Informativo Semanal | 01 de Fevereiro de 2015 Estação Cuidado
Igreja Presbiteriana Independente de Dourados
Gente feliz que se importa com pessoas!
O DESAFIO DO VIVER CRISTÃO
““Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida” - Fp 2:14-16a
U
m pensamento comum à grande parte da sociedade, que partilha do desafio de planejar minuciosamente cada segundo de seu tempo, é que as horas do dia não são suficientes. Dificuldade esta agravada na vida dos cristãos que, além de ter de conciliar trabalho, estudos e família, precisam organizar seu tempo a fim de manter uma vida devocional e desfrutar de comunhão com Deus. Difícil para muitos é crer e levar a cabo a promessa de Jesus de que, ao buscar Seu reino e justiça, Ele mesmo providencia a satisfação de todas as necessidades que sabe que cada um possui. Fato é que o mundo de hoje é rápido. Não há tempo a se perder com o que não é essencial, mas a definição dessa palavra é de a grande dificuldade para grande parte da população. Alguns elencam como prioridade o trabalho, não que este não seja importante, vez que Salomão em sua sabedoria diz que “quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento” (Pv 12:11a), porém ele mesmo orienta que façamos isso com consciência: “Não esgote suas forças tentando ficar rico, tenha bom senso” (Pv 23:4). Outros, elegem como essencial um namoro, uma faculdade e ainda existem aqueles que, por não saber o que fazer, permanecem inertes. Constata-se também que o mundo moderno é fácil. Tudo está a um “clique” de distância. Além das tentações ocasionadas pela tecnologia, ponto este já amplamente discutido no mundo cristão, destaca-se que alguns cristãos tem se deixado amornar, pois, a fim de não perder tempo, fazem do culto on-line uma rotina, apartando-se da comunhão com seus irmãos.
Missão IPID
Nós, cristãos, precisamos ter em mente que, assim como Cristo, nós não somos do mundo (Jo 17:16), porém, isso não pode ser levado como muleta para justificar a dificuldade de nos mantermos puros ou mesmo de nos afastar daqueles à quem devemos levar a palavra, pois a oração de Jesus não foi para que Deus nos retirasse do mundo, mas sim, que nos protegesse do Maligno (vs.15) e nos santificasse na verdade, na palavra de Deus (vs.17). Seguindo o mesmo pensamento, Paulo destaca que a única maneira de fazermos a diferença nesse mundo é retendo a palavra da vida “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida” (Fp 2:14-16a). Assim, conclui-se que o essencial para a vida do cristão é o compromisso com a Palavra, devendo Mas mais do que a dificuldade na administração esta ser elencada como prioridade. Apenas assim, do tempo e a facilidade que ocasiona tentações, firmando-nos na mesma é que poderemos levar a o desafio do cristão é fazer a diferença em um vida que Deus requer neste mundo. mundo secularizado. Jesus conhecia a dificuldade de se estar no mundo e, por isso, pouco antes de ser levado preso para ser crucificado, proporciona a seus discípulos um momento de comunhão íntima e admoestações finais, orando ao término por si (Jo 17:1) e pelos seus (Jo 17:6-19). Nesta última oração, nota-se a preocupação do Mestre com a vida dos seus neste mundo. Ele sabia que não mais estaria fisicamente com eles para protegê-los e Contadora Mariana Emidio guardá-los, por isso, roga a Deus que Ele o faça a (esposa do Missionário Gustavo Emidio) fim de não perder nenhum deles.
“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”