Informativo Semanal | 27 de Setembro de 2015 Estação do Cultivo
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
FOMOS CONVOCADOS
“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” - Mateus 4:19
L
embro-me que, quando jovem, havia na população uma certa euforia por saber quem seriam os jogadores que representariam a nossa seleção, tanto nos amistosos quanto nos torneios da Fifa. Apesar da euforia, todos sabiam quem eram os convocados e todos torciam para que houvesse um jogador do seu time. Na semana retrasada houve a convocação dos jogadores que representarão o Brasil para os jogos das eliminatórias da próxima Copa do Mundo. Entretanto as semanas passaram e não vimos nenhuma euforia em relação aos convocados e, mais ainda, alguns jogadores nem conhecemos. A narrativa de Marcos 1: 16 a 20 afirma que Jesus fez, também, a sua convocação: “ Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores, Disse-lhes jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram, pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.” Nesta narrativa percebem-se homens que estavam trabalhando no seu dia-a-dia, ganhando o pão para a sua sobrevivência, não eram pessoas desocupadas. E Jesus, passando por aquele local, os convida para segui-lo. O texto afirma que eles deixaram tudo e o seguiram. Este é o segredo de quem quer seguir Jesus, tem que “deixar tudo”. Para fazer parte da seleção de Jesus não pode olhar para trás, visto que a tarefa é grande. Neste sentido, Souza 2005 afirma que estudos publicados por teólogos reformados e católicos têm reafirmado o princípio de que o sujeito da pastoral não são os profissionais eclesiásticos, mas todo o povo de Deus e como afirmou Moltmann, “é precisamente
Missão IPID
a missão comum da comunidade inteira que colocará em seu lugar e outorgara a devida responsabilidade aqueles a quem ela tem confiado os ministros especiais, já que de outro modo não podem colocar-se em marcha as diversas tarefas” . Conforme Souza, todos aqueles que se denominam Cristãos tem a responsabilidade de assumir um verdadeiro compromisso com Cristo, cumprindo a tarefa que nos foi outorgada por Ele, afinal fomos convocados por Ele e nesta convocação nos deu uma missão como vemos no texto de Lucas: “ Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedesse em cada cidade e lugar onde Ele estava para ir” (Lucas 10:1) e no texto de Mateus 28: 19 Jesus nos dá o grande imperativo: “Ide, portanto, fazei discípulo”. Isto é, reproduza, para fazer parte da seleção de Jesus temos que ter este princípio, o da reprodução.
Finalizo esta pastoral com algumas perguntas a você: Você já foi convocado por Cristo? Por você ser convocado, você tem se envolvido com a vida da igreja? E, por ultimo, você tem produzido frutos?(João 15:2 ). Que Deus nos abençoe, e que possamos sempre ter a euforia de fazer parte da igreja que é a verdadeira Seleção do Cristo, em outras palavras que privilegio sermos eleitos e predestinados por Ele. ( Efésios 1:4 e5).
Pastor
José Oliveira
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”