Folha de Portugal | Edição 57 | 2023

Page 1

HISTÓRIA DE VIDA “TENTEI O SUICÍDIO QUANDO TINHA APENAS 11 ANOS...”

Gabriela já não sentia a dor dos maus-tratos... sofrimento que acabou por pautar o percurso que a sua vida seguiu Pág. 10

MILHARES EM

QUEDA LIVRE...

É em queda livre e sem paraquedas ou rede de segurança que muitos se têm sentido atualmente. Acumulam não só dívidas, mas também sucessivas frustrações, já que todas as suas tentativas de dar a volta por cima têm sido um autêntico fracasso...

Págs. 6/7

que havia uma razão para tudo o que estava a passar!

igrejauniversal.pt Edição nº 57 I Setembro de 2023 I Ano 04 I Edição Nacional e Ilhas I Jornal de distribuição mensal e gratuita I 35.000 exemplares I Diretora: Maria Correia UNIFÉ TV SOCIEDADE EM DESTAQUE ENTRELINHAS ESPECIAL PORTUGAL EM 3º PELOS PIORES MOTIVOS DUAS INAUGURAÇÕES DE REFERÊNCIA O Bp. Domingos Siqueira reuniu apresentadores, equipa e telespectadores na emissão de aniversário do canal Pág 3 Ansiedade e depressão continuam a ser as mais prevalentes Págs. 8/9 Benedita e Charneca da Caparica com ‘nova casa’ para os que procuram uma nova vida Pág. 11
a
de
descobriu
Prestes
desistir
tudo, Beatriz

A PERSEGUIÇÃO DA ALMA

ABíblia diz: “o coração é enganoso, mais do que todas as coisas, e perverso”. Nesta passagem de Jeremias 17.9, o Senhor diz que a alma humana é mais enganosa do que tudo. Isso quer dizer que, quando a pessoa não tem o Espírito Santo, ela faz todas as coisas de maneira errada, porque ela não age conforme a voz do espírito, mas segundo a vontade do seu coração.

Há um versículo bíblico que diz que o coração é perseguidor da sua vontade, ou seja, ele quer de qualquer maneira satisfazer os seus desejos. O coração persegue a vontade humana e, dessa

forma, entra em con ito com o espírito, que corresponde àquilo que Deus quer. Isso quer dizer que, quando a pessoa quer fazer a Vontade de Deus e seguir a Sua Justiça, o coração faz de tudo para ser contrário a isso, não importando o preço que isso vá custar.

Esse é um con ito que todos carregam desde o nascimento.

Quando há con itos familiares, amorosos, nanceiros, entre outros, é porque o espírito está a dizer uma coisa, mas o coração está a perseguir outra. É preciso entender que, quando a pessoa morre, o corpo dela volta para a

MINISSÉRIE

“JOSÉ DO EGITO”

 POR QUE MOTIVO DEVE ASSISTIR?

“Envolvente, de qualidade, com muita emoção garantida em cada episódio... simplesmente, José do Egito é imperdível. É assim que eu, Ricky Tavares, posso classificar esta minissérie, aqui na UniFé T V. Conto com vocês para acompanhar esta produção! Deixe-se envolver por esta história marcante!”

Ricky Tavares // José (jovem)

“Éum trabalho muito especial, uma personagem muito forte.

terra, mas, e a alma? Para onde irá? E essa é a grande preocupação de Deus com as pessoas, pois Ele quer salvar a alma de todas. Então, entregue a sua alma para o Senhor Jesus e, assim, a paz reinará em si. Jesus está à espera para entrar em si e lhe dar uma nova alma e uma nova vida.

DE SEGUNDA A DOMINGO, ÀS 12H

Diariamente, o Bispo Edir Macedo traz uma mensagem de fé e fortalecimento espiritual para todas as pessoas que sofrem e enfrentam dificuldades na vida.

O PODER DA FÉ é vasto e é necessário que seja dado a conhecer, por isso, acompanhe este momento que poderá fazer toda a diferença, revelando a prova da sua existência nos milhares de casos de superação.

Folha de Portugal

Núbia Siqueira e Maria Correia

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor. Todas as fotografias

A história de José é muito bonita, muito emblemática, que me surpreendeu. Ele foi afastado das suas referências, da própria família, cultura, do seu mundo pelos próprios irmãos. Toda a sua história caminha para o momento em que ele se revela, 30 anos depois, para os seus irmãos.” Ângelo Paes Leme // José (adulto)

Existe uma atitude visível crescente e que tem subjacente um conceito muito comum ao pensamento contemporâneo, que se resume a: NÓS PODEMOS TUDO! Não me entenda mal, pois, de facto, a própria Palavra de Deus afirma que sim, que tudo é possível pela Fé, logo, sim, para quem crê, tudo, de facto, é possível. Porém, existe um dado curioso, que é a prática de extrapolar este princípio bíblico e que agora

observamos em qualquer livro ou texto de autoajuda: outorgamo-nos a nós mesmos esta capacidade de fazer acontecer. E embora tenhamos um papel fundamental e de destaque, como agentes da nossa vida, essa sensação de “poder” pode ser facil-

mente confundida com egocentrismo, egoísmo ou prepotência, até mesmo na nossa postura para com Deus. A sua vontade, opinião, visão... devem sempre prevalecer? O que está em jogo quando isso acontece e, principalmente, quando não acontece?

REFLEXÃO 2 Edição nº 57 I Setembro de 2023
EDITORIAL
MENSAGEM BP EDIR MACEDO
“Quando a pessoa quer fazer a Vontade de Deus, O CORAÇÃO FAZ DE TUDO PARA SER CONTRÁRIO A ISSO”
“EU QUERO, POSSO E MANDO!”
SIGA CADA EPISÓDIO, SÁBADO, ÀS 20H , NA UNIFÉ TV!
DR. JOSÉ ESPÍRITO SANTO, Nº 34, 1950-096 - LISBOA Tel: 219 016 650
do Leitor / Publicidade: geral@folhadeportugal.pt DIRETORA: Maria Correia
DESK: Nilza Vaz REDAÇÃO: Nilza Vaz e Carla Vaz PAGINAÇÃO: Andreia
Carlos Paredes e Diogo Almeida COLABOROU:
RUA
Correio
EDITOR/COPY
Duque,
respeitantes
mesma. Folha de Portugal
registado no ERC com o nº 127340 Propriedade: IURD Sede administrativa: Avenida Marechal Gomes da Costa, n.º 21 - D, 1800-255 Marvila - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Mensal Impressão: LIDERGRAF | Sustaineable Printing - Rua do Galhano, n.º 15 4480-089 Vila do Conde - Portugal Tiragem: 35.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas Estatuto Editorial: www.igrejauniversal.pt/estatutofp/ Qualquer alteração relativa à grelha de programação do canal UNIFÉ TV é da inteira responsabilidade do mesmo.
à IURD são da responsabilidade da
Título

1 ANO DE UNIFÉ

ENTRELINHAS ESPECIAL

O programa de domingo, apresentado pelo Bispo Domingos Siqueira, foi palco da celebração do aniversário do canal, tendo recriado o ambiente em estúdio com convidados e apresentadores, aquando da inauguração em agosto de 2022

de nanceira, uma família unida e que viram a transformação acontecer, contra todas as expetativas e, em alguns casos, fruto de um ‘zapping aleatório’, que os fez sintonizar o canal.

Ao vivo, em simultâneo, pela Record TV e pela UniFé TV, o programa Entrelinhas do domingo, dia 27 de agosto, teve um conteúdo muito singular. O período de preparação, de divulgação e apresentação do canal aos portugueses foi a introdução à emissão especial, relembrando as pegadas seguidas naquela fase e a emoção e trabalho envolvidos até à estreia, a 30 de agosto.

OS TELESPECTADORES.

Logo no início, foram sendo apresentadas as opiniões das pessoas que, todos os dias, estão do outro lado do ecrã e que desde há um ano têm sido os éis telespectadores da UniFé. Estes realçaram o fortalecimento, aprendizagem e evolução pessoal que a programação do canal lhes tem proporcionado.

SUPERAÇÃO ABSOLUTA.

A partir dos estúdios de Lisboa e do Porto, alguns dos convidados presentes são o exemplo de como a UniFé tem deixado a sua marca indelével na vida das pessoas. Para quem assiste, são notoriamente uma marca da programação os casos reais de superação. Mas, que casos são estes? Pessoas a quem a vida lhes tinha negado um futuro, a saúde, a estabilida-

ELEVAR A ALMA

“É com muito prazer que estamos a comemorar 1 ano deste canal que tem trazido tanta vida e alegria, principalmente

“São inúmeras as pessoas que, ao longo do último ano, foram ajudadas, assistidas. Muitas que, inclusivamente, no curso dos nossos programas entraram em contacto connosco, desesperadas, com vontade de morrer... mas, encontraram na nossa programação uma mensagem de força, coragem e esperança. Desta forma, elas conseguiram reverter a situação e hoje estão bem. Ainda que fosse uma única pessoa a ser ajudada pela nossa programação já estaría-

TV OPINIÃO

mos felizes, pois não há dinheiro que pague isso. A programação da UniFé TV tem entrado em hospitais, chegado a lugares distantes, onde existem pessoas isoladas de tudo e de todos, solitárias... para estas pessoas, a UniFé tem sido a sua companhia diária, fortalecendo-as com as várias

histórias de superação e transformação, através da Palavra de Deus, que aqui temos mostrado. Para esse objetivo, nunca mediremos esforços, pois é O único meio de, verdadeiramente, transformar a vida de alguém.”

Bispo Domingos Siqueira

“A programação da UniFé T V tem entrado em hospitais, chegado a lugares distantes, onde existem pessoas isoladas de tudo e de todos, solitárias...”

A VOZ DOS APRESENTADORES

INFORMAR E ENSINAR

MUDAR A VIDA. Foram algumas destas pessoas que se apresentaram neste Entrelinhas especial. Salvador Silva foi um destes casos, que hoje a rma que a UniFé é um canal que não só ensina, mas que escuta as pessoas. Outros relatos foram recebidos do norte, sul, Ilhas e de outros países da Europa. Na verdade, ao longo deste ano foram milhares de histórias divulgadas e que revelam o objetivo principal da Unifé, mostrar que a Fé na Palavra de Deus torna possível o inatingível.

aos seniores para quem somos a única companhia. Levamos a todos um bocadinho de Portugal, da História, gastronomia... e, principalmente, a mensagem de Fé, que eleva a alma de quem nos assiste.”

 “No 1º Impacto, tentamos responder ao telespectador, ir ao encontro do interesse público, fazer com que sejam informados e aprendam todos os dias, da forma mais proveitosa para a sua vida. É isso que este canal tem feito e muito bem, durante 1 ano de UniFé TV. Desde a estreia, devido a esta equipa fantástica, tem corrido tudo muito bem!”

TEMAS QUE EDIFICAM

minuciosa, pois a mulher tem o poder de edificar a sua casa, por isso, a cada tema, tentamos, precisamente, apelar ao seu raciocínio.”

Luísa Teixeira Mulheres em Foco cipalmente de forma

1º Impacto

 “Tal como toda a programação, o Mulheres em Foco é um programa cuidadosamente pensado. Temos a nossa boa conversa no sofá, onde escolhemos os temas a serem abordados de forma

Unifé TV 3 Edição nº 57 I Setembro de 2023
“Ainda que fosse uma única pessoa a ser ajudada, já estaríamos felizes!”

Solidariedade no Bairro da Flamenga

A maioria das famílias que vive na Flamenga é proveniente do antigo Bairro do Relógio. A estas juntaram-se agregados oriundos de outros aglomerados populacionais, que formaram uma verdadeira comunidade

Entreajuda, união, solidariedade, preocupação com o seu vizinho... estas são as características bem conhecidas de quem vive num bairro social. Nestes locais, muitas vezes marginalizados pela restante sociedade, faz-se questão de conhecer quem são os vizinhos pelo nome, talvez pela similaridade das histórias de vida, que a todos acaba por unir. É por isso que a compreensão impera e a ajuda é aceite

RENOVAÇÃO: O Bispo Domingos participou no evento, tendo transmitido uma mensagem de fé e de renovação

quando quem se predispõe a oferecê-la comparece, foi o que aconteceu, recentemente, com o evento realizado pela Unisocial no Bairro da Flamenga.

O PÃO E A FÉ. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, foram as palavras de

Jesus (Mateus 4.4), como resposta ao desafio que Lhe fora feito de transformar pedras em pães. Não que Jesus não soubesse da importância do ‘pão’ para a vida humana, mas Ele também sabia que apenas com o pão, mas sem a Palavra de Deus, este não iria subsistir, pois o que sai da boca de Deus

sustenta-nos a níveis superiores ao físico.

E foi assim, que um dia repleto de atividades que beneficiaram a população local, foi colmatado com uma mensagem de fé transmitida pelo Bispo Domingos Siqueira e que a todos elevou e sustentou a nível mental, físico e espiritual.

AÇÃO SOLIDÁRIA:

Centenas de pessoas beneficiaram não apenas das sacolas alimentares, como também de aconselhamento médico, jurídico, espiritual, mas, especialmente, da mensagem que transforma vidas

UNISOCIAL 4 Edição nº 57 I Setembro de 2023
O Bairro da Flamenga é um bairro social e localidade da Freguesia de Marvila - a segunda freguesia mais populosa de Lisboa. É habitado por cerca de cinco mil marvilenses

Como a gratidão lhe permitirá alcançar a paz

A VIDA É FEITA DE LUTAS QUE NOS TENTAM ROUBAR A PAZ DE ESPÍRITO E FAZER-NOS DUVIDAR DE NÓS PRÓPRIOS E ATÉ MESMO DE DEUS

Todos nós enfrentamos problemas nas mais diversas áreas da nossa vida, pois, a nossa existência é uma luta contínua e constante, a m de se superar todos os con itos. Apesar de haver quem procure resolver tudo sozinho, com a força do próprio braço, também há quem faça uso da fé inteligente, agindo com base na Palavra de Deus. Estes últimos buscam em Deus a força e a sabedoria necessárias para ultrapassar os problemas. Mas, depois das vitórias, há

que saber demonstrar gratidão a Quem tudo possibilitou!

SAÚDE E FELICIDADE. A gratidão, quando exercitada, tanto nos bons como nos maus momentos, melhora consideravel-

mente a qualidade de vida e traz imensos benefícios para a saúde, gerando felicidade, de acordo com a ciência. Portanto, ao mostrar-se grato, você estará a aproximar-se cada vez mais de Deus, fazendo bem ao próximo e a si mesmo, renovando a sua vontade de fazer e de conquistar sempre mais.

O BEM MAIOR. Ter paz não

é sinónimo de ausência de problemas, mas sim de interiormente não existir desespero, medo ou a ição. Pois, a pessoa sabe

3 VERDADES SOBRE A PAZ

1. Paz com Deus: muitas pessoas não têm paz com elas mesmas, nem com o próximo, tudo porque não têm paz com Deus. Mas, se se arrependerem dos seus pecados e mudarem de atitude, alcançá-la-ão.

que mesmo que exteriormente as coisas não estejam bem, no seu interior existe a certeza de que tudo se irá resolver. Então, como alcançar essa tão desejada paz interior? Usando a sua fé para agradar a Deus, seguindo os Seus ensinamentos, vivendo de acordo com a Sua Palavra e assim conquistar o bem mais precioso, o batismo com o Espírito Santo. Dessa paz com Deus virá, então, a tão desejada paz

o interior.

DO SOFRIMENTO SURGIU A FELICIDADE

“Desde muito nova, sofria com dores insuportáveis, causadas por um quisto nos ovários, chegando a ter de car de cama, a desmaiar nas aulas e a ter de ir para o hospital. Entretanto, comecei a ser medicada, mas a perspetiva dos médicos era que teria de me habituar a viver assim.

Apesar de ter crescido numa família com uma ótima educação, feliz e com pais lutadores, existiam muitas discussões e até agressões físicas entre eles, fruto de um ritual de inveja que também me afetou. Passei a ter ataques de pânico e de ansiedade, a cair em casa e as discussões entre os meus pais

só aumentaram. Entretanto, o meu pai saiu de casa, foi viver com outra pessoa e a minha mãe passou a descontar a raiva em nós.”

DOR NA ALMA. “Eu, que era aluna de quadro de honra, de repente, a minha mente bloqueou. Não conseguia obter boas notas e reprovei a uma disciplina. Deixei de con ar em mim, passei a ser uma jovem triste, vazia e com uma imensa dor na alma. Então, comecei a isolar-me e a ter pensamentos de suicídio. Foi aí que a minha mãe procurou ajuda nos bruxos, mas tudo piorou ainda mais, pois, os meus pais, que

tinham boas pro ssões e uma vida nanceira estável, acabaram por perder tudo. E, foi assim que, aos 16 anos, comecei a trabalhar para ajudar.”

2. Paz interior: da paz que você tem com Deus virá a paz interior. Você consegue perdoar-se, porque Deus o perdoou. Você consegue olhar para a frente e deixar o seu passado para trás.

3. Paz com o próximo: se você está em paz com Deus e consigo mesmo, é certo que terá paz com o seu próximo, mesmo que isso não dependa apenas de si. Se o próximo quiser guerra, o máximo que você pode fazer é não guerrear contra ele.

Fonte: universal.org

Jovem Universal e ali acreditaram em mim. Depois de passar por um processo de libertação, comecei a dormir, deixei de ver vultos e de desmaiar, fui curada do quisto e das dores insuportáveis. Quando ouvi falar do Espírito Santo, soube que n’Ele estava a solução para o vazio que não calava e para ser feliz. Então, busquei e recebi o mais importante, o Espírito de Deus, que abriu a minha mente. De alguém que cresceu num bairro social em que não haveria muitas expetativas de futuro, o meu trajeto começou a mudar. Fiz rádio no FJU, onde descobri que queria ser jornalista. Consegui, nalmente, acabar a disciplina que estava parada, entrei na faculdade e concluí o curso de jornalismo. Logo de seguida, estagiei na Folha de Portugal e depois noutros lugares da média portuguesa.

GRATIDÃO. “Entretanto, o meu pai foi o primeiro a procurar ajuda na Universal. Eu ainda resisti, mas, com o tempo, comecei a participar na Força

Deus foi proporcionando tudo, transformando a vida da minha família, libertando, curando e, hoje, não há maior alegria do que poder acordar e saber que Deus me deu um novo coração e uma nova mente para O servir. Por isso, em tudo o que faço, luto para que assim seja.”

CEMICLAY

Lições de Fé 5 Edição nº 57 I Setembro de 2023
“De alguém que cresceu num bairro social, o meu trajeto começou a mudar”
Com todas as áreas da sua vida a serem afetadas, Cemiclay descobriu na fé a paz interior que tanto procurava
A paz não é a ausência de guerra, mas sim ter a presença de Deus na sua vida

“A MINHA VIDA COLAPSOU DE VEZ!”

Existem vidas tão cheias de problemas que enumerá-los mais parece estarmos a fazer um inventário. Depressão, vícios, ansiedade, insónia,

diabetes, hipotensão, problemas renais, fracasso pro ssional, dívidas... eram problemas que pertenciam a uma só pessoa: Beatriz Pais. Na altura católica, Beatriz procurou na sua religião por uma solução, mas a resposta que obteve foi inesperada. E assim começou a sua saga, da igreja católica foi a um centro espírita, do centro foi a vários curandeiros e,

por m, a um feiticeiro. “Foi neste ponto que a minha vida colapsou de vez...”, relembra.

O ROUBO. Qualquer pessoa

que já foi enganada sabe o quão doloroso isso pode ser. Mas, quando esse engano inclui alguma perda nanceira causada por um roubo de uma pessoa de con ança, as consequências são ainda mais

graves. “Quando fui roubada por um sócio, quei endividada, com penhora de casa, em profunda depressão e sem saída ou solução de recuperação”. Devi-

do a todos os problemas, embora Beatriz nunca tivesse tentado o suicídio, pensava várias vezes em morrer.

EFEITOS CATASTRÓFICOS. Os problemas têm a tendência de não só afetar a vida de quem os tem, mas também das pessoas que os rodeiam.

Foi o que aconteceu com Beatriz que, devido às dívidas, tinha os credores a baterem-lhe à porta, a ponto de a sua casa ser penhorada e ela perder tudo. Com efeito, a sua família acabou por ser igualmente afetada, já que, por não ter onde morar, teve de voltar para casa dos pais.

“Já saí de lá liberta da depressão. Dormi toda a noite e passou a existir uma alegria e força de viver que nunca tive antes”

“PONTO DE LUZ”. os 18h, para para

Todos os

dias, às 18h, Beatriz escutava um programa de rádio. E foi através do “Ponto de Luz” e também da “Palavra Amiga”, que ia para o ar às 22h, que começou a vislumbrar uma possível saída para a sua caótica vida. “No dia seguinte ao programa de rádio fui procurar atendimento na Igreja. Saí de lá com uma paz e certeza de ter encontrado o que sempre

procurei”.

cura de um tumor renal sem recurso a cirurgia; cura de uma septicemia; convivência familiar pací ca... entre tantos outros”, como a própria a rma. Porém, é a paz interior, proporcionada pelo Espírito Santo e a certeza do caminho da Salvação que Beatriz mais valoriza, tendo a plena convicção de que se não fosse pela ação da fé sobre a Palavra de Deus, hoje não estaria viva!

CIÊNCIA A “DOR” da injustiça!

PRIMEIRO DIA. se aliviado. lá toda

O resultado da sua primeira ida à Universal não se fez esperar. O peso da doença foi o primeiro a ser aliviado. “Já saí de lá liberta da depressão. Dormi toda a noite e passou a existir uma alegria e força de viver que nunca tive antes. No mesmo dia, por decisão própria, larguei a medicação e, ao m de uma semana, estava

liberta dos vícios”.

RECONSTRUÇÃO DE VIDA.

Hoje, Beatriz enumera as transformações que a sua vida sofreu: “cura da depressão; restauração nanceira e pro ssional;

As pessoas que acreditam ser alvo de injustiças tendem a ter maiores níveis de dor física do que aquelas que acreditam estar bem na vida. Para os investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, esta ligação pode ser explicada pela carga emocional que o sentimento de injustiça tem e que faz com que as pessoas se sintam isoladas e deprimidas, duas condições que afetam a saúde física e agravam o estado da saúde mental.

Fonte: noticiasaominuto.com

TEMA CAPA 6
Poderia ser um simples desabafo de alguém que vê a sua vida imersa em problemas sem que descubra a saída..., mas foi a conclusão real a que Beatriz Pais chegou quando o fim se tornou uma realidade
“Quando fui roubada por um sócio, fiquei endividada, com penhora de casa, em profunda depressão e sem saída ou solução de recuperação”
Edição nº 57 I Setembro de 2023

SEPTICEMIA

Uma das ocasiões em que Beatriz viu a sua vida em perigo foi quando sofreu um ferimento quando se encontrava num país africano. Essa ferida acabou por causar uma septicemia, uma infeção generalizada que se espalhou para

TUMOR

Numa outra situação, Beatriz foi parar às urgências do hospital. “Não me conseguia mexer, nem sequer rastejar... sentia uma intensa dor nas costas e, quando cheguei às urgências, foi-me diagnosticado um tumor de 10,5

o sangue, toda a perna, fígado... “Fui parar ao hospital local, sem condições e com falhas de água e energia, mas o único que havia. Quase em coma e já com 4,8 de pressão arterial, não havia anestesia e nem tratamento adequado nessa época. Foi pelo uso da Fé que consegui sobreviver à morte que se

x 6 x 7cm, com sangue no interior. Foi-me dito que, se o tumor rebentasse, eu morreria. A resposta médica era de fazer cirurgia imediata e remover todo o rim afetado e ficar só com um. Recusei a operação e agi pela Fé, subi ao Altar! A realidade é que hoje não tenho absolutamente nada no rim e os

previa, e, ao fim de 15 dias, a ferida estava curada e eu a sair do hospital.”

dois funcionam perfeitamente!”, conta Beatriz.

O INFERNO É AQUI MESMO?

É este princípio que leva muitos não só a não acreditarem em Deus, ou, quando acreditam, é apenas para O culpar de todas as atrocidades que veem acontecer à sua volta. Segundo o

Bp. Renato Cardoso, o versículo mais conhecido da Bíblia e que tem a importância de a resumir toda diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Ou seja, Deus deu em favor da salvação humana O que tinha de mais precioso, o Seu Filho Jesus.

BEM X MAL. Mas, por que motivo existe tanta maldade neste mundo e o mal parece

estar em constante ‘vantagem’ sobre o bem? A explicação vem do próprio Deus, quando disse “... o mundo jaz no maligno” (1Jo 5.19) e “no mundo tereis a ições...”, versículo que Ele complementou com “... mas, tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (Jo 16.33). O próprio Filho de Deus teve de superar desa os e a atuação do mal neste mundo, mas, o bom é que nos deixou, na Sua Palavra, instruções de como o devemos fazer.

JUSTIÇA DIVINA. “Não é que nós sejamos bonzinhos, pois a única coisa que nos faz justos diante de Deus é a nossa fé. Você diz: “eu sofri injustiças, não vou aceitar. Isso não vai car assim!” Então, você vai e faz a justiça com as próprias mãos. Você torna-se passível da justiça de Deus pela

sua injustiça. Para quem está a sofrer a injustiça: não ceda à tentação de fazer justiça com as próprias mãos. Quando você zer isso, você vai deixar de crer. E o justo vive pela fé. A fé faz parte da sua justiça. Por isso, continue crendo que Deus vai guardá-lo”, refere o bispo. Na sua mensagem, Renato Cardoso ainda acrescenta que devemos colocar a vontade de Deus sobre a nossa e não insistir em fazer as coisas à nossa maneira. “O que temos de tirar de lição é que temos de con ar (ainda que não entendamos o que está a acontecer, o aparente silêncio de Deus). O silêncio signi ca que Deus está presente! O tempo de espera para ver a justiça, não o pode tornar injusto, mas aprimorar ainda mais a sua fé, pois ela é o combustível para alcançar a justiça de Deus”, conclui.

7
Para a grande maioria, existe uma certeza apenas: a vida é feita de sofrimento.
E, com esta certeza vem outra, de que o mundo é mau e que se não formos nós a fazer, ninguém fará por nós...
“O próprio Filho de Deus teve de superar desafios e a atuação do mal neste mundo”
Edição nº 57 I Setembro de 2023

PORTUGAL É O 3º PAÍS EUROPEU COM MAIS DOENÇAS MENTAIS

A DEPRESSÃO

E A ANSIEDADE fazem parte da lista das doenças mais comuns, no entanto, há quem tenha vergonha de procurar ajuda devido aos estigmas sociais ainda existentes

De acordo com um relatório recente da União Europeia, 4 em cada 100 pessoas foram diagnosticadas com depressão e 5 em cada 100 com ansiedade. E, embora a depressão seja a doença men-

 23% das doenças nos países desenvolvidos são do foro mental

 165 milhões de europeus são afetados por uma doença mental anualmente

tal mais comum no nosso país, a ansiedade ultrapassa os 7 casos por cada 100 portugueses. Contudo, estes números podem car muito aquém da realidade, visto que nem todos os doentes procuram ajuda ou chegam sequer a ser diagnosticados, pois os tabus em torno das doenças mentais continuam a ser, infelizmente, uma realidade.

DEPRESSÃO. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão e até 2030 esta será a doença mais comum em todo o planeta. Atualmente, 3 em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão e 6 já experimentaram sintomas desta doença em

preços do setor privado impedem muitos de receber ajuda

algum momento da sua vida, segundo um inquérito da Lundbeck Portugal.

Mas, quando chega o momento de procurar ajuda, o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

DOENÇAS MENTAIS EM NÚMEROS

 Somente ¼ dos doentes com problemas mentais recebe tratamento

 Cerca de 22,9% dos portugueses sofrem de uma perturbação psiquiátrica

 Perto de 4% da população adulta nacional apresenta uma perturbação mental grave

 62,1% dos portugueses já sentiu que estava com uma depressão em algum momento da sua vida

não consegue dar a resposta necessária ao elevado número de pedidos, pois a falta de médicos de família impede que muitos sejam reencaminhados para os especialistas, que, por sua vez, também são poucos para tantos pedidos de auxílio que a eles chegam. E como o SNS não comparticipa as consultas no setor privado, nem todos os portugueses têm dinheiro para suportar os preços das consultas especializadas.

A SOLUÇÃO. Numas das suas muitas palestras, o Bispo Edir Macedo salientou que, infelizmente, o depressivo não consegue perceber que tem um problema na alma e que este

tem cura. “Alguns dos sintomas da depressão correspondem à dúvida, que traz o medo, a insegurança, a preocupação, a ansiedade e a angústia, que fazem a pessoa sentir a agonia dentro de si e isso porque a sua alma está enferma”, explicou. O orador salientou ainda que a fé na Palavra de Deus é a Única capaz de anular a dúvida que desencadeia todo este sofrimento: “Jesus disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’ (Mateus 4.4). Essa Palavra, uma vez colocada em prática, resolve o seu problema de depressão de nitivamente, pois gera uma força inabalável”.

Fontes: Lusa, Universal.org e Juponline

 Entre as doenças mentais, os problemas de ansiedade são os que predominam (16,5%)

 77,3% tem ou já teve um amigo ou familiar próximo a quem foi diagnosticada a doença.

SOCIEDADE 8 Edição nº 57 I Setembro de 2023
A falta de recursos humanos, as longas listas de espera e os elevados
Fonte: sppsm.org

ACABE COM A DOR INTERIOR E NÃO COM A SUA VIDA

Num mês em que é assinalado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a ciência revela descobertas impressionantes sobre este tema

Osuicídio é uma das causas de morte mais frequentes a nível mundial, não fazendo distinção etária ou social, sendo normalmente associado a quadros depressivos. Mas, apesar da depressão ser um dos principais fatores de risco, nem todas as pessoas depressivas apresentam um comportamento suicida. Os cientistas explicam que os fatores individuais exercem um papel essencial para que este quadro suicida se revele.

Segundo investigações mais recentes, os cientistas descobriram que o padrão depressivo está localizado numa parte diferente do cérebro do que o padrão suicida. Portanto, quem apresenta uma estrutura cerebral suscetível à depressão pode nunca vir a ter ideias suicidas e vice-versa. Para além disso, estudos recentes revelaram que o risco de suicídio tem origem, em parte, na genética e, noutra parte, na experiência de vida.

PREVENÇÃO. Milhares de pessoas sofrem diariamente com problemas do foro mental e muitas são as que não conseguem mais vislumbrar uma saída para o seu sofrimento, acabando por pensar que a morte é a solução. Foi a pen-

“É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O SER HUMANO A ORGANIZAÇÃO MENTAL”

ENTREVISTA

PEDRO ALVARENGA, RESPONSÁVEL PELO TRABALHO DO GRUPO “SAINDO DA DEPRESSÃO”

3 em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão. Como podemos ajudar uma pessoa deprimida e ansiosa?

sar nestas pessoas que foi criado o grupo “Saindo da Depressão” pela

Universal e é exibido diariamente um programa com o mesmo nome no canal Unifé TV Portugal, com intuito de ajudar não só quem sofre de doenças mentais, mas também os seus familiares. No seu blogue, o Bispo Edir Macedo, ao falar do suicídio, a rmou que não se resolve um problema fugindo dele. “Se você está a passar por alguma situação que tem custado a sua paz e pensamentos sobre dar cabo da sua vida o atormentam, então busque a Deus. Há uma solução! Aí mesmo, onde você está, Deus está pronto para entrar em ação e acabar com esse sofrimento, mas Ele só poderá fazê-lo com a sua permissão. Basta convidá-Lo agora mesmo. E, se Ele existe, como temos crido, a Sua resposta ao seu clamor será imediata”.

Fontes: Activa.pt e Universal.org

Nós trabalhamos com o melhor material possível, a Palavra de Deus, que tem o poder de produzir em nós, através do Espírito Santo, características no nosso interior, como: a capacidade de amar e de se sentir amado; a paz para dormir e para viver e lidar com situações difíceis; a alegria; o autocontrolo das ações e emoções; os bons pensamentos acerca das pessoas e circunstâncias; a certeza da providência do amanhã; a capacidade de perdoar e de suportar situações difíceis e a tranquilidade de espírito. Ora, a falta dessas características são exatamente os sintomas mais proeminentes da depressão diagnosticada: solidão/ isolamento social, tristeza, aflição, falta de controlo, ansiedade, maus pensamentos, dúvidas e preocupações, exaustão mental, culpa... Por isso, existe em cada Universal uma equipa que experimentou de forma pessoal o poder transformador do Espírito de Deus, muitas inclusive quando estavam mergulhadas na depressão.

Onde pode uma pessoa com problemas mentais encontrar ajuda?

O trabalho do “Saindo da Depressão” abrange não só pessoas com o quadro depressivo, mas também todo um universo de doenças mentais e psicológicas que têm afetado muitos portugueses, sendo a solução sempre a mesma. Pois, uma vez que a pessoa co-

nhece e experimenta o poder que Deus dá a todos os que se voltam para Ele, não tem como a mente não se organizar. Por mais perdida que a pessoa esteja na vida, Deus tem o poder de trazer ordem e estabilidade para o interior do ser humano. É extremamente importante para o ser humano a organização mental.

Como funciona o apoio prestado através do “Saindo da Depressão” da Universal?

cada Universal uma tou de forma pessoal

Atualmente, o grupo “Saindo da Depressão” atua através de atendimentos e acompanhamentos feitos de forma pessoal e confidencial por pessoas que também tiveram e saíram da depressão. Visitas domiciliares e, no caso, de internamentos psiquiátricos, quando autorizados. Existe ainda um curso de autoajuda, a partir de uma plataforma virtual, onde a pessoa pode dar os primeiros passos para sair da depressão.

Sociedade 9 Edição nº 57 I Setembro de 2023
“Por mais perdida que a pessoa esteja na vida, Deus tem o poder de trazer ordem e estabilidade para o interior do ser humano"

SINAIS DE RISCO

Agressões e pensamentos suicidas

Desde cedo, Gabriela conheceu o sofrimento e pensou em tirar a própria vida, mas, só quando chegou a adulta e depois de muito lutar, é que conseguiu descobrir a verdadeira felicidade

Oinício do sofrimento para Gabriela começou logo na infância e dentro da própria casa.

“Tentei o suicídio quando tinha apenas 11 anos, pois sofria maus-tratos quase todos os dias, chegando ao ponto de o meu corpo não sentir mais nada, pois já estava habituado. Foi aí que pensei em atirar-me do 5º andar e acabar com o meu sofrimento.”

Não levando a cabo as suas intenções suicidas, Gabriela cresceu e conheceu o pai do seu lho, acabando por ver a sua fe-

eu ‘brincasse’ um pouco com os homens. Tive diversos relacionamentos frustrados, sempre para tentar encontrar alegria e sentir-me bem, mas foi tudo em vão, até que, um dia, deixei de acreditar no amor”.

FUNDO DO POÇO. Para além dos problemas sentimentais, Gabriela também teve de

"Pensei em atirar-me do 5º andar e acabar com o meu sofrimento"

enfrentar graves problemasnanceiros. “Devido à falta de dinheiro e às muitas dívidas, havia momentos em que nem para comer tinha e o pouco que tinha dava ao meu lho. O pior momento da minha vida foi quando o meu lho me

pior. Foi, então, que me falaram da Universal, onde, logo no primeiro dia, senti um alívio enorme na minha alma, pois ouvi falar de um Deus que não me julgaria e que me amava”.

licidade ser substituída pela traição. “Como fui traída pelo pai do meu lho, isso fez com que

“Havia momentos em que nem para comer tinha e o pouco que tinha dava ao meu filho”

pediu algo e eu não tinha para lhe dar. Vi-me sozinha, cercada por dívidas e sem o apoio de ninguém”.

SINAIS DE MUDANÇA. Gabriela começou por tentar resolver os problemas que existiam na sua vida sentimental, familiar e nanceira, com a força do próprio braço. “Procurei resolver tudo do meu jeito primeiramente, mas a minha vida estava cada vez

AÇÃO E REAÇÃO. Já na Universal, Gabriela foi, aos poucos, conhecendo e buscando sempre mais. “Ouvindo a Palavra e colocando-A em prática, comecei a ver os resultados, gradualmente, na minha vida. As coisas foram mudando, principalmente eu, de dentro para fora. Passei a obedecer à Palavra de Deus e aprendi a con ar nesse Deus que estava disposto a mudar a minha vida, vendo-a ser restaurada tanto a nível sentimental, como a nível nanceiro. Hoje, eu e o meu lho não passamos mais fome, pois Deus nunca nos deixa faltar nada. Agora, sou casada com um homem de Deus, sou feliz e tenho uma família abençoada, unida e harmoniosa. Mas, o bem mais precioso que recebi foi o batismo com o Espírito Santo, o Autor da Vida que fez de mim uma nova pessoa, transformando por completo o meu interior e a minha vida”.

HISTÓRIA DE VIDA 10 Edição nº 57 I Setembro de 2023
“TENTEI O SUICÍDIO quando tinha apenas 11 anos”

Reinauguração MEMORÁVEL

CHARNECA DE CAPARICA UNIVERSAL DE PORTAS ABERTAS!

COM PERTO DE 30 MIL HABITANTES, A CHARNECA DE CAPARICA ALBERGA UMA GRANDE VARIEDADE DE PESSOAS, NAS SUAS 18 LOCALIDADES...

Foram meses de um árduo trabalho de revitalização do imóvel onde a Universal estava situada e o resultado foi uma agradável surpresa para todos os membros e convidados

Aalegria e expetativa estavam no auge entre as inúmeras pessoas que se reuniram para o grande dia, o qual estava marcado para domingo, 27 de agosto. A ocasião era a reinauguração da Igreja Universal na Benedita, que estava a ser alvo de obras de reabilitação há alguns meses. Criar um ambiente mais confortável, acolhedor, com infraestruturas mais

Maria Mota “Estava com uma dor de garganta incómoda desde o dia anterior. Já tinha tomado remédios para ver se passava, mas não tinham resolvido. Foi durante a oração que a dor desapareceu.”

Sílvia Martins

modernas e que servem melhor a população da Benedita foi o grande objetivo de uma reabilitação desta envergadura. Os membros e visitantes puderam testemunhar a beleza da igreja restaurada, admirando desde a entrada, salão principal e até ao Altar.

RENOVAÇÃO. A emocionante reinauguração da Universal na cidade da Benedita foi uma cerimónia marcada por um momento de renovação espiritual de todos. Houve orações pelos doentes, onde várias pessoas fo-

“Tive uma cãibra, que me deixou com uma dor na perna, que já me incomodava há algum tempo. Durante a oração da fé, fiquei curada dessa dor.”

Maria Silva

“Estava a sentir um mal-estar, causado por um cansaço grande no corpo, mas, na hora em que recebi a oração da fé, fui curada do mal-estar e cansaço que sentia.”

PROCURE-NOS NA SEGUINTE MORADA: Rua 20 de dezembro de 1532 (antigo cinema da Benedita)

Mais informações: +351 962 182 043

HORÁRIOS

Segunda a sexta: 08h, 10h, 15h e 19h30

Domingo: 7h30, 9h30, 15h e 18h

FACTOS SOBRE A FREGUESIA

 É uma das 13 freguesias que compõem atualmente o concelho de Alcobaça

 Estende-se por cerca da 30 Km2 e possui e 8480 habitantes (censos de 2021)

 É a freguesia mais populosa do município de Alcobaça

 A fundação da povoação da Benedita, remonta a cerca do ano 800 d.C.

ram curadas, assim como orações pela família. No momento da Palavra, todos tiveram a oportunidade de ter uma experiência com o Espírito Santo, crendo na profecia que está escrita em Ezequiel 37.14: “E porei em vós o Meu Espírito, e vivereis.”

UNIDADE DA FÉ. A reinauguração não apenas trouxe um novo esplendor ao lugar de culto, mas também simbolizou a força da Fé Verdadeira na cidade da Benedita. Foi uma ocasião memorável, que reforçou os laços entre os membros e renovou o seu compromisso de fé e unidade. Atualmente, o Pastor Jardel Tavares e a sua esposa Sara, estão todos os dias prontos para ajudar aqueles que necessitam de auxílio espiritual.

Com a diversidade humana, passa a existir também a diversidade de problemas, cuja resolução muitos não conseguem alcançar sozinhos. Foi por este motivo que no domingo, dia 27 de agosto, foi inaugurado um novo espaço dedicado à difusão da fé e apoio espiritual. A mais recente Igreja Universal em Portugal, está, então, localizada na Charneca de Caparica. A mensagem de fé transmitida na reunião de inauguração centrou-se na passagem de Mateus 16.18: “E também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edi carei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”

A FORTALEZA. Ficou claro que toda a pessoa que edi ca a sua vida sobre a Pedra, que é o Senhor Jesus,

jamais irá perecer, mesmo sobrevindo vários problemas e até mesmo as forças espiri-

tuais do mal. Muitas pessoas marcaram presença neste dia especial, no qual foram realizadas várias orações determinando a vitória de todos. No nal da reunião, todos foram convidados a entregarem as suas vidas ao Senhor Jesus.

PROCURE-NOS NA SEGUINTE MORADA: Praceta Marco Cabaço, nº1 – Charneca de Caparica

PATRIMÓNIO NATURAL MATA NACIONAL DOS MEDOS

No extremo sul do Município de Almada, na Charneca de Caparica, situa-se o verdadeiro pulmão de toda a região - a Mata Nacional dos Medos (Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos), integrada no Pinhal do Rei que faz parte da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

Em Destaque 11 Edição nº 57 I Setembro de 2023
BENEDITA

A UNIVERSAL TEM REUNIÕES ESPECIAIS PARA CADA DIA DA SEMANA

Não importa a sua religião ou crença, as nossas portas estão abertas para todos os que desejam alcançar uma solução para os seus problemas.

Segunda-feira

Congresso para o Sucesso Financeiro

Palestra de fé para o sucesso nanceiro

Domingo

REUNIÃO DE FÉ E MILAGRES

Encontro especial para quem deseja estabelecer a sua vida no Reino de Deus às 7h30 e 9h30

Quinta-feira

Terapia do Amor

Palestra para solteiros, noivos e casados que procuram a felicidade amorosa

Sexta-feira

Terça-feira

Dia da Cura

Reunião para a restauração da saúde física e emocional

Quarta-feira

A Noite do Maná Escondido

Reunião para o fortalecimento espiritual 20h

Libertação Espiritual

Orações para a quebra de maldições e todos os rituais do mal

Sábado

Jejum das Causas Impossíveis Orações para quem tem causas na justiça e problemas sem solução 8h Força Jovem Universal – 16h

TEMPLO DOS MAIORES MILAGRES: RUA DR. JOSÉ ESPÍRITO SANTO, 36 - LISBOA CENÁCULO DO PORTO: RUA DE EGAS MONIZ, 485

1º andar - Verderena

MONTIJO. Rua da Indústria Corticeira, lote 16 E

ÉVORA. Av. São Sebastião, s/n

S. J. DA MADEIRA. Rua da Arrifana 201, Arrifana

BRAGA. Av. Imaculada Conceição, 567 GUIMARÃES. Rua Gil Vicente, nº 33 (em frente ao C. C. Palmeiras)

UNIVERSAL MAIS PRÓXIMA:

PÓVOA DE SANTO ADRIÃO. Rua General Alves Roçadas, nº 4

PONTINHA. Estrada Militar, s/n (próximo do supermercado Europa)

BENFICA. Avenida Gomes Pereira, nº 39 A

ALVALADE. Rua Marquesa de Alorna, nº 25 D

IMPÉRIO Alameda D. Afonso Henriques, nº 35 (em frente à estação da Alameda)

TORRES VEDRAS. Edifício Choupal, bloco D, r/c

ALVERCA. Rua António de Souza, Galerias Choupal, 1º piso

CASCAIS. Avenida 25 de Abril, nº 25

S. J. DO ESTORIL. Rua Sacadura Cabral, nº 102 C

MERCÊS. Rua Dr. João de Barros, nº 14

CACÉM. Praceta da Fraternidade Universal, nº 28 A

RIO DE MOURO. Calçada da Rinchoa, lote 1

MASSAMÁ. Rua São Sebastião e Silva, n.º 141 (perto do Continente)

AMADORA. Praceta da Carranca, nº5 (próximo dos Bombeiros)

BAIXA DA BANHEIRA. Estrada Nacional 11, nº 243

BARREIRO. Av. do Bocage, n.º 7

ALMADA. Av. 23 de julho, nº 14/16/18

Cova da Piedade

CRUZ DE PAU. Rua da Cordoaria, Qta. das Cordas, nº 42, Vale dos Gatos-Amora

SETÚBAL. Avenida do Alentejo, nº 30, 4

Caminhos

MATOSINHOS. Avenida Villagarcia de Arosa, 1034

PAREDES. Av. Comendador Abílio Seabra, C.C. Vale do Sousa, loja 116

CENÁCULO VILA NOVA DE GAIA. Rua do Agueiro, nº 151, Mafamude

RIO TINTO. Rua Fernão Magalhães, nº 306

VILA REAL. Av. Almeida Lucena, letra E FAMALICÃO. Rua Amélia Rey Colaço, nº 300

COIMBRA. Rua do Sota, nº 20

FIGUEIRA DA FOZ. Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c

AVEIRO. Av. D. Lourenço Peixinho, nº 181

VISEU. Av. Dr. António José de Almeida, s/n (ao lado da central de camionagem)

CASTELO BRANCO. Rua Prior Vasconcelos, nº 14

LEIRIA. Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105

CALDAS DA RAINHA. Rua da Alegria, nº 3

SANTARÉM. Largo Comendador Paulino Cunha e Silva, nº 1

ENTRONCAMENTO. Rua 5 de Outubro, nº 85 (Em frente à Câmara Municipal)

PORTIMÃO. Largo Gil Eanes, lote A

FARO. Largo de São Sebastião, nº 10

LOULÉ. Rua Padre António Vieira, nº 141

ILHA DA MADEIRA

CENÁCULO DO FUNCHAL. Rua Dr. Brito

Câmara, nº 32

FUNCHAL 1. Rua Dom Carlos 1º, nº 11 (Atrás da Casa da Luz)

RIBEIRA BRAVA. Edifício D. Pedro, letra A, sítio da Murteira

PONTA DELGADA. Rua da Boa Nova, nº 5 - Calheta

f /IgrejaUniversalpt /igrejauniversalpt 218 368 008 igrejauniversal.pt
Mais moradas da Universal em:
Horário das Reuniões: Segunda a quinta: 7h, 10h, 12h, 15h e 20h Sexta: 7h, 10h, 12h, 15h, 19h e 21h
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.