A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIII

Page 1

Escola Bíblica Dominical

Out. 2022 | Volume 3 | nº 42
16 de outubro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIII

Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIII

Síntese da palavra do presidente

das, dentro do tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares”.

AEscola

Bíblica Do minical do dia 16 de outubro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente do Maanaim de Do mingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pas tores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bí blica Dominical. O assunto está voltado às perguntas formula

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas.

Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. A necessidade nossa, como igreja, é de ouvir e enten der a voz do noivo, Caso contrá rio, vamos ouvir outras vozes. Não há saída. A única saída é a revelação. A voz da razão pode funcionar para muitas coisas,

principalmente para satisfazer a mente. Mas, para nós, o im portante são as figuras que o Senhor colocou na Palavra, as quais têm um sentido proféti co.

Temos que entender que o li vro de Cantares conta a histó ria da Igreja em todos os seus momentos, desde o derrama mento do Espirito Santo, o Pen tecostes, até o último dia dela, que será o arrebatamento.

Já vimos, profeticamente, que o livro está dentro de um tem po, o dia de Deus. O nosso dia é de 24 horas. Poderíamos ten tar comparar com o tempo de Deus. Mas um dia para o Se nhor são como mil anos.

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.” II Pedro 3:8 Então, neste aspecto, vamos ver o amanhecer da Igreja. O tempo vai passando e a Igreja agora vê o nascimento do sol e o seu ocaso. A noite vai che gando. As sombras começam a cair. O dia começa a refrescar. São sinais que estão dentro de um sentido profético. E o Se nhor quer que a Igreja entenda este momento que está viven

16 de outubro de 2022 Out. 2022 | Volume 3 | nº 42 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022
Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIII

do. Estamos vivendo um mo mento que é profético, a pró pria profecia.

A Igreja está experimentan do aquilo que é a essência da vontade de Deus, por meio de Jesus, através de seu Espírito. Deus chamou um povo que Ele escolheu para que dê testemu nho de seu projeto.

O reino de Deus está preserva

do pelo Espírito Santo. Neste aspecto, o que vale para esse reino é o que o Espirito Santo tem para revelar. Fora disso, é outro reino, o da razão, da filo sofia. Razão e filosofia não são pecados, mas nenhum deles leva à vida eterna.

A Igreja de Cristo nasceu para viver do mistério. Quem ope ra isso é o Espírito Santo. É a conversão, o novo nascimento.

Se você volta àquilo que você abandonou, você sai do proje to.

A Igreja Cristã Maranata é uma sigla, um nome, mas o projeto não é dela, é do Espírito Santo. E qual a função dela como igre ja? Saber o que o Espirito Santo quer para o momento que es tamos vivendo. Isso faz parte da relação dela com o projeto de Deus. O livro de Cantares fala da forma pela qual o noivo quer ver a Igreja.

No terceiro capítulo, come çamos ver o momento que a Igreja vive, para esta hora do arrebatamento. Nós vamos ver como ela deve estar preparada, como se deve ouvir a voz do noivo nesta hora. A necessida de é de não errar.

“De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei.” Cantares 3:1 Nessa hora da noite, muitos es tão buscando o Senhor, errada

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 3
Pr. Gedelti Gueiros participando via telefone da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIII

mente. Buscou, mas buscou na cama, deitado, esperando não se sabe o que. As virgens loucas estavam também assim, des cansadas. A figura das virgens loucas não se refere ao mundo, mas àqueles que ouviram a voz do Senhor, foram chamados, mas não estão aguardando o noivo, pois estão sem o óleo na candeia.

O livro de Cantares é uma se quência. Não é uma avaliação pontual de versículos, um aqui e outro ali. Quem impõe a re lação com a Igreja, a noiva, é o próprio Senhor Jesus. Ele vem descrevendo tudo, para mos trar à igreja que Ele está no co mando. O projeto dele é com a sua igreja, a sua noiva que não se esqueceu dele.

E o selo deste amor é o Espírito Santo. O grande amor de Deus é o Espírito Santo. Este amor é a ligação do homem com Deus. Quem une o homem à eter nidade é este amor, o Espírito Santo. Se não entendermos isso, não alcançamos o que é profético.

Quando se abre o livro, vemos as expressões “amor”, “amado”.

“O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.” Canta res 2:16 (grifo nosso)

A Igreja tem ciúmes. Não é um ciúme carnal, mas no desejo de se guardar aquilo que é a pre servação da santidade de Deus, da operação de Jesus. Não há outro noivo. Tudo o que nós te mos é Jesus. Ele tem nos dado tudo.

O Senhor quer, no livro de Can tares, nos levar à uma atmosfe ra de comunhão, de vigilância, por tudo o que Ele fez. A noiva está dizendo: “vem

como os gamos”.

“Antes que refresque o dia e caiam as sombras, volta, ama do meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços so bre os montes de Beter.” Can tares 2:17

É o anseio da noiva: “Vem sal tando sobre os montes. Vem depressa”. A expressão da igre ja é “vem como ao gamo sal tando sobre os montes de Be ter”. Os montes de Beter não estão identificados na topo grafia de Israel. Ninguém sabe onde estão os montes de Beter. Era uma figura gloriosa. Jesus não vem pulando em montes terrenos, mas em lugares al tos. A profecia se elasteceu no sentido de altura e da distância que não é possível se alcançar dentro de uma visão humana. Porque Jesus vem de cima. Os montes de Beter se referem à forma que Ele vem, a velocida de dele, de onde vem o socorro, de onde vem a bênção, o mis tério, a revelação, a salvação.

“Apanhai-me as raposas, as ra posinhas, que fazem mal às vi nhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:15

A raposa grande chupa a uva e destrói a vinha. Mas o perigo não está apenas nisso. Porque a raposa grande é fácil de se pegar. Mas o problema são as raposinhas. O mundo está no pecado, são as raposas. As ra posinhas compreendem tudo aquilo que está circulando nas mídias sociais.

Chegamos à essa hora. O livro de Cantares veio para dizer como o Senhor quer ver a Igre ja. Toda a descrição da Igreja, da sua face, da sua beleza e da sua forma. E, em todo o livro, ela é formosa, formosa como a luz, brilhante como o sol, formi dável como um exército com

bandeiras.

Que o Senhor nos abençoe!

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

Angola

Participação do Grupo de Senhoras, da Igreja em Luanda / Maculusso - Pr. José Eduardo:

Pergunta 1: O noivo (Jesus), a falar para a noiva (igreja).

Pergunta 2: “Pomba minha...”a igreja que vive em comunhão com o Senhor.

“...que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladei ras...” - a igreja que está firma da na rocha, que anda debaixo do esconderijo do altíssimo, conhece o mistério e é guiada pelo Espírito Santo.

Pergunta 3: A noiva atende ao pedido do noivo quando ela vive uma vida em santificação fazendo uso dos meios de gra ça, tendo ousadia de entrar no Santo dos Santos, vigia, teste munha que Jesus está vivo e vai voltar para buscar a igreja fiel.

Pergunta 4: As raposas e ra posinhas representam o pe cado em todas as suas formas - aqueles mais visíveis, mais fáceis de identificar e que são abertamente reprováveis, e aqueles que não são visíveis, as pequenas coisas, mais difíceis de identificar e mais nocivas para o homem, e ambos des troem a comunhão na vida da igreja.

Pergunta 5: Refere-se ao tem po que vivemos, o que antece de o arrebatamento. “...as nos sas vinhas estão em flor.” - fala da igreja com abundância dos dons espirituais, exalando o bom perfume de Cristo, trans bordando a presença do Espíri to Santo (Joel 2:28), preparando a igreja para o arrebatamento.

Pergunta 6: a) Declaração de amor, onde vemos um pacto,

acordo entre o noivo (Jesus) e a noiva (igreja). b) a igreja que vive em santificação, dia após dia, não toma a forma e se dei xa contaminar pelo ambiente onde é apascentada.

Pergunta 7: É o grito da noiva (igreja), “Maranata! Ora vem Se nhor Jesus”. Vem depressa, diz a noiva (igreja), pois anseia es tar com o noivo (Jesus).

Pergunta 8: O 1°Vem (vers.10) é um apelo do noivo para o des pertar da igreja.

O 2° Vem (vers.13) continua a ser um apelo do noivo, mas para a necessidade da igreja se preparae.

O 3° Vem (vers.17) a noiva (igre ja), ataviada, pronta e prepara da, para o arrebatamento, cla ma ao noivo (Jesus), oh vem logo, Jesus!

Pergunta 9: Os dois versículos falam do derramamento do Es pírito Santo e da igreja que tra balha (cheia do Espírito) para o Senhor.

Pergunta 10: A voz do Espírito Santo.

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antonov, da Igreja em Minsk:

Pergunta 1: Noivo

Pergunta 2: “Pomba minha” - a Igreja no amor do Espírito San to e no Seu governo. “Minha” significa pertinência a Cristo. A expressão “...que anda pelas fendas das fendas, no oculto das ladeiras...” fala da posição da Igreja Fiel neste mundo - ela está escondida em Cristo. Por causa que ela não fazer parte do sistema do mundo, ela esta perseguida e numa pequena quantidade se comporta com a religião cristã. Ela é uma pom

ba selvagem que é muito difícil de perceber, o que a distingue dos pombos da cidade, implo rando por comida, sendo de pendente de um homem.

Pergunta 3: A Noiva respon de com a expressão do Noivo “a tua voz é doce, e a tua face, aprazível”. Doçura é dada à voz da Noiva pelo Espírito Santo quando eles chamam juntos “Vem!” Apocalipse 22:17. Um rosto agradável é iluminado pela luz de uma lâmpada acesa e cheia de óleo.

Pergunta 4: “Raposas” e “ra posinhas” falam de pecados que destroem as flores e os fru tos da vinha - dons espirituais e frutos do Espírito na Igreja. Pouco se saber disso. É preci so apanhá-los. A confissão de cada pecado em seu nome li berta e protege as flores e os frutos da vinha. Quando Igreja esta muito próxima ao Senhor, Ele começa Sua obra purifican do e trazendo ao arrependi mento aqueles que permitem pecados (ídolos) em seus co rações. Depois disso, o Senhor pode agir facilmente pelo Es pírito Santo e revelar as coisas ocultas da eternidade.

Pergunta 5: “As nossas vinhas estão em flor” fala do nosso tempo - o tempo da Igreja que vive como Corpo, que se deixa governar pelos dons espirituais.

Pergunta 6: a) “O meu amado é meu, e eu sou dele” - à me dida que nos aproximamos ao momento do arrebatamento, a Igreja se aproxima mais de Je sus, crescendo na idade plena de Cristo e sua natureza é cada vez mais transformada à na tureza de Cristo, à natureza da eternidade. b) Pr. Jesus apas centa entre os lírios, entre os fiéis. Ele anda no meio dos sete

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

castiçais de ouro (igrejas) Ap. 2:1. Se você quer encontrar o Pr. Jesus e ficar com Ele, procure por Ele entre a Igreja fiel, entre Suas ovelhas.

Pergunta 7: O apelo da Espo sa no versículo 17 fala da Igreja fiel de hoje, que está clamando pelo Espírito Santo “Vem!”, que está esperando para encontrar o Noivo Cristo. Só ela entende o valor eterno deste encontro, e só ela se prepara para esse en contro.

Pergunta 8: A primeiro apelo do Noivo versículo 10,11: “passou o inverno, levante-te, vem!” - o frio espiritual termina histori camente no século XVI com o início da Reforma Religiosa. A segundo apelo do Noivo versí culo 13: “as figueiras brotaram, as vides floresceram” - meio do século XX: a formação do esta do de Israel e o surgimento de Igrejas vivendo pelas doutrinas do Corpo de Cristo, o Sangue de Cristo e dons espirituais. O terceiro e último chamado da própria Noiva no versículo 17 “volta!” é o tempo de hoje.

Canadá

Participação do irmão Rafael Siqueira Lopes, da Igreja em Toronto, Pr. Cesário Souza:

Pergunta 1: : Jesus o noivo e quem está falando a sua igreja.

Pergunta 2: As fendas penhas e o lugar onde a igreja fiel se esconde para ouvir a voz do seu salvador. Éramos pombas sel vagens e agora somos ovelhas. Jesus abriu a fissura na cruz do calvário e hoje temos acesso a salvação.

Pergunta 3: E a expressão pelo reconhecimento do amor do Senhor pela sua vida, a segu rança que ela tem no seu sal

vador. A face e aprazível por que a igreja reluz a vida que ela recebeu do Senhor. Moises desceu do monte com seu ros to brilhando e todos puderam ver a presença do Senhor sobre a sua vida. No reluzimos para o Senhor e testemunhamos para o mundo o amor do Senhor.

Pergunta 4: São os pequenos desvios que podemos não ob servar e que vem para roubar a benção da salvação.

Pergunta 5: As vinhas em flor falam do momento profético que vivemos onde antecede a volta do Senhor Jesus.

Pergunta 6: a) Há um pacto mútuo entre o Senhor e a igre ja fiel, (e meu, e eu sou dele). b) Apascentar e o mesmo que cuidar/acompanhar, todo o cui dado do Senhor e para com sua igreja para que ela não se misture. A igreja fiel e cuidada pelo Senhor para se manter no caminho da salvação.

Pergunta 7: A igreja almeja a volta do Senhor Jesus. A igreja não quer viver o momento da tribulação por isso ela clama Vem Senhor Jesus, vem de pressa.

Pergunta 8: 1º Vem: O chama do do Senhor para o homem. 2º Vem: O brotar da figueira, o si nal da volta do Senhor, o servo agora vivendo pelas profecias. 3º Vem: A igreja vivendo pela esperança da gloria e ansiando pela volta do Senhor Jesus. “O Espirito e a esposa dizem vem, Ora Vem o Senhor Jesus.” Apo calipse 22:17

Costa Rica

Participação da irmã Margoth Gutiérrez Jiménez, da Igreja San Luiz de Upala / Alajuela, Pr. Manuel Cortés:

Pergunta 1: Quem fala é o noi vo.

Pergunta 2: a) “Minha pom ba...” - Esta expressão refere-se à Igreja que tem a mente de Cristo, a perspectiva do Espíri to Santo. b) “...buracos na rocha, pontos íngremes...” - Note-se que os pombos selvagens cos tumam viver em rochas, pedre gulhos e locais íngremes; sen do animais não domesticados, é possível associá-los a pessoas que nunca se interessaram pelo evangelho, mas que hoje estão tendo experiências, por que o Espírito Santo está sendo derramado.

Pergunta 3: O noivo pede à igreja que prove sua identida de, com um bom testemunho. Assim como o rosto de Daniel parecia melhor e mais robusto do que os outros por causa do alimento especial que ele tinha (Daniel 1:15), também a Igreja tem a condição de apresentar uma identidade que se desta que, pois seu alimento é fazer a vontade do Pai (João 4:34).

Pergunta 4: Esses animais são uma figura de tudo que vem para estragar a bênção, como o pecado em todas as suas manifestações, algumas mais evidentes que outras (1 Corín tios 15:33-34). Existem até erros, pecados e rebeliões que não percebemos (Salmos 19:10-13); nesse sentido, devemos estar atentos para “caçar” tudo o que possa nos fazer cair da graça, em todo caso somos pecado res e não há como não pecar, mas fiel é Deus que sempre dá a solução (1 Coríntios 10: 12-13).

Pergunta 5: Uma vez que o fruto da videira esteja madu ro, chega a hora da colheita, da mesma forma, quando for a hora certa, a Igreja será arre

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

batada. Assim, a vinha nascen te aponta para a Igreja em um tempo que antecede a volta do Senhor Jesus; Estes são os últi mos detalhes porque a Igreja já está preparada.

Pergunta 6: a) “Meu amado é meu, e eu dele...” A noiva, que é a Igreja, destaca o compromis so com o projeto da Salvação, que é a nova aliança baseada no sangue de Jesus. b) “... Ele pasta entre os lírios.” O Senhor Jesus como Pr. da Igreja (João 10:27), ela se destaca ao invés de nascer.

Pergunta 7: a) “Até o dia raiar, e as sombras fugirem...” Refe re-se ao dia do arrebatamento da Igreja. b) “volta, meu amor”. Note que nos casos anteriores é o noivo que está falando com a noiva; neste terceiro “vem” é a noiva que chama o noivo por que está pronta para o jogo. c) “seja como o veado, ou como o cervo”. A Igreja pede ao noivo para que o encontro nas nu vens chegue rapidamente.

Pergunta 8: 2:10 - Igreja Primi tiva, que se refere ao chamado do Senhor. 2:13 - Tempo das profecias, como estas se cum priram em Israel e na Igreja. 2:17 - Última Igreja, que está pronta.

Pergunta 9: Os textos falam do derramamento do Espírito Santo e da igreja sendo usada em dons espirituais.

Pergunta 10: A voz da rola, que é a Igreja. A voz do Espírito San to.

Equador

Participação da irmã Andrea Perez, Igreja Quito / Pichincha, Pr. Wanderley Cruz:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus) se dirige à Noiva (Igreja). Cânticos 2:14 “Pomba minha, que está

nas cavidades das rochas, nos lugares escondidos dos luga res íngremes, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz; porque doce é a tua voz, e for mosa a tua aparência”.

Pergunta 2: Pessoas que es tavam longe, no escondido (escondido nas ladeiras) e que estão vivendo uma experiência com o Senhor Jesus agora, nes te momento. Ele nos conta so bre as conversões desta última hora “Os pombos selvagens”.

Pergunta 3: Quando a Igreja vive o testemunho da comu nhão com o Espírito Santo e re vela sua beleza, e eleva a Deus o louvor revelado, que agrada ao Senhor.

Pergunta 4: A expressão “ra posas, raposinhas” representa o pecado em todas as suas for mas. Cântico 2:15 “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que despojam as vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”

Pergunta 5: Refere-se ao tem po atual que antecede a volta do Senhor Jesus, Nossas vidas estão em flor: é a Igreja exa lando o perfume dos dons es pirituais. Momento da efusão do Espírito Santo preparando a Igreja para o arrebatamen to. Cântico 2:15 “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que despojam as vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”.

Pergunta 6: Aplicação pro fética de expressões: a) “Meu amado é meu, e eu seu...” fala -nos do compromisso mútuo (aliança) entre o Senhor Jesus e sua Igreja. b) “... Ele se alimenta entre os lírios” nos fala da Igre ja como lírios que crescem no meio da poça, mas não se mis turam com ela. Cantares 2:16 “Meu amado é meu, e eu dele; ele se alimenta entre os lírios.”

Pergunta 7: A noiva (Igreja) anseia pelo retorno do Senhor Jesus, e profetiza sobre este momento desde o início. Era o anseio da Igreja Primitiva que o Senhor Jesus voltasse em breve “Até que o dia amanhe ça, e as sombras fujam”. As ex pressões “ao veado, ou como o cervo” referem-se ao pedido da Noiva (Igreja) para que o Senhor Jesus venha logo. Can tares 2:17 “Até que o dia raia, e as sombras fujam, volta, meu amado; seja como uma cor ça, ou como uma corça sobre os montes de Beter”. Cantares 2:17 “Até que o dia amanheça, e as sombras fujam, volte, meu amado; seja como uma corça, ou como uma corça sobre os montes de Beter.”

Estados Unidos

Participação do irmão Leandro Barroso de Oliveira, Igreja em Houston - Pr. Ronildo Scherrer:

Pergunta 1: O noivo.

Pergunta 2: O noivo fala sobre a igreja. Significa a dependên cia que a igreja tem de Jesus. A igreja não está em evidência. Estamos escondidos em Jesus.

Pergunta 3: O rosto representa nossa identidade. Ele quer ver a luz sobre nós. A voz se refere à oração da igreja, a voz de lou vor e evangelização.

Pergunta 4: Representa o pe cado que estraga a videira. A raposa come as frutas, e as ra posinhas comem as flores.

Pergunta 5: O tempo atual, a preparação para o arrebata mento. As flores referem-se aos Dons Espirituais como profeti zado por Joel.

Pergunta 6: a) “Meu amado é meu, e eu sou dele...” - Amor

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

mútuo e companheirismo. Pertencemos a ele porque ele nos comprou com seu sangue. b) “...Ele apascenta o Seu reba nho entre os lírios...” - Ele cuida de nós na comunhão da igreja. Somos santificados pelo seu sangue. Temos o bom perfume de Cristo. Ele é o pão que nos complementa. Ele é o alimento para nossas almas.

Pergunta 7: O clamor da igre ja pelo arrebatamento. A igreja deseja conhecer o noivo.

Pergunta 8: O primeiro e o se gundo são chamados de des pertar para a igreja buscá-lo. O terceiro é o clamor da igreja; por favor, venha, Jesus, pois es tamos prontos.

Holanda

Participação da irmã Amanda Vicente Guanandy, Igreja em Amsterdã - Pr. Mauricio La deira:

Pergunta 1: Vemos o noivo se dirigindo a sua Amada Igreja.

Pergunta 2: Diz respeito a pes soas que estavam distantes e que agora estão conhecendo e aprendendo do Senhor.

Pergunta 3: Fala-nos da Igreja que tem vivido e aprendido do Senhor. Essa Igreja deseja ouvir a Voz do Espírito, e passa a co nhecer a formosura do Senhor.

Pergunta 4: Nos fala do peca do deletério e de seus resulta dos nocivos.

Pergunta 5: A expressão diz respeito ao momento atual que antecede a gloriosa volta do Senhor Jesus. A Igreja exala o bom perfume dos dons espi rituais.

Pergunta 6: a) Fala do com promisso firme da Noiva com o Noivo. b) A Igreja pode cres

cer no meio da sujeira (Charco) mas ela não se permite mistu rar ou influenciar pela sujidade.

Pergunta 7: Todo o anseio e desejo da Igreja é pela volta do Senhor Jesus. Desde o seu pri mórdia, na Igreja Primitiva, a Igreja anelava para que Jesus voltasse: “Antes que refresque o dia”.

Hungria

Participação da irmã Elci Haas Mello, Igreja em Budapeste, Pr. Ricardo Bravin:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus) está falando com a noiva (igre ja).

Pergunta 2: A pomba se refe re à igreja. A pomba que se es conde nas rochas (o que habita no esconderijo do altíssimo). Em muitos momentos a igreja se escondeu devido a muitas perseguições. Mas chega o mo mento do chamado do Senhor para que a igreja faça ouvir a sua voz.

Pergunta 3: A face fala do tes temunho e da identidade da igreja. Jesus convida a igreja para mostrar seu testemunho e levar uma mensagem. E a voz é doce porque a mensagem da igreja é a mesma do Espíri to Santo. E A mensagem é que Jesus vai voltar.

Pergunta 4: Raposas → Peca do e coisas grandes que são aparentes e gritantes. Todos sabem que é errado. Não faz bem à alma. A igreja precisa es tar vigilante. Raposinhas → São coisas pequenas que às vezes achamos que não tem proble mas. É pequeno. É bonitinho. Conselhos mundanos. Às ve zes pequenos pecados. É uma mensagem de alerta. A raposa como as flores e sem flor não

frutos

Pergunta 5: A vinha é a igreja. As flores falam dos dons do Es pírito Santo. Se há dons, há fru tos do Espírito. Os dons do es pírito são visíveis na igreja que é fiel ao Senhor.

Pergunta 6: a) Fala de uma en trega e um compromisso de ambas as partes. A igreja sabe quem é o dono dela e então ela declara. Ele nos amou primei ro. Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu fi lho unigênito. b) Os lírios falam da santidade. A igreja é Pr.ea da entre os Lírios, não é entre os espinhos. O Senhor Pr.eia a igreja neste mundo e nos dá santidade para o servir.

Pergunta 7: A noiva clama pelo noivo antes que escureça e faça trevas sobre a terra.

A igreja está vivendo esses úl timos momentos e ela clama para que o Senhor Jesus volte para arrebatá-la. “VEM” é a ora ção da igreja.

Pergunta 8: No primeiro e se gundo é o noivo que chama a noiva. Jesus chama a igreja para um momento de intimidade para buscá-lo com os dons Es pirituais, para experimentar os dons frutos do Espírito. No ter ceiro é a noiva chamando pelo noivo Jesus. Para que ele volte para arrebatá-la.

Pergunta 9: Os dois textos fa lam sobre o derramar do Espí rito Santo sobre a terra. A voz da Rola é a voz do E.S. que tem orientado a igreja e tem falado a todos que tem o buscado.

Pergunta 10: A voz da rola fala da voz do Espírito Santo que fala com a igreja.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

Pergunta 1: O noivo o Senhor Jesus.

Pergunta 2: Pomba minha: A igreja como alma remida. Pomba selvagem: Pessoas que estão longe do Senhor no mundo, sem esperança. Mais que nesta última hora tem se achegado no Senhor Jesus vi vendo uma experiência pessoal com os mistérios da sua doutri na estabelecida na igreja.

Pergunta 3: “ mostra a tua face “… O testemunho da igreja” … tua voz e doce …” o louvor reve lado que agrada a Deus. O Se nhor que ver o testemunho da Igreja com a comunhão com o Espírito Santo que revela o lou vor que agrada o nosso Deus.

Pergunta 4: Raposa: represen ta o pecado grande, gritante, visível. Raposinhas: representa o pecado pequeno, passando até despercebido muitas vezes.

Pergunta 5: Momento profé tico que antecede a volta do senhor Jesus. As nossas vinhas em flor: fala da Igreja exalando o perfume dos dons espirituais. Derramar do Espírito Santo preparando a igreja para o ar rebatamento.

Pergunta 6: a) Declaração mú tua de amor entre o senhor Je sus e a igreja. O Espírito Santo e o agente de ligação entre o senhor Jesus e a igreja. Êxodo 19:5. Agora, pois, se diligente mente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha proprie dade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. b) O Senhor Jesus apas

centa entre os lírios, entre a pu reza a santidade, operação do Espírito Santo. Que foram lava dos e remidos.

Pergunta 7: E o grito da Igreja, da noiva Maranata Ora Vem Se nhor Jesus!

A noiva sabe que o momen to está próximo ela aguarda, e diz: vem depressa amado meu. Apocalipse 22:20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certa mente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

Pergunta 8: Cantares 2:10 - O meu amado fala e me diz: Le vanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Cantares 2:13A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exa lam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Nesses dois versículos e o apelo do senhor Jesus para a igreja que é corpo de Cristo para ir ao encontro com o se nhor para arrebata lá. Cantares 2:17 - Até que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, ama do meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços sobre os montes de Beter. É o anseio da Igreja Vem Depressa Amado Meu!

Pergunta 9: O derramar do Es pírito Santo preparando a Igre ja para o arrebatamento. Os dons espirituais derramados sobre a igreja.

Pergunta 10: A voz do Espírito Santo no meio da Igreja.

México

Participação da irmã Rita Pe reira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

Pergunta 1: O Noivo (Senhor Jesus) se dirige a (Igreja). Can tares 2:14.

Pergunta 2: Pessoas que es tavam longe, em oculto, e que estão vivendo uma experiência com o Senhor agora. As conver sões desta última hora.

Pergunta 3: Cantares 2:14.

Quando a Igreja vive o teste munho de comunhão com o Espírito Santo e revela a sua for mosura, e eleva a Deus o louvor revelado.

Pergunta 7: Cantares 2:17. A Noiva (Igreja) anseia a volta do Senhor Jesus. Expressão rela cionada ao período da tarde. É a hora que antecede a noite, ainda há luz, mas é uma hora breve. O sol vai se pôr e as som bras vão cair. A grande reforma religiosa do século XVI é a gran de candeia acesa. A palavra de Deus, que estava acorrentada, é agora aberta ao mundo.

Moçambique

Participação da irmã Adalgisa Milena Alguineiro, da igreja Tete, Pr. Pirajara Freitas: Pergunta 5: Refere-se ao tem po atual, que antecede a volta do Senhor Jesus.

Pergunta 6: a) Compromisso (aliança) mútuo entre o Senhor Jesus e a Sua Igreja. b) A Igre ja como os lírios, que crescem no meio do charco, mas não se misturam com ele.

Rússia

Participação dos irmãos da Igreja em Velikiy Novgorod: Pergunta 1: É Jesus quem fala. Pergunta 2: A igreja está sem pre sob a proteção do Senhor e não é inexpugnável.

Trabalho 39:28 “em lugares inacessíveis”. Salmos 17:3 - “O Senhor é meu refúgio e minha

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022.

fortaleza; meu libertador, meu Deus, é minha rocha; nele con fio; meu escudo, o chifre da mi nha salvação e meu refúgio”.

Pergunta 3: É o desejo proféti co de Deus que a Igreja perma neça em oração em todos os momentos.

Salmos 146:7 - “Cantai um a um cântico de louvor ao Senhor; cantai ao nosso Deus sobre o saltério”.

Pergunta 4: Ladrões de rapo sas que estragam o vinhedo, semeiam discórdia na igreja Pergunta 5: Efésios 4:13 - “Até que todos entremos na unida de da fé e do conhecimento do Filho de Deus, em um homem perfeito, na medida da plenitu de da era de Cristo”;”

Pergunta 6: a) 1 João 2,5-6“Mas quem guarda sua palavra, nele o amor de Deus é verda deiramente perfeito: por isso sabemos que estamos nele. Quem disser que permanece Nele deve fazer o que Ele fez”. A igreja deve fazer Sua vonta de. b) Essa Igreja é a verdadeira Igreja que ouve a voz do Senhor e O segue. João 10:4 - “E quan do ele faz sair suas ovelhas, vai adiante delas; e as ovelhas o se guem, porque conhecem sua voz”.

Pergunta 7: Este é o chamado da Igreja.

Apocalipse 22:17 - “E o Espírito e a noiva dizem: Vinde! E quem ouve, que diga: ‘Venha! Que venha aquele que tem sede, e que aquele que deseja tomar a água da vida livremente”.

Pergunta 8: As duas primeiras chamadas do Esposo para a Noiva, o terceiro o chamado do noivo para o noivo vir o mais rá pido possível.

Pergunta 9: a descida do Espí rito Santo.

Pergunta 10: voz do Espírito Santo.

exalando o perfume dos dons espirituais. Momento do derra mar do Espírito Santo, prepa rando a igreja para o arrebata mento.

Amazonas

Participação da irmã Ronira

Fonseca Lima, Igreja de Manoá, Pr. Raimundo Napoleão Artini Filho:

Pergunta 1: Quem fala é o noi vo.

Pergunta 2: Profeticamente re fere-se as pessoas que estavam longe, em oculto, e que estão vivendo uma experiência com o Senhor agora “... Que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras...” - Simbo liza as conversões desta última hora. “As pombas selvagens”

Pergunta 3: Quando a igreja vive o testemunho de comu nhão com o Espírito Santo e revela a sua formosura, e eleva a Deus o louvor revelado. É o louvor profético, é o louvor que vem da eternidade. O louvor apresentado no espírito é doce ao Senhor.

Pergunta 4: A raposa pode destruir todo o vinhedo. A ra posinha come a flor da videi ra, e assim sendo não tem o fruto. Se nós como Igreja Fiel deixarmos as pequenas coisas (mentirinha, participarmos das coisas do mundo...) entrar em nossas vidas, vamos perder a comunhão com o Senhor, não teremos um bom testemunho.

Pergunta 5: Refere-se ao tem po atual, que antecede a volta do Senhor Jesus. “As nossas vinhas estão em flor”: a igreja

Pergunta 8: 1° Vem: Cantares 2:10 - “ O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga mi nha, formosa minha, e vem.” 2° Vem: Cantares 2:13 - “ A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aro ma: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.” 3° Vem: Cantares 2:17 - “ Antes que re fresque o dia, e caiam as som bras, volta, amado meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao fi lho dos veados sobre os mon tes de Beter.” O primeiro e o segundo “ Vem “ são apelos do Senhor Jesus para a Sua igreja. O terceiro “ Vem “ é uma súpli ca da igreja para que o Senhor Jesus volte logo.

Ceará

Participação da irmã Regiani Bolzan Gonçalves Lobo, Igreja Guara II - QE 40, Pr. Otavio Oliveira De Souza:

Pergunta 1: O noivo. Ele decla ra que o rosto da noiva é de for moso aspecto.

Pergunta 2: Pombas selvagens simbolizam uma igreja que virá na última hora. Elas saem da frieza espiritual. A igreja anda oculta pela perseguição, por causa da descrença dos ho mens.

Pergunta 3: Porque a tua voz é doce

Pergunta 4: Às raposas repre sentam o pecado grande e as raposinhas os pecados peque nos, muitas vezes desapercebi dos. As raposinhas querem es tragar a vinha quando está em flor e impedem os frutos que

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 11
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 16 de outubro de 2022. são os dons espirituais.

Pergunta 5: São os frutos do Espírito Santo. Os dons espiri tuais.

Pergunta 6: a) “O meu amado é meu, e eu sou dele...” - É a de claração mútua do amor entre o noivo e a noiva. b) “...ele apas centa o seu rebanho entre os lírios.” - Ele apascenta entre os lírios, não entre os espinhos.

Pergunta 7: É o grito da igreja em fiel. Vem depressa. Marana ta, ora vem Senhor Jesus.!

Pergunta 8: 1º O chamado do Senhor. verso 10; 2º O chamado do Senhor. verso 13; e 3º O grito da igreja fiel. verso 17.

Maranhão

Participação da irmã Thami res dos Santos Batalha, Igreja Centro / Santa Inês, Pr. Fran cisco Marlon Silva Souza:

Pergunta 1: O noivo (Jesus).

Pergunta 2: A igreja que vive sobre o domínio do Espírito Santo, que não sofreu a in fluência humana (doutrina de homem) caminha na revela ção. Está escondida no sangue de Jesus. Apocalipse 2:20 Igreja infiel.

Pergunta 3: A igreja fiel teste munha da face de Cristo, pois vive em comunhão com Ele; conhece a revelação e sabe que a Sua voz e gera glorificação no meio da igreja. Apocalipse 3:8

Pergunta 4: Raposa profetica mente fala do pecado em to das as suas formas; e as raposi nhas se alimentam das flores e dos frutos impedindo que elas gerem frutos. Cantares 2:15.

Pergunta 5: Refere-se ao tem po atual; e profeticamente fala do derramamento do Espírito

Santo.

Pergunta 6: a) “O meu amado é meu, e eu sou dele...” - Fala da comunhão da igreja com o noivo, compromisso. b) “... Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios...” - É a igreja que está no mundo e não se mistura com ele.

Pergunta 7: É o clamor da igre ja nessas densas trevas para que o noivo venha e a arrebate.

Pergunta 8: O primeiro e o se gundo “vem” é o clamor do noi vo preparando e chamando a noiva, o terceiro “vem” é a igreja que já está pronta clamando a volta do noivo (arrebatamento).

Minas Gerais

Participação da irmã Ana Paula Pereira Barbosa Santos, Igreja Mutum, Pr. Daniel d Sil va:

Pergunta 1: Quem está falan do é o Noivo (Jesus) mostrando seu apreço pela noiva a Igreja

Pergunta 2: O termo “pom ba minha” se refere a Igreja. A Igreja que ora, madruga e jejua e em oculto busca a presença do noivo a todo instante

Pergunta 3: A Noiva (Igreja) en tende ao pedido do noivo (Je sus) quando ela ora ao Senhor com fé; quando louva e glorifi ca o nomo do Senhor com ale gria e gratidão.

Pergunta 4: As raposas repre sentam o mal; o pecado; a in veja; a razão no meio da Igreja que impedem o crescimento e a operação do Espírito Santo em nosso meio. Podemos ver no texto de 1º Coríntios, capítu lo 3 verso 3 “ porque ainda sois carnais. Pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissen sões, não sois, porventura, car

nais e não andais segundo os homens? “

Pergunta 5: “As vinhas estão em flor” se refere a obra do Es pírito Santo no meio da Igreja que cresce a cada dia e floresce no meio de um povo que anda na revelação.

Pergunta 6: a) “ o meu amado é meu, e eu sou dele”. A Igreja que crê no Senho Jesus como seu único e suficiente Salvador. O povo escolhido! Como vemos no livro de Salmos 100 verso 3 “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”. b) “ele apascenta o seu rebanho entre os lírios”. O Senhor como bom Pr. está guardando e cui dando das suas ovelhas (seu povo) como vemos no Salmo 23 versos 2 e 3 “ deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansa mente a águas tranquilas. Re frigera minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.

Pergunta 7: No apelo “o Tercei ro Vem” A noiva (Igreja) anseia pelo grande dia (o Casamento) com o Noivo (Jesus) e clama para que venha encontrá-la (buscá-la) antes que venha so bre o mundo a tribulação; dia de trevas e de dores onde o Es pírito de Deus já terá sido tira do.

Pergunta 8: 1° Vem: O Senhor está dizendo a Igreja: Prepa ra-te, vigia e ora. Não pare na caminhada. 2° Vem: O Senhor está dizendo: O Espírito Santo está sendo derramado, a Obra floresceu e o Bom cheiro de Cristo está no meio da sua Igre ja que já está preparada para sua vinda. 3° Vem: A Igreja está chamando pelo Senhor Jesus. Ela anseia sua volta.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Perguntas da Semana

17 a 23 de outubro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.

Texto base: Cantares Capítulo 2, versos 15 a 17 Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 15, quais os males que as raposas e raposinhas causam às vinhas?

Pergunta 2

Lendo os versos 15 e 16, onde podemos encontrar a advertência de VIGILÂNCIA e a doutrina da COMUNHÃO?

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 16, qual o significado da expres são: “O meu amado é meu, e eu sou dele...”?

Pergunta 4

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 17, qual a aplicação profética do apelo da Noiva (Igreja) ao Noivo (Jesus), na expressão: “Antes que refresque o dia...”?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Perguntas da Semana

a 23 de outubro de 2022

Pergunta 5

Ainda neste verso (17) qual a aplicação profética da expressão: “...e caiam as sombras...”?

Pergunta 6

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 17, qual a aplicação profética da expressão: “...faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”?

Pergunta para CIAs

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 2, versículo 10, quem está falando nas se guintes expressões?

a) “O meu amado fala e me diz...”

b) “Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.”

Pergunta 8

Comparando Cantares, capítulo 2, versículo 10, com o que está es crito em Apocalipse 22:20, identifique as falas do Noivo (Jesus) e da Noiva (Igreja).

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 15
17

Informe Semanal

10 a 16 de outubro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo

Sexta-feira (21h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA)

Rádio 88 FM

Barra Mansa (RJ)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG)

Rádio Mais FM (FM 97,9)

Rádio Luz (FM 97,1)

Rádio SIRT FM (FM 104,5)

Porto Alegre (RS)

Guiné Bissau - África

Tete/Moçambique - África

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África

Rádio Braz USA (AM 1360)

Massachusetts - EUA

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

Sábado (10h)

Domingo (15h30)

Sábado (18h)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Informe Semanal

10 a 16 de outubro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nodomingo, dia 16 de outubro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do Ung. Tiago Lavinas e da jovem Ângela Lino.

Nesta edição, responderam às perguntas, os seguintes ir mãos:

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro José Roberto do Rio de Janeiro/RJ e pela senho ra Jocilea Simão do Rio de Ja neiro/RJ.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Nilton Dutra do Rio de Janeiro/RJ e pela senho ra Sue Lana de São José/SC.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela senhora Beatriz Moletta de Itajaí/SC e pela jovem Keila Finoti do Rio de Janeiro/RJ.

Quarta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Eduardo Odilio de Palhoça/SC e pelo obreiro Cláu dio Galdino de Barra Mansa/RJ.

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Luis Felipe de Vila Velha/ES e pelo obreiro Patrick Teixeira de Caetité/BA.

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo pastor Eduardo Rodrigues de Palhoça/SC e pela jovem Alissa Melo de Águas Lindas de Goiás/GO.

Sétima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela jovem Izabele Vellozo de Macaé/RJ e pela jovem Tatiany Gouveia de Água Branca/PB.

Oitava pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo varão Alexandre Raimun do de Jacareí/SP e pelo jovem Samuel Yan de Chapecó/SC.

Nona pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Rebeca Ferreira de Magé/RJ, pela criança Alice Santos de Serra/ES e pelo ado lescente Gabriel Paulo de João Monlevade/MG.

Décima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela criança Larissa Vieira de Viçosa/MG e pela criança Luna Alves de Ponte Nova/MG.

As transmissões foram realiza das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Informe Semanal

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

Atransmissão

especial para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 16 de outu bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta transmissão foram apre sentados os testemunhos das Igrejas em Carregado, Portugal e Inhanguetá, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Pr. Ronalde Teixeira

Portugal

Igreja em Carregado Amados irmãos, a paz do Se nhor Jesus. Quero deixar aqui o

meu testemunho daquilo que tenho presenciado nas igrejas a dinâmica do estudo da Escola Bíblica Dominical. Tenho visto um despertar nos irmãos pelo interesse em estudar a Palavra. O interesse em compreender aquilo que a Palavra nos tem revelado. Principalmente ago ra nesses últimos dias, quan do temos estudado o livro de Cantares, quando temos visto ali, no primeiro, e agora no se gundo capítulo as doutrinas que balizam a nossa fé. É algo maravilhoso. Vejo que após o término da Escola Bíblica, os irmãos ainda continuam con versando sobre os assuntos, a perguntas, tentando ampliar o entendimento. Isso é extraordi nário! Isso é maravilhoso, quan do o Espírito Santo desperta no nosso meio o interesse pela Pa lavra, porque a nossa vida está balizada na Palavra. Lâmpada para os meus pés é a tua pala vra e luz para o meu caminho.

(Salmo 119:105). Faço ainda um convite para alguém que talvez ainda tenha alguma resistência à Escola Bíblica Dominical, ore ao Senhor para que você acom panhe tudo aquilo que a Escola Bíblica Dominical tem para nos dar. O Senhor abençoe a todos.

Irmã Jordana

Portugal

Jovem na igreja em Carregado Meus irmãos, a paz do Senhor. Para nós a Escola Bíblica tem sido uma bênção, porque é um culto de crescimento espiritual. Um culto de estudo da Palavra de Deus, onde podemos estar ali junto com os irmãos e cada um tem a oportunidade de compartilhar as revelações que alcançou ao longo da semana. Temos tido experiências mara vilhosas com o Senhor, porque o Espírito Santo flui em nosso meio e vai nos direcionando para o que precisamos apren

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 19
10 a 16 de outubro de 2022

Informe Semanal

10 a 16 de outubro de 2022

der naquele momento. Tem sido um momento também de salvação. Irmãos que têm se achegado para estudar a Bíblia conosco. Sem dúvida é uma bênção. Nós saímos da casa do Senhor renovados. Para honra e glória do nome do Senhor na nossa igreja e é um marco tam bém para Portugal.

Obr. Diego

Brasil

Igreja em Inhanguetá, Vitória/ES

Irmãos, a paz do Senhor. Va mos relatar para os irmãos uma experiência vivida pela nossa irmã Iva. Todas as terças -feiras a igreja se reúne no culto de estudos, onde nós trabalha mos as respostas às perguntas que são colocadas na Escola Bíblica Dominical juntamente com a igreja. E no último cul to de estudos que tivemos, a nossa irmã saiu entristecida, com o sentimento de que não voltaria mais a participar dos estudos, pois não estava conse guindo acompanhar as respos tas ás perguntas ali colocadas e ela foi para casa entristecida com esse sentimento. No dia seguinte ela assistia o culto da igreja no Canal Oficial do You Tube e o pastor que estava à frente ali falava exatamente acerca daquilo que a irmã esta va vivendo, por sentir que não estava conseguindo acompa nhar aquilo que estava sendo trazido para a igreja. O pastor falou ainda em determinado momento que o importante para o Senhor dera o desejo da irmã de estar participando, de realizar a Obra, a fé que foi gera da no seu coração. E nesse mo mento que a irmã ouviu aquilo que o pastor estava falando ali, a irmã se quebrantou pelo cui dado, o amor do Senhor pela

sua vida. Pela resposta imedia ta que o Senhor deu para a sua vida. E o nome do Senhor ali foi glorificado. Esta é uma das experiências que o Senhor nos tem dado na igreja aqui em Inhanguetá relacionado ao tra balho e aos estudos da Escola Bíblica Dominical e também dos cultos transmitidos através do canal do YouTube.

Irmã Lucas

Brasil

Igreja em Inhanguetá, Vitória/ES

O Lucas é recém-chegado na Obra e vindo de outra igreja, na qual estava como pastor.

A paz do Senhor irmãos. Faz 3 meses que estou nesta Obra e estou amando muito e como alguém vindo de outros minis térios, uma das coisas que es tou mais amando é o estudo da Palavra de Deus, da Esco la Bíblica Dominical da Igreja Cristã Maranata. Uma das coi sas que eu tenho observado é que o assunto da Escola Bíblica Dominical, na Igreja Maranata aponta sempre para a vinda do Senhor e que nós como igreja devemos estar preparados para a volta do Senhor Jesus. E mui tos ministérios lá fora não estão vendo isso, porque estão preo cupados apenas com as coisas terrenas para esta vida presen te. Porém na Igreja Cristã Mara nata eu tenho aprendido muito a viver o profético, a vinda do Senhor Jesus. E por isso pode mos dizer sempre Maranata, ora vem Senhor Jesus.

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Pr. Nairon Robson Pimentel

Estados Unidos

Igreja em Newark-NJ

Alguns minutos antes da reu nião pelo zoom com a igreja, a fim de buscarmos as respostas das perguntas, uma interme diária falou ao seu pai: “pai que ro gravar a minha contribuição para Escola Bíblica Dominical agora.” O seu pai prontamen te gravou a sua resposta para a pergunta desta semana. Ao amanhecer, ela acordou para ir à escola e disse: “pai eu estou feliz hoje porque eu creio no céu não haverá mais escola, so mente haverá a Escola Bíblica Dominical.

Irmão Elton Silveira Dias Brasil

Igreja de Céu Azul, Valparaízo/GO

Durante a aula da Escola Bíbli ca Dominical ministrada pela professora de intermediários, ao anunciar que o Espírito San to está em nosso meio, fala conosco e nos batiza. Imedia tamente dois intermediários foram batizados pelo Espírito Santo. Após a aula ao consulta rem a Palavra para confirmar o batismo, os textos foram sobre o Espírito Santo trazendo assim uma experiência maravilhosa as classes da igreja.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022

Assistência 0800

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID

08 a 14 de outubro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Motivo %

Espiritual 38,08

Enfermidade 20,04

Outros 14,25

Familiares 13,36

Vida Secular 6,24

Conjugal 3,34

Profissional 1,56

Sentimental 1,56

Livramento 1,11

Litígio Justiça 0,45

Total Geral 100

1,56% 1,56% 1,11%

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

Brasil

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re

Período de apuração: 08 a 14/10/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Exterior

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 21
horas
Curados Enfermos Total 4.710 1.632
Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 14/10/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 38,08% 20,04% 14,25% 13,36% 6,24% 3,34%
0,45% Espiritual Enfermidade Outros Familiares Vida Secular Conjugal Profissional Sentimental Livramento Litígio Justiça

Agenda da Semana

17 a 23 de outubro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias

Horário: 20h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 21/10 (Sexta-feira)

Horário: 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical

Data: 23/10 (Domingo)

Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Data: 23/10 (Domingo)

Horário: 12h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: 23/10 (Domingo)

Horário: 15h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 16 OUT. 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.