Page 1


QUEM VAI BUSCAR A OVELHA PERDIDA?

J

esus contou a parábola da ovelha perdida para os publicanos (cobradores de impostos a serviço de Roma) e gentios. Os fariseus e escribas não haviam entendido o ministério de Jesus e murmuravam contra Ele por estar entre aqueles homens. Jesus declarou seu ministério em três passagens: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18-19). “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). “Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15.24). “Mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10.6). Jesus enviou os discípulos de dois em dois com a seguinte recomendação: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10.6). A Igreja é o corpo vivo de Cristo e recebeu a missão de procurar as ovelhas perdidas. Nos evangelhos e em Atos está expressa a tarefa da Igreja: pregar o Evangelho e fazer discípulos. Por que buscar a ovelha perdida? 1 - Para a glória de Deus. Nosso serviço não é porque o homem está necessitado, mas porque Deus quer que façamos o seu nome conhecido e que Sua vontade seja feita. Foi esse o motivo que moveu Jesus: fazer a vontade do Pai, glorificar o nome do Pai.

Pr. José João Mesquita Lucas 15.1-7

Cristo nos ensinou com seu exemplo. Buscar as ovelhas perdidas é a missão que o Pai entregou a Jesus, que nos comissionou: “Ide, portanto, fazei discípulos” (Mt 28.19a). Ler também 1 Co 10.31. 2 - É um ato de amor. Quando Jesus estava restaurando Pedro, perguntou-lhe “Tu me amas?” e a cada resposta afirmativa, Ele dizia “pastoreia as minhas ovelhas, pastoreia os meus cordeiros” (Jo 21.15-17). Você ama a Jesus? Então, ... 3 - As ovelhas precisam de ajuda para encontrar o caminho. Na parábola de Lucas 15, o pastor busca, acha e põe a ovelha sobre os ombros e a leva para o aprisco. Esta é a situação de um novo convertido (At 8.29-31). Quem irá ajudá-lo? Jesus vendo as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não tem pastor. Este é o quadro hoje em Manaus, no Brasil e em muitos lugares. Mas a resposta é a mesma: trabalhadores para a grande seara. Trabalhar e orar por trabalhadores. 4 - Tem grande galardão. Aquele que gasta suas energias em ajudar o próximo será recompensado por Deus (Tg 5.19-20). Ler também Cl 3.23-24; II Tm 4.7-8. 5 - Gera grande alegria no céu, entre os anjos, na família e na igreja. É motivo de festa muda quando alguém pelo arrependimento. As três parábolas de Lucas 15 terminam em festa (Lc 15.6-7).

EDIFI CAÇÃO

Lucas 15.1-7

01 Jesus explicou sua missão (Lc 4.18-19; 19.10; Mt 15.24) e a passou para nós (Jo 20.21). Como você está cumprindo-a?

02 Por que o pastor colocou a ovelha sobre os ombros (Lc 15.5)? 03 Qual o resultado de encontrar a ovelha perdida (vs 5-7) 04 Como vamos nos organizar para ajudar os decididos do Musical?


AGENDA P R I N C I PA L

01

‘Paixão pela Vida’ 2019: As apresentações para

ESTAÇÃO DA SEMEADURA

ABRIL

D

7

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

4

5

6

8

9

10

11

12

13

o público externo iniciam nesta quinta (18) e se

14

15

16

17

18

19

20

extendem até o dia 21. A última apresentação

21

22

23

24

25

26

27

será no sábado (27). Garanta seu convite após

28

29

30

os cultos dominicais e, durante a semana, no escritório da igreja. Info: 3194-1700.

02

Cultos IPManaus: Durante o período de apresentações do Musical não haverá Escola Bíblica nem culto noturno aos domingos, no Pedras Vivas.

O culto

matutino (9h às 10h45) permanece normalmente (Central e Pedras Vivas), bem como a Escola Bíblica na Central. Info.: 3194-1700.

03

Culto da Ressurreição: No dia 21 de abril haverá o “Culto de Ressurreição”. Após a Celebração, teremos um café da manhã oferecido pela Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF). Você pode contribuir com bolos, pão, queijo, presunto e etc. Horário: 6h. Local: Central (Salão Social). Info: Lucimara (99215-8236).

FIQUE POR DENTRO

04 05 06

Ministério Rever: O curso ‘Imensuravel Amor de Deus’ inicia no dia 05 de maio. Horário: 8h às 10h. Local: Central e Pedras Vivas. As inscrições podem ser feita na Secretaria da Escola Bíblica. Info: 3194-1700. English Camp: Inscrições abertas! O tema da 11ª edição do English Camp é “Follow You Anywhere”. O primeiro lote já está disponível no Pedras Vivas e após os cultos dominicais. Contato: 99323-5105. Retirupa: Inscrições abertas! Com o tema “Metanoia”, os acampantes irão refletir, à luz das Escrituras, sobre assuntos como amor verdadeiro, santidade e as mudanças realizadas por Cristo na vida das pessoas. As inscrições podem ser feitas no balcão do ministério. Data: 19 a 23.06. Local: Fazenda Santa Rosa (Manacapuru). Info: 99132-9665.

07

Aulas de Reforço: O projeto “Fé e Cidadania” está recrutando voluntários para ministrar aulas de Português e Matemática, duas vezes ao mês, para alunos do Ensino Fundamental. A ação visa a oferta de aulas de reforço para crianças que participam do projeto. Info.: 3194-1700.

08

XV Congresso Rever: Pela primeira vez no Norte do país! O tema desta edição é “Esperança Restauradora - Fortalecendo Relacionamentos Familiares”, Inscrições: no balcão do evento. Preletores: Tim Clinton e Débora Kornfield. Data: 24 a 27.10. Local: Pedras Vivas. Info: 3194-1700 ou www.ministeriorever.com.br.

INTERCESSÃO

DA S E M A NA CIDADE

INTERIOR

IGREJA PERSEGUIDA

Monte Carmelo: Ev. Ronaldo Roque / Edicilane Cordeiro

Barcelos: Pr. Daniel Brasilino

Emirados Árabes Unidos

Monte das Oliveiras: Ev. Maelson Anjo de Melo e Iolanda Portugal de Melo

Olaria de Deus: Ev. José Rusemberg Queiroz /Joana D'Arc

Brunei Butão Argélia Tunísia


ANIVERSA RIANTES Domingo, dia 14

Se o seu nome não saiu na lista de aniversariantes, entre em contato com a Sec. de Integração: 3194-1700 / 99132-9646.

Fernanda Giselle E. de Freitas Gilciara Belém Marques

Beatriz Rodrigues Molles

Gracinete de Souza Reis

Djalma Cavalcanti da Silveira

Letícia Damasceno Ferreira

Jair Aquino de Lima

Marchelli de Almeida Crispim

Joanna Jéssyla L. L. Limeira Passos

Maria da Conceição dos S. Mafra

Malaquias Rocha Neto

Matheus Jonatan Freille

Mecena da Costa Araújo

Neilon Carlos Ramos Colares

Noemia Azize Maia

Neylon Carlos Ramos Colares

Portiguara José da Silva Lobato

Nívia Maria Oliveira Feijó

Rodrigo Santiago Correia

Vitório Sant'Anna Ferreira Macedo

Samuel Filipe de Souza Frazão

Zamir Mustafa Barbosa Junior

Sexta-feira, dia 19 Adriano Rodrigues Calebe Costa e Castro de Farias Clauberto Costa Serra Dalglisg Marcelo da Silva Pereira Elizabete Francis Martinez Tapia Francisca U. Duarte Cavalcante Gustavo Gabriel C. Nascimento Joelma de Souza Guerreiro Keniê Nóbrega Ribeiro Laudeci Rosendo de Almeida Lucas Rio Jordão Maia

Segunda-feira, dia 15

Quarta-feira, dia 17

Lucas Sales da Silva

Alzeni Alves Maciel

Alvarina de Almeida Tiant

Maria José Maciel Furtado

Daianne Veras Tavares

Geraldo Maciel dos Santos Filho

Edineia Salustiano Barbosa

João Batista de Oliveira

Gisele da Silva dos Santos

Joaquim Henry Fernandes Ribeiro

Iderfonso Souza Pontes

Jorge Eduardo Miranda Correa

Kaio Marchelli Rodrigues Crispim

Júlio César M. de Assis

Layana Thayssa Souza de Oliveira

Kamilla Ingrid Loureiro e Silva

Lídia Maria Andrade de Oliveira

Kathleen Pâmela de S. L. Pinto

Lúcia Maria Pacheco da Silva

Luanda Desiree R. Marinho

Maria José de Medeiros Bezerra

Sandro Charles S. Carril

Sábado, dia 20

Quinta-feira, dia 18

Ana Luiza Nazareth Alagia

Erivelto dos Santos Bentes

Angelina D. de Souza Lamêgo

Maria Vidal da Silva Michele A. Mota da Silva Paulo Sergio Chagas Moreira Raimundo Nonato M. de Oliveira Raquel Falcão de Azêvedo Reinaldo Ladislau Menezes Ryan Lucas Siqueira de Souza Vitória de Nazaré dos S. Barros

Ítalo Nogueira Galdino Jandercleide Rocha de Souza Jéssica Alves Carneiro José Elias de Araujo Juliane Cruz de Sena

Terça-feira, dia 16 Álvaro José Lopes Frota Carlos Augusto Azevedo da Silva Carlos Henrique Jardim da Silva Dalva Bastos da Silva Daniel Martins Gomes Davi Bier Vieira

Lidiane Kelly de S. C. Sarmento Lucas Guilherme F. Medeiros Marcelo da Mota Lima Maria das Graças A. F. e Ferreira Miraci dos Santos Raimunda da Silva Garcia Rayssa Mendonça de Oliveira Suzana Maria C. do Nascimento

Dheyme M. da C. do Nascimento

C U LT O S E ORAÇÃO DOMINGO Culto de Celebração Central

9h às 10h45

Pedras Vivas

9h às 10h45 18h15 às 20h

SEGUNDA-FEIRA Segunda de Esperança Central

19h às 20h30

TERÇA-FEIRA Sala de Oração Jovens+ Pedras Vivas

20h às 22h

QUARTA-FEIRA Jardim de Oração Central

15h às 17h

Maiza Rabelo de Souza Maria Terezinha Pereira Rocha Rafaela Sofia Belém Soares Ronaldo de Lima Mello Rosalina Silva Baima Vânia Maria Pereira Victoria Teresa de Morais Guedes Wanderkley Bitar Ferreira Neto

Andrea Augusta G. dos S. Thury Beatriz Gomes Silva Darliane Magalhães Aleme David Eduardo Braga Correa Lima Débora Cavalcante Zacarias Évila Raquel de Medeiros Pinheiro Geraldo Magela Alves Barbosa Italo Bruno Maciel Silva Jesyhelen Almeida Oliveira João Vitor da Silva Gonçalves José Messias Cabral Filho Levi de Sousa Guedes Lopes Maria Alcilene Bentes dos Santos Murilo Eloy Santos Lucena Nailza de Aguiar Ferreira

ESCOLA BÍBLICA

SEXTA-FEIRA Sala de Oração Central

DOMINGO

19h às 20h

Vigília (última sexta do mês) Central

Central

8h às 10h 11h às 12h

Pedras Vivas

11h às 12h 17h às 18h

19h às 22h

SÁBADO Culto em inglês “Alive” Pedras Vivas

16h

1 SÁBADO Celebração de Jovens O

Pedras Vivas

19h30

2 O E 4 O SÁBADO Arena Radical Pedras Vivas

18h15 às 20h

Auditório 2

MINISTÉRIO INFANTIL

DOMINGO Geração Futuro / Berçário e Maternal Central

9h às 10h45

Pedras Vivas

9h às 10h45 18h15 às 20h


PASSTTOORREESS PA Pastor Titular Francisco Chaves dos Santos

Pastor Emérito José João de Moreira Mesquita

Pastores Auxiliares na Sede Alcedir Sentalin Demétrius Dourado Farias Djard Cadais de Moraes Ely Barbosa de Oliveira Francisco Wellighton Gomes Farias João Wilson Nonato Vasconcelos José Eustáquio Fortunato José Iron Correa dos Santos José Nery Teixeira Julio Daniel Morales Junior Mário Sérgio Gomes da Silva Paulo César Diniz de Araújo

Pastores Auxiliares nas Congregações Airton Silva Ademir dos SantosMenezes Cleildo Soares Daniel Brasilino de Freitas Domingos Elias da Silva Filho Eli Gorayeb Reis Francisco Hermes da Silva Franklin José Barbosa de Carvalho Jânio Kleber Neves Jorge Luiz Cordeiro da Silva Luiz Otaviano Rodrigues Lopes Márcio Alexandre Magalhães Leme Nelcimar Santos Aguiar Raimundo Erivaldo de Oliveira Pereira Raimundo Wilson Ferreira Canto Ubiratã de Souza Monteiro Vicente de Paulo Castro Tavares Zaqueu Mendonça Pereira

Pastores Cooperadores Arieuston Gomes de Araújo Netto João Fábio Ferreira da Silva Pablo Fayes Freille

DIÁCONOS Adamor Soares Salvador Álvaro Luiz Serrão Edson Nonato de Vasconcelos Egberto Portela Machado Elias Souza da Silva Everaldo Reis da Costa Flávio Cavalcante de Andrade (Cooperador) Francisco Mário Barreto Francisco Valdean Castro Germano Ferreira Cabral Gilson Medeiros dos Reis Itaúna Paulo D´Urso Jacob James do Nascimento Souza João Carlos Ferreira Campos José Monteiro Figueiredo Dias Leandro Pereira Salvador Namerson Fernandes do Nascimento Manoel Del Carmen Peres Raimundo Mesquita do Nascimento Stanley Hércules do Nascimento João Batista Oliveira (Emérito) Carlos A. P. do Nascimento (Cooperador) José Carlos do N. Martins (Cooperador)

PRESBÍTEROS Antonio da Conceição Marinho Dam Lídio Barbosa de Carvalho Francisneto Guimarães da Silva Haroldo de Almeida Guerreiro Helio Evangelista Pereira Filho Jackson Moreira Gonçalves João Roberto Almeida e Silva Jorge Nunes de Barros Marcelo de Figueiredo Arruda Marcus Aurélio P. de Oliveira Marcus Vinícius de Lima Jaime Rafael Ferreira Campos Reinaldo de Almeida Guerreiro Ricardo de Albuquerque Pinto Ricardo Marques de Lima Rodrigo César C. Zacarias Sérgio Angelim Frota

DIÁCONOS - ESCALA SEMANAL Equipe “B” e cooperador Evandro dos Anjos Nascimento

DADOS PARA DEPÓSITOS E TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DA IPMANAUS:

Razão Social: Igreja Presbiteriana de Manaus CNPJ: 04.462.511/0001-86 Envie a confirmação de depósito para ipm_tesouraria@hotmail.com Caixa Econômica Federal Agência 1043 Operação: 003 Conta: 1190-0

Banco Bradesco Agência: 1999 Conta: 62890-5

Banco Itaú Agência: 0071-0 Conta: 49944-6

Banco do Brasil Agência: 1862-7 Conta: 43653-4

Banco Santander Agência: 0199 Conta: 13-001882-2

Banco Santander Agência: 3433 Conta: 13-0005503

Pedras Vivas: Av. Pedro Teixeira, 2650 - Chapada, Manaus - AM, 69040-000 Central: R. Silva Ramos, 493 - Centro, Manaus - AM, 69025-030

SEC. DE COMUNICAÇÃO Coordenação: Pr. Ely Barbosa de Oliveira | Redação: Kamila Mendes Diagramação: Drika Chaves, Raquel Alves e Amanda Flower

Profile for IPManaus

Quem vai buscar a ovelha perdida - Edição 1.160  

Informativo da Igreja Presbiteriana de Manaus, distribuído nos dias 14 e 13 de abril. Pastor Preletor: José João Editorial: Quem vai buscar...

Quem vai buscar a ovelha perdida - Edição 1.160  

Informativo da Igreja Presbiteriana de Manaus, distribuído nos dias 14 e 13 de abril. Pastor Preletor: José João Editorial: Quem vai buscar...

Profile for ipmanaus
Advertisement