
2 minute read
2. A escrita na Mesopotâmia
Uma das formas conhecidas de escrita mais antigas surgiu entre os sumérios, na região conhecida como Mesopotâmia. Usando placas de argila, um material abundante na região, os funcionários do governo das cidades sumérias eram responsáveis por anotar informações como a quantidade de sacas de grãos armazenadas, de cabeças de gado e os impostos coletados.
Como usavam pequenas peças de madeira em formato de cunha para escrever, sua escrita ficou conhecida como cuneiforme.
Advertisement
Os sumérios reutilizavam algumas placas de argila, umedecendo-as e apagando as informações ali registradas. Quando as marcações deveriam durar por mais tempo, assavam as placas de argila em fornos ou talhavam em pedra, principalmente nos monumentos e nos templos.
No início, os símbolos da escrita suméria eram simples. Gradualmente, os sumérios foram desenvolvendo novas técnicas, e as marcações passaram a ser mais estilizadas.
Escrita cuneiforme suméria em placa de argila do ano de 2400 a.C., aproximadamente. Placa de argila para anotações com escrita cuneiforme do período do Império Acádio, cerca de 2200 a.C.
KIRKON MINASSIAN COLLECTION/LIBRARY OF CONGRESS
COUPERFIELD/SHUTTERSTOCK

Quais informações são encontradas nas placas de escrita cuneiforme?
Na Antiguidade, acreditava-se que a escrita vinha dos deuses. Os gregos pensavam tê-la recebido de Prometeus. Os egípcios, de Tot, o deus do conhecimento. Para os sumérios, a deusa Inanna a havia roubado de Enki, o deus da sabedoria. Mas, à medida que essa visão perdia crédito, passou-se a investigar o que levou civilizações antigas a criar a escrita. Motivos religiosos ou artísticos? Ou teria sido para enviar mensagens a exércitos distantes? [...]
Ela resolveu duas questões ao mesmo tempo. As tábuas de argila adornadas com a primeira escrita abstrata do mundo não haviam sido usadas para escrever poesia ou enviar mensagens a lugares remotos. Foram empregadas para fazer contas e também para elaborar os primeiros contratos.
O que diz o primeiro documento escrito da história. BBC Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-39842626. Acesso em: 6 jun. 2021.
Além de registros de contabilidade, eram muito comuns os registros militares, em razão da proximidade da região com os rios Tigre e Eufrates, cujos territórios eram constantemente disputados.
A escrita suméria foi também adotada por outros povos que ocuparam a região da Mesopotâmia, como os acadianos, os babilônios, os elamitas, os hititas e os assírios.
ESSAM AL-SUDANI/SHUTTERSTOCK
Ruínas da cidade de Uruk no atual Iraque. A construção das muralhas da cidade teria sido construída há 4700 anos e costuma ser atribuída às ordens do lendário rei sumério Gilgamesh.

• A escrita cuneiforme, desenvolvida na Suméria, é uma das mais antigas da humanidade. a) O que levou ao desenvolvimento da escrita na Suméria? b) Como era o suporte utilizado para fazer registros escritos? c) Como os sumérios faziam para reutilizar esses suportes? d) O que os sumérios faziam para preservar os registros por mais tempo?