Issuu on Google+

Domingo, 19 de maio de 2013 – Ano V, Número 228

Informativo - IPC

PASTORAL

Jovens com ideais comprometidos com a Palavra de Deus

A

ndando pelas ruas da maior cidade de nosso país, vi a quantidade gigantesca de jovens que saiam da universidade e iam aos bares. Ali estavam jovens entre 18 e 35 anos. Brilhantes mentes na sala de aula, mas que não conseguiam dimensionar o perigo que os ladeava. Pensando apenas em relaxar um pouco, a espreita de uma noitada, ou até mesmo um encontro casual, talvez apenas um bate-papo com os amigos da Faculdade. Ali muitos cristãos que não sabem mais como testemunhar da sua fé, que já está sendo suprimida e afogada a cada dia, e receosos de não serem aceitos no grupo, acabam por participar do grupo e comungar dos mesmos pensamentos, deixando de lado seu primeiro compromisso. Tantos jovens..., tantas moças bonitas e de boa índole totalmente inexperientes..., tantos rapazes exemplares expostos ao mundo repleto de concupiscências... Pensei em meus filhos. Comecei a imaginá-los expostos a este submundo do prazer, sexo, drogas, curtição,... Será que resistirão? Pensei em meus adolescentes: Como enfrentarão esta realidade? Pensei em meus jovens: Será que eles estão resistindo a tudo isso e buscado a Deus, ou já abandonaram o primeiro amor e sutilmente têm se entregado aos prazeres da carne? Continuei a caminhada até o Hotel onde estava hospedado com uma angustia enorme no coração imaginando o que poderia acontecer com aquela jovem simpática de futuro brilhante cercada por seis rapazes que lhe dão atenção, pagam uma cerveja, divertem-se com ela e com a turma que os circunda, mas o fazem porque tem no coração uma clara intensão... E aquele jovem que nunca namorou na vida, mas que agora está arrodeado de amigos e várias jovens atraentes e experientes que anelam por ficar

IPC

- Interessados pela Palavra de Deus

com ele e arrancar a “inocência” do seu coração. O jovem comunga de duas ou três ideias aceitáveis e então é introduzida uma quarta ideia pecaminosa. Agora que a defesa já está baixada, o que resta esperar? O pecado é muito sutil! Agora é a hora do sacrifício. E a oferenda já está nas mãos dos sacerdotes e sacerdotisas... Continuei pensando “estão perdidos, mas nem sabem! Estão sozinhos e querem ser vistos, querem ser aceitos. Falta-lhes algo que parece que ali é oferecido”. Namoros descomprometidos serão a conversa da próxima semana ou as frustrações, abusos, remorsos, tristezas, traições... mas na mesma semana tudo volta a ser normal e atraente novamente. Jovens abusados e traídos, realizados e rebeldes, iniciados prematuramente no altar de Afrodite retroalimentam a cultura podre e hedonista do sexo, drogas e prazer. Como o jovem crente pode manter-se puro em seu caminho? Quais alternativas pode buscar para não ser destruído prematuramente ou estragado pelos encantos do pecado? A resposta continua no mesmo lugar: Jovens fortes, que vencem o Maligno (como os que João se refere em 1ª João 2:14), são aqueles que estão comprometidos com a Palavra de Deus e que permanecem nela. Eles guardam a Palavra no coração para não pecar (Sl. 119:11) e observam os caminhos por onde andam de acordo com as Escrituras (Sl. 119:9), discernindo os tempos, lugares, pessoas e ambientes, ora evitando-os, ora participando, percebendo até aonde dá para ir e qual a hora de sair. Eles sabem dizer NÃO na hora certa em que o pecado lhes incita, bem como dizer SIM quando a oportunidade de servir a Deus se descortina. São jovens com ideais

- Prestando Serviço em Amor

comprometidos com a Verdade. Jovens assim são raros em nossos dias. Mas se analisarmos friamente, eles sempre foram raros em todas as épocas. Todos que quiseram viver piedosamente em Cristo sofreram perseguições (2ª Timóteo 3:12), mas foram fiéis. Esta sempre foi sua marca. Eles permaneceram na Palavra e não cederam às pressões do mundo decadente prostrado aos pés de Satanás. Eles preferiram agradar a Deus e se alegraram com isso. Hoje comemoramos o Dia Nacional do Jovem Presbiteriano. Queremos inicialmente reconhecer com sinceridade que graças a Deus temos em nossas fileiras, jovens comprometidos com Deus. Deus seja louvado por suas vidas. Todavia, sabemos que o desafio continua. Portanto, mirando-se nos nobres exemplos, vejamos nossa juventude seguindo O caminho extremamente estreito palmilhado pelos eleitos do Senhor de toda a história, ao invés de deter-se nos vários caminhos largos que o mundo oferece e que causam destruição. O mundo muda o tempo todo, mas Cristo não. Importa, pois, que preguemos a salvação que está na cruz de nosso Senhor Jesus. Afinal, “somos jovens num mundo velho a pregar novos ideais do mesmo evangelho que pregaram nossos pais”. Sê pois, oh mocidade presbiteriana, um referencial vivo para a glória do Senhor, de jovens com ideais comprometidos com a Palavra de Deus. SDG.

Daniel Alves Pastor da IPC

- Cultuando ao Deus vivo

www.ipcanoas.com.br


Domingo, 19 de maio de 2013 – Ano V, Número 228 Lembre-se

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio” Salmo 90:12

01 - Maria Vera Cruz 11 - Silvia Fidêncio Pereira 12 - Luana Carolina Kreinski 14 - Daniel Rosberg 15 - Gláucia Bier 29 - Yasmin Padilha Gil

TESOURARIA DA IPC Se desejar contribuir financeiramente com a expansão do Reino de Deus através desta Igreja, deposite: Banco Bradesco Agência: 275-5 C/C: 2204-7 Nome: Igreja Presbiteriana do Brasil em Canoas CNPJ: 15.210.813/0001-83 “Deus ama a quem dá com alegria” 2ª Coríntios 9:7

Informativo - IPC Somente na IPC

ESPAÇO MISSIONÁRIO Amados irmãos, O Senegal é um país que fica no noroeste da África. Uma população de 13 milhões, dos quais 56,2% vivem com menos de 02 (dois) dólares por dia. A capital é Dakar. A língua oficial é o francês. “Talibê” significa discípulo ou aluno do alcorão. Em um país que 95% são mulçumanos, é desejo da maioria dos pais que seus filhos aprendam o alcorão, então os pais entregam seus filhos aos “mestres” do alcorão para recebem ensinamento. As crianças passam a ser discípulos (talibês) dos Marabus (mestres), que, ao invés de ensinar o alcorão, dão aos alunos uma latinha vazia e os enviam para as ruas, para mendigar dinheiro e comida. Cada talibê é obrigado a entregar 1 euro e a latinha cheia de arroz e açúcar para seu mestre todo dia. Caso isso não aconteça, são submetidos a tratamentos severos: são chicoteados, queimados, cortados, dentre outras coisas. Quando não suportam mais, eles fogem e se refugiam nas ruas, pois não retornam a suas casas. Estima-se que mais de 500.000 mil crianças estejam nas ruas, com idades de 4 a 25 anos, a maioria foi talibê um dia. A situação desses garotos é realmente lamentável! Vivem condições precárias, dormem dentro de barracas abandonadas, em ferros velhos, construções abandonadas, debaixo de pontes. Os locais são infestados de pulgas, carrapatos, baratas e ratos. Vestem roupas esfarrapadas, e se alimentam de restos de restaurantes e refeitórios, ou procuram comida nos lixos. São, na maioria, analfabetos, e sempre vítimas de diferentes epidemias, tais como: malária, cólera, tuberculose, pois eles não se beneficiam das campanhas de vacinação, também não tem documentos, nem registro algum, muitos desconhecem sua própria idade. Comparados com as outras crianças, eles não tem nenhum direito básico. Será que nossa instituição tem algum projeto para fazer algo por essas crianças? Estamos preocupados em levar a mensagem do verdadeiro evangelho, com a intenção de mudar a realidade deste local, fazendo obreiros e plantando igrejas ali? (continua...)

APRENDENDO SOBRE A BÍBLIA CAPÍTULO VI DO PACTO DE DEUS COM O HOMEM I. Tão grande é a distância entre Deus e a criatura, que, embora as criaturas racionais lhe devam obediência como ao seu Criador, nunca poderiam fruir nada dele como bemaventurança e recompensa, senão por alguma voluntária condescendência da parte de Deus, a qual foi ele servido significar por meio de um pacto. Referências: Jó 9:32-33; Salmo 113:5-6; Atos 17:24-25; Lucas 17: 10.

IPC

- Interessados pela Palavra de Deus

- Prestando Serviço em Amor

- Cultuando ao Deus vivo

www.ipcanoas.com.br


Domingo, 19 de maio de 2013 – Ano V, Número 228

Informativo - IPC

IPC EM GRAVATAÍ Conforme acordo firmado entre as Igrejas Presbiterianas do Cristo Redentor e Canoas, ficou acertado que uma vez por mês cada Igreja dará assistência ao campo. Portanto, todo quarto domingo do mês, nossa Igreja irá à IP Gravataí. O Culto lá será no próximo domingo às 16h. Saída da IPC às 15h. Contamos com você!

NOVOS MEMBROS DA IPC

SOPÃO NO GUAJU

Se você deseja tornar-se membro da IPC – Igreja Presbiteriana de Canoas, participe da Classe Bases da Fé na Escola dominical com a Profª Cynthia e a partir de hoje, dia 19/05 às 18h com o Rev. Daniel Alves na classe de Catecúmenos. O recebimento dos novos membros dar-se-á no mês de junho 2013. Se você já tomou sua decisão e almeja tornar-se membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, a sua hora está chegando!

No dia 08 de junho de 2013, às 20h teremos um Culto Especial na IPC Guajuviras, onde também estaremos oferecendo um Sopão, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, cobertores, etc. É hora de fazer aquela faxina santa no seu guarda-roupa e separar as suas doações que poderão ser entregues ao irmão Celso (8455-5551). “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” Atos 20:35.

DIA

PREGADOR

DIÁCONOS

BERÇARIO

CORDEIROS

JUNIORES

TEEN

BASES DA FÉ

19 EBD

Rev. Daniel Alves

Erasmo e Françoá

DI

DI

DI

Reinaldo Cynthia

Rev. Daniel

19 Culto

Sem. Everton

Fabiano e Rog. Gill

DI

DI

-

-

-

26 EBD

Rev. Daniel Alves

Flávio e Fabiano

DI

DI

DI

Reinaldo Cynthia

Rev. Daniel

26 Culto

Rev. Daniel Alves

Roney e R. Moura

DI

DI

-

-

-

-

-

ADULTOS

Se não puder estar presente no dia escalado, providencie o substituto e informe ao pastor

IPC

- Interessados pela Palavra de Deus

- Prestando Serviço em Amor

- Cultuando ao Deus vivo

www.ipcanoas.com.br


Domingo, 19 de maio de 2013 – Ano V, Número 228

Informativo - IPC LITURGIA

Tema: Texto: Anotações:

• Prelúdio ADORAMOS AO DEUS QUE NOS ENSINA ATRAVÉS DO SEU ESPÍRITO - Leitura bíblica: João 14:26 - Hino do mês “Adoração à Trindade” nº 8 - Oração A PALAVRA MEDIANTE O ESPÍRITO ESQUADRINHA O NOSSO SER - Leitura bíblica: Salmo 139:1-7 - Leitura uníssona: Hebreus 4:12-13 - Leitura bíblica alternada: João 16:1-15 - Oração Silenciosa (Interlúdio Musical) - Oração - Hino “Santo Espírito” nº 84 LOUVAMOS AO DEUS QUE NOS SELOU COM SEU SANTO ESPÍRITO - Leitura uníssona: Efésios 1:12-14 - Cânticos congregacionais - Oração (saída das crianças) PELO ESPÍRITO A PALAVRA ENCONTRA ABRIGO EM NOSSO SER - Mensagem: Sem. Everton Piovesan SERVIMOS AO DEUS QUE NOS GUIA POR SUA PALAVRA E SEU ESPÍRITO Consagração de Dízimos e Ofertas - Hino “Súplica ao Espírito Santo” nº 81 - Oração Final • Poslúdio

Nossos Contatos Pastor Efetivo: Rev. Daniel Alves da Costa (51) 3059-9578 / 8111-9569 E-mail: pr.daniel_alves@hotmail.com Pastor Aux. Colaborador: Rev. Jedeias Almeida Duarte (11) 2812-6734 / 97017-2142 E-mail: revjedeias@gmail.com Pastor Emérito: Rev. Floyd Eugene Grady In memorian (51) 3501-4522 – Marina (viúva) Vice-Presidente: Pb. Vilmar Diemer de Oliveira (51) 3059-3153 / 9823-1822 E-mail: vilmardiemer@gmail.com Secretário: Pb. Paulo Rodrigues Wanderley (51) 3471-3493 / 9909-7038 E-mail: pauloswander@bol.com.br Secretaria da IPC: Seminarista Everton Piovesan (51) 8202-5581 E-mail: everton@ipcanoas.com.br

Rua 383 - N. S.pela das Graças; (RS) - CEP 92110-040 -Serviço Fone: (51) ipcanoas@ipb.org.br IPCda Figueira, - Interessados PalavraCanoas de Deus - Prestando em3059-9577 Amor - E-mail: - Cultuando ao Deus vivo

www.ipcanoas.com.br


Informativo IPC nº 228