Boletim Informativo do dia 09 de março

Page 1

Informativo Semanal | 09 de Março de 2014 Estação do Colheita

Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Gente feliz que se importa com pessoas!

JESUS E A VALORIZAÇÃO DA MULHER “Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada” (Pv.31:30).

N

o dia 8 de março convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher. Todavia questionamos: nos dias atuais a mulher conquistou a sua cidadania? Como cidadania, entendemos o direito e deveres do indivíduo. Segundo Aristóteles, cidadão era todos aqueles que tinham direitos. Entretanto, a mulher na vida cotidiana da Grécia e de Roma não tinha direitos. No contexto do povo judeu, a mulher também sofria restrições impostas pelas leis judaicas. Entretanto, percebe-se na vida de Jesus uma valorização especial da mulher que, como cidadã, tem necessidades físicas, emocionais, espirituais e familiares que carecem ser respeitadas. No evangelho de João 4: 7, o discípulo narra o encontro de Jesus com uma mulher samaritana junto ao poço quando esta foi tirar água. Jesus inicia um diálogo com esta mulher, considerada desprezível pela sociedade da época, por causa de sua condição de vida.

Missão IPID

No entanto, a mulher é tão importante no ministério de Jesus que algumas delas sustentavam financeiramente seu ministério conforme afirma a narrativa de Lucas 8:1-3. Nas genealogias de Mateus e Lucas ganha destaque a figura de algumas mulheres como Tamar, Raabe a ex-prostituta, Rute, entre outras, valorizando-as como pessoas de direito. Jesus, também, demonstrou se importar com as mulheres quando se permitiu ser tocado por uma delas que a muito sofria com hemorragia (Mateus 9:22). Contudo, dois mil anos se passaram e muitas mulheres ainda não gozam da conquista de sua autonomia absoluta, uma vez que muitas continuam sofrendo opressão masculina e algumas ainda necessitam de proteção como a Lei Maria da Penha que tenta proteger as mulheres que sofrem todos os dias no silêncio, dentro dos seus lares. Assim como Jesus, devemos valorizar a mulher. A IPI do Brasil reconhece o potencial

da mulher expandindo o espaço para a sua atuação em diferentes áreas e ministérios da Igreja, prova disso é que hoje a mulher goza do privilégio de poder ser ordenada ao Ministério Pastoral, fato que retrata o grande avanço e confiança da Igreja no potencial feminino. Com a comemoração deste fim de semana, desejamos que você mulher tenha o seu valor reconhecido. Nesse sentido ressaltamos que: “Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada” (Pv.31:30).

Pastor

José Oliveira

“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.