Informativo Semanal | 13 de Abril de 2014 Estação do Colheita
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
PRÉ-PENTECOSTAL E PÓS-PENTECOSTAL “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” - ( I Cor. 6:18).
N
os dias atuais percebem-se muitos erros doutrinários em relação ao Espírito Santo, neste sentido podemos até afirmar que devemos isto a pluralidade dos surgimentos de novas igrejas que vão deturpando a Bíblia para defenderem as suas doutrinas... Como prépentecostal devemos entender o Espírito Santo em um contexto do Antigo Testamento. E como pós-pentecostal entende-se ‘o Espírito Santo no Novo Testamento’. O Espírito Santo preexistia juntamente na terceira pessoa da trindade e Ele é mencionado oitenta e oito vezes no Antigo Testamento. No período pré-pentecostal o Espírito Santo descia sobre os homens apenas temporariamente e deixava-os quando a tarefa era terminada. A Bíblia relata que havia um dia determinado na história para o período que aqui chamamos de pós-pentecostal. “Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som, como de um vento
Missão IPID
impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousos uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo” - (Atos 2:1 a 4 ). Conforme a narrativa percebe-se que cada um deles receberam o Espírito Santo e todos ficaram cheios. Esse enchimento não é para o nosso próprio prazer, mas para o trabalho do reino, e devemos ainda salientar que o enchimento deu-se numa casa isto dentro de uma célula. Hoje em dia podemos perceber que muitos estão cheios, mas não do Espírito Santo, mas cheios de prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, discórdias, dimensões, invejas bebedices e outras coisas como afirma a narrativa de Gálatas 5:19 a 21. O apóstolo Paulo pergunta aos coríntios e a nós “acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” - ( I Cor. 6:18). Sendo assim, no contexto pós-
pentecostal, todos nós podemos ter o Espírito Santo, mas isso depende da individualidade de cada um para ser cheio do Espírito Santo. Surge uma pergunta como ser cheio? O apostolo Paulo nos dá o segredo em Efésios 5:18 a 19 “... mas enchei-vos do Espírito Santo falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”. Você já entregou a sua vida a Jesus? Abandonou os pecados sujos da sua vida? Mudou realmente de vida? Sendo assim, tenho uma boa notícia para você, o Espírito Santo habita em ti.
Pastor
José Oliveira
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”