Boletim Informativo IPID - 15 de Maio de 2016

Page 1

Informativo Semanal | 15 de Maio de 2016 Estação Cuidado

Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Gente feliz que se importa com pessoas!

O DIA DE PENTECOSTE

“Derramarei do meu Espírito sobre toda carne...” - Joel 2:28

P

entecoste significa o quinquagésimo dia depois da semana da Páscoa. A origem desta celebração se encontra no Antigo Testamento (Êx 23:16; Lv 23:1521; Dt 16:9-12), período no qual, os hebreus celebravam a ceifa do trigo, ofertando sacrifícios especiais a Deus, na Festa das Semanas. Esta celebração também estava associada com a renovação da aliança de Deus com Noé, Moisés e, segundo a tradição rabínica, com o dia em que a Lei foi outorgada no Sinai. No Novo Testamento, o evangelista Lucas relata em Atos 2.1-4 que “tendo completado o dia de pentecostes os seguidores de Jesus estavam reunidos em um mesmo lugar, quando de repente, veio do céu um som, como sendo de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Três fatos nos chamam a atenção aqui.

Missão IPID

Em primeiro lugar, o derramamento do Espírito veio como um som (2.2). Não foi um som da terra para o céu, mas um som do céu para a terra; não foi o homem querendo impressionar Deus, mas Deus atraindo a atenção dos homens para um propósito glorioso. A palavra grega echos, usada aqui, é a mesma usada em Lucas 21.25 para descrever o estrondo do mar. O derramamento do Espírito foi um evento audível, verificável, público, reverberando sua influência sobre todos em Jerusalém. Foi tão impactante que um número extraordinário de pessoas se reuniram para ouvir as boas notícias do Reino de Deus. Em segundo lugar, o derramamento do Espírito veio como um vento (2.2). O vento é símbolo do Espirito Santo (Ez 37.9,14; Jo 3.8). O Espirito Santo como vento nos mostra a sua forma leve e ao mesmo tempo impetuosa de agir. Ele é livre e sua ação é irresistível e contagiante. Ele age no templo, na casa, na escola, na faculdade, no trabalho, nos becos, nas esquinas em qualquer lugar, pois é soberano. Em terceiro lugar, o derramamento do Espírito veio em Línguas como de fogo (2.3). O fogo também é símbolo do Espírito Santo. No monte

Horebe, a sarça ardia e não se consumia (Êx 3.2). Salomão ao consagrar o templo desceu fogo do céu (2Cr 7.1). No monte Carmelo, Elias orou, e o fogo consumiu o holocausto (1Rs 18.38,39). Deus se manifestou como fogo. Jesus batiza com fogo, e o Espírito desceu em línguas como de fogo. Seus discípulos são como brasas vivas em suas mãos. O fogo tira a impureza, torna claro o caminho e se alastra velozmente. No calendário cristão, o Pentecoste será celebrado no domingo, dia 15 de maio de 2016. Nesta data tão importante busque ouvir a voz do Espírito Santo, desfrute da Sua presença e sinta o Seu fogo sobre a sua vida! “Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.” Salmo 105:4.

Pastor

Everson Faustino

“Nossa missão é glorificar a Deus, no poder do Espírito Santo, trazendo pessoas para Jesus, tornando-as membro do corpo, desenvolvendo nelas o caráter de Cristo, equipando-as para o serviço na igreja e no mundo.”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.