Informativo Semanal | 14 de Setembro de 2014 Edição especial - Estação do Cultivo
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
A
TUA ALMA VIVERÁ
“Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá” – Isaias 55:3a
Bíblia registra, de maneira direta ou indireta, várias situações e estados da alma: alma vivente, alma angustiada, alma abatida, alma próspera, alma cansada, alma aflita, alma desmaiada, alma amargurada, alma triste, alma doente, alma entediada, alma perturbada, alma esgotada, alma desolada, alma aprisionada, alma dormente, alma oprimida, alma desfalecida, alma definhada, alma consumida, alma saturada, alma desassossegada, alma atribulada, alma pervertida, alma faminta, alma ardente, alma derretida, alma aborrecida, alma turbada, alma saudosista, alma alienada, alma desmaiada e alma próspera. É motivo de comemoração e inspiração verificar um número crescente de pessoas preocupadas com a qualidade de vida, cuidando melhor do seu corpo, seja através de uma alimentação saudável, de descanso adequado, de realização de exames periódicos ou de uma manutenção regular da prática de exercícios físicos, seja frequentando uma academia, caminhando, pedalando ou praticando algum esporte. No que se refere à alma, todavia, não se percebe esta mesma aplicação, nem curativa e, tampouco, preventiva. Mesmo que involuntariamente, há uma negligência, um descuido, uma inércia e uma omissão para com a alma, resultando num contingente razoável de pessoas emocionalmente doentes. É bom lembrar que algumas doenças do corpo estão diretamente relacionadas ao estado da alma. À luz das duas palavras bíblicas utilizadas para alma, “nephesh” (hebraico) e “psiche” (grego), podemos entender a alma como o centro das nossas emoções, onde se encontram os sentimentos, desejos, paixões, afeições, aversões e também o lugar da nossa razão, da mente, do raciocínio, dos pensamentos, da volição e da vontade.
Missão IPID
Gente feliz que se importa com pessoas!
Uma curiosidade bíblica que fala por si só é que a palavra alma aparece 367 vezes nas Escrituras enquanto que a palavra corpo aparece 186 vezes. Se cuidamos do corpo, e devemos fazê-lo, proporcionalmente, o cuidado com a alma deveria ser redobrado. Mediante esta lista enorme de possibilidades e situações da alma, sua tremenda importância dentro da constituição humana e mediante essa abordagem razoável dentro das Escrituras Sagradas, não se pode delegar o seu cuidado e tratamento apenas aos filósofos, psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, neurocientistas, conselheiros e outros profissionais terapeutas. O texto de inspiração para o evento “Tua Alma Viverá” é o de Isaías 55:3a: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”. A dinâmica da cura da alma tem o seu cerne na Palavra de Deus: “ouvi, e a vossa alma viverá”. Esta
inclinação à Palavra do Senhor é mais do escutar com os ouvidos, é guardar no coração e aplicá-la na vida diária em sujeição e obediência. Ao longo dos seus 14 anos, o “Tua Alma Viverá” tem buscado promover uma verdadeira clínica da alma e um despertamento espiritual a fim de que as pessoas possam em Deus e na sua Palavra, mediante a atuação terapêutica do Espírito Santo, experimentarem e desenvolverem uma vida plena e “abundante” prometida por Jesus. Descansa alma! Desperta alma! Viva alma!
Pastor
Edson Rios
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”