


![]()



Igreja Presbiteriana de Canoas




2 de março de 2025 â Ano XVII â Edição nÂș 08


âRetirai-vos, retirai-vos, saĂ de lĂĄ, nĂŁo toqueis coisa imunda; saĂ do meio dela, purificai-vos, vĂłs que levais os utensĂlios do SENHORâ IsaĂas 52.11
O mundo tem atraĂdo multidĂ”es. A fascinação com as coisas do mundo, os prazeres da carne, as festas, as badalaçÔes, as riquezas, as drogas, as relaçÔes virtuais pecaminosas, ... tudo isso tem seduzido a muitos incautos que na gana de ter e poder, acabam atolados nos mais vis pecados.
MilhĂ”es de pessoas tem vivido para sua auto-satisfação, onde a principal tĂŽnica Ă© estar inserido naquilo que o mundo tem ditado como sendo sinĂŽnimo de sucesso: IndependĂȘncia financeira, beleza estĂ©tica, conquistas materiais, valorização e reconhecimento pessoal diante da turma, etc.
DaĂ vemos pessoas bem-sucedidas no trabalho, mas que fracassaram em seus lares; sucesso na dieta com corpo sarado, mas com uma alma anĂȘmica corroĂda pela concupiscĂȘncia dos olhos; sucesso na aquisição de bens, mas cheio de mesquinhez e idolatria; arrodeado de seguidores e bajuladores virtuais, mas condenado a solidĂŁo sem verdadeiros amigos...
E quanto a vocĂȘ, para quem tem vivido? Par Deus ou para o mundo? O texto acima nos dĂĄ a ideia de algo urgente! Um sinal de alerta! Ă como se houvesse um monstro ali, e este monstro Ă© o pecado que hĂĄ no mundo o qual Deus abomina, e quando vocĂȘ se suja com ele o Senhor se entristece sobremodo.
A ordem Ă©: Retirai-vos! Sai dai! NĂŁo toques! Sai do meio! Parece que vai explodir, ou desmoronar. Parece que estĂĄ pegando fogo. Parece haver algo terrĂvel que preocupa o nosso Pai quando nos aproximamos disto. Mas, saĂ de onde? Se afastar de que? âSaĂ da BabilĂŽnia, fugi de entre os caldeus...â (Is 48.20); âFugi do meio da BabilĂŽnia, e livre cada um a sua alma...â (Jr 51.6); âSaĂ do meio dela, Ăł povo meu, e livre cada um a sua alma...â (Jr 51.45); âFugi agora da terra do norte ... Oh! SiĂŁo! Livra-te tu que habitas com a filha da BabilĂŽniaâ (Zc 2.6-7); â...Caiu! Caiu a BabilĂŽnia e se tornou morada de demĂŽnios, e abrigo de todo espĂrito imundo... Sai dela, povo meu, para que nĂŁo sejas participante dos seus pecados e para que nĂŁo incorras nas suas pragas. Porque os seus pecados jĂĄ se acumularam atĂ© o cĂ©u...â (Ap 18.2,4-5).
Mas o que Ă© a BabilĂŽnia? â... BABILĂNIA A GRANDE, A MĂE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAĂĂES DA TERRAâ (Ap 17.5) O que a BabilĂŽnia representa para nĂłs hoje? O Mundo. Este sistema corrupto de valores torcidos regido por alguĂ©m que nĂŁo ama a Deus.
Toda sorte de pecados era cometida na BabilĂŽnia. Hoje o pecado Ă© cometido em todo o mundo. As festas, as bebedeiras, os deslizes, a promiscuidade, os pecados.... Quem estĂĄ por trĂĄs disto tudo? âO mundo inteiro jaz no malignoâ (1Jo 5.19); âAi dos habitantes da terra e do mar porque o diabo desceu atĂ© vĂłs cheio de grande ira, sabendo que tem pouco tempoâ (Ap 12.12).
O diabo Ă© o regente deste sistema corrompido de valores chamado mundo. Ele quer te alimentar: Sexo, drogas e mais drogas, bebidas, cigarro, garotos, garotas, prostituição, adultĂ©rio, vĂĄrios parceiros, pluralismo sexual, canais de TV e internet pornogrĂĄficos, dinheiro, fama, bens materiais, luxĂșria, luxo, moda, beleza externa, vaidade,
sensualidade, subversĂŁo de tudo que Deus criou... Ă a festa do Carnaval!
Ele te engoda, engorda, para depois que vocĂȘ estiver bem envolvido, ele vir te pegar. Ele estĂĄ ao derredor rugindo como leĂŁo, e vocĂȘ Ă© sua presa. Ele quer te devorar, sufocar, ver vocĂȘ aflito, indeciso, inconstante, no mais profundo abismo, nas mais densas trevas, no fundo do poço; ver vocĂȘ vomitar o sangue dos teus pecados, gritar, chorar, sofrendo, sufocado com crise de consciĂȘncia; esquartejar, enfiar uma lança nas suas vĂsceras e triturar aos poucos cada parte do seu ser, jogar cada pedaço seu no fogo do inferno. Sabe como: te fazendo pecar! Ele cresce em vocĂȘ, lhe escraviza pela prĂĄtica do pecado, e cega o entendimento. VocĂȘ Ă© sua presa!
A cada dia que vocĂȘ permite que a fascinação do mundo e a prĂĄtica do pecado estejam presentes em sua vida, ele cresce em vocĂȘ, lhe fazendo âassinar o testamentoâ da sua alma entregue a ele. âO Deus deste sĂ©culo cegou o vosso entendimento, por isso nĂŁo entendem a mensagem da cruz, e esta lhe parece loucuraâ (1Co 1.18,25); âLouco, hoje pedirĂŁo a tua alma, e o que tens preparado, para quem irĂĄ? De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?â (Lc 12.19). VocĂȘ pode usufruir deste mundo, mas saiba que isto serĂĄ o teu passaporte para o inferno. O Diabo pode atĂ© te dar coisas prazerosas, desde que lhe roube a melhor parte. Isto Ă© viver para o mundo. Se vocĂȘ tem vivido para o mundo, ouça este alerta e arrependa-se antes que seja tarde demais. Jesus pode te libertar (Jo 8.32,36).
A pessoa que se rende pela fé a Jesus, tem sua vida transformada. Ela morre para o pecado e vive para Deus (Rm 6.11), entendendo que não se deve amar o mundo (1Jo 2.15-17); que precisa morrer para o mundo e mortificar o velho homem (2Co 4.10; Cl 3.5; Rm 6.6 e Ef 4.22).
Viver para Deus Ă© agir com abnegação: âJĂĄ estou crucificado com Cristo; e vivo, nĂŁo mais eu, mas Cristo vive em mim; a vida que agora vivo na carne vivo-a na fĂ© do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a se mesmo por mimâ (Gl 2.20).
Viver para Deus Ă© uma vida de renĂșncia que resultarĂĄ em conquista, pois âAquele que achar a sua vida, perdĂȘ-la-ĂĄ, aquele que perde a sua vida, por minha causa achĂĄ-la-ĂĄâ (Mt 10.39).
A porta que conduz ao cĂ©u Ă© estreita: âEntrai pela porta estreita, porque larga Ă© a porta, e espaçoso o caminho que conduz Ă perdição, e muitos sĂŁo os que entram por ela; E porque estreita Ă© a porta, e apertado o caminho que leva Ă vida, e poucos hĂĄ que a encontremâ (Mt 7.13-14).
Viver para Deus Ă© desfrutar de genuĂna liberdade. Ser livre para servir a Deus, para negar o pecado.
Viver para Deus Ă© ter verdadeira vida: âquem tem o filho tem vida, quem nĂŁo tem o filho de Deus, nĂŁo tem vidaâ (1Jo 5.12), afinal como ele mesmo disse: âEu vim para que tenham vida e vida em abundĂąnciaâ (Jo 10.10).
Para quem, vocĂȘ tem vivido? Para Deus ou para o mundo? Quem estĂĄ em 1Âș lugar? Pense bem, arrependa-se enquanto ainda Ă© tempo; clame ao Senhor e Ele te libertarĂĄ! Saia da BabilĂŽnia!!!
Rev. Daniel Alves Pastor da IPC
A todos que aflitos, buscam a paz; a todos que em lågrimas, buscam consolo; a todos que trabalhando, buscam servir; a todos que cansados buscam refrigério; a todos que enganados buscam a verdade; a todos que em pecado, buscam perdão; a todos que solitårios, buscam comunhão; a todos que buscam um sentido para a vida, esta igreja abre suas portas e os acolhe em nome do Senhor Jesus Cristo.
QUERIDO VISITANTE, SEJA BEM-VINDO!

















Domingo, 02 de março de 2025, 9h.
- PrelĂșdio
ENXERGA A BELEZA DE CRISTO E POR ISSO SE RENDE
- Leitura BĂblica: Lucas 18.35-43
- Hino âA ConversĂŁoâ nÂș 334
- Oração de adoração ao Deus que curou a nossa cegueira espiritual
SUPLICA A DEUS PARA QUE NĂO PERMITA QUE FIQUE CEGA PELA PECADO
- Leitura BĂblica Alternada: 2ÂȘ Pedro 1.3-11
- Oração Silenciosa (interlĂșdio musical)
- Oração de Confissão
- Consagração de DĂzimos e Ofertas
- CĂąnticos Congregacionais
ENXERGA CLARAMENTE USANDO OS ĂCULOS DA PALAVRA DE DEUS
- Oração Pelas Crianças
- Pregação: Rev. Daniel Alves
TEM DISCERNIMENTO PARA PERCEBER O BEM E O MAL
- Hino do MĂȘs âUm hino ao Senhorâ nÂș 27
- Oração Pastoral
- BĂȘnção ApostĂłlica
- TrĂplice AmĂ©m
- PoslĂșdio
Domingo, 02 de março de 2025, 18h
UMA IGREJA COM DISCERNIMENTO PARA VIVER NO MUNDO SEM SER DO MUNDO
- PrelĂșdio
EÌ UMA IGREJA CHEIA DE LUZ MESMO VIVENDO NUM MUNDO DE TREVAS
- Leitura BĂblica: Mateus 5.14-16
- Hino âBrilho Celesteâ nÂș 114
- Oração de Adoração
EÌ UMA IGREJA QUE BUSCA SANTIDADE MESMO VIVENDO NUM MUNDO DE PROFANAĂĂO
- Leitura BĂblica Alternada: Tiago 4.1-10
- Oração Silenciosa (interlĂșdio musical)
- Oração de Confissão
- Hino âOração do Arrependidoâ nÂș 223
EÌ UMA IGREJA QUE CRĂ EM CRISTO MESMO VIVENDO NUM MUNDO ATEU
- Leitura BĂblica Selecionada: JoĂŁo 6.35-40, 51, 63-69; 17.14-17
- Credo ApostĂłlico
- CĂąntico Especial
- Santa Ceia do Senhor
- Consagração de DĂzimos e Ofertas
- CĂąnticos Congregacionais
EÌ UM IGREJA FIEL MESMO VIVENDO NUM MUNDO DE INFIDELIDADE
- Oração Pastoral
- Pregação: Rev. Daniel Alves
EÌ UMA IGREJA DESPERTADA MESMO VIVENDO NUM MUNDO ADORMECIDO
- Hino do MĂȘs âUm hino ao Senhorâ nÂș 27
- Oração Final
- BĂȘnção ApostĂłlica
- TriÌplice AmĂ©m
- PoslĂșdio

PROGRAMAĂĂO
Culto Solene ao Senhor
Escola BĂblica Dominical
Projeto Ana (Mulheres orando pelos filhos)
CETERGS â Centro de Estudos TeolĂłgicos
CEO â ComunhĂŁo, Evangelização e Oração (nos lares)
Mateando com Deus - Estudo bĂblico e Oração
PASTOR TITULAR

HORĂRIO
Domingo, Ă s 9h e 18h
Domingo, Ă s 10h30min
Domingo, Ă s 17h30min
Segunda, terça e quarta, das 19h-23h
Terça e quarta às 20h
Quinta Ă s 20h
REV. DANIEL ALVES DA COSTA pr.daniel_alves@hotmail.com - (51) 98111-9569
PASTORES AUXILIARES
REV. MARCELO SANTIAGO VIEGAS REBOLĂAS
REV. VILMAR DIEMER DE OLIVEIRA (53) 99948-5224 vilmardiemer@gmail.com - (51) 99161-4392
REV. ALCEU PETRĂ JR.
REV. ARNALDO MATIAS C. NETO (51) 99681-2551 arnaldo_matias@gmail.com (51) 98184-9919
REV. EVERTON PIOVESAN
REV. MARCOS COSTA (54) 99704-5432 (55) 99243-9090
REV. GUSTAVO SILVEIRA
LIC. MARCELO MITTELSTADT (51) 99919-5524 marcelo.mittelstadt@gmail.com - (51) 99720-6949
EV. ADEMIR GONĂALVES
EV. THIAGO ALCARIA (51) 99794-9014 (51) 99112-5124
EV. JOĂO GABRIEL MACHADO
EV. CRISTIAN GIOVANI MARTINEZ BARRETO (54) 99634-9322 (55) 99679-3233 PRESBĂTEROS
PB. ERASMO RODRIGUES LIMA
PB. FABIANO DOS SANTOS PEDROSO PB. ISAAC SILVEIRA IBALDO erasbel43@gmail.com - (51) 98177-3656 pedroso.ipc@gmail.com â (51) 98499-7827 ibaldo4@gmail.com â (51) 99911-5121
PB. MARCELO ANDRĂ MITTELSTADT PB. DANIEL GALDINO marcelo.mittelstadt@gmail.com â (51) 99720-6949 daniel@rdmcontabilidade.com.br â (51) 99604-5766
CONGREGAĂĂES DA IPC BAGĂ || DOM PEDRITO || CACHOEIRINHA || ELDORADO DO SUL || LAJEADO || MATIAS VELHO
MONTENEGRO || 5ÂȘ IPB HIGIENĂPOLIS || SANTA CRUZ DO SUL || SANTANA DO LIVRAMENTO || VERANĂPOLIS PARCERIAS MISSIONĂRIAS JĂ ORGANIZADAS EM IGREJA GRAVATAĂ SĂO BORJA SAPUCAIA DO SUL








ipcanoas.com.br ipcanoas@ipb.org.br (51) 99468-9054 ipbcanoas ipcanoas ipcanoas IPBCANOAS ipbcanoas