, em adolesc A DGS 100 m um. queda, fizeraite uma ainda adm valores os am! mas mbr asso

SPECIAL

ess do o str inar de elim

FOTO:

OA PÁSC CRISos!E A is chei ses TRAVtados eoshotéportugueuns

CEDIDA

do

EPORTAG

um a

S NCIA PETÊ R COM DEM SEAS PO as AD a entrenho mpe ia diret HERD o desefilhos? influênc pais e

00.

...PÁG CORPO

tar. m ma a e e pode pesso dsay is qu tar uma de Lin plo ilega ogas uir e mao exem e as dr destr r. Veja . bidas dem dona as be dos po aban kson.. são só ntrola is de ael Jac Não dios co is difíceer, Mich ma Ledg Remé da são ainn, Heath Loha

OLÉMICO

PAREDE

FOTO: ALMEIDA

DIOGO

FOTO:

eram

, diss final dia!” no do soas Que “Ah! s de pes IURD, Santo

ições mil refepara o adas ente. 35 a 50 iam os são deit lixo diar obriga E a leiurantes quer a resta ram doaIVA as queide pagar terem

L EM

de Portuga Folha +de3.0

a l u g )) r t ) p o odelado

L EM

SPECIAL

o o aEnDICINA M

am a receber

! OOK FACEB

O SEU

e ta d a Gos a “bat r i ? t ves ranca” b

forma elente a exc : Um Ténis

ASSUNTO

CARLOS

ÁG

0

A P L

ão o miss resas r têm com emp , quede risco adas dificulta resas crise Emp os níveis dos, estãopa da . 08 ...PÁG medeirdos Estaa da Euro P a saíd

FOTOS:

EM

.00

E M E X

ES CORTTING RA NO

ão alizaç

S

S/

50

, ESPECIAL ESPÍRITO "SEU VIDA"... I SUA 1I -7 PÁGS.

g U? da le OIS MUDO S DEP QUE ANO UE É DE 3 , O Q a aind MAIS aborto esas ica

tal ambien édia reo à trag a o ma ...P . 12 E par ram R o leva rtados dinheir m libe po e de fora dos EUA par tem de cru idencial a pou barris o pres os parhões de comissã scad diz a s arri . 4,9 mil imentoMéxico repetir-se, Proced fo do erá vir a no Gol e pod desastr

EDIÇÃO Nº 383

EQUE

A NH PA ES

ano um pois de

o und O M0% no a 10náculo Ce

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

to, Espíri “SeuVida” foie Sua ento qu u o ev formo trans res de eles milha daqu vidas,trocaram que írito de o esp tivo elo nega a pe dúvid de fé,iança, conf za e certe smo otimi

ÇA AN FR

IA ÉN M RO

CRUZ

LUSA/M

FOTO:

38514 de Nº 08 a

DE E FORT

. 06/07

O NO O AMIG NOSS

t l . p g a t u o r e p a d l h f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal maio

26ESPÍRITO

D.R.

PUB

...PÁGS

la de a esca R 6, num idade de grav nível

EDIÇÃO Nº 378

NATIONA

DE IL MAIS 0M

A P L

AL NO) RTPUG EQUE PO (CAMPO

FMI o e o MAGRRÉA d e m NE C APA

SEJA

00.

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

t l.p ga tu o r do))) e p odela a d te rem l h (((si fo

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal maio

de nuclear,

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

000 2010 l em

000 2010 l em

de Portuga +de3.0 Folha

. 10

crise

ções Refeituitas gra IVA com

PE

E...PÁG

EM

EPORTAG

OLÉMICO

D.R.

...PÁG

os com a braç vê-se

seu ois doestável. o s dep co ano o menos o com ica, cinno foi tudcooperaçã” rra ver sua Repúbl o Go erou a o de gue nte da reit açã presiderelação com Cavaco a “declar leito a foi ree em que de posse, -na um am to, Silva tomada siderar Cavacoiro manda con so de prime discur s muitos No seu ivo, ma Execut

. 10/11

ES ILHÕ S 55 MBAIRRO , EM CIAIladoS, até 2012 casas SOento calcu o de alificaçã do país

PORTUGA

D.R.

ALMEID

SSUNTO

FOTO:

EQUE

o e de um sism

S. 06/07

DE

GOUVEI

HOMEM

OCIEDAD

EPORTAG

uma

à ade pest ém Tem , de Bel o t vista ão Ben aS

de Depois

, o país stadores âmi deva um tsun

.00

E M E X

POLÉMICO

A/

EL

A/MANU

DE

EPA/

D.R.

L EM

50

...PÁG

ero decontratar um quindo a inuiu O núm ostasoras dim mesmo perío displhad ao traba ivamentede 2010 . 10 ...PÁG relat X

ízos o preju o de um plan e 1 triliã a criar anos Unidas naturais S. 12/13 em dezNações stres ...PÁG E mortesção dasenir os desa ão de R prev milh a Organiza al para de 1 Mais levaramsta glob riaisde respo mate

FOTOS:

cartõ ulentas,reviamvido de impostas s itas fraud presc inde Rece icos que s e uso das burlas a médicamentoalgumasportuguê . 08 ...PÁG med E são Estado P da ADS ao A

FOTOS:

03

a L De de abril ONA 02 NACI ÃO S EDIÇ R E

379 março2011 Nº 27 de de

C APA

0

ORTUGA

PRE SEM SEU AO O LAD

000 2010 l em

e a d l h (((site f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

A ÍTIC CAL APO

S. 06/07

A LUT IDA EDIÇÃOENº M377 LA V

...PÁGS

X EQUE

OLÉMICO

O

SPECIAL

E SPECIAL

D.R.

SXC

FOTO:

ÁG. TA...P

...PÁG

édia Trag nica Nipó

t . p

rem

0

A R P L

” ICO “CH TISMO ER DE s -ESPA SAÚmento de féria ados N paga determin es

D.R.

D.R. FOTO:

GEM EPORTA

ugal, Port e em ado . 10 inalidad pass X ...PÁG crim no ano só P ial na tanc ciais, isto subs ento as poli às forç um aum ções registar icipa ve a part , hou 413 mil ed 9 e 2010feitas e 200 Entr tendo sido L EM ORTUGA

s a...

a de arm ões de as Em plen utoras milh vend . 11 prodse 170 miltotal das E ...PÁG % do R qua56,9

OLÉMICO

ES AÇÕ ICIP PART MIL 413

ENTREVIS

TEMA

E S CRIS TODOores mai s, PARAcrise, as 10as lucraram euro

ASSUNTO

EDIÇÃO Nº 382

s afirma ileak uzir l do Wik prod ador ywood o seu pape O fundse Holl irá que l Smith que lme exigpelo Wil um fiseja feito

versa de con tema ar esta plic és, o e se nos cafque irá imvírus qu a ou o , um em cas mesmo: ismo é gueses a crise? prego, ente o o pessim os portusuperar lm E se No em entre dar a ariave é inv externa?facilidade derá aju ajuda a com do os po pag pro que o me será

. 09

ssam ultrapahoras icos Méd ite de 200ias cada lim inár e, no aord da extr mais cedo vez de semana erá já fim , pod oal Páscoa er pessar os hav não assegur or na mai país para iços serv idade do . 08 ...PÁG matern P

EM

REPORTAG

ÁG

SSUNTO

E...PÁG

em

A GE JULI N ASSA

S. 06/07 ...PÁG CAPA

SOCIEDAD

U MAC da risco

pçãoa PGR. ao setor X é A corru o diz dirigido P quem xas é de quei ORTUGA

N

10

atualm de 16 s cerca doente to mil tratamenda em titutivo l e subs ão renamil funça de 2 , rc ce rdam agua ta de em lisra, a e espe bilidad l possi rena de umplante trans C APA

a l u g )) r t ) p o odelado

ASSUNTO

stim requ e a Sul S É o inve T nade Nort U, do MAO do IHR

+ de

00.

TEMA

ua A ág ª ea 3 nde Graerra Gu

res eleito não obate a ugal Port , send certo a doses, culprant da emig tos eo dos moricaçãtos duplregis . 08 de ...PÁG

. 12

am a receber

OCA A ÉP OD JAPÃ

EM em, exist ente,

63

O OS E S O CA RIO DO S TÉ MIS EITORE ero de O núm em EL

EPORTAG

TEMA

hosp na saúd . 08 as e med tes nos cortes ...P , frald P Leite os aos utensupostosA pedidcausa? Os foi a

E CUID QUE rderam QUALnal, pe Afi ADA o “C lidades. ÇÕES LA pressã a ex das mentaLAS RE com PE o S mais alteraçã UÍDOS vez HORAAS cada lexo da SUBSTIT S am IA 16 ref G do OG ord um PA conc este s vão sen CNOL uguesas s do eses NÃO s port 39 hora no S TE here média, não são rtugu O”, sen huma NOVA As mulm, em s 16 queonde? e mai s. Mas Os po MESM os laços S DAS trabalha anais unerada semrem DE SI lores e RAVÉ AT AS CI -se va UAIS, É RGÊN VIRT NÃO TEMA

0

TES S O UTEN AM S AJUD ITAIjá foram l HOSP icamentositais. Qua e

D.R. FOTO:

...PÁG

.00

E M E X

ano . 10 por centoa já conh ...PÁG co hum de 15 Lisb X Mais Grande a de tráfi PUB P da vítim uma

EDIÇÃO Nº 372

.10

ESPECIAL

50

FOTO:

A P L

D.R.

.00

E M E X

. 08

ção volu A “reJasmins” dos

am a receber

FOTO:

50

A P L

. 08

D.R.

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

Mais ios táernos soelim es iant n co f

EDIR

(

38330 de Nº 24 a

.00

E M E X

EM

D.R. FOTOS:

...PÁG POLÉMICO

FOTO:

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal abril

O

ARQUIV

...PÁG POLÉMICO

PRE SEM SEU AO O LAD

00.

50

. 06/07

PRE SEM SEU AO O LAD

IXAS QUE 800 APENAS EM MESES entar,ero a aum 4 continuaO maio r núm ico públ

t l . p g a t u o r o))) e p d a d modela e l h f o ((site r

março L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

37826 de Nº 20 a

, UGAL PORT

PORTUGA

iro fevere L De ONA de 2011 NACI ÃO E S EDIÇ

37319 de Nº 13 a

S AVO S ESCRERNO M D MO ENTA lação AUM o da popueceu

em eno 2001, fenóm desde itos É um mento Os confl mas cresci rtugal. os proble em Po ais ou ental são conjugder par causas de po as das algum

OS MEN EGO ÃES EMPR estãos A M que mãe to PAR empresasmais

t . p

M ORDE O NA ENÇÃ DIA PREV DO

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

S. 06/07

de Portuga Folha +de3.0

e a d l h (((site f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

EQUE

...PÁG

l g a t u o))) o r d e p modela a d re l h (((site f o

FOTO:

D.R.

+ de

00.

FOTO:

...PÁGS

EDIÇÃO Nº 376 SPECIAL

EM

am a receber

. 03

L EM

XEQUE

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

ORTUGA

L EM

CRE ASSA ro O M CANCqueRO o canc de DO os apondetam13,2do,milhatéões2030

de crise Desd os com iente o amb

000 2010 l em

form stos, o quer a de impo O Estadrem fatur que, desta os a pedi ços, para r os seus 11 o menX ...PÁG. e servi am paga lsand s poss todo desembo P

E

PORTUGAL

de Portuga Folha +de3.0

a

...PÁG lica t E . 03 e exp ...PÁG l.p ga Santo E tu írito o r do))) e p odela do Esp rifício a d te rem l h (((si ortância s de sac fo a imp es dia

C APA

O crédiparad s já pedir o “mal guesa portu

de Portuga Folha +de3.0

TEMA

e está A cris gar a a cheárea da uma ade que Socieddeveria não uer ser seq a, isto gid as atinàs forç de é, is, e policiagação investi venção 12 de pre ...PÁG.

000 2010 l em

000 2010 l em

ASSUNTO

os padrão os mais de últim Nos ações dolicas entre misturas ias a alter alcoó sso e maissubstânc ...PÁG. 09 exce outras S bebidas Há mais l com álcoo

O AR M GAST O TE ões e lias NÃsubiu 1313.500milhfamí o ao Estad edido ões. QUE milh ajuda to conc o”, 80 am

. 10

s estud r mais Mun Váriorá mata ano, no R pode as por pesso

am a receber

e algues que

DALMAU

CUNHA

EM

EPORTAG

t . p

rem

a que

OCIEDAD

EIRO INH NÇA TA D URA FAL A SEG A PAR

FOTO:

LUSA/PA

ULO

EDIÇÃO Nº 375

TA NTREVIS

DO MACE

D.R. FOTOS:

. 12

ne dest D defiessidade r da IUR nec O líde

A

TEMA

. 11

EPORTAG

TA NTREVIS

ISTA REV ENT

...PÁG

está a desce 2011 Europa nuar ro na rá conti es em . 12 mort E ...PÁG O canc as e pode de vítim 1,3 milhões R

PRE SEM SEU AO O LAD

0

XEQUE

ORTUGA

MAS VÍTI UEMmenos IN a fazer r para DIM

08

de Portuga +de3.0 Folha

A P L

. 10

L EM

0

a etnia RÕES deElland ade, ns dos fatorego, em de Mais nalid junto PADCIVOS nacio só algu desempr sas ro, a ias são ares no o feito estud portugue ciênc milh NO RAMtiram-se O géne resas de defia deixam s de um ias emp aind . São dado de , assis e méd PIO anos consumo s. enas Portugal joven de pequ 10 a 15

REU

...PÁG

eiro a e não O Estad no prim 58% nte da receit P verte

A R P L

EPA/AND

ESPECIAL

...PÁG

IU E CA ÉFIC zir O D O 1º Mo défiÊS ce redupela mas sa N o portuguêsmêsviude 2011, pela despe

E

OCIEDAD

.00

E M E X

já cargos res, isivos ias mulhe a do e dec ndes os de várndo, sen pando Os gra nas mã o Mu r e ocu estão adas pela cresce então, sóens. Há espalh cia parssões, até os hom em tendêns profi hadas pel “ser hom esta pen diga que tagem” desemquem a van até não é um já

ORTUGA

tom medidas não er quaisqu limitar a para rolar net o da s ou cont utilizaçã pelo em casa . 09 ...PÁG filhos S

50

FOTO:

EM

XEQUE

e a d l h (((site f o

março L De ONA de 2011 NACI ÃO E S EDIÇ

37719 de Nº 13 a

a l u g )) r t ) p o odelado

AVES ENTR O?eum et enis con O OS EG t quae natis IS SÃ PR am incte QUA AOpliquEM am eat.D m tipo

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

09

...PÁG

00.

IR PED RA FATUPRE as SEM“obrigar”todoasspesso os bensa,

da p

S. 06/07

L EM

ÁG. E...P

XEQUE

...PÁG

ASSUNTO

EDIÇÃO Nº 371

L EM

ORTUGA

E...PÁG

C APA

FOTOS:

. 08

FOTO:

A prin entra ores R m melh de conc que pede

JOSÉ

ÁG.

...PÁG

entan es, noo que consu De 1999 exportaçõe tudo P quas

s dos pai al ■ 31% tug em Por a

OLÉMICO

SSUNTO

11

EQUE

ORTUGA

OÀ EGITRA DA IA ESPEOCRAC a é local o aind pessoas do Cair nas de de vida DEM praça cente cipal ção de condições

LUSA/

icos sentação méd A apo de 450 2010 mais ília em mil de fam ou 675 sem deix uguesesisto a port tência, tos assis ar aos muijá não junt ares que ...P milham P tinh A

olo contr

sem rnet Inte

ANTÓNIO

mm se édico a m famíli de de

C APA

ERde IMPOCOM nto aumertamos e um houv to, impo os PARA mim a 2009

000 2010 l em 00. Portuga

OCIEDAD

E

OCIEDAD

OLÉMICO

de Folha +de3.0

LANT

TEMA

s 1,5 ilhõe

EDIÇÃO Nº 374 AG.

L EM

l Socia so nça no nos gura ncia, que da Sea a existêssoas 0 mil 39 pe Dados am par mil quais apontde 630 as, das s país,m sozinh 65 ano vive mais de têm RTAR

de dom ndo Segu s cercaviolência S rtado repo foram de

As taxa da resta, sofreramP vidade e 2007 desd

pais ero de ça de , o núm a licen .09 e 2010 a mãe para 16% ...PÁG 2009 m com de 12 S Entre lhara subiu ade que partitalid paren

SSUNTO

am a receber

IL OS F

E IL D 16 M NÇA LICE

S QUEM TAXAEXISTE S atiNÃO LIZADA rias na em e visto exist ceres que não ento ATUA s de pareuração, um aum

SOCIEDAD

PRE SEM SEU AO O LAD

s, here Mullíderes as az? ...PÁG

emp . 08 , 4 mil seja, ence , 51 abrir ...PÁG cia, ou rapartida P Em 2010 A insolvênEm cont por dia.

. 11

RESIDEN

rte no No ulares te têm s pop Orienas e de levaçõe Médio ditadur asmo As sub ica e no velhas usi o as novo ent a de Áfr abanado um ocrátic ça dem trazid mudan

03

.PÁG

“ref 0, segu 205

que essa conf do HGOs refletem lias . 09

dor s famí dena agressivo nae 2003ad o pela , o coor amentosvivid port

pess rsos, em recu

EA ISE S A CRÇA’ DAS ‘DANPRESApediram11 resas rraram am EM

s de ais” até ient milhõe amb 200ugiadosndo a ONU de 0 hara o ano de e 198 miltorn desd se 1 Qua strofes, negro catá o mais 2010

TEMA

ROSA

ÁG. TA...P

2010..

s r sem a vive milhõe am 200oas ficar 2008

SPECIAL

D.R.

i mús

FOTO:

FOTO:

D.R.

is a ma Ouç es cursos espe dant Estu Mas osfuturo nos X ...P nhã. que P ama las, das cábu

.00

CIAIS

m rapta que OS Pais H

ÁCIO

ENTREVIS

ora m uro re inovad m de tere ra o fut endedo alé para voltada pa l de empre seguiu fi con esse per de quem es se tem Saiba a os truqu fortuna fazer conheç

0 l em 2010

de Portuga +de 3.00 Folha

am a receber

t . p

sam s pen ões. pessoa obsess umas eiras el de r ras; alga verdad , a nívdomina em manei vícios is graves de ma ios pod ela iadas víc bar com de var passam aca surgema outras itos enias, par até aos ma unhasgas, os São mu dro que são roer as de o Desde ismo eaté mesm e alcool vida uma

LUSA/IN

t . p

ngo a ser “Está o Flame [sobre

p desa

O EIÇÃ -SE s, REELCURAportu guese lho já no trabanuidade PRO ecidotapelos conhapos de conti do que essa P MaisCavaco Silva prom E e na feito

.09

0

A P L

são: edoras sadas, preend tivas e ou ão as em vis , cria

cia lên-s e va ncia A vio cê agra oles

EDIÇÃO Nº 370 E...PÁG

SOCIEDAD

.10

.00

E M E X

BRADY

10

ÃO: ODUÇ , REPRM BEBÉ S U S MÃE guesas, portumães vel duas DUAcada vez mais com é possí

...PÁG

50

ATHAN

A P L

E M E X

rem

((

0

.00

50

a l u g )) r t ) p o odelado

l f o ra especia to à "Egi mocra " nho da de fwfwfw aldi fw! fw Ron bom demais ]”

março L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

37612 de Nº 06 a

EQUE

L EM

ORTUGA

ntos lizame a os, des s cad as, fog ómeno e os, sec r são fen idade sism ma intens alerta otos, nível do ram a sua em s, ter ida do ndo urais, Cheia ra e sub ntes. es nat xar o Mu os em 50 me s de ter is freque catástrofão a dei rera iado 2009 mor m aval em res, vez ma ento das ição est s fora dóla 10 mil de uízo tru ões prej O aumu de des milh mil de o gra

0.00

os... Víci

iro fevere L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

37212 de Nº 06 a

FOTO:

d e h a (site

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

vens os jo ma d idos O dra arec

.08

= BOS ES RECI RTl pass a dos a CO , pass A + a Sociaar 1.000s

L ASSOCIA

S. 06/07 PÁGS. ...PÁG

t . p

O...PÁG POLÉMIC

ASSUNTO

EPA/STR

rem

0

A P L

SAYAO

.00

E M E X

DOS S 70%DANTE OUais ESTUCOPI base são na rará? JÁ hoje, profission

E M E X

O cient decre sufi ões nizaç indem

ranç euro à Segu . Se ganh as 578 X A taxa 29,6% er apen P para 24,6 a receb

FOTO:

50

CELO

SOS IeDmOrisco

a l u g )) r t ) p o odelado

De de ONA a 05 NACI ÃO S EDIÇ R E

EPA/MAR

iro

375 feverede 2011 Nº 27 de L março

tas a... pergun

C APA

e a d l h (((site f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

feliz r ser l? Queaudáve ! ca es

50

SÓ 2011 000€ e verba exist r as nais Mdiz1. o pagatribu que não CO F o Estad pelos CSTA e para tadas

EDIÇÃO Nº 369

EQUE

L EM

FOTO:

t . p

rem

OLÉMICO

L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

PORTUGA

XAS UEI S 21 QVÍTIMA DE R DIA, foram80% POa APAV, 19emmil2010criméstices,a

00.

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

SSUNTO

38223 de Nº 17 a

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

000 2010 l em

000 2010 l em

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

A atraí o bebé gal, não P O ROP registar , em Portu A mas gicas bioló

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal abril

os O TC ument gestore arg itir os Metro dem CP, do após da Refer, ia e da a auditor . 10 ...PÁG um X

FOTO:

+ de

TEMA

00.

PRESIDEN

A erno FORdá ao Govpar a s

CRUZ

a l u g )) r t ) p o odelado

0

A P L

am a receber

ESPECIAL

HÕES MIL O DE 3 SOUR MAIS DO TE

RIO

.00

E M E X

Dese ios juntaares no al idiár subs sos e a militeza florest. 09 reclu de limp DE...PÁG rama SOCIEDA prog

LUSA/MÁ

50

e a FLORmpregadosm-se

I

4I/5

PRE SEM SEU AO O LAD

000 2010 l em

l g a t u o))) o r d e p modela a d re l h (((site f o

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

EPA/JON

D.R.

e a d l h (((site f o

iro fevere L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

37426 de Nº 20 a

PRE SEM SEU AO O LAD

00.

seus canta,anta”, esp ado “Quem males este ditriza a é com carate sica, da mú dias que se tância a, nos estar impor o terapia pode e ser com e. Est o lado is, ma o o de hoj em todcada vez s tament usada, no tra blemais de pro , menta onais físicos emoci e/ou

o? r ric e s r Que Saibao com

...

 tugal em Por  enta ens is aum hom arenta do que monop filhos ílias com de fam sozinhas mero lheres  Nú is mu Há ma

FOTO:

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

000 2010 l em

00.

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

GS. "...PÁ FINAL

"PONTO

ro o dentuel estad os e cont ido, Man braç ado a os rio part Apoi baix utenção e do próp dart re não Aleg faz da manl o estanra e o socia idatu 11 cand .. PÁG. do estad da sua CIAIS 2011.

PRE SEM SEU AO O LAD

+ de

00.

de Portuga Folha +de3.0

am a receber

1I

D.R./

. 12

0

A P L

FOTOS

RE ALEG

PAR LIM ESTAS

do a branAL no , cele o país TO FIN ? todo PON de ano E, por do umpassagem cana sua nos CdA s, colo o foi eram estivença de Deu ve? Com pessoas e este s de ano na pres ê ond Milhare donto. E voc passagem sofrime

ESPECIAL

.00

E M E X

ÁG. CDAE...P

FOTOS:

...PÁG

GEM REPORTA

C APA

50

s meno

a sua  Pesso inquietas s, sempre .

FOTO:

ESPECIAL

são na uer ano, ascen de alug REbarrigaseuro s, por cio em negó As ões de um milhsentando repre

TEMA

...PÁG

o a 2011 L De de fevere ONA 05 NACI ÃO S EDIÇ R E

371 janeir de Nº 30 de iro

D.R.

O IDAT S CAND MAI

A RAM PROG PARA

S. 06/07

EDIÇÃO Nº 368

. 12

de has sozin filhos com

C APA

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

S. 06/07

t . p

em dos ecada s arr Brasil mento vas no de ali das das chu 0 tonelavítimas de 16 ra as Mais dias, pa de 4 l g a t u o))) o r d e p modela a d re l h (((site f o

FOTO:

...PÁG

4% eres 90,mulh

EPA

SPECIAL

sin

TEMA

N/LUSA/

GEM EPORTA

s diar iada ídos apo ílias distribu de fam entos ares alim  Milh as de elad  Ton

0

A P L

IAL SOC DA AJU 0 201 EM

HI SHIMBU

em 350 rend Índia,

EDIÇÃO Nº 367

doa dge as o AlgumdecidiramGiving Ple lançou E que R Mundosoais. The ericana pes ha am campan

S

.00

E M E X

EPA/ASA

SMO TURI UTIVO PROD

S. 06/07

50

FOTOS:

prego,do Desem ia e me ixa falênc ter ba itos de meado mu s lev ese têmportugu tais spi is aos ho na nacio

XEQUE

...PÁG

o janeir L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

37029 de Nº 23 a

9,6% ens de hom hos sozin filhos com

CRUZ

EDIÇÃO Nº 366 L EM

ORTUGA

CAPA

ISTA

MÁRIO

TEMA

nça nga za A vinature da

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

AREIA

DANIELA

FOTO:

oas do Póv Fernan

ENTREV

EM:

...PÁG

ntes rese IL p 11 M

rias ioná imil mults do s eza ções mais ricas riqu e da Doadas personalidr paradetesdasé sua o nomdesafio

0

A P L

E M E X

PRE SEM SEU AO O LAD

D

MONTAG

CAPA

TEMA

iro de s, Belm ge Luca s, Geor Bill Gate

.00

50

EPA/

PUB

ade e ivacid i a pr "Perd

o janeir L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

36922 de Nº 16 a

PRE SEM SEU AO O LAD

iladas nte mob eira 1i G. ame na Mad plet C AE...PÁ es com tragédia da itaçõ de hab s depois enas ada ajud  Dez ílias  Fam

t l . p g a t u o))) o r d e p modela a d re l h (((site ente f o iam

FOTO:

QUI S! SÓ DA ANO A 10

do te, ten iferenum espaço igos, é ind lhes apenas hos am ma” “ar guém de ser s e vel Já nindeixado ra novo as como sas usadlas empre estas contro pa je ser de en ndo horketing pe r pode de ma “vive os de r desta perig pode r s e os ros e o a cresce en me de ntag As va e” são inúa” só ten ment em red “ferra

no ílias Fam gular

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

D.R.

. 14

30 o 22h

.09

us, sairzir a redu de sto Mate se se ivida . 11 Augu ndo possível petit ...PÁG Segu só seráentar a com P aum da crise esa e desp

SAYAO

RECORD

FOTO:

mbr

CELO EPA/MAR FOTO:

s outro para estipula iais, no go de ta mater huma uis s bens a ser hos ao lon a conq ide no m, cad nta soner deles ça, em a res s. Enfi uns est entai e alime pend come Para os sentim jetivos endo deesta não da um? ob ca e faz es... nom nos laçtas, traçaistência, será qu erior de ns dos as int me sua ex as algu são apen de. M ar, no a aud palim toda da felicidaeiro lug nio Cham Antó prim edo e Azev

ASSUNTO

REDE

UÇÃO

REPROD

FOTOS:

. 03

SENA

...PÁG FEMININO

OLHAR

deze

áa e est Ond e?

Nova do líder l Brasi

...PÁG

31 de

A P L

E M E X

STA

t . p

LUSA/JO

Cr uiatr psiq

O...PÁG POLÉMIC

0

.00

50

iais s soc ar ede ara fic r s A mp a vier e frent s pela tem potência res sseff, a Rou o maio il, Dilm cinc Bras rota das te do país na ter o presiden man A nova fio de o desa

o janeir L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

36815 de Nº 09 a

FOTO:

melh emp Para over oessenciais prom eixos cinco

TA” IDEN RES A “P

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

idato m e, Fran Nobr os três cand que pode mas volta ando Fern Moura são vencer, segunda . 11 de ...PÁG nsor Defe s hipóteses o a uma L EM XEQUE meno esta eleiçã PORTUGA levar

dad felici

/07/08 05/06

está ue assimpele aos Porq r a sua s do nos a expo sos efeito divero, tanto exter nos tabaccomo inter

1i

iliar" e fam idad a intim

ENTREVI

FOTO:

... PÁGS.

ÁG. CDAE...P

S

C APA

CAPA

S

perdmil o detet 8 nada foram e 10 mil ego e tas . 08 Em 2010 ulen desempr facilitado tem fraud de CO...PÁG não ídio O POLÉMI subs o Estado ASSUNT pois

mo

l g a t u o))) o r d e p modela a d re l h (((site f o

KOSTER

DO ESTA VEZ A CAD ALERTA as 2 baix S adas 67.18eram o RSI, MAI

cer? conte tará... n ode a ais p o ano co DEIXEAR DPEELA m e v u FUM BELEZA O q r do no SUA a O vir ise e ia AS EDID O 50 M VERN de e ivida o de GO petit torn s... , em DO orar a com rego , saiba quai

a ao Subid

0

A P L

. 12

DRÉ

E M E X

/CEDIDA

TEMA

.00

50

...PÁG

LUSA/AN

o janeir L De 2011 ONA de NACI ÃO S EDIÇ R E

36708 de Nº 02 a

ESPECIAL

FOTO:

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

ALMEIDA

d

ela

GEM REPORTA

DIOGO

od

t . p

FOTOS:

em e r

l g a t u o))) o r d e p modela e a d l h (((site r f o

D.R.

sit

pt al.

FOTOS:

(((

A P L

CEDIDA

E M E X

FOTO:

de 2010 bro 2011 o de de dezem L De 26de janeir ONA a 01 NACI ÃO S EDIÇ R E

g tu o r do))) e pr e m o d e l a ad l h (((site fo

nte , O preside dre da Record Alexan (E), Raposo Edir o e o bispo Maced m estivera es present na tomada de posse

Filipe ão gratuita João Diretor:de distribuiç Jornal

) o))

uma s de nor Filhoília me fam

PRE SEM SEU AO O LAD

PRE SEM SEU AO O LAD

POR RIDA "COR " PARA FORA VOLTA ai e Silva s com cisco nte Sin A 2ª

FOTO:

PRE SEM SEU AO O LAD

o ados Mund os realiz t sonh os do trofes l.p os seus ga ardadeis. Catás todos tu com or m gu 2011 um ep se is be vulnerávão, enfim,do... ad Festa lh is Boas ria pç te, ma Nº 366 fo -lhe amos amen atas ma , corru nde e va Desej 0 .00 supost diplom gerais s, é gra 50 redos, tores e go, grevespara trá seg ges es! Os cos, sempre e fica elaçõ do políti za, de nças, qu bre s rev da o da ados, fican da po e de mu , o an mento entos 2010 desvend ais, au cim foram natur aconte ue de o leq

PRE SEM SEU AO O LAD

unta perg

JANEIRO — FEVEREIRO — MARÇO — ABRIL — MAIO — JUNHO — JULHO — AGOSTO — SETEMBRO — OUTUBRO — NOVEMBRO — DEZEMBRO

Edições em 2011

a a o ub aT DÃO D A R G da

ED ÇÃO Nº 405

p e Sem DA V HÁ CRO CAN

? elite

ED ÇÃO Nº 413

UM ANO... 53 EDIÇÕES... 1.272 PÁGINAS... MILHARES DE PESSOAS EVANGELIZADAS...

OBRIGADO A TODOS OS QUE

TORNAM ESTE TRABALHO POSSÍVEL!

EM

EPORTAG

SPECIAL


AGENDA

SEMANAL ›››

SEMANA

DE

01

A

08

DE JANEIRO

iurd.pt

CENTRO DE AJUDA

7 DIAS PARA MUDAR A SUA VIDA!

ESTAMOS ABERTOS 7 DIAS POR SEMANA, EM 110 LOCALIDADES ESPALHADAS POR TODO O PAÍS E ILHAS (moradas na pág. 8i)

Não somos de aparências, nem estamos a tentar impressionar ninguém. O que você vê é aquilo que somos, um Centro de Ajuda realista que acredita que a vida de qualquer pessoa pode mudar para melhor, de facto, não apenas mudar, mas ser totalmente transformada. Estamos abertos diariamente, por isso, fique à vontade para nos fazer uma visita em qualquer dia da semana, pois faremos os possíveis para ajudá-lo/a no que precisar. Visite-nos hoje mesmo!

seg.

ter.

qua.

qui.

sex.

¡ Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na Justiça, pagamento de dívidas, desemprego, imigração...

¡ Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

¡ Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

¡ Orientação para a resolução de conflitos familiares...

¡ Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Conquistas Financeiras

Saúde Restaurada

Cura Interior

dom. 7h30 / 9h30

SINAIS DE DEUS

Sessão do Desbloqueio - 15H Mulheres e Homens Sábios - 18H

Família e Casamento

Limpeza Espiritual

sab.

Causas Impossíveis - 8H ¡ Problemas que aos olhos humanos já não têm solução... Grupo Jovem - 15H ¡ Um encontro direcionado para os mais jovens...

Terapia do Amor - 19H

¡ Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

DESTAQUE DESTA SEMANA NO Centro de Ajuda

1ª consagração

que vem parar às nossas mãos, estamos, ao contrário do que se possa pensar, a ser agraciados com as Suas bênçãos, recebendo, assim, a prosperidade financeira, a oportunidade de crescer, acumular bens, enriquecer, enfim, prosperar.

DOS DIZIMISTAS DE 2012 Literalmente, a palavra dízimo é uma derivação do termo hebraico asar, significando dez ou décima parte. Mas se analisarmos a sua raiz, descobriremos que quer dizer acumular, crescer, enriquecer... Significando, portanto, de acordo com essa mesma raiz, que quando entregamos a Deus a décima parte de tudo o

Por isso, se tem sido fiel a Deus venha no próximo domingo, dia 08 de janeiro, fazer parte desta consagração e receber a unção dos dizimistas.

No Cenáculo do Espírito Santo em Chelas ou no Centro de Ajuda mais perto de si!

DE SEGUNDA A SEXTA ÀS 7H, 10H, 12H, 15H E 20H (em todas as reuniões, temos disponível aconselhamento espiritual) S ERVIÇO 24

OU NO CENTRO DE AJUDA MAIS PERTO DE SI

HORAS

CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO - LISBOA Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas OFERECEMOS APOIO POR TELEFONE, E-MAIL OU CARTA, OU PODE AINDA PROCURAR-NOS E OBTER ATENDIMENTO PESSOALMENTE.

(próximo da estação de metro)

CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO - PORTO Rua Egas Moniz, nº 485 - Porto

PUB


Folha de Portugal - Edição nº 419