Page 1

05 | Automação | Abril 2017

A fonte de informação em automação industrial

YASKAWA ANUNCIA NOVO CLP MICRO PARA O MERCADO NACIONAL

14 A NOVA GERAÇÃO DE ROBÔS TX2 DA STÄUBLI DESEMBARCA NA INDÚSTRIA 4.0

18 MICROMOTORES ALTA TECNOLOGIA ABRE MERCADOS PARA APLICAÇÕES FORA DA INDÚSTRIA

4

O NOVO CORPO DE FRESA DE FACEAMENTO SECO DOBRA A VIDA OPERACIONAL DA FERRAMENTA

25


05 | Automação | Abril 2017

REVISTA AUTOMAÇÃO

FAULHABER

4

8 MOTOR MAXON

9 AQUARIUS SOFTWARE

PORTESCAP

10

YASKAWA

14

12 STEUTE

ABB

STÄUBLI

15

16

18

ELIPSE SOFTWARE

20 PEPPERL+ FUCHS FACTORY AUTOMATION

23

SCHMERSAL

SECO TOOLS

21

22 LEMO

SECO TOOLS

24

25

ANUNCIANTES: NORD 7 • NATIONAL INSTRUMENT 11

www.revista-automacao.com


TOLOMATIC

STEUTE

SIC MARKING

26

28

29

ARC INFORMATIQUE

30

Contato: Sílvia Bruin Pereira Editor: silvia@revista-automacao.com A fonte de informação em automação industrial

Press-releases devem ser enviados para: silvia@revista-automacao.com

Para receber a Revista Automação gratuitamente inscreva-se no site www.revista-automacao.com A Revista Automação é publicada pela IPM (Industrial Portals Media) em português para técnicos e engenheiros de automação. O seu conteúdo inclui panoramas de mercado, lançamentos de novos produtos, artigos técnicos e casos de aplicação, bem como notícias da indústria e de negócios. A Revista Automação tem um cuidado minucioso na preparação de seus textos; no entanto, não pode garantir a precisão das informações que são propostas. Suas equipes não são responsáveis pelo conteúdo dos meios de comunicação ou pelo seu uso.

INDUSTRIAL

PORTALS MEDIA


NOVIDADE

PANORAMA DO MERCADO

MICROMOTORES ALTA TECNOLOGIA ABRE MERCADOS PARA APLICAÇÕES FORA DA INDÚSTRIA Cativos na indústria automobilística, de eletrodomésticos e de equipamentos médicos, o mercado de micromotores vem registrando taxas significativas de crescimento nos últimos anos. A previsão é a de que esse avanço continue, já que esses dispositivos estão encontrando uma rápida aceitação nas áreas de automação industrial, equipamentos agrícolas, equipamentos de construção e de mineração, além de impressão em 3D.

A

MAIS INFORMAÇÕES

FAULHABER é um grupo alemão, fundado em 1947, e é representada no Brasil pela Marte Cientifica & Instrumentação Industrial, fundada há mais de 65 anos. Marcelo Fernandes Pestana Moreira, Gerente da Divisão de Motores da Marte Científica, detalha os principais segmentos para os produtos da FAULHABER no mercado brasileiro: “Médico e Equipamentos de Laboratório – As tarefas dos dispositivos analíticos e das máquinas utilizadas nos laboratórios estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Precisão e velocidade são requisitos importantes, apesar das dimensões compactas e os produtos da FAULHABER acompanham esta tendência com uma grande variedade de micromotores e microdrivers. Automação Industrial – Vários atuadores e sensores são integrados em aplicações de fabricação automatizadas. A ligação destes componentes e o comissionamento dos sistemas devem ocorrer de forma simples e rápida. Nossos sistemas de acionamento podem ser configurados convenientemente e integrados de forma fácil e segura, usando interfaces padronizadas. Robótica – Nossos componentes de grau de uso industrial convencem com sua dinâmica de desempenho e torques, em combinação com uma construção robusta e compacta. São ideais para aplicações de posicionamento precisas e altamente dinâmicas, ou para movimentos delicados e de baixo ruído como, por exemplo, em mãos robóticas artificiais. Ferramentas Industriais e Equipamentos – As máquinas industriais estão cada vez mais complexas no que diz respeito à funcionalidade e design, enquanto o seu tamanho permanece o mesmo. Os sistemas de controle de movimento da FAULHABER fornecem a gama completa de funções de sistemas de posicionamento completos

05 | Automação | Abril 2017

4

FAULHABER página 8

com espaço mínimo e requisitos de fiação. Aeroespacial e Aviação – No espaço ou na aviação civil os componentes utilizados neste ambiente estão sujeitos a tensões mecânicas extremamente elevadas, mas devem ainda funcionar perfeitamente. Nossos produtos funcionam de forma confiável em vácuo e em temperaturas extremamente baixas, o que garante segurança e conforto para as viagens aéreas. Ótica e Fotônica – O ajuste de lentes ópticas para zoom e focagem, ou o ajuste de espelhos em aplicações a laser, requerem uma máxima precisão no menor espaço de instalação possível. Aqui os nossos sistemas de acionamento oferecem esta funcionalidade completa em forma compacta.”


N O V I D A D E DO MERCADO PANORAMA

MAXON TREFFER página 9

MAIS INFORMAÇÕES

PORTESCAPE página 10

05 | Automação | Abril 2017

5


OVIDADE PANORAMA DONMERCADO Victor Sterzik é Sócio Diretor da Treffer, uma empresa especializada na distribuição de produtos de alta tecnologia ligados à área de robótica, automação e mecânica industrial. A Treffer trabalha com motores elétricos DC, microredutores, encoders, controladores, simuladores de movimento, e é representante da suíça MAXON, fundada em 1961, e mais de 2.200 colaboradores em todo o mundo. Ele conta que os principais negócios são realizados nos setores de automação industrial, robótica e medicina. “Observamos também um crescente interesse por parte de centros de pesquisa de tecnologia nos produtos ofertados pela Treffer. Os micromotores da MAXON são mundialmente reconhecidos por integrar todas essas qualidades. Primordialmente, o gradiente potência/tamanho é o que proporciona a aceitabilidade dos motores em projetos onde é necessário maximizar a potência elétrica em de espaços físicos reduzidos. Os motores MAXON são referência nesse aspecto”, destaca o executivo. A PORTESCAP faz parte da Fortive Corporation, uma empresa diversificada do segmento industrial, que oferece essencialmente soluções em tecnologia industrial e instrumentação profissional. De acordo com Bruno Pessoa Cipriano, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PORTESCAP no Brasil, a companhia oferece tecnologias de motor em miniatura para atender às necessidades de movimento de uma ampla gama de mercados finais, de dispositivos médicos a diferentes aplicações industriais que salvam, melhoram e enriquecem vidas. “Servimos nossos clientes por meio de uma ampla gama de produtos com tecnologias inovadoras, abrangendo motores CC com e sem escovas, motores do tipo “can stack”, motores com ímã de disco e atuadores lineares de passo para otimizar o desempenho das aplicações”, complementa.

MTBF é primordial no processo de seleção de componentes. “Em razão disso, os motores com escovas da linha RE foram aplicados nos programas das sondas espaciais da NASA – Spirit e Opportunity – para as missões de Marte”, orgulhase. Vale lembrar que as séries EC e EC-4poles da MAXON apresentam eficiência energética que chegam a até 89%. Além disso, essas linhas possuem motores com diâmetros a partir de 6mm – geralmente destinados a equipamentos médicos e motores com tamanhos de 22 mm com 220W e 32mm com 480W. “Partindo de uma tradição de excelência de fabricação e estimulados por nossa paixão pela inovação, nós investimos mais de 70 anos de experiência em soluções de movimento para oferecer uma potência precisa nos menores lugares”, afiança o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PORTESCAP. “Nossos produtos geram movimento em encapsulamentos compactos, com alta eficiência e baixo consumo de energia”, ilustra Cipriano. Atualmente a PORTESCAP está focada principalmente em três séries de produtos: Motores da série ASM (“Application Specific Motors”), destinados principalmente para aplicações médicas (ferramentas cirúrgicas, em especial) que requeiram que os motores sejam resistentes a ciclos de autoclave (esterilização); Motores da série Athlonix, que são motores de corrente contínua, com comutação por metais preciosos ou por escovas de carbono, amplamente utilizados em aplicações médicas, odontológicas, sistemas eletrônicos de acesso, detecção de gases, máquinas de tatuagem, máquinas de maquiagem definitivas, entre outras; e Motores da série Ultra EC, motores de corrente contínua sem escova (“brushless”), largamente utilizados em aplicações médicas, odontológicas, garras industriais, automação laboratorial, parafusadeiras elétricas, exoesqueletos, robótica, movimentação de eixos XYZ, entre outras.

VANTAGENS COMPETITIVAS Inovação tecnológica, baixo consumo de energia e alta performance são alguns dos fatores de sucesso dos produtos da FAULHABER na visão do gerente da Divisão de Motores da Marte Científica. “Eles são cada vez mais usados no Brasil e no mundo nos mercados onde precisão e confiabilidade em espaços reduzidos são fundamentais”, comenta Moreira. Ele acrescenta que a FAULHABER dispõe de uma ampla gama de tipos que se adequam a cada aplicação específica e todas, dentro de cada área de atuação, primam pela maior eficiência: micromotores DC comutação por metais preciosos com diâmetro do motor de 6mm a 22mm; micromotores DC comutação por grafite com diâmetro do motor de 13mm a 38mm; motores com eletrônica integrada - controlador de velocidade e controlador de movimento; motores de passo; motores lineares; redutores de precisão; encoders; e drivers (controladores de velocidade e controladores de movimento).

MAIS INFORMAÇÕES

Tamanho e potência estão à frente dos fatores de sucesso da MAXON. O Sócio Diretor da Treffer revela que a empresa se especializou na construção de motores de pequeno tamanho e alta potência. “A tecnologia patenteada da bobina sem núcleo de ferro permite aos motores terem menor tamanho e peso sem perda de potência elétrica. Além disso, proporciona uma menor inércia, facilitando uma aceleração e desaceleração que são essenciais em tarefas de posicionamento”, especifica. Sterzik adiciona que confiabilidade também é uma característica chave, já que os motores são aplicados em tecnologia aeroespacial, onde o 05 | Automação | Abril 2017

6

SERVIÇOS Além da equipe da Marte Científica no Brasil, os clientes brasileiros contam com a disponibilidade do suporte dos times de engenharia da FAULHABER na Suíça (matriz) e na Alemanha, o que, segundo Moreira, garante todo o apoio técnico necessário tanto aos novos projetos quanto aos produtos existentes. As principais aplicações da companhia encontram-se nos seguintes mercados: médico e equipamentos de laboratório; automação industrial e robótica; monitoramento de precisão & medição; ferramentas industriais e equipamentos; aeroespacial e aviação; câmera, áudio e dados; ótica e fotônica; meio ambiente e segurança; modelagem e prototipagem; e consumo. “Com a crescente miniaturização dos dispositivos e necessidades de mobilidade (wireless), os micromotores ganham cada vez mais presença no nosso dia a dia, seja numa consulta ao dentista (desde o acionamento da cadeira aos motores de obturação e de implante) ou a bordo de um avião (no acionamento do fechamento automático das janelas, no movimento das poltronas, no movimento dos flaps dentre outros sistemas)”, demonstra o gerente da Divisão de Motores da Marte Científica. A empresa oferece aos seus clientes desde soluções padronizadas com uma grande variedade de opções de customização até soluções totalmente customizadas. “Essas soluções são otimizadas, desenvolvidas ou customizadas para os mercados onde precisão e confiabilidade em espaços reduzidos são fundamentais”, sinaliza.


N O V I D A D E DO MERCADO PANORAMA “Cremos que é importante auxiliar nossos clientes tanto no processo de seleção quanto de integração dos motores MAXON, motivo pelo qual oferecemos serviços de desenvolvimento de projetos”, avalia o Sócio Diretor da Treffer. Além dos motores, a empresa oferece dispositivos eletrônicos de controle para tarefas simples, como controle de velocidade, e mais complexas, como posicionamento. Destaque-se que a Treffer iniciou em 2012 uma parceria com a USP/São Carlos para a ministração de curso técnico sobre o controlador de posição EPOS2 da MAXON, cujos principais clientes estão nos setores: Médico – aparelhos de lipoaspiração, equipamentos HandHeld (sistemas de mão), como arthorscópicos, microturbinas cardíacas, turbinas para respiradores; Odontológico – aparelhos de implantes dentários; máquinas de raios-X; Área de defesa – radares fixos e móveis, VANT´s, mecanismos tipo Gimble para Drones, atuadores de controle de direção de foguetes, sistemas de ajuste de foco em câmeras; Petrolífero – bombas hidráulicas para sistemas de perfuração de poços; Universidades – projetos de robótica; competições de robóticas (exemplo: eficiência energética, sumô, entre outras); Mecânica – CNC de alta precisão; Locomoção – bicicleta elétrica, cadeira de rodas para cadeirantes; Máquinas de tatuagem; e Sistemas de posicionamento para equipamentos de laboratório (microscópios de alta resolução). Atualmente a empresa está disponibilizando também módulos OEM, com configuração e customização de eixos, cabos, conectores e flanges, com fim de otimizar o processo de produção dos sistemas motores de seus clientes. “Temos também parcerias em outras marcas de sistemas de precisão, como é o caso da Harminic Drive AG, que pode integrar seus redutores harmônicos (sistemas com folga zero para posicionamento de atuadores robóticos) aos motores”, frisa Sterzik.

clientes em todo o mundo em todas as fases do projeto, da seleção da solução de movimento ideal à personalização de produtos para atender às suas necessidades de aplicação. “Nossa presença global de fabricação e nossos centros de aplicações em todo o mundo nos permitem responder rapidamente às necessidades do cliente e fornecer apoio local. O escritório da PORTESCAP no Brasil conta com engenharia de vendas e aplicação especializadas para o devido suporte local ao mercado brasileiro”, sustenta Cipriano. A companhia registra uma diversa gama de motores para diversas aplicações: médica, odontológica, sistemas eletrônicos de acesso, detecção de gases, máquinas de tatuagem, máquinas de maquiagem definitiva, garras industriais, automação laboratorial, parafusadeiras elétricas, exoesqueletos, robótica, movimentação de eixos XYZ, entre outras. O executivo anuncia que o time da PORTESCAP Brasil está devidamente habilitado a proferir palestras e treinamentos técnicos para clientes e parceiros no Brasil, bem como está próximo do mercado para visitas técnicas e levantamento de demandas e customizações. Dentre suas ferramentas web, a empresa disponibiliza o Motion Compass (seletor de motores online - http://www.portescap.com.br/ recursos/escolha-do-motor), além de vídeos educacionais em português (http://www.portescap.com.br/recursos/ videos). A Market Research Future publicou em março deste ano uma pesquisa sobre o mercado global de micromotores, pela qual se prevê um crescimento anual de cerca de 5% de 2017 a 2022. Trata-se de um índice considerável para um produto que envolve altíssima tecnologia e inovação em tamanho, potência e eficiência energética: uma solução cada vez mais atraente e satisfatória para usuários.

O Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PORTESCAP assegura que a empresa trabalha em parceria com seus

Sílvia Bruin Pereira - Editora - REVISTA AUTOMAÇÃO

ANTRIEB

DER

■ Confiável ■ Versátil ■ Global

NORD DRIVESYSTEMS: ■ Alta gama de potência ■ Soluções completas e flexíveis ■ Sistemas de alta eficiência

DerAntrieb.com NORD Drivesystems BRASIL LTDA. Matriz Brasil Rua Dr. Moacyr Antonio de Moraes, 127 Pq. Sto Agostinho Guarulhos, SP 07140-285 +55 11 24 02 - 88 55 info.br@nord.com Member of the NORD DRIVESYSTEMS Group

Gear Unit

The

Motor

The

MAIS INFORMAÇÕES

The

Drive Electronic

■ Rolamentos reforçados ■ Alta proteção contra corrosão

■ Alta eficiência ■ Padrões globais

■ Design compacto ■ Fácil instalação

■ Alta relação de potência x peso

■ Para todas condições de operação

■ Classe de proteção até IP 69K

05 | Automação | Abril 2017

7


OVIDADE PANORAMA DONMERCADO

MOTOR DC COMPACTO COM ALTO TORQUE FAULHABER

A nova série 1016 ... SR da Faulhaber expande a comprovada família de motores DC compactos com comutação por metais preciosos. Juntamente com as séries 0816 ... SR e 1024 ... SR, estas unidades, combináveis com redutores e encoders Faulhaber adequados, são ideais para aplicações onde a máxima potência é necessária nos espaços mais compactos.

A

MAIS INFORMAÇÕES

nova série de motores 1016 ... SR atinge um torque contínuo de 0,92 mNm com um comprimento de apenas 16 mm e um diâmetro de 10 mm. Sua curva característica Δn / ΔM tem uma inclinação especialmente plana de 5953 rpm / mNm, 3 V e, portanto, torna possível ter transições extremamente suaves durante uma mudança de carga. Outros pontos fortes do motor são o seu baixo consumo de energia, alta eficiência energética e vibração mínima e baixo ruído audível. É indicado para aplicações com dimensões reduzidas e exigências muito elevadas, tais como ferramentas de precisão, dispositivos óticos ou próteses ativas.

O micromotor DC 1016 ... SR, assim como os como os outros motores da família SR, pode ser combinado com uma ampla gama de redutores. Ele alcança um torque de até 300 mNm com o redutor planetário 12/4. Para aplicações onde o posicionamento de alta precisão é essencial, os redutores de folga zero (backlash) estão disponíveis como uma alternativa compacta. Com estes, o jogo indesejável pode ser reduzido ou eliminado. Os codificadores ópticos e magnéticos com uma resolução de até 256 pulsos por rotação do eixo do motor permitem um controle do acionamento altamente preciso. Além disso, ele pode ser combinado com vários controladores, desde o controlador de velocidade SC 1801 miniaturizado até o controlador de movimento MC 3002 para uma solução completa. www.faulhaber.com www.marte.com.br

05 | Automação | Abril 2017

8


N O V I D A D E DO MERCADO PANORAMA

NOVOS MOTORES E CONTROLADORES DE VELOCIDADE DA MAXON

A Motor Maxon introduz motores brushless DC adicionais em sua série ECX. Eles são rápidos, poderosos e facilmente configurados em um computador. Estes motores são complementados com novos módulos para o compacto controlador de posicionamento EPOS4, que tem uma densidade de alta potência e fácil manuseio. A tecnologia de acionamento está se tornando ainda melhor e mais intuitiva.

A

especialista suíça em acionamento Maxon motor está expandindo sua linha de produtos EPOS4 recentemente lançada com dois novos módulos. Os controladores de posicionamento de pequeno tamanho fecham a lacuna na faixa de baixa potência, estabelecendo novos padrões de compacidade e desempenho.

Como todos os produtos da família de unidades X, esses motores podem ser convenientemente configurados online pelo website. Eles são enviados em não mais de 11 dias úteis. Produtos detalhados e dados 3D estão disponíveis online agora: www.maxonmotor.com/maxon/view/catalog/

MAIS INFORMAÇÕES

Os controladores EPOS4 são perfeitamente compatíveis com motores Maxon, motores DC escovados e sem escova. Este controlador de posicionamento oferece uma densidade de potência excepcional, é compacto e pode ser expandido de forma simples e modular para interfaces baseadas em Ethernet. Nossos clientes pagam apenas pelo que realmente precisam. Além disso, eles obtêm bibliotecas de software livre, exemplos de aplicativos, documentação, suporte e, o mais importante, o EPOS Studio: um software com ajuste de controlador automático. A tecnologia de acionamento nunca foi tão simples. Mais informações: epos.maxonmotor. com.

Motores DC sem escovas com alta velocidade e torque A Maxon também está expandindo os drives ECX SPEED com a adição da ECX SPEED 16 e ECX SPEED 16 High Power (16 mm de diâmetro). Estes micromotores compactos são otimizados para altas velocidades, com um funcionamento extremamente suave e mínimo acúmulo de calor. Os ímãs mais fortes e a tecnologia de enrolamento otimizada da versão High Power oferecem torque extra e eficiência ainda maior.

www.maxonmotor.com www.treffer.com.br

05 | Automação | Abril 2017

9


OVIDADE PANORAMA DONMERCADO

MINIMOTOR DE CC COM RANHURAS SEM ESCOVA PORTESCAP

Este minimotor de CC com ranhuras sem escovas de diâmetro 11 polegadas é otimizado para aplicações de perfuração de ossos grandes. Um eixo canulado, torque de motor e velocidade fazem desta uma solução ideal para ferramentas cirúrgicas de mão que são usadas para cirurgias de substituição de juntas do joelho, do quadril e do ombro. Os minimotores da Portescap para aplicações cirúrgicas são projetados para oferecer alta segurança em ambientes de autoclave.

S MAIS INFORMAÇÕES

uas principais características são: projetado para aplicações de autoclave que exigem até 1.000 ciclos de autoclave; otimizado para o uso em dispositivos cirúrgicos motorizados; alto torque para maior controle do cirurgião e potência do dispositivo; o motor-redutor canulado permite a passagem dos pinos pelo motor para aplicações de condução de pinos e condução de fios de Kirschner; leve e com baixa vibração para maior sensibilidade tátil do cirurgião; alta eficiência para otimizar o desempenho térmico em altas velocidades; dimensões pequenas que permitem projetos de ferramentas cirúrgicas de mão menores e de melhor ergonomia; resiste ao alto consumo de corrente; e personalizações disponíveis.

05 | Automação | Abril 2017

10

Dentre as aplicações, destacam-se furadeiras cirúrgicas ortopédicas e furadeiras ortopédicas para grandes ossos. www.portescap.com.br


N OT Í C I A

AQUARIUS SOFTWARE ANUNCIA A PRÓXIMA ETAPA DO SEU PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS COM A ENTRADA DE NOVOS SÓCIOS

A Aquarius Software Ltda., empresa de capital nacional, acaba de anunciar a próxima etapa do seu Plano de Negócios, visando às oportunidades da Transformação Digital na indústria para o período de 20172020.

MAIS INFORMAÇÕES

E

ntre os investimentos previstos estão a contratação de novos profissionais alinhados com o segmento de Automação Industrial e TI, o desenvolvimento de Soluções e Serviços voltados para a atividade fim dos principais segmentos industriais do país, e a expansão dos serviços de Consultoria e Treinamentos profissionais, além do fortalecimento das alianças estratégicas com fornecedores globais de tecnologia deste mercado.

Uma das marcas da gestão da empresa, compartilhada por todos os sócios, é o desenvolvimento de pessoas. “Incentivamos os funcionários a terem uma visão de acionistas, conhecendo os desafios e o potencial de retorno do negócio”, conta Costa. Um exemplo claro disto é a distribuição de parte dos lucros e a participação dos funcionários em algumas decisões cruciais da vida da empresa.

“Passamos por 2015 e 2016 como a maioria das empresas brasileiras, acompanhando o cenário econômico e nossos clientes muito de perto. Enquanto isso, trabalhávamos na próxima etapa do nosso Plano Estratégico, incluindo a reorganização societária como uma das prioridades. Fechamos 2016 com resultados financeiros satisfatórios, o que impulsionou nossa decisão de seguir adiante e levar a Aquarius a um novo patamar”, ressalta Mario Simas, diretor responsável pelo desenvolvimento de novos negócios.

Com base nesta visão, três executivos da Aquarius foram convidados a fazer parte do quadro societário da empresa, e foi nomeada uma nova Diretora Administrativo-Financeira, Maria de Lourdes de Oliveira. Conhecidos por clientes, parceiros e fornecedores por serem especialistas em suas áreas de atuação, Carlos Paiola, Márcia Campos e Ricardo Caruso são os novos sócios da Aquarius a partir de abril deste ano. Paiola é graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Engenharia de Automação e Controle pela Poli/USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, diretor da Seção São Paulo da ISA (The International Society of Automation). Foi gerente comercial da Aquarius Software e agora como

05 | Automação | Abril 2017

12


sócio passa a exercer a função de Diretor Comercial, com foco em assessorar os canais e clientes na jornada da quarta revolução industrial. “Nossos profissionais atuam como ‘arquitetos de soluções’ que, em conjunto com parceiros de serviços e tecnologia, desenham e entregam a opção mais adequada para cada necessidade. Vamos expandir esta divisão e eu abraço este desafio com muita empolgação”, declara Paiola.

Segundo Fernando Costa, Diretor-Presidente da empresa, a entrada dos três novos sócios, além de sanar uma preocupação com a sucessão, garante que a empresa tenha competitividade, mantendo talentos que são altamente cotados no mercado. “Em uma empresa como a nossa, de serviços, o principal ativo são as pessoas, por isso cultivamos o intraempreendedorismo e valorizamos os talentos”, conclui Costa. www.aquarius.com.br

MAIS INFORMAÇÕES

Márcia Campos é graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, com mais de 30 anos de experiência na área técnica e comercial em automação industrial e é autora de diversos artigos especializados. Na Aquarius Software atuou no atendimento a clientes do segmento de Óleo e Gás, e é Diretora Executiva da empresa e agora integra o quadro societário, com a visão 360º de toda a Operação. “A palavra que descreve meu sentimento também é empolgação. Participar das decisões e ter mais autonomia para conduzir a operação permitirá construir um novo cenário para crescimento e fortalecimento das parcerias estratégicas”, diz Márcia.

da Aquarius Software e assume a Diretoria Técnica. “Recebi o convite para participar da sociedade com bastante entusiasmo. As tecnologias industriais estão sofrendo mudanças profundas e nossos clientes precisam decidir rapidamente como e quais adotar para ganharem, ou mesmo manterem, suas vantagens competitivas”, afirma Caruso.

Caruso é mestrando em gestão de operações pela FEA/ USP e engenheiro de automação e controle pela Poli/USP. Trabalha com sistemas de otimização e gestão industrial há 12 anos em aplicações de diversos segmentos industriais. É autor de artigos sobre gestão de operações, inteligência artificial e manufatura avançada. Foi gerente da área técnica 05 | Automação | Abril 2017

13


NOVIDADE

YASKAWA ANUNCIA NOVO CLP MICRO PARA O MERCADO NACIONAL

Recém lançado na Europa, o equipamento – compacto e de alta velocidade – permite automatizar pequenas e grandes máquinas na mesma plataforma.

S

empre atenta às necessidades do mercado interno, Yaskawa Elétrico do Brasil anuncia que estará colocando à disposição o novo CLP “MICRO” Controlador Lógico Programável, recém lançado na Europa. Com design moderno, o CLP “MICRO” possui dimensões compactas e alta velocidade de processamento. Seu projeto é modular com configuração mínima de 36 I/Os e duas portas Ethernets, expansível até 160 I/Os. Possui ainda conectores embutidos com conexão por molas e leds em todos os I/Os.

O CLP “MICRO” possui diversas outras opções de comunicação, permitindo automatizar de pequenas a grandes máquinas com a mesma plataforma, economizando tempo de programação e de projeto. Além das diversas funções tecnológicas disponíveis o CLP “Micro” possui memória 100% retentiva, evitando os transtornos de perda de programa com longos tempos desenergizado. O novo CLP “Micro” foi desenhado para responder com rapidez, facilitar e simplificar as aplicações em máquinas e equipamentos, sendo uma opção segura e fácil para as mais diversas aplicações.

MAIS INFORMAÇÕES

www.yaskawa.com.br

05 | Automação | Abril 2017

14


NOVIDADE

TECNOLOGIA WIRELESS SEGURA

Pedal de controle de três estágios com rede wireless segura.

B

aseado em seu protocolo de segurança wireless sWave®-safe, a steute desenvolveu um pedal de controle de três estágios com rede wireless segura. A unidade de negócios steute Wireless apresentou o seu interruptor RF GFS 2 D (VD) na SPS IPC Drives. O RF GFS 2 D (VD) SW2.4-safe é um pedal de controle de três estágios com rede wireless segura (OFF-ON-OFF). Os pedais podem ser equipados com ou sem um ponto de pressão, e estão disponíveis com ou sem um mecanismo de travamento. O interruptor é projetado para fornecer conforto ergonômico, operação não cansativa e para ser durável, mesmo em ambientes adversos.

Os interruptores de ativação da steute estão em conformidade com todas as diretrizes normativas relevantes (incluindo DIN EN 12622 e DIN EN 60947-5-8). Eles também têm aprovação do DGUV. O seu sistema de contato facilita particularmente processos de comutação suaves e impede que uma máquina avance, por exemplo, quando se desbloquear o interruptor da sua posição final. A transmissão de sinais wireless oferece aos usuários maior liberdade de movimentos sem qualquer “perigo de tropeçar”: o pedal de controle pode ser sempre colocado em qualquer posição que seja ergonomicamente confortável. Isto é particularmente vantajoso em máquinas e plantas maiores.

MAIS INFORMAÇÕES

Aplicações adequadas podem incluir a operação de frenagem por pressão e outras máquinas que trabalham com metais. A atuação do pedal de controle na posição intermédia pode desencadear, por exemplo, um curso de pressão. Em contraste, ambas as posições finais fazem

com que a prensa ou o movimento perigoso sejam imediatamente interrompidos. A função de habilitação na posição do meio só está ativa quando o operador conscientemente a ativa.

www.steute.com.br

05 | Automação | Abril 2017

15


NOVIDADE

ABB LANÇA PORTFÓLIO DE SOLUÇÕES DIGITAIS PARA INDÚSTRIA

O ABB Ability foi apresentado no evento ABB Customer World, em Houston.

O

ABB Ability é a construção de soluções em uma única plataforma de tecnologia, alavancando o poder da revolução digital e conectando clientes à era da Internet das Coisas (IoT). O conceito permite a redução de custos de manutenção, maior vida útil aos ativos, resultando em operações mais eficientes, menores impactos ambientais e melhoria da segurança para funcionários.

MAIS INFORMAÇÕES

“Como líder tecnológica em soluções digitais, com uma base instalada de mais de 70 milhões de dispositivos conectados e de 70 mil sistemas de controle, a ABB está excepcionalmente bem posicionada para oferecer suporte à transformação digital de seus clientes,” disse o CEO da ABB Ulrich Spiesshofer. “Com o ABB Ability, combinamos todo o portfólio de soluções digitais e serviços da ABB. Com isso nossos clientes podem atingir melhorias sem precedentes no desempenho operacional e na produtividade”.

As ofertas digitais fornecidas pelo ABB Ability incluem soluções de gestão de desempenho para indústrias de ativos de alta intensidade; sistemas de controle de processos industriais; serviços de monitoramento remotos para robôs, motores e máquinas; soluções de controle para edifícios; redes de carregadores para veículos elétricos, bem como para plataformas offshore. Algumas das ofertas mais especializadas abordam o gerenciamento de energia para centros de dados e a otimização de navegação para as frotas de transporte marítimo, entre muitos outros. Entre os clientes que já estão usando o portfólio de soluções digitais, e que são agora parte do ABB Ability, estão algumas das principais concessionárias, fabricantes e prestadores de serviços do mundo como a Shell Oil, CenterPoint Energy, Con Edison, BASF, Royal Caribbean, Cargill, Volvo, BMW e outros. As soluções e serviços digitais de última geração do ABB Ability estão sendo desenvolvidos e montados sobre a Azure, plataforma na nuvem da Microsoft, a partir da parceria da ABB com a empresa de software.

05 | Automação | Abril 2017

16


“Desenvolver nossas soluções sobre a plataforma Azure significa que podemos tirar proveito de todos os seus recursos e agregar valor com nossa oferta”, disse Guido Jouret, Chief Digital Officer da ABB. “De fato estamos transformando décadas de expertise industrial da ABB em ofertas de software, que nossos clientes podem acessar por meio da maior e mais avançada plataforma digital do mundo. De campeão digital oculto, estamos nos tornando um parceiro preferencial para os clientes que iniciam sua transformação digital. Eles podem agora saber mais, fazer mais, melhor e juntos. Nós podemos ajudá-los a avaliar, automatizar, otimizar e colaborar”. www.new.abb.com/br

MAIS INFORMAÇÕES 05 | Automação | Abril 2017

17


NOVIDADE

A NOVA GERAÇÃO DE ROBÔS TX2 DA STÄUBLI DESEMBARCA NA INDÚSTRIA 4.0

Com seu desempenho limpo e consistente, os robôs de seis eixos são mestres de todas as características de automação, incluindo a manufatura de alto volume, as aplicações da Indústria 4.0 e a colaboração entre humanos e robôs em todas as condições de produção imagináveis.

O

MAIS INFORMAÇÕES

s novos robôs são oferecidos em seis modelos de série e são capazes de manipular cargas entre 2 e 15 quilos com um alcance entre 515 e 1450 milímetros. O que realmente os separa dos demais são as características pioneiras de segurança. Com o lançamento da série TX2 e do controlador de segurança CS9, a Stäubli Robotics iniciou um novo capítulo no cenário da colaboração homem-máquina. Este robô de seis eixos possui um código de segurança digital dedicado para cada eixo e uma placa de segurança integrada. Todas as características de segurança cumprem os requisitos mais rigorosos da principal categoria de segurança do setor, SIL3/PLe.

Para garantir máxima segurança, cada movimento do robô é monitorado por sensores. Além disso, todas as coordenadas do robô, bem como a sua velocidade e aceleração são gravadas em tempo real. Na sua série TX2, a Stäubli optou por módulos de I/O configuráveis e seguros, bem como sistemas fieldbus Ethernet em tempo real que garantem a máxima segurança e compatibilidade. Os robôs seguros mais rápidos do mundo Gerald Vogt, Manager da Divisão Robótica da Stäubli, explica por que o fabricante especialista utiliza modelos padrão para a colaboração entre humanos e robôs e dispensou a construção de robôs assistentes típicos: “Não queríamos criar cinemática dedicada de alto custo para aplicações de HRC Human-Robot Collaboration (Colaboração HomemMáquina). Tais robôs geralmente ficam sujeitos a excessivas restrições sobre carga e dinâmica. É por isso que optamos por adaptar os nossos robôs padrão para trabalhar com as pessoas sem comprometer o desempenho”. Vogt, que liderou o desenvolvimento da robótica na principal fábrica de Stäubli em Faverges na Suíça há muitos anos, vê a vantagem decisiva desta estratégia na flexibilidade do robô: “Com os robôs de seis eixos TX2, podemos facilitar

05 | Automação | Abril 2017

18


diferentes níveis de interação homem-máquina. Ao mesmo tempo, o excelente desempenho destes robôs em termos de precisão, disponibilidade e rapidez significam que eles continuam sendo a primeira escolha para todas as aplicações industriais concebíveis que estão sujeitas aos critérios de tempo de ciclo mais exigentes. E estes constituem a maioria das aplicações na prática industrial”. “A série TX2 representa uma nova dimensão em termos de qualidade, precisão, velocidade, dinâmica e segurança”, afirma Vogt com confiança. “Além disso, os robôs são compatíveis com os conceitos da Indústria 4.0, e em termos de tecnologia de controle, eles podem ser adaptados de forma ideal para todos os tipos de ambientes de usuário. Com seu superior desempenho global essa nova série de robôs de seis eixos protegerá, pessoas, produções e investimentos em todos os tipos de aplicações convencionais ou colaborativas”. www.staubli.com.br MAIS INFORMAÇÕES 05 | Automação | Abril 2017

19


NOVIDADE

ELIPSE LANÇA A VERSÃO 4.8 DO E3

Estrutura que pode ser criada com o uso dos XFolders.

Nova versão da solução SCADA da Elipse Software permite comunicar, em tempo real, via OPC UA.

A

Elipse Software, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de processos, acaba de lançar a versão 4.8 do E3. Entre as várias novidades apresentadas por esta versão, destaque para a existência do objeto XFolder nas suas bibliotecas. Com ele, é possível inserir livremente objetos filhos em suas instâncias, permitindo que o usuário crie hierarquias mais sofisticadas. Além disso, cada objeto pode ser associado a um ícone, facilitando assim sua localização e identificação no E3 Studio.

MAIS INFORMAÇÕES

Outra novidade apresentada pela versão 4.8 do E3 é o fato de conseguir se comunicar, em tempo real, com os mais diferentes equipamentos e PLCs via OPC UA. Alterações na alocação de memória proveram também melhorias na performance e mais agilidade na inicialização de aplicações. A rastreabilidade da criação, edição e deleção de grupos e usuários é outra novidade disponibilizada por esta versão. Um importante recurso do software criado para que pudesse entrar em conformidade com a norma de segurança FDA CFR21 Part.11.

05 | Automação | Abril 2017

20

O E3Chart da nova versão contém penas de alta qualidade visual e permite customizar legendas, cabeçalhos e bordas. O recurso PAN, que facilita a navegação, é outra novidade encontrada nas telas do E3 4.8. Além disso, o controle de usuários permite exportar a lista para arquivos CSV. Por fim, a nova versão exibe de forma mais detalhada os logs e mensagens de scripts, contribuindo para que o usuário consiga acessá-los de forma mais rápida e precisa. Vale salientar que o E3 4.8 já está disponível para download em português, inglês e espanhol. Todos os clientes que possuem o Elipse Care já podem solicitar a atualização de versão. www.elipse.com.br


NOVIDADE

SCHMERSAL LANÇA SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA INDUSTRIAL

Empresa estruturou a Academia Schmersal para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12.

A

empresa lança o Sistema de Controle BMC de até 7,5CVs, solução prática e confiável para atender às pequenas máquinas quanto a acionamento de comandos e, principalmente, no monitoramento de funções de segurança. O BMC possui sistema certificado pela TÜV Rheinland e atinge as categorias de segurança 4, PLe e SIL3. A novidade da Schmersal está em acordo com as normas técnicas nacionais e internacionais e atende às exigências da NR-12. É aplicável em diversos tipos de máquinas, entre elas panificação, confeitaria, mercearia, açougue, embalagens, madeireira, moveleira e de uso geral.

A Schmersal simultaneamente faz o pré-lançamento da Caixa de Distribuição PFB. As caixas de distribuição PFB facilitam a instalação elétrica de chaves e sensores eletrônicos de segurança, possibilitando a conexão de até quatro dispositivos por caixa. Seu grau de proteção IP67 é suficiente para evitar a entrada de poeira e umidade na ligação. Há dois modelos disponíveis: um para ligação em paralelo e outro para ligação serial (SD). A novidade trabalha com conectores padrão de mercado M12 de 8 e 4 polos. MAIS INFORMAÇÕES

A Schmersal também apresenta os novos Controladores de Segurança PSC1, indicados para aplicação em setores como metalúrgico, farmacêutico, embalagens, robôs e máquinas em geral. O PSC1 é um controlador compacto modular de programação livre para o processamento de sinal seguro de dispositivos de segurança. Como opcional, o controlador pode trabalhar também com protocolos de comunicação seguros ou standard de mercado.

em centros de processamento para montagem/ manuseio, bem como na indústria de madeira, papel e impressão, armazéns verticais e máquinas de embalagem. Compacta, a barreira de segurança SLB possui módulo de avaliação integrado conforme as normas IEC 61496-1 e IEC 61496-2 para dispositivos de segurança de atuação sem contato.

www.schmersal.com.br

Outro lançamento da multinacional é a linha de Barreiras de Segurança SLB 240/440/450, as menores barreiras óticas do mundo. A família SLB é indicada para várias aplicações 05 | Automação | Abril 2017

21


NOVIDADE

NOVA CLASSE DE ALTA SEGURANÇA TP3501 COM DETECÇÃO DE ARESTAS USADAS SECO

A Seco Tools aumentou sua família de classes TP com tecnologia Duratomic e agora adicionou a TP3501, uma classe que proporciona a melhor segurança de aplicação. A nova classe é ideal para aplicações de torneamento de aços que envolvam interrupções pesadas, máquinas menos estáveis, recursos internos escassos ou configurações instáveis devido ao tamanho ou formato das peças.

A

TP3501 se junta à TP2501, TP1501 e TP0501 para completar a oferta de classes para torneamento de aços e incorpora os mais recentes revestimentos com tecnologia Duratomic da Seco para obter desempenho confiável e de alto nível em materiais e aplicações específicos. Apresentada pela Seco em 2007 como o primeiro texturizado de base α , a tecnologia Duratomic manipula os componentes do revestimento em nível atômico para obter melhores propriedades mecânicas e térmicas. A tecnologia aumenta o desempenho ao atingir o equilíbrio entre tenacidade e resistência ao desgaste.

MAIS INFORMAÇÕES

A nova classe TP incorpora o conceito de Inteligência de Aresta Seco: uma integração da experiência em pastilhas de alto desempenho e conhecimento para fazer com que cada aresta de corte faça a diferença. A classe apresenta Detecção de Arestas Usadas Chrome, o que permite que um usuário identifique instantaneamente quando uma aresta já foi utilizada, reduzindo assim possíveis descartes.

05 | Automação | Abril 2017

22

A abrangente gama da TP3501 inclui quase 400 pastilhas em uma ampla variedade de geometrias disponíveis, incluindo o amplamente aplicável M6. Para obter mais informações sobre a TP3501, entre em contato com o representante local Seco ou acesse: www.secotools.com/pt-BR/Global/Products/Milling1/ General-Turning/New-Duratomic-TP3501/


NOVIDADE

COMBINAÇÃO PERFEITA DE SENSORES ÓTICOS E DE CORTE ÓTICO EM UM DISPOSITIVO

Observação de maquinário com tecnologia de corte ótico a laser. A linha SmartRunner observa as peças sensíveis da máquina, reconhece sobreposições proibidas e para o movimento da máquina, se necessário.

O principal componente da tecnologia SmartRunner é o método de corte ótico a laser, ideal para detecção, observação e proteção de até objetos pequenos.

Os sensores de corte ótico da linha SmartRunner combinam exclusivamente um sensor de corte ótico de elevada precisão e um sensor ótico em um dispositivo compacto.

E

Os primeiros representantes da família de dispositivos disponível são o SmartRunner “Matcher” e o SmartRunner “Detector“. O Matcher está otimizado para reconhecer contornos de referência previamente programados. As tarefas habituais incluem a verificação da posição e da exatidão de objetos com elevada precisão, para verificar se o robô consegue segurar componentes estruturais, por exemplo.

Graças à potente iluminação LED, os dispositivos SmartRunner têm a capacidade de captar imagens para a documentação visual de erros, condições de processos e atributos de qualidade. O descodificador de códigos Data Matrix integrado permite ao usuário parametrizar o sensor simplesmente através de códigos de controle Data Matrix sem a necessidade de usar um PC. Os sensores de corte ótico apresentam o resultado da detecção na forma de sinais bons ou maus para as saídas de comutação, que depois podem ser processados usando qualquer painel de controle.

Por outro lado, o SmartRunner Detector monitora o cenário programado quanto à entrada de corpos estranhos que constituam um perigo para peças sensíveis de máquinas, como lentes e ferramentas de precisão dispendiosas. Detecta objetos com tamanhos até 1 mm com elevada precisão usando um intervalo de medição trapezoidal com 350 mm de largura e 700 mm de profundidade. MAIS INFORMAÇÕES

sses dispositivos plug and play prontos para usar da Pepperl+Fuchs são otimizados na fábrica para setores específicos. Ao contrário do que acontece com dispositivos convencionais para “uso geral”, o comissionamento e a parametrização são extremamente fáceis de realizar usando programação ou através de códigos de controle Data Matrix, além de não exigirem pessoal treinado e qualificado.

A linha SmartRunner tem inúmeras áreas de aplicação, como a indústria automotiva e muitas áreas de engenharia mecânica e de produção. www.pepperl-fuchs.com

05 | Automação | Abril 2017

23


NOVIDADE

NOVO DESIGN DA SÉRIE S

A LEMO lança um novo design para a gama de conectores da Série S.

O

conector da série S é um dos projetos iniciais do sistema de conectores Push-Pull da LEMO. A gama de produtos da série S incluirá agora também um novo design de cobertura exterior com a famosa forma de barra de chocolate da LEMO.

O produto usa os insertos de meia lua da série S e é totalmente compatível com os soquetes da série S existentes no mercado. Tanto o plugue reto, como o soquete livre, usa a pinça da série B, oferecendo assim uma gama de cabos ligeiramente diferente da série S existente.

MAIS INFORMAÇÕES

www.lemo.com/pt

05 | Automação | Abril 2017

24


NOVIDADE

O NOVO CORPO DE FRESA DE FACEAMENTO SECO DOBRA A VIDA OPERACIONAL DA FERRAMENTA A nova família de fresas de faceamento R220.88 da Seco Tools utiliza pastilhas com oito arestas de corte e geometrias otimizadas que proporcionam excelente vida operacional para a ferramenta e reduzem as forças de corte.

O

corpo da fresa, com ângulo de posição de 88º, proporciona grandes profundidades de corte com pastilhas de menor tamanho que as fresas de facear com ângulo de posição de 45º. O projeto também permite que a nova fresa usine mais perto das paredes laterais da peça, bem como em sistemas de fixação de peças complexos, quando necessário.

A R220.88 é compatível com as pastilhas SNMU da Seco, que são fixadas através de parafusos centrais, eliminando a necessidade de cunhas para prender a pastilha no alojamento. As oito arestas de corte dessas pastilhas oferecem o dobro de arestas de corte em relação às pastilhas com quatro arestas, para ajudar a reduzir os custos com ferramentas.

Projetada para aplicações de desbaste e semiacabamento, a R220.88 é ideal para usinagem de aços e ferros fundidos nos segmentos de usinagem em geral e automobilístico. O corpo da fresa é fabricado com o material Idun, um tipo de aço inoxidável resistente à corrosão, que prolonga a vida operacional e oferece durabilidade, além de não prejudicar o meio ambiente devido à eliminação do processo de revestimento com níquel.

Com seu projeto negativo, a pastilha SNMU pode ser utilizada em aplicações de fresamento à direita ou à esquerda. Entre as geometrias de pastilhas disponíveis estão a M10 e a MD13, para o tamanho 12, e a MD10 e a MD16, para o tamanho 16, com uma oferta de classes que inclui a MK1500, MK2050, MP1500, MP2500, MS2500 e F40M. A fase plana integrada garante um bom acabamento superficial para aplicações de semiacabamento, e geometrias otimizadas que reduzem as forças de corte como a M10. A grande proteção de aresta das pastilhas MD13 e MD16 é ideal para operações difíceis de fresamento de faceamento, tais como cortes interrompidos. Para obter mais informações sobre as soluções para fresamento de faceamento da Seco Tools, entre em contato com o representante local Seco ou acesse www.secotools.com/pt-BR/Global/Products/Milling/Facemilling/R22088-Cutters/

MAIS INFORMAÇÕES

O corpo da fresa é oferecido em diâmetros que variam de 50 a 160 mm, em pastilhas tamanho 12, e de 63 a 160 mm, em pastilhas tamanho 16. Cada diâmetro é oferecido nas variantes com passo normal e passo fino para proporcionar a melhor opção para as necessidades dos clientes. A R220.88 tamanho 12 atinge uma profundidade de corte máxima de 9 mm, enquanto o tamanho 16 atinge uma impressionante profundidade de corte máxima de 13 mm. As versões com corte a direita são opções standard, enquanto versões à esquerda são oferecidas mediante pedido, o que permite a integração com sistemas com fusos duplos para executar operações de fresamento simultâneas.

05 | Automação | Abril 2017

25


NOVIDADE

OS NOVOS ATUADORES SERVOWELD® DA TOLOMATIC OFERECEM PESO MAIS LEVE E UM DESEMPENHO SUPERIOR NA SOLDAGEM A PONTO POR RESISTÊNCIA AUTOMOTIVA

O projeto econômico do atuador fornece o mais baixo custo de tempo de vida e soldagem da mais alta qualidade; a ampla família de produtos oferece muitas opções para otimizar peso e desempenho.

O

MAIS INFORMAÇÕES

s novos atuadores ServoWeld® da Tolomatic são reprojetados para maior desempenho e de peso mais leve em comparação com outras tecnologias de parafuso. Com parafusos cilíndricos projetados e fabricados pela Tolomatic, os atuadores ServoWeld são feitos especialmente para aplicações de soldagem a ponto por resistência na indústria automotiva. Os atuadores ServoWeld fornecem 20 milhões de soldas ou mais, muito mais do que as tecnologias concorrentes, como os atuadores de parafusos esféricos e parafusos cilíndricos invertidos, de acordo com a Tolomatic.

05 | Automação | Abril 2017

26

O atuador ServoWeld Advanced (SWA) é baseado na tecnologia de parafuso cilíndrico do mais alto nível disponível para fornecer o número máximo de soldas. O atuador ServoWeld Base (SWB) é construído em um design de parafuso cilíndrico alternativo para fornecer vida mais longa do que o típico parafuso esférico e a tecnologia de parafuso cilíndrico invertido, mas a um preço mais econômico do que o atuador SWA. Os modelos SWA e SWB do ServoWeld estão disponíveis em dois tamanhos: um tamanho menor 3 para esquemas de soldagem mais leves; e um tamanho 4 para aplicações mais pesadas. Ambos os tamanhos estão disponíveis em uma variedade de passos de rosca de parafuso cilíndrico (5mm e 10mm), tensões do motor (230Vac e 460Vac) e várias opções para extremidades de haste, retorno e conectores e refrigeração de água. Esses modelos podem produzir forças de atuador na haste de até 4.000 lbf/17.8 kN, com duração de mais de 20 milhões de soldas e capacidade de repetição de força de +- 3% ao longo da vida útil do atuador. Cada modelo vem equipado como padrão com uma porta de relubrificação para atender facilmente o atuador sem desmontagem da pistola de solda para maximizar sua vida útil.


NOVIDADE

A Tolomatic tem uma vasta experiência na indústria de soldagem a ponto por resistência automotiva com seu produto predecessor, o atuador GSWA ServoWeld. Devido a esta experiência, os atuadores ServoWeld SWA e SWB têm arquivos de motor para a integração perfeita de robôs com todos os principais fornecedores, incluindo ABB, Comau, Fanuc, Kawasaki, Kuka, Motoman, Nachi e muitos mais. “Desenvolvemos os atuadores ServoWeld SWA e SWB com base em quase 15 anos de experiência na indústria, e entendemos o que é necessário para fazer atuadores e parafusos cilíndricos para aplicações de soldagem a ponto por resistência”, disse Bill Graber, diretor de negócios globais ServoWeld, da Tolomatic. “O resultado de nossos esforços é a linha mais ampla de produtos atuadores de 7º eixo RSW, que permite aos nossos clientes selecionar o produto ServoWeld correto para sua aplicação”. www.tolomatic.com MAIS INFORMAÇÕES 05 | Automação | Abril 2017

27


NOVIDADE

PARA CONDIÇÕES AMBIENTAIS “EXTREMAS” - DIMENSÕES CONFORME DIN EN 50041

Novas chaves fim de curso Ex com ou sem função de segurança.

C

om o Ex 99, a unidade de negócios “Extreme” da steute apresentará uma nova série de chaves fim de curso, desenvolvidas especialmente para aplicações “extremas” e em conformidade com as dimensões DIN EN 50041.

invólucro é completamente vulcanizada, enquanto que a vedação do êmbolo apresenta um sistema de proteção redundante, compreendendo uma bainha externa capaz de suportar baixas temperaturas e um anel de vedação interno de Teflon.

As condições “extremas” incluem o uso em ambientes explosivos. Estas novas chaves fim de curso foram, portanto, testadas e aprovadas de acordo com as normas ATEX e IECEx para utilização em zonas Ex 1 e 2 para gás, bem como em zonas Ex 21 e 22 para pó.

Como é habitual nas chaves fim de curso da steute, está disponível uma vasta gama de atuadores - por exemplo, êmbolos, êmbolos de rolo, alavancas de rolo, alavancas paralelas, alavancas de giro, alavancas de giro ajustável e botões de pressão. No que diz respeito aos contatos de comutação, os usuários podem escolher entre contatos de ação lenta ou ação rápida. Pode haver uma função para aplicações relacionadas à segurança, como opção.

Outro critério “extremo” é a adequação para temperaturas baixas. A série Ex 99 pode ser utilizada em temperaturas até -60°C, tornando o projeto com elevada qualificação, especialmente na construção do invólucro e vedações. MAIS INFORMAÇÕES

Os invólucros das novas chaves fim de curso são, portanto, feitos de plástico de alta qualidade reforçado com fibra de vidro. Este material garante que, mesmo após um teste de impacto a -60°C, é mantida a elevada classe de proteção do comutador (IP 66). Um aspecto adicional para o qual os projetistas dedicaram muita atenção é a vedação. A vedação da tampa do 05 | Automação | Abril 2017

28

A ampla gama de temperaturas (baixa) desta nova série de chaves fim de curso do tipo Ex também aumenta o seu campo de aplicação, por exemplo, na indústria de óleo e gás (onshore e offshore) ou na tecnologia de navegação (navios que trafegam pelo Ártico). As dimensões padrões das novas séries de comutadores “Extreme” facilitam a integração em ambiente existente. www.steute.com.br/pt/


NOVIDADE

EC1, NOVO SISTEMA DE MARCAÇÃO POR MICROPERCUSSÃO DA SIC MARKING

Descubra a nova máquina por micropercussão montada em coluna!

A

presentada na feira IMTS (International Manufacturing Technology) em Chicago, o novo sistema de marcação ec1 utiliza tecnologia de micropercussão para obter a marcação permanente de todos os componentes industriais. A tecnologia de micropercussão fornece uma marcação confiável e inalterável diretamente no material. A máquina montada em coluna ec1 é extremamente precisa, marca em alta velocidade e tem uma excelente robustez, o que é perfeito para todos os tipos de marcação por micropercussão. Você pode marcar dados como textos, logotipos, códigos 2D, códigos QR ou códigos datamatrix.

O controlador ec1 possui um software completamente redesenhado para um manuseio mais simples e maior intuitividade. Este software permite criar de maneira fácil e rápida, marcando programas diretamente a partir do controlador. Novos ícones de navegação facilitam a mudança entre diferentes menus. A principal inovação é o “Menu Edição”: pode ser programado em modo gráfico ou em tabela (selecionável a qualquer momento). www.sic-marking.com

MAIS INFORMAÇÕES

Esta nova máquina é ideal para a marcação de pequenas e médias peças, de plásticos até aço endurecido até 62HRC. Podem ser marcadas peças de várias formas e condições de superfície (planas, côncavas, convexas, circulares, brutas, usinadas...). Graças à sua estabilidade ampliada, o novo design do ec1 torna-o mais confortável de usar na mesa. O sistema também inclui uma coluna graduada para um posicionamento mais fácil. Sua nova janela de marcação é maior (120 x 100 mm) e seu controlador está equipado com uma tela colorida HD de 95 x 54 mm. Além disso, o controlador é totalmente programável graças ao seu novo teclado industrial. 05 | Automação | Abril 2017

29


NOVIDADE

PCVUE 11.2 INTEGRA RECURSOS DE EDIFÍCIOS INTELIGENTES E ENERGIA DISTRIBUÍDA

Consolidação de Automação Predial, Gestão de Energia e Equipamentos Industriais com Características de Cibersegurança Avançada.

F

oi lançado o PcVue 11.2, a primeira plataforma para Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA), Sistemas de Gerenciamento de Edifícios (BMS) e Soluções de Interface Homem-Máquina (HMI).

MAIS INFORMAÇÕES

O BACnet Testing Laboratories premiou o PcVue 11.2, sua listagem de nível mais alto, BACnet Advanced Work Station (B-AWS). Ele oferece integração total com equipamentos BACnet com aprimoramentos para a eficiência do desenvolvedor e facilidade de uso. Os avanços nas comunicações de equipamentos prediais também incluem drivers KNX e COMMEND SA ICX nativos (para monitoramento e controle de intercomunicação) juntamente com os drivers consolidados LonWorks e Modbus. Novas bibliotecas BMS incluem GEZE objetos para portas, janelas e tecnologia de segurança.

O PcVue 11.2 oferece consolidação e integração para favorecer a convergência de Edifícios Inteligentes, Recursos de Energia Distribuída (DER), Infraestrutura, Transporte e Automação Industrial. O lançamento inclui drivers internos para interoperabilidade de Gerenciamento de Energia e Rede Elétrica Inteligente (Smart Grid), incluindo IEC 61850, 61400-25, 60870-5-104 e DNP3. Implantação, TI e Segurança Cibernética A segurança cibernética é um objetivo de projeto primário com proteção adicional de componentes de servidor, incluindo o PcVue como um serviço com clientes implantados como aplicativos de desktop. Existem ferramentas abrangentes para configuração e diagnóstico aplicáveis tanto para sessões locais como remotas. O PcVue é entregue com segurança com assinatura de instalação e assinatura de arquivo binário. É totalmente integrado com o Microsoft Windows® Active Directory e suporta HTTP (HTTPS) seguro. As soluções de mobilidade PcVue são expandidas com clientes escaláveis HTML5 ampliando o WebVue e o TouchVue, um aplicativo móvel para notificação de alarmes

05 | Automação | Abril 2017

30


NOVIDADE

e eventos com tendência e navegação de variáveis que não requerem configuração de dispositivo móvel. O PcVue continua sua política estratégica de manter a compatibilidade com versões anteriores, ao mesmo tempo em que aprimora e amplia recursos. A tecnologia PcVue é comprovada como “futuro garantido”, assegurando a sustentabilidade dos investimentos dos clientes há mais de 30 anos. O PcVue 11.2 é qualificado para sistemas operacionais Microsoft Windows® Server 2008-2014 e Microsoft Windows® 7-10 com suporte contínuo para virtualização com Hyper-V e VM-Ware. www.brazil.pcvuesolutions.com

MAIS INFORMAÇÕES 05 | Automação | Abril 2017

31


Encontre todas as novidades em: www.revista-automacao.com

A fonte de informação em automação industrial

Profile for Induportals Media Publishing

Automaçao 5  

A Revista Automação é a fonte de informação em automação, fornecendo visões gerais de mercado, estudos de caso e lançamentos de novos produt...

Automaçao 5  

A Revista Automação é a fonte de informação em automação, fornecendo visões gerais de mercado, estudos de caso e lançamentos de novos produt...

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded