Page 1

Ano I • Edição nº 20 • de 13 a 19 de abril de 2012 • Distribuição

/IstoeGuarulhos

Gratuita

www. istoeguarulhos .com.br

@IstoeGuarulhos

Dolby e Philips lançam tecnologia para aposentar os óculos 3D nas TVs

Ticiane Pinheiro

Citroën antecipa Pequim e revela detalhes do novo DS ‘Numéro 9’

Posa de biquíni e mostra corpão Página 10

Página 14

Página 09

NAUFRÁGIO DO TITANIC COMPLETA 100 ANOS Peixe convida torcida para festa 100 Anos de Paz

Página 06

Página 03

Teatro Mágico faz show gratuito no Fracalanza neste domingo

Brasil é pouco conhecido no governo dos EUA, diz ‘Economist‘

Banco pede doação de leite materno para seguir salvando vidas Página 12

Prefeitura entrega escola no Recreio São Jorge Página 07

Página 11

Página 05


de 13 a 19 de abril de 2012

editorial

2

Ponto de Vista

Opinião

O CONCEITO DE SEGURANÇA PÚBLICA Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurança pública garante a proteção dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidadãos. Quanto mais improvável a disfunção da ordem jurídica maior o sentimento de segurança entre os cidadãos. As forças de segurança buscam aprimorar-se a cada dia e atingir níveis que alcancem a expectativa da sociedade como um todo, imbuídos pelo respeito e à defesa dos direitos fundamentais do cidadão e, sob esta óptica, compete ao Estado garantir a segurança de pessoas e bens na totalidade do território brasileiro, a defesaq dos interesses nacionais, o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública. Paralelo às garantias que competem ao Estado, o conceito de segurança pública é amplo, não se limitando à po-

www.istoeguarulhos.com.br

lítica do combate à criminalidade e nem se restringindo à atividade policial. A segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, traba lhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos. As instituições responsáveis por essa atividade atuam no sentido de inibir, neutralizar ou reprimir a prática de atos socialmente reprováveis, assegurando a proteção coletiva e, por extensão, dos bens e serviços.Norteiam esse conceito os princípios da Dignidade Humana, da Interdisciplinariedade, da Imparcialidade, da Participação comunitária, da Legalidade, da Moralidade, do Profissionalismo, do Pluralismo Organizacional, da Descentralização Estrutural e Separação de Poderes, da Flexibilidade Estratégica, do Uso limitado da força, da Transparência e da Responsabilidade.

As Políticas de Segurança e Seus Impactos para Desestruturar o Crime Há uma grande deficiência nas chamadas Políticas de Segurança aplicadas em nosso sistema e convém neste ponto, realçar que em todo o país a manutenção da segurança interna, deixou de ser uma atividade monopolizada pelo Estado. Atualmente as funções de prevenção do crime, policiamento ostensivo e ressocialização dos condenados estão divididas entre o Estado, a sociedade e a iniciativa privada. Não se pode sustentar em políticas de combate à criminalidade deficitária e que não atingem o bem comum, em procedimentos lentos e sem eficácia, pois não configuram respeito aos direitos fundamentais. Os investimentos em segurança pública estão muitíssimo aquém do que seria necessário para se começar a pensar em oferecer segurança. Uma grande prova, é o crescimento dos gastos dos estados e municípios para combater a violência em contraposição aos investimentos federais que caem paulatinamente.

Projeto de Lei Operação Delegada A iniciativa é muito importante para uma cidade com o porte de Guarulhos. Apoiamos e esperamos que a lei seja aprovada e regulamentada rapidamente. Quanto mais estrutura, pessoas e equipamentos em prol da segurança pública, mais qualidade de vida para nossa população. Não há que se falar em concorrência com a nossa Guarda Civil Municipal, pois o comando dos policiais militares e civis que irão trabalhar em prol de nossos cidadãos guarulhenses nos horários de suas folgas, será exercido pelo Comandante da GCM. Será este comandante que irá determinar em que centro comercial, bairros ou avenidas estes policiais irão reforçar pontualmente a segurança. Com uma grande vanta-

gem: não atingindo o objetivo, troca-se o policial! Ora, claro que ninguém deseja que o orçamento da secretaria municipal de segurança seja dividido para arcar com mais esta despesa mensal. Mas se queremos segurança é preciso cortar outros gastos inúteis como, por exemplo, o excessivo gasto com locação pagas pelo município das ridículas instalações para funcionamento das delegacias, unidades da polícia militar e científica. Ademais, é possível arrumar verbas demitindo os inúmeros funcionários públicos comissionados que são totalmente desconhecidos pela população e substituí-los por policiais fardados e que estarão diariamente visíveis nas ruas! Quanto ao merecido descanso do policial e a

Wilson Lourenço Vice-presidente da FACESP Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo Ex-presidente da ACE-Guarulhos Foi fundador do 1º. CONSEG de Guarulhos, o Conseg Guarulhos Vila Galvão

necessária melhora de sua remuneração, entendo que isso é muito justo e necessário. Porém há muitos policiais honrados que amam o seu trabalho e gostam de servir à população trabalhando em suas folgas. Se puderem fazer isso com a segurança que a operação delegada permite, é evidente que isso é muito melhor do que trabalhar no “bico” sem farda e sem apoio.

ALFINETADAS do Mister “M...” De bom tamanho

RECLAMAÇÃO DO LEITOR

Para o Secretário de Estado da Segurança Publica, Antonio Ferreira Pinto, Guarulhos não necessita de aumento de efetivo, segundo ele os PMs que trabalham na cidade são suficientes para a segurança da população.

Seis por meia dúzia

Os PMs que participarem da Operação Delegada irão desenvolver o mesmo trabalho da guarda e estarão subordinados ao comandante da GCM , sendo assim o melhor seria aumentar o efetivo e as horas extras dos guardas.

Também quero

A Operação Delegada na cidade de São Paulo é destinada apenas para a PM, aqui em Guarulhos os peritos do IC e os policiais Civis também querem participar do ganho extra. Durante a Audiência representantes das duas classes mostraram que também precisam participar.

Se a moda pega

Se o estado não tem condições financeiras de pagar horas extras e contratar novos funcionários, logo a prefeitura terá que pagar médicos e enfermeiros para o Hospital Padre Bento.

Pau que bate em Chico bate em Franscisco

Corre nos bastidores que os GCM´s de Guarulhos também querem horas extras, só que desta vez, pagas pelo Governo do Estado

Filhos para os outros criarem

Resumindo... o Governo do Estado está querendo tampar o sol com a peneira. Ao invés de remunerar melhor os policiais, está passando esta responsabiliade para o Município, ou seja, mais uma conta para o Prefeito pagar.

Audiência manipulada

A audiência Publica realizada na segunda-feira para a apresentação do projeto Operação Delegada, permitiu que alguns dos presentes falassem por cinco minutos, aqueles que eram contra mal começavam a falar e já eram avisados que o tempo havia esgotado. Já um Coronel da Reserva teve exatos 40 minutos de fala. Ele defendia a proposta do vereador Alan Neto.

Parabéns

O programa Radar de Noticias esta de parabéns por divulgar a situação em que se encontra o Hospital Padre Bento. Se a equipe de reportagem do programa der um pulinho no Hospital Geral com certeza irá encontrar uma situação parecida.

TENHO VERGONHA DO LOCAL ONDE MORO !!! “GUARULHOS” VILA ROSÁLIA Me ajudem !!!! Rua São Bento esquina com Rua Flavio Caovilla Apesar de os garis terem dias certos para recolher o lixo, alguns moradores colocam no local a hora que lhes convém. Isso se tornou hábito e com o agravante de colocarem também, moveis velhos, peças de carro, entulho entre outras coisas que os garis não levam. No município a Vila Rosália o IPTU é um dos mais caros da cidade. Já tentamos vários meios para resolver o problema mas... A QUEM RECORRER? Nelson Luiz Cordeiro

Tucanos com os bicos de molho

Ainda vai dar muito o que falar os discurso ofensivo proferido pelos vereadores do PSDB, José Mário e Eduardo Carneiro, contra o Secretário de Saúde e Vice-Prefeito, Carlos Derman e os companheiros do PT. A vereadora Marisa de Sá, líder do PT na Câmara, prometeu entrar com representação na Comissão de Ética.

“Incompetente” e “cabeçudo”, “bando” e “quadrilha”

Esses foram os termos usados pelos vereadores do PSDB e que deixou a vereadora indignada.

Fonte: climatempo.com.br

Expediente CNPJ. 04.840.382/0001-12

Diretor Responsável: Brunno Canatto Ramos

comercial@istoeguarulhos.com.br

arte@istoeguarulhos.com.br

Impressão: Gráfica Gazeta de São Paulo

adm@istoeguarulhos.com.br

Contato: (11) 2463-3325

Distribuição: Guarulhos

www.istoeguarulhos.com.br

Diretor Comercial: Rafael Parese Caldas

Arte e Diagramação: Raphael Lopes

Tiragem: 30 mil exemplares

contato@istoeguarulhos.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores


de 13 a 19 de abril de 2012

capa

TITANIC

www.istoeguarulhos.com.br

3

Em 14 de abril de 1912 afundava o maior e mais moderno navio construído na época, hoje cem anos após a tragédia, a história do naufrágio ainda continua mexendo com a imaginação das pessoas. Antes da partida do navio o engenheiro responsável pela construção do Titanic, Thomas Andrews, ao ser questionado sobre a segurança do navio disse: “Nem Deus afunda esse navio”

NAUFRÁGIO DO TITANIC COMPLETA 100 ANOS

14 de abril de 1912. A data ficou marcada na história como uma das maiores tragédias náuticas da humanidade. Neste dia afundava o Titanic, considerado para a época, o maior e mais moderno navio de passageiros. O navio, que bateu em um iceberg e acabou afundando, deixou um saldo trágico: 1.517 mortos. Hoje, cem anos após a tragédia, a história do naufrágio ainda continua mexendo com a imaginação das pessoas. Vários filmes e documentários tentaram explicar o acidente ao longo dos anos. Nos últimos cem anos foram produzidos dezesseis filmes sobre o tema. O mais famoso o do diretor James Cameron, recordista de bilheteria na história do cinema. No centenário a tragédia está sendo lembrada em todo o mundo. Em Nova York acontece uma exposição com fotos e documentos originais resgatados na época do acidente. Belfast, a cidade em que o navio foi construído, também relembra o acidente trágico. A

cidade possui um impressionante edifício de seis andares com a mesma altura do Titanic. Viagem inaugural O navio iniciou a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, com o Capitão Edward J. Smith no comando. Assim que o Titanic deixou o cais, sua esteira provocou a aproximação do SS New York, que estava ancorado nas proximidades, rompendo as suas amarras e quase se chocando com o navio, antes que rebocadores levassem o New York para longe. O incidente atrasou a partida em meia hora. Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, para receber mais passageiros e parou novamente no dia seguinte em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda. Já que as instalações do porto em Queenstown eram

inadequadas para um navio de seu tamanho, o Titanic teve de ancorar ao largo (fora do porto), com pequenos botes levando os passageiros e bagagens até ele. Quando finalmente partiu para Nova Iorque, havia 2.240 pessoas a bordo. Na viagem inaugural do Titanic, algumas das mais importantes pessoas da época estavam viajando na Primeira-classe. Minutos finais

Na primeira chaminé, os cabos de sustentação, não aguentando mais a pressão sobre eles, rebentam, e a chaminé tomba na água, esmagando dezenas de pessoas nos convés e na água, inclusive, John Jacob Astor IV, homem mais rico no navio. O mesmo acontece com a segunda chaminé. A inclinação do navio chega aos 19° e a água gélida avança rapidamente, arrasando tudo o que há pela frente. Muitos são sugados pelas janelas para

dentro do navio pela força das águas. A popa do Titanic sobe, mostrando suas imponentes hélices de bronze. Quando a inclinação chega ao 29°, maior fica a pressão exercida no centro do navio, que não suportando a pressão, sofre ruptura do casco junto à terceira chaminé, dividindo o barco em dois. A popa, pesando vinte mil toneladas, desaba por cima de dezenas de passageiros, esmagando-os. Quando a proa submerge, arrasta a popa, deixando-a na

vertical; segundos depois, a proa desprende-se da popa e mergulha para as profundezas. A popa então sobe alguns metros e fica parada. Muitos passageiros se seguram como podem, enquanto alguns, não aguentando, caem violentamente entre as ferragens da popa em vertical. Depois de dois minutos emersa, a popa começa a descer, levando consigo dezenas de passageiros. Às 2h20 o navio mergulha a pique pelas profundezas do oceano.

Às 2h05, é lançado o último bote salva-vidas, o desmontável “D”, com 44 pessoas. Às 2h10, é enviado o último sinal pelos telegrafistas. O Capitão Smith ordena “cada um por si” e não é mais visto por ninguém. Já com a proa mergulhada no mar e a água a atingir o convés de botes, o pânico é geral. Heroicamente, os operários da sala de eletricidade resistem até ao final para manter as luzes enquanto podem. Às 2h18, as luzes do navio piscam uma vez e depois apagam-se para sempre.

tem net vírtua.

e tem tipo net vírtua.

4004-8844 paRa OS NETS, É aGORa. *Oferta válida até 30/04/2012, para novas assinaturas do NET Vírtua 10 Mega por R$ 29,80, no pacote NET Combo, na contratação simultânea da NET (TV por assinatura) na seleção NET Mais TV, do NET VÍRTUA 10 Mega e do NET FONE no plano Fale Light, por R$ 99,80 por mês, nos três primeiros meses (proporcional aos dias utilizados a partir da data de instalação mais os dois meses subsequentes), mais custos de ligações realizadas. Após o período promocional, o valor mensal do NET Combo será de R$ 129,90/mês. Valores válidos no pacote de serviços Conforto e exclusivamente para portabilidade numérica, mediante autorização do débito automático em conta corrente como forma de pagamento e compromisso de permanência mínima de 12 meses com a NET (TV por assinatura) e do NET Vírtua. Em caso de cancelamento será cobrada multa de até R$ 360,00. A mudança de plano ou desistência de qualquer dos serviços obriga o cliente a pagar o valor de tabela dos produtos contratados conforme política comercial vigente no momento da alteração. A velocidade anunciada de acesso e tráfego da internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos. O provedor de acesso gratuito não inclui nenhum serviço adicional além do provimento de acesso à Internet. Serviços inteligentes grátis por tempo indeterminado. Serviço de telefonia local fornecido pela Embratel, com base no Termo de Autorização 219/2002/SPB-Anatel. Os equipamentos cedidos pela NET deverão ser devolvidos na rescisão do contrato. O modem Wi-Fi será cedido em comodato (empréstimo gratuito) para novas assinaturas dos dois produtos anunciados. O sinal do modem Wi-Fi pode sofrer limitações, de acordo com obstáculos e distância do local de acesso da internet. Consulte condições desta oferta em sua cidade, disponibilidade técnica para instalação em seu endereço, características dos serviços e condições de aquisição, inclusive individualmente, dos serviços apresentados pelo telefone 4004 8844.


de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

cidade

4

ACE-Guarulhos homenageia ex-presidente Wilson Lourenço

Almeida recebe o cônsul-geral dos Estados Unidos O prefeito Sebastião Almeida recebeu na manhã desta terça-feira (10) o cônsul-geral dos Estados Unidos, William Popp. Assuntos ligados à educação e às oportunidades de investimentos de empresas norte-americanas em Guarulhos, sobretudo pela localização privilegiada, estiveram na pauta do encontro, que aconteceu no Paço Municipal. “Nossa cidade abriga o maior aeroporto da



América Latina e tem uma posição estratégica, já que é cortada pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna”, destacou o prefeito. A visita também foi acompanhada pelo vicecônsul dos Estados Unidos, Thomas Venner, e pelo Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos, Fernando Santomauro.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) imortalizou mais um empresário que se dedicou na condução da presidência da entidade durante duas gestões. Trata-se do empresário Wilson Lourenço que foi homenageado com a entronização de sua foto na nova “Galeria de Ex-Presidentes”, inaugurada na segunda-feira, 9 de abril, na Casa do Empreendedor. A abertura do evento de lançamento da nova galeria foi feita pelo atual presidente da ACE, Jorge Taiar, que falou da satisfação em participar da homenagem, já que considera Lourenço um grande amigo e um dirigente que fez muito pela entidade. “O Wilson Lourenço sempre lutou pelo empreendedorismo e associativismo em nossa cidade, haja vista que estas duas bandeiras defendidas pela ACE são levantadas por poucos, mas que devia ser praticada por muitos”, disse Taiar, que também agradeceu ao empenho dos ex-presidentes da entidade. Emocionado com a homenagem, Lourenço disse aos presentes que se sentia orgulhoso em ver entronizada sua fotografia ao lado de

Foto: Sávio Junior-ACE Guahrulhos

Wilson Lourenço e Jorge Taiar posam ao lado da nova galeria de fotos de ex-presidentes

homens que dedicaram seu tempo à ACE-Guarulhos. Ele ressaltou ainda a importância do associativismo. “A ACE-Guarulhos nasceu para ser uma entidade que respira associativismo e não para dividir. Por isso, considero que todos aqueles que querem ver seus negócios trilharem o caminho do crescimento devem se colocar a disposição da ACE”, ressaltou.

Wilson Lourenço, que começou a se dedicar a Associação Comercial na gestão do ex-presidente Luis Roberto Mesquita, foi eleito para dirigir a entidade em duas ocasiões: 2007-2009 e 2009-2011. Após deixar a presidência, o empresário foi eleito vice-presidente da regional administrativa 3 – Alto do Tietê – da Federação das Associações Comerciais do Estado de

São Paulo (Facesp). A foto de Lourenço foi produzida pela empresa Estúdio Z, do profissional José Renato. Além de Lourenço, quem também ganhou destaque na galeria foi o presidente do Conselho Deliberativo da ACE-Guarulhos, o empresário Anunciato Thomeo Sobrinho, que passou a ter duas fotografias referentes a duas gestões na entidade: 1974-1978 e 2001-2003.

 ITÁLIA  BRASIL  EUA  JAPÃO PORTUGAL  ALEMANHA  ARÁBIA  LÍBANO

Dia 28, sábado: das 16 às 21h Dia 29, domingo: das 12 às 21h Dia 05, sábado: das 16 às 21h Dia 06, domingo: das 12 às 21h

31 ª. FESTA DAS NAÇÕES

Dias 28 e 29 de abril 05 e 06 de maio/2012

nos dias 29/04 e 06/05, almoço a partir das 12h

Santuário São Judas Tadeu de Guarulhos

Rua da Verdade, 269 - Torres Tibagy Guarulhos - SP - Tel. 2451-5802 Site: www.saojudasguarulhos.com.br E-mail: santuario@saojudasguarulhos.com.br P. Francisco G. Veloso Jr - reitor

as, dia c i p í as t rsão sa d i m Co a, dive amília sic e sua f ú m boa a você par


de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

cidade

Unidades em construção no Bondança vão atender famílias de área de risco As famílias da área de risco do Núcleo Cocho Velho, no Parque São Luiz, já estão contando os dias para receber suas novas moradias. A Prefeitura entregará ainda este ano os 85 apartamentos do Conjunto Habitacional de Interesse Social Bondança I. As unidades em construção são destinadas a pessoas cujos rendimentos variam de zero a três salários-mínimos e fazem parte do Programa de Urbanização de Favelas. A iniciativa conta com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do FNHIS (Fundo Nacional

de Habitação de Interesse Social), entre outros. O total de recursos está na ordem de R$ 303,5 milhões. De 2010 até agora foram entregues sete conjuntos habitacionais de interesse social, com 767 unidades e outras 459 deverão ser entregues até o fim deste ano no Ponte Alta, Pimentas III, Bela Vista e Santa Cecília (2ª fase). Totalizando 1.311 famílias beneficiadas. Além dos conjuntos que serão entregues em 2012, a Prefeitura já firmou contrato para a construção de mais 4.019 unidades nos conjuntos habitacionais de interesse social Cidade Jardim Cumbica II (1.112),

Vila Nova Cumbica (431), Vila Flora (729) e São Rafael (1.747). A urbanização da favela Vital Brasil, em Cumbica, e a 3ª fase da Vila Flórida também já estão na fase de estudos e projetos. As unidades habitacionais têm em torno de 45 m² (sala, cozinha, dois quartos e banheiro), contam com paisagismo, playground e vaga de estacionamento de uso coletivo. O programa de Urbanização de Favelas inclui também projetos de infraestrutura, com implantação de rede de esgoto, água, sistema viário, pavimentação e recuperação ambiental.

5

Apresentado plano de trabalho para o Conselho do Orçamento Participativo Foto: Mauricio Burim

A Escola Deucélia Adegas Pera será entregue no sábado (foto: Maurício Burim)

Mais uma boa notícia para o ensino público em Guarulhos. Neste sábado (14), às 16h, a Prefeitura entrega a escola municipal Deucélia Adegas Pera. Localizada na avenida Palmira Rossi, no Recreio São Jorge, ela atenderá mais de 800 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A unidade conta com 15 salas de aula, além de setor administrativo, cozinha e refeitório. Com isso, a rede municipal passa a contar com 136 escolas distribuídas

por todas as regiões da cidade e cada vez mais próximas das casas do alunos. No total, cerca de 116 mil crianças são atendidas. Só nos últimos três anos, a Prefeitura entregou 15 novas escolas. Isso possibilitou o ingresso de mais de 10 mil crianças na rede e a eliminação do período intermediário em 40 estabelecimentos de ensino, o que contribuiu para ampliar a permanência de 23 mil alunos na sala de aula.

Dedicação ao ensino Nascida no dia 10 de novembro de 1940, no vilarejo de Cambaratiba – pertencente à cidade de Ibitinga, interior de São Paulo –, Deucélia Adegas Pera veio para Guarulhos ainda jovem. Formada em Letras pela USP, trabalhou durante 25 anos na rede estadual de ensino de São Paulo, onde se aposentou. Defensora de um ensino público de qualidade, ela faleceu em outubro de 2010, deixando o marido José Maria Pera e os filhos Sílvio, Sérgio e Sandra, além de três netos.


esporte

6

Peixe convida torcida para festa 100 Anos de Paz

O Santos FC preparou uma programação especial para todos santistas celebrarem o aniversário de 100 anos do Clube, comemorado neste sábado (14). O evento ‘100 Anos de Paz’ começa na Vila Belmiro a partir das 9h30, quando ídolos eternos do Peixe realizam amistoso.

Na sequência, às 11 horas, o palco santista receberá 100 crianças para partida festiva diante dos craques do atual time santista. Cada ingresso tem um valor especial: um agasalho, que deve ser trocado nesta sexta, até as 17 horas, ou amanhã, a partir das 9 horas, no Ginásio de

Esportes da Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, s/n, ao lado da nova loja da NIKE). Após o encerramento do amistoso, as festividades seguem na praia do Gonzaga, em Santos, a partir das 14 horas, com contagem regressiva seguida de fogos em frente ao Relógio do Centenário, na Praça das Bandeiras. Na sequência, a bateria da Torcida e Escola de Samba Sangue Jovem abre as celebrações no palco montado na praia, com patrocínio da Cerveja Brahma. A partir das 14h30, o comando da festa será da dupla Chitãozinho e Xororó. Na sequência, ainda haverá apresentações dos grupos Coisa de Pele; O Bando, com participação de Dudu Golzi (Aliados 13) e Tempero. O encerramento ficará por conta da Bateria Firmeza Total Torcida Jovem.

Confira a programação completa da festa 100 Anos de Paz: 9h30 - Amistoso entre ídolos eternos do Santos FC 11h - “Nós contra a rapa” - os craques do Peixe enfrentam 100 Meninos Local: Vila Belmiro Entrada gratuita: troque seu ingresso por um agasalho 14 horas Contagem Regressiva Final no Relógio do Centenário, seguido de grande queima de fogos Local: Praia do Gonzaga, em Santos (em frente à Praça das Bandeiras) 14 horas Palco na praia do Gonzaga em homenagem ao Centenário do Santos FC Artistas confirmados: 14h - Bateria da Sangue Jovem; 14h30 - Chitãozinho e Xororó; 15h30 Coisa de Pele; 16h45 - O Bando; 17h45 - Banda Tempero; 18h45 - Bateria da Torcida Jovem.

Fla prepara não descarta troca de técnico após queda A eliminação do Flamengo na Copa Libertadores, decretada na última quinta-feira após a vitória do Emelec-EQU sobre o Olimpia-PAR, por 3 a 2, iniciará uma série de mudanças no comando do futebol do clube. Nem mesmo a vitória por 3 a 0 sobre o Lanús-ARG foi capaz de apagar os erros que vêm incomodando a diretoria há algum tempo e evitar as modificações. Imediatamente após a queda na competição sul-americana, a cúpula do rubro-negro deixou o Engenhão e se reuniu buscando encontrar as primeiras soluções para a sequência da temporada. A presidente do clube, Patrícia Amorim, seu marido, Fernando Sihman, e o vice de finanças, Michel Levy, iniciaram as conversas que deverão continuar nesta sexta-feira. Apesar das informações apuradas a assessoria do clube negou o encontro entre as partes. Inicialmente, a prioridade é a contratação de um executivo para assumir como diretor de futebol. A diretoria, que mantém cinco frentes de negociação para o cargo, pretende encurtar a distância entre a cúpula do clube e o departamento de futebol e aumentar as cobranças sobre o elenco. “Prefiro não falar em nomes, mas estamos negociando com cinco pessoas. Todas elas têm peso e credibilidade no

mercado para fecharmos essa nova estrutura de comando no futebol”, confirmou o vice de futebol do clube, Paulo César Coutinho, que também não descartou uma possível troca no comando técnico do time. “Neste caso, não vou descartar nada. Deixa o estadual passar e vamos ver como fica. Também não adianta trocar técnico agora. Ainda temos última rodada, semifinal da Taça Rio. Vamos focar nesse carioca e pensar”, resumiu o vice de futebol. Ausente na reunião após a partida e enfraquecido politicamente, Coutinho também está cotado para ser alvo das mudanças no departamento. Em seu lugar, assumiria o ex-vice de futebol Marcos Braz, campeão brasileiro em 2009 e da Copa do Brasil em 2006.

Em uma manobra política, a volta do dirigente selaria a reaproximação entre ele e a presidente Patrícia Amorim justamente em ano de eleição. Braz foi demitido no início da gestão da atual mandatária e chegou a ser um dos grandes articuladores da oposição rubro-negra. Atualmente, o ex-vice de futebol é visto com frequência no vestiário após as partidas. Enquanto a diretoria não decreta as mudanças, o time do Flamengo tenta esquecer o fracasso na Libertadores e se concentrar na disputa do Carioca para minimizar as feridas neste primeiro semestre. O time se reapresenta na manhã desta sexta-feira e inicia a preparação para a partida do próximo domingo, às 16h, contra o Americano, pela última rodada da Taça Rio.

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

Tite não confirma time contra a Ponte Preta e abre possibilidade de Zizao JOGAR

O técnico Tite não quis dizer se irá enfrentar a Ponte Preta no domingo, pela última rodada do Campeonato Paulista, com os titulares ou reservas, mas revelou que pode relacionar pela primeira vez o meia-atacante Zizao. Levar ou não o chinês para o duelo de Campinas, que pode alçar o time alvinegro à primeira colocação em caso de tropeço do São Paulo diante do Linense e uma vitória do Corinthians, dependerá de uma conversa com os departamentos físico e médico.

Segundo Tite, é improvável que Zizao, recuperado de uma lesão no ombro esquerdo, jogue ou até mesmo fique no banco contra a Ponte, mas a ideia é que o chinês passe a ter mais contato com os companheiros. “É improvável que ele estreie, pois precisa de um trabalho mais forte, mas é mais para ele ficar concentrado com a equipe. Nem banco. É para ouvir a palestra e ficar pensando ‘o que esse cara está falando?’, aí os caras traduzem em inglês ou faço com bonequinhos”, brincou Tite.

Zizao participou do trabalho técnico realizado na tarde desta sexta-feira, foi bastante procurado pelos companheiros e conseguiu algumas boas jogadas. Tite falou sobre a evolução do chinês. “Falar que o chinês é rápido é redundância. Tem muita velocidade. Bate bem na bola com os dois pés, trabalha na linha de meia aberta pela direita ou pela esquerda. Ele está se adaptando bem, é carismático e o grupo gosta dele”, afirmou o treinador.

São Paulo recusa proposta do Inter por Oscar e pede R$ 17 milhões

A primeira conversa oficial entre São Paulo e Internacional nos últimos dois anos para tentar resolver a situação do meia Oscar não foi suficiente para resolver a novela. Nesta sexta-feira, esgotou-se o prazo dado pela diretoria colorada para que o São Paulo respondesse à proposta de R$ 7 milhões apresentada pelo jogador. Segundo a Rádio Globo, no entanto, o Tricolor recusou a oferta e mandou uma contraposta: R$ 17 milhões, mais do que o dobro do valor oferecido inicialmente pelos gaúchos. Em reunião que durou cerca de quatro horas na tarde desta quinta-feira, na capital paulista, representantes do Inter mostraram a proposta à cúpula tricolor, que prometeu pensar e responder até a tarde

desta sexta. O encontro ocorreu no escritório de Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo. Fernandão, diretor de futebol, Daniel Cravo, advogado do Colorado, e André Ribeiro, advogado de Oscar, representaram o clube gaúcho. O jogador não estava presente na reunião. Na terça-feira, a Justiça deu cinco dias para que o São Paulo contestasse o pedido de Oscar, que entrou com uma ação cautelar querendo a suspensão do contrato com o clube paulista, reativado no dia 21 de março pelo Tribunal Regional do Trabalho. Caso a liminar fosse deferida, o jogador poderia voltar a atuar pelo Inter. A intenção do Tricolor é tentar manter o jogador ou lucrar o maior valor possível com a venda.

Em Porto Alegre, a alta cúpula do Inter está reunida durante toda a tarde. Dirigentes e advogados procuram uma alternativa depois da negativa dos paulistas. A primeira medida do clube gaúcho deve ser a entrada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com um pedido de efeito suspensivo da decisão judicial que determinou a volta do jogador ao Tricolor. Em entrevista, o técnico Emerson Leão abriu as portas do elenco a Oscar na manhã desta sexta, e fez elogios à qualidade do meia. O Inter tem pressa em resolver a demorada novela, já que o jogador está impedido de atuar e o clube segue na disputa da Taça Libertadores.


de 13 a 19 de abril de 2012

cultura Teatro Mágico faz show gratuito no Fracalanza neste domingo O parque Júlio Fracalanza será palco de diversas atrações neste domingo (15), a partir das 10 horas. A programação inclui oficinas de circo e teatro, feira de artesanato, apresentações de dança circular, oficinas ecológicas e, às 20 horas, um show do Teatro Mágico – grupo que apresenta mix de espetáculos musicais, artes circenses, poesia e teatro. As atividades são gratuitas. O parque oferece ainda cursos, palestras e oficinas, no Centro de Referência em

Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral, inaugurado dentro do Fracalanza, no dia 31 de março. O Centro realiza cursos de massoterapia, reflexologia, terapias orientais, ginástica rítmica, auriculoterapia, shantala (massagem para bebês), música aplicada e muitas outras atividades, o agendamento deve ser feito pelo telefone 2408-1366. As inscrições para quem quiser participar das palestras e das capacitações sobre sustentabilidade serão feitas pelo telefone 2087-3751.

Revitalização As áreas verdes do Fracalanza foram revitalizadas. O local ganhou novo paisagismo, estação de alongamento, biblioteca especializada em sustentabilidade, academia popular, além da ampliação da pista de caminhada e da recuperação dos brinquedos e da antiga casa onde foi instalado o Centro de Referência. Veja a programação completa do Centro de Referência em Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral do Fracalanza na tabela a seguir:

CENTRO DE TERAPIAS NATURAIS ATIVIDADES DIAS HORÁRIOS Curso de massoterapia 3ª e 5ª 8h às 12h / 13h às 17h Curso de reflexologia 4ª 8h às 12h Curso de terapias orientais 6ª 13h às 17h Ginástica rítmica 3ª e 5ª 8h às 11h Ginástica oriental 4ª 8h às 9h Orientações na academia 2ª e 5ª 9h às 11h Terapia comunitária 4ª 13h às 15h Oficina de argiloterapia 2ª-16/4 14h às 17h SUSTENTABILIDADE INTEGRAL ATIVIDADES DIAS HORÁRIOS Encontro com Mônica Simons 4ª-18/4 14h às 17h Encontro com Mônica Simons 3ª-24/4 18h30 às 21h30 Devolutiva do Fórum de Ed Ambiental 4ª-18/4 18h às 19h30 Articulação rumo à Rio+20 6ª-20/4 14h às 17h Capacitação modelo colaborativo 21 e 28-sáb 9h às 17h Conversando sobre pensamento positivo 21-sáb 15h ás 16h30 Conversando sobre sustentabilidade 4ª-25/4 19h30 às 21h30 Oficina de argila 6ª-27/4 13h às 17h Conhecendo a Carta da Terra 2ª-30/4 8h30 às 12h Conversando sobre óleo de cozinha 2ª-30/4 16h às 17h

www.istoeguarulhos.com.br

7

“Chico no Feminino” no Teatro Adamastor Pimentas Nos dias 12 e 13 de abril, a partir das 20 horas, o Teatro Adamastor Pimentas apresenta gratuitamente “Chico no Feminino”, do grupo Magesto & Cia de Dança. O espetáculo de 50 minutos de duração integra o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac). As canções do compositor e intérprete Chico Buarque de Hollanda, que tiveram como tema principal o universo das mulheres, ganharam passos de dança. A inspiração para a peça foi o livro “Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque”, da escritora Adélia Bezerra de Menezes. Com direção assinada pelas coreógrafas Mônica Ferraro e Carla Nader, “Chico no Feminino” é encenado por três bailarinas que usam de técnicas

como teatro, pantomima, clown, uso de trapézio e vídeos, além da dança contemporânea, para transformar as canções em gestos e passos cheios de sensibilidade e sensualidade. Para retirar os ingressos, é preciso estar na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência. Na sexta-feira (13), às 15 horas, haverá também uma

oficina gratuita de práticas corporais com ênfase em dança contemporânea, no Teatro Adamastor Pimentas. Não é preciso ter conhecimento prévio e, para participar, basta ter mais de 14 anos. Serviço O Teatro Adamastor Pimentas fica na Estrada Caminho Velho, 333, Pimentas.

Mostra de Capoeira se encerra neste domingo

Depois de passar por seis regiões da cidade, a Mostra de Capoeira – Guarulhos 450 Anos chega ao fim neste domingo (15). A festa de encerramento acontece no Pátio de Eventos do Adamastor Centro a partir das 10 horas. O evento é promovido pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, através de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. A entrada é gratuita. O público que comparecer ao local poderá conferir a palestra dos mestres griôs capoeiristas

Pinatti, Brasília e Lobão, além de participar de uma grande celebração em nome desta que é uma das mais antigas e populares manifestações culturais do país: a capoeira. Apresentações de “Jogo de Angola”, “Puxada de Rede”, “Maculelê”, rodas de capoeira e um aulão também ocorrem no espaço. A festa contará ainda com a participação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene de São Paulo, das cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial, da rainha do samba rock Elizabeth

Viana e do mestre Natanael, que prestará uma homenagem a Mestre Mirão, precursor da capoeira em Guarulhos. Com o intuito de valorizar, promover e fortalecer a prática da capoeira na cidade e região, bem como assegurar sua preservação como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a mostra contou com a apresentação de mais de 500 capoeiristas. Serviço: O Pátio de Eventos do Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.


de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

autos

8

Cruze Sport6 parte de R$ 64.900 A Chevrolet lançou oficialmente, nesta segunda-feira (9), o modelo Cruze Sport6 (o numeral 6 aparece no nome por conta da transmissão de seis velocidades, manual ou automática) no mercado brasileiro. Trata-se da versão hatch do sedã que vem fazendo sucesso entre os amantes da marca no país. A opção mais simples (LT), que já vem muito bem equipada, custará a partir de R$ 64.900, com transmissão manual, chegando a R$ 79.400 na opção LTZ, a top de linha. Nesta opção LT, o hatch vem, de série, com airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/ FM stéreo, CD Player, MP3,

USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes. Na versão LTZ, top de linha, o modelo vem, de série,

com bancos revestidos em couro. Além disso, oferece o teto solar de fábrica. A oferta de itens de série inclui os mesmos itens da LT, acrescidos de retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar. Ambas as versões são equipadas com o motor 1.8 Eco-

tec6, que desenvolve 144 cv de potência máxima a 6.300 rpm, quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 18,9 kgfm

a 3.800 giros. Uma das novidades do Sport6 em relação ao sedã é que os câmbios manual e automático são opções tanto para o LT quanto para o LTZ. No Cruze três volumes, o LTZ só possui versão automática. Como o Cruze sedã foi muito bem recebido em todo o mundo, a Chevrolet preferiu não arriscar em uma mudança radical na versão hatch. Assim, manteve as principais características do modelo maior, inclusive a distância entre-eixos, que continua em 2.685 mm. Assim, fica claro que estamos falando de um hatch com espaço de sedã, tanto para quem está no banco da frente quanto quem

Fiat Ducato chega à linha 2013 por R$ 76.380 Sem alterações no visual ou na gama de versões, o Fiat Ducato chega à linha 2013 com alterações somente no motor, que o deixaram com 6% mais de torque e até 8% mais econômico, segundo a marca italiana. As alterações enquadram o veículo, ainda de acordo com a montadora, aos novos níveis do Programa de Controle da

Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). As modificações no motor do furgão elevaram seu torque de 30,7 kgfm para 32,6 kgfm a 1.800 rpm – a potência de 127 cavalos, no entanto, foi mantida. O catálogo de versões também entra na linha 2013 inalterado: Minibus Teto Baixo (16 ocupantes), Minibus Teto Alto (16 ocu-

pantes), Cargo 7,5m³, Cargo L 9,0m³, Maxi Cargo 10m³, Maxi Cargo 12 m³ e Multi Teto Alto, que é configurável. O Fiat Ducato é líder do segmento, com 3.059 unidades emplacadas neste ano, contra 1.921 do segundo colocado, o Renault Master. Confira abaixo a gama do Fiat Ducato 2013 e o preço de suas versões:

se acomoda no assento traseiro. Apesar das semelhanças – o interior, por exemplo, é praticamente o mesmo –, a marca norte-americana quis passar um ar mais esportivo em sua opção dois volumes do hatch. Assim, as linhas frontais foram mantidas, mas a parte traseira passou a ser mais agressiva, com faixas laterais que se fecham na parte de trás do modelo. O porta-malas é de 402 litros, número considerável para o segmento. A versão LT não apresenta o interior de couro de série, mas conta com um acabamento muito bom. Idem para o LTZ, que tem o dever de ser superior em relação à opção de entrada. As peças são bem encaixadas e não se percebe nenhuma falha grave de montagem. A posição de dirigir é boa, com os movimentos de volante e de troca de marcha (com câmbio manual, principalmente) bem à mão do motorista. Nenhum esforço é feito, também, para mexer no rádio ou no climatizador, por exemplo. Os passageiros também viajam bem. O motor 1.8 Ecotec6 assegura um bom comportamento do Cruze Sport6 nas acelera-

ções e retomadas, principalmente na versão manual. Os 144 cv do modelo trabalham bem com o escalonamento das marchas e dão fôlego de sobra já a partir dos 3.000 giros. Nas curvas, o novo hatch da Chevrolet também se destaca, mostrando-se bem estável até mesmo em condições adversas de clima e de piso. O câmbio automático, tanto na versão LT quanto na LTZ, funciona muito bem, com trocas rápidas, mas acaba perdendo um pouco do tal

fôlego em relação ao manual. A impressão é que perde-se um pouco do dinamismo, mas isso é algo comum para esse tipo de transmissão. Resumindo, o novo Chevrolet Cruze Sport6 substitui o Vectra GT e entra bem em sua categoria (disputará mercado contra modelos como Fiat Bravo, Ford Focus, Hyundai i30 e Peugeot 308), com um preço não muito em conta, mas oferecendo boa motorização e itens de série de sobra para o comprador.

Confira os preços: Chevrolet Cruze Sport6 LT Manual Chevrolet Cruze Sport6 LT Automático Chevrolet Cruze Sport6 LTZ Manual Chevrolet Cruze Sport6 LTZ Automático

R$ 64.900 R$ 69.900 R$ 77.400 R$ 79.400

Ford mostra versão final do novo EcoSport Crossover compacto manteve praticamente o mesmo design do conceito

Ducato Cargo 7,5m³: R$ 76.380 Ducato Cargo L 9,0m³: R$ 80.770 Ducato Maxi Cargo 10m³: R$ 84.590 Ducato Maxi Cargo 12 m³: R$ 86.820 Ducato Minibus Teto Baixo: R$ 93.090 Ducato Minibus Teto Alto: R$ 99.950 Ducato Multi: R$ 86.300

Exatamente como o protótipo. Assim é a versão de produção do novo Ford EcoSport, revelada na quarta-feira (11) pela filial brasileira da montadora. Na única imagem divulgada até o momento (retirada do convite de lançamento), a aguardada segunda geração do utilitário compacto aparece com praticamente todos os traços do conceito mostrado em janeiro. Como o esperado, apenas

os faróis foram simplificados e perderam a futurista iluminação por leds. A apresentação do novo EcoSport (novamente estática) acontecerá a próxima segunda-feira, 23 de abril. No convite, a Ford confirmou outras duas informações importantes: o modelo a ser exibido estará equipado com um motor 2.0 e será o Titanium, sigla usada para identificar as versões tops dos veículos

da marca. Não foi informado qualquer dado técnico, mas o bloco 2.0 deve ser o Duratec de 148 cv (com etanol). Já as versões mais simples devem usar o motor 1.6 Sigma de 115 cv.


autos

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

9

Citroën antecipa Pequim e revela detalhes do novo DS ‘Numéro 9’ Cupê de quatro portas é híbrido e faz 58,8 km/l, segundo a montadora. Modelo de design francês destaca-se pelas linhas ‘tensas’ e o capô longo.

Linhas descritas como “tensas”, capô longo, posição de dirigir bem baixa e rodas de 21 polegadas é como descreve a francesa Citroën o ousado modelo da linha DS “Numéro 9”, que terá seu lançamento oficial no Salão de Pequim, na China, daqui duas semanas. A escolha do evento chinês para o lançamento é estratégica: o Numéro 9 será, a princípio, vendido exclusivamente na China, principal mercado da Citroën atualmente. Híbrido plug-in de “nascença”, o cupê de quatro portas é equipado com um motor 1.6 THP a gasolina de 225 cv de

potência e 28 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico na parte traseira de 70 cv e 20,3 kgfm, com capacidade para rodar 50 km sozinho. A bateria de íon-lítio pode ser carregada em tomada comum por 3 horas e 30 minutos. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima é de 244 km/h. De acordo com a Citroën, o modelo híbrido faz 58,8 km/l. O DS 9 também é beneficiado de uma tecnologia micro-híbrida de última geração que pode colocar o motor a combustão em espera quando o carro para em um semáforo, por exemplo.

Design parisiense Desenhado em Paris, o Numéro 9 traz ao mundo dos sedãs de luxo o apelo de um cupê, linhas acompanhadas pela nova frente, com relevo acentuado

por um tratado dimensional. Faróis de LED, cujas extremidades são as luzes de circulação diurna (DRL), dão leveza ao conjunto dianteiro. O sedã mede 4,93 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,27 m de

altura e 3 m de distância entre-eixos. Outros elementos que colaboram tanto para a estética do carro quanto para a aerodinâmica são o spoiler traseiro, que aumenta a esportividade na

condução; pilares que facilitam o fluxo de ar ao redor da cabine; rodas com lâminas integradas, que aumenta o fluxo de ar em torno da cavidades, reduzindo a turbulência e o consumo de combustível.


tecnologia

10

Toshiba apresenta novos Dolby e Philips lançam desktops tudo em um tecnologia para aposentar com Ivy Bridge os óculos 3D nas TVs A Toshiba apresentou de forma oficial seus dois novos computadores tudo em um, nos modelos LX815, de 21,5 polegadas, e LX835, de 23 polegadas. A fabricante promete oferecer ao usuário a combinação de alto desempenho e preço acessível em um único produto. A empresa resolveu apostar em um estilo novo para os modelos LX815 e LX835, com tela sensível ao toque (opcional), capacidade de reprodução em Full HD (1080p), bordas de vidro rebaixadas para esconder os conectores dos dispositivos externos, e um sistema que permite a inclinação da tela em vários ângulos. O computador vem com teclado e mouse sem fio, com o pareamento configurado de fábrica, para que o usuário possa utilizar o produto assim que ele chegar em casa. Falando de suas configurações, os novos tudo em um da Toshiba contam com a terceira geração dos processadores Intel Core i Series, até 16 GB de RAM, até 3 TB de armazenamento em disco rígido, duas portas USB 3.0 e quatro portas USB 2.0. Eles vêm também

som SRS Premium Sound 3D, alto falantes da Onkyo, entrada HDMI para conexão de outros dispositivos, sintonizador de TV, controle infravermelho e unidade de Blu-ray integrada. As portas USB do produto contam com a tecnologia Sleep & Charge, que permite a recarga de dispositivos enquanto o PC está hibernando ou desligado, além do PC Health Monitor, que controla o estado do computador, que promete prevenir problemas e sobrecargas de uso. Os novos desktops tudo em um da Toshiba estarão disponíveis no mercado internacional no começo do terceiro trimestre de 2012, com preços iniciais sugeridos de US$ 599,99 (cerca de R$ 1.090 sem impostos) para o LX815 e US$ 879,99 (R$ 1.600 sem impostos) para o LX835.

A Dolby e a Philips anunciaram uma tecnologia que pode dar fim à necessidade dos óculos para se assistir imagens em 3D na televisão. As empresas se uniram para a criação do “Dolby 3D”, um formato revolucionário que promete possibilitar que dispositivos tridimensionais de qualquer tamanho exibam este tipo de transmissão sem que os usuários precisem das tradicionais lentes para assistir. As companhias garantem que o Dolby 3D vai funcionar em smartphones, tablets, PCs e televisores. Ramzi Haidamus, vice-presidente executivo de vendas e de marketing na Dolby Laboratories, explicou que um dos objetivos da companhia é popularizar o 3D. “Acreditamos que o Dolby 3D pode facilitar a adoção do 3D, criando uma experiência visual sem óculos, altamente aproveitável. Junto com a tecnologia da Philips, baseada em anos e

anos de pesquisa, planejamos implantar esta filosofia. Integrar as nossas tecnologias e forças é ótimo. Todos os consumidores vão saber que o conteúdo do Dolby 3D em uma televisão 3D, que estão vendo um produto de qualidade”, disse. De acordo com comunicado oficial emitido pelas companhias, o foco do projeto será trabalhar em conjunto com fabricantes de eletrônicos para fazer com que este formato seja adotado por elas e se torne um padrão para a tecnologia. Os produtores de filmes e séries também serão contactados, para que o Dolby 3D seja usado também na produção de conteúdo tridimensional. “Estamos introduzindo um formato 3D HD que permite que produtores e fabricantes disponibilizarem imagens tridimensionais em alta definição em qualquer dispositivo”, informou Ruud Peter, diretor da Philips.

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

Sony apresenta nova linha de notebooks com controles gestuais A Sony apresentou na última terça-feira (11/04) a sua nova linha de laptops VAIO. A E Series, com três modelos de 14 polegadas, tem como principal novidade um sensor de movimento, como o Kinect. O recurso permite que o usuário comande tarefas comuns no laptop sem a necessidade de tocar nele. O VAIO E Series 14 P estará disponível em três cores (preto, branco e rosa), com bateria de 7 horas de duração, processador Intel Core i3-2350M, memória RAM de 4GB e placa gráfica AMD Radeon HD 7670M, com 1 GB de VRAM dedicada. O disco rígido tem 500 GB de capacidade. Em relação à conectividade, o laptop pos-

sui conexão por Bluetooth, Wi-Fi, duas portas USB 3.0, duas portas USB 2.0 e HDMI. Nenhuma destas especificações, no entanto, chama mais atenção do que a webcam de 1.3 megapixel combinada com o “Gesture Control”. Basta ativar a câmera e levantar a mão em frente a ela para o laptop exibir as opções de aplicativos que você pode controlar. É possível “folhear” páginas, dar “play” em uma lista de reprodução, ajustar o volume de um vídeo, rotacionar fotos, entre outras coisas. No entanto, o serviço funciona apenas em alguns programas: Windows Media Player, Internet Explorer 9, Microsoft PowerPoint e PowerDVD. De qualquer forma, é um grande passo para a popularização dos sensores de movimento nos computadores. Até o momento, a Sony não divulgou data de lançamento ou preço dos aparelhos.


mundo Londres proíbe anúncio que oferece ‘cura para gays’ As autoridades de transporte de Londres proibiram um anúncio veiculado nos ônibus da cidade que sugeria que gays poderiam ser curados. A campanha, uma paródia de uma iniciativa do grupo pró-gay Stonewall (“Algumas pessoas são gays. Aceite isso”), afirma que terapias poderiam mudar a orientação sexual. Com o enunciado “Não gay! Pós-gay, ex-gay e orgulhoso. Aceite isso!”, a campanha seria veiculada nos ônibus na próxima semana. Mas a autoridade de transporte londrina, Transport for London (TfL), baniu o anúncio após reclamações. ‘Tolerante e inclusiva’ A Core Issues Trust, grupo cristão que está por trás da campanha banida, afirmou que a decisão constitui censura. O TFL, no entanto, argumentou que os anúncios não refletiam uma Londres “tolerante e inclusiva”. “Os anúncios não estão nem estarão em qualquer dos ônibus da cidade”, disse um porta-voz da autoridade. Desde abril, 1.000 ônibus londrinos exibem os

anúncios promovendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a campanha “Algumas pessoas são gays. Aceite isso”. Já os pôsteres bancados pela entidade cristã Anglican Mainstream e contratados junto às empresas de ônibus pelo grupo cristão Core Issues seriam veiculados em cinco rotas centrais de ônibus, incluindo destinos altamente turísticos e centrais como a Catedral de St Paul, Oxford Street, Trafalgar Square e Piccadilly Circus. ‘Canais corretos’ O porta-voz da Stonewall, Andy Wasley, ressaltou que “não há anún-

cios promovendo vudu para curar gays em Londres”, em uma crítica às entidades cristãs. O prefeito Boris Johnson afirmou: “É claramente ofensivo sugerir que ser gay é uma doença da qual as pessoas se recuperam e não estou disposto a ver isso circulando nos ônibus da cidade”. Já o co-diretor da Core Issues Mike Davidson afirmou não ter se dado conta de que a censura estava em vigor na capital. “Usamos todos os canais corretos e fomos aconselhados pelas empresas de ônibus a seguir seus procedimentos. Eles nos deram OK e, agora, vetaram”. Foto: STONEWALL

A campanha da Stonewall que foi parodiada por entidades cristãs

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

11

Comercial com ‘crianças criminosas’ causa polêmica no México Uma campanha publicitária no México que usa atores mirins caracterizados como traficantes, sequestradores, assaltantes, empresários e policiais corruptos está causando polêmica no país. O anúncio, produzido por uma empresa de seguros juntamente com entidades privadas e universidades particulares do país, se propõe a discutir os temas que afligem a sociedade mexicana. O México há anos enfrenta uma onda de violência que já matou mais de 45 mil pessoas,

provocada pelos confrontos entre cartéis de narcotraficantes e tropas do Exércio e policiais. O anúncio traz também uma mensagem dirigida aos candidatos presidenciais das eleições marcadas para julho deste ano. O comercial, que mostra ainda crianças portando armas e simulando estar fumando, foi criticado por entidades assistenciais e deputados que dizem que ele explora os menores. Políticos de oposição também alertaram para a proximidade das eleições, lembrando

de um anúncio em 2006, que dizia que o México estaria em perigo se elegesse o esquerdista Manuel López Obrador como presidente. Mas os repsonsáveis pela campanha afirmam que a campanha não visa favorecer qualquer candidato, mas sim funcionar como um grito de alerta.

Brasil é pouco conhecido no governo dos EUA, diz ‘Economist‘ A revista The Economist diz em sua edição desta semana que o Brasil é o único país com uma grande economia ainda pouco conhecido pelos membros da cúpula do governo dos EUA. Segundo a revista, o distanciamento se deve ao fato de ser recente o esforço brasileiro para tornar o país mais importante geopoliticamente. Após muitos anos sem ocupar posição de destaque no cenário internacional, diz a revista, o caminho para um lugar ao sol não surge de forma “natural”. Apublicação afirma também que a aproximação dos dois países é dificultada ainda por fatores como a embaixada brasileira ser muito pequena em Washington,

as empresas brasileiras não estarem muito presentes na cidade e o desperdício pelo governo brasileiro em não recrutar brasileiros que moram nos EUA para fazer lobby do país junto ao governo americano. Confiança A Economist diz ainda que a cúpula da Casa Branca não confia totalmente no governo brasileiro devido ao fato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter contrariado Washington ao não criticar supostos abusos de direitos humanos em Cuba e ter “minado” seus esforços para impôr sanções ao Irã, devido ao seu programa nuclear.

Areportagem lembra, porém, que em seu recente encontro em Washington, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff encontraram campos comuns para tratar de assuntos importantes. A publicação diz que a cooperação entre os dois países deve crescer nas áreas de segurança - por meio de encontros regulares entre seus ministros da Defesa - e turismo, com a abertura de novos consulados americanos no Brasil e uma discussão sobre eventual abolição da necessidade de vistos. Porém, o artigo da Economist conclui afirmando que os EUA permanecerão com a guarda alta até que o Brasil “defina uma política externa clara”.


Bem estarna ponta dos dedos Técnica de massagem japonesa, o Shiatsu – Shi (dedos) + Atsu (pressão) – foi criado por volta de 1868 a partir da pressão e em seguida pela terapia em si. dos dedos em determinados Uma sessão de Shiatsu é feita em pontos do corpo. A técnica é média entre 30a 60 minutos . O uma ramificação da Medicina número de sessões varia de caso Tradicional Chinesa, datada de para caso mas geralmente exce5 mil anos. Tem como objetivo lentes resultados se obtem de equilibrar energeticamente o duas a quatro sessões mensais. organismo. O Shiatsu trabalha Indicações: exatamente para promover o equilíbrio desta energia vital. - Melhora a circulação do A pressão realizada por posangue e dos vasos linfáticos; legares, dedos e palmas em - Produz relaxamento e alivia partes específicas do corpo alivia o estresse; dores, relaxa e oferece bem - Melhora a respiração; estar a pessoa. O Shiatsu atua - Ajuda a manter a saúde também em benefício da saúde, e previne doenças; colaborando na melhoria de - Bom auxiliar no tratamento sintomas de problemas físicos, de problemas respiratórios, dicomo dores na coluna, estresse, gestivos, circulatórios, muscuinsônia entre outros, bem como lares, cardíacos, neurológicos, questões psicossomáticas, tais renais, distúrbios menstruais, como depressão e baixa autodores de cabeça, lombalgia, -estima. cervicalgia, nervo ciático entre Contudo, o Shiatsu não é outros; uma simples técnica de massa- Pode ser auto-aplicado, progem, exigindo conhecimento da duzindo relaxamento até mesanatomia e formação específica. mo em ambiente de trabalho; A técnica aborda o organismo - Melhora a concentração, e a como um todo e pode ser aplidisposição cada em qualquer idade. É importante esclarecer que o Shiatsu não tem efeitos colaterais desde que seja feito corretamente, respeitando seus preceitos. O procedimento não utiliza óleos e lubrificantes e pode ser aplicado Julio Ganiko com a pessoa vestida. Geralmente, passa-se por www.spajulioganiko.com.br uma avaliação com o terapeuta julio@spajulioganiko.com.br

Mutirão avalia saúde vocal em Guarulhos No próximo sábado (14), das 8h às 17h, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos (UnG) promoverá o Mutirão da Voz. O atendimento, que acontecerá no Ambulatório da Criança da cidade de Guarulhos, irá avaliar a qualidade da voz dos pacientes e conscientizar sobre os principais problemas que prejudicam a saúde vocal do ser humano. O serviço é gratuito. A ação faz parte da programação de atividades da 10.ª edição da Campanha da Voz de Guarulhos, que inicia oficialmente na segunda-feira (16), Dia Mundial da Voz. Palestras, show de talentos, distribuição de brindes e apresentações de stand-up comedy são algumas das atividades que acontecerão durante toda a semana na Unidade Guarulhos-Centro da UnG. A Campanha tem parceria da Secretaria de Saúde do município. A programação completa pode ser acessada pelo site: www.ung.br.

Banco pede doação de leite materno para seguir salvando vidas Operando com metade de sua capacidade em decorrência da redução do número de doadoras, o Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH) está precisando com urgência da colaboração de mães que estejam amamentando seus bebês e que tenham volume excedente. Para doar leite materno, basta ligar para os telefones 2475 9687 ou 2475 9688, que as equipes do BLH irão recolher o produto na residência da pessoa. Podem doar o volume excedente as mães saudáveis que estejam amamentando o seu bebê e que tenham feito

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

saúde

12

todos os exames exigidos no pré-natal. Além disso, são exigências para as interessadas em doar leite materno que elas não bebam e nem fumem, bem como que tenham congelador ou freezer em casa para armazenar o produto. As doações são fundamentais para salvar vidas, uma vez que o leite materno é essencial para fortalecer o sistema imunológico dos bebês, auxiliando na recuperação de recém-nascidos internados nas UTIs das maternidades públicas. Depois de coletado e pasteurizado, o produto passa por um controle rigo-

roso de qualidade antes de ser utilizado no tratamento dos prematuros ou daqueles com graves problemas de saúde. Além desse trabalho, o BLH também oferece orientação e acompanhamento às mães com dificuldades para amamentar ou que tenham mastite, dores e rachaduras no peito. Sua missão é incentivar o aleitamento materno para que seja a fonte exclusiva de alimento do bebê até os seis meses de idade. O BLH funciona de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, na rua José Maurício, 185, Centro.

Saúde vocal De acordo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, quase 8% da população brasileira tem alguma dificuldade vocal que pode atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais da voz, como os professores (a maior população de risco) e operadores de telesserviços.

Outro dado preocupante refere-se ao câncer de laringe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a segunda colocação na lista de países com mais casos da doença registrados no mundo, com mais de 15 mil novas ocorrências por ano – a liderança é da Espanha. “Precisamos informar a população”, alerta a coordenadora da Campanha da Voz 2012, a fonoaudióloga

Aline Fernandes. “Secura na boca ou na garganta, pigarro constante, ardor ao falar e rouquidão são sintomas de problemas vocais, que exigem a procura de especialistas para avaliar”, complementa. Serviço Mutirão da Voz – Gratuito 14/04, das 8h às 17h Ambulatório da Criança – Rua Oswaldo Cruz, 151, Centro, Guarulhos

SUPLETIVO 1º

E

2º GRAU

Invista no seu FUTURO

Curso preparatório para exames de supletivo

Perfeito para quem trabalha e quer recuperar o tempo perdido

AULA 1X POR SEMANA Certificado reconhecido em todo território nacional

Conheça nossos Cursos Técnicos Com direito a Registro Profissional

Eletrônica - CREA Contabilidade - CRC Transação Imobiliária - CRECI

Secretariado - SRTE

(antiga DRT)

Técnico em Informática

(11) 2441-2775 - (11) 2461-4651 R. Presidente Prudente, 238 - Centro - Guarulhos


de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

13


14

fama

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br


diversão Leão

22/07 22/08

HORÓSCOPO DOS ANJOS Cada signo tem o seu Anjo ou Arcanjo protetor, cuja missão é iluminar, proteger e dar-nos uma visão mais simples tornando a nossa caminhada na Terra mais suave. Além do nosso Anjo ou Arcanjo, podemos fazer pedidos e orações, cada um em seu segmento religioso. Uma nova interpretação dos Signos Sob a Proteção dos Anjos e Arcanjos. Áries

21/03 20/04 Touro:

21/04 20/05

Arcanjo Samuel: O Arcanjo pede paciência em todos os sentidos. Cuide de sua saúde.Pratique algum esporte de sua preferência. Cuidado com amizades nem tudo que reluz é ouro. Faça um planejamento melhor de sua agenda não exagere nos compromissos. Não gaste mais do que você pode, pois no futuro irá se arrepender! Cor: vermelho / Pedra: Jaspe

Gêmeos Arcanjo Rafael: O Arcanjo fala em ser responsável com você. Em primeiro lugar esta você depois os outros. O Arcanjo Rafael cuida da saúde.Converse com ele peça acredite! Os Anjos são intercessores de Deus na terra!Leia o salmo 104 Louvor ao Deus criador. A Bíblia fala de Anjos que vieram na Terra. 21/05 Lógico Cristo Jesus em primeiro lugar! 20/06

Arcanjo Anael: O Arcanjo pede cuidado com amizades falsas, pessoa de seu convívio diário. Não faça julgamentos precipitados, observe com atenção. Criatividade em alta faça trabalhos manuais. Procure esta semana estar junto à natureza. Observe que a felicidade esta em pequenas coisas. Cor: amarelo ou verde. Faça orações diárias.

Câncer Arcanjo Gabriel: O Arcanjo fala de Paz.”Em busca da Paz” O que é Paz pra você? Pense.Paz é geralmente definida como um estado de calma ou Tranqüilidade. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito. Há vários 21/06 tipos de paz. Encontre a sua. 21/07

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br Arcanjos Miguel ou Mikael: O Arcanjo fala de renovação. Atualização, restauração da ciência do entusiasmo. Reforma de casas. Mudança para melhor renovação de costumes, ou confirmação de votos. Mudança de atitudes e de hábitos. Leia a primeira epístola de Pedro cap.01 vrc. 21. Que por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou...

Virgem: Arcanjo Rafael: O Arcanjo fala sabedoria. Discernimento, conseguindo graças à experiência concreta e à observação dos fatos e acontecimentos. É a maior riqueza de um povo, que pode encontrar, por meio dela, seu caminho próprio, contra todas as imposições culturais e ideológicas que podem aliená-lo. 23/08 Palavra chave: Buscar, ter ação. 22/09 Libra

23/09 22/10

Arcanjo Anael: O Arcanjo pede justiça. Aparta-te do mal e faze o bem e será perpétua a tua morada. Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos, serão preservados para sempre, mas a d e s ce n d ê n c i a d o s í mp i o s s e r á e x te r min ad a. Os justo herdarão a terra e nela habitarão para sempre...Leia o salmo 37

Escorpião Arcanjo Azrael: Período favorável para o Amor.Você terá alguns desafios afetivos pela frente.Pensar mais nos sentimentos alheios e apagar as mágoas do seu coração. Se conseguir alcançar esses objetivos, verá que tudo ficará mais fácil. Procure resolver esta questão o mais breve possível.Para atrair uma pessoa coloque em seu 23/10 frasco de perfume uma gota de mel. 21/11

Sagitário Arcanjo Saquiel: Se souber manter o equilíbrio, poderá realizar a maior parte de seus sonhos.A melhor notícia que deverá receber o que pediu ao seu protetor. Saiba receber a benção de Deus.Para concretizar fale: Glorificado seja o senhor, que se cumpra na prosperidade do seu servo!Leia o salmo 35. Agradeça sempre 21/11 o que receber. 21/12 Capricórnio

22/12 20/01

Arcanjo Cassiel: O Arcanjo pede que colabore com todos sem fazer críticas. A critica fere e ninguém gosta de ser ferido. E a criatura que gosta de criticar aos poucos ficará isolado de todos.Se ver alguma coisa errada fale com amor e carinho. Procurando ajudar. Mas, sobretudo procure ser exemplo. Quando for conversar com alguém se coloque no lugar do outro.

Aquário Arcanjo Uriel: O Arcanjo fala de humildade em todas as circunstâncias. Humildade não e dizer “sim”A tudo e a todos.Nem é pregar que somos humildes. Não é agradar a todos. Humildade é saber exatamente o que somos, o que fazemos. É conhecer a nos mesmos. 21/01 Procurando corrigir sinceramente nossos defeitos e 19/02 atitudes. Quem é humilde, em geral não sabe que o é. Peixes

20/02 20/03

Arcanjo Asariel: O Arcanjo fala de vida. Origem e meta do projeto de Deus, a vida está sempre em luta contra os projetos que produzem “morte” O compromisso fundamental de um povo que conhece o projeto de Deus. Consiste em lutar de todas as formas para que a vida triunfe sobre a morte. O que é vida para você? Palavra chave: conhece-te.

Os Arcanjos e Anjos Pedem que as pessoas agradeçam mais. Projetos e execução de harmonização de ambientes e numerologia personalizada. Terapeuta: Angélica Lobo (11) 9149-7848 / energiaanjo@gmail.com Dúvidas: angelica@istoeguarulhos.com.br Energia dos Anjos pra Você !

Palavras Cruzadas

Cinema

em cartaz

15

6 a 12 de Abril

Fúria de Titãs 2 (Dublado 3D) 12h30 - 14h50 - 19h30 Uma década após ter derrotado heroicamente o monstro Kraken, Perseu tenta levar uma vida mais tranquila como pescador e pai de Helio. Enquanto isso, uma luta pela supremacia surge entre os deuses e os Titãs. Perigosamente enfraquecidos pela falta de devoção dos humanos, os deuses estão perdendo o controle sobre os Titãs encarcerados e sobre seu feroz líder, Cronos, pai dos irmãos Zeus, Hades e Poseidon, há muito no poder.

O Lorax 3D: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub. 3D) 12h50 - 13h10 - 15h10 - 15h30 - 17h20 17h50 - 19h40 - 20h10 - 22h10 A história de um garoto de 12 anos que busca a garota dos seus sonhos. No meio desta jornada, ele conhece Lorax, uma criatura mal humorada que luta para proteger seu mundo.

Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio 15h00 - 18h00 - 21h00 Documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte.

Espelho, Espelho Meu (Dublado) 13h20 - 13h50 - 15h40 - 16h30 - 18h20 - 19h00 - 20h50 - 21h30 A Rainha Má precisa casar com o rico Príncipe para salvar seu reino que está indo à falência. Mas o Príncipe está apaixonado por Branca de Neve, e para conquistá-lo a Rainha expulsa Branca de Neve para floresta. Lá, ela encontra e recebe a ajuda dos divertidos anões para lutar e reconquistar seu trono e o amor de sua vida. Nessa releitura do clássico conto dos irmãos Grimm, você descobrirá um mundo cheio de magia e comédia para toda a família.

"A Cinemark reserva o direito de alterar a programação sem prévio aviso". "Estréias de filmes ou conteúdos alternativos podem ter preços diferenciados. Favor consultar os valores em nossos cinemas"

ALUGA-SE APTO. (DUPLEX) ALAMEDA YAYA, 1593 - 3º ANDAR (COBERTURA) C/ SALA, COZINHA, LAVANDERIA, 2 DORMITÓRIOS ÁREA P/ CHURRASQUEIRA

DIRETO C/ PROPRIETÁRIO: (11)

2409-0577

Tarot Cigano (11)

4215-4094 (11) 8144-2155 estudiosahara.br30.com

AV. GUARULHOS, 1645 - VL. AUGUSTA/GRS/SP


16

de 13 a 19 de abril de 2012 www.istoeguarulhos.com.br

LIMPEZA DOS BICOS INJETORES (A PARTIR DE)

R$ 80,00

Edição 20 - Jornal Isto é Guarulhos  

Edição número 20 do Jornal Isto é Guarulhos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you