Boletim 28site

Page 1

Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Informativo Semanal | 28 de Abril de 2013 Estação da Colheita

Gente feliz que se importa com pessoas!

A surpreendente escalação de Deus “Deus usa pessoas comuns para escrever uma história extraordinária”

S

empre às vésperas de um jogo da seleção brasileira de futebol nos deparamos com as expectativas e especulações em torno da escalação. Por desejarmos ansiosamente ver o “time dos sonhos” entrando em campo, não poupamos nossos comentários oferecendo, gratuitamente, nossos palpites, opiniões e argumentos. Dessa forma, é comum elaborarmos nossa própria escalação e, quando assim fazemos, não permitimos gente que não atenda aos requisitos necessários em nossa lista. É inaceitável que aspirantes ao posto de heróis nacionais venham de outro lugar senão do hall da fama. Tudo isso porque, em nossa cultura de seleção de pessoas, geralmente, temos o seguinte lema: “tarefas especiais necessitam de pessoas especiais”. É por este motivo que sempre escolhemos aqueles que são altamente capacitados e portadores de habilidades excelentes para corresponder a tal responsabilidade. Ainda bem que Deus não agiu e nem age nestes padrões conosco. Prova disso é o texto de Mateus 1:1-16 que relata a escalação do “time de Deus” para entrar em campo contra o adversário. Com o propósito de convencer seus irmãos judeus sobre a origem étnica do Messias, o evangelista nos apresenta esta descrição deste time nada convencional de Deus. Está claro, portanto, que, ao selecionar as personagens que constariam na trajetória genealógica de Jesus, Deus não corresponde aos nossos critérios humanos de seleção. É diante deste registro genealógico de Jesus que temos uma informação precisa sobre quem foram estes que entraram para a história

Missão IPID

ao serem selecionados e escalados para fazer parte do plano de Deus para a salvação da humanidade. Gente escolhida? Com certeza. Gente de primeira categoria, com habilidades extraordinárias e competências especiais? Nem tanto. Aliás, a maioria destes não seria aprovada para exercer uma função que exigisse uma consulta de antecedentes. Isso mesmo! Pessoas com uma história suspeita,

com um passado duvidoso e portadores de escassos recursos ocuparam esta posição especial de ancestrais do “Filho de Deus”. Os nomes citados surpreendem. Entre eles está o famoso enganador chamado Jacó e seus filhos, Judá e Tamar, que ficaram conhecidos por causa da abominável relação incestuosa que cometeram. O que dizer de Raabe? Esta mulher de passado indecente gerou um filho chamado Boaz que casouse com Rute, uma mulher de origem étnica considerada inferior, tornando-se a bisavó do rei Davi. Temos também o rei Salomão, filho do referido Davi com a adúltera Bate-Seba. E, talvez, o mais surpreendente de todos: Manassés. É impressionante que este, que foi o pior rei da história de Israel, conste na linhagem genealógica de Jesus.

O que esta gentalha está fazendo na genealogia real de nosso Salvador? Na verdade, estes personagens não são piores nem melhores que nós. São simplesmente gente como a gente. Estão na história da salvação fazendo o mesmo que estamos fazendo na família da fé: experimentando a graça de Deus. Deus é assim. Usa pessoas comuns para escrever uma história extraordinária. De um escalão considerado inferior Ele pôde fazer uma poderosa escalação para o seu Reino. Com nenhuma nota Ele compôs uma sinfonia. Portanto, estamos em boas mãos. A graça é assim. Ela não requer nossas credenciais. Ignora por completo nossos méritos e não retribui de acordo com nossos deméritos. Nosso currículo? Deus sabe que não temos o suficiente. Nossas habilidades? Foi o próprio Criador quem as deu no dia em que nos projetou. Nosso passado? Ele sabe como transformar uma tragédia numa linda poesia. Ele fez isso antes. Fará isto outra vez. Deus está escrevendo uma história entre nós e você foi escalado para este time. Você aceita esta convocação?

Pastor

Denis Vicentim

“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.