
2 minute read
Na estrada
Na estrada
Renato é um homem encorpado, pardo, com cerca de 1,68m de altura. Ele é caminhoneiro há mais de 10 anos. Renato estudou até o 3º ano do ensino médio, porém não concluiu. Segundo ele, não gostava muito de escola e decidiu largá-la para acompanhar seus irmãos. —Eu via meus irmãos viajando de caminhão e ficava com vontade de ir, igual minha filha chora para viajar hoje comigo, aí eu fui.
Advertisement
Abandonar a escola para realizar um sonho. Foram esses o pensamento e a ação de Renato. Mas será que valeu a pena? Pergunto a ele se por acaso ele não tem vontade de voltar a estudar, ou mudar de profissão para ficar mais próximo da família, já que caminhoneiros normalmente passam bastante tempo viajando. Ele me diz que até tinha vontade, mas não têm animo para isso como antigamente. —Eu até tenho vontade de voltar, mas acho que a faculdade não é tudo, por exemplo, às vezes alguém forma e nem consegue emprego. Renato fica um pouco tímido ou desconcertado com a entrevista. Estamos sentados um do lado do outro, na casa do avô de sua esposa. Percebo que às vezes, em um relapso, Renato se joga em seus pensamentos. O que será que se passa por aquela mente? Sonhos perdidos? Isso nós nunca saberemos, pois, cada ser guarda uma imensidão de segredos em si. Como dizia o filósofo Sócrates:
“O maior de todos os mistérios é o homem” .
38
Apesar de não gostar de estudar, Renato acredita na importância desta ação. Ele tem duas filhas lindas, uma loira e a outra com cabelos castanhos. Ambas têm idade inferior a 5 anos. São essas duas menininhas que alimentam a esperança de Renato. —Eu espero que as meninas façam o que elas gostam, estudem na área que gostem. Agora, depois de saberem um pouquinho da história desta nova personagem, talvez vocês se perguntem: Mas o que isso tem a ver com dificuldades? Bem, Renato abandonou a escola porque não conseguiu passar de ano e também porque queria realizar seu sonho. Toda vez que você escolhe algo, você tem que abrir mão de outra coisa. E seja qual for o caminho escolhido, vai ser difícil. Renato não encontrou dificuldades no estudo, mas sim por ignorar ele. Foram anos na estrada, que ele pegou pedra por pedra de seu caminho para construir sua nova direção. E nesta, encontra-se uma família linda, que se depender dele, continuará estudando para crescer e não passar tantas dificuldades quanto ele passou.
39