Page 1

MANAUS, 11/02/2018 ANO XIX | Nº 1099

AMAMOS PESSOAS, AMAMOS MISSÕES

E S TA Ç Ã O D A S E M E A D U R A

B E R Ç Á R I O E M AT E R N A L | O R E C A D A S T R A M E N T O J Á C O M E Ç O U

M U S I C A L | N Ú C L E O D E S E G U R A N Ç A E S TÁ C O M V A G A S A B E R TA S

3194–1700

ipmanausoficial@gmail.com

/ipmanaus

@ipmanaus


Pr. Francisco Chaves

RESISTINDO NO “DIA MAU”

A

Bíblia é categórica sobre a existência de um “dia mau”. O apóstolo Paulo afirma em Efésios 6.13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau”. Paulo está se referindo a um dia específico, que não diz respeito a vinte e quatro horas, mas sim a um período de tempo. John Sttot, pensador cristão, diz que “é um tempo de pressão especial”. O “dia mau” faz referência àqueles dias de duras provas. São os momentos mais críticos da vida, onde Satanás e suas forças malignas tentam nos destruir. Nesses dias, somos subitamente assaltados, sem nenhum sinal de alerta, ou aviso. Simplesmente somos assolados por forças contrárias. Neste dia, os problemas transcendem o cotidiano, tornando-se um tempo de batalha espiritual. O apóstolo nos exorta enfaticamente, nos versos 11 e 13: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus... Tomai toda a armadura de Deus”. No texto original encontramos Paulo aconselhando os cristãos de Éfeso à “entrarem na panóplia de Deus, ou seja, eles deveriam neste dia se vestirem da armadura completa de Deus”. Na prisão em Roma, Paulo tinha como imagem à figura de um guerreiro romano, um soldado pretoriano, a guarda de elite do império romano, que diuturnamente estava ao seu lado. E, sob custódia como "prisioneiro de Cristo Jesus” (3.1), “prisioneiro do Senhor” (4.1) e “embaixador em cadeias” (6.20), o apóstolo diz aos cristãos de Éfeso e para todos nós que, no “dia mau”, quando os principados e potestades do mal, os dominadores deste mundo tenebroso se levantarem contra a Igreja gerando dor, sofrimento, angústia e perdas, é hora de resistir! É tempo de resistir ao dia mau! E, como podemos resistir no dia mau? Em primeiro lugar: Cingindo com o cinto da verdade (v.14a) - Esta peça nos ensina a não negociar nossos valores morais e espirituais. Significa que toda a minha vida deve ser norteada pela verdade (João 8.32). Em segundo lugar: Vestindo a couraça da

Efésios 6.10-20

justiça (v.14b) - Esta peça nos ensina a enfrentar os problemas. A couraça do soldado pretoriano era extremamente forte pela frente, mas não havia nenhuma proteção para as costas, mostrando que o soldado tinha que lutar com o oponente frente a frente e nunca dar as costas. O inimigo pode causar medo e pavor no “dia mau”, mas não fuja, vista-se da couraça e enfrente os problemas da vida, no nome de Jesus. Em terceiro lugar: Calçando os pés com o evangelho da paz (v. 15) - Esta peça nos ensina a sermos pacificadores. O que as forças do mal mais temem e se apavoram é quando a igreja está vivendo em unidade, a comunhão (Efésios 4.1-6). Em quarto lugar: Usando o escudo da fé (v.16) - Esta peça nos ensina que, por meio do escudo da fé, podemos nos proteger contra todos os dardos, setas e lanças desferidas pelo inimigo contra nós. Em quinto lugar: Tomando o capacete da salvação (v.17a) - Esta peça nos ensina que as forças do mal não têm poder sobre as nossas vidas, porque nenhum poder é capaz de sobrepujar a graça de Deus. Em Cristo, somos salvos, transformados e libertos da obra maligna (1 João 5.18). Em sexto lugar: Empunhando a espada do Espírito (v.17b) - Esta peça nos ensina que o único instrumento eficaz para enfrentar o dia mau é a Palavra de Deus. Judas 9 afirma: “Miguel quando contendia com o diabo, a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu lutar, nem proferir juízo infamatório, mas disse: O Senhor te repreenda”. Em Mateus, capítulo 4, Jesus exorta Satanás com a própria Palavra de Deus: “está escrito”. Portanto, estejamos firmes no Senhor para resistirmos no “dia mau” e revestidos da “armadura de Deus” certamente “seremos mais que vencedores em Cristo Jesus”!

Porque nenhum poder maligno é capaz de sobrepujar a graça de Deus.

EDIFI CAÇÃO

Efésios 6.10-20

01 Você tem enfrentado um tempo de pressão, um dia mau? 02 Você pode compartilhar com a célula a sua luta? 03 Nesse tempo de luta espiritual, que parte da armadura de Deus tem sido mais presente na sua vida (Ef 6.14-17)?

04 Encoraje seu grupo a ministrar uns aos outros por meio da oração! Clamem ao

Senhor Todo Poderoso para que todos permaneçam firmes na fé! Sabendo que, no Senhor Jesus, a vitória é certa.


AGENDA P R I N C I PA L

01

ESTAÇÃO DAS

SEMEADURA FEVEREIRO

D

Musical: Os membros das Congregações e da Sede

02

S

T

Q

Q

S

S

1

2

3

1

2

3

poderão assistir ao musical nos dias 24 e 25.03. As

4

5

6

7

8

9

10

apresentações voltadas para o público externo serão de

11

12

13

14

15

16

17

29 a 31 de março e nos dias 1º e 7 de abril. Reserve

18

19

20

21

22

23

24

essas datas.

25

26

27

28

Impactos evangelisticos: Vamos interceder pelas vidas que serão alcançadas pelo Senhor.

Evento

Data

Impacto de Carnaval Retirão 2018

Evento

Data

10 a 13.02

Retiro em Barreirinha

9 a 14.02

9 a 14.02

Retiro no Puraquequara

9 a 14.02

Retiro do Solimões

9 a 14.02

Retiro no CTM

9 a 14.02

Retiro Ribeirinho

9 a 14.02

Retiro do Baixo Amazonas

15 a 18.02

English Camp Itapé-Açu

9 a 14.02

-

-

FIQUE POR DENTRO

03

‘24h de Adoração e Oração’: Será um momento em que os ministérios da IPManaus estarão reunidos em busca da presença de Deus. Início: 19h (23.02). Encerramento: 19h (24.02). Local: Pedras Vivas.

04 05 06

Berçário e Maternal: Pais e responsáveis de crianças de 0 a 3 anos, que frequentam o Berçário e Maternal da igreja, o recadastramento já começou. Não perca a oportunidade.

Convocação de Voluntários: Se você é membro da IPManaus, frequenta Grupo Familiar e quer servir no núcleo de Segurança do “Paixão pela Vida”, procure o pastor Julio Morales. Contato: 99132-9665. Notte Italiana: A IPManaus convida seus membros para a “Noite Italiana”, um jantar com 5 tipos de massa e 4 opções de molho. No cardápio também está inclusa entrada, sobremesa e bebidas (suco, refrigerante ou chá). O evento é uma iniciativa em prol do musical “Paixão pela Vida”. Investimento: R$40. Contato: 98131-4578.

07 08

Retirupa 2018: Inscrições Abertas! Com o tema “I.D.”, o acampamento vai abordar “nossa identidade em Cristo”. Garanta sua vaga no balcão do ministério Religados. Info: Simone (98123-1049) e Gracinha (99371-4474). Congregações: A Congregação Monte das Oliveiras está arrecadando equipamentos de som novos ou em bom estado de uso. Para ajudar, entre em contato com Maelson (99253-4989). Já a Congregação Rio Jordão, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, precisa de um quadro branco. Info: Salim Jorge (99186-5944).

09

Atletas com Cristo: O Projeto está precisando de duas cadeiras e duas mesas para escritório novas ou em bom estado de uso. Contato: 99413-8573 / 98118-5667.

INTERCESSÃO

DA S E M A NA CIDADE

INTERIOR

IGREJA PERSEGUIDA

Rocha Viva: Cristiano

Vila Nova: Ev. Leuzimar e Finória Rodrigues

Colômbia

Shadai: Ev. Hélio e Rai

Antioquia do Amâncio: Ev. Zenildo Viana de Oliveira

Uganda Cazaquistão Quirguistão Níger


ANIVERSA RIANTES

Se o seu nome não saiu na lista de aniversariantes, entre em contato com a Sec. de Integração: 3194-1700 / 99132-9646.

Francisco Minguim de Almeida

Angela Maria Paiva Bezerra

Géssica de Menezes Masulo

Euzana Fernandes de Oliveira

Cristiano Praia Nogueira

Jacenilda Costa dos Reis

Gabriela Oliveira Viana

Felipe Abraão Arouche de Araújo

Joshua Moreira de Menezes

Helen Cristine de Souza Pantoja

Fernanda Gomes de Souza

Júlia Glenda Guerreiro Lira

Hemilly Carvalho A. Marques

George Gleydson Sena

Lara Beatriz Lascas Riker

Isaac Augusto Barros Gomes

Geraldo Girão Mitozo

Margareth Mery Silva de Paula

Jéssica do Nascimento Nery

Isaac Santos da Silva

Maria de Fátima da S. Monteiro

Liviane da Silva Queiroz

Jucilene de Souza Mesquita

Maria Elizete M.de Azevedo

Marcionília Bessa da Silva

Júlia Heliandra Oliveira Nunes

Rosemberg Leite Lameira

Michella Vanessa N. Campos

Luana Nogueira da Silva

Rosimeire Pinheiro dos Santos

Rita de Cássia Pinto de Melo

Luciane Fernandes de Souza

Sarah Elen Araújo Silva

Roberto de A. Pinto

Márcia Regina de O. Soares

Vanessa Carla Cantuário Pires

Rosália Encarnação da Costa

Maria de Lourdes Marçal da Silva

Alessandra Raiol S. F. da Silva

Taís da Silva Araújo

Quarta-feira, dia 14

Sábado, dia 17

Altemar Fonseca de Andrade

Aline Dávila dos Santos

Anne Kimi V. Okazaki

Antonia Adelaide Vieira Oliveira

Antonio Valentin da Costa Feijão

Eulina Figueiredo da Cruz

Diego Robson Lima Silva

Herbert Lúcio Caldeira

Fabrício Pinheiro de Souza

Joelma Barreto de Melo

Alberto Silva da Costa

Fernando Santos da Silva

Luíz Vinícius Batista Dourado

Benjamin Nascimento Chagas

Izanato Lucas de Souza

Luiza de Azevedo Lima

Carlos Augusto de Azevedo Junior

Lia Raquel Barbosa Dantas

Marcelina Pereira Marinho

Deivid Portela Barbosa

Rodrigo Mitoso Hanriot

Marilu Moraes Barreto

Edvana Costa de Souza

Thereza de Jesus B. de Araújo

Tainá Alexandre Celani

Domingo, dia 11

Maria Júlia Monteiro Noronha Rebeca Alves de Oliveira Rosangela Gonzaga da Costa Bier Thiago Aldir da Silva Afonso Yan Husim Alves da Costa

Segunda-feira, dia 12

Vânia Oliveira Miranda

Fabrício de Sales Magalhães Silva Ileinisa Gomes Maia José Maria Ferreira G.s Filho Marcus Vinicíus A. Rocha Marden Almeida da Silva Marta dos Santos Carneiro Ricardo Marques de Lima Rudson Antunes Cordeiro Sandro Xavier de Faria Sara de Sousa Silva Ponzi Tiago Gabriel Correia Victória Borges de Souza

Quinta-feira, dia 15 Daniela Cristina C. A. Marques Fabíola Rodrigues Ferreira Fernanda Cavalcante Silva Geseny Dias de Morais Kamila Vieira de Oliveira Kátia Maria de Souza Marcos Felipe Souza Ribeiro Maria da Conceição P. da Silva Maria das Graças Corrêa de Sá Maria do P. Socorro O. de Souza

Terça-feira, dia 13

Maria Irlandia de Souza

Ana Carolina Affonso Gomes

Priscila de Almeida Figueira

Aniversáriantes dos dias 4 a 10 de

fevereiro,

Comunicação

a

equipe

pede

de

desculpa

pelo transtorno e aproveita para avisar

que

aniversariantes está

disponível

a

lista

de

desse

período

no

boletim

online (issuu) e na nossa página do facebook.

Mário Moreira Neto

Carla Christine Paiva da Silva Carlos Magno Nogueira Silva Célio Rodrigues da Silva Egberto Portela Machado Emanuelly Cantarelli Dias

Sexta-Feira, dia 16 Alan Pierre F. Martiniano

C U LT O S E ORAÇÃO DOMINGO Culto de Celebração Central Pedras Vivas

9h às 10h45 18h15 às 20h

18h15 às 20h

Auditório 2

SEGUNDA-FEIRA Segunda de Esperança Central

QUARTA-FEIRA Jardim de Oração Central

9h às 10h45

4 O DOMINGO Arena Radical Pedras Vivas

ESCOLA BÍBLICA

19h15 às 20h45

15h às 17h

SEXTA-FEIRA Culto de Oração Central

19h às 20h30

SÁBADO Culto em inglês “Alive” Pedras Vivas

16h

1 SÁBADO Celebração de Jovens O

Pedras Vivas

DOMINGO Central

8h às 10h 11h às 12h

Pedras Vivas

11h às 12h 17h às 18h

SEGUNDA-FEIRA Central

MINISTÉRIO INFANTIL DOMINGO PEDRAS VIVAS

19h30

Geração Futuro

TERÇA-FEIRA Sala de Oração Jovens+ Pedras Vivas

20h às 22h

2 O SÁBADO Celebração de Adolescentes Pedras Vivas

19h

19h às 20h

Berçário/Maternal

9h às 10h45 18h15 às 20h 9h às 10h45 18h15 às 20h


C A S A I S DA I P M A NAU S R E A L I Z A M S O N H O D E ‘ C A S A R NA I G R E JA ’

C

casar é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma pessoa. Porém, realizar a cerimônia tradicional não é fácil, envolve esforço, trabalho mútuo e gastos. Dentre outras razões, esse é o motivo pelo qual muitos casais optam apenas pela união em cartório, deixando o sonho do “casamento religioso” para depois. Tendo em vista essa realidade, no último sábado (03.02), foi realizado o primeiro “Casamento Coletivo Religioso” da IPManaus. Ao todo, 21 casais realizaram o sonho de celebrar a cerimônia matrimonial na presença de familiares e amigos. Rosa Maria Nunes, assistente Social da IPManaus, estava à frente do evento, que foi celebrado pelos pastores José João Mesquita e Francisco Chaves dos Santos. A iniciativa integra as ações da Secretaria de Assistência Social da igreja, que, em novembro de 2017, viabilizou a união formal de 49 casais membros da igreja, por meio do projeto “Casamento Coletivo Civil”, da da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

NO TEMPO DE DEUS

O casal Nelson e Maria Lourdes Aguiar aproveitaram a oportunidade para celebrar seu 34 anos de relacionamento. Segundo Lourdes, a cerimônia mostra o cuidado de Deus com suas vidas: por 21 anos, ela orou pela conversão de Nelson, e há três anos o Senhor o alcançou. “Participar desse momento foi receber de Deus um grande presente e a realização de um sonho. Tenho a plena certeza de que o Senhor cuida de

nós e que as coisas só acontecem no tempo de Deus.”, afirmou Lourdes. A história de Jurimar e Ana Francisca Lopes é semelhante. Eles também tinham o desejo de casar na igreja, diante de Deus e de seus familiares, e a iniciativa da IPManaus de promover a cerimônia coletiva religiosa transformou esse sonho em realidade. Para o casal Antônio César e Marta de

Souza o casamento comunitário na igreja foi um renovo de Deus para seu relacionamento. “Quando surgiu a oportunidade de regularizar nossa união, estávamos passando por uma crise”, explicou Marta. Já havia a decisão de oficializar a separação, mas, quando souberam do casamento coletivo civil, tudo mudou. “Deus disse que iria nos restaurar e abençoar por completo”, contou. No período da entrega da documentação para o cartório, enfrentaram mais um impasse. Havia um problema com os documentos de Marta e o casal precisaria despender um valor que não possuía no momento. Mas, com a a juda da Assistência Social da igreja, eles conseguiram entregar a documentação a tempo. “Mas no dia do casamento conseguimos as roupas, o transporte, tudo de graça. O Senhor nos abençoou”, comemorou Marta. CARTÓRIO

Se você, por alguma razão, ainda não conseguiu formalizar sua união nos trâmites legais, fique atento. Em março haverá a 2ª edição do “Casamento Coletivo Civil”. As inscrições serão anunciadas no boletim e nas redes sociais da igreja.


PA S T O R E S Pastor Titular José João de Moreira Mesquita

Pastores Auxiliares nas Congregações Airton Silva Cleildo Soares Daniel Brasilino de Freitas Domingos Elias da Silva Filho Francisco Hermes da Silva Franklin José Barbosa de Carvalho Jânio Kleber Neves Jorge Luiz Cordeiro da Silva Luiz Otaviano Rodrigues Lopes Márcio Alexandre Magalhães Leme Nelcimar Santos Aguiar Raimundo Erivaldo de Oliveira Pereira Raimundo Wilson Ferreira Canto Ubiratã de Souza Monteiro Vicente de Paulo Castro Tavares Zaqueu Mendonça Pereira

Pastores Auxiliares na Sede Alcedir Sentalin Djard Cadais de Moraes Ely Barbosa de Oliveira Francisco Chaves dos Santos Francisco Wellighton Gomes Farias João Wilson Nonato Vasconcelos José Eustáquio Fortunato José Iron Correa dos Santos José Nery Teixeira Julio Daniel Morales Junior Mário Sérgio Gomes da Silva Paulo César Diniz de Araújo Pastores Cooperadores Arieuston Gomes João Fábio Ferreira da Silva Pablo Freille

DIÁCONOS

PRESBÍTEROS

Adamor Soares Salvador Álvaro Luiz Serrão Anderson Pereira Salvador Carlos Alberto Pinheiro do Nascimento Edson Nonato de Vasconcelos Egberto Portela Machado Everaldo Reis da Costa Francisco Mário Barreto Francisco Valdean Castro Gilson Medeiros dos Reis Itaúna Paulo D´Urso Jacob João Batista Oliveira João Carlos Ferreira Campos José Monteiro Figueiredo Dias José Mota da Silva Filho Leandro Pereira Salvador Mauro Roberto Abtibol dos Reis Namerson Fernandes do Nascimento Stanley Hércules do Nascimento Venilton Moreira

Antonio da Conceição Marinho Dam Lídio Barbosa de Carvalho Demetrius Dourado Farias Eduardo Costa Taveira Francisneto Guimarães da Silva Haroldo de Almeida Guerreiro Jorge Nunes de Barros Marcelo de Figueiredo Arruda Marcus Aurélio P. de Oliveira Marcus Vinícius de Lima Jaime Rafael Ferreira Campos Reinaldo de Almeida Guerreiro Ricardo de Albuquerque Pinto Ricardo Marques de Lima Rodrigo César C. Zacarias Sérgio Angelim Frota

DIÁCONOS - ESCALA SEMANAL Equipe “A” e cooperadores James Nascimento, Ivan Barbosa e Paulo Freire

DADOS PARA DEPÓSITOS E TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DA IPMANAUS:

Razão social: Igreja Presbiteriana de Manaus CNPJ: 04.462.511/0001-86 Envie a confirmação de depósito para ipm_tesouraria@hotmail.com Caixa Econômica Federal Agência 1043 Conta: 003-1190-0

Banco Bradesco Agência: 1999 Conta: 62890-5

Banco Itaú Agência: 0071-0 Conta: 49944-6

Banco do Brasil Agência: 1862-7 Conta: 43653-4

Banco Santander Agência: 0199 Conta: 13-001882-2

Banco Santander Agência: 3433 Conta: 13-0005503

SEC. DE COMUNICAÇÃO Pr. Responsável: Ely Barbosa de Oliveira | Redação: Kamila Mendes e Jaque Santtos | Diagramação: Drika Chaves

Boletim - edição 1099  

Versão online do informativo da IPManaus, distribuído nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2018.

Boletim - edição 1099  

Versão online do informativo da IPManaus, distribuído nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2018.

Advertisement