Escola Bíblica Dominical
15 de janeiro de 2023
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXII

15 de janeiro de 2023
AEscola Bíblica Dominical do dia 15 de janeiro de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente do Maanaim de Domingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.
Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa: Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a Igreja e seus mistérios, profeti-
zados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor.
A Igreja que será arrebatada é corpo. É preciso entender isso, nesta hora. Estamos estudando o livro de Cantares para alcançarmos o entendimento de uma palavra revelada e absorvermos um alimento espiritual, necessário para esta última
hora.
Estamos vivendo um momento difícil. Por isso, é preciso cuidar da vida eterna. Não existe coincidência, mas revelação. O que foi profetizado há mais de três mil anos no livro de Cantares, estamos recebendo aqui. A igreja é o centro de toda a mensagem profética. Quando ela vive esta mensagem profética, a Igreja continua profetizando.
Cristianismo não precisa de revelação, de salvação, nem do Espírito Santo. Cristianismo pode usar filosofia, teologia, porque fala de uma fé científica ou ideológica. Deus tem feito algo diferente conosco, porque entendemos que revelação não é letra.
Jesus contou várias parábolas. Mas as parábolas que Jesus contou não eram para aquele tempo. O próprio Senhor Jesus disse:
“Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo
está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure.” Mateus 13:15
Ele disse que ninguém iria entender, porque não era para aquele tempo. Os religiosos não entenderiam nunca porque estavam na razão. Os discípulos também não entenderam porque não tinham ainda recebido o Espírito Santo. Mas tudo isso seria para a Igreja.
Quando Jesus fala do grão de mostarda, vamos ver como ele nasce, como ele morre. E precisamos entender qual a aplicação disso para a nossa vida, para a vida da igreja.
Lendo Cantares, capítulo 4, verso 16, na expressão “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul: assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas…”, identifique o significado profético de cada expressão:
a. “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul…”. b. “…assopra no meu jardim…”.
c. “…para que se derramem os seus aromas…”
Resposta:
a. O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel.
b. O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo (flores - dons espirituais).
c. Os aromas resultantes dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da igreja.
“Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul: assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas: ah! se viesse o meu amado para o seu jardim,
e comesse os seus frutos excelentes!” Cantares 4:16
O Espírito Santo está soprando. O vento poliniza. O Espírito Santo sopra de todos os lados, porque o jardim é o centro do projeto de Deus. O vento sopra, poliniza, e gera o aroma. Dentre em pouco, os frutos crescem. O que Jesus em buscar são os frutos. Quais são eles? Os frutos do Espírito.
É preciso conhecer e aplicar o conteúdo profético que está descrito no livro de Cantares. De que adianta pregar um conteúdo exclusivamente moral da Palavra, sendo o fundamental é o profético.
A Igreja infiel vai ficar para a grande tribulação. Quando o Espírito Santo for retirado, a Igreja Fiel irá junto. As grandes dores virão na grande tribulação. Hoje, estamos vendo os sinais de tudo aquilo que o mundo vai passar. É o princípio das dores.
Jesus quer ser revelar até a última hora, porque é o noivo. Ele quer, de perto, conhecer a Igreja. Ele quer ver uma igreja perfumada, com o bom cheiro. Ele quer um povo simples e equilibrado, servindo a Ele de
coração.
Agora é a hora que o vento está soprando no jardim. O jardim mostra a composição de Jesus com a Igreja. É um conjunto. A beleza que a revelação nos traz é de se entender como as coisas funcionam entre Jesus e a Igreja. Hoje, estamos recebendo um benefício de um vento que sopra de todos os lados. São os benefícios da cura, da li-
bertação, que o Espírito Santo tem trazido, porque está soprando no jardim.
O mundo está vivendo de emoção, envolvido em uma turbulência que tem ocorrido com uma grande velocidade. Mas a bênção é que estamos no jardim, com os recursos da graça. Temos tudo neste jardim.
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
Participação dos Obreiros do Grupo 1, da igreja em Luanda Makulusso, Pr. José Eduardo:
Pergunta 1: O Noivo.
Pergunta 2: Fala-nos da diversidade dos ministérios e serviços na igreja, mas todos sobre o governo do Espírito Santo
Pergunta 3: Fonte dos jardins - toda a necessidade da igreja é suprida na comunhão do corpo de Cristo. Poço das águas vivas - manifestação do Espírito Santo no corpo. Que correm do Líbano - o projeto da graça na igreja gentílica.
Pergunta 4: Levanta-te vento norte e vem tu vento sul - derramar do Espírito Santo sobre todo mundo. Assopra no meu jardim - fala-nos da operação do Espírito Santo no meio da igreja. Para que se derramem os seus aromas - fala-nos dos resultados da operação do Espírito Santo na igreja fruto do Espírito e dons espirituais.
Pergunta 5: vida eterna salvação.
Pergunta 6: é o grito da igreja Maranata ora vem Senhor Jesus.
Pergunta 7: os dois.
Pergunta 8: a noiva fiel é identificada pelos seus frutos, ou seja, por aquilo que faz não por aquilo que diz fazer.
Pergunta 9: Jesus é a nossa fonte e é o nosso Poço de águas vivas.
Participação da irmã Aline Godinho Sette da Igreja em Sydney - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: O Noivo, Jesus.
Pergunta 2: São recursos do Espírito Santo para edificação da Igreja.
Pergunta 3: a) A Igreja fiel é a única fonte porque é o corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo. b) A Igreja cheia do Espírito Santo. c) Se refere a igreja gentílica, Igreja fiel, onde correm as águas vivas que jorram para a eternidade.
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja fiel. b) O jardim é a Igreja que pertence ao Noivo e que vive sob a operação do Espírito Santo (Dons Espirituais). c) São os resultados dos Dons Espirituais, a operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 5: O mal cheiro do pecado é tirado da igreja e ela exala o bom cheiro de Cristo.
Pergunta 6: O desejo da Igreja é ser batizada com Espírito Santo e assim estar preparada para o seu arrebatamento, e que seu amado venha colher os frutos que são resultados da operação do Espírito Santo.
Pergunta 7: O Noivo, Jesus e a Noiva, a Igreja estão no jardim pois são um só corpo. A Igreja vive em plena comunhão com o Senhor Jesus através da operação Espírito Santo.
Pergunta 8: A Igreja identifica pelas características que agradam ao Noivo Jesus fornecidas pelas operações do Espírito Santo pois estas operações a fazem ser espiritualmente bela, também o seu desejo é pela vinda de Jesus (Maranata), para que Ele venha colher os seus frutos.
Participação do Pr. Cesário Sousa, da Igreja em Toronto:
Pergunta 1: O Noivo.
Pergunta 2: São todos ligados aos recursos do Espírito Santo. Tudo que o Espírito Santo traz como benefício para a igreja fiel que é o corpo de Cristo.
Pergunta 3: a) A igreja fiel e a única que deixa fluir a fonte que vem de Cristo que transbordam no meio da igreja. b) A igreja fiel que e cheia do Espirito Santo. c) Na igreja gentílica que veio de longe e onde correm as águas vivas que jorram para a vida eterna.
Pergunta 4: a) A igreja pedindo por uma operação completa do Espírito Santo em sua vida, por todos os lados. b) A invocação da igreja pela presença do Espírito Santo no seu meio. c) Com a presença do Espírito Santo tudo e suave, tudo cheira bem, o aroma traz paz, gozo, alegria e toda a sorte de bençãos para a igreja fiel.
Pergunta 5: A igreja fiel se santifica e por isso se torna destacada do cristianismo falido que está no mundo.
Pergunta 6: A igreja fiel tem o desejo contínuo de ser batizada com o Espírito Santo.
Pergunta 7: O noivo junto com a noiva estão no jardim pois são um só corpo.
Pergunta 8: A igreja fiel anseia pela volta do Senhor Jesus seu Salvador. Maranata!
Participação do irmão Hilário Vallejo, da igreja em San Luis Upala, Pr. Manuel Ángel Cortés Villalobos:
Pergunta 1: Quem fala é o noivo, que é uma figura de Jesus.
Pergunta 2: As especiarias aro-
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
máticas são figura das diversas manifestações do Espírito Santo na vida dos seus servos. Como membros do Corpo de Cristo, todos temos um papel, não necessariamente o mesmo, mas igualmente importante. Independente da função que tenhamos, assim como o incenso deve ser queimado, nosso serviço deve ser gerado pelo fogo do Espírito Santo.
Pergunta 3: a) “Fonte dos jardins” - aponta para os dons e frutos do Espírito Santo, observados em 1 Coríntios 12:1213 e Gálatas 5:22-23, respectivamente. b) “Poço de águas vivas” - aponta para o Espírito Santo, que habita no coração daqueles que lhe obedecem, conforme o texto da samaritana, em João 4:13-14. c) “Que correm do Líbano” - aponta para uma Igreja Gentia, cujas raízes são estranhas a Israel.
Pergunta 4: a) “ Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul…” - o vento é uma figura do Espírito Santo, conforme descrito no Pentecostes, em Atos 2:1-4.
b) “Sopra no meu jardim” - no mesmo sentido da frase anterior, mas com ênfase no local de atuação. O Espírito Santo trabalha preparando a Igreja para o encontro com o esposo, assim como no texto de Gênesis 24:4,37-38,51,56,58 e 66.
c) “liberar seus aromas” - depois que o Espírito Santo opera na Igreja, ela gera frutos. Os bons aromas são figura destes frutos e de toda a obra da Igreja, gerada pelo próprio Espírito Santo, agradável a Deus.
Pergunta 5: Assim como Isaque reconheceu o cheiro do campo, em Gênesis 27:27, que era o cheiro de seu primogê-
nito, mas a voz era de Jacó, a quem não pertencia a bênção, assim também o Espírito Santo tira o nosso cheiro, que certamente é um cheiro de pecado, e coloca um cheiro agradável diante do Pai, para que possamos ser ouvidos. O resultado da operação do Espírito Santo é o perfume de Cristo, citado em 2 Coríntios 2:15.
Pergunta 6: É o desejo profético da Igreja, fruto da operação do Espírito Santo, conforme citado em Apocalipse 22:17.
Pergunta 7: Inquestionavelmente é a Igreja que está presente no jardim. O noivo também está presente, e isso pode ser justificado pelo texto de Mateus 18:20, que se refere à Ceia, e também pode ser visto no texto de Apocalipse 1:12-13,20, que aponta para a presença de Cristo em toda a existência da Igreja.
Pergunta 8: O noivo descreve uma Igreja que será herdeira para a eternidade. O versículo 16 resume o desejo da Igreja de ser arrebatada.
Pergunta 9: Quem bebe do Espírito Santo entra no tempo de Deus, e está preparado para a eternidade.
Participação do irmão Eldinei Rodrigues de Sousa, Igreja em Milford, Pr. Cleidson Pereira:
Pergunta 1: O noivo.
Pergunta 2: Manifestação do Espírito Santo na igreja. Cada ministério é diferente, quando se fala da resina, mostra a característica de cada ministério. O Espírito Santo manifesta na igreja de diversas maneiras, cada um tem uma função, mas todos governados pelo cabeça
que é Cristo, usados pelo Espírito Santo. A resina é um mistério de Deus, cada árvore tem um cheiro, um rosto e perfume, nós somos essas árvores, cada um com sua particularidade.
Pergunta 3: a) o jardim não tem vida sem água, e a igreja tem essa fonte que é Jesus. Fonte é um manancial, que jorrará água pra vida eterna e nós somos este jardim, que exalamos o bom cheiro de Cristo. b) pode existir vários poços de água, mas a igreja bebe da água do poço que salta para a vida eterna. Quando falamos fonte, é uma água corrente, o poço é algo cheio, a igreja cheia do Espírito Santo. c) representa a igreja gentílica que somos nós, que fomos resgatados pelo Senhor.
Pergunta 4: a) o sopro do Espírito Santo. b) o jardim fala da igreja e as flores dos dons espirituais. c) os aromas resultam dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo.
Pergunta 5: igreja cheia do Espírito Santo, que não se deixa enganar, pois tem o Espírito Santo para dirigir a nossa vida. Operação do Espírito Santo, que nós faz distinguir do Cristianismo que está aí fora, que segue apenas sua própria razão, não traz benefício, mas nós temos o benefício de ter o derramamento do Espírito Santo no meio da igreja.
Pergunta 6: fala sobre o arrebatamento da igreja fiel que tem os frutos excelentes, o noivo vai colher estes frutos. É também o desejo da igreja de ser visitada pelo Senhor, os frutos excelentes são gratidão, fé, fidelidade, renovo. Os frutos são para a eternidade.
Pergunta 7: sendo Cristo o ca-
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
Jesus e a ação do Espírito Santo.
Pergunta 8: Nesse capítulo 4 fala da igreja que o senhor Jesus quer ver quando vier arrebatá-la. O Senhor Jesus detalha as características da igreja que será arrebata sem mancha e sem mácula. O anseio da Igreja e que o Senhor Jesus venha colher os frutos. E volte logo para busca lá! Maranata ora vem Senhor Jesus!
Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Pergunta 1: O Noivo (Senhor Jesus). Cantares 4:14.
Pergunta 2: São todos os recursos do Espírito Santo, para a edificação da Igreja, consolando, aliviando, trazendo benefícios. Arvores de incenso: súplica, clamor, intercessão, adoração. A mirra: sofrimento nas lutas e provas. Aloés: perfume, louvor, glorificação. Recursos que nos levam a “…um caminho ainda mais excelente.
Pergunta 3: a) A Igreja Fiel: a única fonte, porque é o Corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo, tornando os jardins floridos (Dons Espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo. c) Na igreja gentílica correm as águas vivas: revelações do Espírito Santo. Cantares 4:15 - “És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel. b) O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo (flores - dons espirituais). c) Os aromas resultantes dos
dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da Igreja. Cantares 4:16 - “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul: assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas: ah! se viesse o meu amado para o seu jardim, e comesse os seus frutos excelentes!”
Participação dos irmãos da Igreja em Maputo, Pr. Oscar Alguineiro:
Pergunta 1: Lendo Cantares, capítulo 4, verso 14, quem está é o Noivo (Jesus).
Pergunta 2: São todos os recursos do Espírito Santo, para a edificação da Igreja, consolando, aliviando, trazendo benefícios. Árvores de incenso: súplica, clamor, intercessão, adoração. A mirra: sofrimento nas lutas e provas. Aloés: perfume, louvor, glorificação. São recursos que nos levam a um caminho de comunhão com o Senhor.
Pergunta 3: a) A Igreja Fiel: a única fonte, porque é o Corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo, tornando os jardins floridos (Dons Espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo. c) Na igreja gentílica correm as águas vivas: revelações do Espírito Santo.
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel. b) O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo (flores - dons espirituais). c) Os aromas resultantes dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 5: O mau cheiro do
pecado é tirado do meio da Igreja e ela exala o bom cheiro de Cristo. Ela se destaca do cristianismo pela operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 6: Desejo do servo é que o Senhor volte. Arrebatamento da igreja, temos que nos santificar, ser batizado com o Espírito Santo, estar preparados para quando Jesus voltar. Ele virá colher os frutos que são os resultados dos dons espirituais.
Pergunta 7: O Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja) estão no jardim, pois são um só Corpo. A Igreja vive em plena comunhão com o Senhor Jesus, pela operação do Espírito Santo.
Pergunta 8: No Capítulo 4, o Noivo (Jesus) ressalta as características de uma Igreja que será arrebatada. E, quanto mais a Noiva (Igreja) se identifica com as características que agradam ao Noivo (Jesus), mas ela anseia pela Sua vinda (Maranata). O desejo da Igreja é que Ele venha colher os frutos.
Participação do irmão Marcelo Luiz do Nascimento, Igreja em Carregado, Pr. Ronalde Teixeira:
Pergunta 1: O noivo (Jesus).
Pergunta 2: Profeticamente nos fala de todas as operações do Espírito Santo no meio da igreja para edificar, consolar, aliviar e preservar o Corpo de Cristo (igreja). A mirra nos fala do sofrimento em meio as lutas e provações que a igreja passa enquanto ainda está neste mundo. Mas mesmo em meio às lutas ela expressa o seu louvor, a sua adoração e exala o bom cheiro de Cristo anun-
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
ciando a sua volta.
Pergunta 3: a)”…a fonte dos jardins…” - a igreja fiel é esta única fonte de onde sai água viva para saciar a sede da alma. b)”… poço das águas vivas…” - fala da presença maravilhosa do Senhor Jesus no meio da igreja através do seu Espírito Santo. A igreja anseia todos os dias por sentir a presença do seu Salvador. Uma igreja que alcança salvação através da comunhão com o cabeça que é Cristo. c)”… que correm do Líbano!” - é a salvação no meio da igreja gentílica em Cristo Jesus. A igreja evangeliza e vidas estão sendo alcançadas por todas as partes do mundo. O Espírito Santo revela os mistérios da eternidade, a igreja obedece e é vitoriosa.
Pergunta 4: a) “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul…” - O próprio Senhor Jesus quem convida o Espírito Santo a intensificar suas operações no meio da igreja, em todas as partes do mundo (de norte a sul). O Espírito Santo sendo derramado sem medida. b) “…assopra no meu jardim” - porque o noivo bem sabe do quanto a sua noiva necessita desta operação neste momento profético tão difícil para a caminhada da igreja. As lutas se intensificam, mas em contrapartida também se intensificam as operações do Espírito Santo no nosso meio para que a igreja possa suportar. c) “… para que se derramem os seus aromas…” - quando o vento do Espírito Santo assopra sobre a igreja é uma bênção porque ele espalha no meio da igreja toda sorte de operações, curas, libertações, fortalecimento, dons espirituais e diversas outras operações que traz paz, renovo e encorajamento na ca-
minhada da igreja.
Pergunta 5: A igreja cheia do Espírito Santo desfruta de uma diversidade de benefícios tão necessários no nosso meio, como cura, libertação, fortalecimento, encorajamento, preservação, dons espirituais, salvação e todos os demais frutos do Espírito Santo que são gerados em uma igreja que ouve e obedece a voz do seu Senhor e Salvador: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Pergunta 6: Profeticamente expressa o grande anseio da igreja pelo arrebatamento, onde o Senhor Jesus descerá ao seu jardim para colher os frutos gerados através do preço que ele pagou na cruz do Calvário. Estes frutos aqui é a igreja que vai ser colhida, tirada deste mundo e levada para a eternidade para estar para sempre com o Senhor Jesus que a comprou por um alto preço.
Pergunta 7: Quem está no jardim é a noiva (igreja) que está sendo preparada e adornada pelo Espírito Santo para encontrar em breve com o noivo (Jesus). Ela anseia por este momento.
Pergunta 8: No cap 4 o noivo (Jesus) expressa características da sua noiva amada, a igreja que está aguardando o arrebatamento. A igreja anseia pela vinda do Senhor Jesus para colher os frutos (arrebatamento).
Participação dos irmãos da Igreja de Veliky Novgorod: Pergunta 1: O Esposo (Jesus) fala.
Pergunta 2: A igreja está cheia dos dons do Espírito Santo, o Esposo (Jesus) gosta que a noiva flua nos dons do Espírito Santo. Cheio das manifestações dos dons do Espírito Santo, e chega ao ministério.
Pergunta 3: Efésios 2:8 - “Porque por graça fostes salvos pela fé, e estas coisas não são de vós, o dom de Deus:” a) Graça. b) João 7:38 - “Quem acreditar em mim, como diz a Escritura, de seu ventre correrão rios de água viva”. A manifestação do Espírito Santo. c) João 1:12“Mas aos que O receberam, aos que creem em Seu nome, Ele deu autoridade para se tornarem filhos de Deus”. Correntes do Líbano.
Pergunta 4: Isaías 53:11 - “Pela proeza de sua alma ele olhará com contentamento; pelo seu conhecimento ele, meu servo justo, justificará a muitos e suportará seus pecados”. Este é o sacrifício de sangue de Cristo. A tribulação e o sacrifício do sangue expiatório de Cristo.
Pergunta 5: 1 João 2:27 - “Mas a unção que dele recebestes permanece em vós...”
Pergunta 6: Hebreus 6:5 - “E aqueles que provaram a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura”. A igreja provou a boa palavra de Deus.
Pergunta 7: A noiva (a Igreja) chama o Esposo (Jesus) para o jardim. 1 Coríntios 1:6/7 - “Porque o testemunho de Cristo foi estabelecido em vós - para que não tenhais falta de nenhum dom, esperando o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1 Coríntios 1:6/7 - “Porque o testemunho de Cristo foi estabelecido em vós - para que não tenhais falta de nenhum dom, esperando o aparecimento de
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
nosso Senhor Jesus Cristo”.
Pergunta 8: Hebreus 3:14“Porque fomos feitos participantes de Cristo, se apenas mantivermos a vida que começamos firmemente até o fim”.
Participação dos irmãos da Igreja de Guayabita, Pr. Rufino Mellado:
Pergunta 1: O esposo (Jesus). Cantares 4:14 - “Nardo, açafrão, cálamo e canela, com todos os tipos de árvores de incenso, mirra e aloés, com todas as principais especiarias.”
Pergunta 2: São todos recursos do Espírito Santo, para a edificação da Igreja, consolando, aliviando, beneficiando. Árvores de incenso: súplica, choro, intercessão, adoração. Mirra: sofrimento em lutas e provações. Aloés: perfume, louvor, glorificação. Recursos que nos levam a “…um caminho ainda mais excelente.”
Pergunta 3: a) À Igreja Fiel: a única fonte, porque é o Corpo de Cristo e dele brotam as águas do Espírito Santo, virando os jardins floridos (Dons Espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo. c) Na igreja gentia corremos águas vivas: revelações do Espírito Santo. Cantares 4:15 - “É uma fonte de dois jardins, poucas das águas vivas, que correm do Líbano!”
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel.
B) O Jardim é uma Igreja, que pertence ao Noivo e que tem o funcionamento do Espírito Santo (flores - dons espirituais). c) Os aromas resultantes de dois dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio
da Igreja. Cantares 4:16 - “Levanta-te, vento norte, e vê-te, vento sul: assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas.”
Pergunta 5: O fedor do pecado é retirado do meio da Igreja e dela emana o bom cheiro de Cristo. Ela se destaca do cristianismo, pela operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 6: Esse é o desejo da Igreja ser batizada com o Espírito Santo e assim estar preparada para o seu arrebatamento e o seu desejo é que o Senhor colha os frutos que são frutos dos dons espirituais.
Pergunta 7: A noiva chamando o Senhor Jesus
Pergunta 8: O noivo descreve as características da noiva
Pergunta 9: Encher-se do Espírito Santo.
rito Santo na direção da Igreja Fiel. b) O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo. c) Os aromas resultantes dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 5: O mau cheiro do pecado é tirado do meio da Igreja e ela exala o bom cheiro de Cristo.
Pergunta 6: O desejo da Igreja de ser batizada com o Espírito Santo e, assim, estar preparada para o arrebatamento.
Pergunta 7: O Noivo e a Noiva.
Pergunta 8: No capítulo 4, O Noivo ressalta as características de uma Igreja que será arrebatada.
Pergunta 9: A Igreja Fiel, cheia do Espírito Santo, aceitou o Dom de Deus e bebeu da água que o Senhor Jesus ofereceu, que é o Espírito Santo.
Participação do irmão Filipe Sales Trece, Igreja Aldeota, Pr. André Luiz de Lima Torres: Pergunta 1: O Noivo.
Pergunta 2: São todos os recursos do Espírito Santo, para edificação da igreja, consolando, trazendo benefícios.
Pergunta 3: a) A Igreja Fiel: a única fonte, porque é corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo, tornando os jardins floridos (dons espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo. c) Na Igreja gentílica correm as águas vivas: revelações do Espírito Santo.
Pergunta 4: a) O sopro do Espí-
Participação da irmã Lia Mariza Pavan de Souza, Igreja de Vila Nova, Pr. Evandro dos Santos Brito:
Pergunta 1: O noivo.
Pergunta 2: As especiarias que curam, acalmam, trazem benefícios ao corpo, são os recursos do Espírito Santo. Arvores de incenso, são as súplicas, clamor, a adoração. A mirra uma planta pisada para exalar seu perfume, fala do sofrimento, as lutas, perseguições. Aloés, um perfume agradável, a glorificação.
Pergunta 3: a) A igreja fiel é a única fonte onde brotam águas do Espírito Santo. b) A igreja cheia do Espírito Santo. c) A igreja gentílica vive das correntes de águas vivas.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
Pergunta 4: a) A igreja fiel sustentada pelo sopro do Espírito Santo. b) A igreja fiel é o jardim selado que recebe o a direção do Espírito Santo. c) Os perfumes, os aromas que tornam a igreja agradável é o resultado da operação do Espírito Santo.
Pergunta 5: O pecado que exala mau cheiro é retirado do meio da igreja, para que haja a manifestação do Espírito Santo.
Pergunta 6: O desejo de que o amado venha ao jardim para haja o derramar do Espírito Santo.
Pergunta 7: Em plena comunhão Cristo e a igreja, num só corpo.
Pergunta 8: O Senhor o noivo, enfatiza as qualidades da sua noiva que será arrebatada.
Pergunta 9: A noiva, cheia do Espírito Santo, que bebeu da água da viva que o seu amado lhe deu e por isso, nasce uma fonte que jorra para a eternidade.
Participação do irmão Valderli Romano Cordeiro, Igreja Mãe do Rio, Pr. Aranilson Rodrigues dos Reis:
Pergunta 1: O noivo (Jesus).
Pergunta 2: São todos os recursos do Espírito Santo, fazendo o bom uso dos recursos da graça podemos permanecer na presença do Senhor. Para a igreja está em um corpo sadio ela tem que esta munida dessas especiarias, meios de graça, ninguém faz o que quer, existe um governo, autoridade de Deus sobre a igreja, obediência. Quando Deus revelou esses elementos para serem usados no culto, não podia trazer
nenhum elemento estranho, nada de fora, Deus tem tudo preparado para a igreja. Esses recursos que nos levam a “…um caminho ainda mais excelente.“
Pergunta 3: a) A Igreja Fiel: a única fonte, porque é o Corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo, tornando os jardins floridos (Dons Espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo, com a palavra revelada. Jesus na vida da igreja. c) Líbano é a igreja gentílica, revelações do Espírito Santo. Foi resgatada de fora para dentro, revelação.
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel. Poder que vem da boca de Deus, vento do Espírito Santo. Vento Norte vem do alto, vento sul traz refrigério. b) O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo (flores - dons espirituais). c) os aromas resultantes dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da Igreja. Profeticamente para glorificação da igreja, edificação, direção. A Igreja clama nesse verso pela operação do ES, para alcançar aqueles que estão fora. Serve de testemunho para o mundo.
Pergunta 5: Afasta o pecado do meio da igreja, o bom cheiro de cristo é exalado. O Espírito Santo santifica a igreja para o arrebatamento. Não é o cheiro do homem que é o pecado, mas no jardim exala o cheiro das flores o bom cheiro que é a operação do Espírito Santo. Igreja com bom cheiro, levanta, cura, restaura, testemunha, salva.
Pergunta 6: Desejo do servo é que o Senhor volte. Arrebatamento da igreja, temos
que nos santificar, ser batizado com o Espírito Santo, estar preparados para quando Jesus voltar. Ele virá colher os frutos que são os resultados dos dons espirituais.
Pergunta 7: O Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja) estão no jardim, pois são um só Corpo. A Igreja vive em plena comunhão com o Senhor Jesus, pela operação do Espírito Santo. Quem clama é a esposa, mas quem está no jardim é o noivo, os dois estão no jardim.
Pergunta 8: No Capítulo 4, o Noivo ressalta as características de uma Igreja que será arrebatada. E, quanto mais a Noiva se identifica com as características que agradam ao Noivo, mas ela anseia pela Sua vinda. O desejo da Igreja é que Ele venha colher os frutos. A igreja almejando o Maranata.
Participação da irmã Tatielly dos Santos Azevedo de Souza, Igreja do Boaçú, Pr. Mario Jorge de Carvalho:
Pergunta 1: O noivo
Pergunta 2: O nardo é uma planta odorífera, dá o bom cheiro. O açafrão perfuma o unguento e dá gosto, fala do Espírito Santo dando vida, revelação à Palavra; o cálamo era usado para a escrita, fala da doutrina que emerge da palavra; “aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” João 4:14
Pergunta 3: Fonte do jardim: contínuo mover que exerce vida no jardim, sem a fonte o
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 15 de janeiro de 2023.
jardim seca. A fonte é uma estrutura, mas não tem água própria, ela precisa buscar a água. O jardim é a fonte que gera as flores. A igreja gera os dons espirituais. A igreja é a fonte e as águas são o Espírito. A igreja é uma fonte inesgotável do Espírito Santo, a igreja, assim, gera as flores, ou seja, os dons espirituais. Ela é a única fonte, não existe outra. Por quê? Porque é Jesus quem faz dela essa fonte, porque o Senhor está nela. Poço de águas vivas: O poço para ser eficaz ele precisa estar cheio de água, e água própria para consumo, limpa. A igreja precisa estar cheia do Espírito Santo, cheia dessa água viva que é Jesus. Passagem sobre o poço de Jacó: Jesus naquela hora era o poço cheio, era a própria água viva. Que correm do Líbano: A Igreja é gentílica, ela não é parte de Israel. ela tem uma origem e um objetivo: alcançar vidas. Ela vem do Calvário e vem até os nossos dias alcançar aquele que o Senhor quer salvar. Não é água parada, ela corre, ela é renovada. É o evangelho eterno, palavra viva.
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito na direção da Igreja Fiel. (Norte - Líbano: refrigério / Sul - Judeia: vento quente, calor do Espírito, avivamento, consolo. b) Ação do Espírito no meio da igreja. A igreja pertence ao Senhor, o jardim é do noivo. Nesse jardim, ele assopra: refrigera, aquece. Assopra no que é Dele, dá a esse jardim as bençãos do Espírito Santo. Esse vento não é de uma ação da natureza, mas vem da boca de Deus. c) O aroma sai das flores, ou seja, o aroma é resultado dos dons espirituais. O aroma é o resultado da ação do Espírito.
Pergunta 6: Anseio da igre-
ja pela volta do Senhor Jesus, ela está pronta para ser levada.
A igreja dá frutos excelentes. Exemplo: Qual o fruto do ESF?
A salvação de vidas por meio dos dons espirituais. Os frutos excelentes são os resultados dos dons espirituais no meio da igreja. Sem profecia o povo se corrompe. O noivo vai encontrar uma igreja que deu frutos.
Pergunta 7: Os dois.
Pergunta 8: Aponta para o preparo da noiva. O noivo fala das características da noiva e fala para o Espírito aperfeiçoá-la e prepará-la para o arrebatamento. E a Igreja clamando pela volta do noivo amado, que é Jesus.
Participação da irmã Francielli Garcia de Freitas Machado, Igreja de Vinte e Quatro de Fevereiro, Pr. Álvaro Marcelo de Gois Contri: Pergunta 1: Noivo
Pergunta 2: São todos os recursos do Espírito Santo, para a edificação da Igreja, consolando, aliviando, trazendo benefícios. Arvores de incenso: súplica, clamor, intercessão, adoração. A mirra: sofrimento nas lutas e provas. Aloés: perfume, louvor, glorificação. Recursos que nos levam a “...um caminho ainda mais excelente.”
Pergunta 3: a) A Igreja Fiel: a única fonte, porque é o Corpo de Cristo e nela brotam as águas do Espírito Santo, tornando os jardins floridos (Dons Espirituais). b) Igreja cheia do Espírito Santo. c) Na igreja gentílica correm as águas vivas: revelações do Espírito Santo. Cantares 4:15 “És a fonte dos jardins, poço das águas vivas,
que correm do Líbano!”
Pergunta 4: a) O sopro do Espírito Santo na direção da Igreja Fiel. b) O Jardim é a Igreja, que pertence ao Noivo e que conta com a operação do Espírito Santo (flores - dons espirituais). c) Os aromas resultantes dos dons espirituais, da operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 5: O mau cheiro do pecado é tirado do meio da Igreja e ela exala o bom cheiro de Cristo. Ela se destaca do Cristianismo, pela operação do Espírito Santo no meio da Igreja.
Pergunta 6: Esse é o desejo da Igreja de ser batizada com o Espírito Santo e, assim estar preparada para o seu arrebatamento e seu desejo é que o Senhor venha colher os frutos que são os resultados dos dons espirituais.
Pergunta 7: O Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja) estão no jardim, pois são um só Corpo. A Igreja vive em plena comunhão com o Senhor Jesus, pela operação do Espírito Santo.
Pergunta 8: No Capítulo 4, o Noivo (Jesus) ressalta as características de uma Igreja que será arrebatada. E, quanto mais a Noiva (Igreja) se identifica com as características que agradam ao Noivo (Jesus), mas ela anseia pela Sua vinda (Maranata). O desejo da Igreja é que Ele venha colher os frutos.
16 a 22 de janeiro de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.
Texto base: Cantares Capítulo 5, versos 1. No capítulo 5, a palavra fala de uma Igreja Fiel que foi arrebatada e de uma igreja infiel que não foi arrebatada.
Lendo Cantares, capítulo 5, a que tempo profético esse capítulo se refere?
a) Antes do arrebatamento.
b) Após o arrebatamento.
c) No tempo do arrebatamento.
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 1, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?
Ainda no verso 1, qual a relação que existe entre a expressão: “já vim para o meu jardim...”, com o capítulo 4, verso 16, na expressão: “Ah, se viesse o meu amado para o seu jardim...”?
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 1, na expressão: “comei amigos, bebei abundantemente ó amados”, faça uma relação com o que está escrito em Lucas 14:17, na expressão: “vinde, que tudo já está preparado”.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.
Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
YouTube
Mundo
Sexta-feira (21h) RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)
Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)
Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)
Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)
*Horário de Brasília ** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
09 a 15 de janeiro de 2023
No domingo, dia 15 de janeiro de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo pastor Elieser de Jesus de Nova Iguaçu/RJ.
Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Vanessa de Montenegro de Magé/RJ.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Gabriel Santos de Santos/SP.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Sue Lana de São José/SC.
Quinta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Rafael Bernardo de Duque de Caxias/RJ.
Sexta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Patryck Teixeira de Caetité/BA.
Sétima pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Antônio Suzano do Rio de Janeiro/RJ.
Oitava pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Hilda Camile de Ilhéus/BA.
Nona pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo intermediário Davi José de
Bananal/SP, pela criança Ana Rodrigues de Brasília/DF, pelo intermediário Luan Almeida de Arapongas/PR e pela jovem Isabella Machado de Vila Ligia/ SP.
As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
09 a 15 de janeiro de 2023
Transmissão especial para as igrejas do Exterior
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 15 de janeiro de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.
Apresentamos neste domingo o testemunho das igrejas em Queluz, Portugal e Cruzeiro do Sul I, Cariacica, Espírito Santo, Brasil.
Igreja em Queluz
A paz do Senhor, irmãos. Vou transmitir a minha experiência pessoal com a Escola Bíblica Dominical. Particularmente eu tenho recebido uma grande benção, porque eu sou imigrante aqui. Estou aqui há quatro anos e através destes estudos eu pude entender e pude me sentir cuidado pelo Senhor, tendo em vista que Cantares mostra esse amor entre o Senhor Jesus e a igreja fiel. E através dessa experiência eu pude me sentir cuidado pelo Senhor e amado pela igreja, mesmo estando tão distante da minha família, amigos e irmãos que estão aí no Brasil.
Portugal
Igreja em Queluz
MORGANA: Nós estamos aqui
na igreja de Queluz, há cinco meses. Viemos de uma outra denominação. Temos sido assistidos pelo pastor William e pelo pastor Gerson Beluci. Temos participado dos estudos da Escola bíblica Dominical e temos aprendido muito no livro de Cantares e isso tem sido muito marcante em nossas vidas.
INÁCIO: Temos tido muita experiência com a Palavra do Senhor. Temos aprendido muito por intermédio do pastor. E a nossa vida tem estado sempre em contato constante com a Palavra de Deus. É uma coisa que eu não seguia antes, pois não tinha isso antes na outra denominação, mas agora nós estamos tendo e estamos aprendendo muito. Então, cada vez mais estamos firmes na presença do Senhor.
Igreja em Cruzeiro do Sul I, Cariacica/ES
A paz do Senhor, meus irmãos. Quero deixar aqui um testemunho de uma irmã que visitou a nossa igreja na Escola Bíblica
Dominical. Ao final do culto fomos dar assistência e ela estava muito maravilhada porque ele nunca tinha visto e ouvido a maneira como é trazida a doutrina para a igreja na Escola bíblica Dominical. E deste então ela permanece como membro ativa da igreja, buscando as respostas, trabalhando as perguntas juntamente com toda a igreja.
Um outro testemunho também é com relação à minha própria vida na busca pelas respostas na Palavra do Senhor. Tenho tido um crescimento muito grande na minha vida espiritual. A cada semana, o Senhor tem algo novo para me dar.
Eu convido a você meu irmão, minha irmã, a também buscar ao Senhor, porque o Senhor tem sempre algo novo para nos dar a cada semana, a cada dia, a cada hora na Escola Bíblica Dominical.
Igreja em Cruzeiro do Sul I, Cariacica/ES
Irmãos, a paz do Senhor. Estou
09 a 15 de janeiro de 2023
aqui para compartilhar com os irmãos e testemunhar das bênçãos que o Senhor tem operado na vida da igreja e na nossa família, no que diz respeito à Escola Bíblica Dominical. Nos últimos meses nós temos visto um despertamento da igreja com relação à busca das respostas da Escola Bíblica Dominical. A igreja tem trabalhado as perguntas, estamos nos reunindo, as perguntas estão sendo trabalhadas e o Senhor tem dado revelações profundas em cada resposta e isso tem enriquecido de maneira extraordinárias o conhecimento bíblico e doutrinário da nossa igreja. E hoje estamos colhendo o fruto desse trabalho. Pessoas estão vindo e se achegando a nós, querendo conhecer mais daquilo que são as bençãos do Senhor contidas na Sua Palavra. Então deixamos aqui o nosso testemunho e a nossa gratidão ao Senhor por tudo o que tem feito e estamos certos de que, quanto mais conhecemos o Senhor, mais ele tem abençoado as nossas vidas.
Inglaterra
Igreja em Bournemouth
Necessitamos estar cheios do Espírito Santo, para termos um entendimento de Obra. O Espírito Santo nos faz viver em comunhão e santificação em um mundo de tantos pecados.
Irmão Roberto Nunes PintoBrasil
Igreja em Vista Alegre/RJ
Minha experiência com o Senhor na última Escola Bíblica Dominical, do dia 08/01/2023: Estava na igreja participando da Escola Bíblica Dominical quando chegou o momento em que o pastor Gedelti falou sobre o outeiro do incenso (Ct 4.6). A revelação falou profundamente ao meu coração, o Senhor me visitou ali mostrando
com esta revelação o sofrimento do Senhor Jesus por mim na cruz do Calvário... Eu não consegui conter as lágrimas com a visitação do Senhor... Ao término do culto, quando o pastor orava para encerrar o culto, eu orava juntamente com ele pedindo ao Senhor que falasse comigo na Palavra sobre esta experiência. Clamei e abri a Palavra e o Senhor falou comigo em I Coríntios 2.4, que diz: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder. O Senhor, então, confirmou a experiência e foi um renovo na minha vida.
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
Motivo %
Espiritual 41,58 Outros 18,32
Enfermidade 17,82 Familiares 10,64
Profissional 3,22
Vida Secular 3,22 Conjugal 2,23 Sentimental 1,73 Litígio Justiça 0,74 Livramento 0,50 Total Geral 100
Período de apuração: 07 a 13/01/2023
Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
16 a 22 de janeiro de 2023
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube Clique aqui para assistir os cultos
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 20/01 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 22/01 (Domingo) Horário: 10h30 Local: YouTube Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 22/01 (Domingo) Horário: 12h Local: YouTube Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja
Data: 22/01 (Domingo) Horário: 15h Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão