A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XII

Page 1

Escola Bíblica Dominical

Out. 2022 | Volume 3 | nº 41
09 de outubro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XII

Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XII

Síntese da palavra do presidente

das, dentro do tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares”.

Salomão. Quando voltamos a alguns assuntos, fazemos isso porque há muitas pessoas no vas.

AEscola

Bíblica Do minical do dia 09 de outubro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente do Maanaim de Do mingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pas tores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bí blica Dominical. O assunto está voltado às perguntas formula

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas.

Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Nós vamos fazer algu mas pequenas referências aos assuntos estudados, visto que as respostas foram dadas pelos nossos irmãos.

Já fizemos uma recapitulação acerca do livro de Cantares de

O que é fato, o que é simples, mas o que nos interessa é a sequência profética. A igre ja primitiva era levada para as arenas, filhos eram mortos, mas a igreja não recuava. Jesus usa uma figura para mostrar o valor dessa Igreja, a sua dis posição, a sua valentia e a sua forma agressiva. Era uma igreja que estava definida, apesar das lutas e perseguições perma nentes.

“Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó amiga minha.”

Cantares 1:9

Por que essa comparação? Os Faraós adestravam seus ani mais para a batalha e eles se tornavam imbatíveis. Quando aqueles animais entravam nas batalhas, ainda que feridos, não retornavam. Se o soldado, dentro do carro fosse atingido, as éguas continuavam. Se fos sem atingidas, somente para vam quando perdiam comple tamente as suas forças.

Era a figura de uma igreja que tinha os seus adornos, era ades trada, forte, fiel, e firme na dire Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

09 de outubro de 2022 Out. 2022 | Volume 3 | nº 41 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XII

ção que estava determinada a seguir. Hoje, estamos aqui para dizer que aquilo que aconteceu há 2000 anos atrás não cessou na vida dos crentes fiéis. Diante do mundo que aí está, a Igreja parte na direção apontada pelo Senhor. Jesus a compara com as éguas dos carros de Faraó, mostrando que era com essa Igreja era que Ele podia contar. Há um mundo se voltando para

aquilo que se chama de reli gião. O mundo está descrente de religião, pois a religião é a maior culpada de tudo que es tamos vendo. Ela nunca deixou de ser política e religiosa com vistas a atender o interesse de pessoas.

Tudo isso é profético. No pri meiro capítulo de Cantares vi mos todas as ocorrências, rela tivas ao momento profético da

Igreja em seu início.

“Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia, pois por que ra zão seria eu como a que erra ao pé dos rebanhos de teus companheiros?” Cantares 1:7

A igreja Fiel se coloca assim diante do Senhor. O grande problema é que são poucos os que professam este Evangelho.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 10, vemos dois apelos que identificam este momento. Es ses apelos estão na expressão “... Levanta-te…” e “…e vem.” De quem partem estes apelos?

Do Noivo (Jesus) ou da Noiva (Igreja)?

Resposta: Partem do Noivo (Jesus). Jesus está vivo e fala à sua igreja, que é formosa, ou seja, é corpo de Cristo, para a ir ao encontro do Senhor Jesus que virá para arrebatá-la. O meu amado fala e me diz: LePr. Gedelti Gueiros participando via telefone da Escola Bíblica Dominical

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 3

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XII

vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.” Cantares 2:10

Agora, no capítulo 2, vemos toda a referência ao momento profético atual, onde a atenção, a ênfase, agora, é a operação do Espírito Santo.

“Porque eis que passou o in verno: a chuva cessou e se foi.” Cantares 2:11

Os agasalhos, a lã, ficam de lado quando entra a primavera. É o tempo de ouvir o cântico dos pássaros. O Samir fica mudo o ano inteiro, mas quando che ga a primavera, começa a can tar, porque é o tempo dele se acasalar. O arrulhar da rola é a voz da Igreja, que está batizada com o Espírito Santo, que tem os dons espirituais, cujo som se ouve em toda a terra. O Samir representa o noivo e a voz da rola representa o falar da noiva. O importante para nós está na quilo que é o profético. A Igreja está esperando por esse mo mento.

Pergunta

Faça um resumo, sob o aspec to profético, do conteúdo dos versos 10 ao 12.

Resposta: Um tempo em que a igreja é despertada para a vinda do Senhor. Isso, após um período de frieza espiritual.

“O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, for mosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno: a chuva cessou, e se foi: Aparecem as flores na terra, o tempo de can tar chega, e a voz da rola ou ve-se em nossa terra:” Cantares 2:10-12

Agora, estamos diante de dois apelos. O primeiro apelo se refere àquele feito pelo noi vo. Está acontecendo agora para nós, porque é profético. O apelo é para se levantar. O

grito veio para despertar as 10 virgens. As que tinham azeite se prepararam naquela hora. É um apelo profético. O noivo não está obrigando a ninguém, mas está falando à noiva. Ele se dirige à sua noiva que tem uma beleza de forma. Isso é o que importa. Por que Ele fala “formosa minha”? Ele vai falar nos próximos capítulos como é essa forma. A beleza da Igreja é o Senhor quem dá. A beleza da noiva está relacionada àquilo que o noivo quer, como ela se apresenta.

Agora vamos ao segundo ape lo. Este segundo apelo fala de um tempo, de uma geração destes acontecimentos. Jesus quer que a Igreja esteja cien te do momento que ela vive e entenda o momento pelo qual está passando. Estamos dian te de uma grande realidade e o Senhor quer ver uma Igreja pronta, preparada.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 2, do verso 10 ao verso 17, onde está o segundo apelo do Noivo, e qual o aspecto profético que caracteriza esse tempo?

Resposta: o segundo apelo do Noivo está no verso 13, que se refere a dois aspectos profé ticos que se cumprem nesse tempo:

1. O brotar da figueira, re lacionado a Israel. (Mateus 24:32).

2. As vides em flor exalando o seu aroma, relacionado à Igreja Fiel exalando o perfu me dos dons espirituais.

Onde está o segundo apelo? No brotar da figueira. Isso está relacionado a Israel. Israel já voltou à sua pátria. A figueira já deu os seus figuinhos. Esse é

o grande sinal. O mundo sabe disso. O sinal profético se cum priu, pois Israel novamente se tornou nação em 1948.

A videira se refere à Igreja. As vides em flor exalam o seu aro ma: o derramamento do Espíri to Santo, os dons espirituais.

A profecia é que Jesus vai se assentar no trono de Davi, ou seja, em Jerusalém. É um pre paro para o cumprimento de toda a profecia.

A nossa situação é muito séria. Estamos falando do profético.

O mundo não está preocupa do com isso, porque não tem o profético. A religião não está preocupada com aquilo que o Espírito Santo está ditando.

Que o Senhor nos abençoe!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

Austrália

Participação do irmão Creone

Assis Stofel , da Igreja em Sydney, Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: Da parte de Jesus. Levanta-te e vem. Levanta é o posicionamento que Jesus pede a igreja e vem é a atitude que a igreja deve tomar.

Pergunta 2: Inverno fala da frieza espiritual, que acontece muito nos últimos dias em que vivemos. E agora vem a prima vera, que fala de um florescer, brilho do sol, que é o Senhor Je sus, o sol da justiça.

Pergunta 3: Esse tempo é a garantia que o inverno se foi, ou seja, o tempo de frieza não existe mais, a igreja alcança o significado da salvação. Che gando a primavera, que apare ce as flores na terra, os dons es pirituais, revelações. Também o tempo de cantar chegou, o lou vor da igreja é sincero de uma alma remida. A voz da rola é a voz do Espírito Santo, que pode ser ouvida pela igreja fiel.

Pergunta 4: O segundo apelo é Uma profecia. A um novo mo mento que viria para os figui nhos, ou seja, os frutos. Então, por isso ele fala novamente, para que aqueles, chamados, também ouçam!

Canadá

Participação do Grupo de Obreiros, da Igreja em Van couver, Pr. Adonias Guilher me:

Pergunta 1: O noivo chama a igreja, vem da eternidade esse chamado.

Pergunta 2: para a igreja o in verno o passar frio, a frieza es piritual já passou, as lutas, ba talhas passaram não a atinge

vive o momento do despertar para a volta do Senhor Jesus indo ao encontro do noivo.

Pergunta 3: Jesus está voltan do, momento do Breve, tempo que a igreja e despertada para a vinda do Senhor Jesus, após um período de frieza espiritual e embate desta vida ela perse verou e está pronta para ser ar rebatada.

Pergunta 4: Vemos o segundo apelo no verso 13 - E destaca dois aspectos proféticos: A fi gueira já deu os seus figos ver des - está relacionado à Israel que se torna nação em 1948 onde a nação floresce, sinal da volta de Jesus está em Mateus 24:32, e as vides em flor exalam o seu aroma a igreja tem os dons espirituais, Joel 2:28.

Colômbia

Participação da irmã Ana Cie lo Romero Rivas, Igreja Bogo tá / Cundinamarca, Pr. Julio Gustavo Heimbecker:

Pergunta 1: Quem fala é o Se nhor Jesus, seu desejo é estar sempre em comunhão com a igreja

Pergunta 2: Profeticamente ele está falando das lutas es pirituais e da frieza espiritual, que já passaram, agora vive mos com o fogo do seu Espírito Santo, que nos aquece dando direção às nossas vidas.

Pergunta 3: Devemos vencer e entrar em plena comunhão com o Senhor Jesus, e por seu grande amor ele chama a igre ja a se levantar rapidamente e vir ao seu encontro.

Ele está falando sobre este tempo em que a igreja deve acordar, estar vigilante e aten ta, porque a vinda do Senhor Jesus para arrebatar sua igreja

está próxima. Ele não vai de morar

Pergunta 4: Verso10 A primeira vinda é para Israel, e em V.13 a segunda vinda é para a igreja fiel do Senhor. Através da pa lavra revelada ele fala por Israel que nasceu em 1948 como na ção e fala pela igreja fiel, sendo edificada por arrendamento. Fala de dois momentos profé ticos que se cumprem neste tempo: - O brotar da figueira, que está relacionado a Israel Mateus 24:32 e - As Videiras Flo ridas exalando seu aroma, que remete à igreja fiel que exala o perfume da dons espirituais

Pergunta 5: No livro de Cant. 2:10 ele está falando no passa do: Meu amado falou e chama a igreja para encontrá-lo e no livro de Apocalipse 22:17 está falando no presente, o Espírito e a esposa dizem e o Espírito e a igreja juntos, que Jesus vem Aleluia!

Coréia do Sul

Participação do Pr. Peter Jo, do Maranatha Christian Church, em Seul / Bundang:

Pergunta 4: Há um episódio em Mateus 21 onde Jesus pro fetizou contra uma figueira es téril na estrada que não tinha frutos, mas somente folhas. En tendemos que a figueira sim boliza o Antigo Pacto Israel que rejeitou Jesus como o Messias. E a profecia era sobre o julga mento que viria sobre Israel. É interessante ver que a figuei ra estéril, que foi amaldiçoada pelo Senhor, estava na estrada, não no caminho. De qualquer forma, encontramos uma pro fecia semelhante em Isaías 5:17 sobre Israel que rejeitou Jesus ou sobre a igreja infiel. Como foi profetizou, Israel deixou de

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

existir como uma nação em 70 d.C. quando os romanos quei maram Jerusalém e o templo. E o povo de Israel estava espa lhado pelo mundo. Em 1948, no entanto, Israel foi restabele cido como uma nação. Enten demos que este é um grande sinal dos últimos dias porque Jesus disse em Mateus 24:32-33 sobre os tempos finais: Mateus 24:32 Aprendei, pois, esta pará bola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Mateus 24:33 Igualmente, quando virdes to das essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Assim, o brotamento da figueira fala da formação da nação Israel. E os figuinhos referidos em Cantares 2:13 é o fruto inicial que saiu do restabelecimento da nação Israel, em compara ção com a figueira totalmente madura que virá mais tarde. A expressão no verso de Cantares 2:13 - “as vides em flor exalam o seu perfume” - fala sobre o outro grande sinal dos últimos dias. A expressão fala do sur gimento da igreja fiel nos úl timos dias, que está revestida com os dons do Espírito San to, irradiando boa fragrância do Espírito Santo porque ela é cheia do Espírito Santo.

Participação do Pr. Hyungkun Lee, do Maranatha Christian Church, em Seul / Bundang: Pergunta 4: A figueira e as videiras representam profeti camente Israel e a igreja gen tílica, respectivamente. O mo mento em que a figueira dá os seus figuinhos é o sinal do fim do tempo em que Jesus está chegando muito em bre ve. Neste momento profético, nosso Deus conduz a igreja fiel em um momento triunfal em

Cristo e através de nós espalha por toda parte a fragrância do conhecimento dele. Pois so mos para Deus o bom perfume de Cristo entre aqueles que es tão sendo salvos e aqueles que estão perecendo. Para aquele que somos o cheiro da morte; para o outro, a fragrância da vida. A questão é: “Quem é su ficiente para tal tarefa?” (2 Co ríntios 2:14~16). É a igreja muito fiel cheia do Espírito Santo, que apresenta o bom cheiro dos dons espirituais, assim como as videiras florescendo nas vinhas.

Estados Unidos

Participação do irmão Eduar do de Souza, Igreja em Mil ford - Pr. Cleidson Pereira: Pergunta 1: Esse apelo parte do noivo. “O meu amado fala e me diz” é a igreja falando. Mas o apelo vem do Senhor quando diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.” É hora da saída, Jesus tem feito esse apelo, sua volta está próxima. João 14:6 diz “…ninguém vem ao Pai senão por mim” É ele quem faz o apelo o único me diador Jesus.

Pergunta 2: O momento da frieza, onde o mundo vive hoje e tem levado muitos que estão no caminho, é um momento difícil de caminhar. No verso diz sobre um renovo da igre ja e uma preparação. A chuva, as dificuldades, as lutas, provas irá passar. “A chuva cessou” um despertamento para a igreja se preparar para o encontro com o noivo.

Pergunta 3: No verso 10. Um dia o Senhor falou ao nossos corações, com uma doce voz e foi um despertamento e quan do passa a frieza do mundo que um dia estivemos, passa

a chuva e começa a nascer as flores, onde o sol da justiça bri lha em nós, a alegria do Espíri to Santo nos enche de cantos, agradecidos. Ele diz: Vem igre ja minha! Como a rola com sua mansidão, a voz doce que irá soar e todos irão ouvir. A profe cia a qual esperamos, por isso a igreja está sendo preparada, não podendo estar nem morna nem fria, mas cheia do Espírito Santo, sem frieza. Conhecemos sua voz e o evangelho está vivo no nosso meio.

Pergunta 4: No verso 13. Volta a dizer sobre a formosura da igreja, corpo de Cristo e o ape lo sobre a volta de Jesus “Vem!” A figueira representa Israel, como nação já deu seus figui nhos e a videira a igreja que em flor exala seu aroma, o bom cheiro de Cristo. É o que ante cede o fruto é a flor os dons do Espírito Santo. Como em Ma teus 24:32, passou a frieza e a chuva, vem o verão e as flores. E diz: “levanta- te” aqui não é o nosso lugar, pois é chegada a hora de irmos encontrar com o noivo. Antes de conhecer o Senhor não tínhamos o bom cheiro, o pecado estava sobre nós, mas agora temos o bom cheiro de Cristo quando somos cheios do Espírito Santo. Como diz nos evangelhos, Jesus ain da está dizendo: vinde a mim.

Pergunta 5: Jesus chama a igreja pra seu encontro nos dois versos. É um desperta mento, junto com o Espírito Santo dizemos Vem! É o grito das nossas almas.

Hungria

Participação da irmã Elci Haas Mello, Igreja em Budapeste, Pr. Ricardo Bravin:

Pergunta 1: Os apelos partem

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

do Noivo (Jesus). O Desejo que o Noivo tem é que a igreja es teja de pé, em posição e vá até Ele. O Senhor quer que a igre ja esteja de pé e pronta para o arrebatamento. “Filho do ho mem, põe-te em pé e falarei contigo.” Ezequiel 2:1. Vem - é o desejo do Senhor. Cantares 6:10 - O Senhor vê a igreja como a luz, brilhante como o sol, formi dável como exército com ban deiras. “Vinde a Mim, todos vós, vinde às águas, vinde comprai e comei vinho e leite.” Isaías 55:1.

Pergunta 2: O inverno fala da frieza espiritual. A chuva no inverno só causa barro que di ficulta a caminhada e não é tempo propício para plantar. O versículo fala de uma nova estação ou novo tempo para a igreja. É o tempo da igreja es tar preparada para o arrebata mento. Joel 2: 28-32 - Marcos 4: 26-29.

Pergunta 3: Verse 10 → O Se nhor Jesus chamando a igre ja para uma nova experiência para o servir. Verse 11 → Passou a frieza espiritual e aquilo que atrapalha a caminhada. Um novo tempo chegou para a igreja. Fala do novo nascimen to daquele ouve a voz do Se nhor. A escuridão passou e se fez um novo dia. Verse 12 → Fala do derramar do E.S. e os dons na Igreja (Joel 2:28). O Espírito Santo fala com a igreja do Se nhor.

Pergunta 4: A figueira fala de uma profecia (Mateus 24:32) para Israel político (como na ção) e as vides fala do derramar do E.S. sobre a igreja, exalando seu perfume (O perfume da eternidade.).

Nesse momento a igreja mais uma vez é chamada para ir ao

encontro do Noivo

Pergunta 5: O noivo → Jesus chamando a igreja para que a igreja vá ao seu encontro para servi-lo.

O Espírito Santo e a Igreja → O E.S e a igreja clamam para que Jesus venha para buscá-los. A igreja fiel e o E.S. anseiam pela volta do Senhor Jesus.

Itália

Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja em To rino - Pr. Fernando Cattani:

Pergunta 1: Em Cantares 2: 10, quem faz o apelo é o Noivo, o Senhor Jesus. Em um primeiro momento, Ele diz a Sua Noiva para levantar-se, estar aten ta, em pé, pois o momento do grande encontro se aproxima. Em um segundo momento, o Noivo a chama, “Vem”, expres sando o anseio de estar eterna mente ao lado da Sua Amada, é o momento do Arrebatamento.

Pergunta 2: No verso 11, “eis que passou o inverno: a chuva cessou e se foi”, profeticamente nos fala de um tempo de frieza espiritual , porém a Igreja Fiel está aquecida com o calor, o fogo do Espírito Santo. A Igreja sente o conforto e segurança com o governo do Espírito San to sobre si. Ela se prepara para o momento do Encontro com Senhor Jesus.

Pergunta 3: Em Cantares 2: 10 a 12: “O meu amado fala e me diz: Levanta-te , amiga minha, formosa minha, e vem . Porque eis que passou o inverno: a chu va cessou e se foi. Aparecem as flores sobre a terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra “. O texto aponta para o Arrebata mento da Igreja. A Igreja está

em pé, vigilante, pronta para ouvir o chamado do noivo. A frieza espiritual já passou , pois ela foi despertada para este Momento Profético, está viven do a Doutrina, e agora, ela está em meio as flores, isto é, aos dons e as operações do Espíri to Santo. A “voz da rola ouve-se em nossa terra”, pois , a Igreja está numa postura de gratidão, falando deste Grande Amor ao mundo, do Grande Projeto de Salvação e, anunciando a todos sobre a volta do Senhor Jesus.

Pergunta 4: No cap 2: 10 a 17, o segundo apelo do Noivo está no vs13: “Levanta-te, amiga mi nha, formosa minha , e vem”. O 1º aspecto profético que ca racteriza este tempo está na expressão “A figueira já deu os seus figuinhos”, pois, a figueira aponta para Israel que, no ano 70DC, foi disperso pelo mundo e depois, em Maio/1948, pas sou a ser reconhecido como uma Nação, isto é, a Figueira que estava seca, brotou, se gundo a profecia que está em Mateus 24:32. O 2º Aspecto: “As vides em flor, exala seu aroma”, a Igreja exala o bom cheiro de Cristo, os dons e as operações do Espírito Santo estão presen tes no meio da Igreja.

Pergunta 5: Fazendo uma comparação entre os textos Cantares 2:10 e o texto em Apo calipse 22:17, ambos nos falam do grande Momento do Ar rebatamento: O Noivo chama a Igreja para ir ao Seu encon tro. A Noiva ouve a voz do Seu Amado e anseia estar com Ele para sempre. Maranata!

Japão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022
Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

Pergunta 1: Os apelos partem do noivo (o Senhor Jesus ). “Le vanta-te e vem “: Fala da posi ção da Igreja que deve estar de pé , pronta para ouvir o que o Espirito diz a sua igreja , prepa rada como corpo de Cristo para encontrar com o Senhor Jesus que vira para arrebata-la .

Pergunta 2: “ passou o inverno “ “ a chuva cessou “ - profetica mente o inverno fala da frieza espiritual que passou, a chuva cessou falando da dificuldade na caminhada. Após as chuvas tudo se faz novo, o despertar da Igreja para encontrar com o Senhor Jesus , no seu arrebata mento.

Pergunta 3: A Igreja não pode estar acomodada. “levanta-te e vem “ nos fala da posição da Igreja de estar de pé, pron ta para ouvir o Espírito Santo , despertando-a para ir ao en contro com o Senhor Jesus que vira para arrebata-la. O Espírito Santo tem preparado a Igreja que é corpo e Cristo para esse momento que desejamos. A expressão o “inverno passou e a chuva cessou “nos fala de um período de frieza espiritual, a chuva que traz, dificuldade na caminhada. Após a chuva tudo se faz novo , o despertar da Igreja para encontrar com o Senhor Jesus, as manifesta ções do Espírito Santo , a visi tação do Senhor pelos dons espirituais. As flores falam dos dons espirituais que alegram , perfumam a Igreja do Senhor. É tempo de cantar a alegria do Espírito Santo.

Pergunta 4: O segundo apelo está no verso 13. “A figueira já deu os seus figuinhos”: Israel como nação, fala da profecia do Senhor Jesus que foi cumprida. Mateus 24:32-33. “Aprendam a lição da figueira: quando seus

ramos se renovam e suas fo lhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próxi mo. Assim também, quando vi rem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. “As vides em flor exalam o seu aroma:” A videira , e símbolo da Igreja com os dons espirituais, preparando para os frutos. Ou seja a manifestação dos dons espirituais na Igreja.

Pergunta 5: Cantares 2:10 O meu amado fala e me diz: Le vanta-te, meu amor, formo sa minha, e vem. Apocalipse 22:17 O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede venha; e quem quiser beba de graça da água da vida. Fala so bre o arrebatamento da igreja. O encontro da Igreja com o Se nhor Jesus. O Espírito Santo e a Igreja dizem juntos que o Se nhor Jesus Vem!

Malásia

Participação do irmão Cler wey Gracindo de Deus, Igreja de Ipoh / Perak - Pr. Gilson Sousa:

Pergunta 1: Estes apelos profe ticamente são alertas do Noivo (O Senhor Jesus) à sua Noiva (A Igreja Fiel). São apelos do mais puro, sublime e perfeito amor, são apelos de perdão e opor tunidade, apelos de remissão e salvação. São apelos regidos pelo Maestro da Vida, como notas soadas em perfeita sinto nia na sequência do Caminho Eterno. Ao ouvir o primeiro ape lo (Levanta-te), a Igreja primei ramente se coloca na posição de atividade, não mais do co modismo; na posição onde os nossos ouvidos se aproximam ainda mais do céu; na posição de quem não mais adormeci do (a) está, mas se atenta aos

acontecimentos proféticos. E então, sequentemente, a Igreja está preparada para o segundo apelo (Vem), onde realizaremos o sonho de todas as gerações que vivem em Cristo; a certeza que jamais falhará, subirmos juntos ao céu no arrebatamen to da Igreja e morarmos eter namente com o nosso Senhor e Salvador, o Senhor Jesus. Ma ranata!

México

Participação da irmã Rita Pe reira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

Pergunta 1: Do Noivo (Jesus) . Jesus está Vivo e fala a sua igreja, que é formosa, ou seja, é corpo de Cristo, despertando- a para ir ao encontro do Senhor Jesus que vira para arrebata-la . Cantares 2:10.

Pergunta 2: A aplicação profé tica dessa expressão está rela cionada a um período de frieza espiritual e o despertar da igre ja para o encontro com o Se nhor no seu arrebatamento. O mundo está na frieza espiritual.

Pergunta 3: Um tempo em que a igreja ê despertada para a vinda do Senhor. Isso, após um período de frieza espiritual. Cantares 2:10a 12 .

Pergunta 4: Expressão rela cionada ao período da tarde. É a hora que antecede a noite, ainda há luz , mas é uma hora breve . O sol vai se pôr e as som bras vão cair . A grande reforma religiosa do século XV| é a gran de candeia acesa. A palavra de Deus, que estava acorrentada, é agora aberta ao mundo.

Moçambique

Participação da irmã Juliana Monjane, da igreja Tete, Pr.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

Pirajara Freitas:

Pergunta 4: o segundo apelo do Noivo está no verso 13, que se refere a dois aspectos pro féticos que se cumprem nesse tempo: a) o brotar da figueira, relacionado a Israel. (Mateus 24:32). b) as vides em flor exa lando o seu aroma, relacionado à Igreja Fiel exalando o perfu me dos dons espirituais.

Nova Zelândia

Participação do irmão Paulo Cezar Mattos Martins, Igreja Auckland, Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: Estes apelos par tem do Senhor Jesus expressa dos pelo Espírito Santo, anun ciando a sua vinda. Mateus 25:6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Cantares 2:10 “O meu amado fala e me diz: Le vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.

Pergunta 2: O Espírito Santo aquece o coração do homem que vive pela Fé. Cantares 2:11 “Porque eis que passou o inver no: a chuva cessou, e se foi.”

Pergunta 3: Vivemos o “tempo do breve” onde todas as coisas são passadas no cumprimento das profecias. Estamos às por tas do raiar de um novo dia em que a igreja fará parte do gran de coral celestial. Cantares 2:10 a 12 “O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. Por que eis que passou o inverno: a chuva cessou, e se foi: Apare cem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra:”

Pergunta 4: Verso 13 refere-se a dois aspectos proféticos que estão se cumprindo no tempo

do breve: o brotar da figueira, está relacionado a Israel reco nhecida como nação. (Mateus 24:32). As vides em flor exalan do o seu aroma, está relaciona do à Igreja Fiel que exala o bom perfume Cristo através dos dons espirituais. Cantares 2:13 “A figueira já deu os seus figui nhos, e as vides em flor exalam o seu aroma: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.”

Panamá

Participação do Pr. Vicente Castillo, da Igreja Aguadulce / Coclé:

Pergunta 1: Cantares 2:10 “O meu amado fala e me diz: Le vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.” Ambos os apelos vêm do noivo. Levanta -te - Preparo para o arrebata mento. Isaías 60:1 “Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.”

Pergunta 2: Cantares 2:11 “Por que eis que passou o inverno: a chuva cessou e se foi.” De acor do com as cartas no livro de Apocalipse, entendemos que a igreja recebe o batismo com o Espírito Santo para anunciar que Jesus estava vivo. Já após o inverno, que fala de um período que infértil, não brota, foi um momento profético de frieza sobre o mundo. Espiritualmen te, a primavera fala da manifes tação de dons, batismo com o Espírito Santo. Um momento especial pós inverno, ou seja, um momento de avivamento.

Pergunta 3: Cantares 2:10,11 e 12 “O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. 11.Por que eis que passou o inverno: a chuva cessou e se foi. 12.Apare cem as flores na terra, o tempo

de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” “Le vanta-te” - Mateus 25:6 Quan do foi anunciado que o noivo vinha as 10 virgens, elas se le vantaram. “Tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra”. A igreja está escutando a revelação do Es pírito Santo. Romanos 13:11 “E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salva ção está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Oséias 6:1-3 / Romanos 15:9 / Habacuque 3:17 É tempo da igreja se alegrar, porque a nossa salvação agora está mais próxima. É o último derramar do Espírito Santo, o preparo final da igreja, o inverno, para nós, se foi e o momento é de trevas, porém temos os dons espirituais.

Pergunta 4: Verso 13 - A figuei ra já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma. Levanta-te, amiga mi nha, formosa minha, e vem. - A figueira já de os seus figui nhos- Israel voltou a ser nação, se cumpriu em 1948; - As vides em flor- A igreja com os dons espirituais.

Pergunta 5: Cantares 2:10 - Je sus chamando a igreja “O meu amado fala e me diz: Levanta -te, amiga minha, formosa mi nha, e vem.” Apocalipse 22:17 - A igreja e o Espírito Santo cla mando pelo Maranata. “E o Es pírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem qui ser tome de graça da água da vida.” Os dois textos se comple tam, pois quando o Senhor Je sus vier para arrebatar a igreja, ela subirá junto com o Espírito Santo.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Quênia

Participação do Pr. Kenneth Aggrey Ambita, da igreja Faith Arena Church, em Mu mias / Kisumu:

Pergunta 4: a) A figueira no Antigo Testamento toda vez que a Bíblia fala da figueira, é sobre o amor dele (de Deus) em relação à nação de Israel sua raça escolhida, e b) a vinha no Novo Testamento fala do amor de Deus e de sua relação com a Igreja. No livro de João 15:1, Jesus é retratado como a videira e a Igreja como seus ramos. Significado Profético: tanto na expressão acima da fi gueira quanto da videira, seus significados proféticos são os mesmos, desde que a figueira (Israel) na antiga Aliança ou na Igreja na Nova Aliança andasse em obediência em sua relação com Deus, ambos experimen taram as bênçãos e frutifica ção de Deus em suas vidas. a) o significado profético relacio nado à tribo de Israel como no livro de Mateus 24:32, que fala da parábola da figueira e seus ramos ternos espalhando suas folhas no verão. É um retrato da segunda vinda de Jesus e das reuniões dos eleitos, a fa mília de Israel será preservada quando ele vier para montar seu reino. b) o significado pro fético para a Igreja fiel dando o bom cheiro dos dons espiri tuais como no livro de Cantares 2:13, “A figueira já deu os seus figuinhos e as vides em flor exalam o seu aroma...”, refere -se aos dons do Espírito Santo e suas funções dadas à igreja para revestir os santos nestes últimos dias que oficiam no al tar e produzem uma fragrância doce diante de Deus.

Rússia

Participação dos irmãos da Igreja em Velikiy Novgorod:

Pergunta 1: A chamada vem do Esposo e a Igreja da Noiva co nhece a voz do Esposo.

Pergunta 2: O tempo do julga mento terminou e é tempo do arrebatamento da Igreja.

Pergunta 3: Neste mesmo dia, o Senhor trouxe os filhos de Is rael para fora da terra do Egito. Êxodo 12:51 - Neste mesmo dia, o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito pelas suas mi lícias. O Inverno passou, a chu va passou - a Igreja alcançou a sua plenitude no Espírito San to, a voz do Espírito Santo está a chamar. Tiago 5:7-8 - Portan to, irmãos, sejam longânimes até à vinda do Senhor. Eis que o agricultor espera pelo precio so fruto da terra, e por ele re siste muito tempo, até receber a chuva cedo e tarde. Longa mente também vós, fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima.

Pergunta 4: A segunda cha mada é “Cântico das Canções 2:13”. Este é o momento da res tauração de Israel. Lucas 21:29 - E contou-lhes uma parábola: “Olhai para a figueira e para to das as árvores.

Pergunta 5: No Cântico dos Cânticos e Revelações a Noiva aguarda o Esposo.

Pergunta 1: Noivo. Chamado especial para a volta do Senhor Jesus. Deus tem pressa para que não percamos o casamen to da igreja fiel com o noivo , ele tem pressa para arrebentar a igreja, e nos chama para um despertar.

Pergunta 2: Deus está se refe rindo ao momento do arreba tamento, onde a igreja venceu todo o período de frieza espi ritual, e intempéries. Profetica mente aponta pro nossos dias, na operação no Espírito San to, agindo de dentro pra fora, onde o Espírito Santo tem nos aquecido, onde seu vinho tem nos embriagado.

Pergunta 3: Fala do momen to do preparo para o arrebata mento, o momento de dificul dade passou pra igreja corpo de Cristo, e a igreja colhe as experiências com o Espírito Santo, os dons espirituais, os meios de graça, a voz do Espí rito Santo anunciando através da igreja fiel (das nossas vidas) e sendo achados como os tem po de verdadeiros adoradores que adoram em Espírito e em verdade. A igreja desfrutando do renovo.

Pergunta 4: Está no verso 13. Fala do chamado do Israel de Deus, quando a figueira brotou , anunciando a volta de Jesus. Dons espirituais para edifica ção do corpo, tratados no cor po, por isso o exalar do aroma. Além de ouvir a voz temos que abrir a porta e deixar o Espírito Santo agir.

Acre

Participação da irmã Kete lem dos Santos Correia, Igreja de Cruzeiro do Sul, Pr. Tadeu Roma Ramos:

Pergunta 5: o cantares 2:1 fala do noivo chamando a igreja fiel e o Apocalipse 22:17 fala do Maranata, a igreja chamando o noivo para arrebatar. O noivo e a igreja clamam pelo mesmo objetivo, o noivo almeja pela

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 11
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 09 de outubro de 2022.

igreja e a igreja almeja pelo ar rebatamento.

Ceará

Participação da irmã Ana Elizabeth Falcão de Oliveira, Igreja Papicu, Pr. André Luiz de Lima Torres:

Pergunta 1: Partem do Noivo (Jesus). Jesus está vivo e fala à sua igreja, que é formosa, ou seja, é corpo de Cristo, desper tando-a para a ir ao encontro do Senhor Jesus que virá para arrebatá-la. Cantares 2:10 “O meu amado fala e me diz: Le vanta-te, amiga minha, formo sa minha, e vem.”

Pergunta 2: A aplicação profé tica dessa expressão está rela cionada a um período de frie za espiritual e o despertar da igreja para o encontro com o Senhor no seu arrebatamento. Cantares 2:11 “Porque eis que passou o inverno: a chuva ces sou, e se foi.”

Pergunta 3: Um tempo em que a igreja é despertada para a vinda do Senhor. Isso, após um período de frieza espiritual. Cantares 2:10 a 12 “O meu ama do fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno: a chuva cessou, e se foi: Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra:”

Pergunta 4: O segundo apelo do Noivo está no verso 13, que se refere a dois aspectos pro féticos que se cumprem nesse tempo: a) O brotar da figueira, relacionado a Israel. (Mateus 24:32). b) As vides em flor exa lando o seu aroma, relacionado à Igreja Fiel exalando o perfu me dos dons espirituais. Can tares 2:13 “A figueira já deu os

seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma: levan ta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.”

Pergunta 5: Em Cantares 2:10, o noivo (Jesus), chama a igre ja para ir ao encontro d´Ele. Em Apocalipse 22:17 o Espírito Santo e a Igreja dizem juntos que Jesus vem. Cantares 2:10 “O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, for mosa minha, e vem”. Apocalip se 22:17 “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.“

Espírito Santo

Participação da irmã Eliane Maria da Conceição, Igreja Carapina I, Pr. Adilson Antonio Lopes:

Pergunta 1: Parte de noivo Je sus. Jesus está vivo e fala a sua igreja que é o corpo de Cristo. Amiga e formosa aos olhos do noivo que a convida a sair do comodismo e lutar pela salva ção.

Pergunta 2: Inverno fala da frieza espiritual e que a igreja se encontrava. O Espírito Santo está reavivando a obra nos co rações. Igreja está pronta para se encontrar com o noivo.

Pergunta 3: A igreja está ador nada, o Espírito Santo está des pertando a igreja para o arre batamento.

Pergunta 4: Verso 13. A figueira já deu seus figuinhos. Fala de Israel. As vides em flor fala da igreja fiel exalando o bom chei ro de Cristo, com dons espiri tuais, frutos do espírito santo.

Pergunta 5: O noivo Jesus cha ma a igreja para ir ao seu en contro. E o Espírito Santo e a

igreja dizem juntos que Jesus vem.

Mato Grosso

Participação da irmã Thaisa Cristina Gollo Peretti, Igreja Sinop Jardim Jacarandás, Pr. Dênitz Souza Auler:

Pergunta 1: As orientações são ditas pelo noivo (Jesus) que ins trui a igreja nesta última hora, precisamos nos dispor a levan tar e realizar a obra de pé, não há comodismo nesta última hora; bem como precisamos ansiar a volta de Jesus assim como ele também deseja en contrar a noiva amada.

Pergunta 2: O inverno e chuva nos remetem a frieza espiritual, ao pecado, porém a igreja do Senhor superou este período de lutas e provas, e hoje colhe mos os frutos desta batalha, pois o Espirito Santo foi derra mado e cuida da igreja.

Pergunta 3: Estes dois versícu los apontam para o arrebata mento, o desejo deste encon tro, tanto do noivo como da noiva, há uma igreja de pron tidão, usufruindo das bênçãos do Espirito Santo derramado no meio da congregação. Ma ranata.

Pergunta 4: O segundo apelo de Jesus está no verso 13 “le vanta-te, querida minha, for mosa minha, e vem”, e um ape lo para a igreja dos tempos de hoje, devemos estar prontos e aguardando a volta do nos so salvado, já a afirmação “a figueira começou a dar seus figos” apontam profeticamen te para Israel, que depois da dispersão no povo em 1948 o povo voltou a sua terra e se fez nação.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Perguntas da Semana

10 a 16 de outubro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.

Texto base: Cantares Capítulo 2, versos 14 a 17

Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 14. Quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 2

Ainda neste versículo, a quem se refere a expressão: “Pomba mi nha...” (pombas selvagens) e qual a aplicação profética da expres são seguinte: “...que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras...”?

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 14. De que forma, profeticamen te, a Noiva (Igreja) atende ao pedido do Noivo (Jesus), quando diz: “...mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce e a tua face aprazível.”?

Pergunta 4

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 15. O que representam, profetica mente, as expressões: “raposas” e “raposinhas”?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022

Perguntas da Semana

10 a 16 de outubro de 2022

Pergunta 5

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 15. A que tempo se refere e qual a aplicação profética da expressão: “...as nossas vinhas estão em flor.”?

Pergunta 6

Qual a aplicação profética das seguintes expressões, no verso 16: a) “O meu amado é meu, e eu sou dele...” b) “...ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.”

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 17. A Noiva (Igreja) faz um apelo, (o terceiro “VEM”). Qual a aplicação profética deste apelo?

Pergunta 8

Lendo o capítulo 2, do livro de Cantares. Qual a diferença que exis te entre o primeiro, o segundo e o terceiro “VEM”?

Pergunta para CIAs

Pergunta 9

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 12. Faça uma comparação do que está escrito no livro do Profeta Joel, capítulo 2, verso 28.

Pergunta 10

Lendo Cantares, capítulo 2, verso 12. Qual a voz que se ouve no meio da Igreja neste momento que vivemos?

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Informe Semanal

03 a 09 de outubro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo

Sexta-feira (21h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG)

Rádio Extremo Sul (AM 830)

Rádio 88 FM

Itamaraju (BA)

Barra Mansa (RJ)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG)

Rádio Mais FM (FM 97,9)

Rádio Luz (FM 97,1)

Rádio SIRT FM (FM 104,5)

Porto Alegre (RS)

Guiné Bissau - África

Tete/Moçambique - África

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África

Rádio Braz USA (AM 1360)

Massachusetts - EUA

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Domingo (08h)

Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Sábado (13h) | Domingo (13h)

Sábado (10h) | Domingo (10h)

Sábado (10h)

Domingo (15h30)

Sábado (18h)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Sexta (07h) | Domingo (14h)

Domingo (14h)

Brasília

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 17
*Horário de

Informe Semanal

03 a 09 de outubro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nodomingo, dia 09 de outubro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do Pr. Carlos Edison Santana e do jovem Paulo Mar tins Santana.

Nesta edição, responderam às perguntas, os seguintes ir mãos:

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela senhora Sue Lana de São José/SC e pelo obreiro Nathan Manera de Juiz de Fora/MG.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela senhora Josilda Andra de de Porto Seguro/BA e pelo obreiro Cláudio Galdino de Bar ra Mansa/RJ.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Joandre Kehler de Taubaté/SP e pela senho ra Adriana Daltro de Vitória da Conquista/BA.

Quarta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Luis Felipe de Vila Velha/ES e pelo pastor Edígio Tavares do Rio de Janeiro/RJ.

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondi da pela adolescente Valentina Lago de Caldas Novas/GO, pela crianaça Helena Duarte de Bar ra Mansa/RJ e pela intermediá ria Talyta Moreira de Juazeiro do Norte/CE.

As transmissões foram realiza

das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022
Pr. Valter Babo (ao centro) conduzindo a transmissão especial.

Informe Semanal

a 09 de outubro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

Atransmissão

especial

para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 9 de outu bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta transmissão foram apre sentados os testemunhos das Igrejas de Porto, em Portugal, Vitória da Conquista, Bahia, e São Sebastião da Boa Vista, Pará, Brasil.

Irmãos Larissa e Toni Portugal

Novos convertidos na igreja em Porto

Larissa: Irmãos, a paz do Se nhor

Toni: A paz do Senhor, meus amados.

Larissa: Eu me chamo Larissa e este aqui é o Toni. Estamos aqui num Shopping, aqui em Porto.

Toni: nós gostaríamos de com partilhar com vocês um teste munho bem breve sobre como nós iniciamos a nossa comu nhão com a igreja Maranata no Porto. Nós fomos convidados por uma irmã da igreja, amiga da minha esposa e fomos para a Escola Bíblica Dominical, onde nós nos sentimos muito bem. Sentimos que a igreja era bem bíblica, com ensinamen tos bem cristãos. Sentimos muito bem durante o louvor, não é Larissa.

Larissa: Sim. Foi muito bom, foi muito impactante pra gen te. Primeiro porque quando a gente chegou na igreja eles pe diram pra gente fazer uma bre ve oração de joelhos e é uma coisa que a gente mais preza na nossa casa é que antes de dormir oramos de joelhos. Isso já foi a primeira confirmação pra gente.

Depois veio o estudo bíblico, porque muitas igrejas hoje em dia já não têm mais estudo bí blico, o estudo realmente da Palavra. Então nós nos senti mos muito impactados com isso e foi muito importante pra gente.

Toni: e a participação dos ir mãos sobre como nós fomos bem recebidos e pudemos compartilhar também nosso conhecimento. Ninguém es tava privado de compartilhar do ensinamento. Isso foi muito bom. Por isso a nossa decisão de continuar na Igreja Cristã Maranata do Porto.

Irmão Paulo Araújo

Portugal

Jovem na igreja em Porto Meus irmãos, a paz do Senhor.

(...). Venho lhes contar a expe riência que tive com a Escola Bíblica Dominical. Eu fui cria do na Igreja Maranata e, como adolescente, aos 12 anos eu fui batizado. Só que saí da igre ja aos 13 anos. Andei vagando no mundo, sem a direção do Senhor. Só que em 31/12/2019, o Senhor operou um grande livramento em minha vida. Li vramento esse, que entendi, que era um chamado do Se nhor para eu voltar à igreja. Tentei voltar à igreja em 2020, só que devido à COVID 19, as igrejas estavam fechadas. Re corri então à Internet e foi por intermédio da internet que eu conheci a transmissão das Escola Bíblica Dominical e co mecei a assistir e participar da Escola Bíblica Dominical. Isso foi grandioso, foi maravilhoso, o Senhor me edificou, o Senhor me ensinou e o Senhor estava me preparando para os cultos presenciais. Foi também de vido à Escola bíblica Domini cal que eu fui, sim, à igreja da qual agora eu faço parte, que é a igreja do Porto, em Portugal. Num vídeo, as crianças, ao res ponder às perguntas da Esco la Bíblica Dominical, disseram que eram da igreja do Porto,

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 19
03

Informe Semanal

03 a 09 de outubro de 2022

de Portugal, então eu procurei saber onde ficava e, graças a Deus, a partir de 28 de junho de 2021 eu passei a ser membro da igreja Cristã Maranata do Porto, em Portugal e, em 14 de no vembro o Senhor me levantou como obreiro. Tem sido maravi lhoso servir ao Senhor na Igreja Cristã Maranata do Porto, em Portugal, onde o Senhor nos tem abençoado grandemente nas Escolas Bíblicas dominicais presenciais aos domingos de manhã onde o Senhor nos tem ensinado e isso tem sido gra tificante o doutrinamento do Senhor da forma como é trata do na Escola Bíblica Dominical. Temos crescido bastante espi ritualmente. Meus irmãos, esta é a minha experiência.

Irmã Ytila

Brasil

Jovem na igreja em Vitória da Conquista/BA

A paz do Senhor, meus irmãos. Vou contar uma experiência que aconteceu com a gente na Escola Dominical. Certo dia, num sábado à noite minha mãe estava se sentindo mal, com to dos os sintomas de infarto e a gente ficou naquela angústia naquela preocupação, mesmo assim não chegamos a ir ao mé dico, mas ficamos em oração. No dia seguinte, de manhã, nós resolvemos ir à Escola Domini cal, assistimos e depois eu pedi uma oração pela minha mãe. O diácono atendeu e orou por ela e o Senhor deu uma visão, que mostrava um anjo injetan do uma seringa de sangue no coração da minha mãe, que, na visão, o coração dela estava todo preto. Interessante é que não nós não havíamos conta to, em nenhum momento, que a minha mãe estava sentindo

mal, nem o que estava acon tecendo, mas o Senhor através dos dons espirituais nos mos trou a Sua fidelidade. Mostrou que ela estava sendo curada naquele momento. E desde então a minha mãe não sentiu mais esse mal-estar e o Senhor nos deu a vitória. Isso na Escola Dominical.

Pr. Edvan Ferreira de Oliveira

Brasil

Igreja na Ilha de Marajo, São Se bastião da Boa Vista/PA

O Pr. Edvan é responsável pela igreja em São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, a 8 horas de navio de Belém. Ele é pastor também da igreja em Barcarena, Guamá.

A paz do Senhor, irmãos. Que ro relatar aqui uma experiência vivida pelos irmãos da igreja de São Sebastião da Boa Vista, lá na Ilha do Marajó. Essa igreja fica a 8 horas de navio de Be lém. As crianças têm um tra balho de evangelização. Elas evangelizam crianças e se en carregam de ir buscá-las. Isso tem sido um trabalhando que está trazendo crescimento na Escola Bíblica Dominical. In teressante é que à noite os pais dessas crianças têm ido frequentar os cultos da igre ja. Essa experiência tem sido muito importante para a igre ja em razão da disposição das crianças da igreja em buscar e levar as crianças visitantes para participarem da Escola Bíblica Dominical.

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Pr. Nairon Robson Pimentel

Estados Unidos

Igreja em Newark-NJ

Um obreiro estava no seu quar to meditando no livro de Can tares com a sua filha de 3 anos, e o Senhor falou para ele: “leia a Palavra em voz alta!”.

A sua filha ao ouvir a leitura, se lembrou do ensino da Escola Bíblica Dominical, e começou a alegrar-se sorrindo sem pa rar, pedindo ao pai em seguida para ela orar, e a sua oração foi: “Senhor eu te louvo porque o Senhor é a Rosa de Sarom”.

Irmão João Pedro da Silva Oliveira

Brasil

Igreja em Altinópolis/MG

Uma senhora da igreja local testemunhou que não gostava de participar da Escola Bíblica Dominical, pois preferia dormir até mais tarde, porém, no culto de senhoras, ela se sentia atra sada e desconfortável, porque não entendia os assuntos que eram trazidos. Ela conta que sentiu o desejo de voltar par ticipar da EBD, e assim, ela re cebeu uma grande benção de entendimento da doutrina e dos ensinamentos trazidos na EBD. Hoje está até participan do e enviando sua contribui ção.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022

Assistência 0800

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID

01 a 07 de outubro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Motivo %

Espiritual 47,68

Enfermidade 20,20

Familiares 10,26

Outros 8,94

Vida Secular 6,95

Conjugal 2,65

Profissional 1,32

Sentimental 0,99

Livramento 0,66

Litígio Justiça 0,33

Total Geral 100

1,32%

0,66%

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

Brasil

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re

Período de apuração: 01 a 07/10/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Exterior

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 09 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 21
horas
Curados Enfermos Total 4.706 1.636
Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 07/10/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 47,68% 20,20% 10,26% 8,94% 6,95% 2,65%
0,99%
0,33% Espiritual Enfermidade Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Sentimental Livramento Litígio Justiça

Agenda da Semana

10 a 16 de outubro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias

Horário: 20h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 14/10 (Sexta-feira)

Horário: 21h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical

Data: 16/10 (Domingo)

Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Data: 16/10 (Domingo)

Horário: 12h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: 16/10 (Domingo)

Horário: 15h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 09 OUT. 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.