Issuu on Google+

MUNDO ANIMAL // SABE MAIS SOBRE O LAGARTO!

PÁG.3

OUTUBRO 2013 // Nº92 // ANO 8 f f a c e b o o k . c o m /e b i p o r t u g a l

Trabalho Manual

Aprende a fazer pregadores de cabelo ou Pin´s pág.6

Deus ouviu-me! "Sou o Diogo e tinha um grave problema de saúde, que os médicos não descobriam a causa" pág.10

S U E D m e r Confia

pág.8

Assim como um passarinho protege os seus filhos com as suas asas, Deus faz o mesmo com os fiéis a ele...


ESCOLA

julho 2012 outubro 2013

2

A escola já começou!!! E st á s a g ost ar?

Informação aos Pais

pág 23

Aos Pais // Perfil Mundo Animal // Animal de Estimação

pág 45

Galeria // Sabias que? Clubinho // ca Re dinho aos pais

pág 67

Trabalho Manual // Joguinhos

Tem filhos?

S

aiba que temos um espaço todo especial para os pequeninos! A EBI está de portas abertas para receber as crianças, 15 minutos antes do início das reuniões do Centro de Ajuda. Aqui, elas terão mensagens dirigidas para a sua idade, atividades lúdicas e outras atividades. FUNCIONAMENTO DA EBI: A EBI está aberta nos seguintes dias e horários: segundas, quartas e sextas, a partir das 19h45 e aos sábados, às 18h45. Aos domingos pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h45. O responsável, ao chegar à receção da EBI

para deixar o seu filho, deve registá-lo e algumas informações ser-lhe-ão pedidas. Após o término da reunião, os responsáveis (pais), devem dirigir-se à receção da EBI para recolher os seus filhos. Pedimos que venha buscar o seu filho no máximo 15 minutos após o final da reunião. É favor apresentar o cartão de identificação para que possamos proceder à entrega do seu filho.

Agradecemos a vossa colaboração! A Direção da EBI.

pág 89

TEMA CAPA // Mural da Família

il perf

pág 1011

Deus Ouvi-me // EBI na Europa

Constância Correia

Nome: Constância Maria Linna Correia Idade: 8 anos Deus: Poderoso Pastor: Carlos Silvestre Bispo: Edir Macedo Hobby: Pintar Desporto: Andar de bicicleta

pág 12

Ebi em ação

sumário

Versículo: “O senhor é o meu Pastor e nada me faltará.” (Salmos 23.1) EBI: Mercês Um Sonho: Ser cozinheira O que achas da EBI: É um lugar onde eu posso aprender a Palavra de Deus.

FOLHINHA MENSAL - Outubro 2013

CORREÇÃO: Nilza Vaz

Edição nº 92, ano 8

REVISÃO: Vanessa Jorge ILUSTRAÇÃO E PAGINAÇÃO:

FICHA TÉCNICA Folhinha Universal / TF Teen News É uma publicação da Igreja Universal do Reino de Deus

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: EBI

Carlos Paredes/Elsa Gomes

(Educação Bíblica Infantojuvenil)

SEDE: Rua Dr. José Espírito Santo,

DIREÇÃO: Katia Cardoso

nº36, Chelas - Lisboa

COORDENAÇÃO: Edilene Silvestre

SITE: ebi.iurd.pt

REDAÇÃO: Câmia Mourão

FACEBOOK: facebook.com/ebiportugal


Mundo Animal

outubro julho 2012 2013

? o t r a g a l

3

CONHECES O

O

lagarto é um réptil escamado. É parecido com a serpente, mas diferencia-se porque o lagarto tem quatro patas, pálpebras nos olhos e ouvidos externos. O lagarto vive em florestas e/ou em regiões desérticas.

COMPORTAMENTO: O la-

garto procura sombra ou fontes de calor para equilibrar a sua temperatura corporal. Esta, geralmente, varia entre 25° a 35°C, mas alguns lagartos do deserto podem exigir ambiente aquecido, acima de 30°C durante o dia, enquanto esperam temperaturas mais amenas à noite e no inverno.

REPRODUÇÃO: É formado so-

mente por fêmeas, que se reproduzem por partenogénese, ou seja, sem a participação de machos. Nesse tipo de reprodução, cada fêmea é um clone: as filhas são geneticamente idênticas à mãe. Sabias que isto acontecia?

CURIOSIDADE: O lagarto pode andar sobre a água, sem afundar. Esta incrível capacidade que este animal tem, só é possível por ser muito rápido e, quando corre sobre a água, faz com que seja criada uma camada de ar entre os seus pés e a superfície da mesma. Como alguns lagartos são muito leves, esta camada sustenta-os no ar, e eles não perfuram a superfície da água, conseguindo correr por cima da mesma, sem atravessá-la.

o ã ç a im t s e e d l a im n A Becas Figueira da Foz

Teodoro Barcelos

Bili

Pipa

Espinho

Benfica

Sou o Pantufa, conheces os meus amigos?!

Fofinha Mel Medeiros Pombal

Lagos


abril 2013 outubro 2013

arte

Galeria 4



de

Raquel Pereira EBI Lousã

Bianca Patrícia EBI Mirantejo

Ana vaz EBI Lousã

Melissa Pereira

Carlos Eduardo EBI Tomar

EBI Império

... Com

Débora Marques

Figueira da Foz zebra é um mamífero originário do > Acontinente africano, região sul e central; > Faz parte da família dos cavalos; > O seu alimento preferido são as plantas; Possui um comportamento calmo, > situação porém, pode atacar quando está em de risco; em família composta por machos, fêmeas > Vive e filhotes; velozes, podendo atingir até 50 km por hora de > São velocidade; que quando vão avançando na idade, ficando > Sabias velhinhas, as listas das zebras vão desaparecendo?! É verdade.


CLICK outubro 2013

CLICK

CLICK

ANDRÉ COSTA

espaço

baby

EBI COIMBRA

5

CLÁUDIA VIEIRA EBI PENAFIEL

CAMILA AMORAS

DANIEL FONSECA

EBI LEIRIA

EBI TORRES VEDRAS

SARAH INÊS EBI ALVERCA

DIANA DUARTE EBI LAGOS

LEONARDO MIGUEL

PEDRO MIGUEL

EBI OLHÃO

EBI SANTO TIRSO

PATRÍCIA MAGALHÃES EBI FAMALICÃO

LEONOR CARRIÃO

EBI MARINHA GRANDE

Pai

presente A

presença do pai, geralmente, faz com que a criança desenvolva alguns aspetos necessários para toda a vida, como a consciência de limite interno, a independência e a superação de desafios. A figura do pai ainda é importante na hora de exemplificar condutas. Os filhos desenvolvem-se tendo o pai como ideal e, sob esse olhar, o pai deve portar-se como gostaria que os filhos o fizessem. Na maioria das vezes, os meninos identificam-se com a figura do pai, tomando-o como a personificação do homem e imitando os seus atos. Um adolescente que cresce com um pai que é carinhoso com os filhos e com a esposa, procurará formar uma família harmoniosa como a sua e lutará pela felicidade do lar. Já um filho que vê o pai abandonar tudo, terá a mesma tendência, pois não acredita que com ele poderá ser diferente. Vale a pena lembrar que, mesmo que não possa contar com a figura do pai, a criança pode buscar essa referência em outras pessoas próximas, como o tio ou o avô e até mesmo no próprio Deus.

Pai, qual tem sido o seu exemplo perante o seu filho?!


julho 2012 outubro 2013

TRABALHO

Com a Educadora

6 MANU L

ROSA OLIVEIRA

EBi Marinha Grande

A

Pregadores de cabelo ou Pin´s DESENHO EM ALTO RELEVO COM A EDUCADORA MARIA JOSÉ, DE QUELUZ

MATERIAL NECESSÁRIO 1) Um pedaço de tecido ou fita de cetim larga 2) Mola para cabelo 3) Alfinete de peito 4) Cola quente 5) Tesoura 6) Agulha e linha 7) Flores de tecido pequenas ou pérolas (para fazer o acabamento no centro do pregador)

Material

COMO FAZER? O pedaço de tecido tem que ter pelo menos 25 cm de comprimento, com uma agulha franzir de uma ponta a outra do tecido, costurando-o e no final dar um ponto em nó.

1º costurar

Depois, no meio da flor, colar com cola quente a flor pequena de tecido ou pérolas para enfeitar.

3º Colar o pregador

pronto!

No lado contrário colar a mola do cabelo ou o alfinete, e colar um pedaço do mesmo tecido para fazer o acabamento final. BOM TRABALHO!

2º Colar flor pequena

Pregadores prontos


GOSTO TANTO DESTES JOGOS!

6

| Tempo Precioso |Agosto de 2013

outubro julho 2012 2013

joguinhos 7 vamos ver se descobres...

DidÁticos Números

Quais os objetos que se relacionam com a figura central?

Considerando os números ao lado das figuras abaixo, como seria a última fileira?

Formas

Cores

Encontre as oito formas abaixo na figura maior e escreva o número correspondente nos espaços ao lado de cada uma.

Complete os detalhes nas asas da borboleta e depois pinte.

1 3

Formas: 7 6

4

Números:

2

Raciocínio: Nº 2, 4, 6

8

Soluções:

5

Raciocínio


julho 2012 outubro 2013

8

TemaCapa

está escrito que Deus nos protege do mal, pois nos ama!

CONFIANÇA EM DEUS

H

avia um menino muito medroso chamado Manuel. O menino vivia com medo e, por isso, os seus amiguinhos gozavam com ele. Manuel tinha medo de alguns animais e não gostava de ficar sozinho nem um minutinho. Ficar doente era outra coisa que o deixava muito preocupado. Manuel não gostava de ser medroso e por isso ficava muito triste. Um dia, a sua mamã falou-lhe sobre a confian-

ça em Deus e a importância de não termos medo de nada. AO OUVIR AQUELAS PALAVRAS, MANUEL perguntou o que deveria fazer para não ser mais medroso, pois ouvia sempre a sua mamã falar sobre ser corajoso, mas ainda tinha medo de quase tudo. Então, a mãe do Manuel respondeu-lhe que na Bíblia aprendemos a confiar em Deus, pois está escrito que Deus nos protege do mal, pois nos ama. Ele livra e guarda a vida daqueles que confiam n’Ele, afastando, assim, todos os perigos. DEUS PROTEGE AQUELES QUE CONFIAM N’ELE E PRATICAM A SUA PALAVRA:

dos Seus filhos e a id cu m bé m ta s Deu esconderijo! guarda-os no Seu

“Ó SENHOR… O MEU DEFENSOR E O MEU PROTETOR. TU ÉS O MEU DEUS; EU CONFIO EM TI.” (SALMO 91.2) ASSIM COMO UM PASSARINHO NÃO PERMITE que nenhum animal se aproxime do seu ninho, cobrindo com as suas asas os seus filhotes, Deus também cuida dos Seus filhos e guarda no Seu esconderijo somente os que são fiéis a Ele. MANUEL, FICOU MUITO FELIZ COM A EXPLICAÇÃO da mamã e perguntou o que deveria fazer para ficar no esconderijo de Deus. A mãe respondeu que primeiro ele deveria abandonar o medo e tornar-se confiante em Deus. A partir daquele dia, Manuel passou a ter confiança em Deus e tornou-se um menino corajoso. DEUS DESEJA QUE CONFIEMOS NA SUA PALAVRA. Quando temos medo, demonstramos falta de confiança no Seu Poder. Não devemos agir como o Manuel, que vivia com medo de tudo, pois temos Deus como o nosso esconderijo, onde nenhum mal nos poderá atingir, pois o Nosso Pai Celestial nos ama e cuida de nós. Amém?


outubro 2013 Vamos juntos conhecer as famílias deste

mês dos nossos amiguinhos da

EBI!

Mural da

Família

9

Matilde Leandro EBI Benedita

“Olá amigos! Eu

Mariana Cunhaas

e a minha tia mandamos beijinhos para todas as EBI’s e para todas as famílias de Portugal!”

EBI Chel

“Olá! Sou a Mariana e esta é a minha querida mãe, Sofia. Faço parte da EBI da Sede Internacional da Europa e amo muito ir à EBI, porque é na EBI que eu aprendo a ser uma criança feliz. Sempre que eu e a minha mãe estamos juntas, temos momentos muito bonitos, porque Jesus faz parte das nossas vidas e nos ensina coisas diferentes a cada dia. Deixamos um abraço, bem grande, para todos.”

Carina Lourenço EBI Tomar

“Olá amiguinhos!

Ana Sofia

EBI Cantanhede

“Olá!

Eu sou a Ana Sofia e sou da EBI de Cantanhede. Tenho 7 anos e estes são os meus pais. Gosto muito de estar com a minha família e de passearmos juntos na praça junto da minha casa. Beijinhos para todos!”

Caique da Silva a EBI São J. da Talh

“Olá. O meu nome é Caique da Silva e esta é a minha mãe Luzimar e a minha irmã Evilaine. Sou da EBI de São João da Talha e mando um abraço para todos os meus amiguinhos da EBI!”

sou a Carina Lourenço, tenho 6 anos, e faço parte da EBI de Tomar. Esta é a minha família, que tanto amo!!!”


outubro 2013

10 Deus ouviu-me! “A recuperação foi extraordinária!”

“O meu nome é Bruno Barros, tenho 8 anos e vou partilhar convosco uma experiência que tive com Deus, pois Ele ouviu o meu pedido de oração!

No começo do ano, o meu pai teve um acidente grave com a moto-serra enquanto trabalhava. Nesse acidente, ele feriu gravemente a mão esquerda, na qual o seu dedo indicador foi cortado. Os médicos diziam que o meu pai iria perder o movimento do dedo, já que o tendão tinha sido ferido. Foi, então, que usei a minha fé e não aceitei aquelas palavras. Fui até à EBI e contei à Educadora o que tinha acontecido. Tudo isto deixou-me muito triste, porque eu não queria ver o meu pai sem um

“O que aconteceu foi um milagre!” “Olá! Sou o Diogo e tinha um grave problema de saúde, que os médicos não descobriam a causa. Sofria de fortes dores de cabeça e estava sempre com os batimentos cardíacos muito fortes, muitas vezes, parecia que o meu coração ia ‘sair pela boca’. Então, decidi sacrificar o meu computador para vencer esta situação difícil que estava a viver. Desde então, por ter agido pela minha fé no Deus-Vivo, não senti mais dores e os meus batimentos do coração estabilizaram. Os médicos ficaram surpreendidos, pois não sabem explicar o que aconteceu. O que aconteceu foi um milagre na minha vida e agradeço-o a Deus.”

Diogo Cafaia - EBI de Ponta Delgada

dedo na mão. Foi, então, que a Educadora me aconselhou a fazer um pedido de oração pelo meu pai e eu aceitei, pois acreditei quando me disse que Deus poderia restituir o tendão rompido. Embora os médicos dissessem que o caso era muito grave, acreditei no Deus do impossível, o meu Deus. A recuperação do meu pai foi extraordinária, e hoje, através da minha fé e oração, o dedo do meu pai está restituído e saudável!” Bruno Barros - EBI Pombal


facebook.com/ebiportugal

outubro julho 2012 2013

EBI na Europa

11

EBI em Itália

EBI da Ucrânia

Na Itália, no passado mês, em todos os Centros de Ajuda do país, foi realizada para as crianças uma grande festa que ficará na memória dos pais, familiares, amigos e de todos os pequeninos que estiveram presentes. Foi um dia especial, preparado com muito carinho por todas as Coordenadoras e Educadoras da EBI, com direito a muitos jogos e brincadeiras, com um ambiente bem descontraído.

No meio de tantos desafios, a EBI da Ucrânia realizou uma visita ao Hospital de Crianças portadoras de Cancro. Na oportunidade, as Educadoras realizaram várias brincadeiras. Na realidade, elas não foram somente levar esperança, mas a certeza a cada uma delas. O objetivo foi falar do Amor de Deus de uma maneira agradável, respeitando a individualidade e a crença de cada um. Foram realizadas orações de cura por cada uma das crianças e pelos familiares, tornando o momento de muito valor para os envolvidos.

Observa algumas fotografias…

Evangelização em Faro “Olá amiguinhos! Somos as Educadoras de Faro e, no mês passado, estivemos nas ruas e nas praças, com muito prazer e alegria, a divulgar a todas as crianças e adolescentes a nossa linda Folhinha Universal/TF Teen News e a apresentar o nosso Deus através do trabalho que temos feito nas nossas EBI’s. Convidamos todos a fazerem o mesmo, a juntarem-se a nós neste mês e a dar a conhecer este lindo trabalho. Beijinhos e boas leituras!”

Visita a um orfanato na Ilha dos Açores Recentemente, as Coordenadoras e Educadoras, da EBI da Ponta Delgada – Açores, visitaram um orfanato com o intuito de dar a conhecer um Deus maravilhoso que pode tudo na vida de cada pessoa. Para este encontro, levaram consigo brinquedos, balões, pinturas faciais e uma

peça de teatro de fantoches. As crianças receberam-nas com muita alegria e carinho. Depois das brincadeiras especiais, falou-se de Jesus, de como Ele nos ama e que Ele é nosso Melhor Amigo. Felizes, as crianças agradeceram a todas com um abraço bem apertado.

"... se meu pai e minha mãe me desampararem, o Próprio DEUS me acolhe

rá." Salmos 27.10


outubro 2013

12

EBI em ação RE ALIZ AD

CONSAGRAÇÃO DOS

O PO R:

ESTUDANTES

Ebi São Carlos

Ebi Carregado

Ebi Aveiro

Ebi Mira Sintra

Ebi Portimão

Ebi Matosinhos

Ebi Peniche

Ebi Ponta Delgada

Neste último domingo, dia 15 de setembro, muitos foram os estudantes que por todo o Portugal (continental e ilhas) aceitaram ir ao Centro de Ajuda com o seu material escolar para uma oração especial antes de iniciarem as aulas

Ebi Pontinha

Ebi Sede

N

Internacional

a Sede Internacional da Europa, o orador Bispo Júlio Freitas, ministrou a consagração de todas as crianças, adolescentes, jovens e universitários que estiveram presentes e que iniciaram o novo ano letivo, abençoando-os nos novos desafios que terão de enfrentar e na superação dos mesmos, através do uso da fé. LÊ ESTA MATÉRIA NA ÍNTEGRA EM EBI.IURD.PT


FOLHINHA EBI | Outubro 2013