Informativo Semanal | 07 de Fevereiro de 2016 Estação Cultivo
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
NÃO OUÇA A VOZ DO CORAÇÃO! “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Provérbios 4:23
R
ecentemente, li em um site especializado em saúde do corpo humano algumas informações interessantes sobre o Coração. Ele é a base do bom funcionamento do sistema cardiovascular, circulatório. Trata-se de um órgão muscular que manda sangue para todo o corpo por meio dos vasos sanguíneos, fica localizado no lado esquerdo do peito, em média esse órgão pesa 400 gramas, bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeia em torno de cinco litros de sangue para o corpo. O coração é um órgão essencial, vital para a vida de homens e mulheres, mas é suscetível a várias enfermidades, várias moléstias como arritmia, endocardite, infarto, doenças valvárias, doença de Chagas e tantas outras que podem influenciar o seu bom funcionamento. No entanto, uma doença que tem atacado o coração de homens e mulheres merece a nossa atenção: o pecado! Esse mal tem separado homens e mulheres da presença de Deus. Tem desviado pessoas dos caminhos do Senhor. Tem levado muitos a situações difíceis, embaraçosas e, até mesmo, trágicas na vida. Em vários textos da Palavra de Deus, nós lemos que o coração é o centro da vontade, dos desejos, das ações e das realizações. Nós precisamos estar atentos, vigilantes, sóbrios com relação em guardar, proteger o nosso coração do pecado, porque dele procedem decisões, escolhas para as nossas vidas.
Missão IPID
Ouço pessoas dizendo: “Estou ouvindo a voz do meu coração”. “Estou seguindo os conselhos do meu coração”. “Não senti no coração”. “O meu coração me mandou fazer ou não fazer isso ou aquilo”, e tais afirmações me trazem certas preocupações. Pessoas estão deixando de vir à igreja porque o coração disse: “Não vá”. Não estão participando da Escola Bíblica Dominical, da Universidade da Família, das atividades promovidas pelas Redes, pelas Células, porque o coração “não mandou”. Não estão dizimando, ofertando por que o coração “não as aconselhou” a consagrar suas primícias ao Senhor. Homens e mulheres não estão perdoando o seu próximo, porque o coração “não disse para tomar tais atitudes”, e tantas outras coisas que poderíamos enumerar. As pessoas estão ouvindo a voz do coração, um pedaço de carne que pesa cerca de 400 gramas. Que pode falhar, parar e adoecer a qualquer momento.
Precisamos ouvir a voz de Deus! Precisamos ouvir a voz de Jesus Cristo! Precisamos ouvir a voz do Espírito Santo de Deus! Precisamos obedecer a Palavra de Deus! O profeta Jeremias no capítulo 17 versículo 9 diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá”? Somos orientados, exortados pela Palavra a não ouvirmos a voz do nosso coração. Ele é enganoso, é corrupto e pode falhar. Nos Evangelhos nós encontramos uma narrativa muito importante, vital para as nossas vidas, fato esse que aconteceu no monte da transfiguração, a voz de Deus que surgiu em meio à nuvem e dizia: “... Esse é o meu Filho amado, a Ele ouvi” (Mateus 17:5, Marcos 9:7, Lucas 9:35). Guardemos os nossos corações das vozes que nos cercam, das vozes que nos rodeiam, da voz dos nossos corações e ouçamos a voz de Deus, aquilo que o Senhor tem nos falado, tem nos revelado através da sua Palavra. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Salmo 122:1).
Missionário
Geber Ferreira
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”