INFORMATIVO PRESBITERIANO
PLANTANDO UMA CULTURA DE PAZ
PLANTANDO UMA CULTURA DE PAZ
Palavra do pastor da Igreja
Por todo o mundo, as igrejas estĂŁo modificando a maneira como respondem a conflitos. Pela graça de Deus, elas estĂŁo deliberadamente treinando suas congregaçÔes para que sejam pacificadores. Como resultado, suas igrejas estĂŁo cultivando uma cultura de paz Neste processo, elas estĂŁo descobrindo as maravilhosas bĂȘnçãos prometidas em Tiago 3 18: âO fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a pazâ. Esta colheita a que Tiago se refere envolve uma ampla variedade de frutos de relacionamentos.
Quando uma igreja local ensina seus membros a demonstrar o evangelho nos conflitos da vida diĂĄria, as pessoas ficam mais dispostas a admitir suas falhas e pedir ajuda, antes que ocorra uma crise. As famĂlias ficam mais bem preparadas para lidar com disputas, o que torna os divĂłrcios menos provĂĄveis. Os membros sĂŁo encorajados a procurar uns aos outros para discutir os problemas, em vez de deixar que eles cresçam. A igreja fica protegida de divisĂ”es e serĂĄ menos provĂĄvel a saĂda de membros ofendidos. Como resultado, o crescimento da igreja Ă© aprimorado.
Os pastores e outros lĂderes da igreja tambĂ©m podem vivenciar muitos benefĂcios. Quando os lĂderes cumprem as suas responsabilidades de pastores mais plenamente, cresce o respeito e a apreciação pelo seu trabalho. Ă medida que eles deixam de se envolver no âcĂrculo diĂĄrio de queixasâ, podem passar menos tempo lidando com membros insatisfeitos e mais tempo com o progresso do ministĂ©rio. Quando os membros aprendem a deixar de fazer mexericos, os lĂderes ficam sujeitos a menos crĂticas. Quando o conflito diminui em uma igreja, a tensĂŁo das famĂlias dos lĂderes frequentemente Ă© reduzida. E quando a norma passa a ser discussĂ”es
respeitosas e reconciliaçÔes, os pastores e outros membros tĂȘm menos oportunidade para se esgot ar, e jĂĄ nĂŁo sĂŁo mais forçados a deixar as suas funçÔes.
Naturalmente, nenhuma igreja vĂȘ todos esses benefĂcios de uma vez, ou o tempo todo. O nosso pecado continuamente opera contra uma cultura de paz. AtĂ© mesmo Paulo e BarnabĂ© tiveram um conflito (Veja At 15.39)! Assim, nĂŁo devemos nos surpreender quando os membros se esquecem do que aprenderam, os lĂderes sĂŁo inconsistentes ou os nossos esforços parecem ser desperdiçados. Mesmo que tropecemos, nĂŁo precisamos cair, pois o Senhor nos sustenta com as suas mĂŁos (Sl 37.24). Quando Ele nos ajuda a nos levantar outra vez, podemos aprender com os nossos erros, perdoar uns aos outros e continuar a crescer. Quando o fazemos, Deus pode usar tanto os nossos erros como o nosso perdĂŁo para encorajar outras pessoas.
Um dos maiores benefĂcios de resolver conflitos biblicamente Ă© o fato de que o alcance e a evangelização sĂŁo enfatizados. O conflito Ă© inevitĂĄvel em um mundo decaĂdo; os cristĂŁos e os descrentes lutam igualmente com disputas e relacionamentos rompidos. Quando as pessoas nĂŁo-salvas veem os cristĂŁos admitindo seus erros, perdoando e reconciliando-se uns com os outros, mesmo depois de disputas intensas, nĂŁo podem deixar de perceber. Quanto mais os nossos relacionamentos refletirem o assombroso amor e a misericĂłrdia de Deus, mais pessoas desejarĂŁo conhecer o poder que estĂĄ operando em nĂłs para manter a paz e a unidade. Que maneira maravilhosa de aumentar a colheita!
Ken Sande Presidente do Peacemaker MinistriesA todos que aflitos, buscam a paz; a todos que em lågrimas, buscam consolo; a todos que trabalhando, buscam servir; a todos que cansados buscam refrigério; a todos que enganados buscam a verdade; a todos que em pecado, buscam perdão; a todos que solitårios, buscam comunhão; a todos que buscam um sentido para a vida, esta igreja abre suas portas e os acolhe em nome do Senhor Jesus Cristo.
QUERIDO VISITANTE, SEJA BEM-VINDO!
LITURGIA DOMINICAL MATUTINA
CULTO SOLENE AO SENHOR
Domingo, 11 de junho de 2023, 9h.
PLANTANDO UMA CULTURA DE PAZ
- PrelĂșdio
DEUS PODE FAZER UMA TRANSFORMAĂĂO CULTURAL NO MEIO DA IGREJA
- Leitura bĂblica: Salmo 133
- Oração suplicando a Deus que derrame sua bĂȘnção transformando a vida dos membros da igreja
- Hino âSaudaçãoâ nÂș 179
DEUS CONFRONTA UMA POSTURA DE DESCRENĂA ESTABELECENDO UM PADRĂO DE FĂ
- Leitura bĂblica: 1ÂȘ CorĂntios 1.10-17
- Leitura bĂblica alternada: 1ÂȘ CorĂntios 3.1-9
- Leitura bĂblica: Filipenses 2.1-11
- Oração Silenciosa pedindo a Deus que nos esvazie de toda arrogĂąncia e descrença, e nos dĂȘ um espĂrito humilde disposto a servir ao prĂłximo (InterlĂșdio Musical)
- Oração pastoral
- Hino âA excelĂȘncia do amorâ nÂș 178
DEUS PRODUZ ARREPENDIMENTO NA IGREJA PARA QUE SEJA PODADA E TRATADA
- Leitura bĂblica alternada: Mateus 18.15-35
- Leitura bĂblica unĂssona: EfĂ©sios 4.30-32
- Oração Pai Nosso
- Consagração dos DĂzimos e Ofertas
- CĂąnticos Congregacionais
DEUS CAPACITA A IGREJA PARA RESOLVER SEUS CONFLITOS E VIVER EM HARMONIA
- Oração pelas crianças
- Pregação: Rev. Daniel Alves
DEUS OPERA NO CORAĂĂO DA IGREJA PARA MULTIPLICAR A PACIFICAĂĂO
- Hino do mĂȘs âOração do Arrependidoâ nÂș 223
- Oração Final
- Benção Apostólica
- AmĂ©m TrĂplice
âą PoslĂșdio